SóProvas


ID
1188151
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A programação de medicamentos, parte integrante do ciclo da Assistência Farmacêutica, objetiva garantir a disponibilidade dos medicamentos selecionados nas quantidades adequadas e no tempo oportuno para atender à demanda da população. O método de programação que é empregado, quando não se tem disponibilidade de dados e se extrapolam os dados de consumo de outras regiões ou sistemas, é:

Alternativas
Comentários
  • CONSUMO AJUSTADO    Há situações em que não se tem disponibilidade alguma de dados, seja de consumo, seja demográficos ou epidemiológicos. Nesses casos, pode-se empregar o método de extrapolação de dados de consumo de outras regiões ou sistemas (MSH, 1997).

    A programação por consumo ajustado ‘importa’ a programação efetuada para outras áreas. Geralmente, tal programação emprega uma área considerada padrão e extrapola as taxas de consumo e utilização para o serviço chamado alvo. Ela dá uma estimativa grosseira da demanda, não levando em consideração quaisquer parâmetros locais, utilizando, contudo, dados de cobertura de serviços e da complexidade dos mesmos.

    O consumo ajustado pode ser calculado por base populacional (por 1.000 habitantes) ou por base de serviço (por paciente, internação, unidade de saúde).

    http://farmaciabrasileira.blogspot.com.br/2014/03/programacao-de-medicamentos-parte-2.html

  • Consumo histórico - Baseia-se na análise do comportamento do CONSUMO de medicamento em um determinado tempo, leva em consideração apenas dados do consumo anterior.

    Perfil epidemiológico - Baseia-se em dados de morbimortalidade( Dados Populacionais; Esquemas Terapêuticos, prevalência de doenças na população). É utilizado quando não há disponibilidade de dados de consumo.

    Oferta de serviço - raciocínio é similar ao método por perfil epidemiológico, porém, aqui se examina basicamente a rede instalada para tratamento de uma ou outra enfermidade e estimam-se as necessidades da população atendida perante ela.

    Consumo ajustado - Utiliza-se a programação de outro serviço de saúde com características semelhantes. Utilizado quando nenhum outro método é possível.