-
CERTO
No factoring, há transferência dos riscos significativos, por isso a duplicata deve ser baixada no ato do negócio. Já no desconto, a empresa mantém os riscos significativos, logo só deve baixar o título após receber o aviso bancário confirmando seu recebimento.
-
Gabarito: Correto
A contabilidade é o estudo das contas!
A grosso modo tudo que há na contabilidade rege-se pela lei da "ação e reação" - Cada lançamento requer uma origem, ou ainda, como se vale a premissa das Partículas Dobras - "Para cada débito um credito".
-
Certo.
OPERAÇÕES DE FACTORING
As operações de factoring (ou faturização) são aquelas relacionadas às atividades de prestação cumulativa e contínua de serviços de assessoria creditícia, mercadológica, gestão de crédito, seleção de riscos, administração de contas a pagar e a receber, compras de direitos creditórios resultantes de vendas mercantis a prazo ou de prestação de serviços.
Para fins comerciais, estabelece-se um contrato de faturização entre a empresa e a Factoring, estipulando a venda dos direitos creditórios, bem como demais serviços a serem prestados. Destaque-se que, para fins de faturização, o risco do crédito é transferido da empresa vendedora para a Factoring, para se caracterizar como faturização e não como desconto de duplicatas.
São etapas básicas do processo de faturização:
- A empresa vende seu bem, crédito ou serviço à prazo, gerando um crédito (exemplo: Duplicata Mercantil), no valor correspondente.
- A empresa negocia este crédito (representado pelo título respectivo) com a Factoring, transferindo os riscos inerentes, podendo, ainda, receber assistência creditícia e outros serviços.
- De posse desse crédito, a Factoring informa o sacado sobre o fato e a forma de cobrança (carteira ou banco).
- Findo o prazo negociado inicialmente, a empresa sacada pagará o valor deste crédito à Factoring, encerrando a operação.
http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/factoring.htm
-
No desconto de duplicatas bancário, a instituição financeira não compra a duplicata do emitente, ela apenas antecipa o crédito para o cliente com a garantia que ele irá receber o crédito da duplicata e liquidar a operação. Dessa forma, não se transmite os riscos significativos para o banco, pois se o cliente da empresa não pagar a duplicata, o banco irá cobrar a empresa da mesma forma.
Já na factoring, eles compram o risco do negócio do cliente. Ou seja, a empresa ''entrega'' a duplicata para eles que antecipam o crédito com o desconto dos juros. Nesse caso, há transferência dos riscos significativos, pois se o cliente da empresa não pagar a duplicata, a factoring que fará a cobrança do crédito.
A principal distinção nas operações de desconto é essa. Vale para duplicatas e também para cheques.
-
Quando uma empresa realiza um desconto de duplicatas é registrado um passivo no mesmo valor do título, pois caso o cliente não pague esse título, a companhia ainda terá uma obrigação com o banco.
No factoring não há essa contrapartida no passivo pois os riscos de inadimplência são transferidos para companhia que fez a aquisição.
Operacionalmente a diferença que é o factoring cobra juros bem mais altos para compensar o risco de calote.
Flw
-
Factoring/Fatorização
- Risco é da instituição financeira
- Taxas de juros maiores por conta do risco
C