-
Essa questão está mal formulada. A Taq não mantém sua atividade na temperatura de desnaturação que costuma ser em torno de 94 graus. Ela apenas não é desnaturada e resiste a essa temperatura, mas a sua atividade ocorre em torno de 74 graus.
-
Gabarito letra B.
A enzima Taq polimerase é termoestável, razão pela qual é utilzada na PCR, pois esta reação requer altas temperaturas para desnaturar o DNA e, portanto, precisa de uma DNA polimerase (que nesse caso é a Taq polimerase) estável em altas temperaturas.
A questão não afirma que a enzima permanece em atividade durante a desnaturação ou por todo o processo. Ela apenas da a entender que a enzima é resistente a altas temperaturas, e ela é. Tanto que não é necessário inserir mais enzimas na reação após o primeiro ciclo. Logo, ela mantem sua atividade mesmo nas altas temperaturas necessárias para desnaturar a molécula de DNA, mesmo que não esteja ativa o tempo todo.
-
A meu ver, B está correto, porque a enzima Taq polimerase é capaz de manter sua atividade mesmo nas altas temperaturas necessárias para desnaturar a molécula de DNA.
-
Onde está o erro da letra C?
-
GABARITO: B
É importante lembrar que a Taq polimerase é utilizada em processos in vitro, diferentemente, da DNA polimerase (atua in vivo)
-
Taq polimerase.
A Taq polimerase vem da espécie de bactéria Thermophilus aquaticus, o nome em latim já a entrega. Thermos = térmico, no sentido de quente. Aquaticus é "de água" "vem de água" "relacionado à água" ou ainda "vive em água" ou "está dentro da água".
O Taq ou Thermophilus aquaticus significa "aquele(a) que vive em águas quentes (acima de 40°C).