SóProvas


ID
1181332
Banca
Aroeira
Órgão
PC-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Diretos Humanos, adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, assevera que toda pessoa tem deveres para com a comunidade, em que o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade é possível. Com base nesse princípio, nos termos da Declaração Universal

Alternativas
Comentários
  • Correta - Letra A 

    Artigo XXIV

      1. Toda pessoa tem deveres para com a comunidade, em que o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade é possível. 
      2. No exercício de seus direitos e liberdades, toda pessoa estará sujeita apenas às limitações determinadas pela lei, exclusivamente com o fim de assegurar o devido reconhecimento e respeito dos direitos e liberdades de outrem e de satisfazer às justas exigências da moral, da ordem pública e do bem-estar de uma sociedade democrática. 
      3. Esses direitos e liberdades não podem, em hipótese alguma, ser exercidos contrariamente aos propósitos e princípios das Nações Unidas.

    B - INCORRETA. Artigo XII.  Ninguém será sujeito a interferências na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência, nem a ataques à sua honra e reputação. Toda pessoa tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques.

    C- INCORRETA. Artigo XIV.  1.Toda pessoa, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países. 

      2. Este direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos propósitos e princípios das Nações Unidas.

    D - INCORRETA - Artigo XXI.  2. Toda pessoa tem igual direito de acesso ao serviço público do seu país.

  • Erros:

    B) Conforme também positivado na CF/88, a DUDH traz em termos a não interferência na vida privada, família, lar e correspondência.

    C) Não se pode invocar asilo político em caso de perseguição motivado por crimes de direito comum ou atos que atentem aos propósitos e princípios das Nações Unidas.

    D) A instrução superior é acessível a todos, porém esta baseada no mérito.
  • d) tem igual direito de acesso ao serviço público, independente de ser seu país, como, por exemplo, o direito à educação, que será será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais, sendo que a educação elementar será obrigatória, e a educação superior será acessível a todos, bem como a educação técnico-profissional, esta baseada no mérito.

     

    Artigo 26:

    §1.     Toda pessoa tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito.

     

    O enunciado inverteu os conceitos. 

     

  • Essa redação da questão está confusa. O trecho em destaque "...sendo que esses direitos e liberdade são proibidos, em hipótese alguma, de ser exercidos contrariamente..." dá a entender que não há proibição, quando na verdade ela existe. Deveria ter sido escrito assim: "...são priibidos, em qualquer hipótese, de ser exercidos...", dessa maneira estaria mais correto e não daria margem para interpretações erradas.

  • Tão estranha essa questão :/

  • Assertiva A

    toda pessoa estará sujeita apenas às limitações determinadas pela lei, exclusivamente com o fim de assegurar o devido reconhecimento e respeito dos direitos e liberdade de outrem e de satisfazer às justas exigências da moral, da ordem pública e do bem-es- tar de uma sociedade democrática, sendo que esses direitos e liberdades são proibidos, em hipótese alguma, de ser exercidos contrariamente aos propósitos e princípios das Nações Unidas.

  • A banca conseguiu errar até no enunciado... "Declaração Universal dos Diretos Humanos,"...

    Eu hein...