SóProvas


ID
1182592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Julgue os próximos itens com base no manual de auditoria do TCDF.

A reexecução é uma técnica que consiste na simulação, pela equipe de auditoria, de todas as etapas de realização da operação que está sendo objeto de exame.

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 200


    A43. O risco de detecção se relaciona com a natureza, a época e a extensão dos procedimentos que são determinados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nível baixo aceitável. Portanto, é uma função da eficácia do procedimento de auditoria e de sua aplicação pelo auditor. Assuntos como:


    •   planejamento adequado;


    •   designação apropriada de pessoal para a equipe de trabalho;


    •   aplicação de ceticismo profissional; e


    •   supervisão e revisão do trabalho de auditoria executado, ajudam a aprimorar a eficácia do procedimento de auditoria e de sua aplicação e reduzem a possibilidade de que o auditor possa selecionar um procedimento de auditoria inadequado, aplicar erroneamente um procedimento de auditoria apropriado ou interpretar erroneamente os resultados da auditoria.


    Logo, a técnica não seria REEXECUÇÃO, mas sim REVISÃO.
  • Complementando...

    Segundo o Manual de Auditoria do TCDF, base para responder a questãoReexecução “envolve a execução independente pela equipe de auditoria de procedimentos ou controles que forem originalmente realizados como parte do controle interno do auditado”. Dessa forma, questão errada. Concordo com o gabarito.

    Fonte: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/analista-tcdf-cargo-5-prova-de-auditoria-comentada/

  • Só pegando o gancho do capitão nascimento, missão dada é missão cumprida, vejo, então 2 erros na questão:

    1- A reexecução não se trata de uma simulação, e sim de uma NOVA execução, usando-se as mesmas memórias de cálculos; 2- Também não se trata da reexecução "de todas as etapas de realização da operação que está sendo objeto de exame". mas sim somente daqueles "procedimentos ou controles que forem originalmente realizados como parte do controle interno do auditado." Espero ter ajudado!
  • Reexecução

    A20. A reexecução envolve a execução independente pelo auditor de procedimentos ou controles que foram originalmente realizados como parte do controle interno da entidade.

  • Nesta questão, a sutileza do Cespe deve ter pegado muita gente de surpresa. Isto porque a palavra “simulação” deixa a questão errada, apesar de todo o restante estar correto. 

    De fato, a reexecução é uma técnica de auditoria. Ao aplicá-la, o auditor irá refazer o passo-a-passo feito pelo auditado para chegar ao produto de um processo. 

    Portanto, o auditor não simula as etapas, ele, efetivamente, perpassa o processo. 

    Assim, não há simulação, é tudo “na vera”.

    Resposta: Errado