A questão quer saber qual critério de departamentalização a organização descrita no enunciado pode adotar para maximizar seus resultados.
Dados extraídos do enunciado: "opera em lugares físicos diferentes e em cada local é necessário alocar certo volume de recursos ou certa autonomia".
Ou seja, a questão versa sobre o critério de departamentalização por território, geográfico ou territorial.
De acordo com Maximiano (2013): "Quando se usa o critério geográfico de departamentalização, cada unidade de trabalho corresponde a um território (ou pedaço do mapa). O critério geográfico ou territorial (ou regional) pode ser utilizado quando a organização opera numa área grande, ou em locais diferentes, e em cada local é necessário disponibilizar certo volume de recursos ou certa autonomia. Desde que seja possível promover algum tipo de agregação de recursos ou de clientes, de acordo com sua proximidade dentro dos territórios, o critério geográfico torna-se a base da divisão do trabalho".
Um exemplo dessa divisão seria, no topo, a administração geral e logo após as subdivisões territoriais. Exemplo: América Latina, Europa, África e serviços centrais.
A- Incorreta. A departamentalização por clientes ocorre para atender necessidades distintas. Exemplos: Loja de departamento masculino, feminino e infantil; Banco com atendimento à pessoa jurídica, à pessoa física.
B- Incorreta. A departamentalização por produtos é adotada quando há diferenças notáveis nos produtos que a organização produz, tendendo assim, a gestão individualizada de cada um desses produtos ou serviços.
C- Incorreta. por fases - não corresponde a uma nomenclatura de departamentalização utilizada pelos principais autores.
D- Correta. Departamentalização por território é, de fato, a opção mais coerente a ser adotada pela organização descrita acima.
Fonte:
MAXIMIANO, A. C A. Introdução à Administração. 8ª edição. Atlas. São Paulo. 2013.
GABARITO: LETRA D