SóProvas


ID
1190929
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão tomará por base o seguinte texto, que inicia o capítulo XX do romance Palha de Arroz:


  O velho Antônio Batista, mais conhecido por Antônio Cabeça-Branca, tinha para obra de setenta janeiros nos couros. E caminhava para uns quarenta naquela sua profissão de responsos. E a voz do povo era que nunca um trabalho seu mentiu fogo. Fazia coisa de sete cabeças, coisas do arco da velha. Sua fama de responsador corria os quatro cantos da cidade e se alastrava mundo afora. Até de S. Luís do Maranhão, terra de grandes pajés - grandes mestres na arte - vinha gente para ele fazer trabalhos. 

  Maria Piribido não conhecia pessoalmente o velho Antônio Cabeça-Branca. Só de nome. Pela fama. Era agora, porém, chegada a vez. A vez de conhecê-lo de vista. Dava-se que o momento oportuno e necessário batera-lhe à porta. Decerto que iria dar certo. Nunca um outro cristão soube responsar Santo Antônio com tanta perfeição. Nasceu dotado para aquilo. O próprio nome dava certo - Antônio. Um Antônio que responsava Santo Antônio. Cabeça-Branca na certa que significava experiência. Veio ao mundo com aquela sorte, aquele destino, aquele dom. Com a sorte, o destino e o dom de responsar Santo Antônio e encontrar objetos roubados e perdidos. 

  Foi. Falou com ele. 


Contou-lhe tudo. (Fontes Ibiapina: Palha de Arroz. Teresina: Corisco, 2002, p. 128-9)

Assinale a alternativa que reproduz um trecho que serve como exemplo de variante linguística popular e regional.

Alternativas
Comentários
  • gab. A

    o porquê? não sei.... 

  • Variante linguística: duas grafias oficiais para o mesmo vocábulo

    Couro / Coiro

    Fonte: http://www.portaldalinguaportuguesa.org/index.php?action=lemma&lemma=8812

  • Gab A - O velho Antônio Batista tinha para obra de setenta janeiros nos couros. Popular porque é de costume de alguns substituir a quantidade de "anos" da idade por "janeiros" e nos "couros"

  • Vivendo e aprendendo......

  • A expressão SETENTA JANEIROS NOS COUROS quer dizer que ele tinha 70 anos de idade. Na região nordeste é bem comum se referir à idade pelo numero de "JANEIROS", sendo que cada "janeiro" corresponde a um ano de idade e a expressão "NOS COUROS" traz a ideia de posse.