-
Quando alguém diz que a pessoa está somatizando está dizendo que esta pessoa apresenta sintomas físicos mesmo não havendo uma doença física - a causa destes sintomas seria emocional. O sofrimento físico é um reflexo do sofrimento emocional, que está escondido, como no ataque de pânico, onde a pessoa vai até o médico pois acredita que está infartando, mas após exames não se vê problemas cardíacos e sim sofrimento emocional.
Já para a psicossomática, dizemos que a causa é psicológica, mas a pessoa apresenta alterações clínicas detectáveis por exames de laboratório, ou seja, o corpo da pessoa está tendo danos físicos - chamamos de doença psicossomática. É uma doença física, verdadeira mas com causa psicológica, ou seja, a doença apareceu no corpo, como uma alergia por exemplo. Neste caso o ideal seria tratar tanto com o psicólogo como com o médico.
-
A psicossomática é uma atitude de medicina integral que concebe o ser humano como ser biopsicossocial e não propriamente como um ramo da psiquiatria. Compreende uma ideologia sobre a saúde (com suas práticas e suas doenças), um campo de pesquisas sobre esses fatos e, ao mesmo tempo, uma prática (de uma medicina integral). Hoje a psicossomática estaria mais ligada à visão ideológica desse movimento e às pesquisas que se fazem dessas idéias (sobre a relação corpo-mente e sobre os mecanismos de produção de enfermidades, principalmente sobre os fenômenos do estresse).6
No passado, algumas doenças (hipertensão arterial, retocolite ulcerativa, úlcera gastroduodenal, asma brônquica, eczema e psoríase, hipertireoidismo, artrite reumatóide etc.) foram chamadas de “doenças psicossomáticas”, tentando-se traçar perfis de personalidade específicos para cada um desses grupos de pacientes. Essa concepção foi progressivamente se mostrando inconsistente.
Fonte: http://www2.unifesp.br/dpsiq/polbr/ppm/atu2_01.htm
-
Transtornos somatoformes são doenças mentais que causam sintomas corporais, incluindo a dor. Os sintomas não podem ser rastreados até qualquer causa física. E eles não são o resultado de abuso de substâncias ou de outra doença mental.
-
Gabarito D.
Não são sinônimos.
O Transtorno Somatoforme distingue-se do Transtorno de Somatização pela exigência, neste, de múltiplos sintomas com duração de vários anos e início antes dos 30 anos.