GAB: LETRA E
Complementando!
Fonte: Prof. Celso Natale
Vejamos cada uma das alternativas:
a) keynesiano de preços fixos, a oferta agregada seria vertical. (ERRADO)
- A oferta agregada vertical é uma característica do modelo clássico. No modelo keynesiano de preços fixos, a oferta agregada é horizontal.
b) keynesiano, a posição da demanda agregada dependeria apenas da oferta monetária total. (ERRADO)
- A posição da demanda agregada dependeria da taxa de juros. Lembre-se que o componente “I” da demanda agregada depende das taxas de juros, já que quanto menores as taxas, mais gastos com investimentos as empresas teriam, deslocando a curva de demanda agregada para a direita.
c) clássico, a oferta agregada seria horizontal. (ERRADO)
- No modelo clássico, a oferta agregada é vertical. Isso acontece porque os clássicos trabalhavam com a hipótese de pleno emprego, ou seja, tudo que poderia ser produzido estaria sendo produzido, não importando o nível de preços do mercado.
d) clássico, a posição da demanda agregada dependeria apenas da taxa de inflação. (ERRADO)
- No modelo clássico, a posição da curva de demanda é explicada pela teoria quantitativa da moeda (M.V=P.Y). Como preços (P) e produção (Y) são variáveis que o enunciado determina como endógenas, mudanças nesses elementos provocariam deslocamentos ao longo da curva. A conclusão é que tanto as mudanças na quantidade de moeda (M), quanto na velocidade de circulação da moeda (V) provocariam deslocamentos na curva de demanda agregada.
e) clássico, o aumento da demanda agregada teria efeito apenas sobre o nível de preços. (CERTO)
- Aqui está nosso gabarito! A demanda agregada poderia ser aumentada de duas formas: aumento de moeda ou aumento da velocidade de circulação da moeda. Ambas deslocariam a curva de demanda para a direita. Mas acontece que a curva de oferta é vertical e, por causa dessa característica, apenas o preço de equilíbrio irá se alterar.