SóProvas


ID
1180417
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Com relação à ética e sua aplicação no serviço público, julgue os itens a seguir.

A conduta de uma servidora pública que aja sempre com eficácia, zelo, dignidade, decoro e consciência dos princípios morais contribui para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

Alternativas
Comentários
  • Das Regras Deontológicas
    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função ,ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.
  • Questão correta, outras ajudam a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - TJ-AC - Analista Judiciário - Conhecimentos Básicos - Cargos 1 e 2Disciplina: Ética na Administração Pública | Assuntos: Ética na Administração Pública; Código de Ética dos Servidores Públicos Civis Federais; 

    A conduta do servidor público, no exercício do cargo ou função, ou fora dele, deve orientar-se por valores como dignidade, decoro, zelo, eficácia e consciência dos princípios morais.

    GABARITO: CERTA.


    Prova: CESPE - 2010 - INCA - Assistente em Ciência e Tecnologia - Apoio Técnico Administrativo Parte IDisciplina: Ética na Administração Pública | Assuntos: Ética na Administração Pública; 

    A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, seja fora dele.

    GABARITO: CERTA.

  • Gabarito Correto.

    Essa é pra não zerar na prova.

  • Comentário e interpretação (saindo da caixinha):


    A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da TRADIÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS. 


    Obs.: A conduta ética do servidor representa a moral do Estado, agindo com consciência ética compatível dentro e fora do serviço público. O decoro ou a falta dele residem no que um homem faz, não no que os outros dizem dele, ainda que quem o diz seja um promotor público.


  • DDZEC vai nortear o servidor:

     

    Dignidade
    Decoro
    Zelo
    Eficácia
    Consciência dos princípios morais

  • #funcionáriodomês

  • Essa assertiva foi escrita reproduzindo o conteúdo do inciso I do Código de Ética. Numa leitura atenta você já saberia com tranquilidade que ela está correta, pois faz todo sentido.

    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

    Gabarito: CORRETO

  • Regras Deontológicas (incisos I a XIII):

    I) A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

  • Se voce bem analisar esta errado, pq a tradiçao dos serviços publicos nao sao exemplo, mas voltando a bela "teoria" gabarito certo

  • DECRETO Nº 1.171/1994

     

    I – A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

     

    Lembrando que esses princípios devem nortear o comportamento da servidora dentro ou fora do exercício de sua função. Se a assertiva afirmasse que a servdora age de acordo com tais princípios no exercício do seu cargo, mas não fora dele, ela estaria incorreta. É preciso lembrar que a função pública se integra na vida particular de cada servidor.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: Certo