CERTO
O Self Contained (Self) é indicado para grandes estruturas e corporações: shoppings, prédios em geral, indústrias, galpões, condomínios, entre outros empreendimentos que necessitam de um sistema de ar otimizado e funcional em todos os espaços.
Os Self Contained resfriam tranquilamente um andar inteiro de um prédio mantendo de maneira uniforme a temperatura dos ambientes. São apresentados de duas formas:
Geralmente o aparelho fica instalado na casa de máquinas do prédio e pode ser acionado manualmente ou por controle remoto.
No sistema dos selfs são usados dois gases refrigerantes: o R22 ou o 410A (gás ecológico). Porém, a tendência é que, daqui alguns anos, seja usado somente o 410A. Existem dois tipos de Self Contained, uma com condensador a água que requer uma torre de resfriamento e a outra com condensador a ar, podendo esse último ainda ser na própria Self ou ser um condensador remoto.
Segundo NBR 16401-1/2008:
3.5.1
compacto (self contained)
unidade com capacidade nominal geralmente superior a 17 kW, montada em fabrica, comportando uma unidade de tratamento de ar com serpentinas de resfriamento de expansão direta conjugada a uma unidade condensadora, resfriada a ar ou a água, incorporada ao gabinete da unidade. O condicionador é previsto para insuflar o ar por dutos. O condensador a ar pode ser desmembrado da unidade para instalacão a distância. O condicionador pode também ser apresentado dividido, para instalacao a distancia da unidade condensadora.
FONTE: https://www.webarcondicionado.com.br/ar-condicionado-self-contained