O Pronunciamento Técnico CPC 24 – Evento Subsequente nos apresenta a definição de evento subsequente.
Definições
3. Os termos abaixo são usados neste Pronunciamento com os seguintes significados:
Evento subsequente ao período a que se referem as demonstrações contábeis é aquele evento, favorável ou desfavorável, que ocorre entre a data final do período a que se referem as demonstrações contábeis e a data na qual é autorizada a emissão dessas demonstrações.
COMO OBSERVADO NA QUESTÃO, A DATA NA QUAL É AUTORIZADA A EMISSÃO DAS DEMONSTRAÇÕES É 03/02/X2.
LETRA B
Complementando...
5. Em algumas circunstâncias, as entidades têm que submeter suas demonstrações contábeis à aprovação de seus acionistas após sua emissão. Em tais casos, consideram-se as demonstrações contábeis como autorizadas para emissão na data da emissão e não na data em que os acionistas aprovam as demonstrações.
Pessoal, MUITA ATENÇÃO!! Caso a Banca seja a FGV a alternativa correta a marcar seria a letra "B". No entanto essa banca não esta acompanhando a maioria dos doutrinadores, quando o assunto é a interpretação do CPC 24. E o mais interessante é que a FGV adora cobrar Pronunciamentos contábeis.
Só para vocês terem uma ideia, segundo os professores Doutores: Eliseu Martins, Ernesto Rubens, Ariovaldo dos Santos e Sérgio de Iudícibus na 2ª Edição, 2013 do Manual de Contabilidade Societária - FIPECAF, discorrem da seguinte forma sobre o assunto:
"28.6.1 O que é evento subsequente: Evento subsequente é aquele evento, favorável ou desfavorável, que ocorre entre a data final do período a que se referem as demonstrações contábeis e a data na qual é autorizada a emissão dessas demonstrações. (...)
28.6.2 O que é data de autorização para emissão das demonstrações contábeis - obrigatoriedade de divulgação dessa data: Data na qual é autorizada a emissão das demonstrações contábeis é aquela na qual essas demonstrações são apresentadas, pela primeira vez, a algum órgão no qual pessoa (s) externa (s) à diretoria e ao corpo funcional da entidade participa (m). Assim, nas sociedades por ações, a apresentação das demonstrações contábeis ao conselho de administração para a sua emissão. Notem que não é a data da divulgação ao público, da publicação em jornal etc. (...) Se houver apresentação, em primeiro lugar, ao comitê de auditora, e como ele provavelmente possui pessoa (s) externa (s), essa é a data da autorização para emissão". (grifei).
Notem que o Manual de Contabilidade Societária esta dando interpretação aos termos do CPC 24. Sendo assim, ele esta tratando dos Eventos Subsequentes, e concomitantemente se referindo a possibilidade da ocorrência de alterações nas demonstrações, entre o final do exercício e a apresentação desta. Para maiores detalhes, aqueles que têm o referido Manual, podem conferir, esta na Página nº 558.
Evento subsequente ao período a que se referem as demonstrações contábeis é aquele evento, favorável ou desfavorável, que ocorre entre a data final do período a que se referem as demonstrações contábeis e a data na qual é autorizada a emissão dessas demonstrações. Dois tipos de eventos podem ser identificados:
(a) os que evidenciam condições que já existiam na data final do período a que se referem as demonstrações contábeis (evento subsequente ao período contábil a que se referem as demonstrações que originam ajustes);
(b) os que são indicadores de condições que surgiram subsequentemente ao período contábil a que se referem as demonstrações contábeis (evento subsequente ao período contábil a que se referem as demonstrações que não originam ajustes).
O enunciado disse que a administração da entidade autorizou a emissão das demonstrações contábeis em 03/02/X2. Assim, eventos subsequentes são aqueles eventos ocorridos entre 31/12/X1 a 03/02/X2, o que torna a alternativa B correta!