SóProvas


ID
1191556
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma entidade que compõe o sistema financeiro nacional, além de ser uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda.

A CVM é responsável por:

Alternativas
Comentários
  • RESUMÃO: CVM = autarquia, vinculada ao Ministerio da fazenda; 1 presidente e 4 diretores (nomeados pelo presidente da republica); órgao normativo: (açoes, debentures, bonus de subscricao e outros)


    gab. b

  •  GABARITO: B

    Cabe à CVM, entre outras, disciplinar as seguintes matérias: 

    registro de companhias abertas; registro de distribuições de valores mobiliários; credenciamento de auditores independentes e administradores de carteiras de valores mobiliários; organização, funcionamento e operações das bolsas de valores; negociação e intermediação no mercado de valores mobiliários; administração de carteiras e a custódia de valores mobiliários; suspensão ou cancelamento de registros, credenciamentos ou autorizações; suspensão de emissão, distribuição ou negociação de determinado valor mobiliário ou decretar recesso de bolsa de valores;

  • A CVM é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda e tem a finalidade de disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários, inclusive toda a indústria de fundos e investimentos.

  • Alessandra Nogueira , a CVM não REALIZA operações de compra e venda de valores mobiliários, ela REGULAMENTA, FISCALIZA.

  • Sei que a letra B está correto, porém, não vi o erro da letra A.

  • CVM apenas regula.  Ela é o Bacen do mercado imobiliário.  Seria o mesmo que dizer que o Bacen empresta dinheiro a pessoa fisica.

  • CRSFN - Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional: Órgão colegiado que tem a competência de julgar em segunda instância administrativa, os recursos interpostos das decisões relativas a aplicação de penalidades administradas pelo Banco Central, Comissão de Valores Mobiliários, Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), e Secretaria do Comércio Exterior.

  • Hora Vencer, o erro na alternativa "A", está em afirmar que a CVM realiza transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, em mercado livre e aberto. E o correto seria Mercado de Capitais.

    Bons estudos, galera!

  • b


  • Eu vi que muita gente ficou com dúvida na questão A, então vamos ver a razão porque ela está errada.

    A letra A tem dois erros graves:1º Erro.

    A) Está errada pelo fato de falar que a CVM Realiza Transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, mercado livre e aberto.

    As duas palavrinhas que destaquei é a chave do erro, as empresas que realizam as transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários são as Sociedades Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários do qual as suas funções estão.

    - Operar na bolsa de valores;

    - subscrever emissões de títulos e valores mobiliários no mercado;

    - comprar e vender títulos e valores mobiliários por conta própria e de terceiros.- Encarregar-se da administração de carteiras e da custódia de títulos e valores mobiliários.

    Só por aí já podemos considerar a A falsa.

    2ª Erro

    As pessoas confundem o CVM com a bolsa de valores. Elas são completamente diferentes. “A bolsa de valores são instituições administradoras de mercados. São sociedades anônimas ou associações civis, com o objetivo de manter local ou sistema adequado ao encontro de seus membros e à realização entre eles de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, em mercado livre e aberto, especialmente organizado e fiscalizado por seus membros e pela Comissão de Valores Mobiliários. Possuem autonomia financeira, patrimonial e administrativa.” (Resolução CMN Nº 2690, de 2000)

    Eu não sei se vocês prestaram atenção, mas vamos lá. Em miúdos a bolsa de valores é o local onde será efetuada a compra e venda de títulos que será fiscalizado pelos membros da própria bolsa + a Comissão de Valores Mobiliários segundo a resolução, contudo não fala nada que ela compra e vende títulos.

    Agora vamos analisar a CVM. Ela é uma entidade autárquica em regime especial, especificamente voltada para o desenvolvimento, a disciplina e a fiscalização do mercado de títulos e valores mobiliários emitidos pelas Sociedades Anônimas de Capital Aberto.

    Compete à Comissão de Valores Mobiliários

    - Estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários;- Assegurar o funcionamento eficiente e regular das bolsas de valores e instituições auxiliares que operam nesse mercado;

    - Proteger os titulares de valores mobiliários contra emissões e atos fraudulentos que manipulem preços de valores mobiliários nos mercados primários e secundários de ações;

    - Evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulação destinadas a criar condições artificiais de demanda, oferta ou preço de valores mobiliários negociadas e as companhias que os tenham emitido;

    - Assegurar a observância de práticas comerciais equitativas no mercado de ações e estimular as aplicações permanentes em ações do capital social das companhias abertas


  • De acordo com a lei que a criou, a Comissão de Valores Mobiliários exercerá suas funções, a fim de:

    assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balcão;

    proteger os titulares de valores mobiliários contra emissões irregulares e atos ilegais de administradores e acionistas controladores de companhias ou de administradores de carteira de valores mobiliários;

    evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulação destinadas a criar condições artificiais de demanda, oferta ou preço de valores mobiliários negociados no mercado;

    assegurar o acesso do público a informações sobre valores mobiliários negociados e as companhias que os tenham emitido;

    assegurar a observância de práticas comerciais eqüitativas no mercado de valores mobiliários;

    estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários;

    promover a expansão e o funcionamento eficiente e regular do mercado de ações

    estimular as aplicações permanentes em ações do capital social das companhias abertas.

  • . É uma entidade que tem por objetivo regulamentar e fiscalizar o mercado brasileiro de valores mobiliários 

  • Cabe resumir, após estudar sobre a CVM, que: A CVM faz o registro, credenciamento, acompanhamento, controle e suspensão das atividades e operações de titulos e  valores mobiliários.

    É um processo em verbos se forem parar pra observar. O registro é das Companhias Abertas, credenciamento de auditores e administradores, acompanhamento e controle do mercado de ação/debentures/bonus de subscrição/opções de compra e venda de mercadoria e suspensão de atividades ilicitas de quem foi credenciado e registrado.

    Sucesso à todos. Vocês merecem!

  • LETRA B CORRETA

    CVM entidade autárquica pública em regime especial, com personalidade jurídica e patrimônio próprio, dotada de autoridade administrativa independente, mandato fixo e estabilidade de seus dirigentes, tem poderes para disciplinar, normalizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado. Seu poder de normalizar abrange todas as matérias referentes ao mercado de valores mobiliários, impor penalidades aos infratores (administrativamente). É vinculada ao Ministério da Fazenda.


  • Pessoal, existem 8 palavras mágicas para matar questões de CVM ( Comissão de Valores Mobiliários)-

    - Ações; acionista,

    - Debêntures,

    - Companhias de capital aberto,

    - Fundo de Investimento,

    - Mercado de balcão,

    - Bolsa de valores,

    - Valores Mobiliários,

    - Sociedades Anônimas

  • Atualmente A CVM é vinculada ao Ministério da Economia.

  • A Comissão de Valores Mobiliários tem a finalidade de disciplinar e fiscalizar o Mercado de Valores Mobiliários, aplicando punições àqueles que descumprirem as regras estabelecidas.

    • Ele não realiza transação, ele fiscaliza.
  • A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) foi criada em 07/12/1976 pela Lei 6.385/76, com o objetivo de fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil.

    A CVM é uma entidade autárquica em regime especial, vinculada ao Ministério da Economia, com personalidade jurídica e patrimônio próprios, dotada de autoridade administrativa independente, ausência de subordinação hierárquica, mandato fixo e estabilidade de seus dirigentes, e autonomia financeira e orçamentária.