SóProvas


ID
1180861
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Com relação à receita pública, julgue o  item  subsequente.


Eventual superávit financeiro apurado pelo governo federal, em determinado exercício, no orçamento fiscal não poderá ser reconhecido como receita no exercício financeiro subsequente.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Pior que ele colocou o subsequente ali e eu caí.

    Os Manuais de Receita Nacional e de Contabilidade STN/SOF, afirmam que não devem ser reconhe­cidos como receita orçamentária os recursos financeiros oriundos de:

      I – superávit financeiro – a diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo fi­nanceiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos créditos adicionais transferidos e as operações de créditos a eles vinculadas. Portanto, trata-se de saldo financeiro e não de nova receita a ser registrada. O superávit financeiro pode ser utilizado como fonte de recursos para abertura de créditos suplementares e especiais;

      II – cancelamento de despesas inscritas em Restos a Pagar – consiste na baixa da obri­gação constituída em exercícios anteriores, portanto, trata-se de restabelecimento de saldo de disponibilidade comprometida, originário de receitas arrecadadas em exercícios anteriores, e não de uma nova receita a ser registrad


  • É complicado. A questão cita apenas receita e considera certo. Ela constitui receita mas é extraorçamentária aí o kra quer que adivinhe que ele se refere somente a orçamentária.

  • quando a cespe fala 'receita' devo entender 'receita orçamentária'?

  • Eu entendi que não pode ser receita do ORÇAMENTO fiscal pq é uma receita extraorçamentária. O que vcs acham? Esse cespe é fogo! rs...

  • 4.320/64- art. 35- I "pertencem ao exercício financeiro: as receitas nele arrecadadas."

    gabarito: CERTO
  • Vira saldo para ser usado, mas esse saldo não é RECONHECIDO como receita, e sim uma incorporação no ativo (saldo de exercícios anteriores), que fica no balanço orçamentário. 


    Isso é Contabilidade Pública mais do que AFO, sinceramente. 
  • A questão diz: Eventual superávit financeiro apurado pelo governo federal, em determinado exercício, no orçamento fiscal não poderá ser reconhecido como receita no exercício financeiro subsequente.

    OU seja, está correta pq de fato o superávit financeiro não pode ser reconhecido como receita no orçamento, será receita extraorçamentária de capital ou utilizado como fonte de créditos adicionais.

  • Gabarito está certo pq receita de superávit financeiro pra ser reconhecida no orçamento seguinte deve ser apurada no balanço patrimonial. Como a questão fala em orçamento fiscal, não dá pra considerá-la no próximo exercício.

  • Acho a questão passível de anulação, pois o superavit financeiro pode entrar no ano subsequente como receita extraorçamentária (não fará parte do orçamento daquele ano, é só um ativo) 

    então é incorreto dizer de forma geral que o superavit financeiro não fará parte da receita

    ele não será receita orçamentária mas será extraorçamentária!!

  • Certo, para evitar a dupla contagem.
  • GAB:C

    Os Manuais de Receita Nacional e de Contabilidade STN/SOF, afirmam que não devem ser reconhecidos como receita orçamentária os recursos financeiros oriundos de:

    I – superávit financeiro – a diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos créditos adicionais transferidos e as operações de créditos a eles vinculadas. Portanto, trata-se de saldo financeiro e não de nova receita a ser registrada.

  • Gab: CERTO

    Registro da Receita Orçamentária:

    Superávit Financeiro – a diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos créditos adicionais transferidos e as operações de créditos neles vinculadas. Portanto, TRATA-SE DE SALDO FINANCEIRO E NÃO DE NOVA RECEITA A SER REGISTRADA. O superávit financeiro pode ser utilizado como fonte para abertura de créditos suplementares e especiais;

    Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - MCASP 8° - pág. 50.

    OBS: Vendo meu resumo de AFO. Solicite sua amostra: Soresumo.com.br@gmail.com

    Erros, mandem mensagem :)

  • Superavit financeiro e cancelamento de restos a pagar não pode ser reconhecido como receitas.

  • Resposta:Certo

    ---------------------------

    MCASP:

    O superávit financeiro não é receita do exercício de referência, pois já o foi em exercício anterior, mas constitui disponibilidade para utilização no exercício de referência.

    ---------------------------