-
Deduplicação é uma técnica para otimizar espaço em disco, geralmente utilizado em ambientes corporativos de datacenter. Esta técnica visa economizar espaço em discos em que o dado já escrito é reaproveitado, em vez de ser escrito mais de uma vez. Pode ser feito de 3 formas: baseada em arquivo, bloco ou byte. A primeira é feita a partir do hash do arquivo, sendo mais barato computacionalmente, mas é pouco eficiente em ambientes com muitos arquivos. O segundo possui maior overhead, conseguindo comparar pedaços de dados (blocos), sendo útil em casos de VMs ou arquivos de imagens. Em casos de informações parecidas, há uma boa taxa de desempenho. A última é a com maior custo computacional, mas consegue melhor resultado pois substitui sequências de dados por ponteiros, sendo o mais eficiente.
Questão errada.
-
Segundo Manoel Veras (2009,p.254),"A deduplicação de dados é uma nova tecnologia para gerenciar o crescimento de dados e fornecer proteção de dados. Para eliminar dados redundantes do storage, essa técnica de backup salva uma única cópia de dados idênticos e substitui todas as outras por indicadores que apontam para essa cópia."
fonte:
DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI
AUTOR: MANOEL VERAS
-
Tanto faz o tipo de backup executado. Se for um FULL + INC ou FULL + FULL, a deduplicação vai ser executada da mesma forma.
-
ERRADO
Como funciona a desduplicação de dados
A desduplicação segmenta o fluxo de dados de entrada, atribui um identificador exclusivo aos segmentos de dados e compara esses segmentos aos dados armazenados anteriormente. Se o segmento for exclusivo, ele será armazenado no disco. No entanto, se um segmento de dados recebido for uma duplicação do que já foi armazenado, uma referência será criada e ele não será armazenado novamente.
Por exemplo, um arquivo ou volume a partir do qual é feito backup semanal cria um volume significativo de dados duplicados. Os algoritmos de desduplicação analisam os dados e armazenam apenas os segmentos compactados e exclusivos de um arquivo. Esse processo pode fornecer uma média de redução de 10 a 30 vezes nos requisitos de capacidade de armazenamento, com políticas médias de retenção de backup sobre os dados corporativos normais. Isso significa que as empresas podem armazenar de 10 a 30 TB de dados de backup em 1 TB de capacidade de disco físico, o que gera grandes benefícios econômicos.
Bons estudos!!!
Fonte: http://brazil.emc.com/corporate/glossary/data-deduplication.htm
-
ERRADO
A questão fez uma mistureba com tipo de backup que temos o incremental como descrito por ela, o diferencial , e o full/ completo .
Em relação a duplicação temos :
In-line >>> remove as redundâncias durante o processo = antes de salvar .
Pós- processamento >>> faz o backup de tudo e depois remove a duplicação .
De origem >>> remove antes de fazer o backup .
De destino>>> remove dados duplicados após = separado da produção .
-
A principal função da deduplicação é reduzir as redundâncias, evitando o acúmulo de dados desnecessários.
-
A desduplicação é um processo usado para diminuir a quantidade de dados armazenada. Essa tecnologia permite substituir a manutenção de múltiplas cópias de um mesmo arquivo pelo armazenamento de apenas um, mas com múltiplas referências a ele.
-
A deduplicação-REMOÇAO DE DADOS DUPLICADOS
PMAL 2031
-
Errado.
Desduplicação - Elimina os dados repetidos, duplicados... Enfim, os dados iguais.