SóProvas


ID
1190470
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Companhia Lentidão S.A. adquiriu uma máquina para fabricação de meias para vender junto com os tênis que a empresa já vende. A máquina foi entregue na sede da empresa no dia 05/05/X1. No dia 12/05/X1 a máquina foi instalada e ficou pronta para ser utilizada. Como demorou para chegar a matéria- prima, a máquina só foi utilizada pela primeira vez em 20/05/X1. A produção na capacidade máxima só ocorreu a partir do dia 01/06/X1. As vendas ficaram acima do esperado. Então a administração da empresa, no dia 14/07/X1, decidiu terceirizar a produção e desativar a máquina. A produção do último lote de meias ocorreu no dia 30/07/X1, porém a máquina permaneceu instalada para atender pedidos adicionais até o dia 15/08/X1, quando a administração decidiu que o melhor negócio seria vender a máquina. A máquina permaneceu na empresa até o dia 20/11/X1, quando finalmente foi vendida e a propriedade foi repassada para outra empresa.
Considerando os fatos acima e que a empresa utiliza o critério de período de tempo para estimar a vida útil de seus imobilizados, a data inicial e a data final em que a empresa depreciou o ativo, respectivamente, são

Alternativas
Comentários
  • Item 55, CPC 27- Ativo Imobilizado.

    "A depreciação do ativo se inicia quando este está disponível para uso, ou seja, quando está no local e em condição de funcionamento na forma pretendida pela administração."- Dia 12/05/X1.

    "A depreciação de um ativo deve cessar na data em que o ativo é classificado como mantido para venda (ou incluído em um grupo de ativos classificado como mantido para venda de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 31 – Ativo-Não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada) ou, ainda, na data em que o ativo é baixado, o que ocorrer primeiro."- A administração decide vende-la no dia 15/08/x1. 

  • C) 12/05/X1 e 15/08/X1

  • Início da Depreciação => quando DISPONÍVEL para uso.

    Fim da Depreciação => Quando Mantido para Venda ou => Baixado

    Teoria:

    CPC 27 – Ativo Imobilizado:

    A depreciação do ativo se inicia quando este está

    disponível para uso, ou seja, quando está no local e em condição de funcionamento na forma

    pretendida pela administração. A depreciação de um ativo deve cessar na data em que o

    ativo é classificado como mantido para venda ou, ainda, na data em que o ativo é baixado,

    o que ocorrer primeiro. Portanto, a depreciação não cessa quando o ativo se torna ocioso

    ou é retirado do uso normal, a não ser que o ativo esteja totalmente depreciado. No entanto,

    de acordo com os métodos de depreciação pelo uso, a despesa de depreciação pode ser

    zero enquanto não houver produção.

    Assim, a data inicial de depreciação o será 12/05/X1, quando a máquina foi instalada e ficou

    disponível para uso, e a data final será em 15/08/X1, quando a entidade decidiu vender a

    máquina.

    Gabarito: C

  • A depreciação do ativo se inicia quando este está disponível para uso, ou seja, quando está no local e em condição de funcionamento na forma pretendida pela administração. A depreciação de um ativo deve cessar na data em que o ativo é classificado como mantido para venda ou, ainda, na data em que o ativo é baixado, o que ocorrer primeiro. Portanto, a depreciação não cessa quando o ativo se torna ocioso ou é retirado do uso normal, a não ser que o ativo esteja totalmente depreciado. No entanto, de acordo com os métodos de depreciação pelo uso, a despesa de depreciação pode ser zero enquanto não houver produção.

    Assim, a data inicial de depreciação o será 12/05/X1, quando a máquina foi instalada e ficou disponível para uso, e a data final será em 15/08/X1, quando a entidade decidiu vender a máquina.