SóProvas


ID
1179721
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sabe-se hoje que a visão retrospectiva da Europa medieval como uma “idade das trevas” foi elaborada por eruditos renascentistas e, sobretudo, por eruditos iluministas. Sabe-se que essa visão esteve condicionada por uma perspectiva racionalista, liberal e anticlerical, num momento em que ser humanista significa colocar em questão os pressupostos teocêntricos defendidos pelos representantes da Igreja, defender o avanço das “luzes”, da razão e do progresso.

(MACEDO, José Rivair, Repensando a Idade Média no ensino de História, In Leandro Karnal (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas)

Entre as marcas do mundo medieval que contradizem a visão retrospectiva discutida no trecho, é correto identificar

Alternativas
Comentários
  • c) o surgimento das universidades.


    No começo do século XIII surgiu uma das mais importantes invenções medievais: as universidades. Bolonha (Itália, a mais antiga do mundo ocidental, fundada em 1088), Oxford e Cambridge (Inglaterra), Paris (França), Salamanca (Espanha) logo ficaram famosas. As universidades eram protegidas pela igreja e pelos senhores feudais e reis. 


    Fonte:  SCHMIDT, Mário. Nova Historia Critica do Brasil Soc. Cult.500 anos de história mal contada. Ensino Médio. São Paulo: Nova Geração, 2005. Página 97.

  • Apesar de ser representada como um período de trevas, de desconhecimento e ignorância, a Idade Média viu surgir as primeiras universidades na Europa. Na maioria das vezes, as pessoas ingressavam nessas universidades porque isto propiciava inserção política e cultural na sociedade. Mesmo sendo doutrinárias, foram nesses espaços que se formalizaram os primeiros avanços do desenvolvimento do pensamento científico. As universidades medievais poderiam estar sob o poder do papa ou do poder laico. Foram um elemento essencial para a construção do conhecimento ocidental.


    A resposta correta é a letra C. 




  • No Império Carolíngio, especificamente no renascimento carolingio, ocorreu uma reforma na educação. Carlos Magno , imperador, com forte apoio da igreja, criou as escolas voltadas para as sete artes liberais

    (TRIVIO) Ensino literário

    (QUADRIVIO) Ensino científico

    Algumas escolas alcançaram total êxito e foram elevadas a universidades, sendo buscadas por aqueles que queriam enobrecer seu espírito.

  • Surgimento de algumas das principais universidades existentes até os dias de hoje, tais como: Bolonha, em 1088; Paris, em 1170; Cambridge, em 1209; Pádua, em 1222; Nápoles, em 1224; Toulouse, em 1229, dentre outras.

    Boa questão para nos lembrar de que a ideia de “trevas” vinculada à Idade Média está relacionada a uma percepção de época, como um contraponto entre dois períodos: os renascentistas, baseados na razão, negavam os séculos anteriores, considerados menos racionais. Contudo, foi justamente no período medieval que surgiram as universidades

    LETRA C

  • A renascença critica muito o período medieval, falando que não teve nada de bom e apenas trevas, contudo no período medieval foi aonde mais se avançou com as universidades.

    GAB C

    APMBB

  • As universidades na Idade Média desenvolveram uma estrutura muito complexa que possibilitou o desenvolvimento intelectual e científico, cujo legado hoje desfrutamos. O aparecimento das universidades na Europa Cristã por volta dos séculos XII e XIII está entre os principais acontecimentos da Idade Média

  • A ideia de que a Idade Média foi caracterizada pelo atraso não passa de um pensamento preconceituoso dos renascentistas. Nesse período, surgiram diversas contribuições para o pensamento científico, sobretudo nas ciências exatas e sociais.

    GAB C.