SóProvas


ID
1180858
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Com relação à receita pública, julgue o  item  subsequente.



Antes de proceder ao registro de uma receita extraorçamentária, o órgão público deve, em primeiro lugar, definir a categoria econômica em que o registro será feito.

Alternativas
Comentários
  • Errei e acho que o Cespe se pautou nesta pesquisa: http://www.fnde.gov.br/arquivos/category/101-leis?download=2587:manual-procedimentos-receita-publicas


    CONCEITOS E ORIENTAÇÕES

    No momento do ingresso de valores, deve-se observar uma série de passos para que se possa proceder a uma adequada classificação, refletindo em uma informação contábil que configure a essência dos atos e fatos de um ente público. Para facilitar essa tarefa faz-se mister acompanhar os passos abaixo em conjunto com o diagrama para reconhecimento das entradas de valores: 

    1º Passo - Identificar se o valor ingressado é orçamentário ou extra-orçamentário. 

    Se o ingresso é Orçamentário seguir para o próximo passo.  Se o ingresso é Extra-Orçamentário ir para o 5º passo.


    5º Passo – Os ingressos extra-orçamentários são classificados em um simples ingresso como recursos de terceiros em contrapartida com as obrigações correspondentes


  • Errado. As receitas extraorçamentárias não se classificam quanto à categoria econômica, ou seja, não são correntes e nem de capital, salvo o superávit do orçamento corrente (art. 11, §§ 2º e 3º da lei 4.320/64), que constitui receita de capital não orçamentária.

    fonte: professor Anderson Ferreira


  • ERRADA.

    A Receita EXTRA ORÇAMENTÁRIA e a ORÇAMENTÁRIA  são classificadas quanto à NATUREZA e não CATEGORIA, que é Corrente e de Capital. 

  • GABARITO: ERRADO

     

    Antes de proceder ao registro de uma receita orçamentária, o órgão público deve, em primeiro lugar, definir a categoria econômica em que o registro será feito.

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Exemplo de uma estrutura completa da natureza da receita: 1.1.1.3.01.1.1:

     

    1 – Categoria Econômica: Receitas Correntes


    1 – Origem: Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria


    1 – Espécie: Impostos


    3.01.1 – Desdobramento para identificação de peculiaridades: Impostos sobre a Renda de Pessoa Física


    1 – Tipo: Principal

     

     

    Prof. Sérgio Mendes - Estratégia Concursos

  • GABARITO: ERRADO

    Olha o nível da CESPE, quebrando qualquer decoreba sobre o conteúdo. Saibam que as receitas extraorçamentárias NÃO SE CLASSIFICAM QUANTO À CATEGORIA ECONÔMICA, OU SEJA, NÃO SÃO CORRENTES E NEM DE CAPITAL, SALVO O SUPERÁVIT DO ORÇAMENTO CORRENTE (conforme a Lei nº 4320/64), QUE CONSTITUI RECEITA DE CAPITAL NÃO ORÇAMENTÁRIA. Conforme o Manual da Receita Nacional, No momento do ingresso de valores, deve-se observar uma série de passos para que se possa proceder à sua adequada classificação, refletindo uma informação contábil que configure a essência dos atos e fatos de um ente público. Para facilitar essa tarefa, é necessário o acompanhamento dos passos abaixo, em conjunto com o diagrama para reconhecimento das entradas de valores:

    1º PASSO

    IDENTIFICAR SE O VALOR INGRESSADO É ORÇAMENTÁRIO OU EXTRAORÇAMENTÁRIO

    SE O INGRESSO É ORÇAMENTÁRIO, SEGUIR PARA O PRÓXIMO PASSO.

    SE O INGRESSO É EXTRA-ORÇAMENTÁRIO, IR PARA O 5º PASSO.

    2º PASSO

    IDENTIFICAR A CATEGORIA ECONÔMICA DA RECEITA, ISTO É, CLASSIFICÁ-LA COMO CORRENTE OU DE CAPITAL, INTRA-ORÇAMENTÁRIA CORRENTE OU INTRA-ORÇAMENTÁRIA DE CAPITAL

    3º PASSO

    A RECEITA CORRENTE E A RECEITA INTRA-ORÇAMENTÁRIA CORRENTE DEVEM SER ALOCADAS EM UMA DAS OITO ORIGENS DA RECEITA

    4° PASSO

    A RECEITA DE CAPITAL E A RECEITA INTRA-ORÇAMENTÁRIA DE CAPITAL SÃO DIVIDIDAS EM CINCO ORIGENS DA RECEITA

    5º PASSO

     OS INGRESSOS EXTRA-ORÇAMENTÁRIOS SÃO REGISTRADOS COMO RECURSOS DE TERCEIROS, EM CONTRAPARTIDA COM AS OBRIGAÇÕES CORRESPONDENTES

    6º PASSO

     CASO O INGRESSO IDENTIFICADO SEJA UMA RECEITA, APÓS TER PERCORRIDO OS PASSOS ACIMA, DEVE-SE VERIFICAR O INTERVALO DE CONTAS CONSTANTES ABAIXO DA ESPÉCIE DA RECEITA IDENTIFICADA NO DIAGRAMA DE RECONHECIMENTO DOS INGRESSOS. A CONTA PROCURADA ESTARÁ, OBRIGATORIAMENTE, COMPREENDIDA NESSE INTERVALO. PARA LOCALIZAR A RECEITA ESPECÍFICA, VERIFICAR NO ANEXO VIII – DISCRIMINAÇÃO DAS NATUREZAS DE RECEITAS – QUAL A NATUREZA ADEQUADA.

  • ERRADA

     

    SENDO OBJETIVA...

     

    AS RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS QUE POSSUEM A CATEGORIA ECONÔMICA.

     

    CATEGORIA ECONÔMICA = RECEITAS DE CORRENTES E DE CAPITAL.

     

    FONTE: ANDERSON FERREIRA. BONS ESTUDOS!!!

  • Pensei da seguinte forma: categoria econômica diz respeito às receitas correntes e receitas de capital (que serão destinadas conforme o serviço ou bem a ser adquirido - despesa corrente ou despesa de capital). Como as receitas extraorçamentárias não terão qualquer fim associado às despesas públicas, uma vez que sequer pertencem ao Estado, são ingressos temporários a serem devolvidos aos reais donos em momento oportuno (como a caução dada por um licitante à prefeitura), não podemos associa-las à categoria econômica, pois, como dito, não serão aplicadas às despesas correntes e tampouco às despesas de capital.

    O superavit do orçamento corrente é proveniente da diferença entre as as receitas correntes arrecadadas e despesas correntes efetuadas (as quais, evidentemente, pertencem ao Poder Público). Essa seria a exceção, pois, apesar de pertencer ao Estado, ele não sabe, ao exato, quanto arrecadará, e esse excedente (chamado superavit), portanto, não poderá estar previsto na LOA (não temos uma bola de cristal para prever superávit ou déficit de modo a registra-los na LOA antes de pô-la em prática, isto é, efetuar a execução orçamentária). Assim, se não está na LOA é extraorçamentário (fora do orçamento).

    Resposta: Errado.

  • CATEGORIA ECONÔMICA

    Receitas de Capital

    Receitas Correntes

    Receitas de Capital/Correntes intraorçamentárias

    Receitas Extraorçamentárias não estão incluídas na Categoria Econômica da Receita Pública.

    Gabarito: ERRADO

  • Vale a pena ressaltar que:

    RECEITAS EXTRAORÇAMENTÁRIA não possui classificação

  • Gab: ERRADO

    Ingressos Extraorçamentários são recursos financeiros de caráter temporário do qual o Estado é mero agente depositário. Sua devolução não se sujeita à autorização legislativa, portanto, não integram a Lei Orçamentária Anual (LOA). Por serem constituídos por ativos e passivos exigíveis, os ingressos extraorçamentários, em geral, não têm reflexos no Patrimônio Líquido da Entidade.

    Meu resumo.

    OBS: Estou vendendo meu resumo de AFO. Quem se interessar envie mensagem solicitando amostra!

  • Antes de proceder ao registro de uma receita extraorçamentária, o órgão público deve, em primeiro lugar, definir a categoria econômica em que o registro será feito.

    No lugar de extraorçamentária seria orçamentária e o gabarito ficaria correto.

    gabarito: errado