SóProvas


ID
1181749
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as seguintes proposições a respeito do seguinte fragmento de texto.

A cultura se torna uma prática desconfortável, perturbadora, de sobrevivência e complementariedade – entre a arte e a política, o passado e o presente, o público e o privado – na mesma medida em que seu ser resplandecente é um momento de prazer, esclarecimento ou libertação.

I. Para não ser prática desconfortável nem perturbadora, a cultura deve dissociar prazer de sobrevivência.

II. A concepção de cultura apresentada associa, complementarmente, vários aspectos da vida social e pessoal.

III. Por apresentar “momento de prazer”, a cultura torna-se uma experiência privada que rejeita a experiência social, ou coletiva.

Assinale a(s) proposição(ões) coerente(s) com a argumentação do texto.

Alternativas
Comentários
  • Item errado. Não existe relação de associação entre “prazer” e “sobrevivência”. Os conceitos estão ligados por um sentido de proporcionalidade dado pela conjunção na mesma medida em que e ocorrem paralelamente. Não existe no texto qualquer evidência de que, se dissociarmos o prazer de sobrevivência, a arte deixará de ser uma prática desconfortável e perturbadora...

    Item certo.

    Item errado. O “momento de prazer" e a complementaridade – entre o público e o privado – são ideias que se completam e se combinam na arte, segundo o texto. Arte é, ao mesmo tempo, uma experiência social – privada ou coletiva – e uma sensação de prazer e liberdade.

    Gabarito, letra D.