SóProvas


ID
1181317
Banca
Aroeira
Órgão
PC-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Não se levou em conta o fator precípuo da oportunidade, e desse modo dois movimentos contraditórios sacodem a terra goiana: um eminentemente unionista propugnado pela mudança da capital federal para o planalto central, e outro, do qual estou pronunciando, caracteristicamente separatista, do norte contra o sul do Estado.

O fragmento acima é parte de um manifesto ao povo goiano, publicado no jornal O Estado do Tocantins, em 1956, pelo deputado João de Abreu, representante goiano no Congresso Nacional. Para manifestar a sua oposição à criação do estado do Tocantins, João de Abreu justificou que o movimento separatista não era oportuno, pois

Alternativas
Comentários
  • Fui pela lógica temporal.. Pq ninguém, na real, estuda isso.

    ele escreveu no jornal em 57 e a criação de Bsb foi em 60, logo não podiam dar importância aos grupos Pq estavam ocupados em ações políticas voltadas à construção da capital.

     

    gab. A

  • A) correta

    "Para manifestar a sua oposição à criação do estado do Tocantins, João de Abreu justificou que o movimento separatista não era oportuno, pois "as ações políticas estavam voltadas para uma causa maior - a construção da nova capital federal"O dicurso autonomista de Tocantins, Cavalcante, 2003.

  • Na década de 1950, o norte de Goiás tinha, em termos políticos, dois movimentos contraditórios entre si:

    O separatista, que desejava a emancipação do norte em relação ao sul; e

    Um unionista, que defendia que as ações políticas goianas precisavam estar voltadas para a construção da nova capital, Brasília.

    O deputado João de Abreu, representante goiano no Congresso Nacional, era um dos principais defensores do unionismo e, consequentemente, um dos grandes opositores da ideia da criação do estado do Tocantins. O parlamentar afirmava que, por causa da mudança da capital federal à época, o movimento separatista não era oportuno.

    Resposta: A