SóProvas


ID
1182310
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca de arquiteturas de computadores, tipos de memória e barramentos, julgue os itens subsequentes.


As memórias EPROM (erasable PROM), embora tenham sido uma evolução das memórias ROM (read only memory), são consideradas memórias de leitura e escrita.

Alternativas
Comentários
  • erasable read only

  • Memória programável apagável somente de leitura.

  • "A memória somente de leitura programável e apagável (EPROM) é lida e escrita eletricamente, assim como a PROM. Porém, antes de uma operação de escrita, todas as células de armazenamento precisam ser apagadas para retornar ao mesmo estado inicial, pela exposição do chip empacotado à radiação ultravioleta. O apagamento é feito pela exposição do chip de memória, que contém uma janela, à luz ultravioleta intensa. Esse processo de apagamento pode ser realizado repetidamente; cada apagamento pode levar até 20 minutos para ser realizado. Assim, a EPROM pode ser alterada múltiplas vezes e, como a ROM e a PROM, mantém seus dados quase indefi nidamente." Stallings, Arquitetura e Organização de Computadores - 8ª Ed.

  • Gabarito Errado

     

    Uma EPROM (sigla do inglês "erasable programmable read-only memory", significando "memória programável apagável somente de leitura") é um tipo de chip de memória de computador que mantém seus dados quando a energia é desligada. Em outras palavras, é não-volátil. Uma EPROM é programada por um dispositivo eletrônico que dá vantagens maiores do que os usados normalmente em circuitos elétricos. Uma vez programado, uma EPROM pode ser apagada apenas por exposição a uma forte luz ultravioleta. EPROMs são facilmente reconhecíveis pela janela transparente no topo do pacote, pela qual o chip de silício pode ser visto, e que admite luz ultravioleta durante o apagamento. Esta janela transparente é feita de cristal para permitir a passagem da luz ultravioleta, pois o vidro comum bloqueia grande parte do UV. O corpo de uma EPROM é feito em Cerâmica, pois o Epoxy comumente usado em outros chips não seria apropriado para garantir a fixação da janela de cristal.

    Uma EPROM programada mantém seus dados por aproximadamente dez a vinte anos e pode ser lida ilimitadas vezes. A janela de apagamento tem que ser mantida coberta para evitar apagamento acidental pela luz do Sol. Antigos chips de BIOS de PC eram freqüentemente EPROMs, e a janela de apagamento era frequentemente coberta com um adesivo contendo o nome do produtor da BIOS, a revisão da BIOS, e um aviso de copyright.

    Alguns microcontroladores, frequentemente aqueles de antes da era da memória flash, usam EPROM interna para armazenar seus programas. Isto é útil para desenvolvimentos, pois usar dispositivos programáveis apenas uma vez seria terrivelmente difícil para depurar. Tais microcontroladores possuem corpo em cerâmica e janela de cristal para apagamento.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !