SóProvas


ID
1190494
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

“[...] Em entrevista exclusiva ao Valor, Augustin rebateu as críticas de economistas e do mercado financeiro. O secretário negou que despesas tenham sido transferidas de 2013 para o início desse ano com o objetivo de aumentar o resultado fiscal.
[...]
[...]
Valor: Vamos dar um caso concreto. A despesa de R$ 1,5 bilhão com subsídios do programa Minha Casa, Minha Vida foi empenhada em julho do ano passado e só foi pago no dia 3 de janeiro deste ano. Poucos dias depois do encerramento do exercício de 2013.

Augustin: Essa despesa era devida quando? O que define o dia do pagamento não é o empenho. É se a obra foi feita, se a fiscalização da Caixa foi lá [nas obras]. Os pagamentos para o Minha Casa, Minha Vida são valores globais e não somos nós que fazemos isso. É a Caixa que faz. Eles é que fazem os controles, as fiscalizações etc. e eles têm o cronograma de pagamento. Fizemos pagamento em dezembro, em janeiro e vamos pagar em fevereiro.
[...]”


(http://www.valor.com.br/brasil/3394334/valor-dos-restos-pagar-nunca-foi-r-513-bi)

No setor público brasileiro, o empenho

Alternativas
Comentários
  • Extrato da lei 4.320/64 

    "Art. 58 O empenho de despesa é um ato emanado da autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implementto de condição.

    Resposta: Letra E 

  • A lei fala em autoridade competente. Quando a questão fala em ordenador de despesa, imagino o funcionário da secretaria de finanças carimbando uma nota de empenho. Como autoridade competente, entendo o chefe do poder executivo. Será que a FGV não forçou demais quando diz que autoridade competente e ordenador de despesa são a mesma pessoa?

  • É bom não confundir Prévio Empenho (ato emanado de autoridade competente) com a Nota de Empenho (documento gerado pelo SIAFI). São coisas distintas.

  • Qual o erro da letra "a"?

  • O empenho representa o primeiro estágio da despesa orçamentária. Cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.                                                                                                                                              
                               
    Os empenhos podem ser classificados em:                  
    Ordinário: tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez;

     Estimativo: empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica, aquisição de combustíveis e lubrificantes e outros; e

    Global: empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis. 
    Fonte:

  • Extrato da lei 4.320/64 

    Art. 58 O empenho de despesa é um ato emanado da autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.

    Resposta: Letra E 

    E) É o ato emanado de autoridade competente que obriga o Estado a executar o pagamento de despesa orçamentária, com ou sem implemento de condição. Errada.