SóProvas


ID
1181323
Banca
Aroeira
Órgão
PC-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Nos anos de 1960, a Casa do Estudante do Norte Goiano teve uma importante participação no movimento separatista. A Cenog era formada predominantemente por estudantes e caracterizou-se pelo .

Alternativas
Comentários
  • CENOG – Casa do Estudante do Norte Goiano:

     


    A Casa do Estudante no Norte Goiano (CENOG) foi criada no início da década de 60 e além de viabilizar os estudos dos tocantinenses na capital de Goiás, mobilizou os estudantes na luta pela criação do estado do Tocantins, tornando-se uma grande arena de atuação política em prol da luta separatista.
    Segundo José Carlos Leitão “Com suas reivindicações, a estudantada conseguiu, junto aos poderes públicos estadual e federal, num trabalho paralelo ao dos parlamentares, benefícios e serviços jamais implantados na região por livre e espontânea vontade do governo estadual. Surgiram assim escolas, ginásios, postos de saúde, agências bancárias e hidrelétricas no antigo norte goiano.
    A CENOG também forjaria lideranças políticas que ajudariam a criar, na década de 1980, a Comissão de Estudo dos Problemas do Norte (CONORTE).

     

     

     

    GABARITO: B

  • CENORG : CASO DO ESTUDANTE DO NORTE GOIANO . Os estudantes publicavam textos sobre a regiao

    CONORTE : COMISSAO DE ESTUDO DO NORTE . Estudo sobre as problematicas do norte goiano, em especial infra estrutura . Ultilizaram muito marketing para que os problemas fossem ouvidos.

  • Após décadas de letargia, a luta pela emancipação do Tocantins voltou a ter força também quando os estudantes criaram a Casa do Estudante do Norte Goiano (Cenog), instituição bastante atuante no movimento. Também foi destaque o trabalho de José Maia Leite, o primeiro presidente da instituição.

    Nesse período, vários congressos foram realizados em Porto Nacional, Tocantínia e Araguacema, quando os estudantes fundaram a Comissão de Estudos dos Problemas do Norte (Conorte).

    Os integrantes do Comitê Central viajaram pela região do futuro Estado, instalando comitês municipais que tinham o objetivo de recolher assinaturas da população para a Emenda Popular propondo a criação do Tocantins.

    Resposta: B

  • Gabarito B

    O sentimento de luta para a criação do novo estado tem um destaque na participação de vários grupos da sociedade, que se organizaram e engajaram na luta pela emancipação de Tocantins. Nesse contexto, os estudantes criaram a Cenor – Casa do Estudante do Norte Goiano – instituição bastante atuante no movimento. O movimento nasceu em Pedro Afonso e expandindose por outras cidades goianas. Tinha finalidades assistencialistas e declarava-se de caráter apolítico. Contudo, esse perfil foi se alterando com o passar do tempo, pois terminou incorporando e liderando a causa separatista. O lema do grupo era “Tudo pela redenção do Norte Goiano”, tendo como u dos principais objetivos emancipar a porção setentrional do Estado de Goiás. Nesse contexto, entidade estudantil acabou se caracterizando em uma escola de formação política para os estudantes e os movimentos sociais da região, configurando o seu caráter regionalista.

  • Nos anos de 1960, a Casa do Estudante do Norte Goiano teve uma importante participação no movimento separatista. A Cenog era formada predominantemente por estudantes e caracterizou-se pelo Regionalismo

  • Gabarito: B

    Criação da CENOG, após isso vários congressos foram realizados em Porto Nacional, Tocantínia e Araguacema, chegando a reunir mais de 800 mil jovens, que mudou a história do Estado, por juntos terem fundado a CONORTE (Comissão de Estudos dos Problemas do Norte). E foi a CONORTE quem deu continuidade a esse “grito” dos estudantes