SóProvas



Questões de Etapas e Estágios da Despesa Orçamentária


ID
53131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que concerne à consolidação das contas públicas e a seus
reflexos, julgue os itens subsequentes.

Em rendas extintas, o fato gerador da receita não representa mais situação que gere arrecadações para o ente. Em casos de devolução de saldos de convênios e de contratos, quando o valor da restituição ultrapassar o valor das transferências recebidas no exercício, deve-se registrar esse valor como despesa orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o manual da receina nacional da STN:Portanto, com o objetivo de possibilitar uma correta consolidaçãodas contas públicas, recomenda-se que a restituição de receitas recebidas emqualquer exercício seja feita por dedução da respectiva natureza de receita. Para asrendas extintas, deve ser utilizado o mecanismo de dedução até o montante dereceita a anular. O valor que ultrapassar o saldo da receita a anular deve serregistrado como despesa. Entende-se por rendas extintas aquelas cujo fato geradorda receita não representa mais situação que gere arrecadações para o ente.
  • Para as rendas extintas, deve ser utilizado o mecanismo de dedução até o montante de receita a anular. O valor que ultrapassar o saldo da receita a anular deve ser registrado como despesa. Entende-se por rendas extintas aquelas cujo fato gerador da receita não representa mais situação que gere arrecadações para o ente.(MANUAL DE RECEITA NACIONAL)
  • Marquei errado porque se fala que foi devolução de saldos transferidos para um convênio, recebidos no exercício, então, não seria o caso de registrar esse valor como receita? A questão fala em despesa orçamentária. Desculpe, ainda não entendi essa questão mesmo com as explicações dos colegas acima.
  • No caso de devolução de saldos de convênios e contratos, deve-se adotar o seguinte procedimento:

    - Se a restituição ocorrer no mesmo exercício em que foram recebidas transferências do convênio ou contrato deve-se contabilizar como dedução de receita até o limite de valor das transferências recebidas no exercício.

    - Se o valor da restituição ultrapassar o valor das transferências recebidas no exercício, o montante que ultrapassar esse valor deve ser registrado como despesa orçamentária.

    - Se a restituição for feita em exercício em que não houve transferência do respectivo convênio/ contrato, deve ser contabilizada como despesa orçamentária.


    Fonte.: http://caiomarrul.wordpress.com/2010/08/05/anac-analista-administrativo-area-1-26/

  • Se tivesse feito esse concurso, entraria com recurso. A afirmativa, para ser correta, deveria ser: "Em casos de devolução de saldos de convênios e de contratos, quando o valor da restituição ultrapassar o valor das transferências recebidas no exercício, deve-se registrar o montante a maior como despesa orçamentária".

    Da forma que está, entende-se que todo o valor da restituição deveria ser registrado como despesa orçamentária. Porém, a parte limitada ao valor das transferências recebidas no exercício deveria ser registrada como dedução da receita orçamentária.


ID
92119
Banca
FCC
Órgão
TCM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considera-se como pertencente ao exercício financeiro a despesa nele legalmente

Alternativas
Comentários
  • Letra D:Lei 4.320/64 Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro: I - as receitas nele arrecadadas; II - AS DESPESAS NELE LEGALMENTE EMPENHADAS.

ID
325030
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a opção que contém o conceito de liquidação da despesa orçamentária:

Alternativas
Comentários
  •           Letra a) A liquidação da despesa é o segundo estágio da despesa pública, representa a verificação do implemento de condição. De acordo com a definição dada pela L4320:

    Art. 63. A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.

            § 1° Essa verificação tem por fim apurar:

            I - a origem e o objeto do que se deve pagar;

            II - a importância exata a pagar;

            III - a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação.

  • Só retificando a informação postada anteriormente, a alternativa A está ERRADA porque falou em direito adquirido pelo DEVEDOR, quando o correto seria CREDOR. 

    Já a alternativa E, apesar de não reproduzir, com todas as palavras o conceito legal, está de acordo com preceito doutrinário e legal.
  • na dinãmica quase me passei, calma na leitura, "LIQUIDAÇÃO" direito adquirido pelo devedor, a própria leitura soa estranho, atenção para "pegadinhas"! questão q ñ se pode desperdiçar pontos!
    forte e fraterno abraço 

ID
325498
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com o Manual da Receita Nacional, aprovado pela Portaria Conjunta SOF/STN nº 3/2008, dependendo da especifcidade da receita, constituem modelos de previsão de receitas, EXCETO:

Alternativas
Comentários

ID
329728
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que concerne às regras para empenho da despesa previstas no
Decreto n.º 93.872/1986, julgue os itens que se seguem.

O empenho não pode exceder o saldo disponível de dotação orçamentária, bem como o cronograma de pagamento não pode exceder o limite de saques fixado, evidenciados pela contabilidade.

Alternativas
Comentários
  • certa, de acordo com decreto 93872/86, Art. 26. O empenho não poderá exceder o saldo disponível de dotação orçamentária, nem o cronograma de pagamento o limite de saques fixado, evidenciados pela contabilidade, cujos registros serão acessíveis às respectivas unidades gestoras em tempo oportuno.


ID
346417
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Existem três modalidades de empenho. Assinale-as:

Alternativas
Comentários
  • Modalidades de Empenho
    • a) Empenho Ordinário - representa a reserva de recursos orçamentários destinada a atender despesas de valor fixo e previamente determinado cujo pagamento deve ocorrer de uma só vez;

    • b) Empenho Estimativo - representa a reserva de recursos orçamentários destinada a atender despesas cujo montante não se possa determinar previamente. (Lei 4.320/64, Art. 60 § 2°) São os serviços de telefone, água, energia elétrica, reprodução de documentos, aquisição de combustíveis e lubrificantes, transportes de pessoas e encomendas, diárias, entre outras;

    • c) Empenho Global - representa a reserva de recursos orçamentários destinada a atender despesas com montante previamente conhecido, mas de pagamento parcelado, geralmente mensal. (Lei 4320/64, Art. 60 § 3º) São os compromissos de aluguel de imóveis, equipamentos, instalações e de prestação de serviços de terceiros.
  • RESPOSTA D

    >>Na contabilidade pública, empenho representa o processo de pagamento da administração pública. Sendo assim, assinale a alternativa correta sobre as três modalidades de empenho. C) Ordinário ou normal, por estimativa e global.

    #SEFAZ-AL #UFAL2019 #questão.respondendo.questões


ID
378580
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca da escrituração de operações na contabilidade pública e
da sua relação com os sistemas de contas, julgue os seguintes
itens.

O empenho da despesa é contabilizado no sistema de contas de compensação e afeta a apuração do resultado do exercício.

Alternativas
Comentários

ID
401902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca da receita e despesa públicas, julgue os itens a seguir.

O empenho estimativo poderá ser reforçado, durante o exercício financeiro, quando o seu valor for insuficiente para atender à despesa a ser realizada.

Alternativas
Comentários
  • Empenho

    "O empenho da despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição" (Art. 58 da Lei 4.320/64).

    Apesar de o empenho não ser a fase inicial de uma despesa, pois outros atos vão antecedê-lo, não há dúvida de que se constitui em uma das fases mais importantes. "Na verdade, o empenho é uma das fases mais importantes por que passa a despesa pública, obedecendo a um processo que vai até o pagamento. O empenho não cria obrigação e, sim, dá início à relação contratual entre o Estado e seus fornecedores e prestadores de serviços". (grifo nosso)

    Nenhuma despesa poderá ser realizada sem o competente empenho prévio, é o que estabelece o Artigo 60 da Lei 4.320/64, e complementando em seu Parágrafo 1º diz que "em casos especiais previstos na legislação específica será dispensada a emissão da nota de empenho". Não se deve aqui confundir nota de empenho com empenho prévio. Existem despesas que, por sua natureza, dispensam a emissão de nota de empenho.

    Nestes casos a nota de empenho será substituída pelos documentos comprobatórios que deram origem ao empenho. Desnecessário se faz salientar que o empenho não poderá exceder o limite dos créditos orçamentários liberados.

    O empenho pode ser:

    Ordinário: quando o valor do empenho é igual ao da compra ou serviço e o pagamento pelo seu total, em uma única vez.

    Por estimativa: quando não houver condições de se apurar o valor correto da despesa.

    Global: quando se conhece o valor total da despesa mas cujo pagamento é feito parceladamente.

ID
458350
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos às receitas e despesas
públicas.

O momento do fato gerador de uma despesa nem sempre coincide com o momento de sua liquidação, o que faz com que o reconhecimento da despesa orçamentária e a sua apropriação pelo enfoque patrimonial possam também não coincidir.

Alternativas
Comentários
  • correto. Analisando o enfoque patrimonial a despesa irá alterar o patrimônio da entidade apenas no pagamento.

    FONTE:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Despesa_p%C3%BAblica

    Segundo a legislação vigente no Brasil, Lei 4.320/64, a despesa passa pelas seguintes fases:

    • Fixação (pois segundo a Lei Complementar no 101, de 4 de maio de 2000, a despesa é fixada)
    • Empenho;
    • Liquidação;
    • Pagamento;
  • ITEM CERTO: No que se refere à Despesa, no regime patrimonial, com o objetivo de evidenciar o impacto no patrimônio, deve haver o registro da variação patrimonial diminutiva, independentemente da execução orçamentária, em função do fato gerador, observando-se os princípios da competência e da oportunidade. Em regra, o fato gerador será simultâneo tanto na liquidação da despesa, como na aquisição de bens de consumo. Entretanto, em algumas situações, o fato gerador poderá ocorrer anteriormente à liquidação, por exemplo, na aquisição de um seguro com vigência de 12 meses. Nesse caso, no enfoque patrimonial, será apropriado um direito ao seguro. Já no enfoque orçamentário, a despesa será reconhecida apenas na liquidação durante o exercício corrente e, ao final desse exercício, por meio do empenho (art. 35 da Lei 4.320/1964), caracterizando um regime orçamentário de competência.

    fonte: Prof Sérgio Mendes - tecconcursos


ID
630589
Banca
ISAE
Órgão
AL-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o estágio de despesa pública em que ocorre o fato gerador por competência contábil do período.

Alternativas
Comentários
  • A liquidação é o segundo estágio da despesa pública. É o procedimento realizado sob a supervisão e responsabilidade do ordenador de despesas para verificar o direito adquirido pelo credor, ou seja, que a despesa foi regularmente empenhada e que a entrega do bem ou serviço foi realizada de maneira satisfatória, tendo por base os títulos e os documentos comprobatórios da despesa. Essa verificação tem por fim apurar: a) a origem e o objeto do que se deve pagar; b) a importância exata a pagar; e c) a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação.

    A Nota de Lançamento é o documento utilizado para registrar a apropriação/liquidação de receitas e despesas, bem como outros atos e fatos administrativos

  • Resposta Correta Letra "D"

    Lei 4.320/64

    Artigo 58º O empenho da despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.

    Artigo 62º O pagamento da despesa só será efetuado quando ordenado após sua regular liquidação.

    Artigo 63º A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.
    Parágrafo 1º Essa verificação tem por fim apurar:
    I - a origem e o objeto do que se deve pagar;
    II - a importância exata a pagar;
    III - a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação.
  • Bom....
    Eu acredito que seja na fase do lançamento = quando é reconhecido o direito do credor.
    Repare que a questão fala em "competência".
    É por isso que eu prefiro resolver apenas questões das grandes bancas, como CESP, FCC, ESAF

  • Caro Eduardo,

    Note que ele se refere a DESPESA, sendo assim não poderia ser o lançamento , já que este é um dos estágios da Receita.
  • A questão no meu ponto de vista está com o gabarito errado.

    No encerramento do exercício, as despesas não liquidadas (EMPENHADAS) inscritas em restos a pagar não processados são também considerados executadas



ID
642130
Banca
FCC
Órgão
TCE-PR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A  questão refere - se a: Lei de Responsabilidade Fiscal, Execução Orçamentária e Financeira e Licitações e Contratos.     

Determinada Prefeitura contratou uma empresa para prestação de serviços de manutenção de elevadores, para o período de 12 meses a contar de 01.05.2010, no valor mensal de R$ 10.000,00. A partir de primeiro de janeiro de 2011, o valor mensal dos serviços foi reajustado em 20%.


Sob o aspecto orçamentário, o valor da despesa empenhada para o exercício de 2010 foi de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Letra B

    O empenho é feito por mês. Do mês 5 ao mês 12, há 8 meses. Cada mês empenha 10 mil. Logo: 8*10 = 80 mil


ID
645814
Banca
PaqTcPB
Órgão
IPSEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As fases das despesas públicas dividem-se em:

Alternativas
Comentários
  • Questão muito mal elaborada, a começar pelo enunciado: "As fases das despesas públicas dividem-se em". As fases dividem-se??? Como assim??? A etapa da Execução da Despesa é que ocorre em estágios: Empenho, Liquidação e Pagamento, na minha opinião.

  • Fases da Despesa Orçamentária
    Autorização ou Fixação
    Está relacionado as fases do planejamento da ação governamental finalizando com a divulgação da LOA.

    Programação
    Maneira de distribuir despesas durante uma fase para onde foram aprovadas para sanar as necessidades mensais da repartição. Tem como objetivo decidir quais serão as prioridades que deverão ser atendidas no ano e também a definição de um cronograma de pagamento.

    Licitação
    Processo em que o Estado busca adquirir os melhores materiais e serviços por meio das condições mais viáveis.

    Empenho
    Acontece nos casos em que é criado uma obrigação de pagamento para o Estado e estabelecido através de uma Nota de Empenho. O empenho pode conter as seguintes modalidades: estimativo, ordinário e global.

    Ordinário:relação com um pagamento em uma única parcela e transmissão para um credor específico. Ex: contratação de serviços de terceiros.
    Estimativo: quando não existe noção do valor da despesa. Ex: tarifas públicas, hospedagem, etc.

    Global: Usado para pagamentos contratuais. Ex: contratos de serviços de segurança, etc.

    Liquidação
    Análise do direito conquistado pelo credor. Seu objetivo é saber se a conta apresentada pertence ao credor ou beneficiário na nota de empenho. Além disso, a liquidação busca verificar se os valores estão correspondentes nos documentos e se o setor correspondente atesta a execução da despesa.

    Pagamento
    Pagamento realizado para o credor no intuito de garantir a quitação de débito. Esse pagamento pode ser realizado com cheque nominal, ordem bancária ou suprimento de fundos.

     

  • Letra B

     

    São fases da despesa pública: ELP

    Empenho: ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de impemento de condição;

    Liquidação: verificação do direito adquirido pelo credor mediante títulos e documentos comprobatórios dos respectivos créditos. 

    Pagamento:  consiste na entrega de numerário ao credor mediante cheque nominativo, ordens de pagamentos ou crédito em conta.

  • Michael

     

    Fixação

    Empenho

    Liquidação

    Pagamento


ID
645817
Banca
PaqTcPB
Órgão
IPSEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito. Essa verificação tem por objetivo apurar:

Alternativas

ID
669025
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com o regime de competência, as obrigações com fornecedores de material de consumo devem ser reconhecidas

Alternativas
Comentários
  • A liquidação consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito e tem por objetivo apurar:

    I – A origem e o objeto do que se deve pagar;

    II – A importância exata a pagar; e

    III – A quem se deve pagar a importância para extinguir a obrigação.

    Vejam que no empenho há a criação da despesa, mas o reconhecimento desta, apenas ocorre na liquidação da despesa. Como a questão pede o reconhecimento de tal despesa, logo, fala-se em liquidação!

    Gabarito: letra D.

    Ga  

  • A questão fala em regime de competência e reconhecimento da obrigação com fornecedores de material de consumo, o reconhecimento de uma obrigação se dá com a ocorrêmcia do fato gerador.

    Haverá o seguinte lançamento na liquidação da despesa:
    D - 1.1.5 - Estoques
    C - 2.1.3 - Fornecedores e Contas a Pagar a Curto Prazo (reconhecimento da obrigação)

    Logo, a resposta correta é a letra D - na liquidação da despesa.

ID
677716
Banca
FEC
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Estágios da Receita e da Despesa Pública são as etapas consubstanciadas nas ações desenvolvidas e percorridas pelos órgãos e repartições encarregados de executá-las.
Assim sendo, podemos considerar que estágios da receita e da despesa ocorrem na seguinte ordem:

Alternativas
Comentários
  • DICA 1:

    fases das despesas públicas: LEMBRA DO NADADOR ---> Michael FELPs = Fixa + Empenha+ Liquida+ Paga

    x

    fases da receita pública: LEMBRA DO PEDRO DI LARA-LA-LALA-LA-LARA-LA-LA-LA-LA-LA-HEY ---> Previsão+Lançamento+Arrecada+Recolhe

     

     

    DICA 2:

    planejamento = previsão

    execução = lançamento, arrecadação e recolhimento

    bons estudos!

  • RECEITA = PLAR

    DESPESA = FELP

    Bons estudos.


ID
693580
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
JUCEPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Lei nº 4.320/64 estatui as fases da despesa pública. Sobre ela, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    A) Art. 63. A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito

    B) Art. 65. O pagamento da despesa será efetuado por tesouraria ou pagadoria regularmente instituídos por estabelecimentos bancários credenciados e, em casos excepcionais, por meio de adiantamento

    C) CERTO: Art. 60 § 1º Em casos especiais previstos na legislação específica será dispensada a emissão da nota de empenho

    D) Art. 63 § 2º A liquidação da despesa por fornecimentos feitos ou serviços prestados terá por base:

    III - os comprovantes da entrega de material ou da prestação efetiva do serviço.


    E) Art. 60 § 3º É permitido o empenho global de despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento.

    bons estudos

  • Segundo o profº Rafael Tonassi, estabilidade é sinônimo de garantia de emprego.

  • Segundo o profº Rafael Tonassi, estabilidade é sinônimo de garantia de emprego.


ID
698053
Banca
FMP Concursos
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considere as duas colunas abaixo em relação aos estágios da despesa públicas.

1. Empenho
2. Liquidação 
3. Pagamento 

( ) Reconhecimento do direito adquirido pela efetiva prestação dos serviços ou fornecimento dos materiais. 
( ) Liquidação do compromisso da entidade com o fornecedor. 
( ) Ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.
Numere a segunda coluna com a expressão adequada constante da primeira. Após isso, a ordem correta da segunda coluna será

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    2) Art. 63. A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito

    3) Art. 64. A ordem de pagamento é o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga

    1) Art. 58. O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição

    bons estudos


ID
701437
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A liquidação de uma obrigação presente geralmente implica a utilização, pela entidade, de recursos incorporados de benefícios econômicos a fim de satisfazer à demanda da outra parte. Essa liquidação pode ocorrer de diversas maneiras, como, por exemplo, por meio de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C
     

    IBRACON - NPC  09 - EXIGIBILIDADES
     

    7. A liquidação de uma obrigação presente geralmente implica a utilização de recursos pela entidade que encerram benefícios econômicos, a fim de satisfazer o direito da outra parte. A extinção de uma obrigação presente pode ocorrer de diversas maneiras, por exemplo:

     

    a  pagamento em numerário;

    b  transferência de outros ativos;

    c  prestação de serviços;

    d  substituição da obrigação por outra; ou

    e  conversão da obrigação em capital.

     

    Uma obrigação pode também ser extinta por outros meios, tais como o credor renunciando ou perdendo seus direitos creditícios.

    bons estudos


ID
734260
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca da modalidade do empenho, julgue os itens seguintes.

Se não houver definição do montante da despesa deve-se adotar a modalidade de empenho por estimativa.

Alternativas
Comentários
  • Os empenhos podem ser classificados em: 


    - Ordinário:  utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez; 
    - Estimativo:  utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica, aquisição de combustíveis e lubrificantes e outros; e 
    - Global: utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis. 


ID
734263
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca da modalidade do empenho, julgue os itens seguintes.

Deverá ser global a modalidade de empenho para as despesas empenhadas com contratos de limpeza e conservação cujo pagamento for parcelado ao longo de sua vigência.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

     

    "Os empenhos podem ser classificados em:

    a. Ordinário: é o tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez;

    b. Estimativo: é o tipo de empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica, aquisição de combustíveis e lubrificantes e outros; e

    c. Global: é o tipo de empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis. "

     

    Fonte: MCASP 7a edição


ID
809878
Banca
COPESE - UFT
Órgão
DPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre a execução da despesa orçamentária, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    "A nota de empenho da despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento, pendente ou não de implemento de condição, que gera registro nas contas orçamentárias e no passivo financeiro da entidade."

     

    A alternativa trata do estágio do EMPENHO e não nota de empenho.

     

    Lei 4.320/64 Art. 58. "O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição."


ID
838807
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito do registro e controle das receitas e despesas públicas, julgue os itens seguintes.


A liquidação de despesa corrente enseja registro nos sistemas orçamentário, financeiro e de compensação, envolvendo ao menos uma conta do passivo financeiro.

Alternativas
Comentários
  • Vejam justificativa do CESPE para alterar o gabarito para ERRADO:
    A liquidação de despesa corrente  não enseja, necessariamente, registro no sistema de compensação como afirma o item. Dessa forma, opta-se pela alteração do gabarito.
  • Não existe mais sistema financeiro

  • Sistema de compensação é confrontar uma receita com sua despesa, resultando isso numa despesa extra-orçamentária.

ID
838816
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito do registro e controle das receitas e despesas públicas, julgue os itens seguintes.


O empenho é etapa obrigatória da realização de despesas públicas.

Alternativas
Comentários
  • A banca considerou ERRADA a QUESTÃO, mas há precedentes. 

    + 1 da Banca das galáxias! (cespe)

    Na fase de realização/execução da despesa o empenho é parte obrigatório. Mas existe as exceções!
    Ex.: Folha de pagamento de pessoal, imagina se fosse feito 1 empenho para cada pessoa. (milhares e milhares de empenho seria feito).


    um esquemazinho bacana:

    ETAPAS DA DESPESA PÚBLICA
    1ª Planejamento (*)
     
    a) Fixação da Despesa
    b) Descentralização dos Cred.Orçamentários
    c) Programação Orçamentária e Financeira.
    d) Licitação “doutrina”
    Confecção do orçamento com a fixação da despesa, como também adoção dos demais procedimentos que possibilitam a execução da despesa, quais sejam: programação e descentralização de créditos orçamentários e financeiros.
    2ª Execução
    a) Empenho;
    b) Liquidação;
    c) Pagamento.
    Etapa de reconhecimento da despesa e de efetivo desembolso financeiro.
    (*) Importante! Os manuais do STN e SOF também incluem o “Processo de Licitação” como a 4ª e última fase do Planejamento, imediatamente anterior à etapa da execução da despesa.
    Alguns autores, a exemplo de José Lima Filho, entendem que a licitação é o estágio da despesa. Assim os manuais da STN e SOF estão congruentes com essa corrente doutrinária NÃO DOMINANTE.

    (Fonte: Manual de Contabilidade Pública – Deusvaldo Carvalho/Marcio Ceccato)




  • Lei 4.320/64
    Art. 60. É vedada a realização de despesa sem prévio empenho.
    § 1º Em casos especiais previstos na legislação específica será dispensada a emissão da nota de empenho.

    Questão semelhante:
    (CESPE/Analista/SAD PE 2009) Em casos especiais previstos na legislação específica, pode ser dispensada a emissão da nota de empenho.
    Gabarito - Item correto.
  • O "empenho" é um estágio da despesa e não uma etapa.

    Etapas:
    -Planejamento
    -Execução (aqui entra o empenho, liquidação e pagamento)
    -Controle e Avaliação

    Estágios
    -Empenho,
    -Liquidação e
    -Pagamento.
    Bons estudos.

     

  • Meu Deus, onde vamos parar. O empenho é sempre obrigatório, pois quando fazemos um empenho para vários credores fazemos tendo como credor a unidade gestora, para evitar fazer vários empenhos, ou seja, fazemos 1 apenas. Isso ocorre por exemplo com empenho para pagamento de pessoal, em que vários servidores serão credores e há somente 1 empenho em nome da Unidade Gestora. Mas dizer que o empenho não é etapa obrigatória da realização da despesa é um ABSURDO. O que é dispensável é a "nota de empenho" não o empenho em si. A lei é clara.
  • Iran,
    Creio que o erro está em afirmar que o empenho é uma ETAPA, quando, na verdade, ele é um estágio. Assim, como comentado pelo colega acima. Me corrijam se eu estiver equivocada!
    Abraços!
  • Realmente acredito que o erro esteja na palavra etapa, ao invés de estágio, pois segundo o Manual Completo de Contabilidade Pública - Série Provas e Concursos - Deusvaldo Carvalho ; Marcio Ceccato (ed. 2011, pág. 252):
    "A Lei 4.320/64 informa quais são os estágios da execução da despesa:
    • Empenho; 
    • Liquidação;
    • Pagamento."
    Na pág. 253 há a seguinte informação:
    "Todas as despesas passam pela fase de empenho, sem exceção. Todavia a nota de empenho pode ser dispensada em algumas situações de despesas empenhadas.
    A nota de empenho é apenas a materialização da fase de empenho. Determinadas despesas, devido as suas características, tornam desnecessárias ou inviáveis a impressão de notas de empenho.
    O exemplo clássico é a folha de pagamento do funcionalismo público. Não faz sentido imprimir uma nota de empenho para cada servidor público. Demandaria uso desnecessário de recurso material e humano em tal empreitada. A fase do empenho, neste caso, estará formalizada, registrada e disponível para consulta no banco de dados utilizado pelo ente (no caso da União, via Siafi)."

  • QUESTÃO ERRADA!!

    Pessoal, acredito que o erro da questão seja por considerar empenho como uma etapa.
    De acordo com a LEI 4320/64:



    art. 58. O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição

    Art. 60. É vedada a realização de despesa sem prévio empenho.

    § 1º Em casos especiais previstos na legislação específica será dispensada a emissão da nota de empenho.


    Acredito que para a banca CESPE o "empenho" é um estágio da despesa e não uma etapa.

    Etapas da despesa:
    -Planejamento
    -Execução
    -Controle e Avaliação

    Estágios
    -Empenho,
    -Liquidação e
    -Pagamento.
  • Será que o erro não poderia estar também pelo fato da questão falar que o empenho é obrigatório para as DESPESAS PÚBLICAS? Já que para o MCASP despesa pública engloba tanto as despesas orçamentárias como as extraorçamentárias...

    e contando que as despesas extraorçamentárias não passam pelos estágios da execução da despesa....

    O que acham?

     

    Bons estudos.

  • Errado, pois é obrigatória somente das Despesas Públicas ORÇAMENTÁRIAS.

  • Empenho pode ser uma etapa da "execução" da despesa, e não realização.

  • A ANAC precisa de uma pessoa que saiba o que é EMPENHO OU que seu novo funcionário saiba que EMPENHO é classificado como estágio e não como etapa ?!?!?

  • Despesa pública (em sentido estrito) é a mesma coisa que despesa orçamentária. Assim, o erro parece mesmo estar relacionado à troca de palavras etapa e estágio.

    Resposta: Errado.

  • Mas até mesmo essa discussão de o termo ortodoxo ser "etapa" ou "estágio" é controversa; por vezes ele é até mesmo intercambiável pela banca em outras questões.

    Complicado se o erro foi apenas esse...

  • Gabarito: ERRADO

    Etapas da despesa:

    • Planejamento
    • Execução
    • Controle e Avaliação

    Estágios da despesa (etapa Execução)

    • Empenho
    • Liquidação
    • Pagamento

ID
846757
Banca
CEPERJ
Órgão
SEPLAG-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O pagamento de despesa será efetuado por tesouraria ou pagadoria regularmente instituídas, por estabelecimentos bancários credenciados, e, em casos excepcionais, por meio de:

Alternativas
Comentários
  • gabarito E. Art. 65. O pagamento da despesa será efetuado por tesouraria ou pagadoria regularmente instituídos por estabelecimentos bancários credenciados e, em casos excepcionais, por meio de adiantamento.

ID
846769
Banca
CEPERJ
Órgão
SEPLAG-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A emissão da nota de empenho será dispensada, conforme previsto em legislação específica, em casos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. Lei 4.320/64. Art. 60. É vedada a realização de despesa sem prévio empenho. § 1º Em casos especiais previstos na legislação específica será dispensada a emissão da nota de empenho.

  • A Nota de Empenho pode ser dispensada em casos de: - sentenças judiciais; - pagamento de pessoal;  - encargos sociais; - pagamento de juros; - encargos da dívida.



ID
850108
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A despesa pública tem as seguintes fases: fixação, empenho, liquidação e pagamento.


As fases compreendidas pelo empenho são:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    Empenho: Aprovada e publicada a Lei Orçamentária Anual, os créditos são descentralizados aos órgãos e Unidades Orçamentárias, que poderão dar início à execução orçamentária de suas ações.

    O empenho corresponde ao primeiro estágio da despesa e consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico. 

    O empenho é o principal instrumento da Administração para o acompanhamento e controle da execução do orçamento. Ele é assinado pelo ordenador da despesa e pelo gestor financeiro.

    ATENÇÃO 1  Não existe possibilidade de realização de despesa sem prévio empenho. O empenho precede a realização da despesa e não poderá ultrapassar o limite de crédito disponível.

    ATENÇÃO 2  Não confundir “empenho da despesa” com “Nota de Empenho”. Veja a diferença:

    Empenho da despesa, conforme a Lei no 4.320/1964, art. 58, é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado a obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Portanto, o “empenho da despesa” é uma autorização da autoridade competente para a realização da despesa. O Estado, representado pelo ordenador da despesa, ordena, através de sua assinatura, a realização de uma despesa, gerando a assunção de uma obrigação.

    ATENÇÃO  Essa afirmativa de que o empenho “cria a obrigação” somente é válida se for extração literal do texto da lei – pois não é no empenho, mas no estágio da liquidação que a obrigação é criada.

    Nota de Empenho, conforme consta na Lei no 4.320/1964, art. 60, § 1o, em casos especiais previstos na legislação específica será dispensada a emissão da Nota de Empenho. A “Nota de Empenho” corresponde a um documento emitido e impresso no SIAFI – Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal, que somente pode ocorrer após o “empenho da despesa”.



ID
865039
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a Lei no 4.320/1964, o despacho exarado pela autoridade competente, determinando que a despesa seja paga, configura-se como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. Art. 64. A ordem de pagamento é o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga.
    Parágrafo único. A ordem de pagamento só poderá ser exarada em documentos processados pelos serviços de contabilidade.
  • Trata-se da etapas da despesa Conforme o MCASP 8ª e Lei 4.320/64.

     "Planejamento abrange a formulação do plano e ações governamentais que servirão de base para a fixação da despesa, a descentralização/movimentação de créditos, a programação orçamentária e financeira, e o processo de licitação e contratação. 

    execução da despesa se dá em 3 estágios: empenho, liquidação e pagamento

    ⇒ Empenho é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico. 

    ⇒ Liquidação consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito e tem por objetivo apurar:

    ➨ Essa verificação tem por fim apurar:

    → a origem e o objeto do que se deve pagar;

    → a importância exata a pagar;

    → a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação.

    ➨ A liquidação da despesa por fornecimentos feitos ou serviços prestados terá por base:

    → o contrato, ajuste ou acôrdo respectivo;

    → a nota de empenho;

    → os comprovantes da entrega de material ou da prestação efetiva do serviço.

    ⇒ Pagamento consiste na entrega de numerário ao credor por meio de cheque nominativo, ordens de pagamentos ou crédito em conta, e só pode ser efetuado após a liquidação da despesa".

    ➤ Resolução: De início, podemos eliminar as letras B e D, pois não são etapas da despesa. O empenho e a liquidação traduzem criação da obrigação de pagar para o Estado e verifica o direito adquirido pelo credor, respectivamente. Portanto, não se referem ao pagamento, podendo ser eliminadas as letras C e E. Por fim, o despacho exarado pela autoridade competente, determinando que a despesa seja paga, configura-se como PAGAMENTO.

    Gabarito: Letra A.


ID
867841
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.O empenho da despesa

Alternativas
Comentários
  • Lei 4320

     

    Art. 59 - O empenho da despesa não poderá exceder o limite dos créditos concedidos.  

     

    Bem aventurado o homem que se apraza na lei do Senhor. Salmo 1º


ID
873286
Banca
MOVENS
Órgão
DNPM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Após executado o passo preliminar da licitação, a despesa orçamentária é efetivada com o cumprimento de três estágios. Assinale a opção que apresenta o principal instrumento de acompanhamento e controle da execução do orçamento público.

Alternativas
Comentários
  • Questão de Contabilidade Pública!!!

ID
877669
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação às despesas públicas, julgue os próximos itens.

O ato do pagamento encerra a fase de liquidação da despesa.

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal, vamos à questão:

    Na verdade seria "O ato do pagamento NÃO  encerra a fase de liquidação da despesa" .

    LIQUIDAÇÃO Art. 63 lei 4320
    1) Consiste na verificação do DIREITO ADQUIRIDO pelo CREDOR,tendo por base os títulos e docs comprobatórios  do crédito;
    2)
    Essa VERIFICAÇÃO tem por finalidade: saber a origem e objeto do que se deve pg; valor a pg; a quem se deve pg?
    3) PRECEDE o PG;
    4) Nessa fase existe a comprovação de
    IDONEIDADE TRABALHISTA, FISCAL TRIBUTÁRIA E PREVIDENCIÁRIA do credor, só depois disso será liberado o PG.

    ESTÁGIOS DA DESPESA PÚBLICA
    ( FELP)
    1) FIXAÇÃO= LOA ou mediante Créditos Adicionais;
    2) EMPENHO= RESERVA ORÇAMENTÁRIA;
    3) LIQUIDAÇÃO= CONFERÊNCIA DOCUMENTAL
    ( Caso da questão em tela');
    4) PAGAMENTO=DESEMBOLSO (Caso da questão em tela)

    Espero ter ajudado pessoal...A dificuldade é para todos..Continuem firmes..

  • Pagamento vem DEPOIS da LIQUIDAÇÃO e não no fim da liquidação
  • [Questão Errada]    

    O PAGAMENTO corresponde ao terceiro e último estágio da despesa, corresponde ao efetivo desembolso financeiro público precedido de empenho e da liquidação de acordo com a Lei 4.320/64 e decreto 93.782/86.
    Art. 62
    O pagamento da despesa só será efetuado quando ordenado após sua regular liquidação. (Lei 4.320/64)
    Art. 42 O pagamento da despesa só poderá ser efetuado quando ordenado após sua regular liquidação (Decreto 93.782/86)


    A LIQUIDAÇÃO torna líquido e certo o direito do credor de receber o valor correspondente ao material entregue ou ao serviço prestado. (Art. 63  da  Lei 4.320/64   e   Art. 36  do  Decreto 93.872/86)

    Então >>  
    O ato do pagamento NÃO encerra a fase de liquidação da despesa.
  • Resumindo:

    O pagamento encerra a fase de EXECUÇÃO da despesa, que transcorre em três estágios: 

    -Empenho
    -Liquidação
    -Pagamento

    Ou seja, a Liquidação é apenas uma fase da execução. 
  • Achei a questão, na letra do que foi escrito, um pouco ambígua. 

    Entendo que a Liquidação e Pagamento são estágios, porém, falar em "pagamento" ao meu ver, significa que o estágio da liquidação já foi executado (encerrado), ou tão logo, o pagamento não seria efetuado. Portanto, cumprir o estágio do Pagamento, ao meu ver, encerra a fase de Liquidação (Cumpriu-se um estágio, partiu-se para outro).

    Alguém poderia questionar e justificar minha opinião?




  • GABARITO: ERRADO

     

    A liquidação da despesa é uma fase (ou estágio) e o pagamento é outra fase.


    O pagamento da despesa só será efetuado quando ordenado APÓS sua regular liquidação.

     

     

    Prof. Sérgio Mendes - Estratégia Concursos

  • O engraçado eé que em outra questão o CESPE considerou que a liquidação encerrava o empenho... eu ein


ID
877672
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação às despesas públicas, julgue os próximos itens.

Na fase do empenho, a despesa pública torna-se uma obrigação do ente público, uma vez que consiste no comprometimento de parcela do orçamento com uma determinada despesa.

Alternativas
Comentários
  • EMPENHO consiste em obrigação pendente ou não de implemento de condição
  • EMPENHO DA DESPESA

     
                            “O empenho da despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição”. (art. 58 da lei nº 4.320/64)

  • Olá pessoal, segue resumo segundo professor Alexandre Teshima para ratificar o gabarito CORRETO:

    EMPENHO  ( RESERVA ORÇAMENTÁRIA ) arts: 58e  59 lei 4320/64

    1) Ato emanado de AUTORIDADE COMPETENTE ( Ordenador de despesas=SIAFI) que CRIA para o Estado a OBRIGAÇÃO DE PG pendente ou não de implemento de condição;
    2) Empenho não pode exceder limite de crédito concedido
    3)
    É VEDADA realização da despesa SEM PRÉVIO EMPENHO ( art 60 lei 4320)


     Espero ter contribuído...
  • Não concordo com a questão pelos seguintes motivos:
    - Contabilmente falando, a obrigação (de verdade) só ocorre na liquidação da despesa, momento este em que é verificado se o fornecedor cumpriu o contratado e se o valor é realmente devido.
    - Na liquidação da despesa ocorre um lançamento no Passivo Circulante, gerando assim uma Obrigação propriamente dita.

    Essa confusão de conceitos se deve ao fato de a Contabilidade Pública estar afundada na Administração Financeira e Orçamentária.
    Com as mudanças que vem ocorrendo na Contabilidade já há alguns anos, este panorama tem tudo para mudar, e dar maior importância à informação patrimonial.

    Bons Estudos!
  • Diego boa noite,

    Gostaria de entender melhor o seu ponto de vista. Quando deveria constituir-se obrigação, no contrato?
    Veja que se a obra  foi iniciada, o orçamento foi aprovado, inclusive reservado, ou seja para não receber pode ocorrer inúmeros motivos ; ex. a parte que cabe ao terceiro não ser aprovada, mas talvez o mais drástico seria virar precatório por absoluta perda de prioridade de pagamento, ou seja um evento extraordinário importante "comeu" a verba. Existem 2 formas de ver este fato:
    1. do lado do contratado -- eu quero meu dinheiro, porque meu filho nao estuda nesta escola, nem trabalho  como funcionário público, tenho minhas obrigações também..
    2. do lado do contratante --- exemplo: faltou $$ para a merenda escolar, pagar funcionários algo assim...

    De qualquer forma o que vai prevalecer é o INTERESSE PÚBLICO sobre o particular,  mas com certeza melhor teria sido se nada excepcional ocorresse.

    Obs. não é nada contra o seu post, apenas dá a entender que vai mudar, deveria mudar... e não vejo razão, me mostre porquê deveria.

    []s
  • Caro Edson,
    Meu ponto de vista é estritamente técnico e não entra no mérito dos inúmeros problemas que rondam a administração pública.
    Quando digo que a "Obrigação" surge apenas com a liquidação da despesa, vejo pelo lado lógico da coisa.

    Vamos a um exemplo:

    Contratação de empresa para reforma de um prédio. 
    Passos:
    1- Reserva orçamentária (dotação);
    2- Licitação;
    3- Empenho;
    4- Assinatura de contrato;

    Até aqui, a administração assumiu compromissos com o contratado e vice versa. Todavia, ainda não existe uma Obrigação Contábil (valor que se deve a terceiro).

    5- Contratado presta o serviço;
    6- Emite nota fiscal;
    7- Fiscal da administração afere se o serviço está de acordo com o contratado;
    8- Fiscal atesta a NF e encaminha à Contabilidade para liquidação e pagamento;

    9- Contabilidade apropria a NF no SIAFI.

    Nesse momento, e somente nesse momento,  ocorre o lançamento de um Passivo (contas a pagar ou similar), criando uma obrigação para a administração, que será baixada com o pagamento.


    Este é meu raciocínio.

    Ps.: ressalto que os passos acima são simplórios e em uma situação real são mais intruídos.


  • A lei é clara galera. Não precisa viajar muito na questã.

    Empenho: Comprometimento que cria obrigação pendente ou não de implemento. 
    Liquidação: Verificação dos termos.

    Para o fornecedor:
    Empenho: Cria GARANTIA.
    Liquidação: Cria DIREITO LÍQUIDO.
  • O que é empenho? É congelar uma parte da grana que se tem disponível. Por que ele é feito? Para, no futuro, pagar uma dívida contraída agora.

    Resposta: Certo.

  • CUIDADO:

    (...) obrigação (implícito: ORÇAMENTÁRIA) (...) = CORRETO.

    Detalhe: Estaria errada a questão se falasse taxativamente em (...) obrigação financeira OU passiva, etc. , pois aí neste caso, precisaria efetuar a regular LIQUIDAÇÃO, ok ?

    Bons estudos.


ID
880729
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a opção verdadeira a respeito da conta- bilização da emissão da nota de empenho de que trata o art. 58 da Lei n. 4.320/1964.

Alternativas
Comentários
  • a) Na emissão da nota de empenho, o crédito orçamentário correspondente é bloqueado até que o pagamento seja realizado. ERRADO, até a liquidação.
    b) A emissão da nota de empenho provoca lançamentos contábeis simultaneamente em contas do sistema financeiro e do sistema orçamentário. ERRADO, não se utiliza no empenho, o sistema financeiro.
    c) Valores empenhados para a inscrição de créditos em restos a pagar transitam diretamente pelas contas de variações ativas e passivas. ERRADO, no empenho (sob a ótica do plano antigo) não há impacto em contas de resultado.
    d) Ocorre um lançamento contábil que reduz a disponibilidade de crédito, tornando-o apto para a liquidação da despesa. CERTO.
    e) O valor empenhado é lançado, via registro contábil, em contas do passivo em contrapartida a uma conta de despesa. ERRADO, no empenho (sob a ótica do plano antigo) não há impacto em contas de resultado.
  • Só contribuindo também: só quando ocorre a liquidação é que a despesa (patrimonialmente falando) acontece, isto é, só a partir da liquidação é que ocorre uma variação patrimonial diminutiva.

ID
907879
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MinC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação ao contingenciamento de despesas, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
908008
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MinC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação aos estágios da despesa pública, é correto afirmar que o(a)

Alternativas
Comentários
  • Lei 4320-64
    a) ERRADA - EMPENHO é o primeiro estágio da despesa.
    b) ERRADA - Art. 58. O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento PENDENTE OU NÃO de implemento de condição.
    c) ERRADA -  Art. 63. A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo CREDOR tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.

    d) CORRETA - Art. 65. O pagamento da despesa será efetuado por tesouraria ou pagadoria regularmente instituídos por estabelecimentos bancários credenciados e, em casos excepcionais, por meio de adiantamento.
    e) ERRADA - Inscrição na Dívida Ativa é somente para CR[EDITOS-RECEITAS. 

ID
908011
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MinC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que diz respeito ao empenho da despesa pública, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta: Letra B.

    a) Nada impede do setor privado também realizar o procedimento de empenho da despesa.
    b) As etapas da despesa são: empenho, liquidação e pagamento. Essa sequência SEMPRE deve ser seguida.
    c) Nunca as despesas empenhadas poderão ser superiores ao crédito disponível.
    d) São procedimentos distintos. art. 60, § 1º e 2º, da Lei 4.320/64.
    e) Não é obrigatório, pois o empenho pode ser realizado somente para reservar certa quantia de crédito para posteriormente ser empenhado em nome de algum credor.
  • A obrigatoriedade do nome do credor no documento Nota de Empenho, em alguns casos, como na Folha de Pagamento, torna-se operacionalmente impraticável, tendo em vista o número excessivo de credores (servidores).


    Fonte: Manual Siafi: http://manualsiafi.tesouro.fazenda.gov.br/020000/021200/021213


ID
908686
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Ato de empenhar uma despesa provoca:

Alternativas

ID
958168
Banca
CEPERJ
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Segundo o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, o 13º salário, a ser pago no final do ano, deve ser provisionado a cada mês trabalhado, mas o empenho, a liquidação e o pagamento da despesa orçamentária só acontecerão no mês:

Alternativas

ID
965362
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito das etapas da despesa pública, julgue o item abaixo.

O processo de fixação da despesa orçamentária é concluído no pagamento, que somente pode ser efetuado após a regular liquidação da despesa.

Alternativas
Comentários
  • O correto seria: O processo de execução da despesa orçamentária é concluído no pagamento, que somente pode ser efetuado após a regular liquidação da despesa.

    O processo orçamentário possui duas etapas: Fixação e, posteriormente, Execução.
     

  • ERRADA

    O processo de Fixação corresponde a uma das fases, sendo assim a forma Correta seria processo de execução da despesa orçamentária é concluído no pagamento, que somente pode ser efetuado após a regular liquidação da despesa.


  • QUESTÃO ERRADA!!

    De acordo com o Portal da Transparência do Governo Federal:

    "...detalhamento Diário das Despesas apresenta dados detalhados e diariamente atualizados sobre os atos praticados pelas unidades gestoras do Poder Executivo Federal no decorrer da execução das suas despesas. Por meio da pesquisa, é possível, inclusive, conhecer a fase em que a despesa está: empenho, liquidação e pagamento. "

    FONTE: http://www.portaltransparencia.gov.br/despesasdiarias/saiba-mais
  • Errada,

    o processo da DESPESA segue a seguinte ordem:

    1-FIXAÇÃO 
    2- EMPENHO
    3-LIQUIDAÇÃO
    4-PAGAMENTO

  • Observação importante:

    As etapas não se confundem com os estágios da despesa pública.

    As etapas consistem em:
    1. planejamento e contrataçao;
    2. execução;
    3. controle e avaliação.

    A fixação da despesa ocorre na etapa de planejamento da despesa. 
    Os estágios da despesa orçamentária: empenho, liquidação e pagamento ocorre na etapa de EXECUÇÃO da despesa.

    e é por isso que é na etapa de execução da despesa orçamentária em que o pagamento é concluído.

  • O processo de fixação da despesa orçamentária é concluído com a aprovação da Lei Orçamentária Anual. 

  • "A fixação da despesa refere-se aos limites de gastos, incluídos nas leis orçamentárias com base nas receitas previstas, a serem efetuados pelas entidades públicas. A fixação da despesa orçamentária insere-se no processo de planejamento e compreende a adoção de medidas em direção a uma situação idealizada, tendo em vista os recursos disponíveis e observando as diretrizes e prioridades traçadas pelo governo.

    Conforme art. 165 da Constituição Federal de 1988, os instrumentos de planejamento compreendem o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual.

    O processo da fixação da despesa orçamentária é concluído com a autorização dada pelo poder legislativo por meio da lei orçamentária anual, ressalvadas as eventuais aberturas de créditos adicionais no decorrer da vigência do orçamento" 

    Fonte: MCASP 6ª ed.

  • ETAPAS DA DESPESA: PLANEJAMENTO (FIXAÇÃO) E EXECUÇÃO.
    FASES DA DESPESA: FIXAÇÃO (PLANEJAMENTO) EMPENHO (EXECUÇÃO) LIQUIDAÇÃO (EXECUÇÃO) PAGAMENTO (EXECUÇÃO).

    O correto, como dito pelos colegas, seria dizer "o processo de execução".

  • GABARITO: ERRADO

     

    É fato que o pagamento da despesa só será efetuado quando ordenado após sua regular liquidação.

    Entretanto, a fixação é concluída com a autorização dada pelo Poder Legislativo por meio da lei orçamentária anual, ressalvadas as eventuais aberturas de créditos adicionais no decorrer da vigência do orçamento.

     

    Prof. Sérgio Mendes - Estratégia Concursos


ID
969283
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Um empenho emitido incorretamente, deverá ser:

Alternativas
Comentários
  • Uma nota de empenho só pode apenas ser anulado ser for da forma total ou parcial. Ambas as formas serão canceladas por outra nota de empenho. 


ID
974959
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Conforme os dispositivos descritos na Lei n° 4.320/64, além do comprometimento do crédito público, são considerados estágios da despesa pública:

Alternativas

ID
976951
Banca
FUNCAB
Órgão
SUDECO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Aprevisão da Receita corresponde aos valores que a lei do orçamento consignar, pois são estimativas que se originam de estudos efetuados, antes de comporem o Projeto de Lei ou Lei Orçamentária, constituindo-se,assim,na primeira etapa da Receita.Já as Despesas têm sua primeira etapa na sua fixação na Lei Orçamentária. Identifique e assinale qual das alternativas corresponde à última etapa da Receita e da Despesa, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Questão: Contabilidade Pública 

    RECEITA - Lançamento - Arrecadacão - Recolhimento

    DESPESA - Empenho - Liquidação - Pagamento


    a) Recolhimento e Pagamento

ID
992296
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que se refere ao plano de contas aplicado ao setor público composto por oito classes de contas, julgue os itens subsecutivos.

Se ocorrer fato gerador do passivo simultaneamente à liquidação, não será necessária a passagem pela conta crédito empenhado em liquidação.

Alternativas
Comentários
  • Correta, conforme dispõe o Volume IV do MCASP (pág. 18): http://www3.tesouro.gov.br/legislacao/download/contabilidade/ParteIV_PCASP2011.pdf
  • Trata-se de "Controle de Liquidação" com vistas a evitar a duplicidade de valores no Balanço Patrimonial.

    A conta "Crédito Empenhado em Liquidação" é utilizada nos casos em que houve empenho dos fatores geradores e ainda não houve liquidação.

    Ocorrendo simultaneamente FATO GERADOR e LIQUIDAÇÃO - não é necessária a passagem pela conta "empenhado em liquidação".

    (Fonte : MCASP - PCASP (parte IV) - página 18)

    Bons estudos!
  • Para calcularmos o passivo financeiro somamos os passivos financeiros do balanço com o valor que sobra na conta de créditos em empenhados a liquidar. No entanto, o problema é que há situações em que nós temos o fato gerador da despesa, mas ainda não ocorreu ainda a liquidação da despesa no sistema orçamentário. Perceba, se nós não fizermos nada o montante desse passivo estaria ainda na conta crédito empenhado a liquidar e no balanço patrimonial. Na hora somarmos contabilizaríamos em duplicidade o passivo financeiro. Por isso, nós criamos a conta crédito empenhado em liquidação para retirar esse valor da conta de créditos empenhados a liquidar e, portanto, evitar a dupla contagem. 


ID
1001050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca do patrimônio público e de suas variações, dos sistemas contábeis e das transações no setor público, julgue os itens a seguir.

Em caso de liquidação da despesa orçamentária, o crédito empenhado a liquidar é aumentado com um lançamento contábil a crédito.

Alternativas
Comentários
  • Lançamento da Despesa:

    PELA FIXAÇÃO:

    D- Crédito Inicial
    C- Crédito Disponível (Despesa Fixada)

    PELO REGISTRO DO EMPENHO DA DESPESA

    D - Crédito Disponível
    C - Crédito Empenhado a Liquidar

    PELA LIQUIDAÇÃO DA DESPESA.

    D - Crédito Empenhado a Liquidar
    C - Crédito Empenhado Liquidado.

    Na Liquidação da Despesa o Crédito Empenhado a Liquidar é DIMINUÍDO com um DÉBITO.
  • Em caso de liquidação da despesa orçamentária, o crédito empenhado a liquidar é DIMINUÍDO com um lançamento contábil a crédito.


ID
1001089
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, relativos à execução orçamentaria e financeira.

O exercício financeiro coincide com o ano civil, para a finança governamental, não estando amparada legalmente a liquidação de uma despesa pública no exercício subsequente ao de sua fixação.

Alternativas
Comentários
  • Acho que se tirarmos a palavra "não" da frase ela ficaria correta, ou não?
    Não vejo outro erro.
  • Isso mesmo Robson, é o caso dos Restos a Pagar Não Processados (Despesas Empenhadas e NÃO Liquidadas)
  • Pelo que estudei em Matemática Financeira têm Três situações:

    366 dias ano bisexto quando acontece todas as Olimpíadas

    360 ano comercial todo mês será 30 dias

    365 ano normal civil da questão

    Isso se aplica também na Contabilidade em geral

    Acho que a questão têm dois erros.

    ;) 

  • O exercício financeiro coincide com o ano civil, para a finança governamental, não estando amparada legalmente a liquidação de uma despesa pública no exercício subsequente ao de sua fixação. Resposta: Errado.

    Lei nº 4.320/64, Art. 34. O exercício financeiro coincidirá com o ano civil.

    Lei nº 4.320/64, Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

    I - as receitas nêle arrecadadas;

    II - as despesas nêle legalmente empenhadas.


ID
1003837
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando o disposto na legislação vigente e ainda o adotado pela doutrina majoritária, os estágios da despesa pública classificam-se em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    ETAPAS DA DESPESA

    Planejamento

    Execução -->  estágios da despesa

         Fixação

         Empenho

         Liquidação

         Pagamento
    Controle e avaliação


    ESTÁGIOS DA RECEITA

    Previsão  ---->   doutrinário

    Lançamento

    Arrecadação

    Recolhimento

    bons estudos

  • Estágios de Despesa = FELP

    Estágios da Receita = PLAR


ID
1006756
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação à receita pública e à despesa pública, julgue os seguintes itens.

A classificação da despesa por categoria econômica, diferentemente da classificação funcional, aponta os efeitos do gasto público sobre toda a economia.

Alternativas
Comentários
  •  
    Segundo o Manual Completo De Contabilidade Pública - Série Provas E Concursos

    Pág. 182:

    "A classificação da despesa em categorias econômicas tem por finalidade identificar o efeito econômico da realização da despesa, ou seja, evidencia como os gastos foram realizados, se o Governo efetuou investimentos, construi bens públicos, despesas de custeio, pagamento de juros etc."
     
  • Certo!!
     
    A categoria econômica da despesa é dividida em:
     
    1 – Despesa Corrente
    2 – Despesa de Capital
    3 – Reservas
     
    Por outro lado, a classificação funcional da despesa é assim dividida:
     
    1 – Educação
    2 – Segurança
    3 – Saúde
    (...)
     
    Percebe-se que a classificação de acordo com a categoria econômica é bem mais abrangente, abarcando, portanto, TODA A ECONOMIA
     
    Já sob o enfoque funcional, a despesa é categorizada de acordo com um RAMO ESPECÍFICO da econômica, como educação, saúde e segurança.  Certo!!
     
  • Complementando...

    Fonte: STN https://www.tesouro.fazenda.gov.br/glossario?b=C

    Classificação Econômica da Despesa

    Composta pela categoria econômica, pelo grupo a que pertence a despesa, pela modalidade de sua aplicação e pelo objeto final de gasto. Possibilita tanto informação macroeconômica sobre o efeito do gasto do setor público na economia, através das primeiras três divisões, quanto para controle gerencial do gasto, através do elemento de despesa.



ID
1006771
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos aos procedimentos de execução orçamentária e financeira.

No caso da aquisição de bens mediante permuta, se os valores dos bens permutados não forem coincidentes, o valor do empenho deverá limitar-se à diferença a ser paga.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    4.8.1.5 - CARACTERÍSTICAS DO EMPENHO
    [...]

    f) O empenho para aquisição de bens mediante permuta limita-se à diferença a ser paga, quando não sejam coincidentes os valores dos bens permutados.

    http://manualsiafi.tesouro.fazenda.gov.br/pdf/020000/020300/020301
  • Para a questão ser correta, necessariamente o ente teria que desembolsar caixa pelo valor a mais que ele adquiriu na permuta, uma vez que só há empenho quando há previsão de saída de caixa. Não entendi que houve esse desembolso, mas sim um ganho, na ótica patrimonial, para o ente que adquiriu o bem com diferença de valor.

    Alguém poderia ajudar-me?

  • GABARITO: CERTO

    Outra idêntica caiu 2 anos depois:

    Ano: 2015 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TRE-MT Prova: CESPE - 2015 - TRE-MT - Analista Judiciário - Contabilidade

    Assinale a opção correta acerca da execução orçamentária e financeira.

    e) Quando houver a permuta de bens cujos valores não sejam coincidentes, o valor do empenho para aquisição desse bem mediante permuta deverá limitar-se à diferença a ser paga, caso exista.


ID
1008052
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a opção que indica o evento que enseja a transferência dos passivos permanentes para passivos ? nanceiros.

Alternativas
Comentários
  • Primeiro estágio é a fixação, alguem sabe responder porque teria emissão de nota de empenho?
  • Por eliminação, encontramos a letra "d".

    Como o item fala em "primeiro estágio na realização da despesa", acredito que esteja se referindo ao primeiro estágio da execução da despesa, que é o empenho.

    Ainda assim, não há que se falar em fixação nesse caso, pois como já é um passivo permanente, subentende-se que ja se encontra fixado. Mas isso é só um raciocinio particular. Posso estar errado.

    Bem, é isso. Bons estudos.
  • Estágios da Despesa: FELP.
    Fixação
    Empenho.
    Liquidação
    Pagamento.
  • Etapas da Despesa Orçamentária: Planejamento e Execução.

    Estágios da Etapa Execução:
    1º Empenho
    2º Liquidação
    3º Pagamento

    Fonte: MCASP - PCO
  • Na prática eu posso ter uma despesa registrada em meu passivo sem ainda ter a emissão da nota de empenho (princípio da competência), por isso está com atributo "P", essa despesa só passará para atributo "F" quando realmente envolver o ciclo orçamentário e passar pela emissão do empenho.

  • Geraldo, porque a passagem do passivo permanente (aquele que precisa de autorização para ser realizado) para o financeiro se dá justamente pelo empenho (autorização para realizar).

  • Ao meu ver esta resposta é incoerente pois o primeiro estágio da despesa é a fixação, a nota de empenho é emitida quando do segundo estágio, sendo assim entendo que esta questão não tenha resposta.

  • A classificação da "fixação" como o 1º estágio é uma classificação doutrinária

    Segundo o MCASP, os estágios são: empenho, depois liquidação e, por último, o pagamento.


  • "§ 4º O Passivo Permanente compreenderá as dívidas fundadas e outras que dependam de autorização legislativa para amortização ou resgate." Alguém poderia explicar como o empenho é uma autorização legislativa?

  • Pessoal,

    "O passivo não financeiro (denominado permanente pela Lei n. 4.320/64) compreenderá as dívidas fundadas e outras que dependam de autorização legislativa para amortização ou resgate (dívidas de longo prazo).

    No passivo financeiro, que compreende os compromissos cujo pagamento não dependa de autorização orçamentária, encontraremos a chamada dívida flutuante que, conforme o artigo 92 da Lei n. 4.320/64, é composta por: restos a pagar, serviços da dívida a pagar, depósitos e débitos de tesouraria.

    O passivo financeiro deve conter os compromissos originários do orçamento da despesa empenhada e não paga:

    > restos a pagar processados (fornecedores, pessoal a pagar etc.);

    > restos a pagar não processados; e

    > serviços da dívida a pagar (amortização do principal a pagar, juros a pagar etc.)."

    Fonte: Contabilidade Pública (Haddad, Rosaura Conceição)

    É interessante notar que apesar dos nomes (passivo financeiro e não-financeiro), aqui estamos falando do Balanço Patrimonial e não do Balanço Financeiro ou Orçamentário.

    A questão pede o evento o evento que transfere passivo permanente para financeiro. Isso ocorreria então na virada de um ano para outro, se a despesa chegou a ser empanhada (mesmo que não liquidada) ela será inscrita no Balanço Patrimonial seguinte como 'Restos a pagar não processados" e será financeiro pois não depende de autorização orçamentária (Já tinha autorização no ano anterior).

    Isso então ocorre no empenho que é o 1o estágio da realização/execução da despesa e é registrado pela emissão da Nota de Empenho. A Fixação ocorre antes na execução (é um previsão da despesa) e é registrada por Nota de Dotação.


    Bons Estudos!

ID
1009447
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que concerne aos procedimentos contábeis orçamentários previstos no Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP), julgue os itens subsecutivos.

No momento do empenho da despesa, deve ser efetuado o controle da disponibilidade financeira por fonte/destinação de recursos.

Alternativas
Comentários
  • Na execução orçamentária da despesa, no momento do empenho, deverá haver a baixa do crédito disponível conforme a fonte/destinação e deverá ser registrada a transferência da disponibilidade de recursos para a disponibilidade de recursos comprometida. Na saída desse recurso deverá ser adotado procedimento semelhante, com o registro de baixa do saldo da conta de fonte/destinação comprometida e lançamento na de fonte/destinação utilizada.

    MACASP, PARTE I, PÁG. 116.
  • O controle das disponibilidades financeiras por fonte/destinação de recursos deve ser feito desde a elaboração do orçamento até a sua execução, incluindo o ingresso, o comprometimento e a saída dos recursos orçamentários.


    MACASP, PARTE I, PÁG. 116.



ID
1020310
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que se refere a receitas e despesas públicas, julgue os itens seguintes.

No empenho da despesa referente ao pagamento de uma parcela de operação de crédito contratada, é feito lançamento na conta crédito empenhado a liquidar.

Alternativas
Comentários
  • Pessoal,


    Segue material que explica o porque da questão estar correta:

    MCASP - PARTE III - Procedimentos contábeis específicos - página 48 em diante.

  • Diversos

    Empenho

    a Empenho a Liquidar

  • Página 126, MCASP, 6a EDIÇÃO.

  • Considere a contratação de uma operação de crédito pelo ente.


    a. Na contratação:

    Natureza da informação: patrimonial

    D 1.1.1.1.1.xx.xx Caixa e Equivalentes de Caixa em Moeda Nacional (F)

    C 2.1.2.2.x.xx.xx Empréstimos a Curto Prazo – Externo (P)


    Natureza da informação: orçamentária

    D 6.2.1.1.x.xx.xx Receita a Realizar

    C 6.2.1.2.x.xx.xx Receita Realizada


    Natureza da informação: controle

    D 7.2.1.1.x.xx.xx Controle da Disponibilidade de Recursos

    C 8.2.1.1.1.xx.xx Disponibilidade por Destinação de Recursos (DDR)


    b. No empenho:

    Natureza da informação: orçamentária

    D 6.2.2.1.1.xx.xx Crédito Disponível

    C 6.2.2.1.3.01.xx Crédito Empenhado a Liquidar


    Natureza da informação: orçamentária

    D 6.2.2.1.3.01.xx Crédito Empenhado a Liquidar

    C 6.2.2.1.3.02.xx Crédito Empenhado em Liquidação


    Natureza da informação: patrimonial

    D 2.1.2.2.x.xx.xx Empréstimos a Curto Prazo – Externo (P)

    C 2.1.2.2.x.xx.xx Empréstimos a Curto Prazo – Externo (F)


    Natureza da informação: controle

    D 8.2.1.1.1.xx.xx Disponibilidade por Destinação de Recursos (DDR)

    C 8.2.1.1.2.xx.xx DDR Comprometida por Empenho


    gab: C


    Fonte: MCASP, 6ª ed. p. 126 e 127.

  • MCASP 7ª Edição

    Página 267

    Busque a legislação, leia, faça marcações, entenda, faça mapas mentais ou resumos, decore... acerte a questão da próxima vez.

  • Via de regra, memorizamos que a etapa de liquidação (ótica orçamentária) é a que representa a ocorrência do fato gerador (ótica patrimonial / contábil), uma vez que a liquidação (checagem do que pagar, quanto e a quem) ocorre a partir do momento da entrega de um bem ou produto - o que arma o contexto de obrigação perante o fornecedor - com o registro de um passivo, o qual simboliza a dívida da Administração Pública para com o contratado. No entanto, no dia-a-dia, nem sempre é assim (o fato gerador nem sempre bate com a liquidação). Por exemplo, contraímos um empréstimo (operação de crédito). A mera contratação (assunção da obrigação) configura a ocorrência do fato gerador. No entanto, quitaremos as parcelas do empréstimo ao banco após os empenhos e liquidações feitos mês a mês.

    A ordem dos eventos fica assim:

    1. Contraímos o empréstimo (fato gerador rolou)

    2. Empenhamos (todo mês referente a uma parcela)

    3. Liquidamos (todo mês referente a uma parcela)

    4. Pagamos parcela do empréstimo (todo mês referente a uma parcela)

    Resposta: Certo.


ID
1020313
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que se refere a receitas e despesas públicas, julgue os itens seguintes.

Na fase do empenho da despesa, todos os credores da União recebem o documento denominado nota de empenho, pois não se empenha, simultaneamente, uma despesa para mais de um recebedor de recursos oriundos do caixa único do tesouro.

Alternativas
Comentários
  • Com base na Lei 4320/64 temos:

    Art. 58 O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.

    (...)

     Art. 60. É vedada a realização de despesa sem prévio empenho.

      § 1º Em casos especiais previstos na legislação específica será dispensada a emissão da nota de empenho.

     Art. 61. Para cada empenho será extraído um documento denominado "nota de empenho" que indicará o nome do credor, a representação e a importância da despesa bem como a dedução desta do saldo da dotação própria.

  • E a folha de pagamentos???? a questão afirma que não se empenha, há exceções portanto a afirmativa é falsa!!

  • A Banca mudou o gabarito para ERRADO.

  • GABARITO: ERRADO

     

    Em alguns casos torna-se impraticável a emissão de empenhos individuais, tendo em vista o número excessivo de credores.

     

    Prof. Sérgio Mendes - Estratégia Concursos

  • É possível emitir empenho para mais de um credor. Portanto o item está errado e opta-se pela alteração de seu gabarito.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/ANTT_13/arquivos/ANTT_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____O_DE_GABARITO_PARA_P__GINA_DO_CESPE.PDF


ID
1020379
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a receita e despesa públicas.

O empenho, ato que cria a obrigação de pagamento para o Estado, é exigido previamente para toda despesa pública.

Alternativas
Comentários
  • Gab: errado

    Quem cria obrigação de pagamento é a Liquidação. O empenho é só uma espectatíva do mesmo já que pode o credor não cumprir com o implemento de condição. A questão só se tornaria correta se fosse transcrição do artigo da lei4320 relativa a empenho, o qual:

       Art. 58. O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. 


  • Acrescente-se que as despesas extraorçamentárias não necessitam de empenho para a sua realização.

  • ERRADO

    Discordo da colega. O empenho, tal como afirma a questão, realmente é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.

     A regra é a vedação da despesa sem prévio empenho; entretanto, de acordo com o parágrafo único do art. 24 do Decreto 93.872/86, "em caso de urgência caracterizada na legislação em vigor, admitir-se-á que o ato do empenho seja contemporâneo à realização da despesa". 

    Q109908  Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21ª Região (RN) - Analista Judiciário - Contabilidade

    Em caso de urgência caracterizada na legislação em vigor, é admitido que o ato do empenho seja contemporâneo à realização da despesa. (CERTO)

    Portanto, a questão está errada, pois nem toda despesa depende do empenho PRÉVIO.

  • O empenho pode ocorrer concomitantemente com a obrigação.

    Exemplo:

    Despesa de pessoal.


    Mas toda despesa tem que ter empenho, inclusive o suprimento de fundos.

  • Há também outro erro na questão:

     

    DESPESA PÚBLICA = D Orçamentárias + D Extraorçamentárias.

    Estágio D Orç: Emp, Liq, Pag.

    Estágio da D EOrç: Pag.

  • Errado.

     

    As despesas extraorçamentárias são despesas públicas que não passam pelo estágio do empenho.Por exemplo, temos os depósitos de terceiros. As devoluções de cauções em dinheiro e quitações de retenções e consignações não passam pelo estágio de empenho; são meras devoluções de recursos, que não pertencem a entidade, tampouco incorporam ao patrimônio.

     

    Fonte: Professores: Rodrigo Noleto e Vinicius Saraiva

  • Dizer que despesa extraorçamentária é pública acho meio estranho. Não tem essa definição no MCASP. Lá, chamam despesas extraorçamentária de dispêncios. Enfim, se algué, pudesse esclarecer com fundamentação...

     

    Grato.

  • Há situações em que o empenho é feito de forma contemporânea à despesa. Por isso, não se pode exigir que ele seja feito sempre de forma prévia em relação a todas as despesas (como afirmado no enunciado).

    Decreto 93872:

    Parágrafo único. Em caso de urgência caracterizada na legislação em vigor, admitir-se-á que o ato do empenho seja contemporâneo à realização da despesa.

    Resposta: Errada.

  • errado, despesa pública compreende o conjunto de dispêndios orçamentários e extraorçamentários, estes não necessitam da realização de empenho.


ID
1047613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito dos estágios da despesa orçamentária, assinale a opção correta, conforme o Manual de Contabilidade ao Setor Público.

Alternativas
Comentários
  • LEI 4.320/1964 (LEI ORDINÁRIA)
    Art. 58.
    O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.
    (...)
    Art. 61
    . Para cada empenho será extraído um documento denominado "nota de empenho" que indicará o nome do credor, a representação e a importância da despesa bem como a dedução desta do saldo da dotação própria.
    Art. 62. O pagamento da despesa só será efetuado quando ordenado após sua regular liquidação.
    Art. 63. A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.
    § 1° Essa verificação tem por fim apurar: I - a origem e o objeto do que se deve pagar; II - a importância exata a pagar; III - a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação.
    § 2º A liquidação da despesa por fornecimentos feitos ou serviços prestados terá por base: I - o contrato, ajuste ou acôrdo respectivo; II - a nota de empenho; III - os comprovantes da entrega de material ou da prestação efetiva do serviço.
  • ESTÁGIOS DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA

    Estágio 1 = Planejamento 

    Etapa 1 = Fixação das Despesas                              

    Etapa 2 = Descentralização de Créditos Orçamentários  

    Etapa 3 = Programação Orçamentária e Financeira      

    Etapa 4 = Processo de Licitação

    Estágio 2 = Execução 

    Etapa 1 = Empenho                  

    Etapa 2 = Liquidação              

    Etapa 3 = Pagamento

    Estágio 3 = Controle e Avaliação

    Controle exercido pela sociedade e pelos órgãos de controle externo


  • O comando da questão exige que a resposta esteja "conforme o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público" - MCASP. Então vamos a ele.

    O MCASP divide os momentos da despesa em 3 etapas: Planejamento, Execução e Controle.

    A etapa do Planejamento é o momento em que há a fixação da despesa orçamentária, a descentralização/movimentação de créditos, a programação orçamentária e financeira, e o processo de licitação e contratação.

    A etapa da Execução possui 3 estágios importantíssimos, inclusive previstos também pela lei 4.320/64. São eles: empenho, liquidação e pagamento. Sempre nessa ordem. SEMPRE!!!

    Segundo o art. 58 da Lei nº 4.320/1964, empenho "é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico."

    A liquidação, por sua vez, conforme o art. 63 da Lei nº 4.320/1964, consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito e tem por objetivo apurar: a origem e o objeto do que se deve pagar; a importância exata a pagar; e a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação.

    A Lei nº 4.320/1964, no art. 64, define ordem de pagamento como sendo o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa liquidada seja paga.

    Agora, vamos aos itens da questão:

    a) ERRADO. Quem tem a Nota Fiscal por base para sua emissão é a liquidação, e não o empenho.

    b) ERRADO. A fixação da despesa é o ponta pé inical. Vem antes de todo mundo, logo, antes da programação orçamentária e financeira.

    c) ERRADO. Isso é feito no estágio da liquidação. Lançamento é "estagio" da receita.

    d) CERTO. O empenho é o estágio que vem antes de todos. Não se deve esquecer a máxima: "É vedada a realização de despesa sem prévio empenho." (art. 60, Lei 4.320/64)

    e) ERRADO. Quem inicia a execução da despesa é o EMPENHO. 


    Gabarito: item D.
  • SOBRE A "C"

    MCASP 6 EDIÇÃO, LANÇAMENTO É DA RECEITA E NÃO DA DESPESA

    3.5.2.1. Lançamento
    O art. 53 da Lei nº 4.320/1964, define o lançamento como ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta. Por sua vez, para o art. 142 do CTN, lançamento é o procedimento administrativo que verifica a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determina a matéria tributável, calcula o montante do tributo devido, identifica o sujeito passivo e, sendo o caso, propõe a aplicação da penalidade cabível. Uma vez ocorrido o fato gerador, procede-se ao registro contábil do crédito tributário em favor da fazenda pública em contrapartida a uma variação patrimonial aumentativa

  • a) a nota fiscal é na liquidação, quando o fornecedor formaliza a entrega de material ou prestação de serviço;

    b) fixação é o primeiro estágio, que consta dentro de Planejamento (primeira etapa);

    c) lançamento é na receita;

    e) a execução é iniciada com o empenho.

    d) é a correta 

  • Gabarito: Letra D

    Observação: Entre as matérias especificadas pela banca no edital estão "Orçamento Público" e "Contabilidade Pública". Os conhecimentos necessários para responder a questão estão na matéria "Orçamento Público", ou seja, esta questão deveria estar classificada como "Administração Financeira e Orçamentária (AFO)".

    Lei 4320/64 (Normas Gerais de Direito Financeiro)

    Art. 58. O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.

    Art. 60. É vedada a realização de despesa sem prévio empenho.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4320.htm


ID
1059355
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Do ponto de vista legal, uma despesa empenhada representa uma obrigação patrimonial ou passivo exigível, tendo em vista que o fato gerador da despesa que deu origem ao empenho necessariamente já ocorreu.

Alternativas
Comentários
  • Liquidação Consiste na verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base documentos comprobatórios do crédito, tendo por fim apurar a origem e o objeto do pagamento, a importância a ser paga e a quem ela deve ser paga a fim de que a obrigação se extingua.

  • Do ponto de vista legal, uma despesa empenhada representa uma obrigação patrimonial ou passivo exigível, tendo em vista que o fato gerador da despesa que deu origem ao empenho necessariamente já ocorreu. Resposta: Errado.

  • Nem mesmo o professor soube explicar. Concordo com você.

  • Nem mesmo o professor soube explicar. Concordo com você.

  • Nem mesmo o professor soube explicar. Concordo com você.

  • Nem mesmo o professor soube explicar. Concordo com você.

  • Nem mesmo o professor soube explicar. Concordo com você.

  • Nem mesmo o professor soube explicar. Concordo com você.

  • GABARITO: ERRADO

    O empenho não cria obrigação patrimonial. A obrigação patrimonial surge apenas após a liquidação (enfoque Patrimonial adotado pelo MCASP).

    O empenho afeta, somente, o aspecto orçamentário (D - Crédito Disponível e C - Crédito empenhado a liquidar).

  • Orçamento = FG é a data do empenho

    Patrimonial OU Contábil = FG é a data da LIQUIDAÇÃO (2o. estágio da despesa).

    Bons estudos.


ID
1068568
Banca
COSEAC
Órgão
ANCINE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

À área que compreende o conjunto de princípios, normas e procedimentos que intervém diretamente no processo de identificação das fontes de arrecadação, assim como das aplicações de tais recursos na liquidação dos compromissos do Estado, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Tesouraria


ID
1091515
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Uma autarquia emitiu um empenho referente a uma despesa de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deve ocorrer em uma única vez. O tipo de empenho utilizado neste caso é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    "Os empenhos podem ser classificados em:

    a) Ordinário: é o tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez;

    b) Estimativo: é o tipo de empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica, aquisição de combustíveis e lubrificantes e outros; e

    c) Global: é o tipo de empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis."

     

    Fonte: MCASP 7a edição


ID
1093066
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O procedimento administrativo que, após o exame dos títulos de crédito, propicia o direito líquido e certo do credor contra a Fazenda Pública, corresponde à fase da despesa pública chamada:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    Lei 4320
     

    Art. 63. A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.
     

    § 1° Essa verificação tem por fim apurar:

       I - a origem e o objeto do que se deve pagar;

       II - a importância exata a pagar;  (Vide Medida Provisória nº 581, de 2012)

       III - a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação.
     

    § 2º A liquidação da despesa por fornecimentos feitos ou serviços prestados terá por base:

       I - o contrato, ajuste ou acôrdo respectivo;

       II - a nota de empenho;

       III - os comprovantes da entrega de material ou da prestação efetiva do serviço.

    bons estudos


ID
1093450
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
SMA-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No final do exercício financeiro de 2012, constavam na contabilidade de uma determinada prefeitura as seguintes contas do subsistema orçamentário com seus respectivos saldos, em R$:

Créditos Fixados no Orçamento.............250.000,00
Créditos Adicionais Abertos.....................40.000,00
Créditos Anulados...................................15.000,00
Economia Orçamentária..........................35.000,00
Despesa Liquidada................................230.000,00
Restos a pagar.......................................25.000,00

Com esses dados, pode-se afirmar que o valor da total da despesa empenhada correspondeu a:

Alternativas
Comentários
  • RECEITA = DESPESA = 250.000+40.000-15.000 = 275.000 - ECONOMIA DE 35.000 = DESPESA EMPENHADA DE 240.000 (INFO DE DESP. LIQ E RESTOS A PAGAR, SOMENTE P/ "DISTRAIR").

  • A Despesa Empenhada = total dos créditos orçamentários menos a economia orçamentária.

    Total dos Créditos = 250.000 + 40.000 – 15.000 = 275.000;

    Total da economia: 35.000;

    Valor da despesa empenhada: 275.000 – 35.000 = 240.000



ID
1133002
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Administração Pública, ao realizar a compra de combustíveis, material de escritório, energia elétrica e despesas de aluguéis, necessita expedir uma nota de empenho para o pagamento desses itens. Nesse caso, os tipos de empenhos a serem utilizados, respectivamente, são.

Alternativas
Comentários
  • Modalidades de empenho:

    ORDINÁRIO - valor definido (previamente conhecido) e pagamento de uma única vez (parcela única); exemplo: material de escritório.

    GLOBAL - valor definido e pagamento parcelado; exemplo: aluguéis, salários etc.

    POR ESTIMATIVA - valor indefinido; em geral, são gastos que ocorrem regularmente, porém que possuem base não homogênea, ou seja, o valor sempre varia; exemplos: contas de água, energia elétrica e telefone, passagens, diárias, gratificações, fretes, combustíveis etc.


ID
1146907
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Para os compromissos decorrentes de contratos de aluguéis e demais despesas contratuais de valor determinado, sujeitas a parcelamento, deverá ser utilizado o empenho do tipo

Alternativas
Comentários
  • LEI No 4.320/64

    Art. 60. É vedada a realização de despesa sem prévio empenho.

      § 1º Em casos especiais previstos na legislação específica será dispensada a emissão da nota de empenho.

      § 2º Será feito por estimativa o empenho da despesa cujo montante não se possa determinar.

      § 3º É permitido o empenho global de despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento.



  • Os empenhos podem ser classificados em:
    - Ordinário: tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez;
    - Estimativo: empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica, aquisição de combustíveis e lubrificantes e outros; e
    - Global: empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis.


ID
1162759
Banca
IADES
Órgão
CAU-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca dos estágios pelos quais toda despesa pública deve passar, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.    "Esquisito";

    Art. 58. O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição

  • Complementando.

    b) ERRADA. O pagamento é após a liquidação

    c) ERRADA. Aqui a banca troca liquidação por pagamento. O correto seria: 

    Art. 63. A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.


    d) ERRADA. Art. 60. É vedada a realização de despesa sem prévio empenho.


    e) ERRADA. Os estágios são: FIXAÇÃO, EMPENHO, LIQUIDAÇÃO e PAGAMENTO. O famoso FELP.


    Sobra somente a esquisita A.


ID
1165147
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Um órgão público, ao comprar artigos de escritório para seu consumo em uma loja credenciada, cujo pagamento será realizado em uma única parcela, caracteriza um empenho classificado como :

Alternativas
Comentários
  • Existem tres tipod de empenho:
    1) ordinario ou normal - despesas normais que não tenham nenhuma caracteristica especial
    2) por estimativa - é utilizados em caso que não se possa determinar o montante da despesa
    3) global - é utilizado para os casos de despesas contratuais e outras sujeitas a parcelamento.

    item b é o correto!

  • Fundamentando a resposta:


    Art. 60. É vedada a realização de despesa sem prévio empenho.

     § 1º Em casos especiais previstos na legislação específica será dispensada a emissão da nota de empenho.

     § 2º Será feito por estimativa o empenho da despesa cujo montante não se possa determinar.

     § 3º É permitido o empenho global de despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento.


  • Resposta correta: letra B

    Empenho ordinario ou normal: despesas normais que não tenham nenhuma caracteristica especial

  • Letra B de bons estudos para todos!

    Os empenhos podem ser classificados em: 
    - Ordinário: tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez; 
    - Estimativo: empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica, aquisição de combustíveis e lubrificantes e outros; e 
    - Global: empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis. 

  • Empenho:

    Ato emanado de autoridade competente, que cria para o estado a obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição; a garantia de que existe o crédito necessário para a liquidação de um compromisso assumido; é o primeiro estágio da despesa pública.

    Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico. 


    Os empenhos podem ser classificados em
    - Ordinário: tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez; 
    - Estimativo: empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica, aquisição de combustíveis e lubrificantes e outros; e 
    - Global: empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis. 


    O empenho poderá ser reforçado quando o valor empenhado for insuficiente para atender à despesa a ser realizada, e, caso o valor do empenho exceda o montante da despesa realizada, o empenho deverá ser anulado parcialmente. Ele será anulado totalmente quando o objeto do contrato não tiver sido cumprido, ou ainda, no caso de ter sido emitido incorretamente. 
    Documento contábil envolvido nessa fase: NE (Nota de Empenho).


ID
1183990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos às etapas da receita pública e da despesa pública e à execução orçamentária e financeira.

A conclusão do processo de fixação da despesa orçamentária ocorre mediante o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa liquidada seja paga.

Alternativas
Comentários
  • Lei 4.320/64 

    " Art. 64. A ordem de pagamento é o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga."

  • O Pagamento é a conclusão do processo de EXECUÇÃO da despesa orçamentária.

  • FIXAÇÃO DA DESPESA FAZ PARTE DO PROCESSO  DE PLANEJAMENTO - PRIMEIRA ETAPA DA RECEITA E DESPESA.

    LOGO APÓS VEM: EXECUÇÃO DA RECEITA E DESPESA.


    NO CASO DA DESPESA, APÓS O PLANEJAMENTO/FIXAÇÃO/DESCENTRALIZAÇÃO/PROGRAMAÇÃO/LICITAÇÃO VEM O PROCESSO DE EXECUÇÃO: EMPENHO/LIQUIDAÇÃO/PAGAMENTO.

    E POR FIM AVALIAÇÃO E CONTROLE.

    ABRAÇO.

  • RESPOSTA E

    >>O processo de fixação da despesa orçamentária é concluído com B) a autorização do Poder Legislativo por meio da lei orçamentária anual, ressalvadas as eventuais aberturas de créditos adicionais no decorrer da vigência do orçamento.

    #sefazal #ufal2019 #questão.respondendo.questões 

  • A conclusão do processo de fixação da despesa orçamentária ocorre mediante o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa liquidada seja paga. Resposta: Errado.

    Fixação ---> empenho ---> liquidação ---> pagamento.

  • FONTE MCASP 8a EDIÇÃO

    "O processo da fixação da despesa orçamentária é concluído com a autorização dada pelo poder legislativo por meio da lei orçamentária anual, ressalvadas as eventuais aberturas de créditos adicionais no decorrer da vigência do orçamento. "

    Bons estudos.


ID
1185376
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na compra de máquina destinada à realização de serviços de recuperação asfáltica, com pagamento à vista, o órgão público emitirá empenho do tipo

Alternativas
Comentários
  • B- Ordinário valor conhecido um pagamento.

    estimado-Valor estimado vários pagamentos
    Global-Valor conhecido pagamento parcelado

ID
1185379
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Quanto aos estágios da despesa orçamentária pública é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra D,palavra forte é  empenho, ficamos só com a D e E.


ID
1190494
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

“[...] Em entrevista exclusiva ao Valor, Augustin rebateu as críticas de economistas e do mercado financeiro. O secretário negou que despesas tenham sido transferidas de 2013 para o início desse ano com o objetivo de aumentar o resultado fiscal.
[...]
[...]
Valor: Vamos dar um caso concreto. A despesa de R$ 1,5 bilhão com subsídios do programa Minha Casa, Minha Vida foi empenhada em julho do ano passado e só foi pago no dia 3 de janeiro deste ano. Poucos dias depois do encerramento do exercício de 2013.

Augustin: Essa despesa era devida quando? O que define o dia do pagamento não é o empenho. É se a obra foi feita, se a fiscalização da Caixa foi lá [nas obras]. Os pagamentos para o Minha Casa, Minha Vida são valores globais e não somos nós que fazemos isso. É a Caixa que faz. Eles é que fazem os controles, as fiscalizações etc. e eles têm o cronograma de pagamento. Fizemos pagamento em dezembro, em janeiro e vamos pagar em fevereiro.
[...]”


(http://www.valor.com.br/brasil/3394334/valor-dos-restos-pagar-nunca-foi-r-513-bi)

No setor público brasileiro, o empenho

Alternativas
Comentários
  • Extrato da lei 4.320/64 

    "Art. 58 O empenho de despesa é um ato emanado da autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implementto de condição.

    Resposta: Letra E 

  • A lei fala em autoridade competente. Quando a questão fala em ordenador de despesa, imagino o funcionário da secretaria de finanças carimbando uma nota de empenho. Como autoridade competente, entendo o chefe do poder executivo. Será que a FGV não forçou demais quando diz que autoridade competente e ordenador de despesa são a mesma pessoa?

  • É bom não confundir Prévio Empenho (ato emanado de autoridade competente) com a Nota de Empenho (documento gerado pelo SIAFI). São coisas distintas.

  • Qual o erro da letra "a"?

  • O empenho representa o primeiro estágio da despesa orçamentária. Cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.                                                                                                                                              
                               
    Os empenhos podem ser classificados em:                  
    Ordinário: tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez;

     Estimativo: empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica, aquisição de combustíveis e lubrificantes e outros; e

    Global: empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis. 
    Fonte:

  • Extrato da lei 4.320/64 

    Art. 58 O empenho de despesa é um ato emanado da autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.

    Resposta: Letra E 

    E) É o ato emanado de autoridade competente que obriga o Estado a executar o pagamento de despesa orçamentária, com ou sem implemento de condição. Errada.


ID
1197784
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A liquidação é uma das fases da despesa pública e consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios. De acordo com a Lei no 4.320/64, essa verificação tem por fim apurar

Alternativas

ID
1210273
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Quando ocorrer a anulação de um empenho, no exercício da sua emissão, a importância anulada será

Alternativas
Comentários
  • - LETRA E -


    Art. 38. Reverte à dotação a importância de despesa anulada no exercício; quando a anulação ocorrer após o encerramento dêste considerar-se-á receita do ano em que se efetivar.


    LEI No 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964.


ID
1254124
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Qual a função da liquidação da despesa?

Alternativas
Comentários
  • Lei 4320

    art. 63. A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.


  • Letra D


ID
1256719
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, quais são os estágios da execução da despesa?

Alternativas
Comentários
  • A execução da despesa orçamentária se dá em três estágios, na forma prevista na Lei nº 4.320/1964: empenho, liquidação e pagamento.

    - Empenho, segundo o art. 58 da Lei nº 4.320/1964, é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico.

    - Liquidação, consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.

    - Pagamento A Lei nº 4.320/1964, no art. 64, define ordem de pagamento como sendo o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa liquidada seja paga.

    Fonte: Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público


ID
1258081
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Segundo Giacomoní (2012), cumpridas as formalidades legais, quanto à necessidade ou não de processo licitatório, a despesa orçamentária será efetivada por meio de quais estágios?

Alternativas
Comentários
  • Estágios da despesa

    Após a observância, se for o caso, do processo licitatório, a despesa orçamentária será efetivada por meio do cumprimento de três estágios: empenho, liquidação e pagamento.²²

    ²²: Esta matéria é disciplinada nos arts. 58 a 70 da Lei na 4.320/64.



ID
1265524
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Conforme disposto na Lei nº 4.320/64, em seu art. 60, “é vedada a realização de despesa sem prévio empenho".

(Brasil, Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964.)

Em relação ao empenho, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Art. 60. É vedada a realização de despesa sem prévio empenho.
    § 1º Em casos especiais previstos na legislação específica será dispensada a emissão da nota de empenho.
    § 2º Será feito por estimativa o empenho da despesa cujo montante não se possa determinar.
    § 3º É permitido o empenho global de despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento.


  • Os empenhos podem ser classificados em:
    - Ordinário: tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez;
    - Estimativo: empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica, aquisição de combustíveis e lubrificantes e outros; e
    - Global: empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis.

    O empenho poderá ser reforçado quando o valor empenhado for insuficiente para atender à despesa a ser realizada, e, caso o valor do empenho exceda o montante da despesa realizada, o empenho deverá ser anulado parcialmente. Ele será anulado totalmente quando o objeto do contrato não tiver sido cumprido, ou ainda, no caso de ter sido emitido incorretamente.

  • TIPOS DE EMPENHO:

     

    ORDINÁRIO: Pago em uma única parcela.

    ESTIMATIVO: Quando não se tem certeza do valor.

    GLOBAL: Pago através de parcelas

     

    LETRA E

  • Empenho INSUFICIENTE = REFORÇO

    Empenho EXCEDENTE = anulação PARCIAL

    Empenho INCORRETO ou OBJETO NÃO CUMPRIDO = anulação TOTAL

  • Art. 58. O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição

    GAB- E


ID
1280218
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O primeiro estágio da despesa pública é o empenho. É através dele que o orçamento é compromissado. Sobre empenho, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra c

     

    Deve empenhar (ato obrigatório)

  • C

    Art. 60 da Lei 4.320/64. É vedada a realização de despesa sem prévio empenho.


ID
1291714
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito de receitas, despesas e sistema de apuração de custos no setor público, julgue o próximo item.


O empenho da despesa é o ato emanado da autoridade competente que cria para o Estado uma obrigação de pagamento, sem registro de obrigação no passivo da entidade, no momento da emissão da nota de empenho.

Alternativas
Comentários
  • Nao cria obrigação alguma, apenas utiliza o credito orçamentario disponivel na dotação...criar uma obrigacao sem registro inclusive desrespeita o principio da competencia e oportunidade. questao mal elaborada.

  • Concordo plenamente com o comentario anterior,e infelizmente esse tem sido o entendimento da banca.

  • Discordo dos colegas, pois segundo a Lei 4.320/64:

    "Art. 58. O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição."

    Acho que o erro está em relação a emissão da nota de empenho, já que ela pode ser dispensada.

  • Gente, eu também discutia com a banca, pois a obrigatoriedade de fato vem com a liquidação. Mas a banca é fiel a literalidade da lei 4320 e á diz que é obrigação de pagamento pendente ou não implemento de condição (que seria a liquidação).

     

    Então, nesse caso, não há muita polêmica não, é literalidade.. Jamais v]ao prover recurso nesse sentido.

  • O empenho da despesa é o ato emanado da autoridade competente que cria para o Estado uma obrigação de pagamento, sem registro de obrigação no passivo da entidade, no momento da emissão da nota de empenho. Resposta: Certo.

    O empenho é apenas uma reserva orçamentária para determinado fornecedor. Não cria registro no passivo quando de sua emissão, mas sim na liquidação da despesa.

  • Gabarito, data vênia aos colegas, correto.

    O Empenho faz apenas uma "reserva" no crédito orçamentário, mas de fato só será constituído um PASSIVO quando ocorrer a regular LIQUIDAÇÃO, pois neste momento, faz foi feito o "ateste"/conferência do serv. prestado ou bem entregue ao ente público pelo credor.

    Questão recorrente.

    Bons estudos.

  • O Sistema Patrimonial da contabilidade pública não é dependente do sistema orçamentário.

    É errado afirmar que um Passivo deve ser reconhecido com o empenho da despesa ou até mesmo com a liquidação da despesa.

    O Passivo surge, em uma situação de decréscimo patrimonial (VPD), quando ocorre o fato gerador da transação. Na maioria das vezes, o fato gerador acontece quando durante a fase de liquidação da despesa orçamentária. Porém, isso não é regra. Há diversas hipóteses que o passivo surge antes ou depois do empenho e da liquidação.

    Exemplo: Pagamento de 13º Salário.

    Todo mês o empregador da administração pública precisa reconhecer um passivo de 1/12 do salário do servidor no passivo da entidade. No entanto, isso não implica o empenho ou a liquidação da despesa, que podem ocorrer em períodos diferentes do reconhecimento do passivo.

    Conclusão,

    Surgimento do passivo surge na maioria das vezes junto com a fase da liquidação. No entanto, isso não é regra.

  • Se vc acertou essa você errou

  • Lei Federal nº 4.320/64 pertence ao exercício financeiro:

    às receitas nele arrecadadas e as 

    despesas nele legalmente empenhadas.

    O empenho cria para o Estado a obrigação de pagamento. E não há registro no passivo da entidade no momento da emissão da nota de empenho, pois o registro já foi feito em momento anterior, com o empenho, e não com a emissão da nota.

    Gab. C


ID
1292824
Banca
FCC
Órgão
TCE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

É correto afirmar que o empenho

Alternativas
Comentários
  • Lei 4320/64

    Art. 58. O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição

    letra c

  • COLABORANDO

    Empenho (atende as necessidades do GESTOR / ordenador) DIFERENTE Nota de Empenho (necessidades do CREDOR)

    Bons estudos.

  • essa literalidade despenca em prova


ID
1292827
Banca
FCC
Órgão
TCE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A liquidação de despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito. Com relação a essa verificação é INCORRETO afirmar que tem por fim apurar

Alternativas
Comentários
  • Art. 63. A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.

    § 1° Essa verificação tem por fim apurar:

    I - a origem e o objeto do que se deve pagar;

    II - a importância exata a pagar; 

    III - a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação.

  • GAB: LETRA B

    Lei 4.320/64 

     

    Art. 63. A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.

    §1o Essa verificação tem por fim apurar:

    I – a origem e o objeto do que se deve pagar;

    II – a importância exata a pagar;

    III – a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação.

    § 2º A liquidação da despesa por fornecimentos feitos ou serviços prestados terá por base:

    I – o contrato, ajuste ou acôrdo respectivo;

    II – a nota de empenho;

    III – os comprovantes da entrega de material ou da prestação efetiva do serviço".


ID
1292833
Banca
FCC
Órgão
TCE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

É correto afirmar que caso não se possa determinar o montante exato da despesa,

Alternativas
Comentários
  • Conforme a Lei 4.320/64:

    Art. 60. É vedada a realização de despesa sem prévio empenho.

    § 1º Em casos especiais previstos na legislação específica será dispensada a emissão da nota de empenho.

    § 2º Será feito por estimativa o empenho da despesa cujo montante não se possa determinar.

    § 3º É permitido o empenho global de despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento.


ID
1337446
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com o preceito estabelecido no art. 35 da Lei 4.320/64 e em consonância com o conceito dos estágios da receita e despesa pública, analise as afirmativas a seguir:

I. A receita orçamentária deverá ser registrada a partir da efetiva arrecadação de recursos financeiros.

II. A despesa orçamentária deverá ser apropriada quando for verificado que bens e serviços foram entregues, conforme determinado pelo regime de competência.

III. A despesa orçamentária deverá ser apropriada a partir da emissão do empenho, independentemente do recebimento de bens e serviços no decorrer do exercício financeiro.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • O gabarito esta realmente correto?

    No enfoque Orçamentario, de acordo com a lei 4320/64, a despesa é considerada a partir do empenho (assertiva III) e a receita, da arrecadação (assertiva I)

    Lei 4320/64:

    Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

    I - as receitas nêle arrecadadas;

    II - as despesas nêle legalmente empenhadas.


    Acredito que o correto seria letra B. Alguém pode tirar essa dúvida?

    Obrigada

  • Quando falar em apropriação pense em fato gerador.

  • ​O gabarito correto é a letra A, foi mantido pela banca, segue a justificativa:

    "A argumentação contida no recurso não tem fundamentação, tendo em vista que o registro da despesa orçamentária deve ocorrer durante o exercício financeiro somente no momento da liquidação do empenho e não na emissão dele. No final do exercício, acrescenta-se na despesa orçamentária o valor dos empenhos não liquidados com a contrapartida em restos a pagar não processados. Analisando as alternativas apresentadas, somente a I e a II estão corretas".​

  • LETRA A

    Acho que o X da questão se dá na palavra apropriação, que nos remeterá ao Fato Gerador.

    Apropriar uma despesa é o mesmo que reconhecer a ocorrência do seu fato gerador, independentemente se foi paga ou não. Apropriar uma receita é o mesmo que reconhecer a sua realização (ocorrência do fato gerador), independentemente se foi recebida ou não. Tal termo é exclusivo para o Regime de Competência, tendo em vista que no Regime de Caixa só há sentido em se falar de despesa ou receita quando há, respectivamente, desembolso ou recebimento de dinheiro. Assim, se os aluguéis de março forem pagos em abril, a apropriação se dará em março, ou seja, em março haverá uma despesa incorrida e não paga. O que importa é o fato de ser incorrida (despesa incorrida é a mesma coisa que despesa apropriada).

    https://www.socontabilidade.com.br/exercicios2.php?id_materia=2#:~:text=Considerando%20o%20Regime%20de%20Compet%C3%AAncia%2C%20podemos%20dizer%20que%20apropriar,despesa%20%C3%A9%20sempre%20equivalente%20a%3A&text=d)%20reconhecer%20a%20ocorr%C3%AAncia%20do,uma%20despesa%2C%20independentemente%20do%20pagamento.

    https://www.socontabilidade.com.br/exercicios_resposta.php?id=10


ID
1341715
Banca
FGV
Órgão
CONDER
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Segundo a Lei n. 4.320/64, as receitas e as despesas orçamentárias são tratadas como executadas nos estágios

Alternativas
Comentários
  • A questão é simples, tendo em vista que se trata da aplicação da lei 4.320/64, artigo 35: RECEITA ARRECADADA (Regime Caixa) e DESPESA EMPENHADA (Regime Competência).Portanto, são fielmente executadas com a Arrecadação e o Empenho respectiamente.

  • Na forma prevista na Lei Federal nº 4.320/64, os estágios da despesa orçamentária são o empenho, a liquidação e o pagamento.

    Não compreendo o porquê da alternativa "C" estar errada !
    Alguém também entendeu isso ?
    abs.
  • Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

    I - as receitas nêle arrecadadas;

    II - as despesas nêle legalmente empenhadas.

  • Se alguém conseguir explicar como que na fase de empenho as despesas consideran-se EXECUTADAS, eu agradeço.

     

    Encontrei a seguinte explicação aqui:

    http://www.forumconcurseiros.com/forum/forum/disciplinas/contabilidade-p%C3%BAblica/77198-despesa-empenhada-n%C3%A3o-seria-o-mesmo-q-despesa-realizada-ou-executada

    No momento que empenhamos uma dotação (ou um crédito disponível) no decorrer do exercício financeiro, NÃO estamos realizando ou executando uma despesa. O empenho deve anteceder à despesa, veja o que diz o art. 60 da 4320/64:

    Art. 60. É vedada a realização de despesa sem PRÉVIO empenho.

    Veja o empenho é prévio, a despesa ocorre na liquidação, na segunda fase da execução da despesa. 


ID
1395832
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação às características do estágio de empenho da despesa pública, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • letra D, este estágio se trata da liquidação, onde se comprovar a entrega do produto ou serviço.

  • Gab D Delta

    Marquei a letra D conforme supra, porém surgiu uma dúvida quanto a esse art da lei 4320:


     Art. 60. É vedada a realização de despesa sem prévio empenho.

     § 1º Em casos especiais previstos na legislação específica será dispensada a emissão da nota de empenho.

    Ou seja, nem sempre a Nota de empenho assegurará a validade do empenho ao meu ver.

  • É na fase de liquidação que ocorre a entrega do bem ou serviço. Lembrando que as 3 fases são: empenho - liquidação - pagamento.


ID
1401325
Banca
CONTEMAX
Órgão
COREN-PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Para fins de registro contábil, os tributos devem ser analisados individualmente, de acordo com a modalidade do lançamento tributário de cada um. Neste sentido são modalidades de lançamento:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    Classificações de Lançamento:


    Por oficio: É o lançamento na qual a autoridade Fiscal realiza todos os atos ligados a verificação da ocorrencia do fato gerador e a aferição do ‘quantum’ a ser pago pelo contribuinte (Individualização da obrigação tributária). Ex. IPTU


    Lançamento por declaração: É o lançamento onde há participação do sujeito ativo e do passivo, ou seja, de contribuinte e da Fazenda. O contribuinte da as informações para o lançamento ser efetivado pela autoridade administrativa (147 CTN). Ex: II de pessoa física.


    Lançamento por homologação: É o lançamento na qual o contribuinte realiza todos os atos instumentais, cabendo a autoridade fiscal ratificar/convalidar estes. (A maioria dos tributos hoje em dia, são lançados por homologação, por uma questão de economia ao Fisco) * Essa modalidade de lançamento impõe um custo altíssimo aos contribuintes. O Lançamento por homologação é uma prática fixada em lei, caso o contribuinte não o realize no prazo previsto passa a fazenda ter o direito de lançar. Após a ocorrencia do fato gerador o contribuinte deve declarar e pagar antecipadamente (Antes que a autoridade fiscal se pronuncie, esta que tem prazo de pronunciamento de 5 anos).
    Lançamento tácito: Segundo o STJ, quando o contribuinte realiza em sede judicial o depósito de um tributo objeto de discussão, este depósito equivale ao lançamento do tributo sendo desnecessária qualquer atividade da administração para fins de constituíção do tributo.

    http://academico.direito-rio.fgv.br/wiki/Lan%C3%A7amento._Modalidades_de_Lan%C3%A7amento.

    bons estudos


ID
1401424
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As receitas arrecadadas pelas entidades públicas derivadas de sua competência tributária e também originárias da exploração do patrimônio público se destinam a cobrir as despesas incorridas para prestar serviços públicos. No sistema contábil, a receita se processa em estágios. O estágio em que se realiza a verificação da procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta é o(a):

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Lançamento.
    Art. 56 da Lei n° 4.320/64

  •   Lei 4320/64,  Art. 53. O lançamento da receita é ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.

  • Estágios da realização da receita

    O estágio de realização da receita pública reúne atividades que são classificadas em estágios que segundo o Regulamento de Contabilidade Pública, se dividem em previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.

    Previsão 
    A previsão implica planejar e estimar a arrecadação das receitas orçamentárias que constarão na proposta orçamentária.


    Lançamento
    É a individualização e o relacionamento dos contribuintes, discriminando a espécie, o valor e o vencimento do tributo de cada um. Realizado para os casos de impostos diretos (os que recaem sobre a propriedade e a renda) e outras receitas que também dependem de lançamento prévio (aluguéis, arrendamentos, foros, etc.). É de se observar que não são todas as receitas que passam por esta fase.

    Arrecadação
    É o momento onde os contribuintes comparecem perante os agentes arrecadadores a fim de liquidarem suas obrigações para com o Estado.

    Recolhimento
    É o ato pelo qual os agentes arrecadadores entregam diariamente o produto da arrecadação ao Tesouro Público.


ID
1412758
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A etapa de execução da despesa orçamentária se dá nos seguintes três estágios:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    Etapas da despesa pública
    Planejamento
    Execução
    Controle e avaliação

    Estágios ou fases da despesa pública

    Fixação (Doutrina)
    Empenho (Art. 58)
    Liquidação  (Art. 63)
    Pagamento (Art. 64 e 65)

    bons estudos


ID
1412761
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Os empenhos podem ser classificados em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    Classificação dos empenhos:

    Ordinário ou normal: é o tipo de empenho para despesas com valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez.


    Estimativo
    : é o tipo de empenho utilizado nas despesas cujo montante não se pode determinar previamente (Art. 60 §2)


    Global ou contratual
    : é o tipo de empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis. (Art. 61 §3 4320 e Art. 7 D93.782).


    bons esstudos

ID
1412764
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a classificação, o empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Empenho (definição mais detalhada):

    O empenho representa o primeiro estágio da despesa orçamentária. É registrado no momento da contratação do serviço, aquisição do material ou bem, obra e amortização da dívida. Segundo o art. 58 da Lei nº 4.320/1964, empenho é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico.

    Os empenhos podem ser classificados em:

    - Ordinário: tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez;
    - Estimativo: empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica, aquisição de combustíveis e lubrificantes e outros; e
    - Global: empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis

    FONTE: http://www.portaldatransparencia.gov.br/glossario/DetalheGlossario.asp?letra=e

    bons estudos


ID
1413499
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O registro contábil da etapa denominada “Empenho em Liquidação” deverá ser efetuado quando o fato gerador do passivo exigível ocorrer antes

Alternativas
Comentários
  • MCASP 6 edição 

    Quando o fato gerador do passivo exigível ocorrer antes do empenho, ou entre o empenho e a liquidação, é necessário o registro de uma etapa intermediária entre o empenho e a liquidação, chamada empenho em liquidação.

  • Empenho " em liquidação" - trata-se da utilização de conta intermediária entre as fases de EMPENHO e LIQUIDAÇÃO para demonstrar os empenhos que AINDA NÃO FORAM LIQUIDADOS, mas que a respectiva obrigação de pagamento já consta registrada no Passivo Exigível. 

    *Isso porque, de regra, normalmente registra-se a obrigação de pagamento no passivo durante a fase de liquidação da despesa (pois é aqui que se atesta a ocorrência do fato que gera a obrigação do pagamento). Todavia, esse registro no passivo poderá ocorrer em momento anterior à liquidação. Caso em que será utilizada a conta intermediária "crédito empenhado em liquidação". 

    *A utilização dessa conta intermediária objetiva e possibilita:

    - a correta mensuração do Passivo Financeiro;

    - o exato cálculo do Superávit Financeiro.

  • Letra B.

     

    MCASP 2017: Quando o fato gerador do passivo exigível ocorrer antes do empenho, ou entre o empenho e a liquidação, é necessário o registro de uma etapa intermediária entre o empenho e a liquidação, chamada “empenho em liquidação”. Essa etapa é necessária para a diferenciação, ao longo e no final do exercício, dos empenhos não liquidados e que constituíram, ou não, obrigação presente. Ainda, tal registro é importante para que não haja duplicidade no passivo financeiro utilizado para fins de cálculo do superávit financeiro.


ID
1425946
Banca
BIO-RIO
Órgão
CRMV-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O estagio da despesa pública em que ocorre a dedução do crédito orçamentário é a(o):

Alternativas
Comentários
  • Letra D - Empenho

  • Gabarito Letra D

    Lei 4320

    Art. 58. O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. (Veto rejeitado no D.O. 05/05/1964)

    Art. 59 - O empenho da despesa não poderá exceder o limite dos créditos concedidos


    bons estudos


ID
1428280
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta fatos registrados exclusivamente pelo subsistema patrimonial.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    NBCT 16.2  12. O sistema contábil está estruturado nos seguintes subsistemas de informações:
    (a) Orçamentário – registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária;

    (c) Patrimonial – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público;

    (d) Custos – registra, processa e evidencia os custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública, consoante a NBC T 16.11;

    (e) Compensação – registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle


    A) Empenho de despesa é ato orçamentário (subsistema orçamentário)
    B) Arrecadação de impostos é variação patrimonial orçamentária (subsistema orçamentário)
    C) Apropriação de despesas com pessoal ativo é variação patrimonial orçamentária (subsistema orçamentário)
    E) Liquidação de despesa e arrecadação de Dívida Ativa é variação patrimonial orçamentária (subsistema orçamentário)

    bons estudos


ID
1428286
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Os estágios de receita tributária e de despesa a serem contabilizados pelo regime contábil da competência com efeito patrimonial de seu fato gerador são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  •  Regime contábil da competência com efeito patrimonial 

    Receita - No lançamento

    Despesa - Na liquidação

  • Quando, isto é, em que momento, reconhecemos que uma receita ou despesa pingou / pingaram?

    No Enfoque orçamentário:

    Receita: quando arrecadadas (isso determinará a que exercício ela pertence); é o regime de caixa.

    Despesa: quando empenhadas (isso determinará a que exercício ela pertence), é o regime de competência.

    No Enfoque contábil (patrimonial):

    Receita: o lançamento da receita é visto, via de regra (nem sempre) como o fato gerador, é o regime de competência.

    Despesa: a liquidação da despesa é, via de regra (nem sempre), utilizada como o fato gerador; é o regime de competência.

    Resposta: Letra C.


ID
1428310
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Atos e Fatos relacionados às Despesas:

1. Aprovação da LOA com a Fixação das seguintes despesas: Pessoal Ativo = 120.000; Material de Consumo para formação de estoque = 60.000; Serviço de manutenção = 20.000; Aquisição de bens móveis = 30.000 e Obras de construção de Sede = 70.000

2. Empenhadas 90% das despesas correntes e 80% das despesas de capital.

3. Liquidadas todas as despesas correntes e de capital

4. Considerando um saldo em banco conta única de R$263.600, sendo R$100.000 da categoria econômica de capital e o restante da corrente, efetue os pagamentos de pessoal ativo e em seguida de fornecedores respeitando a disponibilidade financeira de cada categoria econômica.

O valor do estágio do pagamento das despesas correntes foi

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    Restos a pagar
    = despesas empenhadas mas não pagas

    Despesa Corrente = 200.000
    Pessoal Ativo = 120.000;                                          Empenhados = 180.000  (=90% de 200.000)
    Material de Consumo/estoque = 60.000
    Serviço de manutenção = 20.000

    Despesa de Capital = 100.000

    Aquisição de bens móveis = 30.000                           Empenhados = 80.000  (=80% de 100.000)
    Obras de construção de Sede = 70.000

      Receitas Correntes - Despesas correntes
      180.000 - 163.600 = 16.400 restantes de despesa

      Receitas de capital - Despesas de capital
      80.000 - 100.000 = 20.000 de sobre de receita

    portanto houve pagamento de 163.600 de despesas correntes

    bons estudos


ID
1430116
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Relacione as classificações com os respectivos estágios da despesa:

Coluna 1 Classificação

1. Modalidades de empenho pelo Empenho ordinário
2. Modalidades de empenho pelo Empenho Global
3. Modalidades de empenho pelo Empenho por estimativa
4. Liquidação
5. Pagamento

Coluna 2 Estágios da receita

( ) estágio da despesa e consiste na efetiva entrega de recursos financeiros ao credor, mediante documento denominado Ordem Bancária (OB) emitido pelo SIAFI.

( ) estágio da despesa e consiste na verificação do direito do credor de receber o pagamento posterior, com base em documentos comprobatórios que atestem o cumprimento da obrigação. O documento utilizado no SIAFI para efetuar a liquidação é a Nota de Lançamento (NL).

( ) montante conhecido e pagamento de uma só vez.

( ) montante conhecido, mas com pagamento parcelado, como por exemplo, aluguéis, salários, contratos de prestação de serviços mensais como vigilância, limpeza, etc.

( ) montante desconhecido, mas estimável, como por exemplo, despesas com luz, telefone, etc.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Lei 4320/1964


    Art. 63. A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.


ID
1444702
Banca
FCC
Órgão
TCM-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Os valores registrados na etapa em liquidação referem-se a despesa

Alternativas
Comentários
  • Faz parte de Contabilidade Pública, se possivel notifiquem o erro.

  • Essa questão esta meio duvidosa, primeiramente e sob qual enfoque?  

  • MCASP

    3.4. Crédito Empenhado em Liquidação

    3.4.1. Introdução

    No Balanço Patrimonial (BP), o passivo financeiro corresponde:

    a. às obrigações correlatas a despesas orçamentárias empenhadas, liquidadas ou não, que ainda não foram pagas; e 

    b. aos passivos que não são submetidos ao processo de execução orçamentária, a exemplo das cauções.

    Dessa forma, o passivo financeiro não será composto apenas pelas contas da classe 2 (Passivo e Patrimônio Líquido) com atributo (F), pois a essas contas deve-se somar o saldo das despesas orçamentárias empenhadas cujos fatos geradores da obrigação patrimonial ainda não tenham ocorrido, obtido na conta Crédito Empenhado a Liquidar. Destaca-se que ao final do exercício, o passivo financeiro poderá também contemplar os valores inscritos em Restos a Pagar Não Processados a liquidar. A conta de Créditos Empenhados a Liquidar compreendia todas as despesas orçamentárias empenhadas, independente da ocorrência ou não do fato gerador. Ocorre que para as despesas orçamentárias empenhadas cujos fatos geradores ocorreram, mas ainda não foi concluída a etapa da liquidação, já existe um passivo patrimonial correlato, diferentemente daquelas despesas orçamentárias cujos fatos geradores ainda não ocorreram.

    Esse fato dificultava a correta mensuração do passivo financeiro, uma vez que a soma dos saldos das contas da classe 2 (Passivo e Patrimônio Líquido) com o atributo (F) com o saldo da conta Créditos Empenhados a Liquidar acarretaria duplicação de valores no Balanço Patrimonial para os casos em que o reconhecimento do passivo patrimonial (no momento do fato gerador) ocorre antes da liquidação.

    Para identificar essa situação intermediária foi criada a conta Crédito Empenhado em Liquidação. O saldo das despesas orçamentárias empenhadas cujos fatos geradores ocorreram, mas que ainda não foi liquidado deverá ser transferido da conta Créditos Empenhados a Liquidar para esta nova conta. Desta forma, foi possível identificar os créditos que já foram contabilizados como passivo financeiro no Balanço Patrimonial.

    Cabe ressaltar que os Créditos Empenhados a Liquidar não são reconhecidos no quadro principal do balanço patrimonial, mas compõem o passivo financeiro, de acordo com o §3º do art. 105 da Lei n. 4.320/1964. Logo, no cálculo do passivo financeiro o valor dos créditos empenhados a liquidar deve ser somado ao saldo dos passivos patrimoniais com atributo (F). Deste modo, para apresentar os ativos e passivos financeiros em sua totalidade, o Balanço Patrimonial é acompanhado por um quadro específico com esta visão conforme conceitos apresentados na Lei nº 4.320/1964.

    Bons estudos!

  • "o PCASP incluiu a fase da execução da despesa — 'em liquidação', que busca o registro contábil no patrimônio de acordo com a ocorrência do fato gerador, não do empenho. essa regra possibilita a separação entre os empenhos não liquidados que possuem fato gerador dos que não possuem, evitando assim a dupla contagem para fins de apuração do passivo financeiro".

    (MCASP 2017, p. 100)


ID
1445788
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
UFAC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A execução da despesa orçamentária se dá em três estágios, na forma prevista na Lei nº 4.320/164. Que estágios são esse?

Alternativas

ID
1455529
Banca
Marinha
Órgão
CP-PCNS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Quais são as três modalidades de empenho?

Alternativas
Comentários
  • LEI No 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964. Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e contrôle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.


     Art. 60 § 2º Será feito por estimativa o empenho da despesa cujo montante não se possa determinar.

    Art. 60 § 3º É permitido o empenho global de despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento

    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!
  • Ordinário

    http://www.portaldatransparencia.gov.br/glossario/DetalheGlossario.asp?letra=e


ID
1455538
Banca
Marinha
Órgão
CP-PCNS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em que fase da despesa se reconhece efetivamente o direito líquido e certo do credor?

Alternativas
Comentários
  • Conforme previsto no art. 63 da Lei nº 4.320/1964, a liquidação consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito e tem como objetivos: apurar a origem e o objeto do que se deve pagar; a importância exata a pagar; e a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação.


ID
1466650
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O empenho, como fase de execução da despesa orçamentária pública, antecede os seguintes estágios da despesa:

Alternativas
Comentários
  • Gab E Eco

    Estágios da Despesa

    Segundo a legislação vigente no Brasil, Lei 4.320/64, a despesa passa pelas seguintes fases:2

    • 1 Fixação (pois segundo a Lei Complementar no 101, de 4 de maio de 2000, a despesa é fixada)

    • 2 Empenho;

    • 3 Liquidação;

    • 4 Pagamento.

  • 1-Fixação

    (CF 1988)
    Art. 163. Lei complementar disporá sobre:

     I - finanças públicas;


    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    § 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

    2-Empenho
    (LEI 4320/64)

      Art. 58. O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.

    3-Liquidação
    (LEI 4320/64)

      Art. 63. A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.

    4-Pagamento
    (LEI 4320/64)

      Art. 62. O pagamento da despesa só será efetuado quando ordenado após sua regular liquidação.

    Art. 64. A ordem de pagamento é o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga.

      Parágrafo único. A ordem de pagamento só poderá ser exarada em documentos processados pelos serviços de contabilidade

      Art. 65. O pagamento da despesa será efetuado por tesouraria ou pagadoria regularmente instituídos por estabelecimentos bancários credenciados e, em casos excepcionais, por meio de adiantamento.


    GABARITO - LETRA E

  • Macete:   So lembrar de Michael Phelps....FELP   

    F 1 Fixação (pois segundo a Lei Complementar no 101, de 4 de maio de 2000, a despesa é fixada)
    E e2 Empenho;
    L  3 Liquidação;
    P 4 Pagamento.

     


ID
1477351
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A alternativa INCORRETA no que diz respeito às etapas da execução orçamentária é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    O Pagamento é a última etapa da execução da despesa orçamentária.

    Etapas:
    Empenho - é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.

    Liquidação - consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.

    Pagamento - é o desembolso. Será efetuado por tesouraria ou pagadoria regularmente instituídos por estabelecimentos bancários credenciados e, em casos excepcionais, por meio de adiantamento.

    Fonte: Lei 4.320/64

    Bons estudos!

ID
1486750
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito da terminologia utilizada e das características do sistema de informações de custos do setor público, julgue o item que se segue.

Caso a forma típica de alocação de recurso para a prestação de serviços públicos corresponda ao orçamento, deverá ser utilizada a fase do empenho da despesa para que a informação de custos seja gerada.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o MCASP:

    Conforme a legislação define, a informação de custos deve subsidiar os gestores tendo como objeto de custo os programas e as unidades da Administração. A forma típica de alocação de recursos para a prestação de serviços públicos, independentemente de contrapartidas, corresponde ao orçamento.

    Desta forma, partindo-se da informação da execução orçamentária são realizados ajustes com objetivo de aproximá-la do regime de competência, conforme o modelo apresentado a seguir:

    Informação inicial: Despesa Orçamentária Executada (despesa liquidada + inscrição de Restos a Pagar Não Processados)”

    A fase de empenho da despesa representa apenas a reserva da dotação orçamentária para futuro pagamento (informação de natureza orçamentária). Portanto, a fase da despesa que mais se aproxima da informação de custo, pela ocorrência do fato gerador e pela obediência ao Princípio da Competência, é a LIQUIDAÇÃO.

    GABARITO: ERRADA

    FONTE: http://www.metodoconcursos.com.br/artigo/comentarios-sobre-a-prova-de-contabilidade-aplicada-ao-setor-publico-para-auditor-da-cgepi

  • Não! Na verdade, o estágio da despesa orçamentária que mais se aproxima da informação de custo é o da liquidação, sendo, portanto, a despesa liquidada o ponto de partida da informação que deve alimentar o sistema de custos.

    Portanto, o item está errado.

    Gabarito: ERRADO

  • Não, deve ser utilizada a fase de LIQUIDAÇÃO.

  • O estágio da despesa orçamentária que mais se aproxima da informação de custo é o da liquidação, sendo, portanto, a despesa liquidada o ponto de partida da informação que deve alimentar o sistema de custos.

    A fase da liquidação se aproxima mais, pois geralmente é nessa fase que ocorre o fato gerador... muitos empenhos são cancelados ao final do exercício por diversos motivos e, portanto, reconhecer como custo pelo empenho não seria uma prática interessante, pois distorceria as informações. Agora quando pegamos a fase da liquidação, significa que o bem foi entregue, o serviço prestado... assim, a informação de custos fica próximo da realidade. Basicamente, é isso...

    Gabarito: Errado

    Fonte: Prof. Gilmar Possati

  • até mesmo na liquidação, se for um fato permutativo, como aquisição de estoques, ainda não incorreu o custo, que certamente ocorrerá no consumo.

ID
1504222
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Os três estágios da execução das despesas orçamentárias previstos pela Lei nº 4320/64 são empenho, liquidação e pagamento. A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor.

As opções a seguir apresentam finalidades dessa verificação, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)


    Art. 63. A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.


    § 1° Essa verificação tem por fim apurar:

    I - a origem e o objeto do que se deve pagar;

    II - a importância exata a pagar;

    III - a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação.


  • O estágio de pagamento é o responsável pela apuração de como será paga a importância e não o estágio de Liquidação. Letra E errada!


ID
1521682
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que indica o segundo estágio da despesa e consiste na verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e os documentos comprobatórios do respectivo crédito.

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Lei 4.320/64


    Art. 63. A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.


    § 1° Essa verificação tem por fim apurar:

    I - a origem e o objeto do que se deve pagar;

    II - a importância exata a pagar;

    III - a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação.


    § 2º A liquidação da despesa por fornecimentos feitos ou serviços prestados terá por base:

    I - o contrato, ajuste ou acôrdo respectivo;

    II - a nota de empenho;

    III - os comprovantes da entrega de material ou da prestação efetiva do serviço.