SóProvas



Questões de Memória


ID
7282
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em um computador, localizações de memória são organizadas linearmente em ordem consecutiva, são numeradas e correspondem a uma palavra armazenada. O número único que identifica cada palavra é o seu endereço. Com relação aos endereços de memória é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A memória RAM é um tipo de tecnologia que permite o acesso aos arquivos armazenados no computador. 

    Diferentemente da memória do HD, a RAM não armazena conteúdos permanentemente.

    É responsável, no entanto, pela leitura dos conteúdos quando requeridos. Ou seja, de forma não-sequencial, por isso, a nomeclatura em inglês de Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório).

  • A memória RAM (Random Access Memory - memória de acesso aleatório) tem um nome suspeito porque todos os chips de memória têm acesso aleatório. No entanto, uma das propriedades dessa memória é que seus conteúdos são conservados enquanto houver fornecimento de energia: segundos, minutos, horas e até mesmo dias. As RAMs, por exemplo as estátitcas, são muito rápidas. Um tempo de acesso típico é da ordem de um nanossegundo ou menos. Por essa razão, elas são muito usadas como memória Cache.


    Fonte: Tanenbaum - Austin ; Organização estruturada de computadores 6ed.


ID
7288
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relativas à arquitetura de computadores:

I. Uma memória virtual paginada melhora o tempo de acesso médio à memória principal.

II. Uma memória física (RAM) serve como intermediária para a memória cache sempre que esta for mantida no disco rígido.

III. Uma memória cache mantém os blocos de dados mais freqüentemente usados em uma memória pequena e rápida que é local à CPU.

IV. Uma memória virtual paginada aumenta a memória principal com armazenamento em disco.

Estão corretos os itens:

Alternativas
Comentários
  • I- E, memória virtual fica no hd, que por sua vez, é um dispositivo mais lento que a memória principal. Sendo assim, não melhora o tempo médio de acesso.
    II- E, memória cache nunca fica em disco. Quem fica é a memória virtual.
    III- C
    IV - C

ID
10411
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relacionadas a conceitos básicos de hardware:

I. A fonte ATX tem os mesmos fios de alimentação de 3,3V e power-on existentes nas fontes AT. Por conta deste último, o comando de ligar ou desligar a fonte passou a ser enviado pela placa-mãe e não mais por uma chave liga-desliga conectada diretamente à fonte. Da mesma forma que a fonte AT, a fonte de alimentação ATX usa um plug de 20 pinos, sendo que a grande diferença entre os dois tipos de fonte é a inovação do tipo ATX que permite programar o PC a se desligar sozinho. Devido à compatibilidade entre estes dois tipos de fontes, a instalação de uma fonte ATX em uma placa-mãe AT, ou vice-versa, apenas deixa desabilitada a funcionalidade power-off.

II. As memórias DDR e DDR2 transferem dois dados por pulso de clock. Por conta disso, para obter o clock real, deve-se dividir, por dois, o clock nominal indicado para estas memórias. Por exemplo, a memória DDR2-667 na realidade trabalha a 333 MHz.

III. Nas memórias DDR a terminação resistiva necessária para a memória funcionar está localizada na placa-mãe. Já na DDR2 este circuito está localizado dentro do chip de memória. É por este motivo que não é possível instalar memórias DDR2 em soquetes de memória DDR e vice-versa.

IV. O único componente que pode acessar a memória RAM da máquina é o processador. O recurso DMA impede que outros componentes, exceto adaptadores AGP, também acessem a memória RAM diretamente. Este controle resulta em um aumento do desempenho na transferência de grande quantidade de dados.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • I. Errada. Veja os tipos de fontes existentes: ATX 1.0: fonte com conector de 20 pinos; ATX 2.0: fonte com conector de 24 pinos, possui 1 pino de -5V, ligado ao fio 20; ATX12V: Para placas mae de alto desempenho, contem 1 conector ATX12V de 4 vias, alem de 1 auxiliar de 6 vias. Possui uma energia extra para a placa mae, q sera usada pelo processador. O cabo auxiliar de 6 vias fornece energia extra para a placa mae, usada para monitorar e controlar o cooling fan, prover alimentacao e terra e dispositivos firewire etc; BTX: fonte com conector de 24 pinos, não há o pino como na ATX. ATX e AT são incompativeis. Além disso, as fontes AT tinham 1 chave liga/desliga na propria fonte. Assim recursos como stand-by, wake-on e reinicio remoto nao existiam, como nas fontes ATX. Assim, eliminamos as alternativas A e B.

    II Aparentemente, essa alternativa deveria estar errada, pois as memorias DDR2 transferem 2 vezes mais dados q as DDR. Porem, o q ocorre eh q as DDR2 acessam duas vezes mais o buffer de memória q a DDR(mas usando a mesma taxa dupla por ciclo de clock). O mesmo ocorre com a DDR3, 4 etc. Todas elas transferem 2 dados por ciclo, porem, acessam mais buffers e, consequentemente, mais dados(2 vezes mais, no caso de DDR2, 3 vezes mais, no caso de DDR3 etc).

    III. Errada. Uma placa-mãe pode conter espaços tanto para memórias DDR quanto DDR2. Porém, ambas operam a taxas de dados diferentes. E também operam em voltagens diferentes. Por isso são incompatíveis.

    IV Errada. A segunda afirmativa contradiz a primeira. Se o processador eh o unico componente q pode acessar a memoria, o DMA tbm não pode. Isso elimina as alternativas C e E. Logo, sobra so a D.



ID
11950
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Ao se escolher uma configuração de computador do tipo PC,
diversos aspectos devem ser considerados, como custo,
desempenho, tipo de aplicação etc. Com relação às características
de configuração desse tipo de computador, julgue os itens a seguir.

Na escolha da memória principal, é preferível utilizar a do tipo DDR SRAM, que transfere dados tanto na borda de subida como na borda de descida do relógio, dobrando, assim, a taxa de transferência de dados entre processador e memória.

Alternativas
Comentários
  • Embora no gabarito a questão seja considerada "correta", eu discordo dessa resposta. A memória DDR é do tipo SDRAM (synchronous dynamic random access memory), e não SRAM (static random access memory).
  • A questão está errada. A memória DDR SRAM utiliza 2 "palavras" de dados por ciclo de clock, ao contrário da predecessora SDRAM que utilizava 1 palavra.
    Nenhuma memória do tipo SDRAM (DDR1, DDR2, DDR3) podem fazer 2 operações de leitura ou gravação simultaneament.
  • Passível de recurso esta questão.
  • A memória DDR é SDRAM (dinámica) e não SRAM (stática). Um exemplo de Sram são as memórias cache. Portanto o Gabarito está equivocado.
  • A princípio, pode-se pensar em erro de digitação ou mesmo que não existem memóriam DDR SRAM, mas somente DDR SDRAM. Entretanto, essas memórias com taxa de dados dupla (DDR) existem e são utilizadas, inclusive, como memória cache de nível 3 em alguns MACs (Apple). A justificativa para o dobro de taxa de transferência está correto na questão, logo a questão está CERTA.

  •  Concordamos com o Rodrigo Oliveira (eu e a Wikipedia - sei, sei, sei... não é o melhor embasamento, mas...)

     "A DDR SDRAM foi criada para ter o dobro de desempenho em relação às memória existentes (que passaram a ser chamadas SDR SDRAM) sem aumentar o clock da memória.

    A memória DDR SDRAM alcança uma largura de banda maior que a da SDR SDRAM por usar tanto a borda de subida quanto a de descida do clock para transferir dados,..."
    http://pt.wikipedia.org/wiki/DDR_SDRAM#A_Era_DDR

     

  •  Essa questão possivelmente foi anulada. Não existe DDR SRAM e sim DDR SDRAM. São duas coisas completamente diferentes. E se foi erro de digitação não tem problema, tem que anula. Ainda mais que o erro de digitação ocasiono uma palavra que já existe e que tem um significado.SRAM tem significado. Logo a afirmação não é verdadeira.

  • A questão está correta.

    "This is a DDR (Double Data Rate) type SRAM that enables data to be read or written twice every clock. This product realizes a much higher transfer rate than conventional synchronous SRAM products. Adoption of BGA package is contributing to the reduction of SRAM mouniing area."

    http://www2.renesas.com/memory/en/products/sram/ddr-info.html
  • A justificativa adotada pela banca foi a seguinte:

    "Mantido, pois a sigla DDR SRAM é usada com frequência pelos profissionais da área." kkkkkk.... Não tem graça!!

    Pergunta: É por isso que os editais não trazem mais a bibliografia???
  • "Mantido, pois a sigla DDR SRAM é usada com frequência pelos profissionais da área."
    Só se for a área de serviço da casa dele!! Essa questão está errada!
  • Resposta baseada no Wikpédia e justificativa de indeferimento de recurso sem referências bibliográficas. Assim como é que dá pra passar em concurso?
  • Ei, o erro é gritante, mas a banca manteve como C, o QConcursos devia manter o gabarito da banca!

  • kkkkkk.Tem que rir de uma questão desta .Borda ?

  • Totalmente erronia o gabarito da questão, pois SDRAM são memorias usadas nas memorias cache que são extremamente caras, e não tem como usar esse tipo de tecnologia como uma memoria principal do PC. poriço que se usa somente como auxiliar entre a execução do acesso a Memoria Principal e o Processador

  • Meu raciocínio não está de acordo com a do pessoal kkk Mas eu pensei assim,

    A SRAM é utilizada na construção da memória cache, a questão fala sobre melhora de desempenho, a memória cache aumenta o desempenho dos computadores!

    Marquei como C e acertei!!!


ID
15838
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca da arquitetura e da organização dos computadores, julgue os seguintes itens.

Na arquitetura dos computadores PC, a memória é organizada em níveis hierárquicos. No primeiro e no segundo níveis, estão as memórias cache, que são classificadas como nível 1 ou 2. No terceiro nível, tem-se a memória principal e, no quarto nível, a memória secundária. Tanto as caches quanto a memória principal são externas ao processador e interligadas ao processador via um barramento ISA, pelo qual trafegam dados, endereços e sinais de controle.

Alternativas
Comentários
  • A memória cache pode vir interna ao processador.
    Os barramentos entre as memórias e processador são barramentos locais, não são de entrada/saída com o ISA
  • Caches nível 1 (L1) são internas ao processador
  • Tanto a L1 quanto a L2, atualmente, são internas ao processador.
    A comunicação do processador com a memória não é feita pelo barramento ISA (que está em desuso) e que é um barramento de entrada e saída. Ou seja, conecta a placa mãe a periféricos.
    Os barramentos de dados, endereço e controle sim fazem a comunicação entre processador e memória.
  • Atualmente existem dois tipos de memoria cache L1 e L2, todas as duas são internas ao processador ( para redução do tempo de pesquisa ), nota se que não demora-rá para a criação de uma L3 que entendo que sera externa ao processador.

    Obs: podemos encontra L2 externas ao processado.


ID
17116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TSE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

No que se refere a arquiteturas de computadores, julgue os próximos itens.

I A interface entre o processador e a memória pode se tornar um fator limitante em um computador, mas um RISC não precisa minimizar os acessos à memória uma vez que as suas instruções são pequenas.

II Quando uma memória cache está cheia e os dados desejados não estão na cache, é preciso escolher os dados da cache que serão substituídos. O algoritmo Least Recently Used (LRU) pode ser usado para essa escolha.

III Em um processador, as execuções das instruções podem ser aceleradas via o princípio de linha de montagem, que possibilita a execução de várias suboperações em um dado instante.

IV No espelhamento de disco, são usadas duas unidades de discos diferentes para armazenar dados redundantes. O espelhamento provê tolerância a falhas e aumenta a quantidade do espaço de armazenamento.

V Parte de um sistema de gerência de memória virtual pode ser implementado em hardware através de uma unidade de gerência de memória. Essa unidade pode ser implementada no chip da unidade central de processamento.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • I)Errado. De fato, suas instruções são pequenas, pois não podem ultrapassar um ciclo de clock. Mas, ainda assim, o acesso à memória deve ser sempre minimizado ao máximo, já que constitui uma operação lenta quando comparada à velocidade interna do processador. Uma forma de limitar o acesso à memória no RISC foi limitá-lo a duas operações: Load Store
    II) Certo
    III) Certo
    IV) Errado. O espelhamento é somente a cópia dos dados, como um backup mesmo. Não aumenta o espaço de armazenamento
    V) Certo
  • I A interface entre o processador e a memória pode se tornar um fator limitante em um computador, mas um RISC não precisa minimizar os acessos à memória uma vez que as suas instruções são pequenas.

    Errado. Precisa sim, tanto eh q as operacoes q acessam a memoria sao apenas LOAD(trazer os dados para o processador) e STORE(armazenar o resultado na memoria). Nenhuma mais.

    II Quando uma memória cache está cheia e os dados desejados não estão na cache, é preciso escolher os dados da cache que serão substituídos. O algoritmo Least Recently Used (LRU) pode ser usado para essa escolha.

    Correto. Estatisticas mostraram q a probabilidade de os dados mais requisitados sao os q foram usados ha mais tempo.

    III Em um processador, as execuções das instruções podem ser aceleradas via o princípio de linha de montagem, que possibilita a execução de várias suboperações em um dado instante.

    Correto. Esse eh o conceito de pipeline.

    IV No espelhamento de disco, são usadas duas unidades de discos diferentes para armazenar dados redundantes. O espelhamento provê tolerância a falhas e aumenta a quantidade do espaço de armazenamento.

    Errado. Espelhamento nao aumenta espaço em discos. O disco a espelhar serve apenas como uma especie de duplicidade de dados para prove tolerancia a falhas.

    V Parte de um sistema de gerência de memória virtual pode ser implementado em hardware através de uma unidade de gerência de memória. Essa unidade pode ser implementada no chip da unidade central de processamento.

    Correto. A alternativa fala da MMU. Eh ela quem gerencia as paginas q sao mapeadas do swap para os frames da memoria principal.


ID
19099
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Instalar um DIMM no PC significa a instalação de

Alternativas
Comentários
  • DIMM é um dentre os vários tipos de memória existentes, tais como DDR, DDR2, EDO, tais tipos de memória, possuem a mesma finalidade, o que as diferencia é seu desempenho e padrão de barramento(número de pinos).

    Resumindo, a resposta correta é a alternativa E (DIMM = um módulo de memória)


  • DIMM - Dual Inline Memory Module, encapsulamento, é um dos tipos de memória DRAM. As memórias DIMM estão divididas basicamente em dois tipos: as SDR SDRAM e DDR SDRAM. São classificadas também de acordo com a quantidade de vias que possuem, por exemplo, a SDR SDRAM que possui 168 vias e a DDR SDRAM que possui 184 vias. Ao contrário das memórias SIMM, estes módulos possuem contatos em ambos os lados do pente, e daí lhes vem o nome (DIMM é a sigla de Dual Inline Memory Module). São módulos de 64 bits, não necessitando mais utilizar o esquema de ligação das antigas SIMM (Single Inline Memory Module), a paridade.São comuns módulos de 64 MB, 128 MB, 256 MB, 512 MB, 1 GB, 2GB atualmente.Fonte Wikipédia
  •  e)um módulo de memória.

    DIMM é um dos 3 tipos de circuitos integrados a RAM, os outros sendo DIMM e SO-DIMM (para laptops)


ID
27394
Banca
FCC
Órgão
TRE-SE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considerando os tipos de memória de computadores, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • c) o CD-R, pelas suas características, é um exemplo típico de memória "ROM programável".

    oBS. O CONCEITO APESAR DE TECNICAMENTE INCORRETO VEM SENDO MUITO COBRADO EM PROVAS, O MESMO VALE PARA O DVD-R, QUE TAMBÉM PODE, PARTINDO DA MESMA PREMISSA, SER CONSIDERADO UM EXEMPLO TÍPICO DE MEMÓRIA ROM PROGRAMÁVEL.

    TIPOS DE MEMÓRIAS ROM

    *

    Mask-Rom - Rom Programada por Máscara.
    *

    PROM - Rom Programável.
    *

    EPROM - Rom Programável Apagável.
    *

    EEPROM - Rom Programável Apagável Eletricamente.
    *

    Memória Flash.
  • a) ERRADO - A memória RAM é uma memória volátil, isto é, todo o seu conteúdo é perdido quando a alimentação da memória é desligada.

    b)não sei o motivo de estar errado, apesar de ter "sentido" que estava hehe. (quem souber avisa ;) )

    c)CERTO - CD-R, assim como exposto abaixo, é gravável uma vez.

    d) ERRADO - memório ROM, ao contrário da RAM, não é volátil. Seu conteúdo é fixo, não pode ser apagado nem alterado.

    e) Errado - CMOS é uma determinada área de memória, onde ficam guardadas informações sobre os periféricos instalados e a configuração inicial do computador, além do relógio e calendário.
  • Correta é a C.

    ROM refere-se a qualquer midia de dados onde não se consegue (ou com certa dificuldade) sobregravar os dados contidos nela.

    Existem diversos tipos de ROM:

    - Base em supercondutores: PROM, EPROM, EEPROM, EAROM, etc.
    - Bases sólidas: CD-ROM, DVD-ROM, CD-RW
  • anne Cb) a operacionalidade das memórias está diretamente associada ao processador e à placa-mãe e, indiretamente, ao cache e ao chipset.A placa mãe é apenas uma estrutura, quem faz o controle propriamente dito é chipset. A alternativa diz o contrário.
  •  ALTERNATIVA CORRETA LETRA C:

    Três tipos de CDs:

    CD-ROM: vem de fábrica escrito, já com os dados gravados e não pode ser alterado pelo usuário (só lido).

    CD-R: é o CD virgem. Podem ser gravados várias vezes, mas não podem ser alterados (ou ter dados apagados).

    CD-RW: é o CD regravável. Pode ser gravado e regravado várias vezes. O apagamento deste disco pode ser feito de forma completa (formatação).

     

    Quanto a alternativa B: a memória cache fica dentro do processador e é um recurso criado especialmente para se aumentar a velocidade de trânsito das informações. Se a informação estiver no cache o processador não precisa ir buscá-la na memória RAM, que fica fora do processador e consequentemente mais longe e mais demorado.

  • @Anne T

    esclarecendo o motivo da letra B está erra, quando se fala na questão que as memorias estão indiretamente dependentes da placa mãe é uma afirmação erronia, pois existe memorias como: Registradores e M. Cache que independe da placa mão pois nem alocadas nelas ela são, são alocadas diretamente o processador.

    Lembrando da Arquitetura de Von Neumann (Sistemas Computacionais - Processamento)

    CPU ou UCP Memorias Barramentos E/S

    UC + ULA Registradores + Cache


ID
28288
Banca
CESGRANRIO
Órgão
REFAP SA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

DDR, DIMM e SIMM são termos relacionados a:

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    DIMM significa "dual inline memory module". Ou seja, são módulos (pentes) de memória com um banco de cada lado. Assim, tanto as memórias DDR quanto SDR usadas nas placas-mãe são DIMM.
    Outro tipo de pente de memória, já em desuso há vários anos, é o "SIMM" (single inline memory module), pentes de memória com capacidade apenas para 1 lado (1 banco), e eram encontrados no padrão de 72 pinos (32 bits) ou 30 pinos (8 bits). Pentes DIMM são de 64 bits.
    Já as memórias encontradas em placas de vídeo podem ser SDR ou DDR, mas não são DIMM, pois não usam um "pente de dois lados".
  • Nossa! Essa é muito fácil????!
    Pasmei..  ; (
  • Memorias DDR - Dobra a velocidade de Transferências (Processa duas instruções por vez) por ciclo de clock.

    Memorias DDR - 3 - aumenta em 8 vezes a velocidade por cada ciclo de clock.


ID
32737
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Se um computador tem uma MP com disponibilidade de armazenar 2^16 bits e possui barra de dados com tamanho de 16 bits, qual o tamanho mínimo do REM e do RDM ? (Considere que a barra de dado tem o tamanho de uma palavra)

Alternativas
Comentários
  • REM: Registrador de Endereços de Memória
    RDM: Registrador de Dados da Memória

    2^16 = 65536 = 16 * 16 * 16 * 16
    2^4 = 16
    65536 / 16 = 4096 = 2^12

    4096 * 16 = 65536

    REM = 12
    RDM = 16






  • Diz o enunciado que o barramento de dados é de 16 bits. Assim, a máxima quantidade de bits que saem da memória, ao mesmo tempo, são 16 bits. O REM - Registrador de endereço de memória - e o RDM - Registrador de dados de memória -são locais temporários de informação antes de serem jogadas no barramento. Tanto o são que em memórias cache, esses registradores são desativados.RDM = 16 bits.Para o REM:Há 65536 bits na memória (2^16). Como saem 16 bits por vez da memória, para saber o número de endereços que têm a memória, faz-se:65536/16 = 4096 endereços.4096 é o mesmo que 2^12. Então, são necessários 12 bits de endereços para selecionar qualquer dos 16 bits de dados da memória.
  • Tamanho da memória (M) = tamanho do espaço de endereçamento da memória (EEM) x tamanho da palavra (P),logo: 2^16 = EEM x 16 -> EEM = (2^16)/(2^4) -> EEM = 2^12. Isto significa que o barramento de endereços da memoria (BEM) tem 12 bits.O REM (Registrador de Endereços da Memória) tem que ter o mesmo numero de bits alocados para para o BEM, portanto tem 12 bits.O mesmo vale para o RDM (Registrador de Dados da Memoria) em relação ao barramento de dados (BD). Ele já deu o tamanho do BD então o tamanho do RDM também é 16 bits.
  • para quem quiser apreder mais sobre o assunto, segue link interessante

    http://www.bpiropo.com.br/cf20050926.htm 
  • REM - Registrador de Endereço de Memória

    RDM - Registrador de Dados de Memória

    Do enunciado, o RDM é 16 bits pois ele é igual ao tamanho da palavra, que é igual ao tamanho do barramento de dados, que é de 16 bits.

    Tamanho da memória (m) é dado no enunciado e é igual a 2^16 bits

    m = tamanho do bus de endereço (EEM) x palavra

    EEM = M / palavra

    Do enunciado, M = 2^16

    EEM = 2^16 / 2^4 = 2^12 (tamanho do barramento de dados)

    RDM = 16

    REM = 12



ID
56626
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O primeiro computador eletrônico e digital construído no mundo
para emprego geral, denominado ENIAC (electronic numerical
integrator and computer), foi projetado por John Mauchly e John
P. Eckert, de 1943 a 1946. Daí em diante, a arquitetura dos
computadores tem mudado constantemente. Em relação aos
componentes funcionais (hardware) de um computador, julgue os
itens a seguir

Se um computador é de 16 bits e outro é de 32 bits, significa que esses computadores adotam células de memória com tamanho de 16 e 32 bits, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • O tamanho das céluas da memória (Mémoria Principal) são fixos, ou seja, não mudam numca.
  • A questão aqui é que dizer que tem 16 ou 32 bits tem a ver com o tamanho da palavra da CPU (registradores) e não com a memória RAM.Mas isso não é 100% regra pois podemos ter CPUs de 64 bits com registradores de 32bits.
  • ERRADO.
    Refere-se ao tamanho da palavra para representar número inteiros, endereços de memória e outros.
     []s
    Marcelo

ID
56629
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O primeiro computador eletrônico e digital construído no mundo
para emprego geral, denominado ENIAC (electronic numerical
integrator and computer), foi projetado por John Mauchly e John
P. Eckert, de 1943 a 1946. Daí em diante, a arquitetura dos
computadores tem mudado constantemente. Em relação aos
componentes funcionais (hardware) de um computador, julgue os
itens a seguir

Ao se projetar um computador sequencial, seguindo o modelo de von Neumann, é fundamental adotar um processador no qual o tamanho em bits do contador de instrução seja igual ao tamanho do registrador de dados da memória.

Alternativas
Comentários
  • O contador de instrução (CI) também conhecido como Programa Counter (PC) tem como função armazenar o endereço da proxima instrução a ser executada, não confundir com o registrador de instrução (RI) que armazena a instrução que está em execução. Por este motivo o CI deve ter o mesmo tamanho do registrador de endereço de memória (REM) e o RI deve ter o mesmo tamanho do registrador de dados de memória (RDM). CI - possui o mesmo tamamnho da REM e do barramento de endereços, pois todos eles trabalham com endereços de memória.RI - possui o mesmo tamamnho do RDM, do Acumulador (ACC) e do barramento de dados pois só trabalham com os dados da memória.
  • O modelo de von neumann tem I/O, memoria, unidade controle & ALU (arithmetic logic unit). O PC (program counter) salva a posição do programa executado. Quando CPU executa, o PC recebe +1 para apontar para proxima instrução. O RI grava ionstrução que será executada. O prcessador basicamente consulta RI para saber o que fazer

  • Introdução:

    IC ou PC: registrador que possui o endereço da próxima instrução a ser executada.

    RDM ou MBR: registrador que armazenar temporariamente uma informação que está sendo transferida da memória principal para UCP.

    __

    Resumindo, a pergunta é: O registrador especial IC/PC, deve possuir necessariamente o mesmo tamanho do registrador RDM/MBR?

    Resposta: Errada

    Na verdade, o registrador IC/PC deve possuir o mesmo tamanho do registrador REM/MAR. Esse registrador armazena temporariamente o endereço de acesso a uma posição de memória, ao se iniciar uma operação de leitura ou escrita.


ID
56632
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O primeiro computador eletrônico e digital construído no mundo
para emprego geral, denominado ENIAC (electronic numerical
integrator and computer), foi projetado por John Mauchly e John
P. Eckert, de 1943 a 1946. Daí em diante, a arquitetura dos
computadores tem mudado constantemente. Em relação aos
componentes funcionais (hardware) de um computador, julgue os
itens a seguir

Considerando que, em um computador, as instruções M e N possuam um código de operação e um operando, que a instrução M acesse a memória principal no modo indireto e a instrução N acesse a memória principal no modo base mais deslocamento, é correto afirmar que a instrução N fará menos ciclo de memória que a instrução M para completar o seu ciclo de instrução.

Alternativas
Comentários
  • Achei está questão muito bem elaborada e confesso que não consegui acertar-la pois desconhecia o conceito de ciclo de memória, apesar de conhecer o funcionamento dos métodos de acesso direto e por deslocamento.Ciclo de memória – é o intervalo mínimo entre dois acessos sucessivos à memória.Os métodos de acesso existêntes são os seguintes:Imediato - não possui ciclo de memória.Direto - possui o 1 ciclo de memóriaIndireto - possui 2 ciclos de memóriaRegistro - não possui ciclo de memóriaIndireto por Registro (Pilha) - possui 1 ciclo de memóriaDeslocamento - possui 1 ciclo de memóriaAbaixo segue um link um PDF explicando como funciona cada modo de endereçamento.http://www2.ufersa.edu.br/portal/view/uploads/setores/110/arquivos/Arquitetura%20de%20Computadores/Princ%C3%ADpioDeFuncionamentoDaCPU.pdf
  • Principios:
    As formas de enderaçamento são as maneiras q 1 processador usa para acessar a memoria.
    Formas de endereçamento:
    - imediato: o dado a ser operado faz parte da instrucao. Ou seja, o valor q deveria ser carregado da MP já está incluido na instrucao. Pouco flexivel, mas mto rapido.
    - direto: o endereço de MP do valor eh especificado diretamente na instrucao. Ou seja, o valor não está lá, como no modo imediato, mas está o endereço do valor. Tbm eh muito rapido, pois o valor pode ser rapidamente acessivel. Alem disso, eh flexivel, pq o valor a ser carregado eh qqr um q esteja no endereço especificado, o q pode variar.
    - por registrador: eh usado 1 registrador para armazenar o operando, ao inves da memoria. Semelhante ao modo direto.
    - endereçamento indireto: determinado endereço de memoria eh usado como ponteiro, onde está o endereço efetivo do operando.
      - endereçamento indireto por registrador: os bits de operando tambem podem especificar um registrador, em vez da memoria
    - modo indexado: um registrador de indexacao eh usado para armazenar um deslocamento, q eh adicionado ao operando, resultando no endereço efetivo do dado.
    - modo de endereçamento com base: similar ao ultimo, exceto q usa um registrador como base do endereço em vez de um registrador de indexacao(contem um endereço base, enquanto o campo de endereço representa um deslocamento a partir dessa base).
    - pilha: considera q o operando esta na pilha.
    Existem outras variaçoes, como o endereçoamento base/deslocamento, q adiciona um deslocamento a um registrador base especifico e depois adiciona isto ao operando especificado, resultando no endereço efetivo do operando a ser usado na instrução. Devido a tudo isso, eh mais demorado.
    O CESPE aloprou por cobrar essas variaçoes. ..geralmnente esses modos não sao estudados ou cobrados em concursos.
  • Podemos analisar de forma mais simples, vamos usar o exemplo básico, Processador / Memoria principal / Memoria -secundaria. Carrega-se arquivos do Secundaria para Principal. afim de minimizar o tempo de resposta entre o processamento dos dados nessa solicitação do processador. Isso se da em todas as alocações de memoria, seja indireta ou direta, sempre irá se usar uma ponte para a diminuição do tempo de pesquisa para se obter um melhor desempenho do processador


ID
56638
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O primeiro computador eletrônico e digital construído no mundo
para emprego geral, denominado ENIAC (electronic numerical
integrator and computer), foi projetado por John Mauchly e John
P. Eckert, de 1943 a 1946. Daí em diante, a arquitetura dos
computadores tem mudado constantemente. Em relação aos
componentes funcionais (hardware) de um computador, julgue os
itens a seguir

Na área de arquitetura de computadores, o espaço de endereçamento determina a capacidade de um processador acessar um número máximo de células da memória, então um processador que manipula endereços de E bits é capaz de acessar, no máximo, E² células de memória.

Alternativas
Comentários
  • Quando um processador é dito como de 32 bits, significa que o mesmo pode armazenar no sistema binário (base dois) um número com tamanho de 32 posições ou bits.ex: 11100000011011010101101010101010 ( binário com 32 posições)
  • Se um endereço possui m bits, o número máximo de células endereçáveis é 2 elevado a m.
  • ....um processador que manipula endereços de E bits é capaz de acessar, no máximo, 2E.

ID
56641
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Quanto aos conceitos de hardware e software, julgue os itens de
36 a 40.

A memória principal funciona como memória intermediária para a memória cache sempre que se fizer necessário implementar cache em dois níveis.

Alternativas
Comentários
  • A memoria em dois niveis (L1, L2) não usa a memoria principal como intermediario.
  • A memória principal, como o próprio nome já diz, é a principal memória utilizada pelo computador. Logo, não pode ser intermediária.

    O conceito de memória intermediária está ligado à memória cache, e não à memória principal.

  • Questão Errada

    Complementando os comentários dos colegas:

    Cache L1 (Leve 1 - Nível 1 / cache interno): a memória cache consiste numa pequena quantidade de memória incluída no processador.  Quando este precisa ler dados na memória RAM, um circuito especial, chamado Controlador de Cache, transfere os dados mais requisitados da RAM para a memória cache. Assim, no próximo acesso do processador, este consultará a memória cache, que é bem mais rápida, permitindo o processamento de dados de maneira mais eficiente. Quando fala-se "cache L1" referencia-se a memória cache que vem dentro do processador;

    Cache L2 (Level 2 - Nível 2 / cache externo): o cache L1 não se mostrava suficiente. Uma solução foi a implantação de uma memória cache fora do processador: o cache L2 que, para ser usado, necessita de um controlador, que geralmente é embutido no chipset da placa-mãe.

    Cache L3 (Level 3 - Nível 3 / cache interno): inicialmente utilizado pelo AMD K6-III (por apresentar o cache L2 integrado ao seu núcleo) utilizava o cache externo presente na placa-mãe como uma memória de cache adicional. Ainda é um tipo de cache raro devido a complexidade dos processadores atuais, com suas áreas chegando a milhões de transístores por micrómetros ou picómetros de área.
  • Memória Principal também conhecida como memória primária, e não intermediária.
  • O Cespe apenas inverteu os conceitos.
    A memória cache funciona como INTERMEDIÁRIA para a memória principal sempre que se fizer necessário cache em dois níveis.
  • GABARITO: ERRADO

    -> O cache em dois níveis, L1 e L2, não utilizam a memória principal como intermediário.

    -> A memória cache que é uma intermediária entre a memória principal e os registradores.

    Prof. Victor Dalton - Estratégia Concursos


ID
56650
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Quanto aos conceitos de hardware e software, julgue os itens de
36 a 40.

O barramento AGP foi desenvolvido com o propósito de acelerar as transferências de dados do vídeo para a memória. Trata-se, pois, de uma interface que permite a comunicação direta do adaptador de vídeo com a memória RAM.

Alternativas
Comentários
  • O barramento AGP é usado para placas de vídeo em 3D, tem uma taxa de 266MB/s, 66 MHz e é plug-and-play. Alternativa correta.
  • Já na Wikipedia em inglês:"The primary advantage of AGP over PCI is that it provides a dedicated pathway between the slot and the processor rather than sharing the PCI bus."Ele fala em processador, não em memória...http://en.wikipedia.org/wiki/Accelerated_Graphics_Port
  • Antigamente o barramento de video ficava na ponte SUL. Com o AGP temos o barramento de video na ponte NORTE, junto com o processador e a memória. Portanto, isso acelerou muito a transferência de dados para a memória. O AGP 1.0 veio com velocidades de 266MB/s seguido por 2x. O AGP 3.0 veio com velocidade de 8x (8x266). Atualmente usa-se o PCIe com velocidades de 1x250MB/s a 16x250MBs=4GB/s. Note que é a velocidade usada atualmente pela interface USB 2.0 (o que não tem nada a ver com o assunto hehehe)
  • Se formos ser rigorosos quanto à redação da questão, como o CESPE costuma ser, essa questão está errada.
    "comunicação direta do adaptador de vídeo com a memória RAM". A comunicação não é direta, e sim indireta, pois é intermediada pela ponte norte.
  • Segundo o professor Victor Dalton., do Estratégia Concursos, "Com o avanço das placas de vídeo 3D, maior largura de banda era necessária para a comunicação da CPU com a placa de vídeo. O AGP, à medida que evoluía, representava seu avanço por meio do fator multiplicador, que também indicava a sua velocidade. O diferencial do AGP em relação ao PCI original, quando surgiu, era o de fornecer acesso direto entre o controlador de vídeo e a memória RAM."


ID
56653
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Quanto aos conceitos de hardware e software, julgue os itens de
36 a 40.

Em um computador com 64K células de memória, instruções de um operando, e um conjunto de 256 instruções de máquina, em que cada instrução tenha o tamanho de uma célula, que é o mesmo tamanho da palavra do sistema, as instruções que trabalham com o modo de endereçamento direto nessa máquina devem ter 16 bits de tamanho.

Alternativas
Comentários
  • 64k celulas. Logo preciso de 16 bits no operando da instrucao para enderecar 64k "linhas" da memoria.Ora, a máquina tem 256 instrucoes, ou seja, 8 bits da instrução é usado para o códico da operação.(8 bits)+(16 bits) = 24 bits.Precisamos de 24 bits para podermos ter 8 bits para instrucao (256) e enderecar diretamente 64k linhas (16 bits)

ID
71779
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O termo mapeamento é usado para indicar o relacionamento dos dados do nível inferior com as posições da memória cache. O mapeamento de memória cache, no qual a posição na cache depende do endereço da palavra e cada palavra possui uma posição fixa na cache, é denominado

Alternativas
Comentários
  • Mapeamento Direto:• Forma mais simples de mapeamento;• Posição na cache depende do endereço da palavra;• Cada palavra possui uma posição fixa na cache;• Como tenho menos espaço na cache do que no nível inferior, um grupo de palavras é mapeado na mesma posição da cache;• Este mapeamento é dado diretamente através de uma operação no endereço que seestá procurando.
  • o número de linhas da memória cache é bem menor que o número de blocos da memória principal. Assim, devemos encontrar uma forma de mapear os blocos da memória principal para a cache. Existem 3 técnicas diferentes que podem ser utilizadas: mapeamento direto, mapeamento associativo e mapeamento associativo por conjunto.Mapeamento Direto:este método é o mais simples, sendo cada bloco da memória principal mapeado em uma única linha da cache, em uma posição fixa.Mapeamento Associativo:neste modo é permitido que um bloco da memória principal seja mapeado para qualquer linha da memória cache.Mapeamento Associativo por Conjunto:este método minimiza os problemas do mapeamento associativo e combina esta nova estratégia com as vantagens do mapeamento direto. Agora a memória cache é dividida em conjuntos, cada um contendo linhas.
  • Mapeamento Direto = Existe um ponto fixo entre o endereço da palavra (Fácil configuração)(Apresenta Erros)

    Mapeamento Associativo = Não tem ponto fixo ( Difícil configuração)(Maior taxa de acertos)

    fonte: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Como-o-Cache-de-Memoria-Funciona/1410/7

  • Mapeamento direto

    Para entendermos a diferença entre os tipos de mapeamento, vamos fazer uma analogia com uma sala de cinema. Imagine que o cinema é a Memória Cache e cada pessoa é um dado a ser armazenado na memória. No mapeamento direto cada pessoa (sócia daquele cinema) receberá uma cadeira dedicada a ele. Sempre que ele for ao cinema, deverá sentar no mesmo lugar. O problema é que a Memória Principal é muito maior do que a Memória Cache, então não há cadeira para todos. Para resolver, cada cadeira é distribuída por várias pessoas, apostando que nem sempre as pessoas que compartilham o mesmo número de cadeira irão assistir ao mesmo filme no mesmo horário. Mas quando isso acontece, a pessoa que chegou por último não pode sentar em outra cadeira mesmo estando livre. A pessoa que chega depois toma o lugar da pessoa que está sentada, porque no caso da memória Cache, o último sempre tem preferência. Imagine quanta confusão isso geraria nesse cinema!

    O bom do mapeamento direto é porque ele é muito fácil de organizar e a CPU encontra sempre seu dado muito facilmente. No exemplo do cinema, se alguém estiver querendo saber se uma pessoa está no cinema (na Cache) ou não (na Memória Principal) basta saber o número da cadeira dele e ir lá verificar se é ele quem está sentado. Isso acelera bastante o trabalho de busca da CPU. Mas se a memória Cache for muito menor que a Memória Principal, haverá muitos blocos com mesmo código e pode haver muito conflito de posição, reduzindo o desempenho.

     

    Mapeamento associativo

    No mapeamento associativo, o mecanismo de alocação de blocos da Memória Principal na Cache não segue posição fixa. Cada bloco vai ocupar a primeira posição vazia encontrada. Voltando ao exemplo do cinema, seria uma sala sem cadeira reservada, mas com um porém. Se uma pessoa chegar e o cinema estiver cheio, a direção do cinema (no computador é o Sistema de Memória) vai escolher uma pessoa a ser removida para dar lugar a nova pessoa que chegou (talvez alguém que estiver dormindo ou conversando durante o filme).

     

    Mapeamento associativo por conjunto

    O problema do Mapeamento Associativo é encontrar blocos em memórias Cache grandes. A solução para isso é utilizar uma abordagem mista, que utiliza os princípios dos mapeamentos direto e associativo. Ela divide a memória em conjuntos. Cada bloco então é mapeado para um conjunto (semelhante ao que é feito para o Mapeamento Direto, mas para o nível de conjunto). Sempre que um bloco for ser buscado ou salvo, ele será feito no conjunto fixo dele, mas dentro do conjunto ele pode ser armazenado em qualquer posição livre.

    Voltando ao cinema, é como se uma grande sala fosse dividida em salas menores.

     

    Fonte: http://producao.virtual.ufpb.br/books/edusantana/introducao-a-arquitetura-de-computadores-livro/livro/livro.chunked/ch05s07.html

  • Mapeamento Direto - Cada endereço da Memória Principal está mapeado em uma posição fixa da cache. Sendo a mais simples. É como se fosse aquele relacionando 1 : 1 entre a memória principal e a cache.

    Mapeamento Totalmente Associativo - O endereço da Memória Principal está mapeado em qualquer posição da cache. Por isso, exige um hardware especial para realizar a busca, tornando-se cara.

    Mapeamento Associativo por Conjuntos - Este mapeamento é o que apresenta melhor custo benefício. Cada endereço da Memória Principal está mapeado em mais de uma posição da cache. É como se fosse aquele relacionando 1 : N entre a memória principal e a cache.

  • D e E = Lhufas

    A = Cada palavra com UMA CERTA LINHA

    B = Cada palavra com UMA LINHA QUALQUER

    C = CONJUNTO DE PALAVRAS PARA CONJUNTO DE LINHAS

    GABARITO A


ID
76558
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O técnico que diagnosticou o problema nos pentes de memória do microcomputador encontra-se ausente e, com ele, os pentes com problema. Na avaliação visual dos slots existentes na placa-mãe, outro profissional constatou que o pente de memória adequado àquele slot é o pente de 168 terminais. Dessa forma, trata-se da memória com tecnologia

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA A

    a) 168 pinos ou terminais

    b) 184 pinos ou terminais

    c) 184 pinos ou terminais

    d) 240 pinos ou terminais

    e) 240 pinos ou terminais

  • Resposta CERTA é a letra C kra.

    confira aí.
  • a correta é a DIMM   168 pinos

    a DDR tem 184 pinos 
  • Dentre as alternativas dadas a resposta certa é a “A”. A memória que utiliza módulo DIMM -168 e a SDRAM (SYNCHONOUS DRAM), que trabalhava de forma sincronizada com o processador.
  • Entendo que a alternativa "A" deveria se referir a SDR e não a DIMM.

  •  a)DIMM. - 168 terminais

     b)DDR. 184 terminais

     c)DDR1. 184 terminais

     d)DDR2. 240 terminais


ID
76561
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação à arquitetura de memórias, analise:

I. A utilização da arquitetura dual-channel, presente em alguns tipos de memória, depende, também, dela existir no chipset da placa-mãe.

II. Dual-channel é uma tecnologia implementada exclusivamente em pentes de memória e sua dependência à placa-mãe reside apenas na quantidade de slots disponíveis na placa-mãe.

III. A tecnologia dual-channel só funciona quando os pentes de memória são instalados aos pares, ou seja, devem existir pelo menos dois slots de memória na placa-mãe.

IV. Memórias DDR não contam com a tecnologia dual- channel, pois sua primeira implementação passou a ocorrer a partir das memórias DDR2.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • CORRETA - LETRA C

    I -  CORRETA

    II - ERRADA - O Dual channel é caracteristica da placa-mãe, não do pente de mémoria.

    III - CORRETA

    IV - ERRADA - Memória DDR e DDR2 podem ser montadas em Dual channel.

  • I - correto
    II- errada
    obs: Além das memórias, é preciso atentar para o modelo da sua placa-mãe. O chipset (nas placas-mãe para processadores Intel) é o responsável por trabalhar com a tecnologia Dual Channel, e caso ele não suporte este recurso, nem adianta você investir em vários pentes de memória. JORDÃO, Fabio(Tecmundo- TERRA).
    III - correto
    obs:  A tecnologia de duplo canal só funciona quando se utiliza memórias aos pares. Portanto, você precisará comprar dois pentes de memória, ou quatro. Vale frisar que para ativar o recurso é necessário memórias com frequências, tamanho e temporizações idênticas, de preferência até da mesma marca (assim você evita muitos problemas). JORDÃO, Fabio(Tecmundo- TERRA).
    IV - errada
    obs: Dual Channel é o recurso que permite ao chipset ou ao processador efetuar uma comunicação com dois canais de memória simultaneamente. As memórias trabalham simultaneamente e fornecem o dobro da largura de dados do barramento. O comum das memórias DDR é trabalhar com a incrível quantidade de 64 bits, mas com o recurso Dual Channel, este valor “dobra” e fica em 128 bits.JORDÃO, Fabio(Tecmundo- TERRA).

     



  • I. A utilização da arquitetura dual-channel, presente em alguns tipos de memória, depende, também, dela existir no chipset da placa-mãe.- correto, se o chipset permitir, multichannel pode ser usado, incluindo dual channel.

    II. Dual-channel é uma tecnologia implementada exclusivamente em pentes de memória e sua dependência à placa-mãe reside apenas na quantidade de slots disponíveis na placa-mãe.errado- depende tambem do formato dos slots, visto que DDR é incompativel com DDR2. 

    III. A tecnologia dual-channel só funciona quando os pentes de memória são instalados aos pares, ou seja, devem existir pelo menos dois slots de memória na placa-mãe. correto- devem ser instalados de 2 em 2, com a mesma velo. Se for triple channel, 3 em 3.

    IV. Memórias DDR não contam com a tecnologia dual- channel, pois sua primeira implementação passou a ocorrer a partir das memórias DDR2. - errado. DDR ja vinha com dupla transferencia por clock, com 184 terminais & 2.5 V


ID
79192
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O endereço de memória 3510, no sistema decimal, corresponde ao hexadecimal

Alternativas
Comentários
  • Meu raciocício para resolver é o seguinte:Primeiro vou converter 3510 para binário (basta dividir seguidamente por 2 e ao final verificar os restos das divisões juntamente com o último quociente):3510=1101.1011.0110 Agora, pego de 4 em 4 bits e converto para decimal e depois Hexa.1101=13=D1011=11=B0110=6=6Resposta: DB6
  • Fiz mais rápido, dividi 3510 por 16. A divisão deu 219 e o resto 6. Procurei se havia alguma resposta terminando em '6' e a única foi a letra 'd'. Caso houvesse mais do que uma, continuaria a divisão...
  • Pode-se converter diretamente para hexadecimal dividindo pela base 16:(divisão) = resultado => resto(3510/16) = 219 => 6(219 /16) = 13 => 11 (B)(13 /16) = 0 => 13 (D)3510=DB6
  • Eu tbm faço pela divisão!
    A cada divisão recorro às respostas e verifico se já é possível marcar uma apenas (olhando de trás pra frente).
    Caso contrário, efetuo nova divisão e repito o processo!
  • converte para binário e pega apenas os 4 últimos bits(já que eles não se repetem)


ID
104812
Banca
FCC
Órgão
TCM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Se um processo que utiliza memória virtual por paginação tiver um número muito alto de falhas-de-páginas (page faults), provocando maior competição pelo espaço disponível da memória principal, será um problema denominado

Alternativas
Comentários
  • Se um processo não tem páginas o suficiente, a taxa de page faults é muito alta. Isso ocasiona:-Baixa utilização de CPU-SO adiciona outro processo ao sistema -> thrashingwww.getec.cefetmt.br/~ruy/pos-graduacao/SO/SO_virtual_memory.pdf
  • Para o usuário que está com pouca memória RAM, paginação é muito útil pois possibilita que seus programas utilizem um tamanho de sua escolha para usar como uma memória "RAM" virtual. Mas caso a memória do programa exceder a memória real de seu sistema, apenas as partes utilizadas pelo processo atual estarão na memória, o resto estará armazenado no disco rígido. Como o disco rígido é um hardware mais lento do que a memória RAM, essa memória virtual que você dimensionou não vai ser igual como se você estivesse utilizando uma memória RAM normal em seu computador.[3] A melhoria é significativa quando você usa memória virtual em um computador que não tem a mesma. [2]

  • Caso não tenhamos, o sistema operacional tem que constantemente trocar informações entre a memória RAM e o disco rígido. Isso é denominado thrashing (degradação), podendo fazer seu computador ficar muito lento.

  • ...complementando:

    Trashing: excessiva transferência de páginas e/ou segmentos entre a 
    memória principal e memória secundária 

    Swapping: é uma técnica aplicada à gerência de memória, para programas 
    que esperam por memória livre para serem processados. Quando o SO leva 
    um processo da memória para o disco (swapped out), retornando 
    posteriormente para a memória principal (swapped in). 

ID
106222
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Para instalação do OfficeScan Client 8.0 no Windows XP são requeridos, no mínimo, a memória RAM, o espaço em disco rígido e o Internet Explorer, respectivamente, de

Alternativas
Comentários
  • OfficeScan Client for Windows® XP e 2003 Requisitos mínimos do sistema: Processador Intel™ Pentium™ 300 MHz, Intel™ x64, AMD x64 ou equivalente 256MB de RAM (512MB recomendado) 350MB de espaço livre em disco Instalação web: Windows Internet Explorer 6.0 http://br.trendmicro.com/br/products/enterprise/officescan-client-server-edition/system-requirements/index.html
  • OfficeScan Client for Windows® XP and 2003* XP Professional with SP2 or later, XP Home with SP3 or later* 300MHz Intel™ Pentium™, Intel x64 Processor, AMD x64 processor or equivalent* 256MB of RAM (512MB recommended)(Atenção ao enunciado, NO MÍNIMO)* 350MB of available disk space* Web installation: Windows Internet Explorer 6.0 Fonte: http://us.trendmicro.com/us/products/enterprise/officescan/system-requirements/index.html

ID
110401
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

É um modelo de memória que trabalha com voltagem de 1,5 V e possui um buffer de 8 bits, elevando, dessa forma, seu pico de taxa de transferência a 6400 MB/s:

Alternativas
Comentários
  • DDR2-800 Vs DDR3-800 1,8v / 1,5v 6400MB/s / 6400MB/sbuffer de 4 bits / buffer de 8 bits;)
  • d)DDR3-800.

    Todo DDR3 é 1.5 V. com frequencias que variam de 800 MHz (1600 MB/s) & 1067 MHz.DDR2 é 1.8 V., com 4 accessos/cicle cin tax tgransfer até 6.4 GB/s (200Mhz * 64b * 4)

  • Memoras DDR executam 2 instruções por ciclo de clock.

    Memorias DDR 3 executam 8 instruções por ciclo de clock.

    para se saber a frequência de transferência = Capacidade de transmissão / velocidade de transmissão = 8/6400 = 800.

    Entao temos DDR3 - 800 - Resposta D.


ID
119194
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Sobre o acesso direto à memória (Direct Memory Access ? DMA) é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    O DMA permite que os periféricos acessem diretamente a memória RAM, sem ocupar o processador.  Sem acesso direto da memória, usando a modalidade programada de entrada/saída (E/S) para uma comunicação com os dispositivos periféricos, ou as instruções da troca no caso dos núcleos multi-core, o processador central é ocupado inteiramente para a leitura ou escrita da operação, e assim não se torna possível executar o outro afazer.
    Os canais de DMA são utilizados apenas por dispositivos de legado (placas ISA, portas paralelas e drives de disquete) para transferir dados diretamente para a memória RAM, reduzindo dessa forma a utilização do processador.

     

     

  • A) CORRETA

    B) ERRADA - O DMA é um controlador existente integrado na placa-mãe desde a época do primeiro PC.

    C) ERRADA - O DMA funciona normalmente nesses barramentos.

    D) ERRADA - Se não fosse o DMA as operações de E/S comprometeriam a evolução computacional.

    E) ERRADA - O barramento PCI utiliza o bus-mastering DMA que toma o controle do barramento e realiza a transferência de forma independente, não necessitando de mais um controlador/gerenciador para as operações de E/S.

ID
122620
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Na alocação particionada dinâmica de memória

Alternativas
Comentários
  • Não existe o conceito de partição dinâmica.
    O espaço utilizado por um programa é a sua partição.
    Não ocorre fragmentação interna.
    Ao terminarem, os programas deixam espalhados espaços  pequenos de memória, provocando a fragmentação externa.
     

  • As letras (A) e (C) são mutuamente exclusivas, descartando (B), (D), (E). A banca deu mole.
  • Como o colega anterior falou as letras (A) e (C) são mutuamente exclusivas, então só pode ser (A) ou (C). A (D) inviabiliza a (C), pois tornaria ambas corretas. Desse modo a única questão a ser marcada é a (A).

    Nem precisa saber Sistemas Operacionais, só entender um pouco de lógica.

    Mas comentando a questão referente a SO.

    Para reduzir o excesso de fragmentação interna, a Alocação Particionada Dinâmica elimina o conceito de partição externa e passa a alocar o espaço de memória exatamente necessário para a execução do processo, mas precisa enfrentar o problema da fragmentação externa, pois à medida que os vários processos são alocados e desalocados da memória principal, espaços de memória remanescentes entre os vários processos podem ser tão pequenos a ponto de não comportarem qualquer processo que encontre-se em espera, gerando a fragmentação externa da memória
  • 1) Qual é a diferença entre as técnicas de gerencia de memória com particionamento estático e dinâmico?

    R: A principal diferença entra as duas técnicas é de que o particionamento estático é fixo. No particionamento dinâmico o processo aloca a quantidade necessária desta forma evitando a fragmentação interna.

    2) O que é fragmentação interna e externa?

    R: Fragmentação Interna é quando um processo por menor que seja ocupa uma partição inteira da memória.

    Fragmentação Externa é quando existem várias lacunas livres, sendo que o processo seguinte é maior do que a partição livre.

  • problema das  memorias:

     

    alocação estática - fragmentacao internal

     

    alocação dinâmica - fragmentacao externa


ID
126169
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Os relacionamentos entre as capacidades de armazenamento e os tempos de latência dos caches de memória são representados, respectivamente, pelas sequências

Alternativas
Comentários
  • A cache L1 é mais próxima da CPU e, por isso, acessada mais rapidamente que as demais. No entanto, possui uma capacidade muito pequena se comparada à L2 e L3. Quando o processador quer um dado, ao invés de procurá-lo na RAM, ele procura na cache L1. Se nao encontrar, procura na L2 e, finalmente, na L3
  • Detalhe importante: TEMPO DE LATÊNCIA – quando se falar em “tempo de qualquer coisa”, como “tempo de acesso”, “tempo de latência”, etc. está-se usando uma medida de velocidade ao contrário. Como assim? Simples, quando uma memória tem tempos de acesso muito ALTOS, é porque sua velocidade é muito BAIXA (muito lento). Quando uma memória tem tempos de acesso BAIXOS, é porque sua velocidade é ALTA (memória rápida).

    Bom, CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO quanto maior melhor!!! essa é fácil...

    A cache L1 é mais próxima da CPU e mais rápida! Possui uma capacidade de armazenamento muito  pequena se comparada à L2... hoje em dia, há processadores com 32KB de L1 (o que já é muito para esse tipo de cache). A cache L1 já é fabricada dentro dos processadores!

    A cache L2 veio somar-se a sua amiga L1, também sendo fabricada dentro dos processadores. A L2 é maior (hoje, há processadores com 1MB de L2 – como é o caso do Pentium 4 mais recente). É comum, porém, encontrar processadores com 512KB de L2 (metade de 1MB).

    A L3 é rara! Só em processadores TOP de TOP de TOP de linha! No itanium 2, por exemplo, a cache L3 chega a 9MB!!!

    RESPOSTA LETRA "E"

  • O cache L1 é mais rápido que o cache L2, que por sua vez é mais rápido que o cache L3. (Acredito que "tempos de latência" refira-se a isso)

    O cache L1 possui uma tecnologia mais cara, por isso ela existe em menor quantidade que o cache L2, acontecendo o mesmo com o cache L3.

    Deste modo:
    • Armazenamento: L1 < L2 < L3
    • Latência: L1 < L2 < L3

    Letra E.
  • Armazenamento: L1 < L2 < L3

    Latência ( atraso): L1 < L2 < L3

  • e-

    Memoria principal - RAM == L2

    Memoria Secundaria - hdd == L3

    Memoria Cache - registrador == L1

     

    Capacidade de armazenamento: L3 > L2 > L1

    Velocidade: L1>L2>L3


ID
126784
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um computador projetado com 512 endereços tem possibilidade de armazenar, na memória principal, 512 células (endereçadas desde a posição 0 até a posição 511). Sabendo-se, que para esse computador, cada célula é projetada para armazenar 10 bits (palavras de 10 bits), considere as afirmações a seguir.

I - Esse computador tem a capacidade de armazenar 5.120 kbits.
II - O registrador de dados da memória armazena 10 bits e a barra de dados também permite a passagem de 10 bits simultaneamente.
III - O registrador de endereço de memória e a barra de endereços armazenam, no mínimo, 9 bits para que seja possível o acesso a todas as posições de memória.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões)

Alternativas
Comentários
  • I - Esse computador tem a capacidade de armazenar 5.120 kbits.ERRADO. Ele tem a capacidade de armazenar 5120 bits.II - O registrador de dados da memória armazena 10 bits e a barra de dados também permite a passagem de 10 bits simultaneamente.CORRETO. 10 bits é o tamanho da palavra armazenada na célula. Logo, pra que esta possa ser lida, é preciso uma passagem de 10 bits.III - O registrador de endereço de memória e a barra de endereços armazenam, no mínimo, 9 bits para que seja possível o acesso a todas as posições de memória.CORRETO. O Computador tem 512 endereços, indo de 0 até 511. 511 em binário é 111111111, que tem 9 bits.
  • Achei estranho a afirmativa que o barramento ARMAZENA 9 bits (item III). Para mim o barramento transfere 9 bits, mas quem armazena é o registrador (REM). O que vocês acham?

    Abraços
  • O barramento de endereços precisa apenas transferir os endereços a serem acessados, como são 512 endereços, 9 bits são o bastante, pois 2^9 = 512.
  • No gabarito oficial a resposta correta é C!
  • O registrador de dados não tem, necessariamente, o mesmo tamanho da célula de memória!

    "The Memory Data Register (MDR) contains the data value being fetched or stored. We might be tempted to say that the MDR should be W bits wide, where W is the cell size. However on most computers the cell size is only 8-bits, and most data values occupy multiple cells. Thus the size of the MDR is usually a multiple of 8. Typical values of MDR width are 32 and 64 bits, which would allow us to fetch, in a single step, either an integer or a real value"

ID
126793
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A denominação SMP refere-se tanto à arquitetura de hardware do computador quanto ao comportamento do sistema operacional que reflete esta arquitetura. Um SMP é um sistema de computador independente sobre o qual é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Cada processador tem a sua cache!
  • O multiprocessamento simétrico ou SMP (Symmetric Multi-Processing) é uma tecnologia que permite a um determinado sistema operacional distribuir tarefas entre dois ou mais processadores. Este método, mais especificamente, permite que vários processadores partilhem o processamento de instruções requisitadas pelo sistema.O multiprocessamento simétrico oferece um aumento linear na capacidade de processamento a cada processador adicionado. Não há necessariamente um hardware que controle este recurso, cabe ao próprio sistema operacional suportá-lo.Este método também é chamado de "processamento paralelo".FuncionamentoOs processadores trabalham em conjunto compartilhando os recursos de hardware, geralmente são processadores iguais, similares ou com capacidades parecidas. Todos tem os mesmos privilégios de acesso ao hardware, ao contrário do que acontece em sistemas multiprocessados assimétricos, onde um processador é encarregado de gerenciar e coordenar as tarefas e ações dos demais, o que pode proporcionar melhor controle sobre a sobrecarga ou a ociosidade dos processadores subordinados. Por tratar todos os processadores de forma igualitária, no multiprocessamento simétrico, qualquer processador pode assumir as tarefas realizadas por qualquer outro processador, as tarefas são divididas e também podem ser executadas de modo concorrente em qualquer processador que esteja disponível. Os acessos dos processadores aos dispositivos de entrada e saída e a memória são feitos por um mecanismo de intercomunicação constituído por um barramento único.A memória principal da máquina é compartilhada por todos os processadores através de um único barramento que os interliga, de modo que esse acesso a memória é nativo, não existe a necessidade de um mascaramento da memória real a nível de aplicação. Por todo acesso à memória principal ser realizado através de um único barramento, aqui temos um ponto de gargalo do sistema, pois o acesso é serial, ou seja, o sistema fica limitado a passagem de apenas uma instrução de cada vez pelo barramento, abrindo uma lacuna de tempo entre uma instrução e outra. Memórias caches junto aos processadores diminuem o tempo de latência entre um acesso e outro à memória principal e ajudam também a diminuir o tráfego no barramento. Como estamos falando em mais de um processador, cada um com sua memória cache é imprescindível garantir que os processadores sempre acessem a cópia mais recente da memória cache, isso se chama coerência de cache geralmente implementada diretamente por hardware. Um dos métodos de coerência de cache mais conhecido é o snooping, quando um dado compartilhado nas caches dos processadores é alterado, todas as cópias das caches são consideradas inválidas e logo após atualizadas mantendo assim a integridade do dado.
  • Gerenciamento

    O sistema operacional é quem se encarrega de realizar a interação entre os processadores e as aplicações do sistema. Deixando a existência de múltiplos processadores transparente para os usuários, pois o próprio sincroniza os processos com os processadores.

    Mesmo as arquiteturas de SMP já existirem há muitos anos no mercado, até pouco tempo os sistemas não tinham uma padronização para as funções básicas de operação, cada sistema implementava suas próprias funções. O que tornava impossível que os sistemas operacionais fossem portáveis. Apartir dessa necessidade foi criada a MPS (Específicações da Intel para Multiprocessadores ou do inglês - Intel's Multiprocessor Specification), com o objetivo de padronizar o desenvolvimento de SOs que suportassem essas arquiteturas. A criação da MPS fez com que a Intel saísse na frente no desenvolvimento da tecnologia multicore.

    Vantagens

    Sistemas de multiprocessamento simétrico são considerados mais poderosos em relação aos de multiprocessamento assimétricos, abaixo alguns descritivos de comparação entre eles.

    No multiprocesasmento simétrico muitos processos podem ser executados ao mesmo tempo sem queda no desempenho, pois o sistema operacional delega as instruções a cada processador;
    Se um processador falhar o sistema não tranca pois qualquer outro processador pode assumir as tarefas daquele que falhou, já no assimétrico por exemplo, se o processador mestre falhar o sistema trava;
    No SMP o usuário pode melhorar o desempenho da máquina simplesmente adicionando um processador;

    Tecnologias

    Antigamente para utilizar SMP era necessário hardware específico, placas-mãe com dois ou mais soquetes de CPU, grandes estruturas de servidores clusterizados. Hoje em dia com a tecnologia multi-core, as fabricantes já integram tudo isso em apenas um dispositivo físico, também conhecidos como processadores multi-core.

    Alguns exemplos de processadores multi-core:

    Intel Xeon;
    Intel Pentium D;
    Core Duo e Core 2 Duo;
  • Multiprocesamiento simétrico
    MP é a sigla de Symmetric Multi-Processing, multiproceso simétrico. Trata-se de um tipo de arquitectura de computadores em que dois ou mais processadoré compartilham uma única memória central.
    Explicação detalhada
    A arquitectura SMP (Multi-processamento simétrico, também telefonema UMA, de Uniform Memory Access), se caracteriza pelo facto de que vários microprocesadores compartilham o acesso à memória. Todos os microprocesadores competem em igualdade de condições por dito acesso, daí a denominación "simétrico".
    Os sistemas SMP permitem que qualquer processador trabalhe em qualquer tarefa sem importar sua localização em memória; com um propício suporte do sistema operativo, estes sistemas podem mover facilmente tarefas entre os processadores para garantir eficientemente o trabalho.
    Um computador SMP compõe-se de microprocesadores independentes que se comunicam com a memória através de um autocarro compartilhado. Dito autocarro é um recurso de uso comum. Por tanto, deve ser arbitrado para que somente um microprocesador o use na cada instante de tempo. Se os computadores com um sozinho microprocesador tendem a gastar considerável tempo esperando a que cheguem os dados desde a memória, SMP piora esta situação, já que há vários parados em espera de dados.
    Conceitos relacionados
     

  • Questão retirada praticamente em sua total literalidade do livro de William Stallings, Quinta edição (Arquitetura e Organização de Computadores), página 653, primeiro parágrafo do tópico 16.2.

  • O principal erro da letra d): "... escrita direta onde as operações de escrita são usualmente efetuadas apenas sobre a cache, sendo a memória principal atualizada somente quando a linha correspondente é removida da cache. "
    A descrição sobre política de escrita na cache refere-se à
    Write-Back (memória é atualizada quando a informação sai da cache). Quem fica responsável por atualizar a memória é o Sistema Operacional.
    Na
    escrita direta (Write-Through) o hardware escreve na cache e na memória principal. O desempenho é pior do que a write-back, mas a implementação do S.O. fica bem mais simples.
  • a) existem dois ou mais processadores similares, com capacidade de computação compatível e que compartilham a mesma memória principal e facilidades de E/S.

    Certo. Sistemas SMP possuem diversos processadores q compartilham memoria.

     b) o sistema é controlado por um sistema operacional integrado, que provê interação entre os processadores e seus programas, em nível de tarefas, de arquivos e de dados.

    Certo.

     c) os processadores são conectados entre si por meio de um barramento ou de outro esquema de conexão interno, de forma que o tempo de acesso à memória é aproximadamente o mesmo para cada processador.

    Certo.

     d) para resolver o problema de coerência de cache, utiliza um único cache para todos os processadores e adota a política de escrita direta onde as operações de escrita são usualmente efetuadas apenas sobre a cache, sendo a memória principal atualizada somente quando a linha correspondente é removida da cache.

    Errado. Em SMP ha um cache para cada processador, tornando-se necessario um mecanismo q torne todas essas caches coerentes. Senão, se houvesse um unico cache para todos os processadores, nao haveria problemas de coerencia de caches.

     e) como todos os processadores são capazes de desempenhar as mesmas funções, em um multiprocessador simétrico, uma falha em um único processador não causa a parada do sistema, podendo continuar a funcionar, com desempenho reduzido.

    Certo.


ID
149341
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A quantidade de posições de memória que um barramento de endereços de 32 bits pode acessar, em bytes, é de no máximo

Alternativas
Comentários
  • O número de posições de memória é N = 2 ^ E  onde E representa o número de bits em cada endereço.

    Assim: N = 2^32
                  = 2^10  x  2^10  x  2^10  x 2^2 = 1024 x 1024 x 1024 x 4.

    Observar que a expressão "em bytes" foi colocada, possivelmente, para confundir o candidato. Neste caso, APARENTEMENTE o tamanho de cada célula de memória é 1 byte, o que não altera em nada a resolução da questão.
  • Realmente, a redação da questão está um tanto confusa! O que não me surpreende (leia-se FCC).
    "quantidade de posições de memória que 32 bits pode acessar, em bytes" depende do tamanho da célula!
    Não posso afirmar que serão acessados um total de 2^32 bytes!

    Mas ...bola pra frente!
  • 1 Byte = 2^10 => 1024

    1 Mega = 2^20 => 1024 x 1024

    1 GB = 2^30 => 1024 x 1024 x 1024

    32 bits = 2^32 => 2^2 x 2^30 = 4GB

    logo se 1 GB é igual 1024 x 1024 x 1024 então 4 GB = 4 x (1024 x 1024 x 1024)

    Alternativa: B


ID
149725
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito de fundamentos de computação, julgue os itens
seguintes.

A memória é a parte ativa da placa-mãe diretamente responsável pela execução das instruções de um programa.

Alternativas
Comentários
  • Corrija-me se eu estiver errado, mas as execução das instruções de um programa são executadas pelo processador.

  • O processador (CPU) é a parte ativa da placa-mãe diretamente responsável pela execução das instruções de um programa.

  • A memória é responsável por amazenar programas em execução, quem executa instruções é o processador.


ID
149749
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considerando que a arquitetura de computadores trata do
comportamento funcional de um sistema computacional, julgue
os itens subsequentes.

A memória ROM é usada para manter os programas, o sistema operacional e os dados exigidos pelo computador.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada.

    A memória ROM é utilizada para inicializar o sistema e guardar as configurações iniciais.

    A memória RAM é que é a memória utilizada para manter os programas, o sistema operacional e os dados exigidos pelo computador

  • Para mim, a questão em si foi mal formulada. Ela não dá uma conclusão correta da função "manter".

    A memória ROM é usada para manter os programas, o sistema operacional e os dados exigidos pelo computador.

    A memoria ROM é usada para manter [em execução] os programas...

    A memória ROM é usada para manter [salvos] os programas...

    Nota-se que podemos adotar termos melhores nessa questão.

    Pois só "manter" nao justifica uma conclusão correta da questão. Manter o que? em funcionamento, salvo?

    Estaria correta se fossemos julgar pela falta de informacao, mas nao porque o termo correto seria RAM.

    ;)
  • ERRADA!

    Utilizamos  uma  memória  secundária  para  esse  fim.  O  armazenamento secundário  é  projetado  para  armazenar  volumes  de  dados  por  períodos  de tempo  prolongados.  Esse  tipo  de  armazenamento  pode  ter  capacidade  de vários  terabytes  ou  mais  e  apenas  pequenas  partes  desses  dados  são colocadas  no  armazenamento  primário,  em  determinado  momento. 


     O armazenamento secundário possui as seguintes características: 

    •  É não-volátil.  

    •  É  necessário  mais  tempo  para  recuperar  dados  do  armazenamento secundário  do  que  da  RAM  devido  à  natureza  eletromecânica  dos dispositivos de armazenamento secundário.  

    •  É muito mais econômico do que o armazenamento primário  

    •  As tendências gerais no armazenamento secundário estão mais voltadas para  os  métodos  de  acesso  direto,  mais  capacidade  com  custo  mais baixo e mais portabilidade. 


    A  memória  somente-leitura  (ROM)  é  não-volátil  e  preserva  essas instruções  quando  a  força  alimentada  para  o  computador  for  desligada.  A designação "somente leitura" significa que essas instruções só podem ser lidas pelo computador e não modificadas pelo usuário.


    (Professora Patrícia Quintão)

  • Eu acho que a Patrícia Quintão errou; aí é memória RAM , vamos pedir ao Nashimura para nos auxiliar.

  • A memória RAM é usada para manter os programas, o sistema operacional e os dados exigidos pelo computador


ID
150178
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Ao ligar um computador são executadas as etapas abaixo.

I. Contar a quantidade de memória disponível.

II. Verificar se a memória está funcionando corretamente.

III. Identificar os dispositivos conectados ao computador.

IV. Localizar o sistema operacional.

A sequência de execução correta é apresentada em

Alternativas
Comentários
  • Conta-se a quantidade de memória antes de verificar se funciona corretamente?!
  • se contar a quantidade de memoria antes de verificar se está funcionando, não tinha pq o computador ficar dando bips quando voce retira a memoria da sua maquina. Como o computador vai contar algo que nao esta funcionando?


    voce tira um extrato bancario sem ter conta no banco?

  • No meu antigo PC lembro que primeiro contava a memória para depois procurar os dispositivos! E


  • Memória RAM também é dispositivo! Então antes de mais nada, deve-se verificar se existe memória.
  • Claro que conta antes, a verificação da memória depende do tamanho da RAM. Ele vai somar o total de RAM a partir dos bancos/slots de RAM, essa é a "conta" que ele faz.


ID
150193
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considere as afirmativas sobre memória RAM.

I. DIMM contém chips DRAM apenas e SIMM contém chips DRAM ou SRAM.

II. DIMM é uma placa que contém chips DRAM em ambos os lados.

III. SIMM é uma placa que contém chips DRAM em apenas um lado.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários

ID
155410
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação à memória cache, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • "As memórias cache são usadas como memórias intermediárias. Quando as informações são trazidas da memória principal para o processador utilizá-las, elas são depositadas, também, na memória cache, formando uma 'cópia' dessas informações.Quando a CPU(o processador) quiser buscar aqueles dados novamente, não será necessário consultar a memória principal (o que demora muito), basta pedir aquela informação à cache que já a detém.

    A função da cache é manter, dentro de si, o maior número possível de dados frequentemente usados, para poupar a CPU do trabalho  e gasto de tempo excessivo em 'descer' para o barramento, 'baixar' de clock(para uso externo) e ir buscar tais dados na memória principal."

    ;)
  • A memória cache é uma memória que pode ser acessada mais rapidamente que uma memória RAM convencional.
    Para processar dados o microprocessador verifica primeiro a memória cache para saber se esses dados estão armazenados nela, encontrando (proveniente de uma leituras anteriores desses mesmos dados) não necessita obtê-los de outra memória mais lenta.
     

    LETRA C

  •  Letra c.

    Um cache é um bloco de memória para o armazenamento temporário de dados que possuem uma grande probabilidade de serem utilizados novamente.

    Uma definição mais simples de cache poderia ser: uma área de armazenamento temporária onde os dados frequentemente acessados são armazenados para acesso rápido.

    Uma cache é feita de uma fila de elementos. Cada elemento tem um dado que é a cópia exata do dado presente em algum outro local (original). Cada elemento tem uma etiqueta que especifica a identidade do dado no local de armazenamento original, que foi copiado.

     

  • considere a cache como, por exemplo, a lista dos 10 ultimos números telefonicos para quem vc ligou (comum nos celulares), essa lista evita que o usuário precise se dirigir á agenda para achar um número telefonico para o qual sempre faz ligações. ( Informatica p/ concuros, joão antonio)

  • A memória cache é um ploco de memória para o armazenamento temporário de dados que possuem uma grande probabilidade de serem utilizados novamente. A CPU e o disco rígido geralmente usam a memória cache, assim como os navegadores da web.

    A alternativa correta é a letra "C".

  • Vale acrescentar:
    A cache, na verdade, é fabricada com chips de memória RAM também ( para ser mais exata, chips de memória STAM- RAM estática - um subtipo da RAM )

    ( Fonte:
    Noções de Informática para Concursos, João Antonio)
  • A alternativa "b" é a memória virtual.
  • A memória cache surgiu quando percebeu-se que as memórias não eram mais capazes de acompanhar o processador em velocidade, fazendo com que muitas vezes ele tivesse que ficar “esperando” os dados serem liberados pela memória RAM para poder concluir suas tarefas, perdendo muito em desempenho.

    Para solucionar este problema, começou a ser usada a memória cache, um tipo ultra-rápido de memória que serve para armazenar os dados mais frequentemente usados pelo processador, evitando na maioria das vezes que ele tenha que recorrer à comparativamente lenta memória RAM. Enfim, é como se fosse um memória auxiliar a RAM.
  • A memória cache é uma memória bastante rápida e fica localizada no processador. Sua função é armazenar os dados mais recentemente requisitados da memória principal, a RAM. 
  • a) se a CPU precisa de uma palavra e não a encontra na memória principal, ela busca na memória cache

    Errada. Extamento o contrario disso que ocorre.
    • b) ela é utilizada para aumentar a capacidade de armazenamento da memória principal.
    isso não é verdade, pelo mapeamento da cache na memoria principal
    • c) ela cuida do armazenamento de palavras de memória utilizadas com mais frequência pela CPU.
    Certa. Porém não totalmente pois pode utilizar o principio de localidade ou temporalidade
    • d) o princípio dos sistemas de cache é o da "anterioridade"
    • Errado isso não existe
    e) via de regra, instruções são mantidas na memória principal, e dados na memória cache
    totalmente errada a memoria cache é o mapeamento da memoria principal

ID
155416
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Uma das propriedades funcionais do barramento de um computador é a temporização, dividida em síncrona e assíncrona. Considerando um barramento síncrono com as seguintes características:

Envio do endereço para a memória: 5 ns
Leitura da memória: 20 ns
Envio do dado para o dispositivo: 5 ns
Largura do barramento: 4 bytes

O tempo total para a leitura de uma palavra e a banda passante máxima será, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Tempo de leitura de uma palavra = ida (5 ns) + leitura (20 ns) + volta (5 ns) = 30 ns

    Banda máxima = tamanho da palavra (4 bytes) / tempo de leitura (30 ns)
    = 4 bytes / (30 x 10-9 segundos)
    = (4 * 109) bytes / 30 segundos
    = 4.000.000.000 bytes / 30 segundos
    = 133.333.333,333 bytes / segundo
    = 133 mbps (aproximadamente)
    Gaba D

    Bons Estudos!
  • Para num ter muito trabalho na hora dos cálculos, pode ir cortando...tipo assim:

    Tempo de leitura de uma palavra = ida (5 ns) + leitura (20 ns) + volta (5 ns) = 30 ns

    Banda máxima = tamanho da palavra (4 bytes) / tempo de leitura (30 ns)
    = 4 bytes / (30 x 10-9 segundos)
    = (4 * 109) bytes / 30 segundos
    = (4 * 109) bytes/ 3 x 10
    = (4 * 108) bytes/3 s

    Nesse caso, para o resultado ser dado em MB/s, deve-se dividir esse resultado por 1.000.000 ou 106

    = ((4 * 108) bytes/3 s) /106

    Divisão de fração, logo:
    = (4 * 108) bytes/3 s)* 1/106

    Substraindo-se os expoentes:
    = (4*102) Mbytes/ 3s
    = 400/3 = 133 MB/s
  • Segue um link bem legal esclarecendo a respeito de como realizar cálculos em notação científica.

    http://www.nilsonmachado.net/sema20080429.pdf

    Bons Estudos

ID
157435
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A placa-mãe de um computador é a placa de circuito impresso que contém os principais componentes eletrônicos de um computador. Com respeito a placas-mãe e seus principais componentes, julgue os itens a seguir.

A capacidade de armazenamento da memória RAM é um aspecto importante para o desempenho de um computador. Placas-mãe atuais suportam memórias de 2, 4 e 8 gigabytes de RAM, além de outras capacidades.

Alternativas
Comentários
  •  Questão certa.

    Atualmente esta é a quantidade de memória RAM suportada pelas placas-mãe atuais.


ID
157444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A placa-mãe de um computador é a placa de circuito impresso que contém os principais componentes eletrônicos de um computador. Com respeito a placas-mãe e seus principais componentes, julgue os itens a seguir.

A memória cache de um processador não influencia diretamente o desempenho deste pois o que determina a freqüência do clock do processador é a velocidade do barramento.

Alternativas
Comentários
  • A memória cache de um processador não influencia diretamente o desempenho - Errado, influencia e muito.
    Vide: "Quando foram lançados os processadores 386, percebeu-se que as memórias não eram mais capazes de acompanhar o processador em velocidade, fazendo com que muitas vezes ele tivesse que ficar "esperando" os dados serem liberados pela memória RAM para poder concluir suas tarefas, perdendo muito em desempenho"

    deste pois o que determina a freqüência do clock do processador - Errado, quem determina a frequencia do clock é o Relógio.

    é a velocidade do barramento - Errado também.
  • Segundo o material do estratégia concursos:

    Quanto maior o clock do processador, mais rápida é a máquina;
    Quanto mais núcleos tiver o processador, melhor é a sua performance;
    Quanto maior for a memória cache, mais rápido será o processador;
    Quanto maior for o clock do FSB (Front Side Bus), melhor é o desempenho da máquina;
    Quanto maior for o clock da memória, melhor é o desempenho da máquina;

  • ERRADO

    A memória cache retem os blocos de instrução mais usados pelo processador, diminuindo a necessidade de acesso a RAM, o que influencia diretamente em seu desempenho.


ID
158686
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em um computador, a memória de massa ou memória secundária é

Alternativas
Comentários
  • Correta "D"

    Memória secundária: memórias que não podem ser endereçadasdiretamente, a informação precisa ser carregada em memória principalantes de poder ser tratada pelo processador. Não são estritamentenecessárias para a operação do computador. São geralmente não-voláteis, permitindo guardar os dados permanentemente. Incluem-se, nesta categoria, os discos rígidos, CDs, DVDs e disquetes.

ID
161497
Banca
FCC
Órgão
MPE-RS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

No microcomputador, uma memória Cache L1 encontra-se
fisicamente

Alternativas
Comentários
  • As memórias RAM não conseguem acompanhar os processadores em termos de velocidade. Assim sendo, não adianta ter um processador rápido e ter o seu desempenho comprometido por causa da "lentidão" da memória.Uma solução para esse problema seria equipar os computadores com um tipo de memória muito mais rápida, a SRAM (Static RAM). Como são mais caras não podem, pelo menos por enquanto, substituir as memórias DRAM (Dynamic RAM). Apesar disso, a idéia foi adaptada para o que conhecemos como memória cache.A memória cache consiste em uma pequena quantidade de memória SRAM embutida no processador. Quando este precisa ler dados na memória RAM, um circuito especial chamado "controlador de cache" transfere blocos de dados muito utilizados da RAM para a memória cache. Assim, no próximo acesso do processador, este consultará a memória cache, que é bem mais rápida, permitindo o processamento de dados de maneira mais eficiente. Se o dado estiver no cache, o processador a utiliza, do contrário,não tem jeito, irá buscá-lo na memória RAM, etapa essa que é mais lenta. Dessa forma, a memória cache atua como um intermediário, isto é, faz com que o processador nem sempre necessite chegar à memória RAM para acessar os dados dos quais necessita. O trabalho da memória cache é para o desempenho de um processador.Os processadores trabalham, basicamente, com dois tipos de cache: cache L1 (Level 1 - Nível 1) e cache L2 (Level 2 - Nível 2). Este último é ligeiramente maior em termos de capacidade e passou a ser utilizado quando o cache L1 se mostrou insuficiente. No início, um tipo distinguia do outro pelo fato da memória cache L1 estar localizada junto ao núcleo do processador, enquanto que a cache L2 ficava localizada na placa-mãe. Atualmente, ambos os tipos ficam localizados dentro do chip do processador, sendo que, em muitos casos, a cache L1 é dividida em duas partes: "L1 para dados" e "L1 para instruções".
  • QUESTÃO CORRETA!

    A Cache L1 encontra-se dentro do processador e intermedia o acesso à memória ram. Para um melhor entendimento:

     

    O processador é formado por:

    Unidade Lógica Aritmética (ULA): responsável por executar instruções e cálculos.

    Registradores: guardam os resultados da ULA (é a memória mais rápida, menor e mais cara de um computador).

    Unidade de Controle: controla as tarefas do processador.

    Unidade de Ponto Flutuante: é uma espécie de ULA só que mais complexa, dedicada à calculos de números reais.

    Cache: memória que guarda as informações mais usadas, poupando tempo e assim acelerando o processamento. Evita que o processador vá pegar a informação na memória ram. É dividida em 3 níveis:

    • L1 e L2: situam-se dentro do processador.
    • L3: situa-se na placa-mãe.
  • Ja existem processadores da Intel que vem com o L3 no processador.
  • A memória cache é o dispositivo que auxilia um microprocessador em suas tarefas e cálculos que, integrada a CPU, agiliza diversas operações, tornando-a mais "rápida" para a execução de diversos outros programas. Em outras palavras, a cache é uma memória auxiliar d ealta velocidade para uso do microprocessador que auxilia as tarefas repetidas. Ela está interposta entre O CORE E A MEMÓRIA DE TRABALHO para aumentar desempenho de processamento. Atualmente, a cache é diviida em 3 níveis: L1, L2 e L3.
  • L1  dentro do processador e funcionalmente entre o processador e a memória RAM.
  • b)dentro do processador e funcionalmente entre o processador e a memória RAM.

    memoria cache esta dentro do processador e tambem é chamada de system cache. É o 1° tpo de memoria que o sistema tenta acessar


ID
162820
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Além das memórias RAM (Random Access Memory), os computadores possuem memórias ROM (Read Only Memory) em suas arquiteturas. Com relação a esses tipos de memória, tem-se que

Alternativas
Comentários
  • b -  EEPROM é uma memória RAM programável eletricamente, podendo ser reprogramada por meio da BIOS do computador.

    c - BIOS é uma parte da memória RAM programável mediante o uso de Raios infravermelhos ou laser. BIOS - Basic Input/Output System é um programa de computador pré-gravado em memória permanente executado pelo computador quando ligado.

    d - FLASH BIOS é uma memória ROM não programável inclusa na BIOS por meio de um grampo elétrico.

    e - MAIN BOARD é uma memória RAM não programável, mas com muita capacidade de processamento.
  • 1) ROM permite apenas a leitura dos dados e não perde informação na ausência de energia;
         PROM, EPROM, EEPROM, EAROM, FLASH, CD-ROM, DVD-ROM

    2) RAM permite ao processador tanto a leitura quanto a gravação de dados e perde informação quando não há alimentação elétrica.
         SRAM, DRAM, MRAM

    FLASH BIOS: o flash do BIOS é por conseguinte uma atualização do mesmo por via software, ou seja uma substituição da antiga versão do BIOS graças a um programa.

    O BIOS (Basic Input/Output System) é uma pequena memória situada na placa-mãe, cujos dados definem os parâmetros do sistema. Estes podem, contudo, conter erros (bugs). Além disso, com o aparecimento de novos materiais, os construtores de BIOS podem decidir actualizar o seu BIOS.

    Os BIOS situados nas placas-mãe que comportam memória flash, podem ser actualizados (o termo “upgrade” é às vezes utilizado) graças a um programa chamado firmware, fornecido pelo fabricante, destinado a permitir a substituição do antigo BIOS por um BIOS mais recente. O problema consistia contudo em arranjar as actualizações do seu BIOS (problema agora resolvido graças ao acesso à Internet). Estas actualizações estão disponíveis sob a forma de ficheiro binário que contém uma imagem do BIOS, e que será transferida para a memória flash graças ao firmware.

    MAIN BOARD: As placas-mãe são desenvolvidas de forma que seja possível conectar todos os dispositivos quem compõem o computador. Para isso, elas oferecem conexões para o processador, para a memória RAM, para o HD, para os dispositivos de entrada e saída, entre outros.
    fonte: http://pt.kioskea.net/contents/repar/flashbios.php3
  • A alternativa a) EPROM é uma memória ROM programável mediante o uso de ultravioleta em uma pequena janela do chip, podendo ser reprogramada. Tem um problema. Na verdade a EPROM é eletronicamente programável e apagável por luz ultravioleta.
  • a) CORRETA
    b) EEPROM é uma memória ROM, podendo ser reprogramada com o uso de energia elétrica
    c) BIOS é uma memória ROM
    d) FLASH BIOS é uma memória ROM programável
    e) Main board é a placa mãe e não memória.

ID
162823
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Durante a digitação de um texto, antes que o mesmo fosse salvo no disco rígido, ocorreu uma queda de energia desligando o computador do usuário. Após esse acontecimento, o usuário consultou o técnico de informática sobre a possibilidade de recuperação do texto não salvo e obteve, como resposta, que não seria possível recuperar essas informações porque

Alternativas
Comentários
  • a) os dados não salvos no disco rígido são considerados transitórios, e o computador não tem rotina de backup para os mesmos.  Transitórios ou Transientes são a mesma coisa.

    Objetos transientes são objetos que existem apenas enquanto a aplicação que os criou continuar executando. Após o término da aplicação eles deixam de existir.  Portanto, se os dados não foram propositalmente salvos pelo usuário, eles são considerados transientes e não serão persistidos em disco.  A opção está CORRETA.

    c) a memória RAM, onde ficam armazenados os dados não salvos no disco rígido, é apagada cada vez que o computador é desligado.

    A memória RAM não fica com conteúdos armazenados que não estão salvos em disco. Esta definição está errada, do contrário estaríamos rasgando todo o conhecimento de memória virtual, cache, entre outras.  E a memória guarda sim dados salvos em disco para tornar o seu acesso mais rápido.  Ela é volátil e seu conteúdo se perde na falta de energia.  Por isso para mim esta opção está ERRADA.

    Acredito que o gabarito deva ser contestado.


ID
162826
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com o lançamento dos computadores 486, surgiu um problema, que foi a diferença entre a velocidade de cálculo dos processadores e a velocidade das memórias externas. Esse problema foi resolvido pelos engenheiros com a

Alternativas
Comentários
  • A memória cache é uma pequena quantidade de memória localizada perto do processador. Surgiu quando a memória RAM não estava mais acompanhando o desenvolvimento do processador.

    A memória RAM é lenta, e faz o processador “esperar” os dados serem liberados. Para entender melhor esta situação, deve-se entender como o computador trabalha internamente. Quando o usuário clica para abrir um arquivo, o processador envia uma “requisição” para a memória RAM.


ID
175135
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considere as seguintes afirmações relacionadas com a memória flash:

I. permite que os conteúdos de múltiplos endereços sejam apagados ou escritos em uma só operação;

II. é um tipo de memória não volátil e, por isso, precisa de energia para manter as informações nela armazenadas;

III. apresenta um tempo de acesso maior que o da memória DRAM, utilizada como memória principal em PCs.

Sobre as afirmações, pode-se dizer que está correto o contido em

Alternativas
Comentários
  • O erro no item II :

    II. é um tipo de memória não volátil e, por isso, NÂO precisa de energia para manter as informações nela armazenadas;
     

  • Como assim isso esta certo ??

    III. apresenta um tempo de acesso maior que o da memória DRAM, utilizada como memória principal em PCs. 
  • Posso estar errado, mas acredito que se a afirmativa é sobre memória flash, na afirmação III:

    Apresenta um tempo de acesso maior que o da memória DRAM (ok), utilizada como mémoria principal em PCs (NÃO, se for referente à memória flash). => Sentença ERRADA.
  • Memória flash é do tipo não volátil o que significa que não precisa de energia para manter as informações armazenadas no chip. Além isso, a memória flash oferece um tempo de acesso (embora não tão rápido como a memória volátil DRAM utilizadas para a memória principal em PCs) e melhor resistência do que discos rígidos.

  • meu entendimento da III quando se diz "utilizada como memoria principal em PCS" foi em relação a função readyboost em que é possível usar uma memória flash como memória principal, e nesse caso ela é mais lenta que a DRAM (possui um tempo de acesso maior), sendo assim, afirmativa correta.

  • Gabarito C

    Memória flash é um tipo de Dispositivo de armazenamento não volátil que pode ser eletricamente apagado e reprogramado.

    A Toshiba desenvolveu a Memória Flash a partir da Memória EEPROM (Electrically-Erasable Programmable Read-Only Memory), em meados da década de 1980, cujos chips são semelhantes ao da Memória RAM, permitindo que múltiplos endereços sejam apagados ou escritos numa só operação. Em termos leigos, trata-se de um chip re-escrevível que, ao contrário de uma memória RAM convencional, preserva o seu conteúdo sem a necessidade de fonte de alimentação. Esta memória é comumente usada em cartões de memória, flash drives USB (pen drives), SSD, MP3 Players, dispositivos como os iPods com suporte a vídeo, PDAs, armazenamento interno de câmeras digitais e celulares.

    Memória flash é do tipo não-volátil, o que significa que não precisa de energia para manter as informações armazenadas no chip. Além disso, a memória flash oferece um tempo de acesso rápido, embora não tão rápido como a memória volátil (DRAM utilizadas para a memória principal em PCs), e melhor resistência do que discos rígidos. Estas características explicam a popularidade da memória flash em dispositivos portáteis. Outra característica da memória flash é que, quando embaladas em "cartões de memória", são extremamente duráveis, sendo capazes de resistir a pressão intensa, variações extremas de temperatura, e até mesmo imersão em água.

    Uma limitação é que a memória flash tem um número finito de modificações (escrita/exclusão). Porém este efeito é parcialmente compensado por alguns chips firmware ou drivers de arquivos de sistema de forma dinâmica e escreve contando o remapeamento dos blocos, a fim de difundir as operações escritas entre os setores.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Pode ser apaga em blocos facilitando o processo dando mais velocidade ao se apagar um arquivo em um pendrive.


ID
178927
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A memória cache possibilita diminuir o tempo de acesso do processador à memória, com o uso de uma memória mais rápida (cache) entre o processador e a memória principal (mais lenta). Quando o processador fornece um endereço de uma posição de memória a ser acessada e cujo conteúdo não se encontra armazenado na memória cache, diz-se que ocorreu um

Alternativas
Comentários
  • Cahe é um dispositivo de acesso rápido, interno ao sistema, que serve de intermediário entre um operador de um processo e o dispositivo de armazenamento ao qual esse operador acede. A principal vantagem na utilização do cache consiste em evitar o acesso ao dispositivo de armazemento - que pode ser demorado -;  armazenamento os dados em meios de acesso mais rápidos.
    Cache hits: ocorre quando se procura por um dado na memória cache e esse dado está lá.

    Cahe miss: Ocorre quando o cache é consultado e não congtém um dado com a etiqueta desejada. O dado então é copiado do local original de armazenamento e inserido no cache, ficando pronto para o próximo acesso.

    Write back: é um técnica de escrita de dados na memória cache, nesse tipo de escrita a CPU escrev dados diretamente na memória cache, cabendo ao sistema a escrita posterior da informação na memória principal. A CPU fica livre mais rapidamente para executar outras operações.

    write through: é uma técnica de escrita em memória cache em que é escrito no cache e na memória  ao mesmo tempo. Apresenta pior desemepnho que a técnica de write back, mas é mais simples de implementar e apresenta a vantagem de consistência interna.

    write deferred: Se alguém souber de alguma coisa a respeito,  informe. 
  • "Deferred" é o uso em atraso, posposto ou "lazy". É uma técnica especialmente últil quando a checagem de alguma restrição deve ser feita após o processamento. Fica bastante claro quando se pensa no contexto de banco de dados, em que uma determinada constraint só é verificada no final da transação (após commit). O diagrama abaixo mostra a estrutura do comando DDL, que ajuda a dar uma ideia das opções de restrição:





    No contexto de memória, write deferred é o mesmo que lazy write: dados são primeiro gravados na memória para depois serem transferidos para o disco.

    Fontes:
    http://docs.oracle.com/cd/B28359_01/server.111/b28286/statements_10003.htm
    http://docs.oracle.com/cd/E28394_01/pt852pbh1/eng/psbooks/tapd/chapter.htm?File=tapd/htm/tapd11.htm
    http://www.superspeed.com/servers/supercache.php
    http://www.computerhope.com/jargon/l/lazy_write.htm

  • Gabarito B

    Ausência de conteúdo no cache - CACHE MISS

    Quando o processador necessita de um dado, e este não está presente no cache, ele terá de realizar a busca diretamente na memória RAM, utilizando wait states e reduzindo o desempenho do computador. Como provavelmente será requisitado novamente (localidade temporal) o dado que foi buscado na RAM é copiado no cache.

     

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Cache hit = o dado requerido está realmente lá.

    Cache miss = quando o processador procura o dado na cache e ele não é localizado.


ID
183700
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Uma memória DDR400 tem a capacidade maior de realizar (em acessos por segundo)

Alternativas
Comentários
  • Memórias DDR, DDR2 e DDR3 são memórias do tipo SDRAM (síncronas), isso quer dizer que elas utilizam o clock para sincronizar suas transferências.

    DDR significa taxa de transferência dobrada. Esse tipo de memória obtem o dobro do desempenho de memórias que não utilizam esse recurso e com o mesmo clock. Por isso são rotuladas com o dobro do clock real que utilizam. Ex: DDR2-800 trabalham a 400 MHz.

    Referência: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Tudo-o-Que-Voce-Precisa-Saber-Sobre-Memorias-DDR-DDR2-e-DDR3/1046/1

  • Questão fácil, mas muito, muito mal formulada... parece até que a pessoa que a elaborou estava com pressa para sair para almoçar e iria terminar quando voltasse, mas mandou assim mesmo. PQP... Custava fazer uma questão de vergonha?


    Abraço.
  • Aff que questão besta. O cara que fez com certeza estava com preguiça mesmo. E muita gente errou essa aqui no QC (nas estatísticas). Acho que a galera pensou que fosse alguma pegadinha kkkk

  • Quando encontrar por aí a DDR, é comum vê-la em vários “sabores” como: DDR266, DDR333, DDR400, etc. Isso diz respeito à frequência dessa memória. Uma DDR400, por exemplo, funciona como se trabalhasse a 400MHz, e, para isso, tem frequência real de 200MHz.

    Outra coisa é que, a forma de se referir à memória DDR pode mudar de caso para caso... a DDR400, por exemplo, é conhecida como PC3200. Esse 3200 faz referência à taxa de transferência máxima de dados para a memória.

    Como Calcular a taxa? Simples, multiplique a largura do barramento da memória (barramento que, na DDR, é de 64bits) pela frequência de trabalho (400MHz na DDR400).

    64bits são 8 bytes, e isso é o que se transfere em cada ciclo da frequência.

    Como são 400 milhões de ciclos por segundo, e em cada ciclo eu transfiro 8 bytes, posso dizer que 8 x 400 milhões de bytes são transmitidos por segundo... ou seja,

    3200MB/s (ou 3,2GB/s).


ID
183706
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Os tipos de memória respectivamente associados às memórias DDR200 e DDR400 são:

Alternativas
Comentários
  • A banca chama "módulos de memória" de "tipos de memória". Módulo de memória é a placa de circuito onde são soldados os chips de memória.

    Para calcular a quantidade de bytes transferidos por pulso de clock entre o controlador de memória e o módulo de memória, basta multiplicar o valor do chip DDR utilizado por oito: DDR200 (200 x 8 = 1600), DDR400 (400 x 8 = 3.200). Alternativa "b".

  • Não sabia a resposta mas fui pela "Lógica".

    200 para 400 = Dobro.


    Busquei a alternativa em que a segunda opção fosse o dobro da primeira. A única que se encaixa é a B.

    Diria que foi um chute conciente. Nas questões, quando não sabemos a resposta, devemos buscar um mínimo de lógica e chutar concientetemente.

  •  b)PC1600 e PC3200.

    O comentario da colega rita é definitivo. Se fosse banda da memoria, seria calculado pela formula: 

    frequencia clock *n° dados transfer/ clock * largura da interface bus (64/32-bit) * n° de interfaces

  • Basta multiplicar por oito =

    DDR200 (200 x 8 = 1600).

    DDR400 (400 x 8 = 3.200)

  • uando encontrar por aí a DDR, é comum vê-la em vários “sabores” como: DDR266, DDR333, DDR400, etc. Isso diz respeito à frequência dessa memória. Uma DDR400, por exemplo, funciona como se trabalhasse a 400MHz, e, para isso, tem frequência real de 200MHz.

    Outra coisa é que, a forma de se referir à memória DDR pode mudar de caso para caso... a DDR400, por exemplo, é conhecida como PC3200. Esse 3200 faz referência à taxa de transferência máxima de dados para a memória.

    Como Calcular a taxa? Simples, multiplique a largura do barramento da memória (barramento que, na DDR, é de 64bits) pela frequência de trabalho (400MHz na DDR400).

    64bits são 8 bytes, e isso é o que se transfere em cada ciclo da frequência.

    Como são 400 milhões de ciclos por segundo, e em cada ciclo eu transfiro 8 bytes, posso dizer que 8 x 400 milhões de bytes são transmitidos por segundo... ou seja,

    3200MB/s (ou 3,2GB/s).


ID
183712
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A Memory Controller HUB faz a ligação entre ..I.., a memória e a placa de vídeo (AGP ou PCI Express). O I/O Controller HUB controla ..II.. .

Para completar corretamente o texto as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • Ponte Norte ou Memory Controller HUB; e Ponte Sul ou I/O Controller HUB.

    1-Chipset -
    O chipset é um chip responsável pelo controle de uma série de items da placa-mãe, como acesso à memória, barramentos e outros. Principalmente nas placas - mãe atuais, é bastante comum que existam dois chips para esses controles: Ponte sul e Ponte Norte!

    2-Ponte Sul (South Bridge): este é responsável pelo controle de dispositivos de entrada e saída, como as interfaces IDE ou SATA. Placas - mãe que possuem som onboard, podem incluir o controle desse dispositivo também na ponte sul.;

    3-Ponte Norte (North Bridge): este chip faz um trabalho "mais pesado" e, por isso, geralmente requer um dissipador de calor para não esquentar muito. Cabe a ponte norte as tarefas de controle do FSB (front side bus - velocidade na qual o processador se comunica com a memória e com componentes da placa - mãe), da frequëncia de operação da memória, do barramento AGP, etc.

     

  • porque a placa de vídeo é o dispositivo de E/S

    e um barramento interliga CPU, MP e dispositivo de E/S.

    I/O Controller HUB controla...vai controlar o que ? algum tipo de barramento...nesse caso o PCI


ID
189571
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um analista de negócio de uma grande empresa reclama de lentidão em sua estação de trabalho Windows XP (32-bit). O analista de suporte constatou que a máquina possui 1 GB de RAM, e concluiu que, devido ao grande processamento estatístico, será necessário aumentar a memória dessa estação. Dentre as opções abaixo, qual a maior quantidade de memória RAM total, em GB, suportável por essa estação?

Alternativas
Comentários
  • Capacidade de expansão

    De um modo geral os computadores encontram-se limitados nas quantidades de memória que podem conter. A esse limite chamado capacidade de expansão corresponde o valor máximo de memória que um sistema específico pode conter. Existem limitações quanto ao hardware e ao software.

    No que respeita às limitações de hardware, de equipamento, a quantidade de memória é limitada pelo espaço de endereçamento do processador. Um processador que utilize endereços de 32 bits, por exemplo, só poderá endereçar 2³² (4 294 967 296) palavras de memória. Esta é a razão pela qual os computadores que utilizam processadores 32 bit (x86) são limitados a 4 gigabytes de memória. Enquanto os processadores atuais 64 bit gerenciam até 128 GB de memória RAM e 16 TB de memória virtual. O sistema operacional também deve ser 64 bit para trabalhar com esses valores.

    Um determinado software (como o sistema operativo) pode ter sido desenhado para permitir uma quantidade limitada de memória.

    O limite de capacidade de expansão de memórias RAM também é limitado pela placa-mãe do computador, que provê um certo número de fendas para as cartas de memória, bem como o chipset necessário para acessar a memória principal.76

  • Complementando o comentário anterior, podemos destacar que vários dispositivos em um computador requerem acesso à memória para poderem ser comunicar com o Windows. Isso é conhecido como "Memory-Mapped I/O" ou MMIO. Devido a uma decisão tomada há um bom tempo, durante a elaboração da arquitetura do sistema, para que o espaço de endereçamento do MMIO esteja disponível aos aplicativos, ele precisa estar contido dentro dos 4GB de espaço endereçável, o que é conhecido como "Memory Mapped I/O Reservations".

    Por exemplo, se você tem uma placa de vídeo com 256MB de memória onboard, essa memória precisa estar mapeada dentro dos 4GB disponíveis para endereçamento. Se o computador possui 4GB de memória instalada, parte desse espaço não poderá ser acessado por já ter sido reservado para o mapeamento da memória da placa de vídeo. O Windows não usará a memória RAM para armazenar as texturas e os objetos tridimensionais, ele usará a memória onboard da placa, o MMIO é só a forma que o Windows tem de se comunicar com o hardware. O mapeamento da memória da placa de vídeo e de outros componentes do hardware (placa de captura de TV, portas USB, placas de som…) precedem o mapeamento da memória RAM instalada, sendo assim, tais condições reduzem a quantidade total de memória que fica disponível para o sistema operacional.

    A redução da quantidade de memória disponível depende dos dispositivos instalados, entretanto, para evitar possíveis problemas de incompatibilidade de hardware, as versões de 32-bit do Windows Vista limitam o total de memória disponível em 3.12GB.

    Contudo, se o computador em questão possuir muitos dispositivos instalados a quantidade de memória disponível pode ser reduzida para 3GB ou menos.

  • Em 32 bits, máximo endereçamento = 2^32= 4 GB.

    Já tem 1 GB, logo se pode adicionar 3 GB. Opção (B).

ID
192997
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

São características das memórias SRAM:

Alternativas
Comentários
  • Memória SRAM (Static Random Access Memory)

    • Memória de acesso aleatório
    • Mantém os dados armazenados desde que seja mantida sua alimentação, não precisando que as células que armazenam os bits sejam refrescadas (atualizadas de tempo em tempo), como é o caso das memórias DRAM.
    • Embora sejam mais caras e ocupem mais espaço, quando comparadas às DRAM, possuem a vantagem de serem bem mais rápidas
    • Usadas em memórias cache L1 e L2.
    • Consomem mais energia e aquecem mais que as DRAM.
    • Usam circuitos no modelo flip-flop.
  • SRAM (Static Random Access Memory)

    -  memória RAM estática, que tem baixo consumo de energia e é uma memória rápida;

    -  dispensa as renovações periódicas necessárias na DRAM, tornando-a muito mais rápida que esta, ou seja, sem refresh;

    -  é mais cara, mais rápida, e ocupa mais espaço que a DRAM;

    -  usada para fazer os módulos de CACHE.


    Alternativa: E

  • Alto custo é relativo, se comparado ao custo de armazenamento em um registrador ou em uma memória cache o custo é baixíssimo.

  • William Stallings, Arquitetura e organização de computadores 8edição, Capítulo 5 Memória interna p. 131

    Uma célula de memória dinâmica é mais simples e menor que uma célula de memória estática. Assim, a DRAM é mais densa (células menores = mais células por unidade de área) e mais barata que uma SRAM correspondente. Por outro lado, uma DRAM requer o suporte de um circuito de refresh. Para memórias maiores, o custo fixo do circuito de refresh é mais do que compensado pelo menor custo variável das células de DRAM. Assim, as DRAM tendem a ser favorecidas para requisições de grande memória. Outro ponto é que as SRAM geralmente são um pouco mais rápidas que as DRAM. Devido a essas características, a SRAM é usada para a memória cache (no chip e fora dele), e a DRAM é usada para a memória principal.


ID
201259
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

As principais funções da UCP são controlar e executar as operações de processamento dos dados, tendo um papel importante no desempenho do sistema computacional e executando as instruções que estão na memória principal.

Alternativas
Comentários
  • A questão esta certa!

     

    A Unidade Central de Processamento - UCP  é a responsável pelo processamento e execução dos programas armazenados.

    As funções da UCP são: executar as instruções e controlar as operações no computador.

    A UCP é composta de duas partes:

    UAL - Unidade Aritmética e Lógica : tem por função a efetiva execução das instruções;

    UC - Unidade de Controle - tem por funções a busca, interpretação e controle de execução das instruções, e o controle dos demais componentes do computador;

    Fonte: http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/rmano/comp8ucp.html

  • UCP ... executando as instruções que estão na memória principal ?
    E os registradores servem pra quê ?
    Esta questão está errada.

    Na questão:
    http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/5ccad21a-30
    A banca CESPE não fez este tipo de "ABSTRAÇÃO".
  • Os registradores, basicamente, armazenam ENDEREÇOS de memória onde as INSTRUÇÕES estão localizadas. Portanto é correto dizer: "executando as instruções que estão na memória principal. "
  • Atualmente as forças de segurança pública não podem fazer greve.

  • UCP ou CPU tem como funções principais controlar e executar as operações de processamento de dados. A CPU exerce o controle do computador, sendo responsável pela busca das instruções na memória e pela sua interpretação e execução.

  • Nenhum agente de segurança pública pode fazer greve


ID
201268
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Clock é um dispositivo que mantém as informações na memória ROM ativas.

Alternativas
Comentários
  • Clock é um sinal periódico que sincroniza as funções da CPU
  • Essa é aquela questão para não zerar a prova!
  • Importante lembrar que ROM não é volátil, logo não precisa de nada para manter suas informações ativas.
  •      O clock é um pulso elétrico que sincroniza as atividades do computador. A cada “pulso de clock”, os dispositivos executam suas tarefas, param e aguardam o próximo ciclo de clock.


ID
201274
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A memória flash, que se constitui de uma pequena porção de memória com curto tempo de resposta, normalmente integrada aos processadores, permite incrementar o desempenho do processador durante a execução de um programa.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Este é o conceito da memória cache, e não flash.

  • Memória flash é uma memória de computador do tipo EEPROM (Electrically-Erasable Programmable Read-Only Memory). Permite armazenar dados por longos períodos, sem precisar de realimentação elétrica. Isso possibilitou o surgimento dos cartões de memória, pendrives, celulares etc.

  • Flash é uma memória FEPROM, a questão refere-se a memória cache, que são do tipo SRAM ( memória estática ). portanto memorias FEPROM não são encontradas dentro do  processador.

  •  

    GABARITO: E

     

    MEMÓRIA FLASH

        É uma memória não volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dados em massa. Por ser uma memória não volátil, é um dispositivo necessário para se ter um meio de executar novamente programas e carregar o conteúdo de arquivos gravados anteriormente.

    MEMÓRIA CACHE

        constitui de uma pequena porção de memória com curto tempo de resposta, normalmente integrada aos processadores, permite incrementar o desempenho do processador durante a execução de um programa.


ID
201280
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Na hierarquia de memórias, funciona o princípio da localidade, segundo o qual o programa acessa uma porção relativamente pequena do espaço de endereçamento em qualquer instante de tempo.

Alternativas
Comentários
  • Princípio de localidade:
    · Em um instante de tempo qualquer, um programa acessa uma porção relativamente pequena do seu espaço de endereçamento.

    · Localidade temporal: se um item (instrução ou dado) do programa é acessado, ele provavelmente logo será acessado novamente.

    · Localidade espacial: se um item do programa é acessado, itens cujos endereços são próximos provavelmente logo serão acessados.

    · Programas em geral exibem localidade temporal e espacial devido às estruturas de dados e de controle utilizadas (laços, execução seqüencial, subrotinas, vetores, ...).

  • Errei a questão. Então fui olhar no livro do Mário A. Monteiro e achei a seguinte definição:

    Conceito de localidade: Fenomeno relacionado com o modo pelo qual os programas em média são escrito e executados pela UCP.

    Introdução à organização de computadores - pagina 143

    Fiquei então sem entender o erro. =/
  • Acredito que se basearam nessa fonte ao elaborar a questão:

    http://www.dimap.ufrn.br/~ivan/orgI/hierarquiadememoria.pdf


    Trecho referente à questão:

    · Princípio de localidade:
    · Em um instante de tempo qualquer, um programa acessa uma porção relativamente
    pequena do seu espaço de endereçamento.

    · Localidade temporal: se um item (instrução ou dado) do programa é acessado, ele
    provavelmente logo será acessado novamente.

    · Localidade espacial: se um item do programa é acessado, itens cujos endereços são
    próximos provavelmente logo serão acessados.

    · Programas em geral exibem localidade temporal e espacial devido às estruturas de dados e
    de controle utilizadas (laços, execução seqüencial, subrotinas, vetores, ...).
  • GABARITO: C

     

    Princípio de localidade:
    · Em um instante de tempo qualquer, um programa acessa uma porção relativamente pequena do seu espaço de endereçamento.
     


ID
204625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação às memórias usadas em computadores, julgue os itens
seguintes.

Se a célula de uma memória, cujo endereço, em hexadecimal, é 2AA68, armazena um valor igual a FF4A, também em hexadecimal, então o registrador de endereço de memória (REM) deve ter capacidade para armazenar, no mínimo, 16 bits.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    REM : Registrador de Endereço de Memória

    "cujo endereço, em hexadecimal, é 2AA68"

    2AA68 => 20 bits

  • A informação relevante é o endereço da célula de memória: 2AA68. Sendo este o endereço, pode-se calcular quantos bits são necessários para representá-lo.

    Sabe-se que pode-se atribuir 16 valores para cada posição do número Hexadecimal: 0 a F. Assim, para representar cada posição do número Hexadecimal são necessários 4 bits. A saber: o valor 0 em Hexa é representrado por 0000 em bits, e o valor F representado por 1111 em bits.

    Para um número de 4 posições, são necessários 4 x 4 bits. Ou seja, 16 bits.

    Como o número Hexadecimal 2AA68 tem mais que 4 posições, podemos afirmar que a quantidade necessária de bits para representá-lo é maior que 16.

    Isso nos faz marcar a questão como Errada.

    Mas afinal, quantos bits são necessário para representar 2AA68? Para representar os dígitos menos significativos precisamos de 16 bits. Mas ainda falta representar o número 2, o dígito mais significativo. O 2 representado em bits é : 10(mais significativo à esquerda). Sendo assim, para representar o número 2AA68 são necessários, no mínimo, 18 bits.

     

  • Na verdade, Alessandro Castro, são necessários no mínimo 20 bits para representar o número, uma vez que o dígito 2 também está representado em Hexadecimal, ou seja, 0010 (4 bits).

  • Endereços em HEXADECIMAL custam 1 Nibble para cada letra.

    1 Nibble = 4bits 

     

    2AA68 = 5 Letras em Hexadecimal 

     

    4 x 5 = 20 Bits


ID
204628
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação às memórias usadas em computadores, julgue os itens
seguintes.

As arquiteturas dos computadores modernos normalmente estabelecem dois ou três níveis diferentes de memória cache, todos constituídos por memórias do tipo SRAM (static RAM).

Alternativas
Comentários
  • Memória SRAM (Static Random Access Memory, que significa memória estática de acesso aleatório em Português) é um tipo de memória de acesso aleatório que mantém os dados armazenados desde que seja mantida sua alimentação, não precisando que as células que armazenam os bits sejam refrescadas (atualizadas de tempo em tempo), como é o caso das memórias DRAM.

    Embora sejam mais caras e ocupem mais espaço, quando comparadas às DRAM, possuem a vantagem de serem bem mais rápidas, justificando seu uso nas memórias cache L1, L2 e L3. Além disso, as memórias estáticas consomem mais energia e aquecem mais que as DRAM. Memórias estáticas usam circuitos no modelo flip-flop.


ID
204631
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação às memórias usadas em computadores, julgue os itens
seguintes.

Um computador com barramento de endereços de 22 bits de tamanho e que possua memória principal com capacidade de armazenar palavras de 2 bytes em cada uma de suas células é capaz de armazenar um total de 64 megabytes na sua memória principal.

Alternativas
Comentários
  • A capacidade total da memória pode ser calculada efetuando-se a seguinte multiplicação.

     

    2²² (Total de endereços )  X 2¹? (total de bits em cada célula)=

    = 2³? = 2³? X 2? = 64 x 2³?  = 64Gb (Gigabits)

     

    OU

     

    2²² X 2²  = 2²?  =  2? X 2²? = 16 X 2²? = 16 MB (MegaBytes)

  • Charles, você fez o último cálulo errado:

    64Mb = 8MB
     

  • leoh leoh  Bem observado.

    Foi falta de atenção msm.

  • São 22 bits para os possíveis endereços de memória e 16 bits(2 bytes) para cada célula de memória.

    Assim a memória é capaz de armazenar 2^22 x 2^16 bits. Ou seja 2^38 bits, número este decomposto a seguir:

    2^38

    2^8 x 2^30

    2^5 x 2^30 x 2^3

    32  Giga  byte

    = 32 Gigabytes

  • Alessandro, seus cálculos estão incorretos.
    Vejamos:

    Para se calcular a capacidade da MP usa-se a fórmula T = N x M, onde T é o total de bits da memória, N é o total de células e M o tamanho da célula.

    Na questão temos:
    T = ?
    N = 2^22
    M = 2 x 2^3 ou 2^4 (16 bits)

    T = 2^22 x 2^4 (e não 2^16, isso seria uma célula de 64Mb ou 8MB)

    Assim, a capacidade da memória principal é o valor que o Leonardo Machado informou abaixo. 64Mb = 8MB

  • 1 Mbyte = 220 bytes
    Um barramento de endereços de 22 bits corresponde a 222 endereços.
    Cada endereço armazena 2 bytes.
    Capacidade total de armazenamento = 222 x 2 bytes = 223 bytes = 23 x 220 = 8 x 220 bytes = 8 Mbytes
  • Exato. Para se determinar a capacidade total da RAM, deve-se fazer T = N x M.

    As memórias RAM são organizadas em células. Como cada célula pode conter, no máximo, um dado, e é identificada por
    endereço, eu determino a capacidade máxima de memória com a quantidade de endereços q o sistema suporta.
    Em cada célula, armazenamos bits. Para uma célula de M bits, poderemos ter 2^M símbolos diferentes. Numa célula de M=16 bits(2 Bytes), poderemos ter até 65536 símbolos.

    Se uma MP possui N endereços = 22, no caso da questao, e E é a quantidade de bits que compõe cada um dos N endereços, então N = 2^E. Esta MP terá, conseqüentemente, a capacidade de armazenamento T igual a N x M.
    Fazendo as contas, T = N x M

    T = 2 ^ E x M

    T = 2 ^ 22 x 16

    T = 67108864 bits. Fazendo a conta passo a passo.

    1) Convertendo de bit pra bytes, temos: 67108864 / 8 = 8388608 Bytes;

    2) De bytes pra KB, temos: 8388608 / 1024 = 8192 KB;

    3) De KB para MB, temos 8192 / 1024 = 8 MB.

    Então, toda vez q vc for calcular a capacidade máxima da memoria de um computador, vc precisa multiplicar seu barramento de endereços pelo tamanho de cada celula.


  • T = M x 2^E, E = 22, M = 2

    T = 2 x 2^22 = 2 x (2^2)MB

    T = 2x4MB = 8MB

     


ID
204634
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação às memórias usadas em computadores, julgue os itens
seguintes.

O tempo total para acessar uma informação em um disco rígido - o somatório dos tempos de busca (seek) e de latência - é muito maior que o tempo necessário para acessar uma informação na memória principal.

Alternativas
Comentários
  • Questão pegadinha!

    Tempo de acesso = seek + latência + transferência

    Na questão faltou falar do tempo de transferência.

  • A formula para o tempo de acesso eh: TA= seek + latência + transferência. Já o tempo necessário para acessar uma informação na memória principal deverá ser tão próximo de zero quanto possível, de modo a manter a velocidade de transferência tão alta quanto possível. 
    O tempo de acesso dos dados na MP eh o tempo que leva para a memória colocar a informação no barramento de dados depois da posição ter sido endereçada. Depende da tecnologia de fabricação, mas costuma ser de poucos nanossegundos para memória tipo RAM e de dezenas de milissegundos para memória secundária(HD).
    Assim, mesmo q se despreze a transferência, acredito q "este" tempo seja bem maior, como afirma a questão. Essa questão eh passível de recurso.
  • Pessoal geramente a memória RAM fica mais próxima da CPU, e o HD fica um pouco mais longe em relação a memória RAM. Meu raciocínio foi analisar a distância dos dois, pois quanto mais perto da CPU mais rápido será a velocidade de busca e resposta no dispositivo.

    Claro que devemos levar em consideração a velocidade de transferência ,do barramento e etc.


ID
214171
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A arquitetura de processadores UMA (Uniform Memory Access), que utiliza um único barramento para comunicação entre os processadores e a memória RAM, tem como principal limitador o(a)

Alternativas
Comentários
  • UMA (Uniform Memory Access)
    Neste tipo de máquina, o tempo para o acesso aos dados na memória é o mesmo para todos os processadores a para todas as posições da memória. Essas arquiteturas também são chamadas de SMP (Symmetric MultiProcessor). A forma de interconexão mais comum neste tipo de máquina é o barramento e a memória geralmente é implementada com um único módulo.

    O principal problema com este tipo de arranjo é que o barramento e a
    memória tornam-se gargalos para o sistema, que fica limitado a uma única transferência por
    vez.

    fonte: www.inf.ufes.br/~luciac/fem/MIMD.pdf

  •  A arquitetura UMA possui uma única memória central e todas as CPU acessam essa memória através de um barramento único. Esse acesso é apoiado por memórias cache. O fato de usar um barramento único proporciona sobrecarga no meio. Limitando o número de processadores utilizados nessa arquitetura.

  • A Arquitetura UMA ou SMD tem sua interconexão feita por meio de barramento e a memória existe em um único módulo, concentrada.  Para acessar esta memória usa-se o barramento, mas isso pode representar um gargalo se existirem muitas CPUs compartilhando o barramento.


ID
223927
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação ao hardware, o tipo de memória estática que, apesar de ser mais rápida que a dinâmica, tem capacidade menor de armazenamento de dados, sendo utilizada em chips de memória cache, é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • PROM ( programmable  Read-Only memory): memória de leitura programavel apenas uma vez.
    DRAM - é um tipo de memória RAM de acesso direto que armazena cada bit de dados em um condesador ou capacitador. O número de eletrons armazenados no condesador determina seo bit é considerado 1 ou 0. Como pode haver fuga de eletrons, a informação deve ser refrescada de tempos em tempos.
    EPROM: (Erasable programmable Read-only memory): Memória de leitura apagável (por meio de exposição à luz ultravioleta) e programável.
    SRAM (Static Random Access Memory (memória estática de acesso aleatória) é um tipo de memória de acesso aleatório que mantem os dados armazenados desde que seja mantido a sua alimentação, não precisa que as células que armazenam os bits seja refrescadas. 
    EAROM (Electrically-Alterable Programmable Read-Only Memory): as memórias EAROM podem ser vistas como um tipo de EEPROM. Sua principal característica é o fato de que os dados gravados podem ser alterados aos poucos, razão pela qual esse tipo é geralmente utilizado em aplicações que exigem apenas reescrita parcial de informações;
  • As memórias cache são fabricadas com circuitos eletrônicos de alta velocidade para atingirem sua finalidade. Em geral, são memórias estáticas, denominadas SRAM (Static Random Access Memory).


ID
229489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito dos diferentes tipos de memória usados em computadores, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • EPROM (Erasable Programmable Read Only Memory) - é um tipo de memória ROM. Vendida "virgem" e o programa é gravado usando um gravador apropriado. É possível apagar a memória para gravar um novo programa nela. Esse procedimento é feito expondo o chip a uma luz ultra-violeta por um determinado período de tempo.

    EEPROM (Electrically Erasable Programmable Read Only Memory) - pode ter seu conteúdo apagado eletricamente.
  • Recurso....
    1K = 1000
    1kB (byte) = 2^10 = 1024

    Cespe ainda? achei que fosse uma banca séria...
  • Os recursos são sumariamente indeferidos.
    Procurando "banca séria" ainda? Mais fácil encontrar o Papai Noel :P
  • A respeito dos diferentes tipos de MEMÓRIA usados em COMPUTADORES, assinale a opção correta.
    d) Nas unidades de memória, 1K equivale a 210, 1M equivale a 220, 1G equivale a 230 e 1T equivale a 240.

    Sim, nas unidades de memória 1K equilave a 2^10 (...), se nao falasse em unidades de memoria 1K seria igual a 1000, conforme exposto pelo amigo acima. Percebam que existe um contexto, logo o uso da palavra "byte" não seria obrigatório para o entendimento da questão.

    Questão correta!!! []s
  • Questao inteiramente copiada daqui, http://www.ime.usp.br/~weslley/memoria.htm, inclusive a continha 1K, 1M, 1G, 1T. Que podre!!!!

    a ) A memória do tipo EPROM pode ter seu conteúdo apagado aplicando-se uma voltagem específica em um dos seus pinos de entrada.

    Errado! Refere-se a EEPROM e nao EPROM. Esta so pode ter seu conteudo apagado expondo-a a raios UV.

    b ) A divisão lógica de um CD é similar à de um disco rígido. Os dados são gravados em trilhas e setores, mas em uma espiral contínua, em blocos de dados. 

    Errado. A divisão lógica dos Cd´s é totalmente diferente de um disco rígido. Os dados não são gravados em trilhas e setores, como nos HDs, mas numa espiral contínua, em blocos de dados.

    c ) Cache read ocorre quando o sistema de memória cache atende a uma requisição do processador; quando não atende, ocorre cache skip.

    Errado. Quando o sistema de cache atende a uma requisição do processador, é chamado cache hit. Se o sistema de cache não atende a uma requisição do processador, é chamado de cache miss.

    d ) Nas unidades de memória, 1K equivale a 2^10, 1M equivale a 220, 1G equivale a 230 e 1T equivale a 240. 

    Certa. Basta lembrar daquela conta básica de matemática: 

    - 1KB = 2^10Bytes = 1024Bytes;

    - 1024Bytes * 1024Bytes, ou (2^10) * (2^10), eh igual a 2^20(numa multiplicação, somam-se os expoentes), ou 1MB. 

    - 2^20, ou 1MB, vezes 1024, ou 2^10, eh igual a 2^30, ou 1GB;

    - A mesma ideia vale para 1TB, ou 2^40.

    e ) A memória de vídeo trabalha nos modos texto e gráfico. No modo texto, a CPU deve especificar o valor da cor de cada pixel ou ponto da tela.

    Os modos de vídeo são: modo texto e modo gráfico. No modo texto, a CPU usa um conjunto de bytes do buffer de vídeo para prescrever que caractere aparecerá, em que posição da tela e com que cor. No modo gráfico, a CPU deve especificar o valor da cor de cada pixel ou ponto da tela. O Adaptador de vídeo encarrega-se de formar os caracteres.


ID
229849
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O processo de alternar dados entre a memória virtual e a memória RAM, conforme a necessidade de uso, é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  •     a) Swapping; (Correto)

        b) FIFO; (Algoritmo de escalonamento. First in First Out)

        c) Alocação Contínua; (Endereços de memória são alocados de forma sequencial)

        d) Cache; (Memória mais rápida colocada entre a memória principal e a CPU)

        e) Fragmentação. (Efeito que ocorre devido aos espaços vazios deixados pelas partes de memória desalocada entre blocos de memória alocados)
  •  a)Swapping;correot

     b)FIFO; - first in first out. Ordem de processing de uma fila (queue). A inserção em uma fila é sempre no fim e a remoção sempre no inicio. Se remover quando a lista estiver vaiza, um erro é causado: IndexOUtOfboundsExecption;

     c)Alocação Contínua; - om meio como alocação na memoria é feito com estruturas de dados tipo lista e arrays.

     d)Cache; - um tipo de memoria, a qual é responsavel por rapido processamento

  • O swapping é uma técnica criada na tentativa de melhorar o problema da insuficiência de memória durante a execução de alguns processos em ambientes multiprogramados. Essa técnica consiste em transferir automaticamente todo o processo da memória principal para o disco (swap out) e vice-versa. Um dos problemas gerados pelo swapping é a relocação dos programas como no caso de um programa que saia muitas vezes e volte para a memória, onde é necessária que a realocação da mesma seja realizada automaticamente pelo loader a cada operação de carregamento. A melhor solução para esta relocação é a realizada através do registrador base ou registrador de relocação. Toda vez que um programa é carregado na memória, a sua registradora base é carregada com o endereço inicial da região de memória onde o programa será carregado.

    Problemas: Ineficiência em função do tempo gasto em cada carregamento.

    Solução: Implementação no Hardware dos computadores para permitir que a relocação seja realizada durante a execução do programa.

    Vantagens:

    Maior compartilhamento da memória;

    Maior throughput;

    Eficiente.

    Desvantagens:

    Elevados custos das operações de entrada e saída.


ID
235531
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CODENI-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Qual é o componente de um sistema de computação cuja função é armazenar as informações que são manipuladas por este sistema para que as informações possam ser prontamente recuperadas, quando necessário?

Alternativas
Comentários
  • É responsabilidade da memória armazenar os dados para que possam ser recuperados quando necessário.

ID
235549
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CODENI-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Das opções abaixo, qual não apresenta característica referente à memória cachê?

Alternativas
Comentários

ID
242818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considere que determinada empresa planeje elaborar um manual
para orientar seus usuários de produtos e serviços de informática.
Nesse manual, devem constar informações acerca de fundamentos,
organização e componentes de computadores. Julgue se cada item
a seguir apresenta informação correta, a ser colocada no referido
manual.

A informação de que um notebook é dotado de um processador com 1 megabyte de L2 cache significa que esse computador possui, em substituição às tradicionais L1, uma nova geração de memória cache, mais rápida e com maior capacidade de armazenamento.

Alternativas
Comentários
  • Caches L1 e L2 existem em conjunto na hierarquia de memória de um computador.

  • L2 cache não são substitutas de L1 cache.
    Cache L1:  uma pequena porção de memória estática presente dentro do processador.
    Cache L2: contém muito mais memória que o L1 cache. É mais um caminho para que a informação requisitada não tenha que ser procurada na lenta memória principal. 
  • L2 é maior e mais lenta que L1
  • Simples:

     

    Processador ----------------- L1 -------------------------------L2---------------------------------L3------------------------Memória Principal

     

    Ora, quanto mais perto do processador mais rápida será.


ID
246979
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Os termos PS2, 750GB SATA2 7200RPM, 2GB DDR3 e 10/100Mbps dizem respeito, respectivamente, aos seguintes componentes:

Alternativas
Comentários
  • PS2 - tipo de entrada para o dispositivo de entrada e saída (teclado/mouse)
    750GB SATA2 7200RPM - Informações referentes as características de dispositivos do tipo Hard Disk (HD)
    2GB DDR3 - Capacidade e tecnologia de Memória RAM
    10/100Mbps - Taxa de transmissão de interfaces de rede

ID
249367
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca de conceitos básicos de informática, julgue os itens a seguir,
relativos a processamentos de dados, arquitetura de computadores,
hardware e software.

O padrão DIMM é empregado em memórias SDRAM, que permitem a leitura ou o armazenamento simultâneo de dois dados em alta frequência. Esse padrão é utilizado normalmente em processadores Pentium II e III, em um encapsulamento composto por módulos de 168 pinos.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    DIMM
     (Double In-Line Memory Module): os módulos DIMM levam esse nome por terem terminais de contatos em ambos os lados do pente. São capazes de transmitir 64 bits por vez. A primeira versão - aplicada em memória SDR SDRAM - tinha 168 pinos. Em seguida, foram lançados módulos de 184 vias, utilizados em memórias DDR, e módulos de 240 vias, utilizados em módulos DDR2 e DDR3. Existe um padrão DIMM de tamanho reduzido chamado SODIMM (Small Outline DIMM), que são utilizados principalmente em computadores portáteis, como notebooks;
  • Padrão DIMM utilizado em processadores? Por favor alguem me explica isso?
  • correto- DIMM (dual inline memory mode), tem 168 vias & contatos nos 2 lados & usa words de 64-bit. e.g.: SDRAM.PC-166, onde 166 é a frequencia


ID
270781
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considerando os conceitos de arquitetura dos computadores, julgue
os itens a seguir.

EEPROM é um tipo de memória normalmente utilizado para armazenar temporariamente os dados que estejam sendo processados por um programa em execução em um computador.

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    Quem armazena os dados durante o processamento é a memória RAM. A EPROM contém informações de leitura para inicialização do computador (e consultas durante o funcionamento).
  • EPROM - Erasable Programmable Read Only Memory (memória somente de leitura programável e apagável) é uma memória PROM que pode ser apagada se exposta à luz de uma lâmpada ultravioleta. Por este motivo o dispositivo é dotado de uma janela transparente na qual é possivel fazer incidir luz UV para apagamento dos dados.


    EEPROM - Electrical Erasable Programmable Read Only Memory (memória somente de leitura programável, e apagável electricamente) é uma memoria EPROM que pode ser apagada electricamente SEM o auxílio da lâmpada UV.
  • RAM (RANDOM ACCESS MEMORY) é um tipo de memória normalmente utilizado para armazenar temporariamente os dados que estejam sendo processados por um programa em execução em um computador.

     

    GABARITO: E

  • Gabarito Errado

    EEPROM (também escrita E2PROM, e pronunciada "e-e-prom"), sigla do inglês de Electrically-Erasable Programmable Read-Only Memory, é um tipo de memória não-volátil usada em computadores e outros dispositivos eletrônicos para armazenar pequenas quantidades de dados que precisam ser salvos quando a energia é removida, por exemplo, dados de configuração do dispositivo. Apesar de no nome se declarar Read-Only, esse foi classificado incorretamente, pois é tanto Read/Ler, quanto Write/Escrever, pelo fato de que códigos de erro no OBD-II poderem ser removidos independentemente, dentre outras características. Este se assemelha à denominação incorreta de ROM dos smartphones, conforme a Ciência da Computação.

    Ao contrário da maioria dos outros tipos de memória não-volátil, bytes individuais em uma EEPROM tradicional pode ser lidos, apagados e re-escrita de forma independente.

    Atualmente já existe uma memória não-volátil mais moderna, derivada da EEPROM, a memória flash. Quando grandes quantidades de dados estáticos devem ser armazenados (por exemplo, em unidades flash USB) a memória flash é mais econômica do que os dispositivos tradicionais de EEPROM.

    Enquanto uma EPROM é programada por um dispositivo eletrônico que dá tensões maiores do que os usados normalmente em circuitos elétricos e pode ser apagada apenas por exposição a uma forte luz ultravioleta, a EEPROM pode ser programada e apagada dentro do próprio circuito, eletricamente, pela aplicação de sinais de programação especiais. Originalmente, EEPROMs foram limitados a operações de byte único que os fizeram mais lento, mas EEPROMs modernos permitem operações com múltiplos bytes.

    Embora uma EEPROM possa ser lida, um número praticamente ilimitado de vezes, ela possui uma vida útil limitada - isto é, o número de vezes que pode ser reprogramada (apagada e programada novamente) foi limitado a dezenas ou centenas de milhares de vezes, devido a contínua deterioração interna do chip durante o processo de exclusão que requer uma tensão elétrica mais elevada. Essa limitação foi estendido para um milhão de operações de gravação em EEPROM modernos. Entretanto essa vida útil da EEPROM, se torna uma importante consideração a ser feita, quando seu uso em um computador, por exemplo, tenha uma previsão de frequentes reprogramações. É por esta razão que EEPROMs foram utilizados para informações de configuração, ao invés de memória de acesso aleatório.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
270784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considerando os conceitos de arquitetura dos computadores, julgue
os itens a seguir.

A CPU contém internamente uma memória de alta velocidade para o armazenamento de valores intermediários ou informação de comando. Essa memória é composta por registradores (ou registros), e cada registro possui uma função própria.

Alternativas
Comentários
  • Certo.
    É a memória cache L1 e L2 (level 1 e level 2).
  • Não é a L1 ou L2. São os proprios registradores.

    Os registradores encontram-se dentro da CPU. Exemplo: Reg. de instrução, PI, RDM, REM, etc..

    A cache L1 e L2 está dentro da mesma pastilha onde está a CPU, mas não está dentro da CPU. Ela está simplesmente bem próxima à ela.

    Portanto, a questão fala dos registradores (que são memórias bem pequenas para armazenar uma única instrução)
  • mas cada um registrador possui uma funcao própria ? Ou seja determinado registrador nunca executará funções de outro registrador?
  • Apesar de ter marcado a questão como correta concordo em parte com o questionamento do colega leonardo acima.

    Alguns registradores realmente possuem função própria que nunca será executada por outro registrador. Por exemplo PC, SP, RDM,  etc...
    Mas existem também os registradores de uso geral, que são utilizados para guardar dados da aplicação em execução. Por exemplo AX, BX, CX da arquitetura 8086. Alguns destes registradores possuem funções próprias, Como por exemplo o AX que normalmente recebe o resultado de operações de acumulação, mas ainda sim eles podem ser utilizados para outros propósitos.
    Já outras arquiteturas como o pentium 4 possuem 128 registradores, sendo que muitos não possuem nenhum uso específico.

    Logo concordo que é um pouco forçado afirmar que : "cada registro possui uma função própria. "
  • Correto. Eis alguns registradores importantes e suas funções:

    - CI Contador de Instruções (em inglês: PC - Program Counter) - armazena o endereço da próxima instrução a ser executada - tem sempre o mesmo tamanho do REM.
    - RI Registrador de Instrução (em inglês: IR - Instruction Register) - armazena a instrução a ser executada.
    - ACC Acumulador (em inglês:ACC - Accumulator) - armazena os dados (de entrada e resultados) para as operações na UAL; o acumulador é um dos principais elementos que definem o tamanho da palavra do computador - o tamanho da palavra é igual ao tamanho do acumulador.

    A comunicação entre memória e UCP usa dois registradores chamados de Registrador de Endereços de Memória - REM ou, em inglês, Memory Address Register (MAR), bem o como Registrador de Dados da Memória - RDM ou, em inglês, Memory Buffer Register (MBR).
  • O gabarito é duvidoso, pois depende da arquitetura adotada. Máquinas RISC costumam ter registradores de uso geral, enquanto máquinas CISC costumam ter registradores com funções específicas.
    Agora, levando para o lado do bom senso, máquinas RISC stricto sensu são pouquíssimas e as arquiteturas dominantes na prática são tipicamente híbridas CISC e RISC. Além disso, nessas arquiteturas, os registradores costumam ter funções específicas. Na famosa x86, mesmo os registradores ditos "de uso geral" possuem função específica, como é o caso do AX e DX na operação div, que armazenarão o quociente e o resto.
  • Acredito que caberia recurso para questões. Pois existem registradores de uso geral, onde não há distinção de função.

ID
273334
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca dos conceitos de informática, julgue os seguintes itens.

Considere que, ao ligar um computador cujo processador tem barramento de endereçamento de 16 bits, o programa de carga libere a seguinte mensagem: Erro no endereço 156110. Nessa situação, é correto inferir que o programa de carga apresenta um erro, já que o endereço 156110 não existe na arquitetura em questão.

Alternativas
Comentários
  • Essa daí foi tensa, alguém sabe explicar?
  • Apesar do enderecamento de 16 bits permitir 2^16 (4096 endereços físicos) do 0 ao 4095, só isso não basta pra concluir que há erro, já que este pode possuir memória virtual com endereços lógicos gerenciados por uma MMU por exemplo. Por isso, questão errada...
  • Já que devemos considerar a hipótese da memória virtual essa questão deveria estar classificada de Sistemas Operacionais, né?
  • Peraí... 2^16 = 4096? Não seria igual 65.536!? 

    Logo, o endereço 156110 realmente não deveria existir nesta arquitetura...
  • Acredito que o erro da questão esteja nessa parte "é correto inferir que o programa de carga apresenta um erro", visto que os dados passados na questão não são suficientes para afirmar que o erro seja no "programa de carga".
  • Se a quantidade de bits do barramento de endereços não puder sinalizar o limite de endereçamento da memória principal (em função do que foi exposto no comentário = memória virtual) , como resolver as inúmeras questões cuja solução é por meio do total de bits deste barramento?
  • Há dois tipos de programa de carga: Absoluto e Relocável.

    O Ligador define o tipo de programa de carga e no caso do código ser relocável o programa pode ser carregado em qualquer posição da memória.

    Desta forma não é possível inferir que se trata de um erro no programa de carga.
  • Acho que a resposta é mais sutil. A questão mistura duas coisas bem diferentes e deixa tudo confuso. A questão induz ao erro fazendo crer que 16 bits é o espaço de endereçamento, mas na verdade é apenas a largura do barramento. Endereços de 32 bits podem passar por um barramento de 16 bits usando dois ciclos do relógio para sinalizá-lo, por exemplo. O endereço 156110 não é necessariamente inválido porque não foi informado qual o tamanho da palavra do processador. 

    A rigor essa questão tinha que ser anulada, porque nem sabemos se 156110 é decimal ou se é hexa.
  • 2^16 = 65.536 posições de memória, dado que cada posição de memória é constituída por 8 bits = 1 byte teremos 524288.

    Endereços possíveis: 0 à 524287
  • O endereço em questão existe, pois o 2 elevado a 16 = 65536, o que implica que o endereço 156110 está entre o bloco de processamento.
    O que leva a indicação de erro neste endereço, pode ser de diversas circunstâncias, como falha de entrada, mas não quer dizer necessariamente que seja erro de inexistência de endereço.

  • Gabarito: E

    Barramento de Endereço = 16 bits

    podemos endereçar 2^16 células: isto é 64 K células

    Não podemos inferir sobre o endereço 156110 pq nao sabemos o tamanho das
    células. Se fosse um processador cuja palavra (que tem célula de igual
    tamanho) de 32 bit.

    64 k x 32 = 2.097.152

    Se a palavra (barramento de dados) fosse de 16 bits (que tem célula de
    igual tamanho)

    64 x 16= 1.408.576

    se fosse de 8 bits..

    64 x 8 = 704.288


    Fonte: https://groups.google.com/forum/#!msg/timasters/9TBrHWMKPf4/Ffv0-gYJC1MJ
  • Eu pensei em Swapping. Tendo Swapping os endereços de memória poderiam crescer.

  • Questão tensa, tensa.

    Se vc adicionar um pente de memória de 8GB em uma placa mãe com barramento de endereços de 16bits, vai haver desperdício de 4GB, pois o processador pode endereçar apenas 16bits.

    Resumindo, o endereço 156110 realmente existe, porém, o processador não pode acessá-lo. Daí o erro.

  • Agora o jeito fácil de matar a questão... Quando a questão diz:

    é correto inferir que o programa de carga apresenta um erro, já que o endereço 156110 não existe na arquitetura em questão.

    Quando acontece esse tipo de erro não se pode afirmar que o endereço 156110 não existe... pq o endereço existe porem não consegue ser acessado... algo corrompido ou outro tipo de problema com o sistema.

    CESPE geralmente coloca informações apenas para tirar o seu foco de coisas aparentemente simples.


ID
276604
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • São memórias voláteis (precisam de energia para armazenar a informação) que ficam no mesmo "invólucro" do processador, podem ter mais de um nível (L1 e L2, por exemplo), mas devido ao custo, tem uma pequena capacidade de armazenamento.

    Resposta correta lerta E
  • Se na B tivesse "princípio da localidade" acho que estaria certo.
  • A localidade é a tendência do processador, ao longo da execução de um programa, referenciar instruções e dados na memória PRINCIPAL localizados em endereços próximos.
  •     a) A hierarquização da memória cache em múltiplos níveis prejudica auxilia seu desempenho.

        b) A localidade é a tendência do processador, ao longo da execução de um programa, referenciar instruções e dados na memória secundária primária localizados em endereços próximos.

        c) A localidade é o endereço de um programa que referencia instruções e ?uxos na memória principal.

        d) A memória cache é uma memória volátil de menor maior velocidade e com grande pequena capacidade de armazenamento.

        e) A memória cache é uma memória volátil de alta velocidade, porém com pequena capacidade de armazenamento. (correto)
  • "A localidade é a tendência do processador, ao longo da execução de um programa, referenciar instruções e dados na memória secundária localizados em endereços próximos. "

    Eu li este enunciado 10 vezes e não achei o erro!
    Impressionante ... a gente foca a definição de "localidade" como "referenciar instruções em endereços próximos" e passa o olho rapido no resto e não vê escrito memória secundária!

    Agora vou prestar atenção no trecho da memória!
  • Acredito que o comentário do Bernardo em relação ao princípio da localidade está errado quando ele se refere a memória principal. Princípio da localidade refere-se a memória cache.

ID
278089
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à organização e à arquitetura de
computadores.

Entre as características da memória RAM, inclui-se a altíssima velocidade de acesso e aceleração do processo de busca de informações na memória cache.

Alternativas
Comentários
  • A memória RAM realmente é uma memória de alta velocidade de acesso, mas a aceleração do processo de busca da informação da memória cache não se relaciona com a RAM e sim com o processador, pois a cache é uma memória ainda mais rapida e mais próxima ao processador, entao este, para acelerar a busca, procura primeiro na cache e só depois (caso nao encontre) procura na memoria RAM.
  • A memória RAM não é de altíssima velocidade. Mesmo com as memórias DDR, DDR-2 e DDR-3, as velocidade chegam a 1Ghz, que não é altíssima, comparado à velocidade dos processadores.

    "aceleração do processo de busca de informações na memória cache" - a memória RAM não está envolvida.
  • Memórias Voláteis

    Estática ( SRAM – “Static Random Access Memory” ) – A característica mais relevante deste tipo de memória é no fato dela ter um tempo de resposta muito pequeno, sendo assim usada para caches e registradores, e também por ocupar um espaço muito grande nas pastilhas de silício proporcionando um alto custo por bit.

  • A questão estaria correta se invertêssemos os termos RAM e cache. A RAM realmente é uma memória de alta velocidade de acesso, mas quando comparada a memórias secundárias. Ao compararmos a RAM com a cache, ela possui menor velocidade, que por sua vez, possui menor velocidade que os registradores.

  • O detalhe é que cache é memória RAM tb (SRAM)....


ID
278092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à organização e à arquitetura de
computadores.

A memória EEPROM, tipo de memória ROM, pode ser programada e desprogramada por meio de raios ultravioleta.

Alternativas
Comentários
  • EEPROM (Electrically-Erasable Programmable Read-Only Memory) é um tipo de memória ROM  que pode ser programada e desprogramada várias vezes (mas não ilimitadamente) eletricamente, e não através de raios UV.
  • A memória EPROM é que poderá ser desprogamada por meio de raios ultravioletas, e possui em sua superfície uma janela para aplicação da luz e sua desprogramação. Já a EEPROM será desprogramada eletricamente.
  • UVEPROM, Ultra Violet Erasable and Programable ROM - uma EPROM apagável deixando-o 5 a 10 minutos em contato com a radiação ultravioleta. Para isto tem uma janela em frente ao chip;
  • A questão esta errada devida não informa que só pode ser programada e apagada atraves de aparelhos de laboratório como emissores ultravioleta. 

    EPROM (Erasable PROM) – É uma PROM que pode ser apagada e programada novamente. Só que este tipo de PROM só pode ser apagada e programada utilizando-se aparelhos existentes em laboratório eletrônicos, como emissores de luz ultravioleta.
  • A pegadinha dessa questão é a EEPROM ser PROGRAMADA por raios ultravioleta. No lugar de programada deveria ser APAGADA.

  • A memória EEPROM (Electrically-Erasable Programmable Read-Only Memory) tipo de memória ROM, pode ser programada e desprogramada (apagada) eletronicamente.

     


ID
280156
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Sobre os componentes principais de um computador, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A - Correta

    B -
     RDM = Tamanho da palavra 
     REM = Tamanho do endereço

    C - A memória cache tem função de evitar o acesso constante à memória principal e não acelerar.

    D - As funções da UCP são: executar as instruções e controlar as operações no computador. Até ai tudo certo, o erro é afirmar que somente a UC e clock fazem o controle. Temos ainda decodificador, RI, CI, REM e RDM...
  • Item A
    Um classificação mais correta seria: Memórias Internas: Registradores, Cache e Principal;  Memórias Externas: Disco rígido e Mídia removível - Stallings - Organização e Arquitetura de Computadores.
  • Letra A

    Agora, pode até ser q o examinador tivesse pensado em falar da memória cache na letra C, mas o nome dela não foi citado no item.



  • a) CORRETA.
    b) Os registradores de dados são do mesmo tamanho da palavra do processador, não menor. O que dá o nome ao processador é exatamente o número de bits do registrador de dados do processador (palavra), por ex: processador de 32 ou 64 bits. O registradores de endereços precisam ter tamanho igual a dos endereços da memória.
    c) Trata-se da cache de memória. Sua função é acelerar transferência das informações entre a UCP e a memória RAM, não memória secundária.
    d) A UCP tem como funções básicas o processamento e controle (CORRETO).
    As funções de processamento são realizadas por:
    - ULA;
    - Registradores de dados;
    - Registrador especial de controle (ou flags);
    - Barramento interno
    As funções de controle são realizadas por:
    - UC - Unidade de Controle;
    - Clock;
    - Registrador de instrução - RI;
    - Contador de Instrução (CI - também conhecido como PC);
    - Decodificador de instrução;
    - Registrador de dados de memória - RDM;
    - Registrador de Endereços de Memória - REM.
    Fonte: Introdução à Organização de Computadores - Mário A. Monteiro - 5ª edição.
  • Sobre os componentes principais de um computador, assinale a alternativa correta.

    a)A memoria pode ser classificada em principal e secundária. Algumas podem ser voláteis, como os registradores e a memória RAM (Random Access Memory); e outras não voláteis, como os discos, fitas, ROM (Read Only Memory); PROM (Programable Read Only Memory) e EPROM (Erasable PROM). 

    Certo. Memorias não voláteis não perdem seu conteúdo com ausência de energia, nem necessitam de refresh constante. 

    b) Os registradores são memórias auxiliares que podem ser de dados (RDM) ou de endereços (REM), sendo que normalmente os de dados têm tamanho menor que a palavra do processador e os de endereços podem ter tamanhos iguais ou maiores que a palavra. 

    Errado. O tamanho da palavra determina o comprimento em bits do RDM(registrador de dados), e o tamanho da memória determina o comprimento em bits do REM(registrador de enderecos).

    c E uma memória de pequenas dimensões e de acesso muito rápido, que se coloca entre a memória (RAM) e o processador. Sua função é acelerar a velocidade de transferência das informações entre a UCP e a memória secundária. 

    Errada. A cache, q não foi mencionada, visa evitar acessos repetidos à lenta RAM. 

    d) A unidade central de processamento (UCP) tem como funções básicas o processamento e controle. As funções de processamento são executadas pela unidade de aritmética e lógica (UAL) e alguns registradores e as funções de controle apenas pela Unidade de Controle e o clock.

    Fonte: Fundamentos de Arquitetura de Computadores - Vol.8: Série Livros Didáticos, Por Raul Fernando Weber


ID
286720
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação aos conceitos de organização e arquitetura de
computadores, sistemas operacionais e circuitos digitais, julgue os
itens a seguir.

Atualmente, há várias arquiteturas de computadores com dois ou até três níveis de memória cache, todos constituídos de memórias SRAM (Static RAM).

Alternativas
Comentários
  • Com a evolução na velocidade dos dispositivos, em particular nos processadores, o cache foi dividido em níveis, já que a demanda de velocidade a memória é tão grande que são necessários caches grandes com velocidades altíssimas de transferencia e baixas latências. Sendo muito difícil e caro construir memórias caches com essas características, elas são construídas em níveis que se diferem na relação tamanho X desempenho.

    [editar]Cache L1

    Uma pequena porção de memória estática presente dentro do processador. Em alguns tipos de processador, como o Pentium 2, o L1 é dividido em dois níveis: dados e instruções (que "dizem" o que fazer com os dados). A partir do Intel 486, começou a se colocar a L1 no próprio chip [processador]. Geralmente tem entre 16KB e 128KB; hoje já encontramos processadores com até 16MB de cache.

    [editar]Cache L2

    Possuindo o Cache L1 um tamanho reduzido e não apresentando uma solução ideal, foi desenvolvido o cache L2, que contém muito mais memória que o cache L1. Ela é mais um caminho para que a informação requisitada não tenha que ser procurada na lenta memória principal. Alguns processadores colocam essa cache fora do processador, por questões econômicas, pois uma cache grande implica num custo grande, mas há exceções, como no Pentium II, por exemplo, cujas caches L1 e L2 estão no mesmo cartucho que está o processador. A memória cache L2 é, sobretudo, um dos elementos essenciais para um bom rendimento do processador mesmo que tenha um clock baixo. Um exemplo prático é o caso do Intel Itanium 9152M (para servidores) que tem apenas 1.6 GHz de clock interno e ganha de longe do atual Intel Extreme, pelo fato de possuir uma memória cache de 24MB. Quanto mais alto é o clock do processador, mais este aquece e mais instável se torna. Os processadores Intel Celeron tem tão fraco desempenho por possuir menor memória cache L2. Um Pentium M 730 de 1.6 GHz de clock interno, 533 MHz FSB e 2 MB de cache L2, tem rendimento semelhante a um Intel Pentium 4 2.4 GHz, aquece muito menos e torna-se muito mais estável e bem mais rentável do que o Intel Celeron M 440 de 1.86 GHz de clock interno, 533 MHz FSB e 1 MB de cache L2.

    [editar]Cache L3

    Terceiro nível de cache de memória. Inicialmente utilizado pelo AMD K6-III (por apresentar o cache L2 integrado ao seu núcleo) utilizava o cache externo presente na placa-mãe como uma memória de cache adicional. Ainda é um tipo de cache raro devido a complexidade dos processadores atuais, com suas áreas chegando a milhões de transístores por micrómetros ou picómetros de área. Ela será muito útil, é possível a necessidade futura de níveis ainda mais elevados de cache, como L4 e assim por diante.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Cache#Cache_em_n.C3.ADveis

  •  

    Existem dois níveis de cache: cache de nível 1 (cache primário) e cache de nível 2 (cache secundário).
     
    Cache de nível 1 é construído diretamente na CPU, assim como os registradores. É pequeno no tamanho, variando entre 2 kilobytes (KB) e 128KB. Como esse cache é mais perto da CPU de cache de nível 2, as velocidades de transferência são muito mais rápidas.
     
    Cache de nível 2 fica normalmente situado nas proximidades, mas fora, o chip da CPU. No entanto, existem alguns sistemas onde o cache é construído diretamente sobre a CPU como se fosse um cache de nível 1. O tamanho do cache de nível 2 varia entre 256 KB a 2 megabytes (MB). Ambos os níveis de cache usam Static Random Access Memory (SRAM) para armazenar os dados.

    Fonte: http://www.real-knowledge.com/memory.htm
  • Toda memória cache é constituída pelo tipo SRAM.

    Pois, a SRAM (Static Random-Access Memory - RAM Estática) é muito mais rápida que as memórias DRAM (Memória Diâmica), porém armazena menos dados e possui preço elevado se considerarmos o custo por megabyte. Mas, levando em consideração que para o processador a memória cache tem de ser de altíssima velocidade, a SRAM é mais apropriada.

    Já a DRAM, por ser mais barata, porém mais lenta, é usada como memória secundária.

    Para enriquecer a resposta, é importante lembrar que a principal diferença entre memória SRAM e DRAM está nas caracaterísticas elétricas:

    a SRAM tem transistores e capacitores que proporcionam a capacidade de armazenar os dados sem precisar ser recarregada, ou seja, enquanto ela estiver energizada, a informação estará lá; a DRAM não mantém os dados por muito tempo, necessitando, mesmo que energizada, que os dados sejam gravados periodicamente para que não sejam perdidos.
  • Creio que as SRAM não possuam capacitores, pois nesse caso necessitaria de refresh (há fuga de energia nos capacitores).
    As SRAM são implementadas por circuitos flip-flop simples (latch).
  • Eu buscaria a anulação dessa questão. Dizer que todos os nívies são constituídos por SRAM é errado, pois há o exemplo do processador Power7 da IBM que implementa L3 como  eDRAM (embeded DRAM).

    A propósito, a informação do colega acima também é correta. SRAMs são implementadas com flip-flops (transistores) e as DRAMs com capacitores e outros componentes.
  • SRAM utiliza transistores, não precisa de refresh, não tem capacitores. "S"em Capacitores.
    DRAM utiliza capacitores para armazenar o bit, necessita de refresh para mantê-lo. O que há antes do "D"? Há um "C" de Capacitores.

    Ainda tenho dúvida se todos os níveis de cache (L1 a L3) são construídos exclusivamente com SRAM.
  • A título de conhecimento, não de passar em concurso.

    SRAM -> Cada bit é construído por 6 transistores. Os transistores são alimentados constantemente (S = estáticos)

    DRAM -> Cada bit é contruído por um capacitor e  um transistor. O capacitor e transistor são passam por um procedimento de refresh na ordem de X ns para manterem a informação gravada (D - Dinâmico por isso)

    Fonte: http://professores.dcc.ufla.br/~monserrat/icc/Introducao_arq_computador.pdf

  • As arquiteturas dos computadores modernos normalmente estabelecem dois ou três níveis diferentes de memória cache, todos constituídos por memórias do tipo SRAM (static RAM). [CERTO]


ID
287488
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
UNIFESP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca de método de acesso de memória de um computador moderno, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Letra C.
    O método de acesso aleatório não é tão aleatório assim. A memória recebe a instrução (com um endereço hexadecimal) e compara as posições da memória com o endereço informado, até encontrar correspondência, e então acessar os dados. Aleatório neste caso, é comparativamente o oposto do acesso sequencial das fitas DAT (pioneiras no armazenamento de dados).

ID
287494
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
UNIFESP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca da hierarquia de memória de um computador moderno, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
287497
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
UNIFESP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Marque a alternativa CORRETA acerca de Memória RAM Dinâmica:

Alternativas
Comentários
  • Letra A.
    Os bits são sinais elétricos, que podem ter carga (valor 1, ligado, ON) ou desligado (valor 0, OFF). E os capacitores armazenam a energia por breves períodos de tempo, o necessário para a escrita e leitura posterior (com eliminação do dado contido na posição).

ID
287500
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
UNIFESP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca de memória cache, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
    • a) Esta memória fica localizada entre a memória flash e a CPU. Errado, fica entre o CPU e a memória RAM. Nos processadores atuais fica fisicamente dentro do DIE.
    • b) Quanto maior o tamanho da memória cache, menor o número de portas envolvidas no endereçamento. Consequentemente, memória cache grande tende a ser mais rápida do que as pequenas. Errado, quanto maior a memória cache, maior o endereçamento. Tornando mais lenta.
    • c) É na memória cache onde o sistema operacional é carregado. Errado, o S.O. eh carregado principalmente na memória RAM.
    • d) No que diz respeito à memória cache, os algoritmos de substituição são: LRU, FIFO, LFU e Random. Correto
  • Não entendi nada


ID
316282
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A busca antecipada de instruções é uma técnica utilizada nos processadores dos microcomputadores atuais, de forma a acelerar a execução de um programa. As instruções são pré-carregadas da memória

Alternativas
Comentários
  • A busca antecipada de instruções é uma técnica utilizada nos microprocessadores modernos de forma a acelerar a execução de um programa através da redução do tempo de espera do processador por instruções provindas da memória principal.

    O processador é muito mais rápido do que a memória principal, também conhecida como memória RAM. Isso significa que o processador consegue consumir instruções numa velocidade maior do que a memória principal consegue entregá-las. Isso introduz um problema de longa espera por parte do processador por instruções a serem processadas.

    Para evitar que essas esperas sejam longas, fabricantes de processadores introduziram a tecnologia de busca antecipada de instruções na qual instruções são pré-carregadas da memória principal na memória local cache do processador que é mais rápida na entrega de instruções.

    Essa busca antecipada precisa ser bem elaborada, pois se o processador estiver processando uma instrução condicional como por exemplo if, as instruções corretas a serem carregadas são as que levam ao caminho tomado pela resultante da expressão condicional. Para evitar que instruções erradas sejam pré-carregadas, outra tecnologia foi também introduzida nos processadores, essa tecnologia chama-se [branch prediction] ou predição de condicional.

  • MEMÓRIA CACHE:
    É uma memória que busca armazenar dados utilizados com frequência. Com este tipo de memória um acesso futuro se torna mais rápido, além de poupar recursos de hardware. Este tipo de dispositivo tem a função de auxiliar o processador no processamento de dados para melhorar o seu desempenho. É uma memória intermediaria, pois SE SITUA ENTRE O PROCESSADOR E A MEMÓRIA.


    GABARITO -> [D]


ID
319021
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O processador XEON nada mais é do que um produto da família Intel/Pentium, voltado para o mercado de servidores, cujos diferenciais residem num cache maior, barramento mais rápido, reconhecimento de mais memória RAM e utilização de multiprocessamento. O primeiro XEON derivou do processador Pentium

Alternativas
Comentários
  • Desde o Pentium II, para cada processador que a Intel lança, ela lança também uma versão voltada para o mercado de servidores.

    Essa versão é chamada Xeon (pronuncia-se "zíon"), como foi o caso do Pentium II Xeon e do Pentium III Xeon.

    No caso do Pentium, em vez do nome escolhido ter sido Pentium 4 Xeon, optou-se pelo nome Xeon MP. Ou seja, o Xeon MP é um processador voltado para o mercado de servidores baseado no Pentium 4.Estes tipos de processadores são voltados para o mercado de servidores. Este tipo de processador reconhece mais memória RAM, permite trabalhar em ambiente multiprocessado (isto é, com placas-mães com vários processadores instalados sobre ela) e possui um desempenho muito maior que os processadores convencionais.
  •  b)II.

    Questao do wikipedia:

    O primeiro processador Xeon foi o Pentium II Xeon foi feito em 1998 para substituir Pentium Pro da familia intel.


ID
320740
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Se a memória principal de um computador permite armazenar, no máximo, 4 gigabits, (232 bits) então, considerando-se que em cada célula de memória seja possível armazenar 32 bits, a capacidade máxima de endereçamento desse computador e a quantidade de bits necessária para representar essa quantidade máxima de endereços são iguais, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • Se ele armazena 2^32 e cada célula tem 2^5 bits então ele consegue endereçar

    (2^32) / (2^5) bits individuais, totalizando 2^27, o que nos dá  128 mb

    Tirando a prova (128 mb * 2^5):

    128 , 256, 512,1024, 2048, 4096

    Nesse caso precisaremos de 27 bits, que permutados poderão endereçar 2^27 posições.
  • Chegando em 227 nem precisa calcular mais, pois ficaríamos com duas opções apenas (B) e (E).
    Com uma célula de 32 bits e capacidade de armazenamento de 4 gigabits, não teríamos 4 gigabits de quantidade de endereços!
  • Fórmula simples:
    número de bits por célula = M;
    número de bits do endereço = E;
    número de células = N, sendo N = 2^E; por isso temos que 2^27 temos 27 bits para representar os endereços.
    Total de armazenamento = T;
    T= N*M => T=2^E*M

    Fonte: Introdução à Org. de Computadores, de Monteiro, Mário A.
  • 2^20 =1mega???

  • T = Total de armazenamento = 4G = 2^32;

    Uma célula = 32bits; Então, M = 32 = 2^5;

    Sendo T = N x M, então N(quantidade de células) = T/M 

    N = T/M; N = 2^32/2^5 = 2^27bits = 128M

    Se N = 2^27; e se sabemos que N = 2^E, então E=27bits.



  • A questão quis 2^32/ 2^5, chamar isso em bits é ridículo, pois é o número de células, desde quando 10 células são 10 bits, por exemplo? Somando todas as células teríamos 128M células e 4Gbits de capacidade máxima!

    A capacidade máxima de endereçamento é o total da memória, que é 4 gigabits. Questão errada.


ID
326575
Banca
IESES
Órgão
CRM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Sobre a memória RAM é CORRETO afirmar que:

I. A memória RAM Dinâmica (DRAM) é um circuito que armazena os bits de informação através de minúsculos capacitores: um capacitor carregado equivale a “1“ e um capacitor descarregado equivale a “0”.

II. A memória RAM Estática (SRAM) utiliza capacitores denominados flip-flops para o armazenamento de cada “0” ou “1”.

III. As SRAM são bem mais lentas que as DRAM.

IV. As SRAM necessitam de refresh.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários

  • I. A memória RAM Dinâmica (DRAM) é um circuito que armazena os bits de informação através de minúsculos capacitores: um capacitor carregado equivale a “1“ e um capacitor descarregado equivale a “0”. (Correto)

    II. A memória RAM Estática (SRAM) utiliza capacitores circuitos denominados flip-flops para o armazenamento de cada “0” ou “1”.

    III. As SRAM são bem mais lentas rápidas que as DRAM.

    IV. As SRAM DRAM necessitam de refresh. (Devido a fuga de corrente inerente de capacitores)
  • DRAM  = Ram dinâmica utiliza capacitores e transistores para manter a informação; é mais barata;

    SRAM = Ram estática não utiliza capacitor para manter a informação, é utilizada principalmente em memória cache; usa múltiplos transistores;

    O erro da "II" está no fato de não existir capacitores na SRAM;
    O erro da "III" é que a SRAM não é mais lenta, só lembrar que a cache é mais rápida, logicamente mais cara;
    O erro da "IV" é que SRAM não precisam de refresh pois não possuem o capacitor para cada transistor, o refresh seria para o capacitor, se possuísse;

    Logo a "I" é o que se aproxima mais da correta, na verdade não armazena no capacitor, armazena no transistor que recebe o pulso elétrico do capacitor, às vezes temos que ir na menos errada... E realmente "1" passa corrente, "0" não passa corrente...


ID
329197
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

É uma das operações realizadas pela memória para a consecução da ação de armazenamento:

Alternativas
Comentários
  • Uma sistema de memória é constituído basicamente por chips individuais de memórias nos quais podem se realizadas as operações de:
    – Leitura (“Read”) e Escrita (“Write”)
  • E é questão de português ou de Arquitetura? Consecução? consecutivo? consequencia? Não: objetivo! BAH!


ID
330220
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa que, de forma usual, NÃO condiz com uma característica da Memória Principal (MP) de um computador:

Alternativas
Comentários
  •  e) Armazena as informações de forma permanente, podendo estas serem recuperadas após a interrupção da alimentação de energia elétrica. incorreto. Memória principal é RAM (random-access memory), é a memória medida em megabytes quando adquirimos um micro. O cache de CPU captura as partes da RAM máis acessadas para agilizar processos. A RAM tb é volátil; não mantém informações se o host for desligado.
  • A memória primária
    fornecem geralmente uma ponte para as secundárias, mas a sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento; esta informação pode ser, por exemplo, os programas em execução.
  • Memória principal é caracterizada pela Memória RAM, que é volátil..
  • Acredito eu que a alternativa "E" esta falando de memória ROM e as demais alternativas que estão corretas estão falando das caracteristicas  de memória RAM, mas como a questão esta pedindo a alternativa Incorreta a alternativa certa é a letra "E". 

ID
330790
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação a arquitetura e dispositivos de entrada e saída de
computadores digitais, julgue os próximos itens.

Nos microcomputadores, as memórias RAM dinâmicas são memórias não voláteis cuja velocidade de acesso é muito superior às memórias cache, as quais são memórias estáticas não voláteis de menor custo usadas para armazenar dados que não são acessados com muita frequência.

Alternativas
Comentários
  • A memória cache possui velocidade superior em relação à memória RAM.

    Errado

  • GAB: ERRADA

    RAM é a memória volátil que armazena temporariamente os arquivos com os quais você está trabalhando. ROM é a memória não volátil que armazena permanentemente as instruções no seu computador.

  • RAM: Memória de acesso aleatório; de leitura e escrita; apagamento em nível de byte; volátil; o tempo de acesso é constante, independentemente da localização física do dado; armazena os programas e dados a serem manipulados pelo processador.

    SRAM (RAM Estática): acesso a informação mais rápido; MENOR latência; armazena menos dados e possui preço elevado; utilizada como cache; não requer refresh.

    DRAM (RAM Dinâmica): acesso a informações mais lento, MAIOR latência; capacidade alta, comportar grandes quantidades de dados; preço mais baixo; utilizada como memória principal; requer refresh.

    MRAM (RAM Magneto-resistiva): semelhante à DRAM, porém utiliza células magnéticas; consomem menor quantidade de energia; mais rápidas e armazenam dados por um longo tempo, mesmo na ausência de energia elétrica; armazenam pouca quantidade de dados e são muito caras, pouco adotada em larga escala.

    ROM: Memória somente de leitura, não volátil e não apagável.

    PROM - Gravação feita após a fabricação através da queima dos fusíveis sendo feita somente uma vez; dados não podem ser apagados ou alterados.

    EPROM - Pode ser programada e apagada várias vezes. No entanto, para apagar o seu conteúdo, é necessário expor a memória a uma luz ultravioleta;

    EEPROM - A programação, o apagamento e a reprogramação são feitas por controle do processador (eletricamente). São lentas e caras em relação às RAMs e ROMs, tendo baixa velocidade e capacidade de armazenamento.

    Memória Flash (Tipo especial de EEPROM) - Pode ser apagada e regravada em blocos e suporta reprogramações; muito rápidas e duráveis; consome pouca energia; ocupa pouco espaço físico. Ex: Pendrives, SSD's

    Atenção: A memória principal o seu custo por byte é maior em relação ao custo da memoria secundária. A memória interna de um computador é constituída de registradores, memória cache e memória RAM. método de paridade de bits em memórias pode ser utilizado para detectar, mas não corrigir, erros em memórias.


ID
330793
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação a arquitetura e dispositivos de entrada e saída de
computadores digitais, julgue os próximos itens.

No modo de comunicação denominado DMA, para que haja a transferência de um bloco de dados de um dispositivo de entrada e saída para a memória, é necessário que cada byte do dispositivo seja primeiramente transferido para um registrador interno do microprocessador, para que, depois, esse byte seja transferido para a memória.

Alternativas
Comentários
  • O próprio nome já diz: Direct memory access (Acesso Direto à Memória)

    Os dados são enviados diretamente para a memória, não precisando passar pela CPU.

  • Na técnica de acesso direto à memória (direct memory access - DMA), a E/S é controlada por um processador especializado de E/S, que se encarrega de transferir os blocos de dados.

    Stallings, William

    Arquitetura e Organização de Computadores:

    A transferência se dá por blocos de dados.


ID
332767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito de organização e arquitetura de computadores, julgue os itens subsecutivos.

Na memória cache, memória volátil de alta velocidade, o tempo de acesso a um dado nela contido é muito menor se comparado ao tempo de acesso desse mesmo dado em uma memória RAM ou em registradores.

Alternativas
Comentários
  • Hierarquia de tempo de  acesso à memória:
    1.Registrador
    2. Cache
    3. Memória Ram (primária)
    4. Memória secundária.

    Na memória cache, memória volátil de alta velocidade, o tempo de acesso a um dado nela contido é muito menor se comparado ao tempo de acesso desse mesmo dado em uma memória RAM ou em registradores.
  • os registradores do processador são o tipo de memória mais rápida da hierarquia de memória do computador; é possível ler e escrever rapidamente nele, no entanto, também são as mais caras e menores.
     A memória cache é uma memória intermediária entre a memória principal e os registradores do processador.

    Na memória cache, memória volátil de alta velocidade, o tempo de acesso a um dado nela contido é muito menor se comparado ao tempo de acesso desse mesmo dado em uma memória RAM ou em registradores.


  • MEMÓRIAS CONSIDERADAS INTERNAS AO SISTEMA DE COMPUTAÇÃO

    A memória de um computador é organizadas de forma hierárquica. O nível superior (mais próximo do processador) é constituído de REGISTRADORES do processador. Em seguida, vem um ou dois níveis de memória CACHE, designados L1 e L2. Depois vem a memória principal que normalmente usa módulos de memória dinâmica de acesso aleatório. A medida que descemos pela hierarquia o custo de memória fica menor e a capacidade de armazenamento maior  e o tempo de acesso mais lento. Portanto em comparação a aos registradores a memória cache possuí um tempo de acesso mais lento que os registradores.

    Fonte: Willian Stallings (5º edição)
  • Resumindo...

    Registradores: Possuem o menor tempo de acesso a um dado, pois é a memória mais rápida.

    Cache: O tempo de acesso a um dado nela contido é muito menor, só perde para os registradores.

     

    Questão

    Na memória cache, memória volátil de alta velocidade, o tempo de acesso a um dado nela contido é muito menor se comparado ao tempo de acesso desse mesmo dado em uma memória RAM ou em registradores. erro da questão

  • O erro está no final: ou em registradores.

  • velocidades - > *MAIOR P MENOR *

    registradores - cache - RAM - disco rígido (HD )

  • Na memória cache, memória volátil de alta velocidade, o tempo de acesso a um dado nela contido é muito menor se comparado ao tempo de acesso desse mesmo dado em uma memória RAM [CERTO] ou em registradores[ERRADO]. 

    Registrador, por ser um dos componentes da CPU,  é a única memória que consegue acompanhar o seu desempenho. 

    Além dos (1)REGISTRADORES, a CPU tem como componentes a (2) UNIDADE DE ARITMÉTICA E LÓGICA e a (3) UNIDADE DE CONTROLE. 

    Quais são as outras memórias que merecem destaque, além dos REGISTRADORES? 

    1-Memória Cache 

    2-Memória Ram (memória principal) 

    3-Memórias secundária (HDs, Cds, ....)


ID
332776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca dos componentes de um computador (hardware e software), julgue os itens a seguir.

A memória interna de um computador é constituída de registradores, memória cache e memória RAM.

Alternativas
Comentários
  • Pra quem quiser se informar mais sobre registradores, aí vai um link:
    http://www.qsl.net/py2ha/informatica/memorias/dispositivos.htm
  • Certamente eu entraria com recurso contra essa questão. Ela fala de memória interna, mas não diz de que tipo. Ora, Discos Rígidos são considerados memória, ainda que secundárias. Memória externa pra mim são pendrives e toda sorte de dispositivos de armanzenamento removíveis.


  • Victor, a questão fala que a memória interna é composta pelos registradores, memória cache e a memória RAM, mas não diz SOMENTE que são essas. Logo, o disco rígido não está de fora da lista, ele só não foi citado, mas também não foi excluído dos componentes da memória interna. Questão pegadinha, apenas isto!
  • Alguem poderia citar uma fonte q classifique assim? Interna a q? Se for ao computador, a questao ta certa. Se for ao processador, ta errada, pois internamente ao processador existem apenas dois tipos de memorias, a cache e os registradores.
  • Roger, a questão fala A memória interna de um computador é constituída de registradores, memória cache e memória RAM.

    E o Diego Macêdo está certo, não há nada pra se anular essa questão. Ela está correta, é apenas uma pegadinha!
  • Mas olhem só o q diz[1] sobre esse assunto, Diego e Lucas:

    Ele classifica a memória em hierarquia, segundo a qual:

    - Armazenamento de segurança: Fita, MO, WORM;

    - Armazenamento externo: CD-ROM, Disco magnético etc;

    - Memória interna: registradores, cache e principal.

    Logo, percebe-se q o HD não está classificado na memória interna, como o Diego afirmou, mas na externa.

    Fonte:

    [1] Arquitetura de Computadores, Stallings, pg 105.




  • - QUAL É A MEMÓRIA PRINCIPAL DE UM COMPUTADOR ?

    É aquela composta por todos os programas em execução. É bastante comum citar apenas a memória RAM como sendo a principal.
    Portanto a  memória principal do computador COMPÕE DE :


    1.REGISTRADORES



    2.MEMÓRIA CACHE

     


    3.MEMÓRIA RAM

  • Disco rígido é memória externa.

  • Quando olhamos para as memórias de um computador em funcionamento, temos registradores, cache e RAM trabalhando em harmonia.

    Juntos, eles compõem a memória interna do computador, também chamada de principal.

    Item correto.


ID
345331
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O tamanho total de um programa, ou seja, seu código mais seus dados e a pilha, pode exceder a quantidade de memória física disponível para ele, pois o sistema operacional mantém as partes ativas do programa na memória e o restante em disco. Esta descrição refere-se ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO) Prova: Analista Judiciário - Tecnologia da Informação

     

    O conceito de memória virtual aplica-se a sistemas operacionais que mantêm as partes ativas de um programa na memória e o restante, em disco, caso não haja memória física disponível para o programa.

     

    Resposta: Certa


ID
345511
Banca
FUNCAB
Órgão
DER-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Sobre memória de computador, é considerada uma área de armazenamento:

Alternativas
Comentários
  • https://blog.fortram.com.br/importancia-do-sistema-de-cache/

  • Computador é só a cpu.


ID
348406
Banca
FUNCAB
Órgão
SEMARH-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Sobre o significado de coerência de memórias cache em sistemas multiprocessados é correto afirmar que:

Alternativas

ID
352486
Banca
FUNCAB
Órgão
SES-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

No tocante às memórias, aquela que é um tipo de memória volátil:

Alternativas

ID
357778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito da arquitetura dos computadores embasados em
processador Pentium IV, julgue os itens seguintes.

O caminho de dados entre o cache de memória L2 e o cache de dados L1 é de 64 bits.

Alternativas
Comentários
  • Típica questão que não agrega conhecimento algum - decoreba. Sem mencionar o fato de cobrar uma arquitetura ultrapassada como a do Pentium 4 em 2010. Por fim, o erro da questão é que o referido caminho é de 256 bits. O examinador tentou confundir o candidato com o caminho da memória principal com o processador que normalmente é de 64 bits.
    Referência:
    http://www.hardwaresecrets.com/article/How-The-Memory-Cache-Works/481/9
  • Questão sem noção. Realmente não agrega conhecimento nenhum.


ID
363136
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação a sistema operacional, hardware e software, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) Memória virtual é um tipo de memória muita rápida usada para complementar a capacidade da memória RAM e armazenar dados que logo serão utilizados pelo processador.

    b) Em memória RAM - Random Access Memory, o termo “random” significa que o processador varre aleatoriamente todas as unidades de memória existentes no computador, até encontrar o dado desejado.
    Acessa o dado em uma posição especifica da memória.

    d) Drive  DRIVER é um software que faz a comunicação entre o sistema operacional e o hardware do computador. Driver refere-se a um dispositivo no computador.

  • complementando...

    c) Num microcomputador, a ordem hierárquica de memória é: principal, registradores, cache L1, cache L2 e memória principal corresponde à velocidade de acesso da mais rápida para a mais lenta.
    • a) Memória virtual é um tipo de memória muita rápida usada para complementar a capacidade da memória RAM e armazenar dados que logo serão utilizados pelo processador.
    • Errado-> MV é um processo que aumenta capacidade lógica da memoria principal existente, por meio de um "arquivo de paginação" localizado no HD. Devido este acesso no HD, nao é um memória muita rápida.
    • b) Em memória RAM - Random Access Memory, o termo “random” significa que o processador varre aleatoriamente todas as unidades de memória existentes no computador, até encontrar o dado desejado.
    • Errado-> Erro comentado nos comentários anteriores.
    • c) Num microcomputador, a ordem hierárquica de memória principal, registradores, cache L1 e cache L2 corresponde à velocidade de acesso da mais rápida para a mais lenta.
    • Errado-> Na verdade seria da mais lenta p/ + rápida. A ordem da velocidade é: Registradores > Memoria Cache (Cache 1 > cache L2) > Memoria principal.
    • d) Drive é um software que faz a comunicação entre o sistema operacional e o hardware do computador. Driver refere-se a um dispositivo no computador.
    • Errado->DRIVER DIFERENTE DE DISPOSITIVO
    • e) O USB é um barramento que, além de oferecer suporte à instalação plug and play, possibilita o uso de uma única porta USB para conectar vários dispositivos periféricos.

          Marca 5 estrelas para o gato
  • b) Em memória RAM - Random Access Memory, o termo “random” significa que o processador varre aleatoriamente todas as unidades de memória existentes no computador, até encontrar o dado desejado.

    Acessa o dado em uma posição especifica da memória.

    alguém pode explicar melhor aonde está o erro ????
  • Pricila, o "random" não significa que o processador varre a memória de forma aleatória por um dado.
    O "random" quer dizer que o processador pode acessar qualquer posição da memória principal em qualquer ordem em uma velocidade relativamente constante.

    por exemplo:
    para o processador acessar o endereço de memória 0003 ele não precisa primeiro acessar os endereços: 0000, 0001, 0002

    Muito menos, precisa executar algum algoritmo de busca aleatória para encontrar o endereço 0003.

    Para acessar este endereço o processador simplesmente coloca no registrador de endereços o valor 0003 e espera pelo tempo de latência da memória principal, esta coloca o valor contido neste endereço no registrador de dados.
  • Alternativa E, corretíssima. A única dúvida que vem a calhar é quando diz (possibilita o uso de uma única porta USB para conectar vários dispositivos periféricos. ), mas isso é possível ao comprarmos um HUB USB e conecta-lo ao nosso PC, ele possibilita o uso de mais de uma unidade de dispositivo Universal Serial Bus (USB).

    Bons estudos !


ID
370654
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

É o tipo de processamento paralelo em que computadores com mais de um processador com as mesmas características compartilham o mesmo barramento e a mesma memória:

Alternativas
Comentários
  • O multiprocessamento simétrico (também conhecido como SMP, Symmetric Multiprocessing) possibilita que um sistema de computador tenha mais de uma CPU compartilhando todos os recursos do sistema. Isto significa que, ao contrário do sistema com um processador, um sistema SMP pode ter mais de um processo rodando ao mesmo tempo.


    Fonte: http://web.mit.edu/rhel-doc/4/RH-DOCS/rhel-isa-pt_br-4/s1-bandwidth-processing.html


ID
377569
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Módulo de memória DDR3 que trabalha internamente a 200 MHz, funciona externamente a

Alternativas
Comentários
  • Vale frisar que, em termos gerais, as taxas da frequência de comunicação externa são quatro vezes maiores que o clock interno. Com isso, um módulo que trabalhar internamente a 200 MHz funciona externamente a 800 MHz, por exemplo.
  • GABARITO ERRADO

    Standard name

     

    Memory clock

    (MHz)

    Cycle time

    (ns)

    I/O bus clock

    (MHz)

    Data rate

    (MT/s)

    Module name

     

    Peak transfer rate

    (MB/s)

    Timings

    (CL-tRCD-tRP)

    CAS latency

    (ns)

    DDR3-800D
    DDR3-800E
    100 10 400 800 PC3-6400 6400 5-5-5
    6-6-6
    12 12
    15??
    DDR3-1066E
    DDR3-1066F
    DDR3-1066G
    133? 7 12 533? 1066? PC3-8500 8533? 6-6-6
    7-7-7
    8-8-8
    11 14
    13 18
    15??
    DDR3-1333F*
    DDR3-1333G
    DDR3-1333H
    DDR3-1333J*
    166? 6 666? 1333? PC3-10600 10666? 7-7-7
    8-8-8
    9-9-9
    10-10-10
    10 12
    12??
    13 12
    15??
    DDR3-1600G*
    DDR3-1600H
    DDR3-1600J
    DDR3-1600K
    200 5 800 1600 PC3-12800 12800 8-8-8
    9-9-9
    10-10-10
    11-11-11
    10??
    11 14
    12 12
    13 34
    DDR3-1866J*
    DDR3-1866K
    DDR3-1866L
    DDR3-1866M*
    233? 4 27 933? 1866? PC3-14900 14933? 10-10-10
    11-11-11
    12-12-12
    13-13-13
    10 57?
    11 1114
    12 67?
    13 1314
    DDR3-2133K*
    DDR3-2133L
    DDR3-2133M
    DDR3-2133N*
    266? 3 34 1066? 2133? PC3-17000 17066? 11-11-11
    12-12-12
    13-13-13
    14-14-14
    10 516
    11 14 
    12 316
    13 18
  • Letra C está correta!

    As memórias do tipo DDR se destacam em relação ao padrão anterior - memórias SDR SDRAM - porque são capazes de realizar duas operações de leitura ou escrita por ciclo de clock, as memórias DDR2, por sua vez, dobram essa capacidade, realizando quatro operações por ciclo de clock e a memória DDR3 segue o mesmo caminho: dobra a quantidade de operações por vez em relação ao padrão anterior, ou seja, realiza 8 procedimentos de leitura ou gravação a cada ciclo de clock, quatro no início deste e outros quatro no final.

    Com isso um módulo DDR3 que trabalha internamente a 200 MHz, por utilizar 8 operações por ciclo de clock, pode oferecer 1.600 MHz (8 x 200).

    Bons estudos!
  • LETRA C está certa!

    Inicialmente, os módulos DDR3 foram lançados em versão DDR3-1066 (133 MHz x 8) e DDR3-1333 (166 MHz x 8), seguidos pelo padrão DDR3-1600 (200 MHz x 8). Os três padrões são também chamados de (respectivamente) PC3-8500, PC3-10667 e PC3-12800, nesse caso dando ênfase à taxa de transferência teórica:

    DDR3-1066 (133 MHz) = PC3-8500
    DDR3-1333 (166 MHz) = PC3-10667
    DDR3-1666 (200 MHz) = PC3-12800


  • In a prefetch buffer architecture, when a memory access occurs to a row the buffer grabs a set of adjacent data words on the row and reads them out ("bursts" them) in rapid-fire sequence on the IO pins, without the need for individual column address requests. This assumes the CPU wants adjacent datawords in memory, which in practice is very often the case. For instance, in DDR1, two adjacent data words will be read from each chip in the same clock cycle and placed in the pre-fetch buffer. Each word will then be transmitted on consecutive rising and falling edges of the clock cycle. Similarly, in DDR2 with a 4n pre-fetch buffer, four consecutive data words are read and placed in buffer while a clock, which is twice faster than the internal clock of DDR, transmits each of the word in consecutive rising and falling edge of the faster external clock.

    The prefetch buffer depth can also be thought of as the ratio between the core memory frequency and the IO frequency. In an 8n prefetch architecture (such as DDR3), the IOs will operate 8 times faster than the memory core (each memory access results in a burst of 8 datawords on the IOs). Thus a 200 MHz memory core is combined with IOs that each operate eight times faster (1600 megabits per second). If the memory has 16 IOs, the total read bandwidth would be 200 MHz x 8 datawords/access x 16 IOs = 25.6 gigabits per second (Gbit/s), or 3.2 gigabytes per second (GB/s). Modules with multiple DRAM chips can provide correspondingly higher bandwidth.

     

    Each generation of SDRAM has a different prefetch buffer size:
    DDR SDRAM's prefetch buffer size is 2n (two datawords per memory access)
    DDR2 SDRAM's prefetch buffer size is 4n (four datawords per memory access)
    DDR3 SDRAM's prefetch buffer size is 8n (eight datawords per memory access)
    DDR4 SDRAM's prefetch buffer size is 8n (eight datawords per memory access)

     

    Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Synchronous_dynamic_random-access_memory#DDR_SDRAM_prefetch_architecture


ID
388345
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Pequena quantidade de memória estática de alto desempenho, normalmente integrada aos processadores, tem por finalidade aumentar a velocidade de processamento. Esta definição se refere à seguinte memória:

Alternativas
Comentários
  • Memória Cache é uma pequena quantidade de memória estática de alto desempenho, tendo por finalidade aumentar o desempenho do processador realizando uma busca antecipada na memória RAM.


ID
441337
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Substituição de página por aproximação LRU (Least Recently Used) é uma solução associada ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • Sempre que uma página (endereço virtual) não estiver em uma moldura de página, uma interrupção ocorre e ela deve ser carregada para uma moldura antes de ser executada. No entanto, alguma página que está atualmente em uma moldura deve ser retirada (gravada em disco). Os algoritmos de substituição de páginas se preocupam em escolher a melhor página a ser retirada da moldura. Existem várias alternativas:


    algoritmo de substituição de página ótimo: deve ser retirada a página que só será referenciada o mais tarde possível. Apesar de, teoricamente, ser um algoritmo interessante, é extremamente difícil prever quando uma página será referenciada;


    algoritmo de substituição de página não recentemente utilizada (NUR): o S.O. e o hardware mantêm uma coleção de estatísticas sobre as páginas referenciadas e/ou modificadas (através dos bits de referência e modificação das entradas da tabela de páginas) e dão preferência para a troca de páginas não referenciadas e/ou não modificadas;


    algoritmo de substituição de página “primeira a entrar, primeira a sair (FIFO – first-in first-out): a página mais antiga é removida.No entanto, pode estar sendo removida uma página bastante utilizada;


    algoritmo de substituição de página de segunda chance(SC): uma modificação do algoritmo FIFO, que busca não substituir uma página antiga e, no entanto, bastante utilizada. A solução é inspecionar o bit R (referenciada) da página mais antiga; se o bit for 1 (foi referenciada) o bit será limpo e a pesquisa continua. Se todas as páginas tiverem sido referenciadas, o algoritmo FIFO acaba sendo executado e a página mais antiga (que agora estará com o bit R limpo) será substituída;


    algoritmo de substituição de página menos recentemente utilizada (LRU – least recently used): a idéia é que as páginas que foram intensamente utilizadas nas últimas instruções provavelmente serão utilizadas de forma intensa no futuro próximo. Desta forma, deve ser removida a página que não foi utilizada por mais tempo.

  • Apenas complementando o colega acima quanto ao conceito simples de memória virtual: aumenta a eficiência da multiprogramação de forma bastante eficaz, e alivia o usuário das restrições desnecessariamente apertadas da memória principal.

    Fonte: Willian Stallings 8a. Ed, pág: 230.

ID
463342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação aos diversos componentes de um computador com
arquitetura compatível com Pentium IV ou superior, julgue os
itens a seguir.

Uma memória cache de 512 MB reduz o clock de um processador de 3.2 GHz para 3.0 GHz porque o tempo de troca do barramento limita o processamento a esta velocidade.

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    O tamanho da memória cache não está relacionado a velocidade de operação do processador. No máximo poderá haver latência (atraso), mas não a redução da velocidade.
    Questão Cespe com 'limitação' é sinal de erro na maioria dos casos.