-
Gabarito: letra C.
Kant foi um filósofo do Iluminismo, movimento o qual pregava o racionalismo, humanismo, e que fazia uma crítica ao sistema Absolutista vigente. Sendo assim, o principal legado deste movimento era o de Emancipação, que significa o aprendizado, pelo homem, de um sistema independente de pensar, sem que fosse conduzido por instituições pré-existentes (Igreja, Direito, Senso Comum) não adequadas ao alcance da verdade. Para Kant, as paixões como a preguiça, covardia e comodidade eram obstáculos a serem superados por aqueles os quais desejavam atingir as luzes do raciocínio.
Bons Estudos!
-
Kant (1724-1804) é um dos grandes formuladores epistemológicos da razão ocidental, do esclarecimento (Aufklärung) como caminho da libertação do homem a partir de suas capacidades racionais. Para o filósofo prussiano, o homem evolui de uma menoridade do espírito, que se identifica em uma falta de ação (comodidade, preguiça, medo) diante dos imperativos do mundo, para a maioridade que significa plena capacidade de conhecer e agir no mundo, ou seja, de exercer sua liberdade. Tal caminho de libertação somente é trilhado pela via do esclarecimento, da racionalidade ocidental e tende a confrontar todos os demais conhecimentos impostos na sociedade e que limitam esta liberdade de raciocinar.
Por isso a resposta é a letra C.
-
Letra a: errada. No texto, Kant defende justamente o pensamento autônomo.
Letra b: errada. Kant é racionalista, isso significa que ele jamais defendera as paixões acima da razão.
Letra c: correta. Essa ideia fica clara no seguinte trecho: " É tão cômodo ser menor."
Letra d: errada. O texto logo no começo deixa claro que a preguiça e a covardia são causas da menoridade.
Letra e: errada. O exemplo do dinheiro reforça a ideia de menoridade, a pessoa que paga pode se livrar da responsabilidade.
ESTRATÉGIA
LETRA C