a) defender a concepção de que os valores são universais e acima dos interesses de classe, superando uma visão acrítica (refere-se a valores defendidos pelos cód. de 1947 e 1965)
b)tomar o compromisso com as classes trabalhadoras, como princípio de um projeto profissional articulado a um projeto de sociedade.
Desde 1970 a profissão vivencia mudanças teorico metodologicas em que buscava articular o projeto profissional apo projeto societário e o cód de etica de 1986 foi aprovado como reflexo dessa luta.
c)vincular, mecanicamente, o compromisso profissional com a classe trabalhadora sem estabelecer a mediação dos valores próprios à ética, ou seja, em vez de se comprometer com valores se compromete com uma classe. (Gabarito)
O motivo de revisão do codigo de etica de 1986 e a aprovação do de 1993 foi exatamente para explanar esses valores
d)definir a ética em função do seu caráter histórico e de sua fundação na produção econômica da sociedade.
" A nova ética é resultado da insersão da categoria nas lutas da classe trabalhadora e, consequentemente, de uma nova visão da sociedade brasileira. Nesse sentido, a categoria, através de suas organizações faz uma opção clara por uma prática profissional vinculada aos interesses desta classe." (Cód de etica comentado , p. 48)