SóProvas


ID
1190488
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

São apresentadas, a seguir, três situações que possuem reflexos em registros e demonstrações contábeis, a saber:

i) Parcela de juros embutida em uma operação de venda com vencimento em 180 dias; ii) aquisição de direito de exploração de serviços aeroportuários; e iii) terreno recebido em doação para construção da futura sede da empresa, sem exigência de contrapartida.

Para fins de reporte da informação contábil, a classificação correta das três situações acima, de forma respectiva, é

Alternativas
Comentários
  • Para que haja uma representação fidedigna, é necessário que o processo seja conduzido com neutralidade. As premissas, os cálculos e os modelos de precificação utilizados devem ser passíveis de verificação por terceiros independentes e esses devem poder chegar a resultados similares àqueles produzidos pelos prestador de informação. Isto significa a aplicação do valor justo e se caracteriza no exemplo dos juros embutidos no valor da mercadoria com vencimentos para 180 dias. Normalmente aquisição de direitos é classificado com intangível e  a doação para construção da sede sem contrapartida incentivos fiscais. 

  • ii) aquisição de direito - intangível;

    iii) subvenções governamentais - para não ser tributado, designa-as para a reserva de incentivos ficais.

  • Tenho uma dúvida.  Aprendi que sempre ajustamos a valor presente os créditos a receber do ativo não circulante (realizável a longo prazo). As contas do ativo circulante somente são ajustadas a valor presente quando há efeito relevante. Não foi mencionado nada de forma explícita na questão a respeito da operação de venda a prazo ter juros de efeito relevante ou não (pelo contrário, foi mencionado apenas vencimento de 180 dias). Alguém aí entendeu bem esse gabarito? Desde já, agradeço.

  • ajuste a valor presente? oi?

  • 180 dias ajuste? Oi?

  • Pense numa fumada de maconha grande