SóProvas


ID
1190719
Banca
ACAFE
Órgão
PC-SC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia os versos abaixo do poema “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto.


Essa cova em que estás / Com palmos medida.
É a conta menor / que tiraste em vida.
É de bom tamanho / Nem largo nem fundo,
É a parte que te cabe / deste latifúndio
.”

A realidade agrária brasileira, em parte, está descrita nos versos acima. Assinale a alternativa correta sobre essa temática.

Alternativas
Comentários
  • d)

    A concentração da propriedade fundiária está relacionada ao desenvolvimento industrial do Brasil, a partir de meados da década de 50 do século passado. - Bem antes disso. Podemos retomar, por exemplo, a época das Capitanias Hereditárias como início.

  • GABARITO LETRA ´´B´´

     

  • Essa cova em que estás / Com palmos medida.

    É a conta menor / que tiraste em vida.

    É de bom tamanho / Nem largo nem fundo,

    É a parte que te cabe / deste latifúndio.”

    A realidade agrária brasileira, em parte, está descrita nos versos acima. Assinale a alternativa correta sobre essa temática

    • O verso traz a concentração de terras de uma minoria, e a grande maioria fica com uma pequena parte das terras.

    (B) A concentração da propriedade fundiária rural coloca um grande número de pessoas desprovidas desse bem fundamental para a sobrevivência, a terra. CERTA ( Desprovida é sinônimo de falta de algo ou está em carência, nesse contexto, trata-se "A concentração da propriedade fundiária rural coloca um grande número de pessoas com falta desse bem fundamental para a sobrevivência, a terra.")

    GAB. B

  • A desigualdade no espaço agrário no Brasil é discrepante com relação à distribuição de terras, uma vez que alguns detêm uma elevada quantidade de terras e outros possuem pouca e nenhuma. Esse aspecto caracteriza a concentração fundiária brasileira. O problema da concentração de terras no país agrava a permanência e a sobrevivência da população rural, principalmente dos pequenos agricultores, das comunidades tradicionais (ribeirinhas por exemplo), quilombolas e indígenas. E a desigualdade estrutural fundiária brasileira configura como um dos principais problemas do meio rural. 

    LETRA B