SóProvas


ID
1182583
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

No que diz respeito à auditoria interna, auditoria no setor público e relatórios de auditoria, julgue os seguintes itens.

Entre os objetos da auditoria governamental no DF que objetiva examinar a regularidade e avaliar a eficiência da gestão administrativa e dos resultados alcançados, incluem-se a arrecadação e a restituição dos tributos de competência própria dos estados e municípios.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a IN SFC/MF 01/2001, dentre os objetos e abrangência de atuação do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal está a arrecadação, a restituição e as renúncias de receitas de tributos federais. Por analogia podemos entender que a auditoria governamental do DF tem a mesma atribuição, só que na esfera distrital. Concordo com o gabarito, embora não tenha encontrado normativo aplicável ao DF, sendo essa uma alternativa para quem queira entrar com recurso.

    Fonte: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/analista-tcdf-cargo-5-prova-de-auditoria-comentada/

  • Hein!!! Como assim!!!??? Entre os objetos da auditoria governamental, incluem-se a arrecadação e a restituição dos tributos??? 

  • Errei esta questão uma vez e, pensando com calma, acertei. A auditoria governamental realizada pelo TCDF é realizada sobre dinheiros públicos do GDF. Se considerar que o DF tem participações como um Estado e ao mesmo tempo como Município é possível chegar na resposta.


    Gabarito: correto
  • LRF:

    Art. 11.� Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação.

    Parágrafo único. É vedada a realização de transferências voluntárias para o ente que não observe o disposto no caput, no que se refere aos impostos.

    CF:

    Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle internode cada Poder.


  • Não é que a Auditoria vai arrecadar tributos, mas sim auditar a arrecadação de tributos.

  • O DF agora possui Municípios?