Planaltos e Serras do Atlântico Leste e Sudeste – ocupam uma larga faixa de terras na porção oriental do país e, em terrenos predominantemente cristalinos, onde observamos a presença de superfícies bastante acidentadas, com sucessivas escarpas de planalto; daí o fato de ser chamada a região de “domínio dos mares de morros”. Aí encontramos também formações de elevadas altitudes, como as serras do Mar e da Mantiqueira, que caracterizam este planalto como sendo a “região das terras altas”. Na porção mais interior dessas subunidade, em Minas Gerais, encontramos uma importante área rica em minério, na serra do Espinhaço, na região denominada Quadrilátero Ferrífero.
a) Na região Sul, como pode ser observado no mapa a seguir, predominam os Planaltos. ITEM INCORRETO.
b) As bacias sedimentares que formam a planície amazônica são da Era Cenozoica. Ou seja, são recentes (em termos geológicos). ITEM INCORRETO.
c) Prezado aluno, utilize o primeiro mapa para localizar de maneira mais fácil a Planície do Pantanal e o Planalto das Guianas. Como fica fácil perceber, não se pode dizer que a Planície do Pantanal é uma formação deprimida pelo Planalto das Guianas. Apenas para fechar o raciocínio, utilize o segundo mapa para localizar o Planalto Atlântico e encerrar o entendimento com chave-de-ouro. ITEM INCORRETO.
d) Os morros do litoral brasileiro com vertentes arredondadas, também são chamados de formações em meia laranja. ITEM CORRETO.
Resposta: D