SóProvas


ID
1189657
Banca
ACAFE
Órgão
PC-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB/88), analise as afirmativas a seguir.

l Podem ser naturalizados os estrangeiros residentes no Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal.
ll É livre a manifestação do pensamento e o anonimato.
lll Sempre são brasileiros natos os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de países estrangeiros.
lV São brasileiros naturalizados os que adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral.
V São brasileiros natos os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.

Todas as afirmações corretas estão em:

Alternativas
Comentários
  • l Podem ser naturalizados os estrangeiros residentes no Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal. CERTO
    ll É livre a manifestação do pensamento e o anonimato. ERRADO - É livre a manifestação do pensamento e VEDADO o anonimato
    lll Sempre são brasileiros natos os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de países estrangeiros. ERRADO -  são brasileiros natos os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;
    lV São brasileiros naturalizados os que adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral. - CERTO
    V São brasileiros natos os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira. CERTO

  • Este item I não está totalmente correto, pois é preciso o requerimento.

    "...os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira"

  • A cada prova a Acafe se supera... Todas as alternativas tem alguma falha. 

    I - Considerada correta, falou um requisito essencial para a naturalização que é o requerimento (o maior problema é que a ACAFE, em diversas outras provas, considerava errada alternativas que não estavam com o exato texto da lei, assim essa alternativa seria errada).

    II - Errada.

    III - Errada.

    IV - Certa. Aqui outro problema, afinal faltou o "na forma da lei" - muito cobrado em outras questões feitas pela ACAFE. Essa banca não segue um padrão, dificultando muito para o candidato.

    V - Certa. Outro problema. Faltou incluir a possibilidade da "mãe brasileira" e, também, indicar que a naturalização poderia ser feita "a qualquer tempo" depois de atingida a maioridade. Essa banca é um lixo. Não dá para saber quando ela quer a "letra da lei" ou não. 

  • Colega, concordo muito com você. A ACAFE não segue um padrão em prova alguma. Na mesma prova, quando omite termos, considera a questão certa ou errada, tanto faz. Só nessa prova, já vi umas 4 questões em que rola uma dúvida entre marcar o que está certo e errado pela falta de critério objetivo.

    Para uma prova desse tipo, o estudo não é de grande valia, pois se você sabe mais do que eles pedem, acaba errando além do necessário. Parece que querem fazer uma prova básica e isso a torna ainda mais complicada. Além de tudo, precisamos contar com a sorte para entender o que os examinadores estão querendo.

    Acho muito mais difícil uma prova nojentinha dessas aqui do que uma prova da PF. Juro!

    Desculpem-me, mas é só um desabafo, porque a raiva aumenta a cada questão rs.
    Acho que FUNCAB e ACAFE disputam entre si pela pior prova elaborada.

    Continuemos!

  • A prova pra Delta SC 2014 resume bem a bosta que é a ACAFE.

  • Concordo em gênero, numero e grau com a Gisele e o Rafael. A ACAFE não segue um padrão e vc fica louco.Uma hora ela cobra a letra da lei outra ela cobra o básico do básico.Isso quando não cobra as duas maneiras na mesmo prova com foi a de Delegado /2014.... Não é questão de estarmos brigando com Banca , mas sim dela seguir um padrão. Realmente Gisele, estudar para a PF pela Cespe é 1000 X melhor do que estudar a ACAFE. E está pau a pau com a FUNCAB. Mas...vida que segue. (Desculpem o desabafo 2).

  • Essa banca é o estilo de questão "sorteio da Xuxa" podem dar qualquer resposta, a I podiam dar como errada nessa, falta o requerimento... não tem como saber, loucura pra quem estuda pra CESPE, mas se é ruim é ruim pra todo mundo tb, vamos que vamos!

  • Realmente a falta de objetividade da ACAFE quebra as pernas do concurseiro.

  • com as máximas vênias, não vejo motivo para encasquetar. a questão é clara quando fala "PODEM".

  • A expressão "podem" no I se refere a possibilidade, isto é é possível? sim, desde que requeiram a nacionalidade na forma da Lei. Se a questão afirmasse como: "são naturalizados os estrangeiros..." entendo que a questão estaria errada, pois falta o requisito de requerimento do estrangeiro.

  • AFIRMATIVA I

    Art. 12. São brasileiros:

    II - naturalizados:

    b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.

     

    AFIRMATIVA II

    ARTIGO 5

    IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;  

     

    AFIRMATIVA III

    Art. 12. São brasileiros:

    I - natos:

    a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;

     

    AFIRMATIVA IV

    Art. 12. São brasileiros:

    II - naturalizados:

    a) os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral;

     

    AFIRMATIVA V

    Art. 12. São brasileiros:

    I - natos:

    c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira;

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm

     

     

  • Discordo do Gabarito:

    Na opção I- faltou DESDE QUE REQUEIRAM A NACIONALIDADE BRASILEIRA.

  • A questão exige do candidato o conhecimento geral sobre Direito Constitucional, pois mescla diversos temas elencados na CRFB/88.

    Análise das assertivas:

    Assertiva I - Correta! É o que dispõe o art. 12, II, "b", da CRFB/88: "São brasileiros: II - naturalizados: b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.".

    Assertiva II - Incorreta. É livre a manifestação do pensamento, mas o anonimato é vedado. Art. 5º, IV, da CRFB/88: "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;".

    Assertiva III - Incorreta. Redação ruim, pois a assertiva provavelmente quis dizer "ainda que de pais estrangeiros". Incorreta porque se os pais estrangeiros estiverem no Brasil a serviço de seu país, o filho aqui nascido não é brasileiro nato. Art. 12, I, "a", da CRFB/88: "São brasileiros: I - natos: a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país".

    Assertiva IV - Correta! É o que dispõe o art. 12, II, "a", da CRFB/88: "São brasileiros: II - naturalizados: a) os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral; ".

    Assertiva V - Correta! É o que dispõe o art. 12, I, "c", da CRFB/88: "São brasileiros: I - natos: c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira".

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B (I, IV e V).

  • gab:B

    por que não pode ser a alternativa "D"?

    Assertiva II - Incorreta. É livre a manifestação do pensamento, mas o anonimato é vedado. Art. 5º, IV, da CRFB/88: "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;".

    Assertiva III - Incorreta. Redação ruim, pois a assertiva provavelmente quis dizer "ainda que de pais estrangeiros". Incorreta porque se os pais estrangeiros estiverem no Brasil a serviço de seu país, o filho aqui nascido não é brasileiro nato. Art. 12, I, "a", da CRFB/88: "São brasileiros: I - natos: a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país".

  • "De pai brasileiro" apenas? kkk Interessante

  • essa alternativa I podia ser certa ou errada.. tem q pensar como o examinador pqp
  • Questão mal formulada.

  • pai? não seria pais?

  • A ACAFE está nas top 3 das bancas mais lixo do país....