SóProvas


ID
1191655
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Teerã - Irã e o Organismo Internacional para a Energia Atômica (AIEA) puseram fim neste domingo às negociações nucleares com um novo acordo de cooperação de sete pontos. Após um dia e meio de conversas, a AIEA e a Organização de Energia Atômica do Irã (OEAI) emitiram neste domingo um comunicado no qual afirmam que Teerã cumpriu os seis compromissos adquiridos em novembro e concordam em cooperar em outros sete aspectos, informou a agência de notícias estatal iraniana ‘Irna’, que não detalha o conteúdo do acordo.
“Foram realizados nos dois últimos dias sessões técnicas relacionadas à cooperação estipulada por ambas as partes”, disse o embaixador permanente do Irã perante a AIEA, Reza Najafi, que liderava a equipe de negociação do país.


       http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/aiea-e-ira-finalizam--negociacao-nuclear-com-acordo-de-7-pontos. Acesso em: 20 fev. 2014.
 
Um dos objetivos do Irã com  a mudança de postura sobre seu programa nuclear  e a forma de tratamento
privilegiada  nas  negociações entre o Irã e o Ocidente são:
 

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Outra questão que também pode ser acertado pela dedução, entre as cinco alternativa apenas a letra D é a que melhor se adapta a resposta certa. segue o link da matéria relacionado ao assunto. 

    http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/aiea-e-ira-finalizam-negociacao-nuclear-com-acordo-de-7-pontos

  • O programa de enriquecimento de urânio do Irã causa desconfiança nos países ocidentais desenvolvidos há bastante tempo, uma vez que esses países alegam que as intenções iranianas não se resumem à geração de energia, como afirma o país persa. O receio principal é que o Irã tenha um programa de desenvolvimento de armas nucleares. Baseado nessa suspeita, o Conselho de Segurança da ONU aprovou algumas sanções não militares contra o Irã desde 2006. Essas sanções ocorreram em diversas áreas, com restrições financeiras, comerciais, de aquisição de armas, de viagens de pessoas ligadas ao programa, dentre outras. Os embargos geraram efeitos adversos principalmente na economia do país. Dessa forma, quando o Irã decidiu mudar de postura e negociar um acordo com o Ocidente em relação a seu programa nuclear, seu principal objetivo era o de aliviar as sanções impostas desde 2006. A alternativa correta, portanto, é a letra D.