SóProvas


ID
1179751
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma tão grande parte dos homens, depois que a natureza de há muito os libertou de uma direção estranha, continuem no entanto de bom grado menores durante toda a vida. São também as causas que explicam por que é tão fácil que os outros se constituam em tutores deles. É tão cômodo ser menor. Se tenho um livro que faz as vezes de meu entendimento, um diretor espiritual que por mim tem consciência, um médico que por mim decide a respeito de minha dieta, etc., então não preciso esforçar-me eu mesmo. Não tenho necessidade de pensar, quando posso simplesmente pagar; outros se encarregarão em meu lugar dos negócios desagradáveis”.

(Immanuel Kant, Resposta à pergunta: o que é o esclarecimento? Em: Textos seletos. São Paulo: Vozes, 2005)

Considerando a argumentação do autor, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C.

    Kant foi um filósofo do Iluminismo, movimento o qual pregava o racionalismo, humanismo, e que fazia uma crítica ao sistema Absolutista vigente. Sendo assim, o principal legado deste movimento era o de Emancipação, que significa o aprendizado, pelo homem, de um sistema independente de pensar, sem que fosse conduzido por instituições pré-existentes (Igreja, Direito, Senso Comum) não adequadas ao alcance da verdade. Para Kant, as paixões como a preguiça, covardia e comodidade eram obstáculos a serem superados por aqueles os quais desejavam atingir as luzes do raciocínio.

    Bons Estudos!

  • Kant (1724-1804) é um dos grandes formuladores epistemológicos da razão ocidental, do esclarecimento (Aufklärung) como caminho da libertação do homem a partir de suas capacidades racionais. Para o filósofo prussiano, o homem evolui de uma menoridade do espírito, que se identifica em uma falta de ação (comodidade, preguiça, medo) diante dos imperativos do mundo, para a maioridade que significa plena capacidade de conhecer e agir no mundo, ou seja, de exercer sua liberdade. Tal caminho de libertação somente é trilhado pela via do esclarecimento, da racionalidade ocidental e tende a confrontar todos os demais conhecimentos impostos na sociedade e que limitam esta liberdade de raciocinar.

    Por isso a resposta é a letra C.
  • Letra a: errada. No texto, Kant defende justamente o pensamento autônomo. 

    Letra b: errada. Kant é racionalista, isso significa que ele jamais defendera as paixões acima da razão. 

    Letra c: correta. Essa ideia fica clara no seguinte trecho: " É tão cômodo ser menor."

    Letra d: errada. O texto logo no começo deixa claro que a preguiça e a covardia são causas da menoridade.

    Letra e: errada. O exemplo do dinheiro reforça a ideia de menoridade, a pessoa que paga pode se livrar da responsabilidade.

    ESTRATÉGIA

    LETRA C