SóProvas


ID
1191553
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As sociedades de arrendamento mercantil são supervisionadas pelo Banco Central do Brasil e realizam operações de arrendamento de bens móveis e imóveis.

Uma das principais operações de arrendamento mercantil é denominada

Alternativas
Comentários
  • O item diz: são supervisionados pelo BACEN. Daí lembrar que factoring não é supervisionada já mata a questão. Letra A

    OBS: leasing e supervisionado pelo BACEN.

  • Leasing


    O Leasing é a solução para sua empresa adquirir veículos, máquinas, equipamentos e outros bens móveis de origem nacional ou estrangeira, novos ou usados, além de bens imóveis. 

    É uma operação de arrendamento que permite escolher a forma de pagamento que melhor atenda ao fluxo de caixa da sua empresa. 

    Você escolhe o fornecedor, marca e modelo do bem desejado, o qual é adquirido pela BB Leasing e disponibilizado à sua Empresa. Com prazo de pagamento longo, você tem, no mínimo, 24 ou 36 meses para pagar o arrendamento, variando de acordo com a vida útil fiscal do bem arrendado. 

    DIRETO DO SITE DO BANCO DO BRASIL.

  • Hot money ou dinheiro quente em português é um empréstimo para atender às necessidades imediatas de caixa da empresa de curtíssimo prazo

     

    Corporate Finance destaca-se pela atuação em processos de fusões e aquisições no mercado das empresas de grande e médio portes, assessorando compradores e vendedores, sejam de origem nacional, internacional e/ou multinacional.

     

    factoring ou também conhecido como formento marcantil é uma operação financeira pela qual uma empresa vende seus direitos creditórios, que seriam pagos a prazo através de títulos a um terceiro, que compra estes à vista, mas com um desconto.

     

    Commercial papers são títulos de curto prazo que as empresas por sociedades anônimas (S.A.) emitem, visando captar recursos no mercado interno para financiar suas necessidades de capital de giro.

  • LETRA A CORRETA

    Leasing - é a cessão do uso de um bem, por um determinado prazo, mediante contrato e demais condições pactuadas.

    • arrendadora: é a empresa de leasing. As sociedades arrendadoras são empresas previamente autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil e bancos com carteiras de arrendamento mercantil, sob a forma de Sociedades Anônimas.

    • arrendatária: pessoa física ou jurídica, conforme o tipo de leasing, escolhe o bem que será pago pela arrendadora, passando a fazer uso do bem, mediante o pagamento de contraprestações por um período determinado em contrato.

    • em caso de liquidação realizada antes dos prazos mínimos estipulados, o contrato perde sua caracterização legal de arrendamento mercantil e a operação passa a ser classificada como de compra e venda a prazo.

    • O IOF não incide nas operações de leasing. O imposto é o Imposto Sobre Serviços (ISS).

    • Despesas tais como seguro, manutenção, registro de contrato, ISS e demais encargos que incidam sobre os bens arrendados são de responsabilidade do arrendatário ou do arrendador, dependendo do que for pactuado no contrato de arrendamento.

    • Total pago e despesas de manutenção podem ser deduzidos do IR, somente no caso de a arrendatária for pessoa jurídica.

    O arrendatário tem três opções ao final do contrato:

    Renovar o contrato;

    Comprar o bem;

    Devolver o bem.