SóProvas


ID
1179757
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“O bom senso é a coisa do mundo melhor partilhada, pois cada qual pensa estar tão provido dele, que mesmo os que são mais difíceis de contentar em qualquer outra coisa não costumam desejar tê-lo mais do que o têm. E não é verossímil que todos se enganem a tal respeito; mas isso antes testemunha que o poder de bem julgar e distinguir o verdadeiro do falso, que é propriamente o que se denomina o bom senso ou a razão, é naturalmente igual em todos os homens; e, destarte, que a diversidade de nossas opiniões não provém do fato de serem uns mais racionais do que outros, mas somente de conduzirmos nossos pensamentos por vias diversas e não considerarmos as mesmas coisas. Pois não é suficiente ter o espírito bom, o principal é aplicá-lo bem. As maiores almas são capazes dos maiores vícios, tanto quanto das maiores virtudes, e os que só andam muito lentamente podem avançar muito mais, se seguirem sempre o caminho reto, do que aqueles que correm e dele se distanciam”.

(l. Descartes, Discurso do método. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009).

Neste trecho, o filósofo Renée Descartes quer provar que

Alternativas
Comentários
  • Descartes (1596-1650) foi o filósofo que instituiu a dúvida enquanto método científico. Reduziu toda a certeza a uma última afirmação racional possível, “penso, logo existo". A partir daí tudo deveria ser duvidado, questionado, testado. O movimento de Descartes revolucionou a ciência e a filosofia por ter questionado todos os antigos saberes submetendo-os ao teste da prova. Um saber somente poderia ser confirmado e validado se testado sob determinado método afastando-o daquilo que é comum a todos os homens, a simples convicção, opinião, bom senso. Dessa forma o saber deixaria de ser vulgar para ser aplicado de maneira correta, obedecendo um método.

    A resposta, portanto, é a letra B.
  • praticamente interpretação do texto.. Resposta B (pra quem não quer gastar o limite diário)

  • Para René Descartes, o que diferencia os ho-mens não é o fato de que alguns são mais racionais do que outros. Pois a razão, que é comumente chamada “bom senso”, distribui-se igualmente entre todos eles. Embora todos acreditem serem detentores de bom senso no seu mais alto grau, dado que cada um necessariamente sempre acredita que suas opiniões são as melhores, a pluralidade de opiniões divergentes ocorre pelo fato de os homens conduzirem sua razão por caminhos diferentes. Desta forma, Descartes aduz ser necessário um “método para a condução do pensamento”, ou seja, um caminho seguro, direcionado por regras, por meio do qual os ho-mens direcionem seus pensamentos de modo a chegarem ao conhecimento da verdade.

  • Letra B) já que o bom senso é compartilhado por todos(1), o importante é ter um método para saber aplicar bem o conhecimento(2).

    Interpretando

    Divide a assertiva em 2 tópicos

    (1) “O bom senso é a coisa do mundo melhor partilhada"

    (2)"(...) mas somente de conduzirmos nossos pensamentos por vias diversas e não considerarmos as mesmas coisas (...) " ( método de conduzir seu pensamento)

    Letra B

    APMBB

  • Está no texto a resposta, basta ler bonitinho as questões que tu chega lá

    ''Pois não é suficiente ter o espírito bom, o principal é aplicá-lo bem.''

    GAB B

    APMBB