- 
                                Gabarito dado pelo QC C 
 
 
 A estrutura matricial é um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura funcional com uma estrutura horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto.   Nesse modelo, tenta-se juntar as vantagens das duas estruturas (funcional e por projeto) de forma a juntar os especialistas em cada área nos projetos ou produtos que sejam necessários no momento.   A lógica desse modelo é o que se chama autoridade dual, ou seja, o funcionário responde a dois chefes ao mesmo tempo! Lembrem-se sempre desta informação, que as bancas adoram cobrar: não há unidade de comando na estrutura matricial! Fonte: Rodrigo Rennó. Administração Geral para Concursos.
- 
                                Sobre a alternativa D: A estrutura linha-staff é, sem dúvida, a mais utilizada nas organizações, mas não é a mais simples. A estrutura mais simples é a linear! 
- 
                                a) Departamentalização por CLIENTE
 b) Departamentalização por PRODUTO
 c) Estrutura organizacional FUNCIONAL
 d) Estrutura organizacional em LINHA
 
- 
                                DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Este tipo de departamentalização faz uma abordagem divisional, que envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com a localização geográfica onde o trabalho será desempenhado, ou uma área de mercado a ser servida pela organização. Este tipo de departamentalização é indicado para organizações de larga escala, que geralmente é utilizada por organizações que cobrem grandes áreas geográficas e cujos mercados são extensos, como por exemplo, as empresas transnacionais que emprega este tipo de estrutura para as suas operações fora do país onde estão sediadas. Esta estrutura é mais indicada nas áreas de produção e vendas e as demais áreas da organização tornam-se secundárias, a área financeira é pouco utilizada porque nem sempre é permitida a descentralização.     DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR CLIENTES É a organização que faz uma abordagem divisional, envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de cliente ou mercado para quem o produto ou serviço é realizado. As diferentes características e necessidades dos clientes, como idade, nível sócio-econômico e hábitos de compra, constituem a base para essa estrutura onde a ênfase é no consumidor do produto ou serviço oferecido pela organização, para que este seja atendido da melhor forma possível. O produto ou serviço deve ser adaptado e ajustado ao ciente e às suas necessidades. 
- 
                                1.2. Estrutura Funcional Aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções: separa, distingue e especializa. O modelo desenvolve o princípio da especialização diante da necessidade de decompor as funções para torná-las mais fáceis.
 
 Na estrutura funcional, cada subordinado reporta-se a diversos superiores simultaneamente, porém, cada superior responde apenas pelas suas especialidades, não interferindo nas especialidades dos demais. Não é a hierarquia, mas a especialidade que promove as decisões. Algumas características:
 Autoridade funcional ou dividida; Linhas diretas de comunicação; Descentralização das decisões; Ênfase na especialização   
- 
                                Departamentalização Funcional Consiste no agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro da empresa. Departamentalização Geográfica Requer diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado a ser servida pela empresa.A estrutura geográfica é aplicável quando a empresa pretende dar cobertura a um mercado de consumidores ou usuários ou a um mercado de fornecedores de recursos de produção. Departamentalização por Clientes É indicada quando o negócio depende de diferentes características de produtos/serviços que variam conforme o tipo e necessidade do cliente. Departamentalização por Processo É frequentemente utilizada nas empresas industriais nos níveis mais baixos da estrutura organizacional das áreas produtivas ou de operação. Processo é um conjunto de atividades estruturadas e destinadas a resultar em um produto especificado para um determinado cliente ou mercado. Departamentalização por Projetos É utilizado por organizações que se dedicam a atividades influenciadas pelo desenvolvimento tecnológico, como no caso de pesquisa e desenvolvimento em empresas do ramo de eletrônica, energia nuclear, aeronáutica, farmacêutico etc., quando o projeto se refere a um novo produto a ser pesquisado e desenvolvido para ser futuramente colocado em linha de produção. 
- 
                                A questão em análise exige que tenhamos conhecimento sobre os tipos de organização e de departamentalização. Sabendo os assuntos exigidos, precisamos encontrar a alternativa que faz uma afirmativa correta sobre eles. Vamos lá. A - incorreta. A departamentalização por cliente (não a geográfica) é quem agrupa funções comuns ou atividades semelhantes para formar uma unidade organizacional e tem como vantagem ser adaptável a uma clientela em particular. B - incorreta. A departamentalização por produtos ou serviços consiste em agrupar atividades de forma a focalizar o uso de determinado produto ou serviço e tem como desvantagem a falta de clareza e de coordenação dos papéis a serem desempenhados. C - correta. A organização funcional aplica os princípios da especialização por áreas, nas quais há autoridade para cada uma delas, como recursos humanos e operações, com linha direta de comunicação e descentralização nas decisões. D - incorreta. A organização em linha constitui a forma estrutural mais simples e tradicional e apresenta autoridade linear, linhas formais de comunicação e centralização nas decisões. Após analisar as alternativas apresentadas, concluímos que a letra "C" é a correta. GABARITO: C