SóProvas


ID
1181992
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Um Perito Criminal de um laboratório de química forense recebeu para análise de entorpecentes uma embalagem com os principais inscritos: “Temperos para Alimentos”. Desconfiando tratar-se de um produto contendo cocaína, realizou o Teste de Scott (ensaio com tiocianato de cobalto, que produz coloração azul para teste positivo), apresentando resultado negativo para o ensaio (coloração avermelhada). Desconfiado de um resultado falso negativo, adicionou um produto comercial vendido como removedor de ferrugem (contendo ácido oxálico) na amostra que então produziu coloração azul perante o Teste de Scott. Quanto à atuação do ácido oxálico no íon Fe+3, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Parte da utilidade do ácido oxálico como agente redutor se deve à capacidade de formar quelatos bidentados.  Ácido oxálico reage para formar o quelato. O quelato então “reduz”, gerando os produtos da redução.

  • Questão mal formulada.

    Desconfiado de um resultado falso negativo, adicionou um produto comercial vendido como removedor de ferrugem (contendo ácido oxálico) na amostra que então produziu coloração azul perante o Teste de Scott. Quanto à atuação do ácido oxálico no íon Fe+3, é correto afirmar que:

    De acordo com a questao o removedor de ferrugem foi adicionado a solução depois de ter sido realizado o Teste de Scott, sendo assim não é possível mascarar os íons de Fe3+ da solução uma vez que os mesmos estao complexados na forma de [Fe(SCN)(H2O)5].

    A reação proposta na letra D só ocorreria se o removedor de ferrugem fosse introduzido na solução antes da realização do teste scott.

    Dessa forma errei a questão marcando a letra B pelo pensamento de exclusão...