SóProvas



Questões de Backup em Segurança da Informação


ID
7384
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com o objetivo de restaurar informações deve-se fazer cópia de segurança (backup) que, no sistema operacional Windows, pode ser do tipo

Alternativas
Comentários
  • Backup de cópia
    Um backup de cópia copia todos os arquivos selecionados, mas não os marca como arquivos que passaram por backup (ou seja, o atributo de arquivo não é desmarcado). A cópia é útil caso você queira fazer backup de arquivos entre os backups normal e incremental, pois ela não afeta essas outras operações de backup.

    Backup diário
    Um backup diário copia todos os arquivos selecionados que foram modificados no dia de execução do backup diário. Os arquivos não são marcados como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado).

    Backup diferencial
    Um backup diferencial copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Não marca os arquivos como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado). Se você estiver executando uma combinação dos backups normal e diferencial, a restauração de arquivos e pastas exigirá o último backup normal e o último backup diferencial.

    Backup incremental
    Um backup incremental copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Marca-os como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo é desmarcado). Se você utilizar uma combinação dos backups normal e incremental, precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados.

    Backup normal
    Um backup normal copia todos os arquivos selecionados e os marca como arquivos que passaram por backup (ou seja, o atributo de arquivo é desmarcado).

  • A explicaçao do colega está excelente... mas essa questao está muito difícil... sinceramente nao entendo o que a questao quer dizer com "devem ser", na letra b e d.  Na letra "a" trocaram o conceito de backup diário por diferencial; na "b e d" nao fui com a cara desse "devem ser". Na "c" tem essa de que backup cópia nao marca!!!! hehehehehhe... realmente essa questao tá pimenta!!!

  • O assunto backup é um pouco confuso, mas não é difícil. Vamos lá.
    Todo arquivo possui uma flag indicativo de backup. Se essa flag tiver marcada, significa que o arquivo precisa passar por backup. Se tiver desmarcada, significa que o programa de backup, ao fazer a varredura de backup, vai ignorar ou não esse arquivo(dependendo do tipo de backup que esta sendo feito).
    Por exemplo, no backup incremental, é feita cópia somente dos arquivos desatualizados desde o último backup total ou incremental(pois estes dois ‘flagam’ o arquivo). Em suma, no backup incremental, o programa de backup backupeia os arquivos que ainda não sofreram backup.
    Já no backup diferencial, ele faz a copia desde o ultimo backup total/incremental, mas não ‘flageia’ o arquivo .
    Vamos suporte que você tem um backup total a fazer todo Sabado, um backup incremental fazer todo domingo, e, nos dias uteis, o diferencial, ficaria assim:
    Sábado: realiza backup de todos os arquivos selecionados;
    Domingo: realiza backup de tudo o que foi alterado desde sábado;
    Segunda: realiza backup de que foi alterado desde domingo;
    Terça: realiza backup de que foi alterado desde domingo;
    Quarta: realiza backup de que foi alterado desde domingo;
    E assim, substantivamente..rs.
  • e-

    Backup Incremental: só faz o backup dos arquivos novos e dos que foram alterados, comparando com os últimos que foram sinalizados. SINALIZA OS ARQUIVOS

  • ALTERNATIVA E

  • Gab. E

    A - Diferencial, no qual são copiados somente, entre os arquivos selecionados, os arquivos modificados no dia corrente. O atributo arquivo é desmarcado. ( copia apenas os arquivos criados ou alterados e Não desmarca o flag)

    B - Diferencial, no qual todos os arquivos selecionados devem ser copiados, independentemente de estarem ou não com seu backup atualizado. Este tipo de backup não atualiza o atributo arquivo. (Copia apenas os arquivos criados ou alterados)

    C - Cópia, no qual somente serão copiados, entre os arquivos selecionados, aqueles que estiverem desatualizados (com seu atributo arquivo marcado). Este tipo de backup não afeta o atributo arquivo. (considera os arquivos selecionados pelo usuário)

    D - Incremental, no qual todos os arquivos selecionados devem ser copiados, independentes de estarem ou não com seu backup atualizado. Todos os arquivos copiados terão seu atributo arquivo desmarcado. (Copia apenas os arquivos criados ou alterados desde o último backup).

    E -. Gabarito

  • Gab.: Alternativa E

    INCREMENTAL: Copia SOMENTE os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental e os marca como arquivos que passaram por backup.

    1. - O que grava? Arquivo e pastas criados ou alterados APÓS O ÚLTIMO BACKUP.
    2. Limpa os marcadores? Sim
    3. Compacto os dados e controla os erros? Sim
    4. Detalhes: É o backup mais rápido, mas a restauração pode ser demorada. Usa pouco espaço de mídia.

ID
7411
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relativas à execução do sistema de backup do Windows NT:

I. Na linha de comando NTBACKUP BACKUP C:\SISTEMA /T INCREMENTAL /V /L teste o parâmetro /V indica que após o backup será feita uma verificação para ver se a cópia foi bem sucedida.

II. Na linha de comando AT \\SERVIDOR 23:00 /EVERY:15,25 "C:\TESTE.BAT" o agendamento será executado todos dias 15 e 25.

III. Na linha de comando AT \\SERVIDOR 23:00 /EVERY:15,25 "C:\TESTE.BAT" O arquivo TESTE.BAT é o arquivo para o qual será feita uma cópia de segurança.

IV. Na linha de comando NTBACKUP BACKUP C:\SISTEMA /T INCREMENTAL /V /L teste o parâmetro /L teste indica o nome do executável do programa de backup.

Estão corretos os itens:

Alternativas
Comentários
  • alguem consegue me explicar essa questão?!?!?!!?!?nao entendi nadica de nada.... sem noção....
  • I. Na linha de comando NTBACKUP BACKUP C:\SISTEMA /T INCREMENTAL /V /L teste o parâmetro /V indica que após o backup será feita uma verificação para ver se a cópia foi bem sucedida. CORRETO
     
    II. Na linha de comando AT \\SERVIDOR 23:00 /EVERY:15,25 "C:\TESTE.BAT" o agendamento será executado todos dias 15 e 25. CORRETO
     
    III. Na linha de comando AT \\SERVIDOR 23:00 /EVERY:15,25 "C:\TESTE.BAT" O arquivo TESTE.BAT é o arquivo para o qual será feita uma cópia de segurança. ERRADO. O ARQUIVO TESTE.BAT VAI EXECUTAR A LINHA DE COMANDO E NÃO ARQUIVAR A CÓPIA DE SEGURANÇA.
     
    IV. Na linha de comando NTBACKUP BACKUP C:\SISTEMA /T INCREMENTAL /V /L teste o parâmetro /L teste indica o nome do executável do programa de backup. ERRADO. O PARÂMETRO /L NÃO INDICA O NOME DO PROGRAMA DE BACKUP, NA VERDADE "/L", é uma opção do comando FOR que faz  incrementações.

    Bons estudos.
  • Rapaiz, se as questões de backup foram assim, imagine as de programação?!

ID
8359
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2005
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Um planejamento detalhado é o ponto de partida para a eficácia de um plano de backup e recuperação. Na implementação de uma solução eficaz de backup e recuperação, incluindo planos de prevenção de desastres e planos de recuperação de desastres, o backup incremental é aquele que

Alternativas
Comentários
  • Backup incremental captura todos os dados que foram alterados desde o backup total ou incremental mais recente. Você deve usar uma fita de backup total (não importa há quanto tempo ela tenha sido criada) e todos os conjuntos de backups incrementais subseqüentes para restaurar um servidor. Um backup incremental marca todos os arquivos como tendo sido submetidos ao backup; ou seja, o atributo de arquivamento é desmarcado ou redefinido. Caso você opte por esta opção, apenas tome cuidado com a fita em que estará o backup total. Caso ela venha a dar problemas, o seu backup anterior poderá estar comprometido. A restauração de dados é mais complexa e demanda tempo, mas o backup tem a vantagem de ser rápido.Backup diferencial captura os dados que foram alterados desde o último backup total. Você precisa de uma fita de backup total e da fita diferencial mais recente para executar uma restauração completa do sistema. Ele não marca os arquivos como tendo sido submetidos ao backup (ou seja, o atributo de arquivamento não é desmarcado). Tem como desvantagem o volume, mas sua restauração é muito rápida. Também esbarramos no mesmo problema do backup incremental: a fita do backup total deve estar em boas condições, caso contrário o seu backup estará comprometido.Backup completo ou backup total captura todos os dados. Sua vantagem é a segurança, pois todas as fitas são um backup completo do seu sistema a desvantagem é o tempo, que é muito longo.
    •  a) captura os dados que foram alterados desde o último backup total(ou incremental). Necessita-se de uma fita de backup total e da fita incremental mais recente (todas as fitas de bck incrementais)para executar uma restauração completa do sistema. Ele não marca os arquivos como tendo sido submetidos a backup, ou seja, o atributo de arquivamento não é desmarcado.
    •  b) captura todos os dados, incluindo arquivos de todas as unidades de disco rígido. Cada arquivo é marcado como tendo sido submetido abackup, ou seja, o atributo de arquivamento é desmarcado ou redefinido. Uma fita atualizada de backup incremental pode ser usada para restaurar completamente um servidor em um determinado momento. Todas as fitas de bck incrementais + a de bck completo.
    •  c) não mantém dados redundantes, pois os dados alterados e não alterados são copiados para fitas sempre que um backup incremental é executado.
    •  d) captura todos os dados que foram alterados desde o backup total ou incremental mais recente. Deve-se usar uma fi ta de backup total (não importa há quanto tempo ela tenha sido criada) e todos os conjuntos de backups incrementais subseqüentes para restaurar um servidor. Um backup incremental marca todos os arquivos como tendo sido submetidos a backup, ou seja, o atributo de arquivamento é desmarcado ou redefinido.
    •  e) pode ser utilizado em conjunto com o backup diferencial. Uma restauração completa exige no máximo dois conjuntos de fitas-a fita do último backup diferencial e a do último backup incremental. Exige tantas fitas quanto forem o numero de bcks incrementais/diferenciais existentes. além disso, exige todos os bcks incrementais para a restauração.
  • d-

    increMMmmmmmental - mmmmarca

  • Gab D

    Meus resumos:

    Backup Incremental

    Copia apenas os arquivos criados e alterados, apenas os arquivos com atributo de marcação;

    O primeiro será sempre o backup completo;

    Compara o computador c/ a última cópia realizada, não importa qual o último tipo de backup;

    Após a cópia será desmarcada a bandeira indicativa de backup;

    Evita a duplicação dos dados;

    Em comparação com o diferencial possui maior desempenho na criação do backup;

    Possui backups menores;

    Possui pior desempenho na restauração...


ID
10555
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

No que se refere às estratégias para backup em ambientes de rede é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
    •  a) geralmente são uma combinação de métodos, desde o backup completo, passando por um ou mais níveis de backup incrementais, até obackup de arquivos dos usuários.
    •  b) em redes Windows, é aconselhável desenvolver e implementar um plano de testes de prevenção de desastres para garantir a integridade de seus dados de backup. Acho q o erro tá em especificar redes windows, visto q desastres não dependem da rede.
    •  c) um plano de prevenção de desastres prepara uma organização para se recuperar de desastres e de faltas de energia que não podem ser evitados. Nao sei onde ta o erro.
    •  d) não é prática recomendável para ambientes Windows, efetuar backup do estado do sistema de cada servidor e assegurar que o serviço de diretório Microsoft Active Directory esteja incluído em cada controlador de domínio.
    •  e) os backups protegem as instituições exclusivamente contra falhas de hardware e software. também protegem contra falhas humanas, alterações indevidas etc.
  • completando o comentário da letra C

    o correto seria dizer plano de contigência, que define como a organização pode se recuperar em situações de desastres.
  • eu complemento a letra C da seguinte forma:

    As faltas de energia podem ser evitadas sim, com uso de NoBreaks.

  • Gab A.

    Essa foi para meus resumos...


ID
10558
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A respeito dos sistemas de backup das organizações é incorreto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Dá para notar que a assertiva C é absurda, pois os requisitos de negócios são o norte para todas as atividades da instituição, inclusive para a estratégia de backup. 

  • Vou me preparar!


  • Vamos de ABIN!!!              \\\\\\\\\\\\o/

  • Simbora, galera! Cair pra dentro. Que Deus nos abençoe!
  • Deus esta no controle de todas as coisas...

  • Vamos que vamos!!!

  • #meusonho

  • Nível médio ganhando mais que nível superior? Eu li direito?

  • Alguém sabe de mais alguma novidade sobre esse concurso? 

  • Filho, é ABIN néh? Um dos concursos mais difíceis do país. É merecido.
  • Ainda está aguardando aprovação do ministério! No site da ABIN eles mostram o número de protocolo e o site para você consultar a situação.
  • No Edital mostra que Oficial Técnico ganha mais que Agente Técnico! Eles provavelmente se confundiram.
  • A babi nem prestou atenção na matéria.. Creio que o "respectivamente"da matéria esteja trocado... Oficial tira seus 12. Mil e poucos
  • Eles colocaram a palavra "respectivamente" de maneira errada !
  • Tipo "respectivamente" ao contrário, saca? kkkk
  • Acho que não caberia o respectivamente ali mesmo, devem ter se enganado na ordem, realmente está errado.
  • Que comece os Jogos!

  • Sempre acompanho no grupo e está uma novela o MPOG, mas na vdd é a presidenta q esta segurando os concursos do e infelizmente fica a inércia do executivo. :/
  • Que COMECEM os jogos! Jogos é sujeito e está no plural. Esse não é concorrente...
  • Está invertida a remuneração dos cargos na notícia... O certo é: oficial de inteligência - R$ 13.994,86; oficial técnico de inteligência - R$ 12.923,08; agente de inteligência - R$5.538,21; agente técnico de inteligência - R$ 5.021,17.

  • Gab C

    Completamente o contrário, o backup precisa sim estar focado em um único objetivo, restaurar os arquivos em caso de perdas,  alteração não autorizada ou dano a algum tipo de arquivo ou sistema digital.

    E sim, abrange principalmente os requisitos de negócios e ambiente operacional das empresas.


ID
10603
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relacionadas às responsabilidades da gerência quanto à manipulação e salvaguarda dos ativos da organização do ponto de vista de um processo de Auditoria de Controles de hardware, acesso, suporte técnico e operação de computadores.

I. A gerência é responsável por planejar e executar os backups dos servidores de banco de dados da organização.

II. A gerência é responsável por desenvolver os procedimentos de conscientização em todos os níveis da organização.

III. A gerência é responsável por implementar sistemas seguros para atender às políticas de Tecnologia da Informação.

IV. A gerência é responsável por realizar suporte técnico aos usuários do ambiente.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi a questão. Alguém poderia explicar e dar referência do pôrque a III está certa e a I errada pois ambas falam em gerentes "executar/implementar". Na verdade só acho que o II está correto.Por favor, me enviem mensagem também.
  • I - A realização dos Backups qualquer estagiário pode fazer desde que seja treinado para isso.

     

    III -  Criar metodologias de segurança só com autorização e aprovação dos Gerentes, não é pra qualquer um.

  • Uma dica: gerência não executa, cabe à operação tal atribuição. Portanto alternativas envolvidas com execuções operacionais não estão relacionadas aos gestores. 

    Alternativa correta: letra B - Assertivas II e III

ID
17899
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Um servidor Windows faz backup completo (full) de seus arquivos semanalmente aos sábados, iniciando às 20h e terminando às 23h. Um backup incremental é realizado às 8h, diariamente. Em uma determinada terça-feira, às 19h, o único disco rígido desse servidor falhou totalmente. Assim, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A recuperação deverá ser realizada pelos backups de sábado, domingo, segunda e terça, já que respectivamente foram realizados os backups do tipo full, incremental, incremental e incremental. O full realiza a cópia de todos os dados no sábado. No domingo, segunda e terça somente os dados que são criados ou alterados foram feitos backups, pelo modo incremental. Assim são necessários todos.
  • a) correto para recuperar os arquivos até a última posição possível, serão necessários, obrigatoriamente, os backups de sábado, domingo, segunda e terça-feira.

    b) errado:  em um backup incremental necessita-se o último backup full e todos os incrementais até o dia da pane.

    c) errado:  pode ser maior ou menor pois no backup incremental é salvo somente os dados modificados no dia (dados diferentes do último backup).

    d) errado:  os arquivos salvos na terça-feira às 14h  serão perdidos pois o último backup foi feito às 8h de terça.

    e) errado:  as alterações efetuadas entre 23h de sábado e 8h de domingo estarão salvas.

     

  • o BACKUP incremental por "somar" o atriburo A nos arquivos marcando-os, ele adiciona no Backup FULL criado, ou seja:

    Backup full + backups até a falha.

  • Gab A.

    Backup full - Só nos Sábados

    Backup incremental - De segunda a domingo.

    Como houve falha na terça-feira é necessário que seja feita o backup total do sábado e os incrementais dos demais dias.


ID
27448
Banca
FCC
Órgão
TRE-SE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Em relação às estratégias de backup, considere: "Captura todos os dados que foram alterados desde o backup total ou incremental mais recente e marca todos os arquivos como tendo sido submetidos a backup". A definição acima refere-se ao backup do tipo

Alternativas
Comentários
  • Backup Completo / Cópia completa ou Global
    Um backup completo (full) copia todos os arquivos seleccionados e marca-os como arquivos que passaram por backup (ou seja, o atributo de arquivo é desmarcado). Com backups normais, você só precisa da cópia mais recente do arquivo ou da fita de backup para restaurar todos os arquivos. Geralmente, o backup normal é executado quando você cria um conjunto de backup pela primeira vez. Se a seguir, voltar a executar um backup normal dos mesmos dados, todos estes são novamente copiados.

    Backup Incremental / Cópia incremental
    Um backup incremental copia unicamente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental marca-os como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo é desmarcado). Se você utilizar uma combinação dos backups normal e incremental, precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados.

    Backup Diferenciado / Cópia diferenciada
    Um backup diferencial copia arquivos criados ou alterados (diferentes) desde o último backup normal ou incremental. Não marca os arquivos como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado). Ou seja, este vai armazenando todas as modificações feitas desde o último backup normal.

    Backup Off-site
    Efectuar um backup para uma drive externa salva a informação de problemas com o seu disco rígido, mas não ajuda se a sua casa queimar ou se os ladrões decidirem roubar os seus periféricos e o seu PC. Para se salvaguardar deste tipo de calamidades, torna-se necessário um backup off-site.

    Backup Online
    O backup online é um método de backups Off-site. Em vez de efectuar os backups para DVDs, tapes, discos externos, etc., este é um serviço de Internet que permite aos seus utilizadores armazenar e recuperar os dados guardados num servidor na Internet. Tudo feito mediante um processo totalmente seguro e confidencial.
  • Backups offline: são feitos enquanto os dados estão inacessíveis aos usuários.

    Backups offline: são executados colocando-se o sistema e os serviços offline. Eles são usados se você precisar de instantâneos do sistema ou se o aplicativo não der suporte para backups online

    Vários tipos de backup podem ser usados para backups online e offline. O contrato de nível de serviço, a janela de tempo de backup e os requisitos de recuperação de um ambiente determinam que método ou combinação de métodos é ideal para o ambiente.

    Backups totais: Um backup total captura todos os dados, incluindo arquivos de todas as unidades de disco rígido. Cada arquivo é marcado como tendo sido submetido a backup; ou seja, o atributo de arquivamento é desmarcado ou redefinido. Uma fita atualizada de backup total pode ser usada para restaurar um servidor completamente em um determinado momento.

    Backups incrementais: Um backup incremental captura todos os dados que foram alterados desde o backup total ou incremental mais recente. Você deve usar uma fita de backup total (não importa há quanto tempo ela tenha sido criada) e todos os conjuntos de backups incrementais subseqüentes para restaurar um servidor. Um backup incremental marca todos os arquivos como tendo sido submetidos a backup; ou seja, o atributo de arquivamento é desmarcado ou redefinido.

    Backups diferenciais: Um backup diferencial captura os dados que foram alterados desde o último backup total. Você precisa de uma fita de backup total e da fita diferencial mais recente para executar uma restauração completa do sistema. Ele não marca os arquivos como tendo sido submetidos a backup (ou seja, o atributo de arquivamento não é desmarcado).
  • Apenas o backup normal e o incremental marcam os arquivos como tendo sido submetidos a backup.
  • LETRA C

    Segundo Manoel Veras (2009,p.246),"Backup incremental: Faz o backup de todos os dados desde o último backup full ou do último backup incremental, o que aconteceu mais recentemente. O backup incremental é rápido e o restore lento. Deixa o bit de arquive off."

    Fonte:

    DATACENTER- COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI
    AUTOR: MANOEL VERAS
  • BACKUP

    INNO = AVISA QUE FOI FEITO

    INCREMENTAL

    NORMAL

  • c) Incremental.

    Normal ou completo - Copia todos os arquivos e pastas. (desmarca o atributo archive).

    Cópia - Copia todos os arquivos e pastas. (não desmarca o atributo archive).

    Incremental - Serão copiados, entre os arquivos selecionados, aqueles que estiverem desatualizados (criados ou alterados) desde o último backup normal ou incremental. (desmarca o atributo archive).

    Diferencial - Serão copiados, entre os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal, não marcando os arquivos como arquivos que passaram por backup normal. (não desmarca o atributo archive).

  • Gab.: Alternativa C

    INCREMENTAL: Copia SOMENTE os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental e os marca como arquivos que passaram por backup.

    1. - O que grava? Arquivo e pastas criados ou alterados APÓS O ÚLTIMO BACKUP.
    2. Limpa os marcadores? Sim
    3. Compacto os dados e controla os erros? Sim
    4. Detalhes: É o backup mais rápido, mas a restauração pode ser demorada. Usa pouco espaço de mídia.


ID
28192
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TCE-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

O backup que copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental e os marca como arquivos que passaram por backup, desmarcando o atributo de arquivo, é o backup:

Alternativas
Comentários
  • A diferença entre backup diferncial e incremental é que no:__incremental os arquivos dos quais foram feitos backup são marcados dessa forma (ou seja, o atributo de arquivo morto é desmarcado).__diferencial os arquivos que já têm um backup não são marcados dessa forma (ou seja, o atributo de arquivo morto não é desmarcado). obs:arquivo morto é qualquer arquivo que não tenha passsado por um backup(isto é os criados ou modificados)
  • LETRA C

    Segundo Manoel Veras (2009,p.246),"Backup incremental: Faz o backup de todos os dados desde o último backup full ou do último backup incremental, o que aconteceu mais recentemente. O backup incremental é rápido e o restore lento. Deixa o bit de arquive off."

    Fonte:

    DATACENTER- COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI
    AUTOR: MANOEL VERAS
  • SOMENTE ALTERADOS

    INDI

    INCREMENTAL

    DIFERENCIAL

    AVISA QUE FOI FEITO O BACKUP

    INNO

    INCREMENTAL

    NORMAL

  • Gab.: Alternativa C

    INCREMENTAL: Copia SOMENTE os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental e os marca como arquivos que passaram por backup.

    1. - O que grava? Arquivo e pastas criados ou alterados APÓS O ÚLTIMO BACKUP.
    2. Limpa os marcadores? Sim
    3. Compacto os dados e controla os erros? Sim
    4. Detalhes: É o backup mais rápido, mas a restauração pode ser demorada. Usa pouco espaço de mídia.


ID
41695
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Backup, localidades alternativas, regras e responsabilidades e reposição de equipamentos são estratégias utilizadas basicamente no plano de

Alternativas
Comentários
  • Item correto Letra E

    Plano de Contingência também chamado de “PLANEJAMENTO DE RISCOS” é um documento que tem o objetivo de descrever as medidas a serem tomadas por uma empresa, incluindo a ativação de processos manuais, para fazer com que seus processos vitais voltem a funcionar plenamente, ou num estado minimamente aceitável, o mais rápido possível, evitando assim uma paralisação prolongada que possa gerar maiores prejuízos a corporação, como a fuga de acionistas, grandes perdas de receita, sanções governamentais, problemas jurídicos para os dirigentes, abordagens maliciosas da imprensa, fuga de funcionários para os concorrentes e até mesmo, em casos extremos, o fechamento da empresa. Portanto, formaliza como será feito o PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS e/ou PLANO DE RECUPERAÇÃO DE DESASTRES.
  • Concordo em parte com o colega.... acho que a parte do enunciado que diz ",localidades alternativas," ao meu faz parte do plano de contingência...marcaria a letra C.
  • Concordo com o Alan Argollo dos Santos Quadros, localidades alternativas é contingência.
  • Compelementando as respostas... A reposição de equipamentos não faz parte da contingência, pois a contingencia deve estar préviamente configurada para a ativação imediata em caso de problemas no site principal.
  • Backup não faz parte do plano de contingência?

  • Backup nao faz parte do plano de contigência? FCC é foda...


ID
48886
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Considerando-se backups completos e incrementais, julgue as afirmações a seguir.

I - A realização de backups (completos ou incrementais) objetiva minimizar a probabilidade de perda de dados, enquanto a realização de restauração visa a recuperar dados previamente armazenados.

II - O procedimento de geração de backups incrementais compara a data da última escrita de um arquivo com a data de realização do último backup para decidir se deve copiar o arquivo.

III - A restauração de arquivos gravados em backups incrementais é mais trabalhosa do que a restauração de um arquivo em um backup completo.

É(São) verdadeira(s) a(s) afirmação(ões)

Alternativas
Comentários
  • A resposta correta seria a C pois o item II está errado, O que é observado é o atributo ARQUIVO para decidir se a copia deve ser feita no backup incremental e não comparação de datas. Comparação de datas quem faz é o Backup Diário. Pois se eu tivesse feito uma alteração em um arquivo as 9:00 de hoje e ao meio dia tivesse feito um backup Diferencial e em seguida fizesse um backup Incremental esse arquivo seria copiado em ambos os backups derrubando assim o texto onde diz: ...com a data de realização do último backup para decidir se deve copiar o arquivo.
  • BACKUP:O utilitário Backup ajuda a proteger os dados de perdas acidentais se ocorrerem falhas de hardware ou de mídia de armazenamento no sistema. A mídia de armazenamento de backup pode ser uma unidade lógica, como um disco rígido, um dispositivo de armazenamento separado, como um disco removível, ou uma biblioteca inteira de discos ou fitas organizados e controlados por alterador robótico. Se os dados originais do disco rígido forem apagados ou substituídos acidentalmente ou se ficarem inacessíveis devido a um defeito do disco rígido, você poderá restaurar facilmente os dados usando a cópia arquivada. TIPOS DE BACKUPS:* Backups completos* Backups incrementais* Backups diferenciais BACKUP COMPLETO:Este tipo consiste no backup de todos os arquivos para a mídia de backup. Se os dados que estão sendo copiados nunca mudam, cada backup completo será igual aos outros. Esta similaridade ocorre devido o fato que um backup completo não verifica se o arquivo foi alterado desde o último backup; copia tudo indiscriminadamente para a mídia de backup, tendo modificações ou não. Esta é a razão pela qual os backups completos não são feitos o tempo todo.BACKUPS INCREMENTAIS:os backups incrementais primeiro verificam se o horário de alteração de um arquivo é mais recente que o horário de seu último backup. Se não for, o arquivo não foi modificado desde o último backup e pode ser ignorado desta vez. Por outro lado, se a data de modificação é mais recente que a data do último backup, o arquivo foi modificado e deve ter seu backup feito. Os backups incrementais são usados em conjunto com um backup completo frequente (ex.: um backup completo semanal, com incrementais diários).BACKUPS DIFERENCIAIS:São acumulativos, em outras palavras, no caso de um backup diferencial, uma vez que um arquivo foi modificado, este continua a ser incluso em todos os backups diferenciais (até o próximo backup completo).Fonte:http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20070427.php
  • Letra E)

    TIPOS DE BACKUP:

    NORMAL: Um backup normal (ou total) copia todos os arquivos selecionados e marca cada um deles como já tendo um backup (em outras palavras, o atributo de arquivo morto é desmarcado). Com backups normais, você só precisa da cópia mais recente do arquivo ou da fita de backup para restaurar todos os arquivos. Normalmente, o backup normal é executado quando você cria um conjunto de backup pela primeira vez.

    INCREMENTAL: Um backup incremental copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Os arquivos dos quais foram feitos backup são marcados dessa forma (ou seja, o atributo de arquivo morto é desmarcado). Se você usar uma combinação de backup normal e backup incremental, precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backup incrementais para restaurar.

    DIFERENCIAL: Um backup diferencial copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Os arquivos que já têm um backup não são marcados dessa forma (ou seja, o atributo de arquivo morto não é desmarcado). Se você executar uma combinação de backup normal e backup diferencial, a restauração dos dados exigirá os arquivos ou as fitas do último backup normal e do último backup diferencial.

    CÓPIA: Uma cópia auxiliar (ou secundária) é uma cópia dos dados de backup. Os dados copiados são uma imagem fiel da cópia de backup primária e podem ser usados como uma cópia de backup de modo de espera ativo se os servidores, os dispositivos e a mídia de backup primário forem perdidos ou destruídos. As cópias primária e secundária usam mídias diferentes e, muitas vezes, bibliotecas de backup diferentes.

    DIÁRIO: Backup que copia todos os arquivos selecionados que forem alterados no dia de execução do backup diário. Os arquivos que sofreram backup não são marcados como tal (ou seja, o atributo de arquivamento não é desmarcado).

  • A principio, concordei com o Marcelo. Porém, o texto postado pela Meg eh bem esclaredor. No entanto, ainda pergunto: se eh o atributo de arquivamento q decide se o arquivo deve ser backupeado ou não, qual a necessidade de se comparar datas de alteração com a de backup?
    Com relação à III, ha uma exceção: se eu realizo um backup incremental todos os dias da semana e sei q, exatamente na sexta, um arquivo, criado na Quinta, foi excluido por acidente, eu posso usar apenas o backup incremental de Quinta, não sendo necessario usar o backup total + incremental. Usando apenas o bck incremental, está será bem menos trabalhosa q o completo. Alguem concorda?
  • Assistam o vídeo para uma resposta básica sem se aprofundar nas questões sobre atributos:
    http://www.youtube.com/watch?v=QAhpTILAiLo&feature=relmfu

    Roger,
    Penso que o item 3 trata da regra geral. Além disso, o elaborador da questão toma o cuidado de colocar "arquivos... incrementais" no plural e "arquivo... completo" no singular.
    Quanto ao item III, só não concordo com o argumento do marcelo porque levo em consideração que os backups diferenciais foram deixados de fora da questão. Estamos falando de um mundo fechado em completos e incrementais. No entanto, concordo com o Roger que é mesmo o atributo que faz a diferença neste caso, embora possamos pensar que, em sentido amplo, isto não deixa de ser uma comparação de tempo. Acho válida a divergência e recomendaria recurso se fosse o caso.

    Abs.
    Ricardo

ID
59572
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

No que se refere a cópia de segurança de arquivos e
procedimentos de backup, julgue os itens subseqüentes.

Existem ferramentas próprias para a realização de backup, procedimento importante porque pode evitar a perda de dados sensíveis à instituição.

Alternativas
Comentários
  • Não discordo do gabarito, mas acho que se pensarmos melhor, as ferramentas para realização de backup não evitam, em sentido estrito, a perda de dados, mas provém mecanismos para cópia e recuperação destes.

  • Coloquei ERRADO.

    pois eu acho que uma ferramenta não sabe da real importancia do arquivos para empresa, sendo assim a mesma não sabe o que deve copiar ou não, e sim nós que informamos qual arquivos deve ser copiado.
  • Esse "procedimento importante" que a questão cita é a PRÓPRIA REALIZAÇÃO DE BACKUP. A ferramenta apenas facilita esse processo. Logo, o procedimento pode sim "evitar a perda de dados sensíveis à instituição.".

    Gabarito: CERTO !!!
  • Existe alguma pedra com estrelinhas brilhantes no Brasil?

    não.

    Não? como assim não? você observou todas as pedras?

    Cuidado com o verbo existir.

    .

    .

    Olhem para a questão, tem que ter muita certeza para dizer que não existe ferramentas para backup, sem contar que eu posso fazer um backup em um pen-drive.

    GAB. CERTO.


ID
59575
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

No que se refere a cópia de segurança de arquivos e
procedimentos de backup, julgue os itens subseqüentes.

O procedimento de restore garante a eliminação de vírus e de arquivos temporários, o que proporciona economia do espaço em disco.

Alternativas
Comentários
  • Ação que permite recuperar os dados arquivados via BACKUP.
  • A remoção de virus é garantida por meio de anti-virus. O retore dos dados para um ambiente contaminado irá compromoter os dados restaurados.
  • Nada nesse mundo é imune a vírus.

    Errado

  • Esta questão esta errada 2 vezes pois o restori não deicha de ser uma copia de segurança só que ele restaura tudo para o inicio, e para combater  virus temos que uasr anti-virus .

     

  • Na informática nada é garantido!

  • Procedimento de restore (recuperação da cópia de segurança) . Restauração da copia feita pela cópia.


ID
59578
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

No que se refere a cópia de segurança de arquivos e
procedimentos de backup, julgue os itens subseqüentes.

O uso de mídias como pendrives e disquetes não é recomendado para fazer cópia de dados críticos, pois esses dispositivos não são resistentes a falhas.

Alternativas
Comentários
  • Fácil. Disquetes e pendrives não são mídias confiáveis. As melhores mídias para backup são as magnéticas que tem tempo de vida estimado em um século.
  • Acho que disquetes é magnético...
  • Os pendrives não tem tempo de vida útil e os disquetes são obsoletos, frágeis e tem baixa capacidade de armazenamento.

  • hoje a melhor forma de se armazenar arquivos de backup é arquivo em nuvem ou Cloud Compting  ou se preferir LTO 7 Geração  ou HDs externos


ID
59581
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

No que se refere a cópia de segurança de arquivos e
procedimentos de backup, julgue os itens subseqüentes.

A criação de uma rotina de cópia de segurança, um procedimento que faz parte de uma política de segurança da instituição, deve prever a cópia de todo e qualquer dado que precise ser recuperado em caso de falha.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito. Se analisarmos dados do sistema, p.e, temos alguns que são de suma importância e que realmente deverão fazer parte da política de backup, como por exemplo cópia do AD. Porém, na mesma análise temos outros dados que poderão ser recuperados sem a necessidade de uma cópia, como os arquivos de sistema. Um outro exemplo: é prudente se ter cópias das VM's num esquema de virtualização, mas posso reconfigurá-las caso essas cópias não estejam mais ao alcance.

    Portanto, acho muito forte e genérica a expressão: todo e qualquer dado.

    Alguem concorda?
  • Ativo, segundo a série ISO 27000, é qualquer coisa que tenha valor para a instituição: pessoas, equipamentos, sua reputação, suas informações. Se uma informação precisa ser recuperada, é porque tem algum valor relevante. A questão, contudo, não trata do valor ordinal ou cardinal da informação, o que não lhe permite atribuir uma prioridade de guarda. Desta maneira, toda e qualquer informação que precise ser recuperada em caso de falha precisa, sim, possuir uma cópia de segurança; como vai ser feito, contudo, é outro juízo. 
  • QUESTÃO CORRETA em minha opinião.

    O detalhe da questão está em "de uma política de segurança da instituição". Afirmação que nos leva a pensar prontamente na PSI da Instituição. Contudo, "A criação de uma rotina de cópia de segurança", pode ser encontrada em outra política da Instituição, como a Política de Segurança de Comunicações.

    Outro aspecto, é que na Política de Segurança da Informação não devem existir procedimentos muito específicos, uma vez que é uma política com visão macro sobre a segurança da Instituição.


  • prever a copia de todo e qualquer dado?

  • apesar de ter marcado correto, fiquei em dúvida realmente sobre ser muito técnico a ação de 'criar rotina', enfim, a banca deu como certa nessa.

  • Esse "todo e qualquer" deixa a gente de pernas bambas.

  • eu acabei de fazer uma questão dizendo que nada é garantido como podem cobrar que todo e qualquer dado deve ser copiado se não posso garantir a copia e o backup desses dados... acertei a questão pq to acostumado com as merdas do cespe, mas depois que eu passar não quero mais brincar de disse não disse com essa porra nunca mais. 


ID
59584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

No que se refere a cópia de segurança de arquivos e
procedimentos de backup, julgue os itens subseqüentes.

Uma rotina de cópia de segurança de arquivos de um sistema operacional controlador de domínio somente deve ser feita quando o sistema operacional é instalado, porque, após a instalação, não há modificação de configuração.

Alternativas
Comentários
  • Errado! O controlador de domínio sofre diversas alterações em sua base após a instalação. Por exemplo: Criação e exclusão de usuário, alteração de atributos dos objetos, etc

ID
76609
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

O microcomputador do usuário hospeda o Windows XP e o Internet Explorer 7. Inadvertidamente, ele apagou a maioria dos endereços armazenados na pasta Favoritos. Ao atender o pedido de ajuda, o técnico verificou que não havia nenhum arquivo bookmark.htm, para proceder à recuperação dos dados, mas observou a existência de uma pasta Favoritos em D:\Favoritos, de onde pode tentar a recuperação. Nesse caso, o procedimento mais adequado é:

Alternativas
Comentários
  • Se não ha o arquivo bookmark.htm, não ha possibilidade de importar nem exportar nada !! A única saída é copiar e colar o conteúdo da pasta D:\Favoritos e sobrescrever a pasta Favoritos atualmente utilizada pelo Internet Explorer (letra E).

ID
90898
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca da organização e da segurança da informação em meio
eletrônico, julgue os próximos itens.

Em um ambiente computacional, a perda das informações por estragos causados por vírus, invasões indevidas ou intempéries pode ser amenizada por meio da realização de cópias de segurança (backup) periódicas das informações, as quais podem ser feitas da máquina do usuário, de servidores e de todos os demais dispositivos de armazenamento, local ou remoto, de dados.

Alternativas
Comentários
  • O enunciado descreve uma rotina de segurança.
  • Questão repetida.

    Igual a questão: Q36013

  • GABARITO: CERTO

    O backup, ou cópia de segurança, tem por função duplicar arquivos importantes que poderão ser utilizados caso os arquivos originais se tornem inacessíveis por um motivo qualquer. As cópias podem ser armazenadas em qualquer local e usando qualquer tipo de armazenamento.

ID
104482
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Algumas Regras Gerais de Uso do Computador

I. Sempre feche todas as aplicações abertas antes de
instalar qualquer software. Para um cuidado extra,
faça uma nova inicialização (boot) e feche todas as
aplicações que são inicializadas automaticamente
antes de você instalar algum programa. Sempre
desligue seu computador antes de plugar ou desplugar
qualquer tipo de equipamento.

II. Nunca instale um software enquanto seu programa
antivírus estiver executando. Em ambientes de
rede, via de regra, a política de uso dos recursos
com-putacionais restringe ou permite determinados
privi-légios aos usuários da rede, por exemplo, a
insta-lação de aplicativos (processadores de texto,
plani-lhas eletrônicas, agendas corporativas,
browsers e programas diversos).

III. Sempre atualize e execute a proteção contra vírus,
sempre configure para o antivírus fazer um "scan"
nos downloads e nunca confie em qualquer anexo
de mensagens enviadas, mesmo que sejam de
pessoas que você conheça. A autopropagação de
virus começa a partir das pessoas que mantém o seu
endereço de email nos livros de endereço (address
book) dos programas de correio eletrônico.

IV. Se o seu computador faz parte de uma rede, normalmente
as políticas corporativas recomendarão
que você gerencie o uso de seu espaço em disco
na rede, de modo a utilizar o mínimo indispensável.
Faça backups! Apesar de aparentemente você não
ter um problema em seu computador, seu disco
rígido (HD) pode parar sem prévio aviso.

V. Dependendo do sistema operacional, ele avisará
que uma atualização é necessária, por questões de
segurança e integridade do sistema. Nesse caso,
faça backup do registro (registry) ou, se o sistema
operacional suportar, crie um ponto de restauração
antes de fazer o download solicitado e de instalar
qualquer software ou driver.

VI. Mantenha sempre o seu navegador configurado de
acordo com as recomendações da administração
da rede. Em corporações, os computadores da rede
local acessam a Internet, sob regras restritivas, que
visam a proteção do ambiente interno, tais como
bloqueio/limitação de downloads a determinados tamanhos,
bloqueio de acesso a sites pornográficos e
chats.

No contexto das orientações contidas nos itens IV e V sobre backups, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Criar um ponto de restauração nada mais é do que o sistema operacional efetuar backup de pontos críticos que possam recuperar o sistema operacional após qualquer sinistro.
  • É sempre bom ter um ponto de restauração porque, Se houver um problema no sistema, você poderá restaurar o computador para o estado anterior sem perder seus arquivos de dados pessoais (como documentos, itens favoritos da Internet e emails). O recurso Restauração do sistema monitora as alterações no computador e marca periodicamente pontos de restauração facilmente identificados. Esses pontos de restauração permitem que você reverta o sistema ao estado anterior. Você também pode criar e nomear seus próprios pontos de restauração a qualquer momento.Fonte: PastorPreto - Forum Yahoo
  • Após qualquer sinistro é o que torna a alternativa incorreta. Porém, FCC é FCC temos que ir de acordo com a miserável. Sobre meu ponto de vista, um ponto de restauração não recuperaria o sistema após uma explosão. Mas fazer o quê, né?

  • o ponto de restauração fica salvo no próprio computador, como pode ser considerado um backup?

    boiei

  • A resposta da questão é simples interpretação dos itens IV e V, o que leva a alternativa B, ou seja, trata-se do procedimento de backup. É só buscar a ideia que remete aos itens que exprime conceito da importância do backup como garantia de segurança das informações.

  • Gab. B

    Restauração

    É a forma de recuperar os backups copiados.

    Geralmente acontece após um desastre com os dados originais


ID
106303
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Os arquivos que são copiados em processos de backup do Windows e, por consequência, têm o atributo de arquivamento desmarcado indicam que sofreram backup do tipo

Alternativas
Comentários
  • Letra E)TIPOS DE BACKUP:NORMAL: Um backup normal (ou total) copia todos os arquivos selecionados e marca cada um deles como já tendo um backup (em outras palavras, o atributo de arquivo morto é desmarcado). Com backups normais, você só precisa da cópia mais recente do arquivo ou da fita de backup para restaurar todos os arquivos. Normalmente, o backup normal é executado quando você cria um conjunto de backup pela primeira vez.INCREMENTAL: Um backup incremental copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Os arquivos dos quais foram feitos backup são marcados dessa forma (ou seja, o atributo de arquivo morto é desmarcado). Se você usar uma combinação de backup normal e backup incremental, precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backup incrementais para restaurar.DIFERENCIAL: Um backup diferencial copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Os arquivos que já têm um backup não são marcados dessa forma (ou seja, o atributo de arquivo morto não é desmarcado). Se você executar uma combinação de backup normal e backup diferencial, a restauração dos dados exigirá os arquivos ou as fitas do último backup normal e do último backup diferencial.CÓPIA: Uma cópia auxiliar (ou secundária) é uma cópia dos dados de backup. Os dados copiados são uma imagem fiel da cópia de backup primária e podem ser usados como uma cópia de backup de modo de espera ativo se os servidores, os dispositivos e a mídia de backup primário forem perdidos ou destruídos. As cópias primária e secundária usam mídias diferentes e, muitas vezes, bibliotecas de backup diferentes.DIÁRIO: Backup que copia todos os arquivos selecionados que forem alterados no dia de execução do backup diário. Os arquivos que sofreram backup não são marcados como tal (ou seja, o atributo de arquivamento não é desmarcado).
  • http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc784306%28v=ws.10%29.aspx

  • Tipos de backup

    O utilitário de backup oferece suporte a cinco métodos para backup de dados no computador ou na rede.

    Backup de cópia

    Um backup de cópia copia todos os arquivos selecionados, mas não os marca como arquivos que passaram por backup (ou seja, o atributo de arquivo não é desmarcado). A cópia é útil caso você queira fazer backup de arquivos entre os backups normal e incremental, pois ela não afeta essas outras operações de backup.

    Backup diário

    Um backup diário copia todos os arquivos selecionados que foram modificados no dia de execução do backup diário. Os arquivos não são marcados como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado).

    Backup diferencial

    Um backup diferencial copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Não marca os arquivos como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado). Se você estiver executando uma combinação dos backups normal e diferencial, a restauração de arquivos e pastas exigirá o último backup normal e o último backup diferencial.

    Backup incremental

    Um backup incremental copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. e os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo é desmarcado). Se você utilizar uma combinação dos backups normal e incremental, precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados.

    Backup normal

    Um backup normal copia todos os arquivos selecionados e os marca como arquivos que passaram por backup (ou seja, o atributo de arquivo é desmarcado). Com backups normais, você só precisa da cópia mais recente do arquivo ou da fita de backup para restaurar todos os arquivos. Geralmente, o backup normal é executado quando você cria um conjunto de backup pela primeira vez.

    fonte: 

    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc784306%28v=ws.10%29.aspx

  • Gabarito: E.

     

    Dentre os tipos de backup, os únicos em que o atributo de arquivo é desmarcado (identifica que passou por backup) são o Normal/Full/Completo e o Incremental.

     

    Nos outros backups, o atributo de arquivo não é desmarcado.

  • M de marca e um abraço.... increMental e norMal


ID
108046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca da organização e da segurança da informação em meio eletrônico, julgue os próximos itens.

Em um ambiente computacional, a perda das informações por estragos causados por vírus, invasões indevidas ou intempéries pode ser amenizada por meio da realização de cópias de segurança (backup) periódicas das informações, as quais podem ser feitas da máquina do usuário, de servidores e de todos os demais dispositivos de armazenamento, local ou remoto, de dados.

Alternativas
Comentários
  • Conceito de backup na prática...

  • errei a questão, porque li errado pensei que fosse..'''a realização de cópias de segurança podiam ser feitas NA propria máquina do usuario''

  • Vinícius, pensei a mesma coisa quando li.. acabei errando kkk interpretação é tudo

ID
110416
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Desde a última reformulação da política de backups, realizada pela empresa JáVai, há alguns meses, a rotina baseia-se em backups normais e incrementais. Se dados forem perdidos, o processo de recuperação necessitará

Alternativas
Comentários
  • Vamos começar pela criação dos BACKUPs normal e incremental. Faz-se um backup normal que salvará TODOS os arquivos deixando-os marcados como já copiados. Ao alterar um desses arquivos ele é desmarcado, mostra que possui informações novas.Ao fazer o Backup Incremental ele copiará todos os arquivos NOVOS e todos aqueles que ESTÃO DESMARCADOS. Depois deste tipo de backup todos os arquivos voltam a serem marcados. Desta forma, é feito um BACKUP NORMAL e vários BACKUPS INCREMENTAIS cada um com informações complementares, pois aquilo que foi salvo ontem não será salvo hoje e assim por diante.Sendo assim, ao precisar das informações será necessário o BACKUP NORMAL somado a todos os outros INCREMENTAIS. Na questão acima a única alternativa que pode ser a correta é a letra B, ou seja, será necessário pelo menos o ÚLTIMO BACKUP NORMAL.
  • Acho que para haver recuperação é obrigatório o último backup normal e todos os incrementais posteriores a ele. Pois, se os dados que foram perdidos estiverem nos backups incrementais (que incluem arquvos novos e os alterados) ao utilizar-se do último backup normal apenas, não haverá uma restauração produtiva. Em minha opinião, não há resposta correta para a questão.
    abç,
  • Concordo plenamente com o colega Elton. A questão não possui alternativa correta.

    Num plano de backups:

    NORMAL + INCREMENTAL = Ao recuperar as informações, o administrador deverá restaurar o último backup NORMAL + TODOS os backups INCREMENTAIS subsequentes. 

    NORMAL + DIFERENCIAL = Ao recuperar as informações, o administrador deverá restaurar o último backup NORMAL + o último backup DIFERENCIAL

    Complementando:

    INCREMENTAL: Salva os dados criados os modificados desde o último backup NORMAL ou INCREMENTAL. "Marca" os arquivos, informando que eles passaram por backup (desmarcando o atributo de arquivo), portanto, no próximo backup INCREMENTAL, somente os dados criados ou alterados desde o último INCREMENTAL serão salvos.

    Ex.: 
    Backup:
    Seg          Ter                  Qua               Qui               Sex
    Normal     Incremental      Incremental   Incremental   Incremental
    Restore:
    A falha ocorre no sábado, então: Restaurar o Backup NORMAL de Segunda + os INCREMENTAIS de Terça, Quarta, Quinta e Sexta, nessa ordem.

    DIFERENCIAL: Salva todos os dados criados ou modificados desde o último backup NORMAL, mas não marca os arquivos como que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado), portanto, no próximo backup DIFERENCIAL, o sistema irá realizar o backup completo desde o último backup NORMAL, somando todos os dados criados ou modificados num só arquivo de backup DIFERENCIAL.

    Ex.: 
    Backup:
    Seg          Ter                  Qua               Qui               Sex
    Normal     Diferencial      Diferencial  Diferencial   Diferencial
    Restore:
    A falha ocorre no sábado, então: Restaurar o Backup NORMAL de Segunda + o DIFERENCIAL da Sexta, nessa ordem.
  • b) pelo menos do último backup normal. - CORRETÍSSIMA

    Porque vamos supor um cenário em que 10 arquivos tenham sido modificados e na hora em que vc precisar restaurar seu backup, vc apenas necessite desses 10 arquivos gravados no último backup incremental. Isso tornaria a acertiva 'B' correta, porque ela diz pelo menos do último e para restaurar seus arquivos nesse cenário hipotético, vc apenas precisou do último backup incremental, uma vez que todos os arquivos foram gravados nele.
  • Concordo com o Milton em parte. A questão fala de pelo menos do último bakcup normal, não do último incremental. Das opções, achei a letra B mais certa, vejamos porque:
    Qualquer backup incremental tem como referência sempre o último backup normal ou último incremental (na prática, o incremental anterior precisará de um backup normal no final das contas). Então, impreterivelmente, backup normal será necessário para pelo menos inicializar o processo.  
    A expressão "pelo menos" não indica que ele é suficiente para restauração, mas que pelos menos para iniciar qualquer restore, precisará dele.

    T+
  • E completando o comentário de Wagner:

    Caso não haja nenhuma mudança desde o último backup normal, nenhum backup incremental precisará ser feito. Portanto, nesse caso, só o último backup normal é necessário. O "pelo menos" dessa questão é a chave para acertá-la.
  • Backup Incremental: realiza um backup dos arquivos que foram alterados ou novos desde o último backup, de qualquer tipo. Em suma, é um backup de atualização.


    Backup Diferencial: realiza um backup dos arquivos que foram alterados desde o último backup completo. É um backup intermediário entre o incremental e o completo.


    Backup Completo: como o próprio nome diz, todos os arquivos e pastas na unidade sofrem o backup, ou seja, é criada uma cópia de segurança para todos esses arquivos.

  • Achei essa questão uma sacanagem!!
    Concordei que a alternativa B é correta pelos comentários dos colegas, mas não vejo o porque a d não pode estar certa também
    MAAAS se tratando de FCC, vale a menos errada, ou a mais certa, né?

  • Gab.B

    Mais uma vez vale a interpretação.

    Todas as outras não são suficientes, então, "pelo menos" indica que ainda que fique incompleto será necessário para iniciar o processo de restauração.

    Obs: Eu erreiiiii, marquei a D. Enfim. Apredizado.


ID
110734
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Um administrador deve fazer, todas as noites, o backup de um servidor de arquivos com Windows 2008. O administrador executa um backup manual e normal no domingo e, em seguida, programa um trabalho de backup para ser executado todas as noites nas próximas duas semanas. Qual tipo de backup realiza essa tarefa mais rapidamente?

Alternativas
Comentários
  • O Backup Incremental é mais rápido para ser criado e mais lento para ser restaurado. Na sua criação ele copia somente os arquivos novos e alterados, gerando assim um arquivo que será acrescido ao Backup normal. No caso de restauração, deverá ser copiado o backup normal e todos os Incrementais realizados.Já o Backup Diferencial trabalha da seguinte forma: Copia os arquivos novos e alterados, mas gera um arquivo que irá acumular todas as atualizações desde o último Backup normal ou incremental. Logo no caso de restauração, será necessário a utilização do primeiro backup normal e apenas do último diferencial.Como a questão pede o tipo de backup mais rápido para ser criado, a opção correta é Incremental.;)
  • Comentando Paulo,
    "O Backup Incremental é mais rápido para ser criado e mais lento para ser restaurado. (..) No caso de restauração, deverá ser copiado o backup normal e todos os Incrementais realizados."
    Esse conceito é caso eu queira restaurar todos os arquivos em caso de perda total, ou perdas grandes, em diversos dias, ou ainda no caso de eu nao saber a data exata da perda de um arquivo.
    Mas no caso de eu souber o dia exato em q um arquivo foi excluido(e quiser restaurar apenas ele), eu posso usar o bck incremental do dia anterior(o q acaba sendo bem mais rapida a restauração q no bck diferencial).
  • conforme já explicado no comentário anterior, o Incremental é o mais rápido.

    Mas porque a letra "e" não está correta, visto que também traz o backup incremental como resposta?

    solução: observe que o comando da questão já informa que foi feito um backup normal (no domingo), portanto gerar de novo um backup normal ( conforme sugere a letra "e") não seria a solução mais rápida.

    portanto como já se tem um backup normal, basta gerar backups incremetais para se ter a opção mais rápida conforme se pede na questão,

    logo alternativa C, correta!

    bons estudos.
  • Eu já havia feito essa questão uma vez e marcado Incremental. Fiz agora novamente e marquei E, aí percebi que o enunciado pode estar ambíguo.

     

    "Qual tipo de backup realiza essa tarefa mais rapidamente?" O termo "essa" está se referindo apenas à segunda parte do trabalho, ou está considerando todo o processo? Não tenho certeza.

     

    O Incremental é o mais rápido, realmente, mas parece que fica essa lacuna no enunciado.

  • Gab. C

    Com certeza, o incremental tem maior desempenho, pois possui arquivos de backups menores.

    Obs. Possui pior desempenho em relação a restauração.


ID
110785
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Paulo é o administrador de uma rede com o Windows 2008 que é usado para o compartilhamento de arquivos de sua empresa. O servidor possui dois discos rígidos SCSI, sendo que cada disco hospeda um único volume. O primeiro volume hospeda o sistema operacional e os arquivos de programa. O segundo volume hospeda os compartilhamentos de arquivos. O backup do servidor é feito em uma fita DAT individual, a qual é rotulada com o dia em que o backup foi executado. O regime de backup é o seguinte: backup completo aos sábados, às 04:00 horas; backup diferencial aos domingos, às 04:00 horas; backup incremental às segundas, às 05:30 horas; backup diferencial às terças, às 04:00 horas; backup incremental às quartas, às 05:30 horas; backup diferencial às quintas, às 04:00 horas; backup incremental às sextas, às 05:40 horas.
Na quinta, às 13:34 horas, o disco que hospeda o volume que contém os compartilhamentos de arquivos apresenta uma falha. Paulo consegue substituir o disco e recriar o volume em 30 minutos. Ele tem acesso total aos dez últimos dias de fitas de backup. Qual a ordem de restauração que deve ser usada por Paulo para atingir a restauração mais completa dos compartilhamentos de arquivo?

Alternativas
Comentários
  • Não consegui entender a estratégia. Alguém saberia explicá-la, por favor???
  • Existem 3 tipos de backup:

    a) completo ou total: cópia total dos dados;
    b) incremental: cópia dos dados alterados desde o último total ou do incremental + recente;
    c) diferencial: cópia dos dados alterados desde o ultimo total.

    Sendo assim, para restauração + completa dos dados inicia-se pela fita de sábado, cujo back up foi completo, seguindo -se pela de segunda e quarta, cujos back up's incrementais copiaram todas as alterações ocorridas a partir de sábado e de segunda, respectivamente ( lembre-se: o incremental copia dados alterados desde o último total ou incremental + recente), finalizando-se com a fita de quinta para a recuperação dos dados referentes àquele dia.

    Espero ter contribuído.



  • Vou tentar esmiuçar. O colega já explicou os tipos de backups, nos resta saber os porquês.

    Existe um sutileza entre as respostas d) e c) a troca entre a fica de domingo que foi uma cópia diferencial e a de segunda que foi um incremental. Por que a cópia de segunda seria mais completa que a de domingo, sendo que cópias diferenciais (domingo) constumam ser mais completas que as incrementais (segunda) ?

    Quando é feito um backup diferencial, o programa não desmarca o bit que indica que já foi feito o backup do arquivo, ou seja, quando o for feito um novo backup o arquivo será copiado novamente. Logo teremos cópias bem completa. Uma fita com o backup completo mais o último diferencial já resolveria o problema. No entanto esse tipo de rotina é estremamente penoso. Assim usasse o incremental, que ao gravar a cópia, desmarca o bit, ou seja, no proxímo backup somente os arquivos que foram modificados, desde o último backup,  serão gravados.

    Retornando à questão. Como o backup de domingo foi um diferencial (não desmarcou o bit), ao realizar o backup da segunda todos os arquivos que foram modificados desde último backup completo (sábado) serão gravados e os bits desmarcados, logo o backup da terça (diferencial) funcionará como um incremental e o de quarta que é incremental, fucnionará como um diferencial, pois no último backup os bits não foram demarcados.

    Finalizando, backup de sábado + segunda ( contém alterações de domingo e segunda) + quarta ( contém alterações de terça e quarta) + quinta.

ID
126703
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Paulo é o administrador de uma rede com o Windows Server 2003, usado para o compartilhamento de arquivos de sua empresa. O servidor possui dois discos rígidos SCSI, sendo que cada disco hospeda um único volume. O primeiro volume hospeda o sistema operacional e os arquivos de programa. O segundo volume hospeda os compartilhamentos de arquivos. O backup do servidor é feito em uma fita DAT individual, a qual é rotulada com o dia em que o backup foi executado. O regime de backup é o seguinte: backup completo aos sábados, às 4h; backup diferencial aos domingos, às 4h; backup incremental às segundas, às 5h 30min; backup diferencial às terças, às 4h; backup incremental às quartas, às 5h 30min; backup diferencial às quintas, às 4h; e backup incremental às sextas, às 5h 40min. Na quinta, às 13h 34min, o disco que hospeda o volume que contém os compartilhamentos de arquivos apresenta uma falha. Paulo consegue substituir o disco e recriar o volume em 30 min. Ele tem acesso total aos dez últimos dias de fitas de backup. Que ordem de restauração deve ser usada por Paulo para atingir a restauração mais completa dos compartilhamentos de arquivo?

Alternativas
Comentários
  • Apenas o backup Completo de segunda-feira e o Diferencial de quinta-feira já não seriam suficientes para a restauração?


ID
155476
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Na implementação de uma solução de backup, a escolha e o ajuste das estratégias de backup são fundamentais na obtenção de um sistema eficaz. Nesse contexto, considere:

I. Os recursos de armazenamento, quando encarados sob o ponto de vista da sua integridade e necessidade de proteção devem assegurar que informações, mesmo aquelas com baixa taxa de consulta e com razoável grau de desatualização, sejam integradas ao conjunto de dados de um sistema de backup otimizado.

II. A escolha criteriosa do que deve ser protegido leva em conta não a classificação da informação sempre nos mesmos padrões, mas sim a otimização do tempo para a operação de backup, volume de dados a armazenar e congestionamento da rede, entre outros fatores.

III. A periodicidade das operações de backup está intimamente ligada à taxa de crescimento da informação e ao esforço que é necessário despender para repor a informação, desde a última operação de backup. Nesse sentido, um backup semanal pode ser suficientemente aplicado em sistemas de aquisição em tempo real ou a processamentos de dados relativos a eventos únicos.

IV. Do ponto de vista da escalabilidade, uma solução de backup deve ser dimensionada de acordo com a medida da previsão de crescimento dos sistemas e do ambiente em que ela se insere. Por outro lado, em termos de sistema protegido, a janela dedicada ao backup é definida pelo tempo que um sistema fica dedicado exclusivamente à operação de backup, levando em conta a paralisação total ou parcial dos seus serviços.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • ABAIXO O LINK DO TEXTO DE ONDE FORAM RETIRADAS AS ALTERNATIVA DA QUESTÃO:
    http://www.dotecome.com/infoimagem/infoimagem/info28/28art6.htm
  • "A escolha criteriosa do que deve ser protegido leva em conta não a classificação da informação sempre nos mesmos padrões, mas sim a otimização do tempo para a operação de backup, volume de dados a armazenar e congestionamento da rede, entre outros fatores."

    Lendo essa afirmação, eu entendi que:
    Aspectos estruturais são mais importantes que a classificação da informação durante a escolha do que deve ser protegido.

    Não entendi essa afirmação, nem como ela pode estar correta. Posso não estar interpretando corretamente.
  • I. Os recursos de armazenamento, quando encarados sob o ponto de vista da sua integridade e necessidade de proteção devem assegurar que informações, mesmo aquelas com baixa taxa de consulta e com razoável grau de desatualização, sejam integradas ao conjunto de dados de um sistema de backup otimizado.

    II. A escolha criteriosa do que deve ser protegido leva em conta não a classificação da informação sempre nos mesmos padrões, mas sim a otimização do tempo para a operação de backup, volume de dados a armazenar e congestionamento da rede, entre outros fatores.

    III. A periodicidade das operações de backup está intimamente ligada à taxa de crescimento da informação e ao esforço que é necessário despender para repor a informação, desde a última operação de backup. Nesse sentido, um backup semanal pode ser suficientemente aplicado em sistemas de aquisição em tempo real ou a processamentos de dados relativos a eventos únicos.

    IV. Do ponto de vista da escalabilidade, uma solução de backup deve ser dimensionada de acordo com a medida da previsão de crescimento dos sistemas e do ambiente em que ela se insere. Por outro lado, em termos de sistema protegido, a janela dedicada ao backup é definida pelo tempo que um sistema fica dedicado exclusivamente à operação de backup, levando em conta a paralisação total ou parcial dos seus serviços.

    Resposta: "D"
  • Infelizmente não consegui identificar o erro (ou interpretar o texto) da afirmativa I :

    "I. Os recursos de armazenamento, quando encarados sob o ponto de vista da sua integridade e necessidade de proteção devem assegurar que informações, mesmo aquelas com baixa taxa de consulta e com razoável grau de desatualização, sejam integradas ao conjunto de dados de um sistema de backup otimizado."

    Ao meu ver, mesmo um sistema que é acessado raramente e que não é atualizado em tempo real (por rotinas de sincronização, por exemplo), dependendo da criticidade das informações ali contidas e sua importância para o negócio da empresa, devem sim participar do processo de backup.

    Alguém poderia esclarecer onde estaria o erro?

  • @Marcus Magalhães: o link do @Thomazini é bem esclarecedor.

    "A informação estática ou “morta” deverá, sempre que possível, ser endereçada para um sistema de arquivo, e não para um sistema de backup, que  deve preocupar-se apenas com a informação dinâmica."


ID
157870
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A realização do backup de todos os arquivos selecionados e a marcação dos mesmos como copiados, por meio de um controle interno do Windows 2003 Server, consiste no backup do tipo

Alternativas
Comentários
  •  Gabarito: B

    NORMAL
    Um backup normal (ou total) copia todos os arquivos selecionados e marca cada um deles como já tendo um backup (em outras palavras, o atributo de arquivo morto é desmarcado). Com backups normais, você só precisa da cópia mais recente do arquivo ou da fita de backup para restaurar todos os arquivos. Normalmente, o backup normal é executado quando você cria um conjunto de backup pela primeira vez.
    INCREMENTAL
    Um backup incremental copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental e os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo é desmarcado). Se você utilizar uma combinação dos backups normal e incremental, precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados.
    DIFERENCIAL
    Um backup diferencial copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Não marca os arquivos como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado). Se você estiver executando uma combinação dos backups normal e diferencial, a restauração de arquivos e pastas exigirá o último backup normal e o último backup diferencial.
    CÓPIA
    Uma cópia auxiliar (ou secundária) é uma cópia dos dados de backup. Os dados copiados são uma imagem fiel da cópia de backup primária e podem ser usados como uma cópia de backup de modo de espera ativo se os servidores, os dispositivos e a mídia de backup primário forem perdidos ou destruídos. As cópias primária e secundária usam mídias diferentes e, muitas vezes, bibliotecas de backup diferentes.
    DIÁRIO
    Backup que copia todos os arquivos selecionados que forem alterados no dia de execução do backup diário. Os arquivos que sofreram backup não são marcados como tal (ou seja, o atributo de arquivamento não é desmarcado).

  • Rodrigo Cardoso, por favor cite a fonte.


ID
187411
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Em relação a backup, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Em princípio, o sistema de backup deve ser acessível de tal maneira que qualquer indivíduo esteja em condições de acioná-lo (iniciar as operações de backup ou restore) em caso de necessidade urgente. "QUALQUER INDÍVIDUO" ??. ERRADO.
  • Em princípio, o sistema de backup deve ser acessível de tal maneira que qualquer indivíduo esteja em condições de acioná-lo (iniciar as operações de backup ou restore) em caso de necessidade urgente.


    De graça. Imagine se qualquer pessoa fazer backup da sua empresa. 2 dias voce perde seus clientes

ID
210457
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca da proteção de dados em redes de computadores, julgue os
itens a seguir.

Caso tenha sido realizado backup normal (total) seguido de uma série de backups diferenciais distribuídos ao longo do mês, é correto afirmar que a restauração dos dados exige apenas os arquivos do último backup diferencial acrescido do backup total.

Alternativas
Comentários
  • Backup Diferencial: não altera o bit de archive. Ou seja, nos próximos backup o arquivo é visto como se nunca tivesse sido "backupeado" por backups diferenciais anteriores.

    Backup Incremental: altera o bit de archive. Portanto, os arquivos já "backupeados" só serão "backupeados" novamente se sofrerem alterações. É como se o backup seguinte "lembrasse" daquilo que já foi backupeado.

    Como foram feitos somente backups diferenciais, no último backup, todos os arquivos alterados desde o último backup normal foram "backupeados" na mídia. Portanto, basta usar a mídia de backup full juntamente com a última mídia de backup diferencial para recuperar todo o sistema.

  • A ordem de utilização das Fitas é importante, a questão ao meu ver esta ERRADA, pois para restauração, precisa-se do último backup total + o último diferencial, como explicado acima.
    Ou apenas do último total se a necessidade de recuperação acontecer entre o total e o primeiro backup diferencial;
    A questão inverte a ordem de utilização das fitas de recuperação colocando o Diferencial em primeiro e o total por último, assim as informações do total irão sobrepor as do diferencial, invalidando o mesmo;
  • tb acho. O procedimento tem uma ordem a ser seguida e na pergunta ela está invertida.

  • A questão não fala "respectivamente", "prioritariamente" nem de "fita de armazenamento". Ela só quer saber o que é necessário parar realizar o procedimento de recuperação em uma política de backup diferencial.

     "restauração dos dados exige apenas os arquivos do último "backup diferencial" acrescido do (último) "backup total".

    São exatamente apenas esses dois para aplicar a recuperação.

  • o correto seria o último BKP completo acrescido do último BKP diferencial


ID
210460
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca da proteção de dados em redes de computadores, julgue os
itens a seguir.

O padrão de fita LTO (linear tape-open) é utilizado em sistemas de backup. Há fitas nesse padrão capazes de armazenar centenas de gigabytes de dados, com velocidade de transmissão acima de 100 MBps e fazendo-se uso de criptografia.

Alternativas
Comentários
  • Os padrões de fitas de backup mais usados são: DAT/DDS, DLT e LTO (já em ordem de modernidade)

    As fitas LTO são as mais rápidas e com maior capacidade. São encontradas nos modelos LTO-1, LTO-2, LTO-3, LTO-4,  LTO-5 e LTO-6

  •  

      Geração
    Atributo LTO-1 LTO-2 LTO-3 LTO-4 LTO-5 LTO-6
    Data de lançamento 2000 2003 2005 2007 2010 TBA
    Capacidade nativa de dados 100 GB 200 GB 400 GB 800 GB 1.5 TB 3.2 TB
    Velocidade Max (MB/s) 15 40 FH: 80 FH: 120 140 270
    Capacidade WORM? Não Não talvez Sim Sim Planejado
    Capacidade de encriptação? Não Não Não Sim Sim Planejado
    Espessura da fita 8.9 μm 8.9 μm 8 μm 6.6 μm    
    Tamanho da fita 609 m 609 m 680 m 820 m    
    Trilhas 384 512 704 896    
    Elementos de escrita 8 8 16 16    
    Voltas por banda 12 16 11 14    
    Densidade linear (bits/mm) 4880 7398 9638 13300?    
    Codificação RLL 1,7 PRML PRML PRML  
  • Certo.

    Já que ninguém citou uma fonte...

    https://www.ltostore.com.br/pagina/o-que-e-tecnologia-lto-linear-tape-open.html

  • Questão CORRETÍSSIMA!!!

    O padrão de fita LTO (linear tape-open) é utilizado em sistemas de backup. Há fitas nesse padrão capazes de armazenar centenas de gigabytes de dados, com velocidade de transmissão acima de 100 MBps e fazendo-se uso de criptografia.

    CERTO!!!

    CARACTERÍSTICAS DOS ATRIBUTOS

    DATA DE LANÇAMENTO

    LTO-1 ano 2000

    LTO-2 ano 2003

    LTO-3 ano 2005

    LTO-4 ano 2007

    LTO-5 ano 2010

    LTO-6 ano 2012

    CAPACIDADE NATIVA DE DADOS

    LTO-1 100 GB

    LTO-2 200 GB

    LTO-3 400 GB

    LTO-4 800 GB

    LTO-5 1,5 TB

    LTO-6 2,5 TB

    VELOCIDADE MÁXIMA EM (MB/s)

    LTO-1 20 (MB/s)

    LTO-2 40 (MB/s)

    LTO-3 80 (MB/s)

    LTO-4 120 (MB/s)

    LTO-5 140 (MB/s)

    LTO-6 160 (MB/s)

    CAPACIDADE DE ENCRIPTAÇÃO

    LTO-1 Não

    LTO-2 Não

    LTO-3 Não

    LTO-4 Sim

    LTO-5 Sim

    LTO-6 Sim

    Bons estudos!!!

  • Mais genérico que Cloridrato de Paroxetina


ID
214195
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Em um diretório com 100 arquivos, 20 arquivos foram alterados hoje, 40 arquivos foram alterados há 1 dia e os demais arquivos nunca foram alterados. Considerando-se que nunca foi feito backup desse diretório, se o administrador do sistema executar um backup incremental, de quantos arquivos serão feitos backup?

Alternativas
Comentários
  • O backup incremental captura todos os arquivos que foram alterados desde o último backup. Como nunca foi feito backup, então o backup copiará todos os arquivos.

  • Um backup incremental fornece um backup de arquivos que foram alterados ou novos desde o último backup incremental.

    Um backup diferencial fornece um backup dos arquivos que foram alterados desde que foi feito um backup completo.

  • Gente, alguém me ajuda!!! Não concordei com esta resposta, pois o incremental só funciona se tiver sido feito um normal antes, não é mesmo? Pra mim, a resposta seria a).


  • Tomando como base que para realização de um Backup Incremental é necessário um backup base, ou seja, um Backup Normal. Então todos os arquivos estarão no primeiro backup feito.


    Por conta do processo de recuperação de dados, tanto Backup Incremental como Backup Diferencial precisam de um Backup Normal.


ID
222931
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Thiago, administrador de uma rede, acaba de receber uma ligação de um diretor dizendo que ele excluiu acidentalmente um arquivo importante do servidor de arquivos que roda o sistema operacional Windows XP. O diretor está precisando desse arquivo imediatamente, pois irá utilizá-lo em uma apresentação que será realizada no dia seguinte. Hoje é quinta-feita e o arquivo foi criado há três semanas atrás. Sabe-se que um backup diferencial é executado todas as noites, exceto na sexta-feira, às 22h, quando é feito um backup completo. O backup de cada dia é gravado em uma fita separada, a qual é rotulada com o dia em que foi executado. O diretor acredita que tenha excluído o arquivo ontem pela manhã. O arquivo foi modificado pela última vez na segunda-feira e não foi acessado no final de semana. Assumindo que o diretor esteja correto, a cópia mais recente do arquivo pode ser encontrada apenas nas fitas de backup de

Alternativas
Comentários
  • Não consegui deixar de comentar: Que questão ridícula.

    Talvez tenham tentado criar uma questão que avalia-se se a pessoa conhece o conceito de Checkpoints ou algo do tipo, mas ficou mal feito.

    Basta fazer um "chineizinho" que  você mata essa questão mole-mole.

    Thiago, administrador de uma rede, acaba de receber uma ligação de um diretor dizendo que ele excluiu acidentalmente um arquivo importante do servidor de arquivos que roda o sistema operacional Windows XP. O diretor está precisando desse arquivo imediatamente, pois irá utilizá-lo em uma apresentação que será realizada no dia seguinte. Hoje é quinta-feita e o arquivo foi criado há três semanas atrás. Sabe-se que um backup diferencial é executado todas as noites, exceto na sexta-feira, às 22h, quando é feito um backup completo. O backup de cada dia é gravado em uma fita separada, a qual é rotulada com o dia em que foi executado. O diretor acredita que tenha excluído o arquivo ontem pela manhã. O arquivo foi modificado pela última vez na segunda-feira e não foi acessado no final de semana. Assumindo que o diretor esteja correto, a cópia mais recente do arquivo pode ser encontrada apenas nas fitas de backup de

    A unica coisa que importa é o que está em negrito. O resto é bobeira.

    Resposta certa - D
  • Alguém se puder me explicar eu agradeço:

    Por que no de terça-feira? No de segunda ok, ele foi alterado na segunda. No backup da sexta anterior tudo bem, pois ele é completo.

    Mas se na terça ele não foi alterado por que está nele?

    valeu
  • O backup completo da sexta pega todos os arquivos alterados ou não, mas obviamente os que estão marcados para serem salvos.
    A questão não especifica que horas do dia o backup será feito.
    então se ele for feito pela manhã o arquivo estará na fita da terça, caso ele for feito no fim do dia ele estára na fita da segunda.
  • Servidor rodando o Windows XP? MEU DEUS!!!! rsrsrs

    Se houvesse apenas opção com Segunda-feira, era a questão, pois se ele alterou o arquivo pela última vez na segunda e rola backup diferencial todo dia à noite, logo neste backup (de segunda) já teria o arquivo, mas como a única opção com o backup do arquivo após a última alteração é a letra D (segunda e terça), essa é a resposta.

    *** Questão muito mal feita!!!!
  • Em primerio lugar é importante esclarecer que o backup full altera o atributo arquivístico (que indica que o arquivo foi submetido ao processo de backup). Já o backup diferencial não altera.
    Como o arquivo foi backupeado na sexta-feira (atributo alterado) se houvesse outro backup no sábado e no domingo ele não seria copiado, pois estava com o atributo desmarcado.
    Na segunda-feira houve alteração no arquivo (o atributo voltou a ser marcado para backup) e entrou no backup diferencial desse dia.
    Como dito anteriormente, o backup diferencial não altera o atributo arquivístico, logo, o mesmo arquivo voltou a entrar no backup da terça-feira.
    Foi excluído na quarta-feira pela manhã, logo não aparecerá no de quarta.
    Considerando-se que o backup tenha ocorrido à noite (como o de sexta-feira) o arquivo mais recente aparecerá nos backups de segunda e de terça, pois trata-se do mesmo arquivo.
    Creio que a pegadinha da questão foi ter ressaltado "nas fitas" ou seja, em mais de uma. Coisa de examinador maldoso!
  • Essa questão está mais para raciocínio lógico. rs.

    Resolução:
    Foi detectado a remoção do arquivo QUINTA-FEIRA.
    O Diretor deletou o arquivo QUARTA-FEIRA pela manhã.
    TERÇA-FEIRA foi realizado back-up diário.
    SEGUNDA-FEIRA o arquivo foi modificado e realizado back-up diário.

    Logo se o arquivo foi deletado QUARTA-FEIRA, a equipe de TI terá o back-up de TERÇA-FEIRA, porém, como a BANCA examinadora colocou no enunciado: "(...)a cópia mais recente do arquivo pode ser encontrada apenas nas fitas de backup de (...)"

    Então deve-se considerar SEGUNDA-FEIRA como 1º back-up diário, e TERÇA-FEIRA como 2º back-up diário, no qual o arquivo terá o mesmo contéudo de SEGUNDA-FEIRA, tendo assim, 2 back-ups de arquivos.

    Questão fácil de se resolver.

    DICA: Façam um calendário numa folha de papel e tentem resolver. 
  • Claisson, a principio tive a mesma dúvida que vc, pq no de terça se ele nao foi alterado nesse dia. Então, é pq como a questão diz foi feito um backup diferencial  que, como já foi dito, não desmarca o atributo de arquivo, então no próximo backup diferencial tudo o que nao tiver sido copiado no backup completo ou no backup incremental vai ser copiado de novo, mesmo se nao tiver sido modificado desde o último backup diferencial. A confusão é com o backup incremental, se fosse feito esse ai sim, não estaria no de terça.

    Backup diferencial:
    Um backup diferencial copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Não marca os arquivos como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado). Se você estiver executando uma combinação dos backups normal e diferencial, a restauração de arquivos e pastas exigirá o último backup normal e o último backup diferencial.

    Backup incremental

    Um backup incremental copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. e os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo é desmarcado). Se você utilizar uma combinação dos backups normal e incremental, precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados.

    ok?! :)

    • No Backup Incremental, somente os arquivos novos ou modificados desde o último backup são transmitidos. Neste modelo, o espaço necessário para armazenamento dos arquivos é menor.

      HelpBackup faz sempre o backup incremental dos arquivos selecionados este método é a solução mais adequada e continua, com o sistema TimeMachine 360 você pode voltar no tempo e recuperar dados de meses anteriores.
    • No Backup Diferencial, somente os arquivos novos ou modificados desde o último backup completo são transmitidos. Neste modelo, o espaço necessário para armazenamento dos arquivos é maior.
    "Tudo posso naquele que me fortalece".
  • Pessoal, desculpa a ignorância, mas o certo não seria Sexta?

    O aviso do problema foi a na QUINTA
    O cara apagou na QUARTA

    A modificação foi na SEGUNDA (aqui poderia deduzir que foi a segunda da semana do DELETE) mas 
    ele fala que NÃO HOUVE MODIFICAÇÂO NO FIM DE SEMANA, ou seja, essa segunda já passaria
    a ser a SEGUNDA da SEMANA PASSADA e não DESSA SEMANA.

    Se foi segunda passada, houve BACK na segunda à noite, terça, quarta.... SEXTA O COMPLETO (onde o arquivo é copiado),
    PASSA O FIM DE SEMANA - arquivo não é modificado.
    E os demais Bkups continuam sendo o Diferencial, mas já em cima do BKP COMPLETO DE SEXTA.

    Vem a semana da exclusão e do aviso pro técnico...
    Ou seja op último Bkp que teria o arquivo não seria o de Sexta passada?
  • Eita, André... agora vc tá confundindo mais ainda... Da uma olhada nos comentários acima que não tem erro.... Qq coisa vc faz com um calendário do lado, como sugeriu outro colega acima. Essas questões são ridículas e por isso mesmo pegam muita gente!.. Vamos ficar atentos e bons estudos pra todos nós!.. :)
  • Pessoal, e se o arquivo foi alterado na segunda-feira às 23h?? Alguém pensou nessa possibilidade? A questão não dá essa informação. Dessa forma, o único dia que podemos garantir que foi feito o backup do arquivo é na terça-feira.

    Eu marquei a letra B por conta disso.
  • Clailsson e Andre
    Sexta não é a resposta correta, pois ele ta pedindo o arquivo atualizado, e houve uma modificação na Segunda.
    Fabiano, a meu ver, a questão tá bem elaborada. Mas a ausencia do horario do bck de segunda é o q ferra com ela.
    Parabéns, Evandro. explicaçao muito bem feita e de facil entendimento. So q a questao esqueceu de mencioanar o horario do bck de segunda.
    Concordo plenamente com o Rodolfo e com o "qualquer". 
    A meu ver, essa questão é passível de recurso, pois não ficou especificado se a modificação ocorreu antes ou após o backup diferencial de Segunda; se ocorreu depois, somente o backup diferencial de Terça conteria o arquivo mais atual; se ocorreu antes, seria os de Seg e Ter.
  • Se ele realizou o backup diferencial, então teoricamente precisaria somente do último diferencial e do completo. Mas o diretor "acredita" que excluiu na 4ª feira de manhã. Entao ele usou o backup de 3ª feira e o de 2ª para ver em qual dos dois estava o arquivo?

  • "há três semanas atrás". Escreve direito CESGRANRIO.


ID
229546
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação a cópias de segurança, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Comentários do Professor Sócrates Filho, tirado de seu blog (ele mesmo não encontrou nada a respeito da alternativa B).

    Gabarito: Item B, por eliminação.

    Quanto ao item A, as cópias de segurança e as ferramentas de controle das cópias devem ser guardadas em locais distantes da instalação oficial. A distância varia de acordo com a avaliação dos riscos e os requisitos de tempo para recuperação das informações, no caso de incidente.

    Quanto ao item C, a ISO 27002 recomenda que as cópias de segurança sejam testadas periodicamente para garantir que elas possam fazer a recuperação das informações quando necessário.

    Quanto ao item D, a ISO 27002 recomenda que, após a sua aprovação, os procedimentos de recuperação sejam modificados quando necessário, para se adequarem às mudanças na avaliação dos riscos ou às mudanças na política de segurança da informação.

    Quanto ao item E, a segurança da informação é caracterizada pela preservação da confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados, com objetivo de garantir a continuidade do negócio e minimizar os seus riscos.

    Fonte: socratesfilho.files.wordpress.com/2010/01/comentarios-sobre-prova-do-tre-mt-2009.pdf

     

    Quanto ao item B (resposta certa), encontrei em uma monografia de um aluno de pós-graduação da Estácio de Sá.

    Convém que um nível mínimo de cópias de segurança, juntamente com o controle consistente e atualizado dessas cópias e com a documentação dos procedimentos de recuperação, sejam mantidos em local remoto a uma distância suficiente para livrá-los de qualquer dano que possa ocorrer na instalação principal. Convém que no mínimo três gerações ou ciclos de cópias de segurança das aplicações críticas sejam mantidos;

    Fonte: www.viniciusmaia.com.br/wp-content/uploads/2009/07/Artigo-PoliticaSeguranca.pdf, página 17.

  • Muito bom o comentário do colega Guilherme Miranda, porém discordo quanto ao comentário da letra E:

    "A segurança da informação é caracterizada pela preservação da confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados, com objetivo de garantir a continuidade do negócio e minimizar os seus riscos."

    Esse é o conceito do que é segurança da informação segundo a norma ISO 27002.

    A alternativa nos fala sobre como pode ser obtida a segurança da informação, o que, segundo a referida norma "é obtida a partir da implementação de um conjunto de controles adequados, incluindo políticas, processos, procedimentos, estruturas organizacionais e funções de software e hardware".
  • A alternativa E não é errada. É claro que que a segurança é caracterizada pela  confidencialidade, integridade e disponibilidade, mas a criptografia não deixa de ser o meio de garantir a confidencialidade e a preservação da continuidade também é um parametro da segurança da informação afeto a disponibilidade. Claro que existem outros meio de garantir a confidencialidade como o controle de acesso ao meio físico, mas acho muito pouco provável que em algum caso recomende-se apenas isso como forma de garantir a confidencialidade.

     

    A B me pareceu bem razoável, mais é dificil cravar esse número 3 sem ter certeza de que isso está na ISO. Não deve ser difícil encontrar papers com recomendações ainda mais seguras.

     

    O resto de fato era absurdo.

  • Nada contra a Estácio e nem contra o aluno que escreveu a Tese, mas NINGUÉM vai estudar pra um concurso lendo Teses ou Dissertações. Questão que poucos acertam conscientemente, a maioria vai no chute, ou seja, não seleciona ninguém. 

     

     

  • Cespe =========CF88=========Cespe!

    De onde é mesmo essa banca?

    De Brasilia... precisa comentar algo?

    Hahahahaha

  • Gabarito B

    Questão muito bem relacionada pela CESPE, muito bom o nível !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Calma, vou ler ler a FUCKING TESE do Francisco da faculdade

    Tá muito de sacanagem

  • fonte da questão: Arial


ID
236920
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Em determinado centro de dados (datacenter), algumas
rotinas de cópias de arquivos (backup) devem ser implementadas.
Para esse fim, o datacenter dispõe de um robô de backup, um
software que controla, organiza e classifica as fitas de backup.
Dispõe, ainda, de local apropriado para armazenamento dos dados.
Não há nenhum serviço que demande leitura e escrita durante todo
tempo.

Considerando os procedimentos de backup e rotinas descritos na
situação acima, julgue os itens que se seguem.

Suponha que se solicite ao operador do backup que seja copiado diariamente de um servidor do tipo Linux o arquivo /var/log/messages e que esse arquivo seja crítico, alterado e rotacionado diariamente no servidor em questão. Nessa situação, se o backup incremental do arquivo for indicado pelo operador como a melhor opção, então poderá ocorrer perda de informações desse arquivo quando o backup for realizado.

Alternativas
Comentários
  • O backup deverá ser feito sobre os arquivos rotacionados (rotacionar é copiar a informação do arquivo original para outro arquivo, apagando o conteúdo do arquivo orginal). Acredito que o backup sobre um arquivo que está sendo constantemente alterado poderá corrompê-lo. Mas acho que a questão não tentou chegar a este nível. Superficialmente falando, está correto o que foi dito.

  • O erro da questão está em falar Backup incremental neste caso deve-se usar backup diário.

  • Como o colega já falou o backup nesse caso deveria ser feito sobre os arquivos rotacionados (e.g. messages.1.gz, messages.2.gz, ...) se for feito diretamente sobre o /var/log/messages e o arquivo for rotacionado logo após um backup então essas informações entre o backup e a rotação serão perdidas, porque após o rotacionamento o arquivo /var/log/messages é truncado!
    Mas note que a questão fala em perda de informações do arquivo e não do backup e por isso está errada. O backup não corrompe o arquivo!
  • Prezados,

    Por mais que a opção do backup incremental ser questionável, o fato de se realizar o backup em si não causa perda de informações do arquivo em si, visto que o backup se baseia na cópia do arquivo original , sem manipulação ou exclusão do mesmo.

    Portanto a questão está errada.

  • Backup~~~> Diário é aquele que não é feito todos os dias, mas aquele especifico que será realizado de 00:00 à 24:00 do termino do dia.

  • ERRADO.

    Durante o procedimento de backup não haverá perda de informações do arquivo original, contudo, poderá haver perda de informações na cópia do backup, isso independentemente do tipo de backup realizado - é um risco a que se está sujeito.

  • Por mais que a opção do backup incremental ser questionável, o fato de se realizar o backup em si não causa perda de informações do arquivo em si, visto que o backup se baseia na cópia do arquivo original , sem manipulação ou exclusão do mesmo.

    comentário do professor do qc

  • Sei não....tenho la minhas duvidas. A questao afirma q será copiado diariamente o arquivo /var/log/messages e que tal arquivo é critico, alterado e rotacionado diariamente no servidor.

    A perda depende da janela do backup!!! É feito diariamente? De hora em hora? Minuto em minuto...etc!!!

    Faltam informações para concluir.

    Eu capotaria de voadeira com recurso!!!

    OBS: Sigam-me os bu*rros!!!

  • PESSOAL,

    PELO QUE ENTENDI A QUESTÃO FALA EM UM BECAPE INCREMENTAL. ESTE TIPO DE ARMAZENAMENTO UTILIZA SEMPRE COMO REFERÊNCIA O ÚLTIMO BECAPE NORMAL( REFERENTE, COMPLETO) BEM COMO TODOS OS INCREMENTAIS FEITOS ATÉ A DATA PRESENTE, SENDO ASSIM NÃO HAVENDO POSSIBILIDADE DE PERDA.

    JÁ SE ESTIVESSEMOS FALANDO DE UM BACKUP DIFERENCIAL ( ÚLTIMO BACKUP NORMAL + O ÚLTIMO DIFERENCIAL) AÍ SIM PODERIA HAVER PERDA DE INFORMAÇÕES, SE POR VENTURA OS DADOS FOSSEM, A EXEMPLO, APAGADOS ANTES DESTE ÚLTIMO DIFERENCIAL.


ID
236926
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Em determinado centro de dados (datacenter), algumas
rotinas de cópias de arquivos (backup) devem ser implementadas.
Para esse fim, o datacenter dispõe de um robô de backup, um
software que controla, organiza e classifica as fitas de backup.
Dispõe, ainda, de local apropriado para armazenamento dos dados.
Não há nenhum serviço que demande leitura e escrita durante todo
tempo.

Considerando os procedimentos de backup e rotinas descritos na
situação acima, julgue os itens que se seguem.

Caso a solução de backup do centro de dados seja uma solução cliente/servidor para realizar o backup, então não serão necessárias fitas DAT, DLT ou LTO em cada servidor, pois os dados podem ser copiados via rede com a solução cliente/servidor.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Esta é a solução que mais vemos atualmente. Existe na rede um servidor instalado com um programa de backup (AMANDA, por exemplo). Diariamente (geralmente de madrugada para não sobrecarregar a rede) ele envia uma requisição aos agentes de backups (clientes) em todos os servidores. Os agentes iniciam um backup local enviando ao servidor os arquivos a serem gravados em fita. Com isso dispensa o uso de fitas em cada servidor centralizando toda a operação.

  • Prezados,

    O uso de um modelo descentralizado de backup trás consigo um alto custo de manutenção , troca , organização de fitas, etc. Entretanto usando uma topologia centralizada se reduz consideravelmente esses custos.
    Numa topologia centralizada, cliente/servidor de backup, vários clientes da ferramenta se reportam a apenas um mestre, implicando na transmissão de dados através da rede, normalmente realizados a noite. 

    Portanto a questão está correta.



  • Gabarito Certo

    Ótima resposta do colega !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
260203
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com respeito a repositórios de sistemas de cópias de segurança, considere:

I. Num modelo de proteção contínua dos dados, o sistema registra imediatamente cada mudança nos dados, o que é geralmente feito por diferenças de bytes ou blocos de bytes e não de arquivos.

II. Um repositório global e incremental armazena várias cópias do dado. Originalmente, uma cópia de segurança completa é feita, de todos os arquivos. Depois, cópias incrementais podem ser feitas, somente dos arquivos que foram modificados desde a última iteração de cópia incremental ou completa.

III. Num modelo não estruturado, o repositório deve ser armazenado em mídias de armazenamento com todas as informações sobre o que e quando foi armazenado. Apesar da dificuldade de implementação, torna-se fácil recuperar as informações caso necessário.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Questão retirada totalmente do:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3pia_de_seguran%C3%A7a
  • III. Num modelo não estruturado, o repositório deve ser armazenado em mídias de armazenamento com todas as informações sobre o que e quando foi armazenado. Apesar da dificuldade de implementação, torna-se fácil    DIFÍCIL   recuperar as informações caso necessário.
  • Num modelo não estruturado, o repositório pode ser armazenado em medias de armazenamento com informações mínimas sobre o que e quando foi armazenado. Apesar da SIMPLICIDADE de implementação, torna-se DIFÍCIL recuperar as informações caso necessário

  • II - ... somente dos arquivos que foram modificados... ? E os novos?

  • a letra A está dizendo que se mudar o arquivo, ele nao entrará para o backup? nao entendi

  • A II diz que "Um repositório global e incremental armazena várias cópias do dado". Armazena mesmo várias cópias do dado?


ID
314596
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Em termos de estratégias de backup, considere: 


I. A escolha do modelo de backup diferencial requer medição bem planejada da janela de tempo disponível, que deve ser compatibilizada com o volume de dados estimado, pois o backup diferencial é substancialmente mais rápido que o total. Mas, à medida que o número de operações aumenta, o volume de dados a gravar também aumenta. Nas vésperas de um novo backup total, o volume de dados a gravar no modo diferencial pode ser quase tão grande quando no total. 

II. A restauração de arquivos no método diferencial é muito mais rápida que no método incremental, já que no diferencial basta o último backup total e o último backup diferencial, enquanto que nos incrementais tem que se recorrer ao último total e a todos os incrementais. 

III. A escolha entre backup incremental ou diferencial está relacionada com o volume de dados que diariamente é modificado, o que condiciona a dimensão do sistema de armazenamento, a velocidade de gravação e o tempo disponível para a operação.

IV. No Oracle, a execução de um backup online >(hot backup) requer que o banco de dados esteja operando em noarchivelog mode e os datafiles em modo offline.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Hot Backup (On-Line)
    Assim como os demais backups físicos, esse tipo de backup também é feito a partir da cópia dos arquivos físicos para uma mídia diferente daquela onde estão os arquivos originais.
    Da mesma maneira em que o Cold backup, esse mecanismo também requer cópias de arquivos específicos, mas com uma diferença, dessa vez com o banco no ar. Assim devemos tomar algumas medidas importantes para garantir que o mesmo mantenha um ponto de integridade no momento que iniciarmos o backup.
    Para fazermos um hot backup certifique-se de que o banco de dados esteja operando em ARCHIVELOG mode, a seguir determine quais os conjuntos de tablespaces serão copiadas. Crie scripts para automatizar o processo evitando assim a possibilidade de erros operacionais.
    Nunca copie os arquivos de dados (datafiles) e control files do Oracle com o banco de dados no ar, exceto através do processo de hot backup, caso contrário você irá gerar uma cópia corrompida do seu banco de dados.



    Fonte: http://www.sqlmagazine.com.br/Colunistas/RicardoRodney/04_BackUpNoOracle_P2.asp
  • Prezados, vamos analisar os itens :

    I. A escolha do modelo de backup diferencial requer medição bem planejada da janela de tempo disponível, que deve ser compatibilizada com o volume de dados estimado, pois o backup diferencial é substancialmente mais rápido que o total. Mas, à medida que o número de operações aumenta, o volume de dados a gravar também aumenta. Nas vésperas de um novo backup total, o volume de dados a gravar no modo diferencial pode ser quase tão grande quando no total.

    Item correto. O backup diferencial grava todos os dados incluídos ou alterados desde o último backup completo , portanto , se realizarmos um backup completo aos domingos , e um backup diferencial diariamente, o backup diferencial do sábado pode ser tão grande quanto o backup completo do domingo se o número de manipulações feitas durante a semana for muito grande.

    II. A restauração de arquivos no método diferencial é muito mais rápida que no método incremental, já que no diferencial basta o último backup total e o último backup diferencial, enquanto que nos incrementais tem que se recorrer ao último total e a todos os incrementais.

    Item correto, apesar do “muito mais rápida” , mas a explicação está correta, para restaurarmos um backup diferencial, precisamos restaurar o último backup completo e o último backup diferencial , enquanto para restaurar um backup incremental precisamos restaurar o último backup diferencial e todos os backups incrementais.

    III. A escolha entre backup incremental ou diferencial está relacionada com o volume de dados que diariamente é modificado, o que condiciona a dimensão do sistema de armazenamento, a velocidade de gravação e o tempo disponível para a operação.

    Item correto, ao escolhermos entre um backup incremental ou diferencial temos que conhecer as características do ambiente.

    IV. No Oracle, a execução de um backup online >(hot backup) requer que o banco de dados esteja operando em noarchivelog mode e os datafiles em modo offline.

    Item errado. Para usar o hot backup no oracle o banco deve estar operando em modo ARCHIVELOG.


    A alternativa correta é : C.



ID
319180
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A respeito dos procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e cópia de segurança, julgue os seguintes itens.

Para a restauração de dados, é necessário utilizar o backup normal e o último backup incremental.

Alternativas
Comentários
  • Questãozinha mal elaborada viu esta (Só podia ser a cespe mesmo...). Mas bem vamos lá.

    Os três tipos de backups mais usados são: Backup Normal (ou total), Backup Incremental, e Backup Diferencial.

    Backup Normal 
    -> Faz a copia de TODOS os dados;
    Backup Incremental -> Faz a cópia apenas dos arquivos modificados depois do último backup e marca-os como passados por backup.
    Backup Diferencial -> Faz a cópia dos arquivos depois do último backup normal, mas não marca-os como passados por backup.

    Então, o certo seria

    Para a restauração de dados, é necessário utilizar o backup normal e o último backup diferencial.

    ou 

    Para a restauração de dados, é necessário utilizar o backup normal e todos os backups incrementais.
  • Esse comentário de "Só poderia ser do cespe" é estranho justamente porque o Cespe tem histórico de ter questões mais bem elaboradas, diferetemente de FCC e outras menos conhecidas.
    E essa questão não é tão mal feita assim. Aliás, ela é bastante sutil. Ela está errada porque realemente não é possível fazer uma restauração com um backup total + o último incremental. Você precisaria de todos os incrementais para a restauração!
    Digo que a questão é sutil porque a afirmativa seria possível se (e somente se) a política utilizada fosse Diferencial. Aí sim bastava o total + ultimo diferencial e ela estaria certa.
  • No Bakup Incremental é necessário o Backup Normal e TODOS  os Backups Incrementais. 

    No Backup Diferencial é necessário o Backup Normal e o ULTIMO Backup Diferencial.
  • Também achei confusa a questão.

    Uma hipótese:

    Se a perda de dados fosse d +1 após o backup total. Não bastaria o Backup total mais o incremental para a restauração?

  • Sim, mas isso é extrapolar a questão, visto que a banca não chega a esse caso específico.
  • não vejo problemas nessa questão, pois o gabarito está de acordo com a questão, ou seja, errado, já qua para a restauração de dados é errado dizer que é necessário utilizar o backup normal e o último incremental.
  • Errado

    Para a restauração de dados, é necessário utilizar o backup normal e o todos os backup incrementais posteriores ao backup inicial ou o último backup diferencial posteiror ao último backup completo .

     

  • "Para a restauração de dados, é necessário utilizar o backup normal e o último backup incremental."

    Têm que ter os dois?Não, só o primeiro já seria suficiente ( backup normal , total ).

    ERRADO
     

     

  • BACKUP INCREMENTAL

    Copia os arquivos e retira o atributo de arquivamento. Quando o usuário faz um novo BACKUP INCREMENTAL (APÓS FAZER UM BACKUP TOTAL e já ter feito pelo menos um incremental) este não vai ter os arquivos do último BACKUP INCREMENTAL. Assim caso o usuário necessite de uma restauração ele irá precisar do BACKUP TOTAL e de TODOS os BACKUPs INCREMENTAIS (Na ordem em que foram salvos).

    Exemplo: o usuário fez um backup total no dia 1º e depois fez um backup incremental no dia 3 e outro no dia 5. Para restaurá-los o usuário irá restaurar primeiro o BACKUP TOTAL e em seguida o backup incremental do dia 3 e depois o backup incremental do dia 5.

     

    BACKUP DIFERENCIAL

    Copia os arquivos e NÃO retira o atributo de arquivamento. Desse modo, quando o usuário faz um BACKUP DIFERENCIAL (APÓS FAZER UM BACKUP TOTAL) ele copia os arquivos alterados MAS NÃO retira o atributo de arquivamento para que quando o usuário for fazer um novo backup diferencial este copie novamente estes arquivos.

    Exemplo: o usuário faz um bakcup total no dia 1º e depois faz um backup diferencial no dia 3 e outro no dia 5. Para restaurá-los irá precisar restaurar o backup total e APENAS o último backup diferencial, pois o bakcup diferencial do dia 5 possui todos os arquivos do dia 3

     

    *ATRIBUTO DE ARQUIVAMENTO: É um arquivo imaginário que serve para o sistema saber se aquele arquivo já foi feito backup ou não

  • Entendo que a questão estaria correta, caso estivesse:

    "Para a restauração de dados, é necessário utilizar o backup normal e o último backup diferencial."

  • Backup Completo (Normal)

    Salva Todos os arquivos (Marcados e não marcados);

    Depois que salva desmarca o flash archive;

    Restaura o ultimo backup completo.

    Backup Diferencial

    Salva arquivos alterados após o ultimo backup completo (Só os marcados);

    Depois que salva permanece marcado o flash archive;

    Restaura o ultimo backup completo e o ultimo diferencial.

    Backup Incremental

    Salva os arquivos alterados desde o ultimo backup completo ou incremental (Só os marcados);

    Depois que salva desmarca o flash archive;

    Restaura o ultimo backup completo e o todos os backup incrementais seguintes.


ID
319183
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A respeito dos procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e cópia de segurança, julgue os seguintes itens.

No backup diferencial, o aplicativo do Windows XP Pro considera apenas os arquivos com atributo de arquivamento marcados.

Alternativas
Comentários
  • Backup incremental captura todos os dados que foram alterados desde o backup total ou incremental mais recente. Você deve usar uma fita de backup total (não importa há quanto tempo ela tenha sido criada) e todos os conjuntos de backups incrementais subseqüentes para restaurar um servidor. Um backup incremental marca todos os arquivos como tendo sido submetidos ao backup; ou seja, o atributo de arquivamento é desmarcado ou redefinido. Caso você opte por esta opção, apenas tome cuidado com a fita em que estará o backup total. Caso ela venha a dar problemas, o seu backup anterior poderá estar comprometido. A restauração de dados é mais complexa e demanda tempo, mas o backup tem a vantagem de ser rápido.

    Backup diferencial captura os dados que foram alterados desde o último backup total. Você precisa de uma fita de backup total e da fita diferencial mais recente para executar uma restauração completa do sistema. Ele não marca os arquivos como tendo sido submetidos ao backup (ou seja, o atributo de arquivamento não é desmarcado). Tem como desvantagem o volume, mas sua restauração é muito rápida. Também esbarramos no mesmo problema do backup incremental: a fita do backup total deve estar em boas condições, caso contrário o seu backup estará comprometido.

    Backup completo ou backup total captura todos os dados. Sua vantagem é a segurança, pois todas as fitas são um backup completo do seu sistema a desvantagem é o tempo, que é muito longo.


    fonte: http://www.vivenciaemtecnologia.com/backup/
    fof 

  • No backup diferencial, o aplicativo do Windows XP Pro considera apenas os arquivos com atributo de arquivamento DESmarcados
  • Achei essa questão mal elaborada.
    Na verdade o backup diferencial cria cópias de arquivos alterados desde o último backup  normal.
    Portanto, todos os arquivos que estão com a chave arquivamento ativado ele copia. Mas, não desmarca a chave.
  • Ele considera os novos arquivos, que nao possuem o bit marcado.
  • Resposta: Considera os arquivos com o atributo de arquivamento marcados e os arquivos novos (criados após o último backup completo - marcados ou não).

    Explicação:

    Após realizar um backup Completo( ou Total ou Normal) o atributo de arquivamento é desmarcado indicando que o arquivo foi "backupeado".

    Posteriormente, caso seja realizado um backup diferencial, os arquivos criados antes do backup completo e que tenham sido alterados( atributo de arquivamento marcado) serão copiados. Bem como todos os arquivos criados após a data do último backup Completo(ou seja, arquivos novos) , independentes de estarem com o atributo de arquivamento marcado( o que indica que foram alterados) ou não(não foram alterados). 
    O que caracteriza o erro da questão, pois independente de estar com o atributo de arquivamento marcado, um arquivo com data de criação posterior ao último backup completo será copiado.

    Assim, o mesmo arquivo é copiado diversas vezes, em backups diferenciais distintos, bastando ter sido modificado(atributo de arquivamento marcado) ou criado após o último backup completo.

    Isso acontece pois, ao fazer um backup diferencial, o atributo de arquivamento não é desmarcado. Assim, para o sistema, o arquivo aparecerá sempre como modificado desde o último backup completo.

    referência:
    material do professor Sócrates Filho, questão 67, disponível em: https://www.google.com.br/#hl=pt-BR&gs_nf=1&cp=36&gs_id=9o&xhr=t&q=backup+diferencial+no+windows+xp+profesional&pf=p&sclient=psy-ab&oq=backup+diferencial+no+windows+xp+pro&aq=0w&aqi=q-w1&aql=&gs_sm=&gs_upl=&gs_l=&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.,cf.osb&fp=729370b101a1ab2d&biw=1440&bih=768
  • retirado so site da microsoft
    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc784306%28v=ws.10%29.aspx

    Backup diferencial

    Um backup diferencial copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Não marca os arquivos como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado). Se você estiver executando uma combinação dos backups normal e diferencial, a restauração de arquivos e pastas exigirá o último backup normal e o último backup diferencial.

    Backup incremental

    Um backup incremental copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. e os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo é desmarcado). Se você utilizar uma combinação dos backups normal e incremental, precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados.

  • No backup diferencial, o aplicativo do Windows XP Pro considera apenas os arquivos com atributo de arquivamento marcados.

    Essa afirmativa não está certa?

    O backup diferencial captura os dados que foram alterados desde o último backup total ou incremental. O backup total ou incremental desmarcam o atributo de arquivamento. Então o diferencial pegará apenas os marcados (novos, que nascem com o atributo marcado, e os alterados, que são marcados novamente).

    Alguém comenta???

  • @André Veras: também não havia entendido muito bem a questão. Pelos comentários anteriores consegui imaginar uma situação que valida a questão, mas apenas se considerar que backup diferencial precisa apenas do último backup completo, e não do incremental.
    Imagine um sistema que passou por backup completo e tenha todos os seus arquivos com a flag de arquivamento desmarcada. Depois um novo arquivo surgiu, com flag de arquivamento marcada, e foi realizado um backup incremental, desmarcando a flag. Ao se realizar um backup diferencial nesse cenário, esse arquivo, mesmo com flag desmarcada, será considerado, visto que foi criado após o último backup completo.

  • (M)arcado === Nor(m)al e Incre(m)ental

    O resto é resto

    xero na chibata!

  • BACKUP INCREMENTAL

    Copia os arquivos e retira o atributo de arquivamento. Quando o usuário faz um novo BACKUP INCREMENTAL (APÓS FAZER UM BACKUP TOTAL e já ter feito pelo menos um incremental) este não vai ter os arquivos do último BACKUP INCREMENTAL. Assim caso o usuário necessite de uma restauração ele irá precisar do BACKUP TOTAL e de TODOS os BACKUPs INCREMENTAIS (Na ordem em que foram salvos).

    Exemplo: o usuário fez um backup total no dia 1º e depois fez um backup incremental no dia 3 e outro no dia 5. Para restaurá-los o usuário irá restaurar primeiro o BACKUP TOTAL e em seguida o backup incremental do dia 3 e depois o backup incremental do dia 5.

     

    BACKUP DIFERENCIAL

    Copia os arquivos e NÃO retira o atributo de arquivamento. Desse modo, quando o usuário faz um BACKUP DIFERENCIAL (APÓS FAZER UM BACKUP TOTAL) ele copia os arquivos alterados MAS NÃO retira o atributo de arquivamento para que quando o usuário for fazer um novo backup diferencial este copie novamente estes arquivos.

    Exemplo: o usuário faz um bakcup total no dia 1º e depois faz um backup diferencial no dia 3 e outro no dia 5. Para restaurá-los irá precisar restaurar o backup total e APENAS o último backup diferencial, pois o bakcup diferencial do dia 5 possui todos os arquivos do dia 3

     

    *ATRIBUTO DE ARQUIVAMENTO: É um arquivo imaginário que serve para o sistema saber se aquele arquivo já foi feito backup ou não

  • BCK COMPLETO MARCA

    BCK INCREMENTAL MARCA

    BCK DIFERENCIAL NÃO MARCA

    ERRADO

  • INCREMENTAL - MARCA

    DIFERENCIAL - NÃO MARCA


ID
319189
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A respeito dos procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e cópia de segurança, julgue os seguintes itens.

Após realização do backup, as cópias de segurança devem ser armazenadas em local seguro, em ambiente diferente do ambiente de armazenamento dos dados originais, e ser acessadas somente em caso de perda dos dados originais

Alternativas
Comentários
  • Você pode acessar a qualquer hora o backup, e não só em caso de perda dos dados originais. Uma versão anterior por exemplo.
  • Conforme preconiza as boas práticas descritas pela ISO 27002, as cópias de segurança também devem ser testadas.
    10.5.1 Cópias de segurança das informações
    Convém que os seguintes itens para a geração das cópias sejam considerados:
    ...
    d) as cópias de segurança sejam armazenadas em uma localidade remota, a uma ditância suficiente para escapar dos danos de um desastre ocorrido no local princiapl;
    ...
    f) as mídias de cópias de segurança sejam testadas regularmente para garantir que elas são suficientemente confiáveis para uso de emergência, quando necessário.


    Ouvi uma vez que backup é confiável e só falha quando for fazer o restore.

  • É verdade, devemos sempre fazer teste de recuperação, então não necessáriamente só acessaremos o Backup APENAS em caso de falha.
  • A questão é uma verdadeira armadilha. O problema da afirmação está no fato dela sugerir que as cópias de segurança devem ser acessadas somente em caso de perda dos dados originais.O termo somente é péssimo. Muito restritivo e quase sempre implica em erro. Foi o caso aqui. Mas, francamente, do jeito como a afirmação foi feita, eu achei que eles exageraram na dose de malícia. De qualquer forma, ERRADO.
  • ERRADO.

    Para que a efetividade dos procedimentos de backup seja garantida, é necessário que os procedimentos de recuperação de dados sejam regularmente testados. Ou seja, NÃO devem ser acessados somente em caso de perda dos dados originais.

  • A pergunta de 1 milhão q vc tem q fazer pra responder a esse tipo de pergunta mequetref*e eh essa:

    Há possibilidades de acessar copias de bck q não seja apenas em caso de perdas de dados originais??? Sim, há várias.

    Ex:

    1) Teste de restore

    2) Deduplicação pos backup

    3) Indisponibilidade temporária da base por algum motivo(q não seja perda!!!)

    4) etc...!!!

    Fonte:

    [1] Minha experiencia de menino da informatica.


ID
319192
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A respeito dos procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e cópia de segurança, julgue os seguintes itens.

A periodicidade de realização de um backup deve ser definida por meio de uma política de segurança da informação, devendo-se observar as normas de classificação da informação, o gerenciamento de mídias removíveis e tabelas de temporalidade.

Alternativas
Comentários
  • Conforme a NORMA 27002

    10.5 Cópias de segurança
    Objetivo: Manter a integridade e disponibilidade da informação e dos recursos de processamento de informação.

    Convém que procedimentos de rotina sejam estabelecidos para implementar as políticas de estratégias para a geração de cópias de segurança (ver 14.1) e possibilitar a geração das cópias de segurança dos dados e sua recuperação em um tempo aceitável
  • Só não entendi por que tem que considerar mídias removíveis durante backup...
  • As midias removiveis tem que ser testadas.. por que elas podem ficar desgastadas e algumas tem até prazo de validade.
    As tabelas de temporalidade devem considerar a volatilidade da informação.
  • Como? O que mídias removíveis tem a ver com a periodicidade de realização de backup?


ID
319627
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Considerando que uma organização esteja em processo de estabelecimento de uma série de políticas de segurança da informação, tanto relativas ao ambiente de tecnologia da informação (TI) quanto relativas ao ambiente organizacional de sistemas de informação em geral, assinale a opção que apresenta procedimento correto de acordo com os conceitos, as normas e as práticas da segurança da informação.

Alternativas
Comentários
  • Ninguém comentou, sobre... Ou é muito difícil ou ninguém realmente sabe. Vamos lá, a letra A eliminei depois de duas leituras, presume-se que há uma troca que as AMEAÇAS são algo interno, e na verdade não, é algo que vem de fora. Então descartei.

    Letra B: numa leitura mais aprofundada, todo evento de segurança da Informação não será enquadrado como um incidente(algo que aconteceu de dentro, imaginei assim).

    Letra C: acredito que seja a mais fácil. Óbvio que as informações contidas NÃO devem ser realizadas pelos usuários.

    E a D e a "E" foram as mais duvidosas. Gab: letra E


ID
320374
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com referência aos conceitos de backup, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Backup Diário

    Um backup diário copia todos os arquivos selecionados que foram modificados no dia da execução do Backup Diário. Os arquivos não são marcados como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado).

    Letra B.

  • Pra mim, essa questão possui duas alternativas possíveis: a B e a E. Comentei cada uma abaixo:

    A) Em um backup diferencial, todos os arquivos selecionados são copiados, mas não são marcados como arquivos que passaram por backup, ou seja, o atributo de arquivo não é desmarcado. Esse tipo de cópia de arquivo, por não afetar outras operações de backup, é útil caso se deseje fazer, posteriormente, backup normal e incremental do arquivo.

    Acho que aqui tem dois erros marcados em vermelho. O backup diferencial desmarca sim como arquivos que           passaram por backup, ou seja, o atributo de arquivo não é desmarcado. Exatamente por isso, não se torna útill fazer backup normal e incremental tendo feito o diferencial, pois, como o diferencial não marca o arquivo como tendo sofrido backup, o incremental acaba fazendo o backup dele novamente, tornando-se redundante de forma desnecessária.

    B) No backup diário, copiam-se todos os arquivos selecionados que foram modificados no dia de execução do backup e os arquivos não são marcados como arquivos que passaram por backup.

    Certo e pro backup diário em si isso nem vai interessar, pois o próximo backup diário vai pegar somente os arquivos criados naquele outro dia.

    C) No backup de cópia, são copiados os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental, e o atributo de arquivo não é desmarcado. No caso de combinação de backups normal e diferencial, para a restauração de arquivos e pastas, serão necessários o último backup normal e o último backup diferencial.

    Copia todos os arquivos selecionados (marcados ou não) e não mexe no atributo de arquivamento dos arquivos. 

    D) Em um backup normal, são copiados somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental, e o atributo de arquivo é desmarcado. Para recuperar dados de arquivos submetidos à combinação de backups normal e incremental, são necessários o último conjunto de backup normal e todos os conjuntos de backups incrementais.

    Copia todos os arquivos selecionados. Tudo mesmo (marcados ou não). Geralmente é o primeiro backup que se faz.

    E) No backup incremental, são copiados todos os arquivos selecionados e o atributo de arquivo é desmarcado. Para os backups normais, executados, geralmente, quando se cria um conjunto de backup pela primeira vez, é necessária somente a cópia mais recente do arquivo ou da fita de backup para restaurar todos os arquivos.

    A dúvida veio se essa questão estaria certa. Veja que ele tá se referindo, especificamente, ao backup normal. Se eu realizo um backup normal aos Domingos e se nenhuma alteraçao nestes arquivos é feita quando eu precisar restaurar algum arquivo, então, de fato, eu vou precisar somente da cópia mais recente do arquivo ou da fita de backup para restaurar todos os arquivos. 

  • Questão mal elaborada. Backup DIÁRIO só define a periodicidade com a qual se realiza o backup, não define nada do procedimento. Posso ter um backup diário completo, e aí cespe ?


ID
328633
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A respeito das cópias de segurança (backups) na administração de sistemas, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A. ERRADA. Pelo que entendo, o backup de baseline faz cópias que estabelecem o padrão de comparação para atualizações subsequentes. Assim, em um esquema de backup diferencial ou incremental, o backup de baseline se confundiria com o backup normal/completo.

    B. GABARITO.

    C. ERRADA. Os backups mais comuns são o incremental, diferencial e normal/completo.

    D. ERRADA. O backup incremental faz cópia dos arquivos criados ou alterados desde o último backup completo ou incremental.

    E. ERRADA? O backup diferencial faz cópia dos arquivos criados ou alterados desde o último backup completo. *Caso minha interpretação sobre a alternativa A esteja correta, a alternativa E deveria ser considerada certa também.


ID
348433
Banca
FUNCAB
Órgão
SEMARH-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Na implementação de uma solução eficaz de backup e recuperação, incluindo planos de prevenção de desastres e planos de recuperação de desastres, o backup incremental é aquele que:

Alternativas
Comentários
  • Backup incremental: cópia de todos os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal/completo ou incremental. A recuperação exige o conjunto de backups incrementais e o último backup normal/completo.

    GABARITO: B


ID
357826
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação a backup em um sistema operacional Windows, julgue
os itens seguintes.

Um backup diário é uma operação que copia todos os arquivos selecionados que foram modificados no dia de execução desse backup. Nesse caso, os arquivos não são marcados como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado).

Alternativas
Comentários
  • Tipos de backup

    O utilitário de backup oferece suporte a cinco métodos para backup de dados no computador ou na rede.

    Backup de cópia

    Um backup de cópia copia todos os arquivos selecionados, mas não os marca como arquivos que passaram por backup (ou seja, o atributo de arquivo não é desmarcado). A cópia é útil caso você queira fazer backup de arquivos entre os backups normal e incremental, pois ela não afeta essas outras operações de backup.

    Backup diário

    Um backup diário copia todos os arquivos selecionados que foram modificados no dia de execução do backup diário. Os arquivos não são marcados como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado).

    Backup diferencial

    Um backup diferencial copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Não marca os arquivos como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado). Se você estiver executando uma combinação dos backups normal e diferencial, a restauração de arquivos e pastas exigirá o último backup normal e o último backup diferencial.

    Backup incremental

    Um backup incremental copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. e os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo é desmarcado). Se você utilizar uma combinação dos backups normal e incremental, precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados.

    Backup normal

    Um backup normal copia todos os arquivos selecionados e os marca como arquivos que passaram por backup (ou seja, o atributo de arquivo é desmarcado). Com backups normais, você só precisa da cópia mais recente do arquivo ou da fita de backup para restaurar todos os arquivos. Geralmente, o backup normal é executado quando você cria um conjunto de backup pela primeira vez.

    O backup dos dados que utiliza uma combinação de backups normal e incremental exige menos espaço de armazenamento e é o método mais rápido. No entanto, a recuperação de arquivos pode ser difícil e lenta porque o conjunto de backup pode estar armazenado em vários discos ou fitas.

    O backup dos dados que utiliza uma combinação dos backups normal e diferencial é mais longo, principalmente se os dados forem alterados com freqüência, mas facilita a restauração de dados, porque o conjunto de backup geralmente é armazenado apenas em alguns discos ou fitas.

  • Também podemos pensar da seguinte forma para matar a questão: Como posteriormente existirá um backup incremental, diferencial ou total, então, o backup diário não pode marcar os arquivos como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado), pois esses três tipos de backups irão fazer uso desse atributo de arquivo no futuro.  
  • Backup Cópia, Diária e Diferencial o atributo não é desmarcado

    Backup Normal e incremental o atributo é desmarcado 
  • Complementando...

     

    Através da realização de um backup diário, são copiados para a fita apenas os arquivos que foram criados ou alterados numa data específica (normalmente naquela data em que o backup está sendo realizado). Ou seja, no momento da realização do backup, o programa pergunta ao usuário qual a data em que ele quer que o backup seja feito. 

     

    Depois que um backup diário é realizado, ele não marca nenhum dos arquivos. Ou seja, ele nem se importa com quem “tem marcação” ou “não tem marcação” e nem faz nenhum tipo de alteração nesse sentido! Todos os arquivos copiados para a fita permanecerão como estavam antes de o backup ser realizado. 

     

    JOÃO ANTÔNIO

  • dica de ouro:

    Backup 1Cópia, 2Diária e 3Diferencial o atributo não1 é2 desmarcado3

    Backup 1Normal e 2incremental o atributo é1 desmarcado2 

  • CERTO.

    Backup Normal Marca os arquivos que já passaram por backup / Desmarca os atributos de arquivamento.

    Backup Incremental Marca os arquivos que já passaram por backup / Desmarca os atributos de arquivamento.

    Backup Diferencial NÃO marca os arquivos / Os atributos de arquivamento permanecem marcados. (Os arquivos aparecem como se não tivessem sofrido backup)

    Backup de Cópia NÃO marca os arquivos / Os atributos de arquivamento permanecem marcados. (Os arquivos aparecem como se não tivessem sofrido backup)

    Backup Diário NÃO marca os arquivos / Os atributos de arquivamento permanecem marcados. (Os arquivos aparecem como se não tivessem sofrido backup)

  • Gabarito Certo.

    Diário: copia somente o que foi feito na data de hoje.

    neste caso, será copiado somente o que ocorreu hoje, e não será marcado como realizado. ou seja. o atributo (A) flag archive permanece marcado como ''novo doc sem backup''.

    É como se o usuário quisesse guardar o que ocorreu hoje separadamente de tudo,sem marcar que ja foi feito.

    ps. o backup cópia é igual a esse, porém não necessariamente diário.

  • Tanto o backup de cópia quanto de diário não afetam o flag archive, ou seja, não desmarca e não afetam a rotina de outros backup .

ID
357829
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação a backup em um sistema operacional Windows, julgue
os itens seguintes.

Um backup diferencial copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. O atributo de arquivo não é desmarcado. Caso o usuário esteja executando uma combinação dos backups normal e diferencial, a restauração de arquivos e pastas exigirá o último backup normal e o último backup diferencial.

Alternativas
Comentários
  • Tipos de backup

    O utilitário de backup oferece suporte a cinco métodos para backup de dados no computador ou na rede.

    Backup de cópia

    Um backup de cópia copia todos os arquivos selecionados, mas não os marca como arquivos que passaram por backup (ou seja, o atributo de arquivo não é desmarcado). A cópia é útil caso você queira fazer backup de arquivos entre os backups normal e incremental, pois ela não afeta essas outras operações de backup.

    Backup diário

    Um backup diário copia todos os arquivos selecionados que foram modificados no dia de execução do backup diário. Os arquivos não são marcados como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado).

    Backup diferencial

    Um backup diferencial copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Não marca os arquivos como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado). Se você estiver executando uma combinação dos backups normal e diferencial, a restauração de arquivos e pastas exigirá o último backup normal e o último backup diferencial.

    Backup incremental

    Um backup incremental copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. e os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo é desmarcado). Se você utilizar uma combinação dos backups normal e incremental, precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados.

    Backup normal

    Um backup normal copia todos os arquivos selecionados e os marca como arquivos que passaram por backup (ou seja, o atributo de arquivo é desmarcado). Com backups normais, você só precisa da cópia mais recente do arquivo ou da fita de backup para restaurar todos os arquivos. Geralmente, o backup normal é executado quando você cria um conjunto de backup pela primeira vez.

    O backup dos dados que utiliza uma combinação de backups normal e incremental exige menos espaço de armazenamento e é o método mais rápido. No entanto, a recuperação de arquivos pode ser difícil e lenta porque o conjunto de backup pode estar armazenado em vários discos ou fitas.

    O backup dos dados que utiliza uma combinação dos backups normal e diferencial é mais longo, principalmente se os dados forem alterados com freqüência, mas facilita a restauração de dados, porque o conjunto de backup geralmente é armazenado apenas em alguns discos ou fitas.

  • O item está correto, de acordo com o pressuposto pelo professor Mauro Carvalho Chehab:

    BACKUP DIFERENCIAL
    É utilizado após um backup normal, copiando somente os arquivos que possuem o atributo de arquivamento mas NÃO retira tal atributo, portanto copia somente os arquivos novos e alterados gerando um arquivo que irá acumular todas as atualizações desde o último backup normal ou incremental. Logo, se um usuário cria um backup normal no dia 1 e diferenciais a cada dia posterior se der um problema no dia 6 ele terá que recuperar o arquivo do dia 1 (normal) e o arquivos diferencial do dia 5, descartando os diferenciais anteriores.

  • Galera, não entendo bem a questão. Ela está dizendo que, se eu fizer um backup normal, depois um incremental, e depois um diferencial, esse último somente pegará os arquivos criados após o backup incremental? E como ficam os criados após o normal e antes do incremental?

  • GABARITO: CERTO

     

     

    DIFERENCIAL


    - Copia somente os arquivos CRIADOS ou ALTERADOS desde o último backup normal.
    - O atributo de arquivo morto (Windows) NÃO É ALTERADO. Isto faz com que o arquivo de um passo diferencial, seja novamente copiado em um próximo passo diferencial.
    - Para a restauração deste backup é preciso apenas ao backup completo (normal) e o último diferencial.

     

     

    Prof. Lênin e Júnior - Estratégia Concursos

  • Tipos de BECAPE = VAMOS TOMAR UM DDINC

    D = DIFERENCIAL

    D = DIÁRIO

    I = INCREMENTAL    X (DESMARCA)

    N= NORMAL            X (DESMARCA)

    C = CÓPIA

  • Eu colocaria essa questão como Errada, pois o bkp diferencial copia apenas os arquivos criados ou modificados desde o último bkp normal, não modifica os marcadores. 

    O bkp incremental copia apenas os arquivos criados ou modificados desde o último bkp normal ou incremental, e modifica os marcadores. 

    Conforme apostilas do Dominando TI , prof. Rômulo.

    A questão estaria errada porque o ultimo bkp normal ou INCREMENTAL. O bkp diferencial não se base no bkp incremental. Só se basea no ultimo bkp Normal. 

     

  • É o tipo de questão que deve ser desconsiderada para todos os efeitos. O que me assusta é a quantidade de "acertos" e comentários, numa questão que está completamente errada.

    O backup diferencial somente executa sobre um completo ou outro diferencial

  • ATT. Nº 3:

    Em 20/05/21 às 13:20, você respondeu a opção E. Você errou!

    Em 13/11/20 às 10:32, você respondeu a opção E. Você errou!

    Em 04/06/20 às 17:07, você respondeu a opção E. Você errou!

    kkkkkkkkkkkkk

  • tbm n entendo a quantidade de "acertos" nessa questao

  • para variar, eu estava/estou certo. (#brinks)

    Ano: 2020 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Ministério da Economia Prova: CESPE / CEBRASPE - 2020 - Ministério da Economia - Tecnologia da Informação - Segurança da Informação e Proteção de Dados

    Um sistema de backup diferencial permite o salvamento apenas dos dados que tiverem sido alterados desde o último backup completo. CERTÃO

  • Pessoal, o examinador foi infeliz nessa questão. Vejam questões mais recentes do assunto:

    (CESPE/2020) No backup diferencial, é realizada apenas a cópia dos arquivos alterados e que estiverem diferentes em relação ao último backup.

    Gabarito: ERRADO

    (CESPE/2020) Um sistema de backup diferencial permite o salvamento apenas dos dados que tiverem sido alterados desde o último backup completo.

    Gabarito: CERTO

  • (Q119275)

    Um backup diferencial copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Nesse caso o atributo de arquivo é desmarcado. Se o usuário utilizar uma combinação dos backups normal e incremental precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados.

    Gab. E

  • Essa questão está Errada

    Backup Diferencial = cópia dos dados que foram alterados desde o último Backup COMPLETO / NORMAL

    (CESPE/2020) Um sistema de backup diferencial permite o salvamento apenas dos dados que tiverem sido alterados desde o último backup completo.

  • Ta correta sim! Precisa do ultimo backup normal e o ultimo diferencial

  • Questão correta!

    O Backup diferencial, também conhecido como Backup Incremental Cumulativo, trata-se de uma cópia de todos os dados que foram criados ou modificados desde o último backup completo ou incremental anterior, mas não removerá o atributo de arquivamento

  • todas bibliografias que li falam que é do ultimo backup full

  • A questão está correta. O diferencial executa sempre após um backup total, porém os últimos backups podem ter sido um total e um (ou mais) incrementais.

    A ideia do diferencial é salvar os últimos arquivos alterados (com flag 1), e não marcar sua flag para 0. Ou seja, os backups que marcam a flag como 0 (total e incremental) podem anteceder o diferencial. Ressaltando que para ser diferencial, necessariamente temos que ter o total antes.

    Na recuperação de um diferencial em um ambiente onde foram utilizados um total e outros incrementais, será necessário restaurar o último total e todos os incrementais que o sucederam e, por fim, o último diferencial realizado após o total + incrementais.

    Muitas literaturas apenas citam o total como antecedente do diferencial, e está correto, visto que ele é obrigatório nesse caso, porém não necessariamente único. Enfim, como dito, a ideia de de qualquer backup é, antes de tudo, a análise de marcação das flags.


ID
357832
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação a backup em um sistema operacional Windows, julgue
os itens seguintes.

Um backup diferencial copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Nesse caso o atributo de arquivo é desmarcado. Se o usuário utilizar uma combinação dos backups normal e incremental precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados.

Alternativas
Comentários
  • O usuário só vai precisar do backup normal e do último incremental.

    Fonte: http://www.cursoaprovacao.com.br/aulasonline/aulas/marcio/marcio_info_01.htm
  • Backup diferencial
    Um backup diferencial copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Não marca os arquivos como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado). Se você estiver executando uma combinação dos backups normal e diferencial, a restauração de arquivos e pastas exigirá o último backup normal e o último backup diferencial.
  • Tipos de backup

    O utilitário de backup oferece suporte a cinco métodos para backup de dados no computador ou na rede.

    Backup de cópia

    Um backup de cópia copia todos os arquivos selecionados, mas não os marca como arquivos que passaram por backup (ou seja, o atributo de arquivo não é desmarcado). A cópia é útil caso você queira fazer backup de arquivos entre os backups normal e incremental, pois ela não afeta essas outras operações de backup.

    Backup diário

    Um backup diário copia todos os arquivos selecionados que foram modificados no dia de execução do backup diário. Os arquivos não são marcados como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado).

    Backup diferencial

    Um backup diferencial copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Não marca os arquivos como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado). Se você estiver executando uma combinação dos backups normal e diferencial, a restauração de arquivos e pastas exigirá o último backup normal e o último backup diferencial.

    Backup incremental

    Um backup incremental copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. e os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo é desmarcado). Se você utilizar uma combinação dos backups normal e incremental, precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados.

    Backup normal

    Um backup normal copia todos os arquivos selecionados e os marca como arquivos que passaram por backup (ou seja, o atributo de arquivo é desmarcado). Com backups normais, você só precisa da cópia mais recente do arquivo ou da fita de backup para restaurar todos os arquivos. Geralmente, o backup normal é executado quando você cria um conjunto de backup pela primeira vez.

    O backup dos dados que utiliza uma combinação de backups normal e incremental exige menos espaço de armazenamento e é o método mais rápido. No entanto, a recuperação de arquivos pode ser difícil e lenta porque o conjunto de backup pode estar armazenado em vários discos ou fitas.

    O backup dos dados que utiliza uma combinação dos backups normal e diferencial é mais longo, principalmente se os dados forem alterados com freqüência, mas facilita a restauração de dados, porque o conjunto de backup geralmente é armazenado apenas em alguns discos ou fitas.

  • O professor Mauro Carvalho Chehab elenca cinco tipos de backup:

    BACKUP NORMAL/TOTAL/FULL
    O backup normal copia todos os arquivos da unidade ou pasta selecionada pelo usuário e retira o atributo de arquivamento (marcando com 0).

    BACKUP INCREMENTAL
    É utilizado após um backup normal, copiando somente os arquivos que possuem o atributo de arquivamento e retirando tal atributo, portanto copia somente os arquivos novos e alterados gerando um arquivo que será acrescido ao backup normal e assim sucessivamente. Logo, se um usuário cria um backup normal no dia 1 e incrementais a cada dia posterior se der um problema no dia 6 ele terá que recuperar o arquivo do dia 1 (normal) e os arquivos incrementais dos dias 2, 3, 4 e 5 em seqüência.

    BACKUP DIFERENCIAL
    É utilizado após um backup normal, copiando somente os arquivos que possuem o atributo de arquivamento mas NÃO retira tal atributo, portanto copia somente os arquivos novos e alterados gerando um arquivo que irá acumular todas as atualizações desde o último backup normal ou incremental. Logo, se um usuário cria um backup normal no dia 1 e diferenciais a cada dia posterior se der um problema no dia 6 ele terá que recuperar o arquivo do dia 1 (normal) e o arquivos diferencial do dia 5, descartando os diferenciais anteriores.

    BACKUP DE CÓPIA
    O backup de cópia, como o nome diz, copia todos os arquivos da unidade ou pasta selecionada pelo usuário e não retira o atributo de arquivamento (marcando com 0), ou seja pode ser utilizado sem alterar uma rotina de backup já existente.

    BACKUP DIÁRIO
    Não se importa com o atributo de arquivamento, tendo como único critério a data de criação ou modificação do arquivo.


    Assim, o item está errado.
  • O erro esta em afirmar que no backup diferencial o atributo de arquivo é desmarcado.  Ele é desmarcado apenas no backup normal e incremental.
  • GABARITO: ERRADO

     

     

    *Backup DIFERENCIAL atributo de arquivo NÃO é desmarcado.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Principais TIPOS de Backup:


    NORMAL (TOTAL ou GLOBAL)


    - COPIA TODOS os arquivos e pastas selecionados.
    - DESMARCA o atributo de arquivo morto (Windows). O sistema entende, assim, que estes arquivos passaram por um processo de backup.
    - Caso necessite restaurar o backup normal, você só precisa da cópia mais recente.
    - Normalmente, este backup é executado quando você cria um conjunto de backup pela 1ª vez.
    - Agiliza o processo de restauração, pois somente um backup será restaurado.

     

    INCREMENTAL


    - Copia somente os arquivos CRIADOS ou ALTERADOS desde o último backup normal ou incremental.

    - O atributo de arquivo morto (Windows) É DESMARCADO. Isto faz com que um arquivo copiado não entre no próximo backup incremental, exceto se for alterado.

    - Para restaurar é preciso usar o backup normal (completo) e todos os demais backups incrementais efetuados.

     

    DIFERENCIAL


    - Copia somente os arquivos CRIADOS ou ALTERADOS desde o último backup normal.
    - O atributo de arquivo morto (Windows) NÃO É ALTERADO. Isto faz com que o arquivo de um passo diferencial, seja novamente copiado em um próximo passo diferencial.
    Para a restauração deste backup é preciso apenas ao backup completo (normal) e o último diferencial.

     

     

    Prof. Lênin e Júnior - Estratégia Concursos

  • "Se o usuário utilizar uma combinação dos backups normal e incremental precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados."

    Para restaurar os dados nessa situação seria necessário o último conjunto do backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais APÓS o último backup normal.

    Acho que isso poderia ser outro erro na questão já que antes do útimo backup normal poderia ter outros incrementais que não seriam usados na restauração. Estou certa?

  • Marcação nos tipos de BACKUP:

    · norMal = desMarca

    · increMental = desMarca

    · difereNcial = Não desmarca

    ▼Q: Tanto o becape incremental, quanto o diferencial copiam arquivos criados ou alterados desde o último becape normal, e o becape incremental não desmarca o atributo de arquivo. R.: ERRADO (o incremental desmarca)

    ▼Q: Um backup diferencial copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Nesse caso o atributo de arquivo é desmarcado. Se o usuário utilizar uma combinação dos backups normal e incremental precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados. R.: ERRADO (não desmarca)

  • Backup DIFERENCIAL  Copia os arquivos criados ou modificados desde o último BACKUP COMPLETO,(obrigatoriamente)


ID
357835
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação a backup em um sistema operacional Windows, julgue
os itens seguintes.

O backup dos dados que utiliza uma combinação de backups normal e incremental exige mais espaço de armazenamento e é o método mais rápido. No entanto, a recuperação de arquivos pode ser difícil e lenta, porque o conjunto de backup pode estar armazenado em vários discos ou fitas.

Alternativas
Comentários
  • A combinação de backups normal e incremental exige MENOS espaço de armazenamento, por isso é mais lenta e difícil recuperação.
  • Discordo, em parte, do colega Luciano. O backup normal e incremental necessita de menos espaço, é mais rápido para ser feito do que o diferencial, entretanto mais lento em sua recuperação porque muitas vezes exige procurar em vários discos.

    abç,
  • O método normal e incremental ocupa menos espaço e é mais rápido na hora de fazer. No entanto, a recuperação de arquivos pode ser difícil e lenta, porque o conjunto de backup pode estar armazenado em vários discos ou fitas.
  • Muita calma nessa hora. Deve-se considerar em que aspecto o backup incremental é mais rápido oumais lento (em relação ao backup diferencial e total[full]): na operação de backup ou na restauração?
    • Operação de backup => Realiza cópia somente das alterações feitas desde o último backup full => RÁPIDO
    • Restauração => Necessita do último backup full e de TODOS os backups incrementais até a referida data de restauração => LENTO

    Bons estudos.
  • Coment: errado,
    A segunda parte da questão está correta, pois a recuperação do backup incremental é mais difícil e lenta porque os dados do backup incremental podem estar armazenados em vários discos ou fitas.
    Já a primeira parte da questão está parcialmente errada, pois o backup incremental exige menor espaço em disco visto que ele só copia os arquivos com atributos marcados e logo que os copia, desmarca esses atributos, para não mais copiar os dados numa próxima oportunidade.
    Nesta parte da questão é que devemos nos atentar, o backup incremental é o método mais rápido já que o fato de copiar somente os arquivos marcados, torna o seu volume de dados copiados menor que o diferencial e os demais tipos de backup. Então percebam que o backup incremental é sim mais rápido, porém demora mais na recuperação, devido a seus dados estarem espalhados em várias mídias. 
  • O backup dos dados que utiliza uma combinação de backups normal e incremental exige menos espaço de armazenamento e é o método mais rápido. No entanto, a recuperação de arquivos pode ser difícil e lenta porque o conjunto de backup pode estar armazenado em vários discos ou fitas.

    O backup dos dados que utiliza uma combinação dos backups normal e diferencial é mais longo, principalmente se os dados forem alterados com freqüência, mas facilita a restauração de dados, porque o conjunto de backup geralmente é armazenado apenas em alguns discos ou fitas.

    https://technet.microsoft.com/pt-br/library/Cc784306(v=WS.10).aspx

  • Erro: exige mais espaço, ele exige MENOS espaço. Resto está correto.

     

    ERRADO

  • ERRADO.

    A combinação que melhor se adequa à otimização de espaço de armazenamento é backup completo + backup incremental.

    A vantagem de combinar um backup completo com um backup incremental é que, a partir desse último, será copiada uma menor quantidade de dados do que no primeiro. Assim, o backup incremental será realizado com mais rapidez e necessitará de menos espaço de armazenamento.

    Porém, apesar da rápida execução/manutenção, a recuperação dos arquivos é lenta, uma vez que, para isso, precisa unir as mídias de todos os backups incrementais realizados desde o último backup completo.

    ______________

    (CESPE/CPRM/2013) O becape dos dados que emprega uma combinação de becapes normal e incremental é um método mais rápido e requer menor espaço de armazenamento, em relação aos demais tipos de becape. Entretanto, por meio desse becape, a recuperação de arquivos pode tornar-se difícil e lenta, pois o conjunto de becape poderá estar armazenado em diversos discos ou fitas. CERTO.

  • A recuperação para o becape incremental é mais lenta que a normal

  • CORRETA

    Normal

    Copia todos os arquivos. O sistema marca os arquivos já copiados.

    Incremental

    Copia somente os arquivos novos ou modificados. Não copia os já marcados. (é mais rápido para copiar, mas é mais lento para recuperar)

  • Backup Completo

    Execução: + Lento

    Restauração: + Rápido

    Backup Incremental

    Execução: + Rápido (Ocupa menos espaço)

    Restauração: + Lento


ID
357838
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação a backup em um sistema operacional Windows, julgue
os itens seguintes.

O backup dos dados que utiliza uma combinação dos backups normal e diferencial é mais rápido, principalmente se os dados forem alterados com frequência. Entretanto, ele facilita a restauração de dados, porque o conjunto de backup geralmente é armazenado apenas em alguns discos ou fitas.

Alternativas
Comentários
  • A combinação dos backups normal e diferencial é mais LENTA e utiliza mais espaço de armazenamento.
  • Pela própria definição do "backup diferencial" é possível verificar que o item é falso:

    [...] Backup diferencial: Copia todos os arquivos que foram alterados desde o último backup completo, por este motivo ocupa mais espaço nas mídias de backup e é mais lento de ser gerado, contudo é mais fácil de recuperá-lo. Para restaurar os dados a partir deste tipo de backup deve-se ter em mãos apenas o último backup completo e o último backup diferencial. [...]

  • A gravação do backup diferencial é mais lenta, porque ele precisa copiar todos os arquivos desde o ultimo normal. Porém a recuperação é mais rápida, pois precisa apenas do backup normal + o ultimo diferencial.
  • Coment: errada,
    O backup normal e diferencial é mais lento, pois copia todos os dados desde o ultimo backup normal, contudo sua restauração é mais rápida porque só é necessária a última cópia diferencial e a última normal, e não são necessários alguns discos ou fitas como afirma a questão, essa é uma característica do incremental.
    Nota: Segundo o Professor Leandro Ramos o backup diferencial é recomendável em organizações cujos dados não forem alterados com tanta frequência indo de desencontro ao que afirma a questão.
  • "O backup dos dados que utiliza uma combinação dos backups normal e diferencial é mais longo, principalmente se os dados forem alterados com freqüência, mas facilita a restauração de dados, porque o conjunto de backup geralmente é armazenado apenas em alguns discos ou fitas."

    Retirado de

    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc784306(v=ws.10).aspx

  • Erro: uma combinação dos backups normal e diferencial é mais RÁPIDO. Ele é mais LENTO.

    Resto Correto.

     

    ERRADO

  • Nem precisa saber o assunto, o entretanto já entregou que está errado. rs

     

    João é um bom menino, entretanto, João é um bom menino.  o.O (A cespe adora os detalhes)

  • ERRADO.

    O backup dos dados que utiliza uma combinação dos backups normal e diferencial é mais LENTO.

    O backup diferencial é mais lento para executar e exige mais espaço em disco, pois é um backup acumulativo (é feita uma cópia de todos os arquivos alterados desde o último backup full).

    Na primeira execução depois do backup completo serão copiados apenas os dados que foram alterados; na segunda execução serão copiados esses mesmos dados mais as alterações que foram feitas após ele, e assim sucessivamente.

    O tempo necessário para o backup é diretamente proporcional à quantidade de itens a serem copiados. Considerando que esse backup copia até mesmo os itens que já passaram por outros tipos de backup (que não sejam o full), o tempo necessário para mantenção será cada vez maior.

  • Backup Completo

    Execução: + Lento

    Restauração: + Rápido

    Backup Diferencial

    Execução: + Lento

    Backup Incremental

    Execução: + Rápido (Ocupa menos espaço)

    Restauração: + Lento


ID
359692
Banca
CETAP
Órgão
DETRAN-RR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

O backup é bastante útil para a recuperação de dados perdidos ou apagados acidentalmente. Sobre o backup, é possível afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    O backup diferencial é parecido com o incremental, pois aplica as alterações executadas após um backup full. No entanto, ele sempre copia os dados alterados desde o backup completo. Em outras palavras, para se executar uma restauração, basta utilizar o último backup full, seguido do último backup diferencial.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • A questão deveria ser anulada, pois todas as alternativas estão incorretas. O gabarito dado pela banca está errado porque o backup diferencial copia os arquivos alterados/criados somente desde o ultimo backup normal, não importando se houve outros backups diferenciais ou incrementais.

ID
370714
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Sobre as combinações mais comuns de backup, conside- re:

I. Dependendo do tempo de retenção, é o que mais consome conjuntos de backup.

II. Possibilitam a manutenção de várias versões dos mesmos arquivos em diferentes conjuntos de backup.

III. É necessário pesquisar mais de um conjunto de backups para encontrar a versão mais recente de um determinado arquivo.

IV. Arquivos são facilmente restaurados, pois estão armazenados no único conjunto de backup.


As descrições apresentadas nos itens I a IV referem-se correta e respectivamente a backups

Alternativas
Comentários
  • I. Dependendo do tempo de retenção, é o que mais consome conjuntos de backup - Diferencial

    II. Possibilitam a manutenção de várias versões dos mesmos arquivos em diferentes conjuntos de backup - Incremental

    III. É necessário pesquisar mais de um conjunto de backups para encontrar a versão mais recente de um determinado arquivo - Incremental

    IV. Arquivos são facilmente restaurados, pois estão armazenados no único conjunto de backup - Total

     

    Não tenho certeza se para a afirmativa I valeria também o backup Total.

     

    Vamos na fé.

  • Backup Total: é o backup que abrange na íntegra todos os arquivos e diretórios existentes no servidor.

    Vantagens:

    - Backup completo do servidor.

    - Caso você precise restaurar arquivos, eles são facilmente restaurados do único conjunto de backup.

    Desvantagens:

    - Um backup completo é mais demorado que outras opções de backup.

    - Backups completos requerem mais disco, fita ou espaço de unidade de rede.


    Backup Incremental: é o método de backup onde múltiplos backups são mantidos (e não apenas o último).

    Em um backup incremental, cada arquivo é armazenado uma única vez e, em seguida, sucessivos backups contêm apenas as informações que mudaram desde uma cópia de segurança anterior.

    Vantagens:

    - Tempo de backup é mais rápido do que backups totais.

    - Backups incrementais requerem menos disco, fita ou espaço de unidade de rede.

    - Você pode manter várias versões dos mesmos arquivos em diferentes conjuntos de backup.

    Desvantagens:

    - Para restaurar todos os arquivos, você deve ter todos os backups incrementais disponíveis.

    - Pode levar mais tempo para restaurar um arquivo específico, pois é necessário pesquisar mais de um conjunto de backup para encontrar a versão mais recente de um determinado arquivo.


    Backup Diferencial: é um backup cumulativo de todas as alterações feitas desde o último backup completo. Juntos, um backup total e um backup diferencial devem incluir todos os arquivos no computador, alterados e inalterados.

    Vantagens:

    - A recuperação é realizada em curto período de tempo, exigindo apenas um backup completo e os últimos backups diferenciais para restaurar o sistema.

    - Tempo de backup é mais rápido que backups completos ou incrementais.

    Desvantagens:

    - Restaurando todos os arquivos pode levar consideravelmente mais tempo, pois você pode ter que restaurar tanto o último backup diferencial e completo.

    - Restaurar um arquivo individual pode demorar mais, pois é necessário que você localize o arquivo em um backup completo ou incremental.


  • Gab. B

    Backup Incremental

    Cópia os arquivos criados ou alterados desde o último backup;

    Apenas os arquivos com atributos de marcação;

    O primeiro será sempre o backup completo;

    Após a cópia será desmarcada a bandeira indicativa de backup;

    Possui maior desempenho na criação do backup comparado com o diferencial;

    Possui pior desempenho na RESTAURAÇÃO.

    Backup Total

    Copia todos os arquivos do PC

    ·        arquivos do usuário e arquivo do sistema;

    ·        independentemente do atributo e marcação;

    Não é indicado para ser feito sempre;

    Os arquivos de backup são grandes;

    Desmarca o flag após backupeá-lo;

    Backup Diferencial

    Copia apenas os arquivos criados ou alterados;

    Arquivos que possuem bandeira de marcação;

    Compara os arquivos com o último completo ou último incremental;

    Possui melhor desempenho na restauração


ID
400039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a sistemas de armazenamento e
cópias de segurança.

O backup incremental mostra-se vantajoso porque requer apenas uma mídia, facilita a localização de um arquivo para restauração e possui melhor desempenho na restauração que o backup completo e o backup diferencial.

Alternativas
Comentários
  • O backup diferencial possui melhor desempenho na restauração que o backup incremental...
  • O backup incremental requer VÁRIAS mídias para procurar , tornando a recuperação mais lenta. Portanto é desvantasoso e não vantajoso como diz o enunciado da questão.

  • A famosa inversão de conceitos da CESPE. O BK diferencial é mais rápido na restauração!

  • Relações entre Backups:

    Backup Incremental = Grande e demorado.

    Backup Diferencial = Médio e mediano.

    Backup Completo/Normal/Marcador = Pequeno e rápido.

     

  • Gabarito: ERRADO

     

    Restauração de arquivos:

     

    Beckup incrementaL --> Mais Lento

     

    Beckup difeRencial --> Mais Rápido

  • ERRADO.

    1º Erro - Para a recuperação com o backup incremental é necessário a mídia do último backup completo + a mídia de todos os backup's incrementais realizados desde o último full.

    2º Erro - A recuperação de dados utilizando o backup incremental envolve um processo potencialmente mais lento que o backup completo e o diferencial, justamente por ter que unir diversas mídias.

  • ERRADO

    + rápido para executar =IN.DI.CO

    INcremental

    DIferencial

    COmpleto/normal

    + rápido para restaurar = CO.DI.IN

    COmpleto

    DIferencial

    INcremental

  • O COMPLETO É O MAIS RÁPIDO PARA RESTAURAR. OU SEJA, É O PIKA DA RODINHA.

  • Gab. Errado

    Backup Incremental

    Cópia os arquivos criados ou alterados desde o último backup;

    Apenas os arquivos com atributos de marcação;

    O primeiro será sempre o backup completo;

    Após a cópia será desmarcada a bandeira indicativa de backup;

    Possui maior desempenho na criação do backup comparado com o diferencial;

    Possui pior desempenho na RESTAURAÇÃO.

  • Backup Completo

    Execução: + Lento

    Restauração: + Rápido

    Backup Diferencial

    Execução: + Lento

    Backup Incremental

    Execução: + Rápido (Ocupa menos espaço)

    Restauração: + Lento


ID
400042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a sistemas de armazenamento e
cópias de segurança.

No planejamento de um backup, a escolha do tipo de mídia de armazenamento determina a capacidade total de armazenamento de cópias de dados e a velocidade com que serão feitas cópias e restaurações de dados.

Alternativas
Comentários
  • Sim, o meio físico (suporte) influencia drasticamente a velocidade de dados. Só comparar a velocidade de um HD mecânico com um disco sólido ou as portas de transmissão USB 2.0 com a USB 3.0.

  • não concordo. se pegamos um USB DE 3.0 e usar o beckup diferencial e em seguida pega o mesmo e usar beckup incremnetal. todos tem a mesma capacidade, contudo, aquele será mais rapido para restauração que esse. então podemos concluir que o despositivo tem nada haver com a velocidade.


ID
400045
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a sistemas de armazenamento e
cópias de segurança.

O LTO-5 (linear tape open) é um tipo de mídia de backup adequado para o armazenamento de um volume de dados de 5 terabytes em uma única mídia, sem a necessidade de utilização de recurso de compressão de dados.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Segundo a LTO, "A quinta geração de fitas LTO Ultrium 5, foi lançada no ano de 2010 e é capaz de armazenar até 1.5TB de dados." (SEM COMPACTAÇÃO)

    Segundo Stallings(2010,p. 171),"A geração LTO 5 admite até 3.2 TB de capacidade compactada."

    **Portanto, seja com compactação ou não, a LTO 5 não admite a capacidade de 5 terabytes em uma única mídia.



    Bibliografia:

    ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES- WILLIAN STALLINGS-8 EDIÇÃO 2010

    http://www.lto.com.br/fitas-lto-ultrium/fita-lto-ultrium-5


  • Atributo - LTO-1 - LTO-2 -  LTO-3 - LTO-4 - LTO-5 - LTO-6
    Data de lançamento200020032005200720102012
    Capacidade nativa de dados100 GB200 GB400 GB800 GB1.5 TB2.5 TB
    Velocidade Max (MB/s)204080120140160
    Capacidade WORM?NãoNãoSimSimSimSim
    Capacidade de encriptação?NãoNãoNãoSimSimSim
    Espessura da fita8,9 μm8,9 μm8,0 μm6,6 μm6,4 μm6,1 μm
    Tamanho da fita609 m609 m680 m820 m846 m846 m
    Trilhas38451270489612802176
    Elementos de escrita8816161616
    Voltas por banda121611142034
    Densidade linear (bits/mm)4880739896381325015142151433
    CodificaçãoRLL 1,7PRMLPRMLPRML


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Linear_Tape-Open

  • LTO-5 até 1,5 TB

  • LT 01 - até 100GB

    LT 02 - até 200GB

    LT 03 - até 400GB

    LT 04 - até 800GB

    LT 05 - até 1,5TB

    LT 06 - até 2,5TB

  • Gabarito Errado

    A LT 05 vai até 1,5TB.

     

    Vamos na fé !

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
425194
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Avaliando as sentenças seguintes a respeito de segurança em sistemas de informação,

I. O RSA é um algoritmo de criptografia (codificação) muito utilizado na WEB e se baseia no conceito de chave pública e privada, que utilizam senhas diferentes para cifrar e decifrar os dados.

II. O algoritmo RSA pode ser utilizado para implementar assinatura digital, uma vez que cada usuário utiliza a sua chave privada exclusiva para cifrar (codificar) a mensagem, enquanto a chave pública é utilizada pelo receptor para decifrar a mensagem recebida.

III. Por mais que haja investimento em prevenção de desastres, é sempre necessário haver um plano de backups frequentes como forma de redução de riscos e recuperação de desastres.

IV. A utilização de firewalls pode proteger contra ataques de invasores. Por essa razão, são considerados locais apropriados para execução de mecanismos de detecção de intrusão.

verifica-se que

Alternativas
Comentários
  • II. O algoritmo RSA pode ser utilizado para implementar assinatura digital, uma vez que cada usuário utiliza a chave pública do destinatário sua chave privada exclusiva para cifrar (codificar) a mensagem, enquanto a chave privada pública é utilizada pelo receptor para decifrar a mensagem recebida.
  • Acredito que o Item II esteja correto.

    O RSA pode ser utilizado tanto para garantir confidencialidade e autenticidade.

    para a confidencialidade: O usuario usa chave publica do receptor para cifrar, e o recpetor usa a sua chave privada de decifrar.

    para comprovar a autenticidade que é o caso da assinatura digital: O usuário cifra sua mensagem com a chave privada, os receptores utilizam a publica para decifrar.
  • O item II é curinga, a banca pode considerar tanto certo quanto errado. Para fins criptográficos, cifrar o Hash ou a mensagem toda é a mesma coisa, mas muitos softwares que trabalham com assinatura digital costumam cifrar só o hash da mensagem porque ele costuma ser menor e logo, o processo de assinatura é mais rápido e a assinatura fica menor. 

    Só um detalhe, mas é importante. Apesar de que cifrar a mensagem toda é válido como assinatura, isso gera vulnerabilidades que podem ser exploradas, então, assinar o hash da mensagem é mais seguro também.

    Agora, o item I, que talvez tenha passado desapercebido, está ERRADO!

    "que utilizam senhas diferentes para cifrar e decifrar os dados". Senhas diferentes? Não, chaves diferentes. Senha é algo bem diferente de chave.
  • I. O RSA é um algoritmo de criptografia (codificação) muito utilizado na WEB e se baseia no conceito de chave pública e privada, que utilizam senhas diferentes para cifrar e decifrar os dados.
    De onde essa banca tirou SENHAS?
    Gabarito totalmente equivocado!!!


  • Firewalls são mecanismos de prevenção de intrusão ou de detecção? rs


ID
480124
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Para determinar a Área de Segurança, ou seja, o espaço físico que precisa ser protegido contra as ameaças que podem gerar um incidente de segurança da informação, é necessário

Alternativas
Comentários
  • Prezados, vamos analisar as alternativas :

    a) armazenar o backup das informações de segurança no mesmo prédio, para facilitar o acesso rápido a essas informações.

     Segundo a ISO 27002 , item 9.1.4 , convém que os equipamentos para contingência e mídia de backup fiquem a uma distância segura, para que não sejam danificados por um desastre que afete o local principal.Alternativa errada.

    b) instalar equipamentos processadores de informações, tais como computadores, impressoras, fax etc. em áreas com acesso público, como expedição e carga de materiais.

    Segundo a ISO 27002, item 9.1.6, convém que os pontos de acesso, tais como áreas de entrega e de carregamento e outros pontos em que pessoas não autorizadas possam entrar nas instalações, sejam controlados e, se possível, isolados das instalações de processamento da informação, para evitar o acesso não autorizado.Alternativa errada. 

    c) definir quais são as informações essenciais e onde elas podem ser encontradas.

    Segundo a ISO 27002 , no item 9.1 Áreas seguras, convém que as instalações de processamento da informação críticas ou sensíveis sejam mantidas em áreas seguras. Portanto, para determinar a área de segurança, conforme perguntado no enunciado, é necessário definir onde estão as informações críticas ou sensíveis ( essenciais ).Alternativa correta. 

    d) definir as áreas onde são processadas todas as informações.

     Para determinar a área de segurança não é necessário definir as áreas onde são processadas TODAS as informações.Alternativa errada.

    e) delimitar uma área de fácil acesso ao público, com identificações detalhadas de seu propósito.

     Segundo a ISO 27002 , item 9.1.1 , C), convém que seja implantada uma área de recepção, ou um outro meio de controlar o acesso físico ao local ou ao edifício; o acesso aos locais ou edifícios deve ficar restrito somente ao pessoal autorizado.Alternativa errada.


    A alternativa correta é : C.

  • "espaço físico" induz a letra E


ID
492313
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação a backup e sua aplicação em ambientes de
tecnologia da informação, julgue os itens a seguir.

A realização de um backup em rede local de usuários comuns, dependendo do volume e da periodicidade da política de backup, pode interferir na velocidade do barramento da rede local e, portanto, no desempenho da rede.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO: pois a quantidade de dados trafegados pode ocasionar congestionamento da rede.

  • Quem nunca ... hehehehe


ID
492322
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação a backup e sua aplicação em ambientes de
tecnologia da informação, julgue os itens a seguir.

Uma rotina de backup deve ser definida por uma política na qual são normalmente apontados detalhes sobre o tipo de backup que deve ser feito.

Alternativas
Comentários
  • É de se esperar que na política seja definido os possíveis tipos de backup para organização. Isso é um ponto fundamental. A empresa pode adotar sistemas de cópias, backup normal, incremental, cumulativo, entre outros.


ID
492325
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação a backup e sua aplicação em ambientes de
tecnologia da informação, julgue os itens a seguir.

Softwares de backup do tipo cliente-servidor necessitam de uma rede local com protocolo específico, que se denomina backup policy protocol, com suporte a criptografia.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E

    Alguém pode dizer qual é exatamente o erro? Obrigado! :)

  • Tiago, Acredito que a questão está muito taxativa em diversos pontos.

    O software de backup não necessita necessáriamente de uma rede, pode ser local e outro ponto que acho forte é afirmar que utiliza protocolo especifico, hoje 99% é baseado em TCP/IP.

    O software não tem suporte a criptografia necessáriamente.


  • Conforme citado no comando da questão, trata-se de uma topologia do tipo Cliente-Servidor, ou seja, pode ser uma rede local,intranet ou internet.
  • Gente, a questão é mais simples do que vocês estão comentando. Não existe um protocolo backup policy protocol específico para realização de backup. Quando se fala de protocolos com esse fim, está mais relacionado ao modelo da solução de backup, que pode utilizar uma rede de armazenamento do tipo SAN ou servidores NAS. Para cada um sim existem protocolos específicos. Questão erradíssima.


ID
492676
Banca
FCC
Órgão
TRE-PB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Quanto aos tipos de mídia existente no mercado para backup corporativo, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  

    a) A capacidade de um DVD para backup corporativo pode chegar a 4,7 GB.

     

    b) principais bacape corporativo: Backup Diferencial, Backup Incremental e Backup Completo

     

    c) A capacidade de armazenamento das fitas existentes no mercado pode chegar até MAIS de 10 GB.

     

    e) O armazenamento ótico e o armazenamento ótico virtual fornecem acesso aleatório, enquanto a fita fornece acesso aos dados sequencialmente


ID
579598
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Para se criar um plano de serviço de backup e recuperação, considere os fatores:

I. Prioridades de backup e recuperação rápidos.

II. Frequência com que os dados mudam.

III. Restrições de tempo na operação de backup.

IV. Prevalência dos dados recuperados.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Plano de serviço

    Você precisa levar em consideração muitos fatores ao criar seu serviço de backup e recuperação. Entre os fatores a serem considerados, incluem-se:

    • Prioridades de backup e recuperação rápidos - Recovery Time Objective (RTO).

    • A freqüência com que os dados mudam.

    • Restrições de tempo na operação de backup.

    • Mídia de armazenamento.

    • Requisitos de retenção de dados.

    • Prevalência dos dados recuperados – Recovery Point Objective (RPO).



    fonte:


    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/bb821259.aspx
  • Prevalência dos dados recuperados

    Recovery Point Objective (RPO) (an environment in which the data recovered is as up-to-date as possible) is data replication so that you have relatively current copies of the database backups and access to current log files.

ID
610051
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Chesf
Ano
2007
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Quanto aos tipos de backup, podemos dizer que:

I. No backup completo é feita a cópia de todos os dados.

II. No backup incremental, é feita a cópia dos arquivos que foram criados ou modificados desde o último backup completo ou incremental.

III. No backup diferencial é feita uma cópia de todos os dados que foram modificados desde o último backup completo.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe porque foi anulada essa questão?


ID
616996
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Para que a restauração do backup de um banco possa ser iniciada

Alternativas
Comentários
  • Ué... até onde recordo, quando precisamos restaurar um backup, entramos no SGBD com um usuário que tem permissão de executar tal atividade naquele BD. No caso do SQL SERVER, eu entro direto na instância do BD e tenho acesso nele, ou seja, estou conectado nele.

    Né isso não?


ID
621589
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relacionados a conceitos de sistema operacional, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet e segurança da informação.

Os procedimentos de backup devem ser executados com frequência para se evitar a perda de dados. Uma ação recomendável é manter uma cópia das informações críticas em local diferente do computador em que essas informações se encontrem.

Alternativas
Comentários
  • Certo. As cópias de segurança, independente da natureza dos dados (críticos ou não), devem ser armazenadas em mídias óticas em local diferente do computador de origem, para evitar a perda das cópias em caso de sinistro (incêndio, por exemplo).
  • Gabarito Certo.

    Outro tipo de questão muito cobrado pela cespe é a diferença entre o backup incremental e diferencial
    • No Backup Incremental, somente os arquivos novos ou modificados desde o último backup são transmitidos. Neste modelo, o espaço necessário para armazenamento dos arquivos é menor.
       
    • No Backup Diferencial, somente os arquivos novos ou modificados desde o último backup completo são transmitidos. Neste modelo, o espaço necessário para armazenamento dos arquivos é maior.
  • Backup é a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais, o que pode envolver apagamentos acidentais ou corrupção de dados.

    Meios difundidos de cópias de segurança incluem CD-ROM, DVD, disco rígido, disco rígido externo (compatíveis com USB), fitas magnéticas e a cópia de segurança externa (online). Esta transporta os dados por uma rede como a Internet para outro ambiente, geralmente para equipamentos mais sofisticados, de grande porte e alta segurança. Outra forma pouco difundida de cópia de segurança é feita via rede. Na própria rede local de computadores, o administrador ou o responsável pela cópia de segurança grava os dados em um formato de arquivo, processa e distribui as partes constituintes da cópia nos computadores da rede, de forma segura (arquivos são protegidos), criptografada (para não haver extração ou acesso aos dados na forma original) e oculta (na maioria das vezes o arquivo é ocultado).
  • Não só em um local diferente, mas em um local distante.
    Diretivas básicas de segurança da informação.
  • Prezados,

    É uma boa prática na segurança da informação que as cópias sejam armazenadas em locais diferentes de onde as informações se encontrem. Imagine que você possui um computador numa sala , você faz o backup das informações importantes desse computador e guarda o backup também na sala , ai ocorre um incêndio na sala e você perde os dados originais e o backup. 

    Portanto a questão está correta.


ID
628981
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Em uma organização, é conveniente que cópias de segurança das informações e dos softwares sejam efetuadas e testadas regularmente, conforme a política de geração de cópias de segurança definida. O tipo de backup que consiste na cópia dos dados adicionais ao backup completo imediatamente anterior, ou seja, que consiste no acréscimo das informações não contidas no último backup completo, é o backup

Alternativas
Comentários
  • O professor Mauro Carvalho Chehab elenca cinco tipos de backup:

    BACKUP NORMAL/TOTAL/FULL
    O backup normal copia todos os arquivos da unidade ou pasta selecionada pelo usuário e retira o atributo de arquivamento (marcando com 0).

    BACKUP INCREMENTAL
    É utilizado após um backup normal, copiando somente os arquivos que possuem o atributo de arquivamento e retirando tal atributo, portanto copia somente os arquivos novos e alterados gerando um arquivo que será acrescido ao backup normal e assim sucessivamente. Logo, se um usuário cria um backup normal no dia 1 e incrementais a cada dia posterior se der um problema no dia 6 ele terá que recuperar o arquivo do dia 1 (normal) e os arquivos incrementais dos dias 2, 3, 4 e 5 em seqüência.

    BACKUP DIFERENCIAL
    É utilizado após um backup normal, copiando somente os arquivos que possuem o atributo de arquivamento mas NÃO retira tal atributo, portanto copia somente os arquivos novos e alterados gerando um arquivo que irá acumular todas as atualizações desde o último backup normal ou incremental. Logo, se um usuário cria um backup normal no dia 1 e diferenciais a cada dia posterior se der um problema no dia 6 ele terá que recuperar o arquivo do dia 1 (normal) e o arquivos diferencial do dia 5, descartando os diferenciais anteriores.

    BACKUP DE CÓPIA
    O backup de cópia, como o nome diz, copia todos os arquivos da unidade ou pasta selecionada pelo usuário e não retira o atributo de arquivamento (marcando com 0), ou seja pode ser utilizado sem alterar uma rotina de backup já existente.

    BACKUP DIÁRIO
    Não se importa com o atributo de arquivamento, tendo como único critério a data de criação ou modificação do arquivo.
  • "O tipo de backup que consiste na cópia dos dados adicionais ao backup completo imediatamente anterior, ou seja, que consiste no acréscimo das informações não contidas no último backup completo, é o backup."

    Trata-se do Backup deferencial. O incremental especificaria que a cópia seria apenas dos arquivos modificados do último backup completo ou do último backup incremental.
  • Prezados,

    Vamos relembrar alguns tipos de backup :

    O backup completo cópia todos os arquivos

    O backup diário grava todos os arquivos modificados ou alterados a cada dia

    O backup diferencial realiza o backup de todos os arquivos modificados ou alterados desde o último backup completo

    O backup incremental realiza o backup de todos os arquivos modificados ou alterados desde o último backup completo ou incremental.

    Vemos portanto que a questão esta tratando do backup diferencial .


    A alternativa correta é : A.


  • Esse enunciado da margem tanto para o incremental quanto para o diferencial...


ID
629023
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

No que se refere ao processo de restauração de dados, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  •     a) Como um sistema de backup envolve diversos componentes como softwares para gerenciamento do sistema de backup, disco rígido, mídia de armazenamento removível, hardware para gravação de backup, cabeamento de rede etc., a integridade dos dados restaurados pode ser comprometida. (Correto, por isso mesmo são necessários testes de integridade)

        b) É recomendável a adoção de testes de integridade das unidades de armazenamento com a realização de rotinas de backup amostrais. (Justificado pelo cenário da letra "a")

        c) É essencial a obtenção das características que dizem respeito ao dado a ser restaurado, como por exemplo: versão, tipo, tamanho e proprietário. (Correto, não adianta nada restaurar um versão errada)

        d) O tempo de restore é sempre baixo devido aos recursos abundantes de processamento e memória, independente do tamanho dos dados a serem restaurados e do tipo de mídia de backup. (Errado, o tempo de restore pode ser considerável, devendo inclusive constar nos planos de contigência)

        e) Os testes de restauração têm por finalidade verificar a integridade da informação armazenada, avaliar a funcionalidade dos procedimentos, verificar a capacidade e o treinamento da equipe, identificar falhas e defeitos etc. (vide cenários das letras "a" e "b")

ID
630886
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Em uma rotina de backup de ciclo semanal, iniciada por uma cópia total, seguida de backups parciais extraídos diariamente, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Backup total: backup de todos os arquivo e desligamento do bit de backup dos mesmos

    Backup Incremental: backup de todos os arquivos alterados desde o último backup total OU último backup incremental. Ao término, o bit de backup é desativado para aquele arquivo específico. O bit só volta a ficar ativo quando o arquivo sofrer nova alteração

    Backup Diferencial: backup de todos os arquivos alterados desde o últiom backup total. O bit de backup não é desativado. Note que, por isso, o diferencial é acumulativo.

    Bom, as afirmativas estão muito mal escritas. Parece que traduziram no google translator. rsrs. Mas concurso é isso aí. Tem que tentar adivinhar, ter boa vontade e abstrair algumas ignorâncias da banca....

    a)
    ERRADO. Os arquivos extraídos serão diferentes de acordo com a política de backup usada.
    b)
    CERTO. O backup diferencial não desativa o bit de archiving e por isso o mesmo arquivo será sempre copiado.
    c)
    CERTO. Para recuperar um sistema backupeado usando fitas incrementais, teremos que usar o backup total seguido de todas as fitas incrementais usadas a partir do backup total.
    d)
    ERRADO. Acho que a falha é dizer alguns no plural. Eles serão idêntico no primeiro dia após o backup total. Nos dias seguintes serão diferentes (se houver alterações no sistema, é claro)
    e)
    ERRADO. Backup diferencial é acumulativo e,  ao final da semana, a fita estará com todos os arquivos alterados desde o backup total. Por isso, recuperação de backup diferencial requer mais espaço de armazenamento
  • Errei a questão.

    Para mim o conteúdo não será igual apenas em um único dia do ciclo.
    Será igual no primeiro dia => Backup total
    E também no segundo, pois tanto o Backup diferencial quanto o Incremental farão cópias partindo do backup total nesse dia.

    Corrijam-me se estiver errado, por favor.
  • Analisando as alternativas (vamos deixar a A para depois)
    B)Durante o ciclo, se for necessário guardar várias versões de um mesmo arquivo, os backups parciais terão que ser do tipo diferencial. ERRADO
    O backup diferencial guarda a mesma versão do mesmo arquivo várias vezes(repetidas). Isso ocorre dado que ele não remove o atributo do arquivo, então a cada backup parcial a mesma versão do arquivo será repetida. Se o arquivo for modificado, também heverão várias versões do mesmo tanto no backup incremental como no diferencial.

    C)Apenas no backup incremental a restauração com- pleta do sistema pode levar mais tempo do que se for usado o backup normal. ERRADO
    Não é APENAS no incremental. Tanto no incremental como no diferencial, a restauração precisa, também, do completo, além dos parciais. Logo, em ambos a restauração levará mais tempo do que apenas o backup normal.

    D) O conteúdo dos arquivos extraídos, tanto no backup diferencial quanto no incremental, poderão coincidir em alguns dias do ciclo.
    Repare que essa alternativa é justamente o contrário da alternativa A, pois equanto a A fala que eles irão coincidir em um único dia, esta alternativa diz que eles vão coincidir em ALGUNS dias. Logo, a resposta deve ser uma dessas duas! Repare que se foi realizado um backup completo no dia 1, só há como garantir que o primeiro incremental ou o primeiro diferencial poderão coincidir. Após o primeiro, eles serão diferentes, haja vista que o diferencial não desmarca o atributo e o incremental sim! Logo, errada.

    e) A extração do backup diferencial requer a menor quantidade de armazenamento de dados no menor tempo de janela de execução. ERRADA
    O diferencial requer MAIOR quantidade de armanzemanto, e não menor!

    Assim, sobrou a letra A!
  • Discordo que a letra D esteja errada. Supondo-se que do primeiro ao 3 dia não haja mudanças no sistema. A primeira mudanca que acontece se dá no quarto dia. Assim, no quarto dia, o backup incremental e diferencial terão o mesmo conteúdo, não? 

    Se este raciocíonio estiver correto, a letra A também estaria errada, pois estes backpus poderiam então ser iguais em mais de um dia. 

    Algúem discorda?
  • Eu discordo.
    1o. DIA:  arquivo X foi alterado, então o conteúdo do backup incremental e diferencial ficaria igual, ou seja, apenas esse arquivo.
    2o. DIA: NENHUM arquivo foi alterado. Backup diferencial salva o arquivo X novamente, backup incremental NÃO SALVA NADA.

    acredito que foi esse o raciocínio usado pela banca
  • GAB => "A"

    porém, tbm vejo a letra "c" como correta. ora, o backup diferencial eh mais rápido que o incremental, pois o diferencial apenas pega o completo (full) + o ultimo diferencial. por outro lado, o incremental pega o completo (full) + todos os incrementais. por exemplo, havendo 5 incrementais ele fará o backup do full mais os 5 incrementais, isto é, ele fará 6 backups. logo, o incremental demora mais, tornando, assim, a letra "c" correta!

    mas enfim...
  • Se tivesse falado que seria no primeiro dia ficava tudo blz. Mas o que significa no único dia? Não entendi muito essa da FCC. Eu diria que está mais correta, olhando sobre o prisma da mais correta da FCC!

    Olhando a letra C, está incorreta porque ela colocou uma restrição quando usou o "apenas". Sabemos que o incremental e o diferencial levam mais tempo que o backup full. Logo, ela estaria incorreta por este motivo. Agora a letra D eu não encontro erro. Não estou conseguindo enxergar. Uma vez que no primeiro dia eles serão iguais, ou seja, no primeiro backup incremental e diferencial serão os mesmos, uma vez que eles extrairão dados em relação ao anterior que será o full.

  • A alternativa A) afirma que se na SEGUNDA-FEIRA faço um backup full, na TERÇA-FEIRA eu faço um incremental ou diferencial, o conteúdo extraído será o mesmo.

    É verdade, a diferença começa a correr na QUARTA-FEIRA em diante.


ID
638293
Banca
FUMARC
Órgão
PRODEMGE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Em relação às políticas de backup para armazenamento de dados, todas as afrmativas a seguir estão corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • d) No backup diferencial, cada arquivo é armazenado uma única vez e, em seguida, sucessivos backups terão apenas as informações alteradas, após uma cópia de segurança anterior.

    ERRADO. Neste tipo de backup, uma vez alterado o arquivo ele será armazenado em todos os backup diferenciais sucessivos até que ocorra um backup total.
  • O professor Mauro Carvalho Chehab descreve:

    BACKUP NORMAL/TOTAL/FULL
    O backup normal copia todos os arquivos da unidade ou pasta selecionada pelo usuário e retira o atributo de arquivamento (marcando com 0).

    BACKUP INCREMENTAL
    É utilizado após um backup normal, copiando somente os arquivos que possuem o atributo de arquivamento e retirando tal atributo, portanto copia somente os arquivos novos e alterados gerando um arquivo que será acrescido ao backup normal e assim sucessivamente. Logo, se um usuário cria um backup normal no dia 1 e incrementais a cada dia posterior se der um problema no dia 6 ele terá que recuperar o arquivo do dia 1 (normal) e os arquivos incrementais dos dias 2, 3, 4 e 5 em seqüência.

    BACKUP DIFERENCIAL
    É utilizado após um backup normal, copiando somente os arquivos que possuem o atributo de arquivamento mas NÃO retira tal atributo, portanto copia somente os arquivos novos e alterados gerando um arquivo que irá acumular todas as atualizações desde o último backup normal ou incremental. Logo, se um usuário cria um backup normal no dia 1 e diferenciais a cada dia posterior se der um problema no dia 6 ele terá que recuperar o arquivo do dia 1 (normal) e o arquivos diferencial do dia 5, descartando os diferenciais anteriores.
  • A letra D, com certeza está errada, mas a C não está completamente certa ao afirmar que o backup total abrange na íntegra TODOS os diretórios e arquivos. Na realidade são todos os arquivos marcados para Backup. Forçou um pouco a barra.

ID
647626
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação à backups de dados considere:

I. A política de segurança deve fornecer as diretrizes necessárias para orientar o desenvolvimento de procedimentos de backup e restore.

II. Para a implementação do backup, deve-se levar em consideração a importância da informação, o nível de classificação utilizado, sua periodicidade de atualização e também sua volatilidade.

III. Os backups devem ser mantidos no mesmo local físico de armazenamento dos dados originais para possibilitar sua rápida restauração.

IV. Além dos backups realizados por empresas terceiras, como, por exemplo, provedores de sites de contingência, deve-se produzir uma cópia adicional de segurança dos backups, considerados mais críticos para ser armazenada nas instalações da organização independentemente das cláusulas contratuais estabelecidas, que visam proteger a organização.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • CERTO
    I. A política de segurança deve fornecer as diretrizes necessárias para orientar o desenvolvimento de procedimentos de backup e restore.

    CERTO
    II. Para a implementação do backup, deve-se levar em consideração a importância da informação, o nível de classificação utilizado, sua periodicidade de atualização e também sua volatilidade.

    ERRADO
    III. Os backups   NÃO   devem ser mantidos no mesmo local físico de armazenamento dos dados originais para possibilitar sua rápida restauração.

    CERTO
    IV. Além dos backups realizados por empresas terceiras, como, por exemplo, provedores de sites de contingência, deve-se produzir uma cópia adicional de segurança dos backups, considerados mais críticos para ser armazenada nas instalações da organização independentemente das cláusulas contratuais estabelecidas, que visam proteger a organização.
  • Eu não entendi por que o item IV esta certo, pois não deveria essa copia mais critica ser armazenada fora das instalações da empresa para evitar que seja destruída em uma tragedia como um incêndio das instalações da empresa?

  • Concordo com o amigo Kaio sobre o item IV. 

    E se jogarem uma bomba nas "instalacões da organização"?? Todas as copias de backup serão perdidas.

    As cópias devem ser armazenadas em locais diferentes.

  • Pode-se desrespeitar cláusulas contratuais segundo a alternativa IV? Qual a referência dessa afirmação?

  • Eu acho que a IV está correta porque não dá apenas para confiar numa empresa contratada, pelo menos um backup semanal deve ser realizado num acesso exclusivo da empresa, acredito que a escolha de ser um local na própria instalação é para rápida recuperação, do mesmo modo que vendo por este lado a III também poderia estar correta, dependendo do tipo de negócio que se tem não há como ficar esperando horas ou dias para recuperar um backup, mas, isso é uma questão de ponto de vista e de interpretação quando se fala de questão de concurso, visando a garantia da empresa eu considerei a IV mas num primeiro momento ela me pareceu estranha também.

  • O problema foi essa parte "independentemente das cláusulas contratuais estabelecidas", achei estranho, mas entendi logo em seguida, significa o bakcup deve ser feito independentemente das cláusulas contratuais estabelecidas entre a empresa e outra de backup, e não dentro da própria empresa em relação aos serviços de backup e seus operadores, como eu pensei. Questão ficou meio ambígua nesse sentido.

  • E se a cláusula for uma multa de R$ 1.000.000.000.000, 00 caso a empresa tenha efetuado outra operação que não aquela prevista em contrato. ?? como ficamos....

  • Prezados, vamos analisar item por item

    I. A política de segurança deve fornecer as diretrizes necessárias para orientar o desenvolvimento de procedimentos de backup e restore.

    Item correto. Uma política de segurança deve fornecer as diretrizes para os procedimentos de backup e restore, tanto direcionando a periodicidade do backup, quanto a periodicidade de teste de recuperação do backup.

    II. Para a implementação do backup, deve-se levar em consideração a importância da informação, o nível de classificação utilizado, sua periodicidade de atualização e também sua volatilidade.

    Item correto. Dados mais críticos devem ter uma relevância maior que dados não críticos no procedimento de backup.

    III. Os backups devem ser mantidos no mesmo local físico de armazenamento dos dados originais para possibilitar sua rápida restauração.

    Item errado. Os backups devem ser mantidos preferencialmente em locais diferentes do local físico onde são armazenados os dados.

    IV. Além dos backups realizados por empresas terceiras, como, por exemplo, provedores de sites de contingência, deve-se produzir uma cópia adicional de segurança dos backups, considerados mais críticos para ser armazenada nas instalações da organização independentemente das cláusulas contratuais estabelecidas, que visam proteger a organização.

    Em minha humilde opinião esse item está errado pelo simples fato de não ter encontrado base que fundamenta a obrigação da empresa DEVER produzir uma cópia adicional de segurança dos backups, porém a banca considerou esse item correto.


    A  alternativa correta é ; C.


  • Na minha opinião uma questão maliciosa pra derrubar e não pra provar conhecimento.


    As cópias de segurança estão incluídas nos controles de segurança da informação ensinados pela norma ABNT NBR ISO/IEC 27002, assim como os requisitos de conformidade, pois as normas desta família tem um enorme pé na Governança de TI. Então, como separar essas coisas se elas se complementam?


    Para responder essa questão é preciso entender bem esse trecho "independentemente das cláusulas contratuais estabelecidas, que visam proteger a organização". Ou seja, ele está falando das cláusulas contratuais que visão proteger a organização contratante em relação a empresa terceirizada responsável por prestar tais serviços.


    Por óbvio, tais cláusulas dizem respeito as responsabilidades que a empresa terceirizada terá para com a organização que contratou os serviços, primordialmente de não deixar que as informações vazem e prover a recuperação dos dados em casos de incidentes. Seria eticamente impossível que houvesse uma cláusula que vedasse a permissão da organização contratante em realizar backup de seus próprios dados, críticos ou não, e armazenar em sua infraestrutura organizacional, mesmo que por sua segurança, afinal o serviço contratado foi tão somente de backup, e isso extrapolaria.


    Por essa análise a letra C) seria pessimamente o gabarito da questão.

  • Independentemente das cláusulas contratuais estabelecidas toda empresa deve fazer backup de seus ativos!

     ---- para ser armazenada nas instalações da organização isso e genérico pode ser na matriz ou filial vai depende do grau de importancia.
     ---- A politica de backups é determinada segundo o grau de importância dos sistemas e informações para o negócio da organização; por isso, estabelece os procedimentos, os testes e a infraestrutura necessários à proteção do backup , a fim de assegurar a continuidade dos negócios em casos de desastres ou incidentes de segurança.

    Fonte: Gestão de Segurança da Informação - NBR 27001 e NBR 27002 pag: 117.
  • Sem dúvidas, o trecho "independentemente das cláusulas contratuais estabelecidas" deixa incorreta a afirmativa IV.

     

    Ou seja, se tiver alguma cláusula no contrato proibindo a empresa de fazer o referido backup (não faz muito sentido, mas é uma das várias possibilidades criadas pelo termo "independentemente"), a questão está dizendo que é correto quebrar a cláusula contratual e fazer o backup. E isso vale para qualquer assunto refente ao não cumprimento das cláusulas, conforme diz o gabarito da questão, implicitamente.

     

    Isso não está certo, o termo "independentemente" é muito restritivo e, na minha opinião, invalida a IV.

  • De acordo com a norma ABNT NBR ISO/IEC 27002:2013, seção 12 - Segurança nas operações, Objetivo de controle 12.3 - Cópia de segurança, Controle 12.3.1 - Cópia de segurança das informações, Diretrizes para implementação. Pag 53, informa:

    C) convém que as cópias de segurança sejam armazenadas em uma localidade REMOTA, a uma distância suficiente para escapar dos danos de um desastre ocorrido no local principal.

    Por isso acho o item IV errado.


ID
661693
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

O armazenamento de cópias de segurança de grandes volumes de dados, de maior importância, que devem perdurar por longos períodos, são critérios determinantes para maiores cuidados, principalmente, com

Alternativas
Comentários
  • Letra B.
    A cópia de segurança de dados deve ser realizada preferencialmente em mídia ótica, por sua durabilidade, resistência a campos magnéticos, preservação dos dados por longos períodos quando armazenadas adequadamente, etc.
  • Complementando o comentário do colega, o trecho chave da questão é "perdurar por longos períodos". A única alternativa que fala sobre um meio de garantir esse aspecto é a letra B. 

  • acertei a questão, mas a FCC  é f.da! todas as opções são tambem 

    "critérios determinantes para maiores cuidados"


ID
661828
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Considerando backups como itens de segurança, uma topologia de backup de arquivos baseada em SAN implica dizer que os dados

Alternativas
Comentários
  • Na SAN existem três tipos de backups, são eles:

    Backup nativo:

    A SAN oferece nativamente e gratuitamente para serviços nos painéis de controle Plesk e cPanel, conforme previsto nos termos de uso de cada serviço, ferramentas que possibilitam que o próprio cliente realize seus backups e restaurações sempre que desejar. A decisão de fazê-los ou não é do cliente.

    Backup de infraestrutura: 

    Os backups de infraestrutura são realizados pela SAN e são para uso exclusivo da empresa em momentos de emergência ou catástrofes em seus servidores. Clientes que precisarem restaurar arquivos deste tipo de backup, precisarão fazer contato solicitando a análise de restauração.

    Obs: serviços não gerenciados pela SAN, como Cloud Server e Dedicados, não possuem backup de infraestrutura.

    Backup como serviço:

    A SAN recomenda a contratação deste serviço. Ele permite que o usuário configure rotinas de backups automáticas para seu site e banco de dados, além de possibilitar a restauração a qualquer momento de forma simples e prática conforme previsto no termo de uso de cada serviço.

    Fonte:

     

    Bons estudos!!!

  • Eu errei a questão, mas consegui entender o gabarito (E) com o seguinte texto (em inglês): https://www.oreilly.com/library/view/using-sans-and/0596001533/ch04.html
  • A SAN não passa por dentro da LAN, usa sua própria rede de alta velocidade.


ID
661831
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Os arquivos que não são marcados pelo utilitário como arquivos que passaram por backup caracterizam os tipos de backup

Alternativas
Comentários
  • Alguém entendeu por que letra b? Eu entendo que normal e incremental marcam sempre os arquivos que já passaram por backup. Backup diferencial que não marca/desmarca nada.

  • Pois é meu amigo Edson Ma eu tbm não compreendi quando vi esta questão!!! Aff!

  • Realmente essa questão está errada. Se o enunciado falasse dos arquivos que SÃO MARCADOS, então a opção seria a letra B pois é a única alternativa que apresenta as duas opções que alteram o atributo do arquivo. De todas as opções, apenas o backup de Cópia, Diferencial e o Diário não marcam os arquivos que passaram pelo backup.

    .

    Tipos de backup

    O utilitário de backup oferece suporte a cinco métodos para backup de dados no computador ou na rede.

    Backup de cópia

    Um backup de cópia copia todos os arquivos selecionados, mas não os marca como arquivos que passaram por backup (ou seja, o atributo de arquivo não é desmarcado). A cópia é útil caso você queira fazer backup de arquivos entre os backups normal e incremental, pois ela não afeta essas outras operações de backup.

    Backup diário

    Um backup diário copia todos os arquivos selecionados que foram modificados no dia de execução do backup diário. Os arquivos não são marcados como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado).

    Backup diferencial

    Um backup diferencial copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Não marca os arquivos como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado). Se você estiver executando uma combinação dos backups normal e diferencial, a restauração de arquivos e pastas exigirá o último backup normal e o último backup diferencial.

    Backup incremental

    Um backup incremental copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. e os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo é desmarcado). Se você utilizar uma combinação dos backups normal e incremental, precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados.

    Backup normal

    Um backup normal copia todos os arquivos selecionados e os marca como arquivos que passaram por backup (ou seja, o atributo de arquivo é desmarcado). Com backups normais, você só precisa da cópia mais recente do arquivo ou da fita de backup para restaurar todos os arquivos. Geralmente, o backup normal é executado quando você cria um conjunto de backup pela primeira vez.

    .

    O backup dos dados que utiliza uma combinação de backups normal e incremental exige menos espaço de armazenamento e é o método mais rápido. No entanto, a recuperação de arquivos pode ser difícil e lenta porque o conjunto de backup pode estar armazenado em vários discos ou fitas.

    .

    O backup dos dados que utiliza uma combinação dos backups normal e diferencial é mais longo, principalmente se os dados forem alterados com freqüência, mas facilita a restauração de dados, porque o conjunto de backup geralmente é armazenado apenas em alguns discos ou fitas.

  • Os tipos de backup em que o atributo de arquivo é desmarcado são o Normal e o Incremental. Nos demais, esse atributo não é desmarcado.

     

    Na minha opinião, deveria ser anulada, pois nenhuma das alternativas pode ser a resposta.

  • Ha meu ver, esta questão esta errada, porém como é uma questão muito antiga e não foi anulada, fiquei em dúvida e me deixou muito confuso.

    Corrijam-me se estiver errado, mas...

    O backup incremental copia e marca os arquivos, ou seja, desmarca o atributo.

    O backup diferencial copia e não marca os arquivos, ou seja, não desmarca o atributo

  • Até que é uma boa questão, o problema foi que o examinador acabou deixando um erro no enunciado.

    Para a questão ficar correta, basta tirar esse "não" que está sobrando...

     

    Forma correta:

    Os arquivos que são marcados pelo utilitário como arquivos que passaram por backup caracterizam os tipos de backup

     a) Normal e Diferencial.

     b) Normal e Incremental.

     c) Normal e Diário.

     d) Diferencial e Incremental.

     e) Incremental e Diário.

     

    Todos os destacados em vermelho não modificam os marcadores

  • A questão está com o gabarito incorreto, os unicos métodos que marcam arquivo, desmarca atributo é o completo e incremental; logo, o diferencial e o normal não marca os arquivos e com isso o atributo não é desmarcado.

  • QUESTÃO ANTIGA - COM GABARITO ERRADO - CUIDADO


ID
695440
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Sobre o backup de informações em uma organização, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
    •  a) Para a implementação do backup, deve-se levar em consideração apenas a importância da informação e o nível de classificação utilizado.
    ERRADA. Deve-se levar em consideração também a quantidade, tamanho e taxa de modificação dos dados.


    •  b) É recomendável fazer backup com frequência apenas dos dados e arquivos executáveis de um sistema computacional.
    ERRADA. O sistema operacional é facilmente recuperável com uma nova instalação. O mais importante é fazer backup dos arquivos e dados gerados pelo usuário.


    •  c) Os backups devem ser mantidos no mesmo local físico da localidade de armazenamento dos dados originais.
    ERRADA. Devem sempre que possível ser mantidos em locais distintos, para que no caso de catástrofe (por exemplo um incêndio) os dados possam ser recuperados.


    •  d) A frequência para a realização dos backups nada tem a ver com a periodicidade em que os dados são alterados.
    ERRADA. Quanto mais frequentemente os dados sejam alterados, mais frequentes devem ser os backups. Já para dados "estáticos", não há a necessidade de backups tão frequentes, visto que os dados podem ser corretamente recuperados de backups mais antigos.


    •  e) Os testes de restauração (restore) devem ser periódicos com o objetivo de garantir a qualidade dos backups.
    CORRETA. Devem sempre ser realizados testes de recuperação do backup, para ter certeza de que ele está de fato funcionando corretamente, e que funcionará quando realmente necessário.


ID
699367
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Sobre backups, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Está na norma 27002:

    9.1.4  Proteção contra ameaças externas e do meio ambiente  Controle  Convém que sejam projetadas e aplicadas proteção física contra incêndios, enchentes, terremotos, explosões,  perturbações da ordem pública e outras formas de desastres naturais ou causados pelo homem.  Diretrizes para implementação  Convém que sejam levadas em consideração todas as ameaças à segurança representadas por instalações  vizinhas, por exemplo, um incêndio em um edifício vizinho, vazamento de água do telhado ou em pisos do  subsolo ou uma explosão na rua.  Convém que sejam levadas em consideração as seguintes diretrizes para evitar danos causados por incêndios,  enchentes, terremotos, explosões, perturbações da ordem pública e outras formas de desastres naturais ou  causados pelo homem:  a)  os  materiais  perigosos  ou  combustíveis  sejam  armazenados  a  uma  distância  segura  da  área  de  segurança.  Suprimentos  em  grande  volume,  como  materiais  de  papelaria,  não  devem  ser  armazenados dentro de uma área segura;  b)  os equipamentos para contingência e mídia de backup fiquem a uma distância segura, para que não  sejam danificados por um desastre que afete o local principal;  c)  os  equipamentos  apropriados  de  detecção  e  combate  a  incêndios  sejam  providenciados  e  posicionados corretamente. 
  • a) Os equipamentos para contingência e mídia de backup devem ficar a uma distância segura, para que não sejam danificados por um desastre que afete o local principal onde são processadas e armazenadas as informações. Certo
    b) Os procedimentos de geração de cópias de segurança devem ser feitos periodicamente, mas não é necessário criar e manter uma documentação dos procedimentos de operação que especifique as instruções para a execução de backup e restore.
    Errado. é de extrema importância a elaboração desta documentação
    c) Por se tratarem de procedimentos operacionais, os backups não precisam ser planejados, desde que sejam realizados com certa periodicidade. Errado, backups e restores devem sim ser planejados.
    d) No ambiente Windows, backups incrementais e diferenciais não dependem de um backup inicial das unidades, pastas ou arquivos em questão.
    Errado. Indepedente do sistema operacional backups incrementais e difernciais são estritamente dependentes de um backup completo/inicial dos arquivos que devem ser salvos.
    e) O comando dump oferece recursos para a realização de backup apenas no Windows.
    Errado. Em ambientes GNU/linux o comando dump também é usado.

ID
705268
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Considere que

• foi realizado um backup total de uma pasta do servidor de uma empresa em um dia de domingo;
• dois backups diferenciais foram realizados nessa mesma semana: um na 3ª feira e o outro na 5ª feira;
• os backups aqui mencionados foram os únicos realizados de domingo até 5ª feira, inclusive.

Se uma restauração deve ser feita após a realização do backup de 5ª feira e antes de qualquer outro backup, o conjunto de arquivos de backup necessários corresponde ao(s)

Alternativas
Comentários
  • Backup total - Tudo que se deseja copiar
    Backup Diferencial - A diferênca entre o atual e o ultimo Backup total
    Backup Incremental - A diferênca entre o atual e o ultimo Backup Incremental

    O Backup de 5° feira salvou tudo modificado deste domingo até este dia (Salvando novamente inclusive o que havia sido salvo 3°)
    Logo só são necessários os backups de domingo e 5° feria
  • Letra B
    Cada backup diferencial contém todos os arquivos modificados desde o último backup completo, possibilitando executar uma restauração completa somente com o último backup completo e o último backup diferencial.
  • O backup completo faz a cópia de todos os arquivos, sendo mais demorado;

    O backup incremental faz a cópia apenas de novos arquivos ou modificados, desde o último backup completo ou um backup incremental;

    O babkup diferencial faz a cópia de todos os arquivos novos ou modificados desde o último backup completo;

    Exemplo:

    • Se eu estiver operando com backups incrementais, num caso de necessidade de recuperação, precisarei restaurar todos os backups incrementais, independentemente de quantos sejam, mais o backup completo.
    • Se eu estiver operando com bakcups diferenciais, num caso de necessidade de recuperação, precisarei restaurar unicamente o último backup diferencial feito mais o backup completo.

    Desistir não é uma opção


ID
717406
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Na política de backup da empresa XYZ ficou estabelecido que a realização de backups nos servidores de arquivos deveria possibilitar a manutenção de várias versões dos mesmos arquivos em diferentes conjuntos de backup, por um período determinado de tempo. Dessa forma, o tipo de backup que deve ser escolhido para atender tal orientação é o

Alternativas
Comentários
  • A e E. INCORRETAS. Hot ou a quente diz respeito à forma de realização do backup: com os discos em operação. O seu oposto, cold ou a frio, refere-se à necessidade de desmontar os discos para fazer o backup. B. INCORRETA. O backup total faz cópia de todos os arquivos, independente de serem alterados, de modo que os conjuntos podem conter cópias da mesma versão do arquivo. C. INCORRETA. O backup diferencial faz cópia de todos os arquivos alterados desde o último backup normal, o que pode também levar à redundância de cópias de arquivos na mesma versão. D. GABARITO. O backup incremental garante que haja apenas uma cópia de cada versão de cada arquivo, porque ele só copia os arquivos que foram modificados desde o último backup completo/normal ou incremental.

ID
717409
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

No planejamento de backup em ambiente de banco de dados, um requisito técnico muito difundido é determinar o volume das transações realizadas em um banco de dados ou até mesmo em determinada aplicação, visando a escolha adequada de uma política que considere o ambiente transacional crítico e altas taxas de transferência de dados. Nesse aspecto, os backups online mais indicados são

Alternativas
Comentários
  • Backup online = hot (a quente). Backup offline = cold (a frio). A única alternativa que menciona o termo hot e não menciona o termo cold é a A. GABARITO: A

ID
726736
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Uma empresa tomou as seguintes medidas:

- As configurações de sistemas passaram a ser guardadas separadamente;

- A execução dos procedimentos passou a ser periódica e com agendamentos a serem seguidos rigorosamente;

- O acesso físico aos dados copiados passou a ser protegido contra destruição física e contra acessos não autorizados;

- Os privilégios de execução dos procedimentos e de recuperação (restore) dos dados foram redefinidos;

- Os testes dos dados copiados passaram a ser feitos periodicamente para verificar se continuam utilizáveis, ou seja, se não se deterioraram;

- Os dados copiados passaram a ser armazenados em dois locais diferentes: um no local próximo ao equipamento e outro num local físico protegido e diferente do original. Essa medida irá garantir que, caso haja uma catástrofe, ainda será possível conseguir recuperar os dados.

Estas medidas estão relacionadas a procedimentos de

Alternativas
Comentários
  • A expressão "dados copiados" denuncia a alternativa correta.

ID
731275
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca de procedimentos e conceitos
de segurança da informação.

Ao se realizar um procedimento de backup de um conjunto arquivos e pastas selecionados, é possível que o conjunto de arquivos e pastas gerado por esse procedimento ocupe menos espaço de memória que aquele ocupado pelo conjunto de arquivos e pastas de que se fez o backup.

Alternativas
Comentários
  • O backup pode ser compactado e os arquivos originais podem estar fragmentados, ocupando, assim, mais espaço de memória.
  • Caro Junior,

    voce quis dizer ao final de sua colocação:
    ... ocupando MENOS espaços de memória.
  • Certo
    É possivel que o conjunto de arquivos e pastas gerado por esse procedimento ocupe MENOS espaço de memória que aquele ocupado pelo conjunto de arquivos e pastas de que se fez o backup.
    O procedimento a que se refere a questão chama-se backup Incremental.
  • Alguns programas que realizam o backup de um determinado conjunto de
    arquivos e pastas podem oferecer a possibilidade de se realizar a
    compactação dos dados originais com a finalidade de se reduzir o espaço
    ocupado na mídia de destino.
    Portanto, assertiva correta
  • Isso é relativo. Mesmo com compactação um backup não sofre atualização se os arquivos da pasta original forem excluídos. Nesse caso o backup ficará relativamente maior que o conjunto de dados, e dependendo da quantidade de arquivos excluídos, a compatação não vai garantir que o tamanho do conjunto de backup ficará menor que o conjunto original. 

  • Alguns programas que realizam o backup de um determinado conjunto de arquivos e pastas podem oferecer a possibilidade de se realizar a compactação dos dados originais com a finalidade de se reduzir o espaço ocupado na mídia de destino.

    Gabarito: item correto

     

    Patrícia Quintão, Ponto dos Concursos

  • Memória? Não seria espaco fisico não ?

  • Ao se realizar um procedimento de backup de um conjunto arquivos e pastas selecionados, é possível que o conjunto de arquivos e pastas gerado por esse procedimento ocupe menos espaço de memória que aquele ocupado pelo conjunto de arquivos e pastas de que se fez o backup.

     

    Núcleo da questão: É possível que o backup ocupe menos espaço? Sim, é possível.

    Como isso seria possível: Compressão de dados, Deduplicação (Desduplicação) de dados...

     

    Sobre a memória, o enunciado não especificou qual o tipo, que seria a memória secundária, mas isso não invalida a questão, levando em consideração a maioria de questões do cespe.

  • O backup pode empregar algum método de compressão, diminuindo o espaço em disco ocupado originalmente.
  • O backup pode empregar algum método de compressão, diminuindo o espaço em disco ocupado originalmente.
  • O backup pode empregar algum método de compressão, diminuindo o espaço em disco ocupado originalmente.
  • O backup pode empregar algum método de compressão, diminuindo o espaço em disco ocupado originalmente.
  • não está se referindo a compactação, e sim a backup incremental, pois nesse backup é copiado arquivos novos ou alterados e são selecionados para que não sejam copiados no próximo backup incrementa. É por isso que ocupa menos espaço de memória ( redundância: pois só é copiado o que é novo ou foi alterado)

  • ITEM CERTO. Sim, é possível. Em primeiro lugar é comum usar técnicas de compactação de dados para que o backup ocupe menos espaço do que aquele utilizado pelos arquivos separadamente. Mas, ainda que este ponto seja controverso nesta questão, pois a mesma não citou nada a respeito, o processo de backup geralmente realiza a desfragmentação dos arquivos, gravando-os de forma sequencial e aproveitando ao máximo o espaço disponível no sistema do disco.

    Além disso, o backup pode ser realizado em fita magnética, aliás, uma das formas mais tradicionais de realização de backups profissionais. Nas fitas, os dados são gravados sequencialmente e com técnicas que permitem a economia de espaço.

    É comum que o Windows, especialmente a versão 7, use uma técnica de compactação de dados para reduzir o espaço necessário para armazenamento do backup

  • Na minha visão o item esta certo, mas a questão foi muito mal formulada! deixa muita margem de interpretação.

  • gab c

    Refere-se a compactação de dados para realização da cópia.

    Deduplicação ou desduplicação: Segundo Manoel Veras (2009,p.254),"A deduplicação de dados é uma nova tecnologia para gerenciar o crescimento de dados e fornecer proteção de dados. Para eliminar dados redundantes do storage, essa técnica de backup salva uma única cópia de dados idênticos e substitui todas as outras por indicadores que apontam para essa cópia

    ps. memória = espaço físico da mídia a ser usada para gravação do backup.

  • E tem a possibilidade de que os arquivos tenham sido deletados de forma proposital, a ao fazer o novo Backup a quantidade de dados será menor.

  • SÓ PENSAR NO INCREMENTAL


ID
748180
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Para que os procedimentos de backup e restore sejam efetivos na manutenção da disponibilidade dos serviços de processamento de dados das organizações, algumas diretrizes básicas devem ser seguidas, EXCETO a de

Alternativas
Comentários
  • Letra C
    Os backups devem ser mantidos em local físico distante da localidade de armazenamento dos dados originais.
  • Segundo às normas da ABNT NBR ISO/IEC 17799:2005, em seu ítem 10.5, letra "d" define que "as cópias de segurança (backup) sejam armazenadas em uma localidade remota, a uma distância suficiente para escapar dos danos de um desastre ocorrido no local principal;", portanto a EXCESSÃO da questão acima é a letra "c".
  • Se existe apenas 1 set de backups, eles devem ser mantidos afastados dos dados originais, para proteger em casos de incêndio, crime, roubo em geral.

     

    Se existe mais de 1 set de backups, 1 deles pode ser mantido próximo aos dados para fins de comodidade e agilidade no restore.


ID
753124
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Sobre backup e recuperação de dados é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra C.
    Em caso de sinistro (um incêndio, por exemplo), os originais e cópias de segurança poderiam ser perdidos, se estivessem no mesmo local.
    É possível gravar cópias de segurança (manualmente) no próprio HD local, mas não é recomendado. Até o uso de unidades removíveis (pen-drive, HD externo), tem suas ressalvas. O ideal é usar mídias removíveis óticas, como CD, DVD, BD, que armazenadas em condições adequadas, podem durar por muitos anos.
  • Dentre as alternativas a letra C é a mais correta. Mas um Backup deve sim estar no mesmo local dos dados originais, para que seja facilitado o restore. Porém, é recomendado também ter uma cópia off-site.
  • A letra C está correta. Mas, dependendo do nível de volatilidade, periodicidade, volume e importância da informação o melhor seria manter um backup em storage local ou slave server, o que permitiria o restore mais rápido, dando créditos à empresa e à equipe de TI. À nível de segurança da informação uma cópia física fora do ambiente de trabalho é imprescindível. Imaginem só se o prédio da empresa pega fogo ou uma pane elétrica queima todos os equipamentos ou um avião cai em cima da empresa. Todas as informações, das mais simples às mais críticas vão pro 'beleléu', sendo um prejuízo incalculável para empresa.

  • Vejo essa questão lembro de um fato que me disseram sobre as torres gêmas nos EUA(Só não sei se é verdade :P), onde um Banco tinha seus dados em uma torre e o backup na outra, ou seja, é bom ter perto, porém te-los longe é melhor!...   


ID
754021
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Os testes de restauração (restore) devem ser periódicos com o objetivo de garantir a qualidade dos backups. Sobre eles, analise:

I. Verificar a integridade da informação armazenada.

II. Avaliar a funcionalidade dos procedimentos.

III. Verificar a capacidade e a falta de treinamento da equipe.

IV. Identificar procedimentos desatualizados ou ineficazes.

Constitui finalidade dos testes de restauração o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Prezados,

    Em um ambiente coorporativo, de nada adianta realizar os backups se eles não são testados de forma periódica. O teste de restauração serve para garantir a integridade do backup ,de forma que podemos observar se os dados que foram gravados no backup não foram corrompidos, o teste serve também para avaliar a funcionalidade dos procedimentos a fim de verificar se o procedimento de restauração está correto, também verificar a equipe responsável pela restauração, assim como observar possíveis melhorias no procedimento , assim como o tempo de restauração do backup.


    A alternativa correta é : A.


  • Prezados,

    Em um ambiente coorporativo, de nada adianta realizar os backups se eles não são testados de forma periódica. O teste de restauração serve para garantir a integridade do backup ,de forma que podemos observar se os dados que foram gravados no backup não foram corrompidos, o teste serve também para avaliar a funcionalidade dos procedimentos a fim de verificar se o procedimento de restauração está correto, também verificar a equipe responsável pela restauração, assim como observar possíveis melhorias no procedimento , assim como o tempo de restauração do backup.

     

    A alternativa correta é : A.

    Leandro Rangel


ID
771031
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A respeito de noções de administração de dados na plataforma de sistemas operacionais Windows ou Linux, julgue os itens seguintes.

A opção por uso de fita magnética para backup dos dados de um serviço online, em detrimento de uso de discos rígidos, se torna cada vez mais atraente quanto mais importante forem as necessidades de preservação dos dados a longo prazo, isto é, para finalidades arquivísticas.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    Se a intenção for arquivar, fita é mais interessante por ser mais durável que HDs, e menos suscetível a problemas. Se for para uma restauração rápida, armazenamento em HDs é mais interessante.

  • Artigo interessante da Dell que compara fitas e discos para a finalidade de backup:

    https://www.dell.com/learn/br/pt/brbsdt1/sb360/article-disk-vs-tape

  • questão sem nexo.


ID
772012
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A respeito da administração de unidades de fita linear tape open
(LTO), julgue os itens seguintes.

Considere que o administrador de rede necessite efetuar backups em mídias que possuam a capacidade mínima de armazenamento de 459 GB já compactados. Nesse caso, fitas do tipo LTO1 podem atender a essa demanda.

Alternativas
Comentários
  • Linear Tape-Open (LTO) é uma tecnologia de armazenamento de dados em fita magnética desenvolvida originalmente na década de 1990 como uma alternativa aos padrões abertos a formatos proprietários de fita magnética que estavam disponíveis na época.
    LTO-1 TEM CAPACIDADE de até 100GB ; LTO-2 = 200GB, LTO-3 = 400GB; LTO-4 = 800GB; LTO-5 = 1,5 TB

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Linear_Tape-Open

    TH P { margin-bottom: 0cm; }TD P { margin-bottom: 0cm; }P { margin-bottom: 0.21cm; }A:link { }
  • LTO-6 --> 2,5 TB

    FONTE: Nishimura!

  • Errado.

    Nishimura é pra galera de Noções...

     

    Segue fonte: https://www.ltostore.com.br/pagina/o-que-e-tecnologia-lto-linear-tape-open.html

  • LTO1 = 100GB (20MBps)

    LTO2 = 200GB (40MBps)

    LTO3 = 400GB (80MBps)

    LTO4 = 800GB (120MBps)

    LTO5 = 1.5TB (140MBps)

    LTO6 = 2.5TB (160MBps)

    Q: Se, na realização de becape completo do servidor de uma rede de computadores,o tamanho total dos dados for igual a 1,9 TB, não havendo nenhuma compressão, então, para atender a essa demanda, deve-se utilizar uma fita LTO2. R.: ERRADO


ID
772015
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A respeito da administração de unidades de fita linear tape open
(LTO), julgue os itens seguintes.

Uma operação de backup cotidiana, que repete a gravação de dados em várias mídias LTO5 em uma biblioteca de backup, gera desperdícios. Para diminuir esse desperdício, o administrador poderá utilizar o recurso de deduplicação disponível no seu software de backup, pois as mídias LTO5 suportarão essa operação.

Alternativas
Comentários
  • O primeiro tipo de deduplicação é bem simples, baseado em arquivos repetidos. O sistema de armazenamento procura arquivos duplicados e quando os encontra apaga todos menos um, os arquivos apagados são substituídos por um arquivo-ponteiro, que como o nome indica aponta para o arquivo que sobrou. Por exemplo imaginem que o João cria uma apresentação e envia o arquivo para a Maria, Pedro e Manuel. Todos guardam essa apresentação em diretórios diferentes nos seus computadores. Quando for realizado o backup de todos esses usuários no servidor central, esses arquivos idênticos vão parar no mesmo servidor, que guardaria apenas o primeiro arquivo, para os demais ele armazenaria um arquivo pequeno apontando a localização (diretório) do primeiro arquivo. Dessa forma não existe gasto extra com armazenamento de várias vezes o mesmo arquivo. Quanto mais arquivos duplicados, maior o ganho neste caso.

    Esse tipo de deduplicação é bem simples de ser implementado, porém tem uma eficiência pequena: se algum dos usuários mudar o nome do arquivo ou trocar um slide (ou seja, mudar apenas uma parte pequena do arquivo original) esse novo arquivo será considerado com algo totalmente diferente e não irá aproveitar nenhuma economia de espaço.

  • O segundo tipo de deduplicação é mais eficiente, porém um pouco mais trabalhoso de se entender. Ele se baseia em deduplicar blocos de informações e não apenas arquivos. Para entender como isso funciona, vamos relembrar rapidamente como as informações são armazenadas em um disco.

    Por algumas razões técnicas (que não dá para explicar neste texto) um disco rígido é dividido em pedaços de tamanhos iguais chamados setores. As informações são armazenadas nesses setores, da mesma forma que guardamos roupas em gavetas. Se meu disco tem setores de 4Kbytes e desejo armazenar o arquivo "teste.txt" de 10 Kbytes, vou gastar 3 setores (repare que do último setor se usa apenas 2Kbytes, porém o resto desse setor não pode ser aproveitado por outro arquivo - por razões técnicas).

    Outro detalhe é que os setores de um mesmo arquivo não precisam estar juntos, eles podem estar espalhados pelo disco (que é o que causa o problema da fragmentação), assim existe uma tabela no disco (essa é a tão famosa FAT ou então NTFS, que são exemplos de tipos dessa tabela) que indica quais os setores de cada arquivo. Assim se meu disco tem 500.000 setores (marcados de 0 a 499.999) então essa tabela, por exemplo, indicará que o arquivo teste.txt ocupa os setores 34.543, 10.801 e 567 (repare que os setores nem precisam estar em uma ordem específica).

    Aonde entra a deduplicação aqui? Para responder a essa questão precisamos procurar setores iguais. Imagine que o arquivo "texte.txt" (setores 34.543, 10.801 e 567) e o arquivo "apresentacao1.ppt" (setores 113, 300.234, 41.345 e 998) tenham, por coincidência, os setores 567 e 113 idênticos. Então estou com dois setores contendo exatamente a mesma informação, isso eu posso resolver apontando os dois arquivos para o mesmo setor. Vamos supor que eu escolha manter o 567 e liberar o 113, assim o arquivo "texte.txt" continua sendo 34.543, 10.801 e 567 mas o "apresentação1.ppt" passa a ser 567, 300.234, 41.345 e 998.

    Assim, essa técnica de deduplicação procura "pedaços" de informações repetidos e elimina as duplicidades através da tabela que monta esses arquivos (apontando as duplicidades para um mesmo bloco único). Repare que essa técnica de deduplicação não é restrita a apenas discos. Qualquer tipo de armazenamento que divida as informações em blocos pode se beneficiar dessa técnica.

  • Fonte dos comentários anteriores:


    http://tecnologiaerede.blogspot.com.br/2011/12/qual-diferenca-entre-deduplicacao-e.html

  • Segundo Manoel Veras (2009,p.254),"A deduplicação de dados é uma nova tecnologia para gerenciar o crescimento de dados e fornecer proteção de dados. Para eliminar dados redundantes do storage, essa técnica de backup salva uma única cópia de dados idênticos e substitui todas as outras por indicadores que apontam para essa cópia."



    fonte: 
    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI
    AUTOR: MANOEL VERAS

  • Questão delicada.

    Via de regra, primeiro os dados são deduplicados para um disco e posterioremente podem ser escritos na fita.


    9. Can de-duplication technology be used with tape?
    No and yes. Data de-duplication needs random access to data blocks for both writing and reading, so it needs to be implemented in a disk based system. But tape can easily be written from a de-duplication data store and in fact that is the norm. Most de-duplication customers plan on keeping a few weeks or months of backup data on disk, and then use tape for longer term storage. When you create a tape from de-duplicated data, the data is re-expanded so that it can be read directly in a tape drive and will not have to be written back to a disk system first.

    http://www.backupworks.com/datade-duplication-top10thingsyoushouldknow.aspx

  • GABARITO: CERTO

     

    Resumindo, o software de deduplicação elimina a redundância de dados em todos os seus sistemas de armazenamento.

     

    Linear Tape-Open (LTO)  é uma tecnologia de armazenamento de dados em fita magnética 

    LTO-5 capacidade 1.5 TB.

     

     

    Veja mais: http://arcserve.com/br/solucoes-protecao-dados/software-deduplicacao-dados/

    .

  • Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: STJ Prova: Analista Judiciário - Suporte em Tecnologia da Informação

     

    Considerando que um computador de um analista de TI do STJ tenha desligado inesperadamente quando ele estava atualizando o arquivo c:\dados\planilha.txt, julgue o item que se segue, acerca dos conceitos de sistemas de arquivos e tecnologias de backup

    Se esse analista utilizar dois discos externos, DE1 e DE2, para realizar backups de seus dados, de forma que DE1 contenha todos os dados e DE2 seja utilizado com o recurso de deduplicação, ele conseguirá recuperar todos os seus dados a partir de DE2 caso os dados em DE1 sejam perdidos.

     

    Comentários: Deduplicação de dados é uma técnica para reduzir o tamanho de armazenamento de backups.
    Por exemplo, se formos realizar o backup do email de uma pessoa, utilizando deduplicação, todas as imagens da assinatura do email da pessoa seriam armazenadas apenas uma vez e todos os outros locais onde essa imagem aparece seriam substituídos por índices, reduzindo assim o espaço do backup.

    O comando da questão afirma que o DE2 é utilizado para deduplicação, e o DE1 é o disco que contêm todos os dados, então não há garantia de recuperação se os dados de DE1 forem perdidos pois o DE2 estaria armazenando apenas o índice para arquivos apontados em DE1. 

    Portanto a questão está errada.

     

    Leandro Rangel  - Qc


ID
780133
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Considere que uma organização mantenha em sua estrutura de tecnologia da informação um servidor de arquivos em funcionamento. Nesse contexto, julgue os itens subsequentes acerca
de segurança da informação.

Suponha que as cópias de segurança dos arquivos armazenados nesse servidor sejam feitas em todos os dias úteis, por completo, isto é, todos os arquivos desse servidor são copiados diariamente para uma mídia externa, e que esse procedimento tem consumido grande quantidade de mídias para as cópias de segurança. Nesse caso, uma forma de diminuir o consumo de espaço de armazenamento das cópias de segurança é alterar o formato do backup de completo para incremental.

Alternativas
Comentários
  • No processamento dos backups incremental, o sistema verifica se algum dos arquivos já armazenados sofreu alguma modificação desde o último backup. Caso o arquivo não tenha sido alterado, isto é, esteja idêntico no seu computador e na cópia do servidor, não há necessidade de transmití-lo novamente.
  • Certa.

    Existem dois tipos básicos de backup: 
    * backup completo (full) e
    * backup incremental.
    Um backup completo faz uma cópia completa dos dados selecionados em outra mídia.
    Um backup incremental copia apenas aqueles arquivos que foram criados ou alterados desde o último backup completo.

    Um backup completo seguido de backups incrementais é geralmente mais rápido e usa menos espaço em disco. 

  • Questão mal elaborada!

    O correto seria alterar o formato de backup de completo (todos os dias como descrito na questão) para backup completo uma vez por semana + backup incremental diariamente.

    Na minha opinião para a questão esta correta deveria explicar exatamente assim, pois da forma que foi descrito, ficaria apenas o incremental todos os dias...

  • Na verdade existem 3 tipos de Backup: O completo, o incremental e o diferencial.

    Backup diferencial

    Um backup diferencial copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Não marca os arquivos como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado). Se você estiver executando uma combinação dos backups normal e diferencial, a restauração de arquivos e pastas exigirá o último backup normal e o último backup diferencial.

    O backup dos dados que utiliza uma combinação dos backups normal e diferencial é mais longo, principalmente se os dados forem alterados com freqüência, mas facilita a restauração de dados, porque o conjunto de backup geralmente é armazenado apenas em alguns discos ou fitas.


    Backup incremental

    Um backup incremental copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. e os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo é desmarcado). Se você utilizar uma combinação dos backups normal e incremental, precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados.

    O backup dos dados que utiliza uma combinação de backups normal e incremental exige menos espaço de armazenamento e é o método mais rápido. No entanto, a recuperação de arquivos pode ser difícil e lenta porque o conjunto de backup pode estar armazenado em vários discos ou fitas.

  • certa

    Isso sim é uma questão que testa os conhecimentos do candidato.

    Agora a cespe quer mirabolar, extrair leite de coco.

  • Gabarito Certa

    Backup Incremental

    O backup incremental é a cópia de todos os dados que foram modificados desde o último backup de qualquer tipo. O ultimo backup pode ser um backup full, diferencial ou incremental. Um backup full é realizado inicialmente e nos backups subsequentes são copiados apenas os dados alterados ou criados desde o último backup.

    O benefício de um backup incremental é que será copiada uma menor quantidade de dados do que um completo. Assim, esse backup será realizado mais rápido e necessitará menos espaço de armazenamento.

    Por outro lado, a recuperação dos dados envolve um procedimento mais complexo e potencialmente mais lento, já que o último backup “full” deve ser recuperado e, em seguida, os dados incrementais de cada dia até o momento da falha. Isso signifi­ca, por exemplo, que, se tiver um backup “full” e três backups incrementais do mesmo arquivo, este será recuperado quatro vezes, gerando problemas para o administrador de backup ou o usuário lidar com essa    multiplicação de arquivos desnecessários.

     

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Incremental = Incrementa = Apenas o que mudou (marcação)


ID
780139
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Considere que uma organização mantenha em sua estrutura de tecnologia da informação um servidor de arquivos em funcionamento. Nesse contexto, julgue os itens subsequentes acerca
de segurança da informação.

Se as mídias das cópias de segurança são enviadas para outro local, fisicamente distante do servidor de arquivos, pelo menos uma vez a cada cinco dias úteis e tendo em vista que o transporte desses dados é feito por uma empresa terceirizada, uma forma de aumentar a segurança dessa informação é efetuar procedimento para criptografar os dados armazenados nas mídias.

Alternativas
Comentários
  • De fato, caso essas mídias sejam interceptadas de alguma forma e pessoas não autorizadas se apoderem das informações lá contidas, teremos um comprometimento potencial da confidencialidade e integridade. Caso se empregue criptográfia espera-se sanar ou ao menos mitigar o problema que poderia comprometer a integridade. Dessa forma, efetuar procedimento para criptografar os dados armazenados nas mídias aumenta a segurança, pelo menos nesse sentido.
  • Gabarito Certo

    Questão certinha, pois visa a integridade e a confidêncialidade das mídias, mesmo sendo uma empresa terceirizada prestando serviço a empresa que é dona das fitas, todo cuidado é pouco.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Ibsen , estou na sua aba ! CERTO !

  • SEGURANÇA NUNCA É DEMAIS.


ID
794026
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

O Backup de dados e das informações de um computador deve ser realizado considerando as particularidades do uso dos arquivos. Considerando que já foi realizado um Backup normal de uma pasta no início de um dia, a forma mais eficiente e rápida para realizar o Backup dos arquivos modificados daquela pasta, no mesmo dia, é por meio do Backup

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Um backup diferencial fornece um backup dos arquivos que foram alterados desde que foi realizado um backup completo. Um backup diferencial normalmente salva somente os arquivos que são diferentes ou novo desde o último backup completo, mas isso pode variar em diferentes programas de backup. Juntos, um backup completo e um backup diferencial incluem todos os arquivos no seu computador, alterados e inalterados.
  • Para o mesmo dia, conforme a questão menciona, não vejo diferença entre o Backup Diferencial e o Incremental, ambos vão copiar os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal.

    O problema da questão está na frase "...a forma mais eficiente e rápida..." eficiente e rápida em relação a qu^e? Como é no mesmo dia não há diferença entre as duas formas.

    Talvez o Diferencial seja mais rápido porque não precisará marcar os arquivos como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado). Porém não encontrei nas literaturas, alguma coisa que comprove este argumento.

    Veja no link abaixo um teste comparatitvo entre os dois tipos de backups no Oracle. Vejam que o Incremental s'o perdeu no tempo de restauracao, mas ganhou com boa folga em espaco fisico (eficiente) e tempo de backup (rápido).

    http://eduardolegatti.blogspot.com.br/2012/07/rman-backup-incremental-cumulativo-vs.html
    • No backup incremental, somente os arquivos novos ou modificados desde a última execução do backup são transmitidos. Neste modelo, o espaço ocupado com o armazenamento dos arquivos é menor, e o tempo para restauração dos dados é maior.

    O backup incremental é a indicação para a maioria dos casos. O uso do backup diferencial é recomendado para Perfis de Backup que incluam arquivos grandes e atualizados com freqüência, como bases de dados SQL Server ou MySQL.

    • No backup diferencial, somente os arquivos novos ou modificados desde o último backup completo (full) são transmitidos. Neste modelo, o espaço ocupado com o armazenamento dos arquivos é maior, e o tempo para restauração dos dados é menor.
  • backup mais rápido = 1 backup completo/normal + 1 backup com as diferenças até o momento  a) de cópia. b) diário. c) diferencial. (copia somente as diferenças até o momento sem efetuar qualquer marcação de arquivos) d) incremental. (memso que o diferencial, porém tendo que ocupar mais tempo marcando os arquivos copiados para posterior backup incremental) e) normal.
  • Na época eu entrei com recurso nessa questão, e a FCC negou baseando-se nesse link: http://support.microsoft.com/kb/136621/pt-br

    Sem comentários...
  • Conforme link no colega Alexandre Araújo...

    Incremental:

    Vantagens:Tempo de backup é mais rápido do que os backups totais.

    Backups incrementais exigem menos disco, fita ou espaço de unidade de rede.

    Você pode manter várias versões dos mesmos arquivos em diferentes conjuntos de backup.

    Diferencial:

    Vantagens:Backups diferenciais exigem menos disco, fita ou espaço de unidade de rede que os backups incrementais.

    Tempo de backup é mais rápido do que backups completos ou incrementais.

  • Caramba, não consigo concordar com o gabarito desta questão.

    Este link da Microsoft esta muito esquisito. Desde sempre aprendi que o backup diferencial ocupa mais espaço em disco do que o backup incremental.

    Ainda se a justificativa da banca fosse relacionada a flag que no diferencial não é desmarcada tudo bem, mas não foi este o caso. Alguém mais pode contribuir para tentar sanar essa dúvida???

  • Fiquei em dúvida na primeira vez que li a questão, porém quando li com mais calma vi que a banca que saber a forma mais rápida de se realizar o backup após um backup normal já ter sido realizado, e no quesito velocidade, o backup diferencial é mais rápido que o backup incremental.

  • o primeiro backup tanto incremental quanto o diferencial copiam os mesmos arquivos a velocidade no caso seria a mesma..


    Mesmo assim o backup incremental com o decorrer do tempo é mais rápido que o diferencial.

  • Discordo da opinião da banca quando ela diz rápida para realizar. Eu entendo que rápida para realizar remete ao momento que fará o backup e não a recuperação após alguma falha. Pela definição, o backup incremental faz cópias apenas dos arquivos modificados desde a última iteração de cópia incremental ou completa. O backup diferencial captura todos os arquivos criados ou modificados desde a última cópia completa. Considerando um caso hipotético, como o exemplo da questão acima, após uma cópia completa realizada no início do dia, tanto a incremental quanto a diferencial terão os mesmos tempos de execução. Uma não será mais rápida do que a outra e ambos terão a mesma quantidade de arquivos modificados na primeira iteração. No caso de ser uma segunda iteração, a etapa realizar (remete ao processo de copiar os arquivos que serão adicionados no backup) exige na cópia incremental selecionar somente os arquivos modificados desde a última cópia incremental. Já a diferencial, terá todos os arquivos modificados. É mais provável que incremental gaste menos tempo, pois tem menos arquivos a serem copiados. Ao contrário, a diferencial terá todos os arquivos modificados.

  • Por que não o backup diário? Ele é menos eficiente? Ele também recuperaria os arquivos alterados no dia...

  • Backup Diferencial
         Vantagens: A recuperação é mais simples, pois exige apenas o último Backup Completo e o último Diferencial que foram realizados. Desvantagens: Os backups Diferenciais são mais lentos e maiores que os do tipo Incremental.



    Backup Incremental
                                                                                                                                                                                                      Vantagens: Requer a menor quantidade de armazenamento para os dados. Desvantagens: A restauração completa do sistema pode levar mais tempo do que se for usado o Backup Completo e o Diferencial.

  • Tayse, também marquei B e ainda não sei por que não poderia ser.

  • Com certeza, seria backup INCREMENTAL

    O mais rápido e eficiente de se realizar, a questão não quer saber sobre posterior recuperação, mas sim somente sobre o processo de backup. Acho que deveria ter sido anulada.

  • Creio que o ponto crucial esteja aqui:
    " a forma mais eficiente e rápida para realizar o Backup dos arquivos modificados daquela pasta, no mesmo dia, é por meio do Backup "

    Por isso letra "c" diferencial.

     


ID
805624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Julgue o  item  seguinte, relativo  a backup e restauração de dados.

Para se proceder à cópia diária dos dados e à restauração total dos dados de um servidor de rede de uma empresa em menor tempo possível, o backup completo será mais adequado que o backup incremental.

Alternativas
Comentários
  • Encontrei esse link com uma tabela que traz a responta para a questão.

    https://plantaovirtual.wordpress.com/2017/05/26/tipos-de-backup/

     

    #Feito é melhor que perfeito.

     

  • Acho que a questão peca na sua redação, embora o bacape full recupere mais rápido os dados, o becape diário desse tipo leva muito mais tempo do que o incremental. A questão deu a entender que queria saber qual leva menos tempo para proceder à cópia diária E à recuperação dos dados, que na minha visão acabam se balanceando. Enquanto o full é lento no becape diário, sua recuperação é rápida, já o incremental é rápido no becape diário e lento na recuperação. O que torna difícil precisar qual é mais rápido.

    A questão quis perguntar somente qual era mais rápido na recuperação, porém no meu entendimento falhou em passar esse comando.

  • Pegadinha do malandro! A questão engana dizendo "cópia dos dados" que na verdade não seria uma geração de backup mas sim a cópia dos arquivos de backup para o servidor onde será restaurado.

  • GABARITO: C

    Questão chata com um lixo de redação, porque como voce vai fazer um backup incremental de sendo que o objetivo é restauração total ? A meu ver o foco da questão não esta relacionado a velocidade, mas sim a "Restauração".

    Resuminho básico

    Existem dois tipos básicos de backup: 

    * backup completo (full) e

    * backup incremental.

    Um backup completo faz uma cópia completa dos dados selecionados em outra mídia.

    Um backup incremental copia apenas aqueles arquivos que foram criados ou alterados desde o último backup completo. Um backup completo seguido de backups incrementais é geralmente mais rápido e usa menos espaço em disco.

  • Informática para concursos é muito subjetiva, por isso se torna tão difícil!!!

  • CORRETO

    + rápido para executar =IN.DI.CO

    INcremental

    DIferencial

    COmpleto/normal

    + rápido para restaurar = CO.DI.IN

    COmpleto

    DIferencial

    INcremental

  • Para se proceder à cópia diária dos dados e à restauração total (...)

    Completo é melhor que incremental para proceder à cópia diária dos dados?

    Precisa nem responder. próxima!

  • fonte: vozes da minha cabeça

  • A restauração ok, visto que você só precisará do disco do backup completo para isso, mas a cópia? É evidente que a cópia diária por meio do incremental é bem mais rápida que a cópia completa.

  • A restauração do backup incremental é mais lenta, pois é necessário primeiro restaurar o backup completo e depois os backups incrementais que foram feitos depois dele. Esse processo acaba sendo uma desvantagem ao backup incremental.


ID
805627
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Julgue o  item  seguinte, relativo  a backup e restauração de dados.

Em um processo de backup para um servidor de rede em que os dados sejam, diariamente, copiados para uma mídia que depois será armazenada em um cofre, se, após a compressão dos dados, o tamanho do arquivo de backup for igual a 16 Gb, recomenda-se a utilização da fita DAT do tipo DDS-3, que possui capacidade suficiente para armazenar essa quantidade de dados.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Formato | Data | Comprimento (m) | Capacidade (GB) | Velocidade (MB/s)

    DDS-1 ► 1989► 60/90 m► 1.3/2.0 GB►  0.6 MB/s
    DDS-2 ► 1993► 120 m► 4.0 GB►  0.6 MB/s
    DDS-3 ► 1996► 125 m► 12 GB►  1.1 MB/s
    DDS-4 ► 1999► 150 m► 20 GB►  3.2 MB/s
    DDS72 ► 2003► 170 m► 36 GB►  3.2 MB/s
    DDS160► 2007►150 m► 80 GB►  6.9 MB/s

    Bons estudos!!!
  • O negócio é não se confundir com fitas LTO , mas creio que questão assim já nem cai mais em concursos atuais.

  • Fitas DSS foram substituitas pelas DAT.


ID
810982
Banca
COPESE - UFT
Órgão
DPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Os backups devem fazer parte da rotina de operação dos seus sistemas e seguir uma política sistêmica determinada. É melhor fazê-los da forma mais automatizada possível, de modo a reduzir o seu impacto sobre o trabalho dos administradores e operadores de sistemas.

Em relação aos backups de sistemas, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
814366
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Segundo a documentação do MS-SQL Server 2008 R2, um backup de todos os dados do grupo de arquivos principal, de todos os grupos de arquivos de leitura e gravação e, ainda, de qualquer arquivo somente leitura ou grupos de arquivos especificados opcionalmente, é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: A

    Os backups parciais são projetados para uso no modelo de recuperação simples para aprimorar a flexibilidade no backup de bancos de dados muito grandes que contêm um ou mais grupos de arquivos somente leitura. São úteis sempre que você quer excluir grupos de arquivos somente leitura. Um backup parcial se assemelha a um backup de banco de dados completo, mas não contém todos os grupos de arquivos. Em vez disso, para um banco de dados somente leitura, um backup parcial contém todos os dados do grupo de arquivos primário, todos os grupos de arquivos de leitura/gravação e, opcionalmente, um ou mais arquivos de somente leitura. Um backup parcial de um banco de dados somente leitura contém apenas o grupo de arquivos primário.

  • Tipos de backups para o SQL Server

    backup diferencial: Um backup de dados que se baseia no backup completo mais recente de um banco de dados completo ou parcial ou um conjunto de arquivos de dados ou grupos de arquivos (a base diferencial) que contém somente as extensões de dados alterados desde a base diferencial.

    Um backup diferencial parcial registra apenas as extensões de dados que foram alteradas nos grupos de arquivos desde o backup parcial anterior, conhecido como a base para o diferencial.

    backup completo: Um backup de dados que contém todos os dados em um banco de dados ou em um conjunto de grupos de arquivos ou arquivos, além de log suficiente para permitir a recuperação desses dados.

    backup de log: Um backup de logs de transações que inclui todos os registros de log dos quais não foi feito backup em um backup de log anterior. (modelo de recuperação completa)

    backup de arquivo: Um backup de um ou mais arquivos ou grupos de arquivos de banco de dados.

    backup parcial: Contém dados apenas de alguns grupos de arquivos em um banco de dados, incluindo os dados no grupo de arquivos primário, em cada grupo de arquivos de leitura/gravação e em qualquer arquivo somente leitura especificado opcionalmente.

    Fonte: https://docs.microsoft.com/pt-br/sql/relational-databases/backup-restore/backup-overview-sql-server?view=sql-server-2017

    Gabarito: A


ID
872794
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca do procedimento de becape de banco de dados, julgue o item abaixo.


Os procedimentos de becape e recuperação dos sistemas de computadores integram o plano de continuidade de negócios.

Alternativas
Comentários
  • Sim. Não teria como ser diferente.


ID
879766
Banca
IESES
Órgão
CRF-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Os backups ___1___ primeiro verificam se o horário de alteração de um arquivo é mais recente que o horário de seu último backup. Se não for, o arquivo não foi modificado desde o último backup e pode ser ignorado desta vez. Por outro lado, se a data de modificação é mais recente que a data do último backup, o arquivo foi modificado e deve ter seu backup feito.
Backups ___2___ são similares aos backups ___1___ pois ambos podem fazer backup somente de arquivos modificados. No entanto, os backups ___2___ são acumulativos — em outras palavras, no caso de um backup ___2___, uma vez que um arquivo foi modificado, este continua a ser incluso em todos os backups ___2___ (obviamente, até o próximo backup___3___).

Assinale a alternativa que completa corretamente o texto acima:

Alternativas
Comentários
  • No processamento dos backups, o sistema verifica se algum dos arquivos já armazenados sofreu modificação desde o último envio. Caso o arquivo não tenha sido alterado, isto é, esteja idêntico no seu computador e na cópia do servidor, não há necessidade de transmití-lo novamente.

    Assim, à cada execução da tarefa de backup, o sistema envia para os servidores da CentralServer somente os arquivos novos ou modificados dentro do conjunto selecionado. Isto reduz significativamente o tempo necessário para armazenamento dos dados, já que a maioria dos usuários atualiza diariamente menos de 5% do conjunto total do backup.

    Na primeira vez em um conjunto de backup é enviado para o servidor, o sistema realiza um backup completo (full). Nas execuções subseqüentes, existe a opção de fazer um envio incremental ou diferencial:

    • No backup incremental, somente os arquivos novos ou modificados desde a última execução do backup são transmitidos. Neste modelo, o espaço ocupado com o armazenamento dos arquivos é menor, e o tempo para restauração dos dados é maior.

    O backup incremental é a indicação para a maioria dos casos. O uso do backup diferencial é recomendado para Perfis de Backup que incluam arquivos grandes e atualizados com freqüência, como bases de dados SQL Server ou MySQL.

    • No backup diferencial, somente os arquivos novos ou modificados desde o último backup completo (full) são transmitidos. Neste modelo, o espaço ocupado com o armazenamento dos arquivos é maior, e o tempo para restauração dos dados é menor.
  • Explicação do BACKUP DIFERENCIAL...

    Como o backup diferencial não modifica o marcador, ele copiará todos os arquivos alterados e criados desde o último backup (completo ou diferencial, por exemplo). [...] Em uma sequência ininterrupta de backups diferenciais, tods as fitas dos backups anteriores são cumulativas, pois trazem, necessariamente, o conteúdo de todas as fitas diferenciais anteriores, já que um arquivo copiado (por backup diferencial) é, obrigatoriamente, novo ou foi modificado e NÃO TEVE SEU MARCADOR ALTERADO,então o próximo backup não sabe que ele (o arquivo) já passou por um backup anterior.

    Espero ter ficado claro.
  • http://web.mit.edu/rhel-doc/4/RH-DOCS/rhel-isa-pt_br-4/s1-disaster-backups.html

    Questão tirada deste texto.





ID
883309
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca de procedimentos de backup.

Nos casos em que haja necessidade de recuperação de dados com grande rapidez, recomenda-se que o backup seja realizado na mesma mídia em que estejam armazenados os dados originais.

Alternativas
Comentários
  • Backup realizado na mesma mídia em que estejam armazenados os dados originais é o mesmo que nada!
  • O cespe foi infeliz neste item, passível de anulação!
    Queria cobrar uma coisa e perguntou outra.

    Poderia muito bem deixar o backup na mesma mídia em uma outra área (partição) e posteriormente recuperar as informações com maior agilidade.
    Claro que não garante 100 % um backup mais é uma forma de  realizar o procedimento descrito no item.
  • Claro que você pode realizar o backup na mesma mídia. O que você deve fazer é deixar APENAS na mesma mídia. O que impede de eu gerar um DUMP de um banco de dados, deixar um zip no HD com esse DUMP, e fazer uma cópia em um HD externo?

  • Podemos sim fazer backup na mesma mídia, porém isso não é RECOMENDADO... aí o "X" da questão que a Cespe adora.

    Quando falamos de backup, jamais RECOMENDA-SE que faça backup em uma mesma mídia, o que torna a questão ERRADA... Espero ter ajudado.
    Bons estudos.

  • nessa questão a cespe pergunta que caso precise fazer uma cópia com urgência é recomendável fazer no mesmo local onde esta a original?

  • Um backup realizado na mesma mídia onde estão os dados sequer pode ser considerado um backup. Afinal, se essa mídia estragar não haverá backup algum disponível ou chance de recuperar algo.

    Gabarito: E

  • BACKUP NA MESMA MÍDIA = TIRO NO PÉ.

  • Só é considerado backup se estiver em lugares diferentes


ID
883312
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca de procedimentos de backup.

Apesar de terem um alto custo, os backups completos são os únicos que garantem a recuperação total dos dados em caso de incidentes.

Alternativas
Comentários
  • Se fosse assim, não teria sentido existir os outros tipos de backup.

    Um artigo legal sobre os tipos de Backup: http://www.diegomacedo.com.br/backup-conceito-e-tipos/
  • Observe que esta questão apresenta uma característica importante de questões Cespe/UnB: as palavras/termos abrangente ou restritivos. Fique atento!

    Veja o trecho: “...os backups completos são os únicos que garantem...”

    Se isso fosse verdadeiro, a restauração dos dados seria muito lenta devido ao tamanho do arquivo produzido.

    Sem falar na estratégia de backup que visa garantir a salvaguarda das informações definidas como essenciais pela empresa e garantir uma restauração rápida das informações atendendo os princípios da Segurança da Informação.

    Gabarito: ERRADO

  • ERRADO.

    Segundo Somasundaram(2011,p.276),"A granularidade do backup depende das necessidades de empresa e dos RTO/RPO requeridos. Com base na granularidade, os backups podem ser classificados como completos,cumulativos e incrementais. A maioria das organizações  utiliza uma combinação desses tipos de backup para satisfazer seus requisitos de backup e recuperação."

    Bibliografia:

    Livro:

    ARMAZENAMENTO E GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES- EMC EDUCATION SERVICES-2011- Somasundaram, G.

  • O backup diferencial, que exige um backup normal, também garante.


ID
883315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca de procedimentos de backup.

Com o uso de backups incrementais a recuperação de um determinado arquivo muitas vezes exige a busca em vários arquivos de backup.

Alternativas
Comentários
  • CERTO, pq os bkps incrmentais contem apenas os arquivos modificados recentimente, para maior segurança façam bkps completos com maior frequência. 
  • CERTO

    Segundo Manoel Veras(2009,p.246),"Backup Incremental: Faz o backup de todos os dados desde o último backup full ou do último backup incremental, o que aconteceu mais recentemente. O backup incremental é rápido e o restore é lento. Deixa o bit de archive off."

    ** Além disso, cada backup incremental pode ter sido feito em mídias diferentes fazendo com que o restore(restauração) seja lento.

    Bibliografia:

    DATECENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS



  • Gabarito: CERTO

     

    Restauração de arquivos:

     

    Beckup incrementaL --> Mais Lento

     

    Beckup difeRencial --> Mais Rápido

  • DIFERENCIAL   último COMPLETO E último DIFERENCIAL;

    INCREMENTAL  último COMPLETO e TODOS INCREMENTAL

    @focopolicial190

  • Certo! Ele fica "caçando" os arquivos que foram modificados, ao contrário do diferencial, que faz o backup de novo (não desmarca o Bit Archive).


ID
883318
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca de procedimentos de backup.

Em um ambiente em que haja alterações frequentes dos dados armazenados, em geral, os backups diferenciais são menos eficientes do que os backups referenciais.

Alternativas
Comentários
  • Alguém já viu backup referencial em algum lugar? Questão está com gabarito errado ou deveria ser anulada!
  • O que a questão quis dizer é que os backups diferenciais ( backups incrementais ) são menos eficientes do que os backups referenciais ( backups completos ) , pois existe alterações frequentes dos arquivos no ambiente em questão.

    GAB: CERTO
  • Backup referencial?????
    Tipos de backup

    Backup de cópia -> copia todos os arquivos selecionados, mas não os marca como arquivos que passaram por backup (ou seja, o atributo de arquivo não é desmarcado). A cópia é útil caso você queira fazer backup de arquivos entre os backups normal e incremental, pois ela não afeta essas outras operações de backup.

    Backup diário -> copia todos os arquivos selecionados que foram modificados no dia de execução do backup diário. Os arquivos não são marcados como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado).
    Backup diferencial -> copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Não marca os arquivos como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado). Se você estiver executando uma combinação dos backups normal e diferencial, a restauração de arquivos e pastas exigirá o último backup normal e o último backup diferencial.
    Backup incremental -> copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. e os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo é desmarcado). Se você utilizar uma combinação dos backups normal e incremental, precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados.
    Backup normal -> copia todos os arquivos selecionados e os marca como arquivos que passaram por backup (ou seja, o atributo de arquivo é desmarcado). Com backups normais, você só precisa da cópia mais recente do arquivo ou da fita de backup para restaurar todos os arquivos. Geralmente, o backup normal é executado quando você cria um conjunto de backup pela primeira vez.
    Fonte: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc784306(v=ws.10).aspx

  • Correta! O CESPE trocou incrementais por referenciais. Assim, a questão ficaria assim: "Em um ambiente em que haja alterações frequentes dos dados armazenados, em geral, os backups diferenciais são menos eficientes do que os backups incrementais."
    É verdadeira, pois o backup diferencial é mais longo que o incremental (pois ele grava o backup diferencial acumulativamente. Ex: na segunda gravou 2GB, na terça irá gravar os 2GB da segunda e mais 2GB da terça e assim sucessivamente), assim é um método mais lento.
  • eficiente em relação a q?  .... tempo?quantidade de dados?rapidez na recuperação?

  • Algum comentario que cite doutrina seria muito válido! Alguém ja leu sobre este "referencial". Fonte? Cade o Nishimura?! Socorro!

  • O backup referencial não existe na documentação oficial, mas é uma opção 'um botão' que aparece nas telas dos aplicativos de backup, como o Backup4All. Como sempre comento, existe o certo, o errado, e o CESPE. O avaliador deveria estar usando algum programinha de backup, criou a questão e mandou para o concurso. Pode ser o Backup4All, Cobian, etc. Como o pessoal citou, esta questão deveria ser anulada... Mas como é CESPE... Eles quase nunca dão o braço a torcer e admitirem que erraram.

  • A microsoft considera o backup completo como backup de referência. 


    de outra forma:

    Em um ambiente em que haja alterações frequentes dos dados armazenados, em geral, os backups diferenciais são menos eficientes do que os backups COMPLETOS.

    Ainda assim acho a assertiva questionável.

  • NO DRAMA!  B.Referencial = Backup completo -  Na pagina oficial da Microsoft consta: 

    Backup completo (ou Backup de referência) link> https://support.microsoft.com/pt-br/kb/136621 ( A dor é temporaria....)

  • O Backup Diferencial é aquele que copia os dados novos, que foram alterados desde o último backup e não marcam os dados como se tivessem passado pelo backup. Logo, se tornam menos eficientes, visto que, na questão trata-se de um ambiente com grande alteração nos dados.

  • A palavra "eficiente" tora ambíguo.
    Eficiente em que?
    Em tamanho dos arquivos salvos.
    Na velocidade dos arquivos salvos
    Se pergunte:
    Qual o backup mais eficiente se formos restaura? Qual é o mais simples qual é o mais rápido.
    Qual o backup mais eficiente se tiver de problema no backup? Se o primeiro backup realizado estiver corrompido ou sumir. 

  • Se não tem o que invertar, pede para sair!

    Banca Lixo!

    A galera não teme porque ela é "dificil" e sim pelas merdas que ela faz!

    Leite!

  • Gab. CERTO

    backups referenciais = backups completos!

  • Ainda assim, considerando referencial sinônimo de completo, não concordo que o completo é mais peformático. Basta pensar na realização de backup:

    Seria melhor fazer backups constantes apenas dos arquivos que foram modificados desde o último backup completo(Diferencial) ou fazer constantes backups completos de todos os arquivos(COMPLETO) ? Claro que o diferencial seria mais peformático.

    Já em relação a restauração, o completo quase sempre será melhor, independentemente se há constantes alterações ou não.

  • O backup referencial não existe na documentação oficial, mas é uma opção 'um botão' que aparece nas telas dos aplicativos de backup, como o Backup4All. Como sempre comento, existe o certo, o errado, e o CESPE. O avaliador deveria estar usando algum programinha de backup, criou a questão e mandou para o concurso. Pode ser o Backup4All, Cobian, etc. Como o pessoal citou, esta questão deveria ser anulada... Mas como é CESPE... Eles quase nunca dão o braço a torcer e admitirem que erraram.

    FONTE: PROFESSOR FERNANDO NISHIMURA

  • Tô entendendo é mais nada!
  • GABARITO CORRETO

    Backup referencial é o sinônimo de backup normal/total/completo que é superior em eficiência, tempo, qualidade e recuperação dos dados quando comparado ao backup diferencial

    FONTE: ALFACON

  • esse backup REFERENCIAL  é equivalente ao backup COMPLETO. Sendo assim, o item deveria ser ERRADO, pois em um cenario que ha constantes alteraçoes o backup diferencial é mais adequado que o backup completo.

  • Em um ambiente em que haja alterações frequentes dos dados armazenados, em geral, os backups diferenciais são menos eficientes do que os backups referenciais.

    Gabarito: CERTO

    fica dificil passar desse jeito, em tudo que leio diz que BACKUP REFERENCIAL = A BACKUP COMPLETO mas nesta questão o BACKUP REFERENCIAL ESTA COMO BACKUP INCREMENTAL.

  • Se referencial = completo, gabarito totalmente errado.

    A questão nos leva a pensar no processo de FAZER/CRIAR o backup e você sabe mt bem que na criação é INCREMENTAL > DIFERENCIAL > COMPLETO.

  • Autor: Fernando Nishimura, Professor de Informática, de Noções de Informática, Arquitetura

    O backup referencial não existe na documentação oficial, mas é uma opção 'um botão' que aparece nas telas dos aplicativos de backup, como o Backup4All. Como sempre comento, existe o certo, o errado, e o CESPE. O avaliador deveria estar usando algum programinha de backup, criou a questão e mandou para o concurso. Pode ser o Backup4All, Cobian, etc. Como o pessoal citou, esta questão deveria ser anulada... Mas como é CESPE... Eles quase nunca dão o braço a torcer e admitirem que erraram.

  • ninguém recorre não? pelo amor...

  • respondi certo achando q "referencial" era incremental

  • Absurdo, apenas. Só passo pra próxima e espero não acontecer uma tragédia dessa em uma das minhas provas.


ID
883321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca de procedimentos de backup.

A implantação de procedimentos de backup garante a recuperação de todos os dados em caso de desastre, assegurando a disponibilidade dos dados com suas últimas atualizações.

Alternativas
Comentários
  • Não garante a recuperação de todos os dados em caso de desastre. Um backup bem feito irá recuperar o estado dos dados até o último backup realizado.
  • Alguém poderia me responder melhor porque Backup não funciona em caso de desatre?
  • Essa questão nos remete ao conceito básico de backup e restauração:

    * backup é uma cópia de segurança dos arquivos do disco (SO e dados).

    * restauração é o processo inverso.

    Vejam que existem 2 erros na questão. Primeiro, a simples implantação de procedimentos de backup não garante a restauração, que é o processo inverso (do backup). Segundo, um backup não assegura a disponibilidade dos dados com suas últimas atualizações, indiscriminadamente, como propões a questão. É processo de restauração que garante a disponibilidade dos dados  e somente daqueles que foram atualizados antes do último backup (completo, incremental ou diferencial).

    Espero ter ajudado!

  • Eu entendi diferente do colega acima. O backup garante a recuperação dos arquivos que passaram pelo processo de cópia de segurança. Porém a recuperação das atualizações ocorridas após o último procedimento de backup não poderá ser garantida pela simples recuperação do backup.

  • ERRADO

    Essa questão dá margem para ser resolvida com vários raciocínios. Olha outro aqui.

    Segundo Manoel Veras(2009,p.245),"Nem todos os dados de uma organização precisam ir para backup ou necessitam de backup regulares."

    Portanto, voltando para a questão do cespe e considerando, por exemplo, que se nem todos os dados em uma empresa em um determinado momento são gravados no backup, então caso ocorra um desastre, só os dados do backup poderão ser restaurados. E não todos, porque alguns dados foram dispensáveis no backup, e não houve backup dos demais dados.

    Bibliografia:

    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA  INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS-2009

  • Eu acredito que a palavra mágica é o termo disponibilidade. Backup não garante disponibilidade.

  • Eu creio que o termo garante tem que ser bem observado.

  • Quando eu penso que já entendi sobre backup, me vem uma questão dessa me dizer que não,rsrsrs

  • A questão está muito genérica pois depende de como é feito o becape. Se a questão falasse pode garantir, penso que estaria correta.

  • O backup não garante a recuperação dos dados em qualquer caso de dano...ERRADA

  • Principalmente tratando-se de Cespe, viu "garante", 99% de chance de o gabarito ser E.

  • tem gente ai afirmando que ta errada só pq tem garante, se eu boto tudo meu num hd guardado em separado e cai um tijolo no meu notebook, compro um novo eu garanti a recuperação da minha informação eu garanti, vcs podem querer falar a merda que for eu garanti. ta garantido e o backup é feito. eu queria ver como é a vida diária desse pessoal que faz prova do cespe deve ser um pesadelo eles vivem em um mundo paradoxal. onde nada é garantido e todas coisas funcionam em seu próprio tempo. 

  • "Todos" é "muito"