SóProvas



Questões de Psicossomática


ID
57994
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com referência aos sintomas inerentes à depressão psicogênica,
julgue os itens que se seguem, à luz da concepção da
psicopatologia a respeito dos transtornos de humor.

Na depressão, a ansiedade é sempre manifesta, e são frequentes também as manifestações somáticas, como a sensação nó na garganta, as palpitações, as vertigens e o medo em relação ao futuro, futuro esse que é visto como totalmente desesperançoso, a exemplo do que ocorre com o paciente melancólico.

Alternativas
Comentários
  • Moreira(2002)afirma que na psiquiatria atual há uma tendência a empregar o termo“depressão” como sinônimo e em substituição ao termo melancolia.Em seu estudo sobrea depressão,Berlinck&Fedida(2000)mostram que as recentes publicações psiquiátricas tendem a dissolver a melancolia na depressão e que, aquilo que no passado era chamado de “melancolia”,hoje é denominado depressão.
  • Errado Para mim o erro da questão está em afirmar que a ansiedade é sempre manifesta na depressão."A Depressão Típica se apresenta através de sintomas afetivos diretamente relacionados ao humor. Pode haver angústia, acompanhada ou não de ansiedade , tristeza, desânimo, apatia, desinteresse e irritabilidade. Não é obrigatória a presença de todos esses sintomas ao mesmo tempo."Fonte: http://gballone.sites.uol.com.br/voce/dep.html
  • Desde quando "o medo em relação ao futuro" é uma manifestação somática?

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.


ID
187603
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As pressões organizacionais geram não só a doença mental, mas também doenças físicas resultantes da pressão mental transferida para o corpo, provocando, por exemplo, gastrite e estresse. Tais doenças são denominadas

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

     

    O termo doença psicossomática é bastante utilizado quando uma doença física ou não, tem seu princípio na mente. O que leva os pacientes de vários hospitais a uma consulta em conjunto com um psicólogo, psicoterapeuta.

    Essa conduta, que pode partir dos médicos que acompanham o caso, gera muitas dúvidas ao paciente. “Como algo é psicológico se dói no corpo?” O fato de que uma pessoa tenha uma doença psicossomática não significa que a dor e a enfermidade não existem. Pelo contrário, o corpo realmente está em sofrimento, com dores, feridas, descontroles e descompensações orgânicas, que inclusive são até dificilmente controladas com medicamentos e os recursos da medicina tradicional.

    As doenças psicossomáticas podem se manifestar em diversos sistemas que constituem nosso corpo, como por exemplo: gastrointestinal (úlcera, gastrite, retocolite); respiratório (asma, bronquite); cardiovascular (hipertensão, taquicardia, angina); dermatológico (vitiligo, psoríase, dermatite, herpes, urticária, eczema); endócrino e metabólico (diabetes); nervoso (enxaqueca, vertigens); das articulações (artrite, artrose, tendinite, reumatismos).

    É comum, nos casos de doenças psicossomáticas, que o paciente enfrente dificuldades no diagnóstico e até insucesso dos tratamentos propostos, gerando uma passagem por vários médicos especialistas em busca da cura ou alívio.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Doen%C3%A7a_psicossom%C3%A1tica


ID
229147
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, estados de angústia subjetiva e perturbação emocional, usualmente interferindo com o funcionamento e o desempenho sociais e que surgem em um período de adaptação a uma mudança significativa de vida ou em consequência de um evento de vida estressante (incluindo a presença ou possibilidade de doença física séria) correspondem aos Transtornos de

Alternativas
Comentários
  • TRANSTORNOS DE AJUSTAMENTO - DSM.IV

    Características Diagnósticas

    A característica essencial de um Transtorno de Ajustamento é o desenvolvimento de sintomas emocionais ou comportamentais significativos em resposta a um ou mais estressores psicossociais identificáveis.

    Os sintomas devem desenvolver-se dentro de um período de 3 meses após o início do estressor ou estressores (Critério A). A importância clínica da reação é indicada por um acentuado sofrimento, que excede o que seria esperado, dada a natureza do estressor, ou por um prejuízo significativo no funcionamento social ou profissional (ou acadêmico) (Critério B).

    Esta categoria não deve ser usada se a perturbação satisfaz os critérios para outro transtorno específico do Eixo I (por ex., Transtorno de Ansiedade ou Transtorno do Humor) ou é uma mera exacerbação de um transtorno preexistente do Eixo I ou do Eixo II (Critério C).

    Entretanto, um Transtorno de Ajustamento pode ser diagnosticado na presença de outro transtorno do Eixo I ou do Eixo II, se este último não explica o padrão sintomático ocorrido em resposta ao estressor. O diagnóstico de Transtorno de Ajustamento também não se aplica quando os sintomas representam Luto (Critério D).

    Por definição, um Transtorno de Ajustamento deve resolver-se dentro de 6 meses após o término do estressor (ou de suas conseqüências) (Critério E). Entretanto, os sintomas podem persistir por um período prolongado (isto é, mais de 6 meses), se ocorrem em resposta a um estressor crônico (por ex., uma condição médica geral debilitante e crônica) ou a um estressor de conseqüências prolongadas (por ex., dificuldades emocionais ou financeiras resultantes de um divórcio).

    O estressor pode ser um evento isolado (por ex., fim de um relacionamento romântico) ou pode haver múltiplos estressores (por ex., dificuldades acentuadas nos negócios e problemas conjugais). Os estressores podem ser recorrentes (por ex., associados com crises profissionais cíclicas) ou contínuos (por ex., viver em uma área de alta criminalidade).

    Os estressores podem afetar um único indivíduo, toda uma família, um grupo maior ou uma comunidade (por ex., em um desastre natural). Alguns estressores podem acompanhar eventos evolutivos específicos (por ex., ingresso na escola, deixar a casa paterna, casar-se, tornar-se pai/mãe, fracasso em atingir objetivos profissionais, aposentadoria).
  • Fonte: CID-10

    F43.2    Transtornos de adaptação

    Estado de sofrimento e de perturbação emocional subjetivos, que entravam usualmente o funcionamento e o desempenho sociais. ocorrendo no curso de um período de adaptação a uma mudança existencial importante ou a um acontecimento estressante. O fator de “stress” pode afetar a integridade do ambiente social do sujeito (luto, experiências de separação) ou seu sistema global de suporte social e de valor social (imigração, estado de refugiado); ou ainda representado por uma etapa da vida ou por uma crise do desenvolvimento (escolarização, nascimento de um filho, derrota em atingir um objetivo pessoal importante, aposentadoria). A predisposição e a vulnerabilidade individuais desempenham um papel importante na ocorrência e na sintomatologia de um transtorno de adaptação; admite-se, contudo, que o transtorno não teria ocorrido na ausência do fator de “stress” considerado. As manifestações, variáveis, compreendem: humor depressivo, ansiedade, inquietude (ou uma combinação dos precedentes), sentimento de incapacidade de enfrentar, fazer projetos ou a continuar na situação atual, assim como certa alteração do funcionamento cotidiano. Transtornos de conduta podem estar associados, em particular nos adolescentes. A característica essencial deste transtorno pode consistir de uma reação depressiva, ou de uma outra perturbação das emoções e das condutas, de curta ou longa duração.
  • no Dsm V seria o transtorno de adaptação.


ID
406360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto à abordagem da psicossomática, julgue os itens seguintes.

Os fenômenos somáticos acompanham diferentes afetos, que são agrupados em duas grandes categorias: a angústia, que assinala a perda, e a depressão, que assinala o perigo, manifestadas por sintomas funcionais como dores articulares, cefaleias, fadiga e vertigem.

Alternativas
Comentários
  • Os fenômenos somáticos acompanham diferentes afetos, que são agrupados em duas grandes categorias (errado): a angústia, que assinala a perda, e a depressão, que assinala o perigo, manifestadas por sintomas funcionais como dores articulares, cefaleias, fadiga e vertigem (errado). 


  • Angústia = diante de um perigo não identificado (Freud)

     

    https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=a272A2SpYtEC&oi=fnd&pg=PA309&dq=ang%C3%BAstia+e+depress%C3%A3o+na+psicossom%C3%A1tica&ots=BgmvMT77yM&sig=2MolhRhAoAxUth8LhsgrPyNQt4A#v=onepage&q=ang%C3%BAstia%20e%20depress%C3%A3o%20na%20psicossom%C3%A1tica&f=false

  • angústia - perigo, medo

    depressão - perda

  • Não poderia ser depressão e mania?

  • Gabarito: Errado!

    Os fenômenos somáticos que acompanham as diferentes emoções ou afetos e que são mais frequentemente identificados foram agrupados em duas grandes categorias, a da angústia e a da depressão. A categoria da angústia aparece para assinalar o perigo, enquanto que a da depressão, vem para assinalar a perda, a mudança, tendo uma denotação negativa para o indivíduo. Os fenômenos psicossomáticos normalmente eclodem em circunstâncias que mobilizam as emoções do indivíduo.

    A assertiva fez uma alteração no que seria relacionado com com a depressão e a angústia.


ID
406363
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto à abordagem da psicossomática, julgue os itens seguintes.

Para a abordagem psicossomática, os sintomas funcionais são a expressão de conteúdo psíquico na linguagem do corpo, de modo que uma tendência retentiva da pessoa, por exemplo, pode manifestar-se por meio de constipação.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta!

    constipação (português europeu) ou resfriado (português brasileiro) (também conhecida por nasofaringite ou rinofaringite) é uma doença infecciosa viral do aparelho respiratório superior que afeta sobretudo a cavidade nasal. Os sintomas incluem tosse, garganta inflamada, muco nasal e por vezes febre, que normalmente desaparecem ao fim de sete a dez dias, embora alguns dos sintomas se manifestem até três semanas. Existem mais de 200 vírus associados às causas da constipação, sendo os mais comuns os rinovirus.


  • JC, qual seria a relação então entre retenção e nasofaringite?

    Até entendo da possibilidade de as crises de rinite possam ter relação com questões psicossomáticas. Mas, no caso dessa questão, será que não se trata da constipação intestinal? Penso que sim, pois se relaciona inclusive com comportamentos obsessivos, como o de retenção... salvo engano Freud relacionava a constipação intestinal do paciente com seu comportamento de avareza...


ID
406366
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto à abordagem da psicossomática, julgue os itens seguintes.

Na abordagem psicossomática, toda função somática percebida na pessoa pode servir à constituição de um sintoma de conversão, forma de se eliminar, por exemplo, uma angústia ou uma depressão.

Alternativas
Comentários
  • O termo conversão foi utilizado por Freud para designar o mecanismo de defesa através do qual um conteúdo mental é transformado, convertido, em fenômenos orgânicos, motores (paralisias, tremores, convulsões, distúrbios da marcha, da deglutição etc) ou sensitivos (dores, parestesias - ex: frio, calor, formigamento, pressão etc - anestesias, distúrbios da visão, da audição etc). A própria nome "conversão" indica converter algo, mudar algo de um estado para outro, no caso, mudar um conteúdo mental para um estado orgânico.

     

    http://www.medicinapsicossomatica.com.br/glossario/conversao.htm


ID
406369
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto à abordagem da psicossomática, julgue os itens seguintes.

Quando não é encontrada causa orgânica para sintomas físicos como fadiga crônica, síndrome de cólon irritável, fibromialgia e dor pélvica crônica, trata-se, normalmente, de transtornos somatoformes.

Alternativas
Comentários
  • transtornos somatoformes = transtornos sem explicação médica.

  • A característica comum dos Transtornos Somatoformes é a presença de sintomas físicos que sugerem uma condição médica geral, porém não são completamente explicadas por uma condição médica geral, pelos efeitos diretos de uma substância ou por um outro transtorno mental. Os sintomas devem causar sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes.

     

    Síndrome da fadiga crônica é uma doença caracterizada pela fadiga extrema, que não pode ser explicada por nenhuma condição médica subjacente.

     

    Síndrome do cóllon irritável ou síndrome do intestino irritável, cóllon espástico ou doença intestinal funcional, é uma doença na qual não existe lesão orgânica presente no intestino, mas causa grande desconforto nas pessoas que as apresentam. 

     

    http://www.psiquiatriageral.com.br/dsm4/somat.htm

    https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_do_c%C3%B3lon_irrit%C3%A1vel

    http://www.minhavida.com.br/saude/temas/sindrome-da-fadiga-cronica

     


ID
544870
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O aspecto essencial deste transtorno é uma preocupação persistente com a possibilidade de ter um ou mais transtornos físicos sérios e progressivos. Os pacientes manifestam queixas somáticas persistentes ou preocupação persistente com a sua aparência física. Sensações e aparências normais ou banais são muitas vezes interpretadas por um paciente como anormais e angustiantes e a atenção é usualmente focalizada em apenas um ou dois órgãos ou sistemas do corpo. O transtorno físico ou desfiguramento temido pode ser especificado pelo paciente, mas mesmo assim o grau de convicção sobre sua presença e a ênfase sobre um transtorno em vez de outro, em geral, varia entre as consultas; o paciente usualmente cogitará a possibilidade de que outros transtornos físicos possam existir em adição àquele ao qual é dado predominância. Estas características configuram o transtorno

Alternativas
Comentários
  • Não consegui encontrar relação da questão com a resposta C.
    Se houver alguém que possa esclarecer, agradeço.
  • Letra c)

    A hipocondria, do grego hypo- (abaixo) e chondros (cartilagem do diafragma), também conhecida por nosomifalia, é um estado psíquico em que a pessoa tem crença infundada de se padecer de uma doença grave. Costuma vir associada a um medo irracional da morte, a uma obsessão com sintomas ou defeitos físicos irrelevantes, preocupação e auto-observação constante do corpo e até as vezes, à descrença nos diagnósticos médicos. Muitas vezes encarada como algo engraçado, a patologia é séria e prejudica a vida de pacientes e parentes.

    Um hipocondríaco é um indivíduo que se preocupa em demasia com a possível presença de doença. Geralmente reconhecem a presença de sinais e sintomas das mais variadas patologias no seu próprio corpo, entrando por vezes em estados de pânico. É tido como um distúrbio psiquiátrico, necessitando muitas vezes de ajuda médica especializada. O hipocondríaco em muitos casos se sente melhor ao tomar uma série de remédios para se dopar, achando assim, estar livre das supostas doenças. Alguns relatam que ficam felizes ao tomar os remédios.por vezes entra numa depressão profunda por pensar ter muitas doenças.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipocondria
     




  • Segundo o CID 10:
    F45 Transtornos somatoformes
    A característica essencial diz respeito à presença repetida de sintomas físicos associados à busca persistente de assistência médica, apesar que os médicos nada encontram de anormal e afirmam que os sintomas não têm nenhuma base orgânica. Se quaisquer transtornos físicos estão presentes, eles não explicam nem a natureza e a extensão dos sintomas, nem o sofrimento e as preocupações do sujeito.
     
    - F45.0 Transtorno de somatização:Transtorno caracterizado essencialmente pela presença de sintomas físicos, múltiplos, recorrentes e variáveis no tempo, persistindo ao menos por dois anos. A maioria dos pacientes teve uma longa e complicada história de contato tanto com a assistência médica primária quanto especializada durante as quais muitas investigações negativas ou cirurgias exploratórias sem resultado podem ter sido realizadas. Os sintomas podem estar referidos a qualquer parte ou sistema do corpo. O curso da doença é crônico e flutuante, e freqüentemente se associa a uma alteração do comportamento social, interpessoal e familiar. 
     - F45.1 Transtorno somatoforme indiferenciado: Quando as queixas somatoformes são múltiplas, variáveis no tempo e persistentes, mas que não correspondem ao quadro clínico completo e típico de um transtorno de somatização, o diagnóstico de transtorno somatoforme indiferenciado deve ser considerado.
    - F45.2 Transtorno hipocondríaco: A característica essencial deste transtorno é uma preocupação persistente com a presença eventual de um ou de vários transtornos somáticos graves e progressivos. Os pacientes manifestam queixas somáticas persistentes ou uma preocupação duradoura com a sua aparência física. Sensações e sinais físicos normais ou triviais são freqüentemente interpretados pelo sujeito como anormais ou perturbadores. A atenção do sujeito se concentra em geral em um ou dois órgãos ou sistemas. Existem freqüentemente depressão e ansiedade importantes, e que podem justificar um diagnóstico suplementar. Dismorfofobia (corporal) (não-delirante); Hipocondria; Neurose hipocondríaca; Nosofobia.


  • http://www.psicosite.com.br/tra/sod/dissociativo.htm
    TRANSTORNO DISSOCIATIVO - O aspecto central dos transtornos dissociativos (ou também chamados conversivos) é a perda total ou parcial de uma função mental ou neurológica. As funções comumente afetadas são a memória, a consciência da própria identidade, sensações corporais, controle dos movimentos corporais. Esses acometimentos estão por definição ligados a algum evento psicologicamente estressante na vida do paciente cuja ligação o paciente costuma negar e conseqüentemente o psiquiatra precisa de auxílio para detectar.

     http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/18587 
    HIPOCONDRIA - O transtorno hipocondriaco, também é conhecida como a neurose de doenças. O que acontece neste transtorno é que a pessoa tem uma sensibilidade corporal exacerbada pelo fato de ser muito centrado em seu próprio corpo. No fundo o hipocondríaco, como em todas os outros transtornos tem uma ansiedade e uma dificuldade muito grande de entrar em contacto com pessoas e situações que ele não se sente controlando e com isto vai cada vez mais centrando a sua atenção e percepção no próprio funcionamento corporal. Assim qualquer alteração fisiológica (mudança do batimento cardíaco, ruídos do funcionamento digestivo e outros) é rapidamente notada e por ele ser controlador e pessimista, interpreta como risco eminente de algo fora de controle e que pode leva-lo a morte ou conseqüências muito graves e irreversíveis. Dai o fato dele estar tomando medicações o tempo todo, ou pelo menos querendo tomar, pois se acha e se sente doente, apavorado com o risco de ser uma doença grave e querendo fazer tudo para eliminar este sintoma que desencadeia toda esta gama de sentimentos.
    http://mmspf.msdonline.com.br/pacientes/manual_merck/secao_07/cap_082.html 

    TRANSTORNO SOMATOFORME - A cabeça do hipocondríaco é uma caixa de horrores, ele é capaz de pensar em todas as doenças graves e terminais por que esta sentindo por exemplo, uma dor de cabeça.  Nos distúrbios somatoformes, os sintomas físicos, ou a sua gravidade e duração, não podem ser explicados por qualquer doença física subjacente. Os distúrbios somatoformes incluem a somatização, a conversão e a hipocondria. Os psiquiatras diferem consideravelmente no que diz respeito ao valor e à validade do uso dessas categorias diagnósticas. Entretanto, essa distinção dos diferentes distúrbios somatoformes proprocionou aos psiquiatras um meio para descrever a ampla variedade de sintomas apresentados por esses pacientes e para diferenciar os distúrbios baseando-se nessas descrições. As descrições minuciosas podem ajudar os psiquiatras a ordenar os diferentes distúrbios que podem ser melhor estudados cientificamente. Os distúrbios somatoformes geralmente não possuem uma explicação clara.
     
    PSICOSSOMATICA - doenças somáticas que surgiram a partir de um problema psicológico.









  • A questão deferia ser anulada, pois a resposta correta seria o transtorno dismorfico corporal, pois aparencia fisicas banais já caracteriza este transtorno, vejam este transtorno na internet
  • Fiquei em dúvida entre o ítem "C" e "D". Encontrei uma explicação interessante sobre a diferença:

    " A principal diferença entre o Transtorno Somatoforme e a Hipocondria é a atitude do paciente. Na hipocondria o paciente revela uma intensa preocupação e sofrimento com algum problema sério; na somatização o paciente queixa-se de seus sintomas, mas não possui a mesma crença e temor do hipocondríaco. Antes dos pacientes com somatizações procurarem um psiquiatra eles passam anos mudando de clínicos, procurando diversos médicos e fazendo vários exames. Qualquer área do corpo pode estar afetada, mas as queixas mais comuns estão centralizadas no tubo digestivo com dores, eructações, regurgitações, vômitos e náuseas; queixas dermatológicas e sexuais. Como o paciente recusa-se a aceitar que nenhuma disfunção foi descoberta pelos exames e consultas, acaba tendo desavenças com as pessoas próximas. Esse distúrbio começa geralmente antes dos 30 anos de idade e é muito mais comum em mulheres. Freqüentemente outros distúrbios psiquiátricos estão associados como depressão e ansiedade. Uma das consequências são as indisposições de ânimo geradas em quem está próximo, pois com o tempo se cansam de tanto ouvirem as mesmas queixas.

    Fonte: http://www.psicosite.com.br/tra/sod/somatoforme.htm


  • A questão está conforme CID 10. Dentro dos transtornos somatoformes, está o transtorno hipocondríaco F45.2 em que uma das carecterísticas é a preocupação com aspectos físicos do corpo, porquanto supostas alterações físicas configurariam na percepção distorcida do paciente, prova irrefutável de que ele estaria doente. Isso mesmo Tayane Weinert

  • Gabarito: Letra C

     

    a) associativo/de conversão - o indivíduo apresenta um ou mais sintomas físicos que prejudicam grandemente o funcionamento sem que uma base orgânica para os sintomas possa ser encontrada.

     

    b) dissociativo - incapacidade súbita de lembrar informações pessoais ou eventos importantes. Ocorre após algum tipo de estresse severo.  

     

    c) hipocondríaco - preocupação irrealista e a ansiedade do indivíduo em relação a problemas físicos potenciais

     

    d) somatoforme diferenciado - Presença de sintomas físicos como dor, paralisia, cegueira ou surdez para os quais não há causa física demonstrável, mas sim, psicológica.

     

    e) psicossomático diferenciado - Causas são psicológicas e sintomas físicos. Diferente dos transtornos somatoformes, com os transtornos psicossomáticos, há dano físico.


ID
724225
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Transtorno caracterizado por amplo espectro de disfunções cognitivas e emocionais, incluindo delírios e alucinações, discurso e comportamento confusos e emoções inapropriadas. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • ta errado pois, esquizofrenia nao tem limitacao cognitiva
  • isso mesmo vanessa!!!! ta errado, esquizofrenia não altera a inteligencia.

    a opcao certa é a A
  • Os sintomas característicos de Esquizofrenia envolvem uma faixa de disfunções cognitivas e emocionais que acometem a percepção, o pensamento inferencial, a linguagem e a comunicação, o monitoramento comportamental, o afeto, a fluência e produtividade do pensamento e do discurso, a capacidade hedônica, a volição, o impulso e a atenção. DSM-IV

    Se continuar a ler a sequencia texto do DSM IV, os outros sintomas referidos na questão estarão logo abaixo, questão bem elaborada, resposta correta, B - Esquizofrenia

  • Cada episódio de surto psicótico, via de regra e por alguns estudos epidemiológicos já constatam o surgimento de outras co-mormidades. Ou se pegar estudos DA NEUropsiclogia, encontram correlações entre deterioramento cognitvo e surtos psicóticos, característicos da esquizofrenia.. Então faz sentido, sim que exista uma perda coginitiva, ou como eles chjamaram de inteligência, en

  • Claro que os pacientes com esquizofrenia apresentam prejuízos cognitivos ou limitações. Alguns apresentam desorientação quanto à sua própria idade, isso é um sinal indicativo de déficit cognitivo. Muitos pacientes com esquizofrenia apresentam prejuízos cognitivos significativos, especialmente em relação à memória, à atenção e ao funcionamento executivo. Esses prejuízos inevitavelmente têm um importante impacto sobre a conseqüência funcional da doença

  • Tb cheguei a pensar isso Vanessa, mas de acordo com o DSM IV existe disfunções cognitivas.



  • Segundo Dalgalarrondo:

    Sintomas de primeira ordem na esquizo:

    1. Percepção delirante;

    2. Alucinações auditivas;

    3. Eco do pensamento;

    4. Difusão do pensamento;

    5. Roubo do pensamento;

    6. Vivência de influência na esfera corporal ou ideativa;


  • As alterações cognitivas mais proeminentes na esquizofrenia incluem déficits em atenção, memória e resolução de problemas (Pantelis et al., 2010; Berberian et al., 2009).

  • Esquizofrenia

    Transtorno caracterizado por amplo espectro de disfunções cognitivas e emocionais, incluindo delírios e alucinações, discurso e comportamento confusos e emoções inapropriadas.

  • Esquizofrenia

    Transtorno caracterizado por amplo espectro de disfunções cognitivas e emocionais, incluindo delírios e alucinações, discurso e comportamento confusos e emoções inapropriadas.


ID
732313
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Medicina Psicossomática, inicialmente inspirada no movimento psicanalítico brasileiro, tomou outros rumos por conta de algumas importantes transformações na estrutura assistencial decorrentes da intervenção maciça do Estado, com a mobilização maior de atividades paramédicas e a formação de equipes

Alternativas
Comentários
  • há diferença entre TRANS e MULTIdisciplinar.

    A resposta certa é a letra C

    MULTIDISCIPLINAR: Várias disciplinas/ campos de saberes/ especialidadOtrabalhando de forma isolada, mas com objetivos comuns. Cada um no seu cantinho, trabalhando em prol dos mesmos objetivos.


    TRANSDISCIPLINAR: Várias disciplinas/ campos de saberes/ especialidades trabalhando existindo uma troca de informações, uma reciprocidade de forma coordenada, há uma coordenação nesta parceria, objetivos em comum e coordenado.



  • A transdisciplinaridade é uma nova abordagem científica e cultural, uma novaforma de ver e entender a natureza, a vida e a humanidade. Ela busca a unidade do conhecimento para encontrar um sentido para a existência do Universo, davida e da espécie humana. Se a Ciência Moderna significou uma mudançaradical no MODO DE PENSAR dos homens medievais, a transdisciplinaridade, hoje, sugere a superação da mentalidade fragmentária, incentivando conexões. (http://www.ufrrj.br/leptrans/arquivos/O_QUE_e_TRANSDISCIPLINARIDADE.pdf).

    Exemplo é o trabalho do CAPS, onde todos profissionais exercitam as mesmas tarefas. Acolhimento, atividade de grupo, etc.Existe a lente de seu conhecimento de NÚCLEO ( psicologia, terapia ocupacional...) Mas na atividade de CAMPO há uma necessidade de conhecer algo do Núcleo de outras profissões. 

    Durante um acolhimento o Terapeuta Ocupacional pode ouvir a dor, o choro do usuário, mesmo não sendo Psicólogo, poderá fazer uma ação de apoio, e ser uma intervenção genuína.

    A transdisciplinariedade é vista como algo distante, se prevalece a visão multiprofissional, ainda buscando ser interdisciplinar, o que já ampliaria a qualidade da atuação de equipe.


  • O modelo multidisciplinar corresponde ao trabalho com vários profissionais,cada um com seu saber,o que resulta numa junção dos conhecimentos.

    E o transdiciplinar favorece ao atravessamento entre os saberes, o que permite que o profissional chegue a usar a linguagem do outro saber,ocorre com freuqência entre os profissionais do CTI e no tratamento da obesidade.

     

  • A Medicina Psicossomática, inicialmente inspirada no movimento psicanalítico brasileiro, tomou outros rumos por conta de algumas importantes transformações na estrutura assistencial decorrentes da intervenção maciça do Estado, com a mobilização maior de atividades paramédicas e a formação de equipes multidisciplinares

  • Gabarito C.

    Gente, cabe ressaltar que o trabalho Transdisciplinar ainda se constitui como uma utopia, uma realidade não alcançada, mas almejada nos dispositivos de saúde, portanto não se constitui como uma prática já aplicada.


ID
732316
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na obra Psicossomática Hoje, organizada por Julio de Mello Filho, encontra-se que a progressiva e maciça participação do psicólogo na área de saúde, nos hospitais, nos ambulatórios, nos postos de saúde e até nos serviços clínicos particulares, nas mais variadas especialidades e tipos de atendimento, tem estimulado uma crescente preocupação com as questões psicológicas, sendo que duas linhas mestras da questão psicossomática podem ser apontadas: a de que o êxito terapêutico está extremamente vinculado à relação dinâmica médico-paciente e a de que a patologia do homem sempre deve levar em conta a dimensão simbólica pela qual é constituído, o que impõe o conhecimento dos aspectos

Alternativas
Comentários
  • psicossociais

  • Quando se trata de simbolismo, não se deve levar em conta os aspectos culturais também?

  • respostas retiradas do material de Sheila de Quadros Uzêda

    Alternativa A: INCORRETA. A psicossomática estuda as relações mente-corpo com foco na compreensão da patogenia. Decorre daí que o aspecto motivacional não constitui uma linha mestra nos estudos dessa área.

    Alternativa B: CORRETA. Dimensão simbólica, neste contexto, relaciona-se aos aspectos afetivos e relacionais que constituem o psiquismo humano e à forma como cada pessoa significa seu corpo e sua doença. Dessa maneira, é imprescindível investigar os fatores psicossociais subjacentes ao adoecimento, tais como: relacionamento pais e filho, problemas psicológicos e de saúde na família; reforço familiar de comportamentos ligados à doença; ansiedade do indivíduo frente aos sintomas físicos; perda de pessoas importantes; uso de drogas e álcool por membros da família, entre outros. Todos esses elementos podem ser considerados fatores psicossociais e na perspectiva da psicossomática, precisam ser investigados a fim de compreender o quadro apresentado pelo indivíduo.

    Alternativa C: INCORRETA. A dimensão simbólica inclui variados aspectos, além dos estritamente pessoais,como explicitado no comentário anterior e tal dimensão se constitui pelas fluências da atitude materna e paterna, pelas experiências vivenciadas ao longo do desenvolvimento, principalmente na infância, em sua interface com as pessoas significativas, com o ambiente social.

    Alternativa D: INCORRETA. Um fator considerável no diagnóstico de pacientes, na perspectiva psicossomática é a estrutura específica de pensamento, bem como o modo de lidar com suas próprias emoções. Diante disso, a análise de fatores culturais exige uma apreciação sócio-histórica mais ampla e, contudo, não ocupa um primeiro plano investigativo nesse referencial.

    Alternativa E: INCORRETA. Na concepção de Melo Filho, toda doença tem uma dimensão psicossomática. Contudo, pode-se conceituar a doença psicossomática como aquela que é agravada ou desencadeada por fatores emocionais e apresenta alguma alteração orgânica. Decorre daí, que os fatores econômicos não são centrais na constituição da dimensão simbólica.

  • Biopiscosociocultural (termo mais adequado)

  • Júlio de Mello Filho aborda a respeito dando enfoque ao social e à visão psicossomática como atividade essencialmente de interação,intercomunicação entre os vários profissionais de saúde.

    O foco da medicina psicossomática é dado pela visão do ser integral,baseado na ideia do ser humano integrado na sua doença,o ser biopsicossocial.Assim,abandona-se os especialismos e nega-se a dualidade mente-corpo,enfocando esta relação de forma integrada.

  • Psicossocial condensa todas alternativas e mais um pouco ...

ID
732319
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Psicossomática psicanalítica aponta que uma pessoa bem organizada no plano mental pode desenvolver, a partir de uma situação de conflito, sintomas ou perturbações psíquicas, da ordem

Alternativas
Comentários
  • letra: D

    Das neuroses e das psicoses. O fato de ter "SOMENTE" nas demais alternativas é um ponto para pensar. Todas as pessoas são passíveis de desenvolver, mesmo que temporariamente, alguma patologia. 
  • Muito boa questão! Nenhum individuo está livre de ter uma patologia em algum determinado momento da vida!  Ótima questão para discutir conceitos de normatividade e normalidade! 

  • Questão zuada. Se pensarmos com Winnicott, a alternativa D se justifica. Contudo, com Lacan, a estrutura psíquica impera: se a pessoa é bem organizada mentalmente, nos termos do enunciado, jamais psicotiza por questões endógenas. Eu pediria anulação 

  • A questão está ok. Nunca seria anulada... e é muito atual. Cada vez mais as pessoas estão fazendo uso de manipulados desnecessários, cujos efeitos podem ser lesivos a qualquer mente saudável até então.


ID
732322
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Enquanto a Psicologia Médica estuda as relações assistenciais e seu foco é a terapêutica, a Medicina Psicossomática estuda as relações mente-corpo e seu foco é

Alternativas
Comentários
  • Por eliminação, a resposta é a letra "a": "a patogenia". A medicina Psicossomática se interessa pelo estudo das relações entre o mental e o corpo que é justo a relação que ocorre na patogenia.

  • Patogenia refere-se ao modo como um agentes causador de doença agridem o nosso organismo e como os sistemas naturais de defesa do nosso organismo reagem, surgindo mesmo assim, lesões e disfunções.

  • Pato (doença) genia (causa, origem), quando uma pessoa possui manchas na pele, por exemplo, e os exames médicos não resultam em

     

    alterações biológicas, portanto a psicossomática buscará a genese, ou seja, a causa da doença, se é ou não de origem psicológica,

     

    comportamental, emocional...

     

    O termo "psicossomático" remete a origem psicológica de determinadas doenças orgânicas. A denominação de "medicina psicossomática",

     

    de acordo com seu campo epistemológico, é um estudo das relações mente corpo, e uma transcrição para linguagem psicológica dos

     

    sintomas corporais. É uma causa psicológica/mental para uma doença orgânica. 

     

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932000000400008 

     

  • A Psicologia Médica é o braço clínico da concepção psicossomática original, com uma diferença fundamental: a Psicossomática estuda as relações mente-corpo e seu foco é a patogenia, enquanto a Psicologia Médica estuda as relações assistenciais e seu foco é a terapêutica. O primeiro ressalta a questão diagnóstica e o segundo, a atuação clínica (Eksterman, 1992). Desse modo, "a Psicologia Médica vem a ser o todo que contém o particular, a visão psicossomática da Medicina" (Mello Filho, 1992, p. 19), ou seja, a Psicossomática ficou sendo o campo conceitual e a Psicologia Médica o terreno da prática profissional.

     

    fonte: A prática da psicologia da saúde - http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582011000200012


ID
732325
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As contribuições da escola psicanalítica que originaram as concepções psicossomáticas conduziram ao nascimento de outras disciplinas, tais como: Psiquiatria Dinâmica, Psicologia Médica, Psicologia Hospitalar e Psicologia da Saúde. Essas novas disciplinas apresentam como denominador comum a concepção do comportamento humano como um fenômeno multifatorial e pluridimensional, no qual os conflitos intrapsíquicos e as interações comunicacionais, em especial as intra-familiares, adquirem papel preponderante na relação

Alternativas
Comentários
  • A concepção de saúde da OMS (Organização mundial de saúde) segue a mesma visão dicotômica do homem em que “saúde” é definida como “o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de enfermidade ou invalidez” ¹ e é a partir de tais construções teóricas que o psicólogo se insere nas instituições de promoção e prevenção á saúde, sob a égide do modelo multidisciplinar que nada mais é que o reflexo da fragmentação das disciplinas científicas “um tipo de pensamento que separa o objeto de seu meio, separa o físico do biológico, separa o biológico do humano, separa as categorias as disciplinas.” (Morim, 1983, citado por Spink, 2003: 31).

  • Esta questão é puramente uma cópia, com a supressão de um pequeno trecho, do livro: "Interconsulta Em Saúde Mental" (Luiz Antônio Nogueira Martins), já da primeira página Introdução, segundo parágrafo. 


                    "Como resultado das contribuições da escola psicanalítica que originaram as concepções psicossomáticas, acrescidas dos estudos desenvolvidos por outras disciplinas das áreas humanas, como a sociologia, a antropologia e a psicologia social: nasceram outras disciplinas que têm sido conhecidas por diversas denominações, como Psiquiatria Dinâmica, Psicologia Médica, Psicologia Hospitalar e Psicologia da Saúde. 

                  Essas novas disciplinas apresentam como denominador comum a concepção do comportamento humano como um fenômeno multifatorial e pluridimensional, no qual os conflitos intrapsíquicos e as interações comunicacionais, em especial as intra-familiares, adquirem papel preponderante na relação saúde-doença".



  • A doença não pode ser compreendida apenas por meio das medições fisiopatológicas, pois quem estabelece o estado da doença é o sofrimento, a dor, o prazer, enfim os valores e sentimentos expressos pelo corpo subjetivo que adoece. A doença não é mais que um construto que guarda relação com o sofrimento, com o mal, mas não lhe corresponde integralmente. Quadros clínicos semelhantes, ou seja, com os mesmos parâmetros biológicos, prognósticos e implicações para o tratamento, podem afetar pessoas diferentes de forma distinta, resultando em diferentes manifestações e desconforto, com comprometimento diferenciado de suas habilidades de atuar em sociedade. O conhecimento clínico pretende balizar a do conhecimento e da tecnologia.

    http://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/1/modulo_politico_gestor/Unidade_6.pdf


ID
737620
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Transtorno de Somatização é um transtorno polissintomático que inicia antes dos 30 anos e é caracterizado por uma combinação de dor, sintomas gastrointestinais, sexuais e pseudoneurológicos. Historicamente também denominado de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

     d) Síndrome de Briquet.


ID
751519
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise o trecho a seguir.

"Estes pacientes tendem a negar a realidade e podem adotar uma atitude arrogante, ou de desprezo e indiferença com relação à sua enfermidade e aos cuidados médicos. Estas reações podem ser trabalhadas dentro da própria relação clínico-paciente. Entretanto, com certa frequência, somente a intervenção psiquiátrica consegue reverter esse quadro."

Amaury Queiroz, no livro "Psicossomática Hoje" (2010), de Júlio de Mello Filho, Miriam Burd e colaboradores, discorre sobre a sistematização assistencial para o paciente infectado pelo vírus da AIDS e sobre as reações psicológicas e/ou psiquiátricas determinadas pelo quadro clínico de ansiedade aguda, acrescido de ansiedade ou angústia. O trecho acima se refere às reações

Alternativas

ID
751597
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Oly Lobato, no "livro Psicossomática Hoje" (2010), de Júlio de Mello Filho e colaboradores, coloque F(falso) ou V(verdadeiro) nas afirmativas abaixo, em relação ao problema da dor, assinalando a seguir a opção correta.
( ) A resposta emocional básica do indivíduo à dor aguda, na medida em que ela representa um evento ameaçador(ou como tal foi interpretado), é a depressão e todas as reações físicas que a acompanham.
( ) No tratamento do paciente com dor orgânica crônica, é importante, sob o ponto de vista emocional, obter dados que permitam avaliar se há depressão, transtorno de ansiedade, abuso ou dependência de drogas e/ou problemas familiares, conjugais ou sexuais.
( ) Estudos indicam que há uma menor prevalência de alexitimia em pacientes com dor crônica.
( ) Segundo Sandra Fortes(2002), uma das características do comportamento normal da dor é o isolamento social, justificando-se pela dor.
( ) A simulação da dor pode incluir a produção da doença ou o exagero, elaboração ou falso relato de sintomas, e a questão diagnóstica fundamental é a de que o simulador possui um propósito definitivo: obter algum ganho monetário, privilégios ou evitação de um dever desagradável.

Alternativas

ID
751612
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Eugênio Paes Campos, no livro "Psicossomática Hoje" (2010), de Júlio de Mello Filho e colaboradores, assinale a opção INCORRETA em relação aos aspectos psicossomáticos em cardiologia e aos mecanismos de somatização e meios de reagir ao estresse.

Alternativas

ID
751630
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Júlio de Mello Filho, no Livro "Concepção Psicossomática: visão atual (2002)", assinale a opção correta sobre a relação entre equilíbrio e desequilíbrio familiar e a eclosão de patologias várias, em particular as de manifestações somáticas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:  b)A doença é função de configurações feitas pelo paciente nos seus vários relacionamentos e, ao mesmo tempo, de configurações ainda mais amplas, como as estruturas socioeconômicas-culturais, dentro das quais se desenvolve

  • O processo de a mãe "atingir" a criança, projetando nela suas dificuldades, podendo evoluir para formas mais claras de agressão, presentes na relação mãe-filho, principalmente se esta atribui seus problemas ao fato de ser mãe, é denominado "filicídio"

    A doença é função de configurações feitas pelo paciente nos seus vários relacionamentos e, ao mesmo tempo, de configurações ainda mais amplas, como as estruturas socioeconômicas-culturais, dentro das quais se desenvolve.

    As crises familiares, complementares das crises existenciais desencadeantes das enfermidades, "fazem adoecer", sempre, um único membro.

    O modo da família adoecer pode comportar diferentes exteriorizações e, às vezes, é mais homogêneo, principalmente, quando um acontecimento traumático marcou a gestalt familiar que, por identificação patológica, passa a ser repetido.

    O fenômeno em que mães que estão passando por vários problemas emocionais voltam-se, frequentemente, para a saúde dos filhos, e descobrem que estes "não estão comendo bem", "estão magros" e apegam-se a pequenos problemas, reais ou fantasiosos, para levá-los ao médico, é denominado Projeção.


ID
774049
Banca
ASPERHS
Órgão
Prefeitura de Catende - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Referente ao Transtorno de Somatização é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    Esse distúrbio começa geralmente antes dos 30 anos de idade e é muito mais comum em mulheres.


ID
891385
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Mulher de 54 anos, costureira, realizou tratamento no ambulatório de psiquiatria em um hospital geral, comparecendo às consultas com regularidades mensais, sendo realizado manejo farmacológico vistas à melhora dos sintomas dolorosos. Seguia tratamento com diversos serviços médicos. As repercussões do quadro doloroso eram graves, principalmente nas atividades de trabalho da paciente. Verificou-se a presença das demais condições que perfizeram o diagnóstico de um possível transtorno. Trata-se do transtorno

Alternativas
Comentários
  • Os sintomas de Somatização envolvem a clínica médica e envolvem também os diversos órgãos e sistemas, como por exemplo, dores no peito (sistema cardiovascular), falta de ar (sistema respiratório), cólicas abdominais (sistema gastroenterológico ou ginecológico), e assim por diante.

    Resumindo, a maneira mais didática de entender essa sucessão de termos parecidos e confusos pode ser assim:

    TERMO

    SIGNIFICADO

    Somatiforme, ou Somatomorfo

    Toda patologia psíquica que se faz representar no orgânico através de sintomas compatíveis ou não com a patologia clínica, com a anatomia ou com a fisiologia.

    Somatização

    Quando a parte física envolvida diz respeito aos órgãos e sistemas (coração, muscular, respiratório, genital...)

    Conversão

    Quando a parte física envolvida diz respeito à comunicação corporal da pessoa (cinco sentidos, musculatura, coordenação...)

    Dissociação

    Quando a parte envolvida diz respeito ao próprio psiquismo (confusão mental, delírios, desorientação...)

    Psicossomática

    Doenças determinadas, agravadas ou desencadeadas por razões emocionais com alterações orgânicas constatáveis (asma, hipertensão, dermatites, diabetes...)



  • Gabarito: 

    b) de somatização.


ID
919927
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto à psicossomática, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Eksterman (1992), a Medicina Psicossomática é um estudo das relações mente-corpo com ênfase na explicação psicológica dos sintomas corporais. O termo também pode ser compreendido, tal como descreve Mello Filho (1992), como "uma ideologia sobre a saúde, o adoecer e sobre as práticas de saúde, é um campo de pesquisas sobre estes fatos e, ao mesmo tempo, uma prática, a prática de uma medicina integral".
    Fonte: https://psicologado.com/psicossomatica/psicossomatica-e-a-psicanalise © Psicologado.com 

  • Letra C.

    A visão de causa-efeito tende muito mais para uma lógica médica do que uma visão holistica.

  • No entanto, é exatamente isso o que diz o item C. Uma visão de causa e efeito é diminuida por uma atuação multiprofissional e multifatorial.
  • Creio que essa questão seja passível de anulação dessa forma.

ID
969559
Banca
VUNESP
Órgão
SAP-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A tendência moderna do estudo das somatizações inclina-se a abandonar o termo “psicossomática”, pois esse termo implica uma dissociação entre corpo e mente. A proposta é referir-se aos quadros que envolvem processos de somatização pelo termo

Alternativas
Comentários
  • De modo geral, o Transtorno Somatoforme se caracteriza por um salto do psíquico para o orgânico, com predominância de queixas relacionadas aos órgãos e sistemas, como por exemplo, queixas cardiovasculares, digestivas, respiratórias, etc.

    É muito importante fazer uma boa distinção entre sintomas somatiformes e conversivos com os sintomas psicossomáticos, embora todas essas manifestações possam ocorrer em um mesmo paciente. Na Conversão e Somatização, a representação da realidade vivenciada penosa, desagradável ou traumática é reprimida para o inconsciente e sua energia psíquica é deslocada para alguma zona do corpo, convertendo-se em sintoma.

    Na Doença Psicossomática, diferentemente, de fato existe alteração orgânica confirmada por exames clínicos, embora tais alterações tenham sido desencadeadas, determinadas ou agravadas por razões emocionais. Na Doença Psicossomática o Sistema Nervoso Autônomo (SNA) é o mais mobilizado. Alguns autores aceitam a idéia de que a Doença Psicossomática acontece quando há prejuízo da manifestação afetiva típica, ou seja, quando há alguma dificuldade para a pessoa reconhecer e verbalizar sentimentos e emoções (alexitimia).

    http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=181



ID
984532
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à psicopatologia.

Nos doentes psicossomáticos, observa-se que os afetos podem, pela tensão emocional crônica, ocasionar a produção de transtornos funcionais crônicos e, inclusive, lesão orgânica.

Alternativas
Comentários
  • Do ponto de vista psicológico, existem emoções naturais, fisiológicas, que aparecem em todas as pessoas e consequentes a um importante substrato biológico. Elas podem ser a alegria, o medo, a ansiedade ou a raiva, entre outras. Essas emoções podem ser capazes de mobilizar o Sistema Nervoso Autônomo, juntamente com outros órgãos e sistemas diretamente, não obstante, elas podem ter um importante papel na qualidade de vida psicológica. Portanto, as emoções influem sobre a saúde e sobre a doença não apenas em decorrência da psico-neuro-fisiologia, mas também através de suas propriedades motivacionais, pela capacidade de modificar as condutas saudáveis, tais como os exercícios físicos, a dieta equilibrada, o descanso, etc., conduzindo muitas vezes para condutas não saudáveis, como o abuso do álcool, tabaco, sedentarismo; resultando em enfermidades. 


ID
1177156
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

         Dora, com sete anos de idade, foi atendida por um pediatra que constatou que ela havia perdido peso, andava chorando facilmente e apresentava medo de se alimentar, razão por que a encaminhou para acompanhamento psicológico. Nas primeiras entrevistas realizadas pelo psicólogo, a mãe de Dora relatou que os sintomas constatados pelo pediatra haviam começado aproximadamente seis semanas antes, após um episódio de engasgo. A partir de então, Dora passou a mostrar-se ansiosa e a relatar medo de morrer. Além disso, Dora apresenta dificuldades em se separar da mãe quando chega à escola, reluta em ficar em casa quando a mãe não está presente, tem pesadelos recorrentemente e acorda com dores abdominais, chorando e dizendo que está com medo de que a mãe morra.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subsecutivos.


Dada a falta de apetite, Dora deve ser diagnosticada com transtorno de somatização.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado!

    Nesse quadro poderíamos pensar num caso de fobia alimentar, ou fagofobia pelo medo excessivo e condicionado de comer ou engolir, levando à recusa alimentar por mais de um mês, no caso em questão, já está presente há seis semanas, uma média de um mês e duas semanas.

  • O paciente deve apresentar pelo menos dois anos de sintomas físicos múltiplos sem achados nos exames físicos ou laboratoriais, acompanhados de recusa em aceitar que não há explicação física para o sintoma e certo grau de comprometimento familiar ou social.


ID
1192054
Banca
ACAFE
Órgão
PC-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando os Transtornos Psicossomáticos é correto afirmar, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Quando alguém diz que a pessoa está somatizando está dizendo que esta pessoa apresenta sintomas físicos mesmo não havendo uma doença física - a causa destes sintomas seria emocional. O sofrimento físico é um reflexo do sofrimento emocional, que está escondido, como no ataque de pânico, onde a pessoa vai até o médico pois acredita que está infartando, mas após exames não se vê problemas cardíacos e sim sofrimento emocional. 

    Já para a psicossomática, dizemos que a causa é psicológica, mas a pessoa apresenta alterações clínicas detectáveis por exames de laboratório, ou seja, o corpo da pessoa está tendo danos físicos - chamamos de doença psicossomática. É uma doença física, verdadeira mas com causa psicológica, ou seja, a doença apareceu no corpo, como uma alergia por exemplo. Neste caso o ideal seria tratar tanto com o psicólogo como com o médico.

  • psicossomática é uma atitude de medicina integral que concebe o ser humano como ser biopsicossocial e não propriamente como um ramo da psiquiatria. Compreende uma ideologia sobre a saúde (com suas práticas e suas doenças), um campo de pesquisas sobre esses fatos e, ao mesmo tempo, uma prática (de uma medicina integral). Hoje a psicossomática estaria mais ligada à visão ideológica desse movimento e às pesquisas que se fazem dessas idéias (sobre a relação corpo-mente e sobre os mecanismos de produção de enfermidades, principalmente sobre os fenômenos do estresse).6

    No passado, algumas doenças (hipertensão arterial, retocolite ulcerativa, úlcera gastroduodenal, asma brônquica, eczema e psoríase, hipertireoidismo, artrite reumatóide etc.) foram chamadas de “doenças psicossomáticas”, tentando-se traçar perfis de personalidade específicos para cada um desses grupos de pacientes. Essa concepção foi progressivamente se mostrando inconsistente.

     

    Fonte: http://www2.unifesp.br/dpsiq/polbr/ppm/atu2_01.htm

  • Transtornos somatoformes são doenças mentais que causam sintomas corporais, incluindo a dor. Os sintomas não podem ser rastreados até qualquer causa física. E eles não são o resultado de abuso de substâncias ou de outra doença mental.

  • Gabarito D.

    Não são sinônimos.

    Transtorno Somatoforme  distingue-se do Transtorno de Somatização pela exigência, neste, de múltiplos sintomas com duração de vários anos e início antes dos 30 anos.


ID
1196293
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Há aproximadamente dez meses, enquanto fazia compras em um supermercado, Letícia, de trinta e dois anos de idade, foi surpreendida pelo anúncio de um assalto. O assaltante, portando arma de fogo, fez todos os clientes reféns e ameaçou explodir uma bomba à primeira reação das vítimas. Letícia foi escolhida para auxiliar na vistoria dos caixas e cofres do supermercado e, com a arma do assaltante apontada para sua cabeça, foi obrigada a retirar todo o faturamento dos caixas e a quantia existente no cofre do estabelecimento. Durante os trinta minutos de duração do assalto, Letícia foi ameaçada e agredida a cada vez que não conseguia agir ou quando demonstrava agitação e nervosismo.

Considerando essa situação hipotética, a classificação internacional de doenças (CID – 10) e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – (DSM – IV), julgue os itens a seguir, relativos a psicopatologia.


Suponha que, após a ocorrência do assalto, Letícia tenha começado a se queixar de dores abdominais e desenvolvido distúrbios gastrointestinais. Nessa situação, o diagnóstico mais provável seria o de transtorno de somatização.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Pois não podemos considerar quadro de transtorno de somatização pelo tempo que foi citado ''10 meses'', nesse transtorno o mínimo de tempo de ocorrência que temos que considerar é de 2 anos. De acordo com as características do caso supracitado, temos um quadro de transtorno somatoforme, cujo diagnóstico se dá a partir dos 06 meses de ocorrência da queixa.

  • Critérios Diagnósticos para F45.0 - 300.81 Transtorno de Somatização

    A. Uma história de muitas queixas físicas com início antes dos 30 anos, que ocorrem por um período de vários anos e resultam em busca de tratamento ou prejuízo significativo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes de funcionamento do indivíduo.

    B. Cada um dos seguintes critérios deve ter sido satisfeito, com os sintomas individuais ocorrendo em qualquer momento durante o curso do distúrbio: 
    (1) quatro sintomas dolorosos: uma história de dor relacionada a pelo menos quatro locais ou funções diferentes (por ex., cabeça, abdômen, costas, articulações, extremidades, tórax, reto, menstruação, intercurso sexual ou micção)
    (2) dois sintomas gastrintestinais: uma história de pelo menos dois sintomas gastrintestinais outros que não dor (por ex., náusea, inchação, vômito outro que não durante a gravidez, diarréia ou intolerância a diversos alimentos) 
    (3) um sintoma sexual: uma história de pelo menos um sintoma sexual ou reprodutivo outro que não dor (por ex., indiferença sexual, disfunção erétil ou ejaculatória, irregularidades menstruais, sangramento menstrual excessivo, vômitos durante toda a gravidez)

    (4) um sintoma pseudoneurológico: uma história de pelo menos um sintoma ou déficit sugerindo uma condição neurológica não limitada a dor (sintomas conversivos tais como prejuízo de coordenação ou equilíbrio, paralisia ou fraqueza localizada, dificuldade para engolir ou nó na garganta, afonia, retenção urinária, alucinações, perda da sensação de tato ou dor, diplopia, cegueira, surdez, convulsões; sintomas dissociativos tais como amnésia ou perda da consciência outra que não por desmaio)

    C. (1) ou (2): 
    (1) após investigação apropriada, nenhum dos sintomas no Critério B pode ser completamente explicado por uma condição médica geral conhecida ou pelos efeitos diretos de uma substância (por ex., droga de abuso, medicamento)
    (2) quando existe uma condição médica geral relacionada, as queixas físicas ou o prejuízo social ou ocupacional resultante excedem o que seria esperado a partir da história, exame físico ou achados laboratoriais

    D. Os sintomas não são intencionalmente produzidos ou simulados (como no Transtorno Factício ou na Simulação).


ID
1350367
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SESA-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Entre os diferentes fatores psicológicos que afetam condições médicas, a personalidade, ou padrão comportamental tipo A, é dos mais associados à doença arterial coronariana. A personalidade tipo A é caracterizada pela

Alternativas
Comentários
  • Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010),

    Personalidade Tipo A: pessoa agressivamente envolvida em uma luta crônica e incessante pela obtenção crescente de mais coisas em cada vez menos tempo.

    ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.


ID
1369369
Banca
FGV
Órgão
TJ-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“Dois adolescentes de Fernandópolis, SP, um de 15, outro de 16 anos, foram condenados pela justiça da cidade, por bullying contra um menino de 10 anos. Eles vão cumprir medida socioeducativa em regime semiaberto por tempo indeterminado”.
O bullying acarreta grande sofrimento emocional para as crianças e adolescentes vítimas, que podem a partir daí desenvolver problemas comportamentais e psíquicos, dentre os quais os mais comumente identificados são:

Alternativas
Comentários
  • letra 

    •  b) depressão e quadros psicossomáticos;

  • A onicofagia é o singular de hábito de roer unhas, é um dos hábitos mais comuns em que vemos em, crianças, jovens e adultos.
    O hábito e a necessidade de roer ou até mesmo de comer as unhas, está ligado a um estado de psico-emocional de ansiedade ou seja, considerado como reflexo de desajustes emocionais. A incidência diminui após os 16 anos de idade. Portanto, considerado normal entre as idades de 4 a 18 anos, devido a sua alta prevalência nesta faixa etária. (http://www.sobiologia.com.br/conteudos/jornal/noticia3.4.php)

  • A esquizofrenia hebefrênica é uma forma de esquizofrenia caracterizada pela presença proeminente de uma perturbação dos afetos; as idéias delirantes e as alucinações são fugazes e fragmentárias, o comportamento é irresponsável e imprevisível; existem frequentemente maneirismos. O afeto é superficial e inapropriado. O pensamento é desorganizado e o discurso incoerente. Há uma tendência ao isolamento social. Geralmente o prognóstico é desfavorável devido ao rápido desenvolvimento de sintomas "negativos", particularmente um embotamento do afeto e perda da volição. A hebefrenia deveria normalmente ser somente diagnosticada em adolescentes e em adultos jovens.

    Soares et al. (2011). Esquizofrenia hebefrênica. psicose na infância e adolescência. Rev.Psicol. vol.23.

  • Os colegas já contribuíram com a resposta, mas devo atentar para o detalhe do enunciado quanto " Eles vão cumprir medida socioeducativa em regime semiaberto por tempo indeterminado ". Não existe medida por tempo indeterminado.

  • Existe sim medida por tempo indeterminado!

  • Existe sim medida por tempo indeterminado!

  • O bullying caracteriza-se por ações  repetitivas contra a mesma vítima num período prolongado de tempo, desequilíbrio  de poder (que dificulta a defesa da vitima), ausência de motivos que justifiquem os  ataques e quando possuem uma intencionalidade de causar dano ou prejudicar  alguém.
    As consequências de tal fenômeno dependem muito de cada indivíduo, da sua estrutura, de  vivências, da forma e da intensidade das agressões. Os problemas mais comuns são: desinteresse pela escola; problemas  psicossomáticos; problemas comportamentais e psíquicos como transtorno do  pânico, depressão, fobia escolar, fobia social, ansiedade generalizada, entre outros.

    GABARITO: B


  • depressão e quadros psicossomáticos;

  • Com relação à medida socioeducativa, segundo o ECA, a medida de semiliberdade não possui prazo determinado, seguindo, neste sentido, as mesmas regras do regime de internação, a saber: tempo máximo de 3 anos ou até o adolescente completar 21 anos, sendo a situação do adolescente revista a cada 6 meses.


ID
1425517
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o  item a seguir, com relação aos transtornos somatoformes.

O transtorno doloroso será considerado agudo se a dor experimentada pelo indivíduo deixá-lo incapacitado para as atividades cotidianas, impedindo-o, por exemplo, de tomar banho sozinho.

Alternativas
Comentários
  • Agudo: duração inferior a 6 meses.

    Crônico: duração de 6 meses ou mais.

  • Nesse transtorno a dor provoca prejuízo clinicamente significativo em áreas sociais, ocupacionais ou outras áreas importantes da atividade do indivíduo. Ou seja, pode impossibilitar que o paciente consiga tomar banho sozinho. Com relação à classificação em ser agudo ou crônico é preciso observar o tempo em que essa dor existe. Se for menor de 6 meses é agudo e maior é crônico, como já nos detalhou o colega Bruno.

  • Os diagnósticos de transtorno de somatização, hipocondria, transtorno doloroso e transtorno somatoforme indiferenciado foram removidos.

    DSM V


ID
1425529
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o  item a seguir, com relação aos transtornos somatoformes.

Os pacientes com transtorno de somatização apresentam sintomas dolorosos, gastrointestinais, sexuais e um sintoma pseudoneurológico.

Alternativas
Comentários
  • Critérios Diagnósticos para F45.0 - 300.81 Transtorno de Somatização

    A. Uma história de muitas queixas físicas com início antes dos 30 anos, que ocorrem por um período de vários anos e resultam em busca de tratamento ou prejuízo significativo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes de funcionamento do indivíduo.

    B. Cada um dos seguintes critérios deve ter sido satisfeito, com os sintomas individuais ocorrendo em qualquer momento durante o curso do distúrbio: 
    (1) quatro sintomas dolorosos: uma história de dor relacionada a pelo menos quatro locais ou funções diferentes (por ex., cabeça, abdômen, costas, articulações, extremidades, tórax, reto, menstruação, intercurso sexual ou micção)
    (2) dois sintomas gastrintestinais: uma história de pelo menos dois sintomas gastrintestinais outros que não dor (por ex., náusea, inchação, vômito outro que não durante a gravidez, diarréia ou intolerância a diversos alimentos) 
    (3) um sintoma sexual: uma história de pelo menos um sintoma sexual ou reprodutivo outro que não dor (por ex., indiferença sexual, disfunção erétil ou ejaculatória, irregularidades menstruais, sangramento menstrual excessivo, vômitos durante toda a gravidez)

    (4) um sintoma pseudoneurológico: uma história de pelo menos um sintoma ou déficit sugerindo uma condição neurológica não limitada a dor (sintomas conversivos tais como prejuízo de coordenação ou equilíbrio, paralisia ou fraqueza localizada, dificuldade para engolir ou nó na garganta, afonia, retenção urinária, alucinações, perda da sensação de tato ou dor, diplopia, cegueira, surdez, convulsões; sintomas dissociativos tais como amnésia ou perda da consciência outra que não por desmaio)

    C. (1) ou (2): 
    (1) após investigação apropriada, nenhum dos sintomas no Critério B pode ser completamente explicado por uma condição médica geral conhecida ou pelos efeitos diretos de uma substância (por ex., droga de abuso, medicamento)
    (2) quando existe uma condição médica geral relacionada, as queixas físicas ou o prejuízo social ou ocupacional resultante excedem o que seria esperado a partir da história, exame físico ou achados laboratoriais

    D. Os sintomas não são intencionalmente produzidos ou simulados (como no Transtorno Factício ou na Simulação).

     

    "A paciência é uma segunda coragem" Kafka


ID
1456036
Banca
CONSULPAM
Órgão
SURG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

São considerados transtornos neuróticos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Transtorno de Personalidade Bordeline é de estrutura PSICÓTICA. (Fronteira entre neurose e psicose).

    Transtorno de Personalidade Borderline segundo o DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5ª Ed. 2013) compreendem um padrão de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e dos afetos e de impulsividade acentuada que surge no começo da vida adulta e está presente em vários contextos.

    No quadro sintomático da neurastenia, encontramos em alto grau uma fraqueza anormal, um cansaço e esgotamento, ao mesmo tempo que uma sensibilidade aumentada. A origem da moléstia tem quase sempre por causa os excessos de esforços e a grande perda de energia do sistema nervoso, muitas vezes já hereditariamente enfraquecido - o "surmenage" dos franceses. (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702010000600019) 

    Transtornos somatoformes: Trantornos neuróticos, relacionados a sintomas físicos. 


  • convulsões dissociativas???

    não seria "conversões"?

  • Transtorno de Personalidade Borderline é de estrutura psicótica.

  • Convulsões?

  • Transtorno de Personalidade Borderline Correto

  • O termo borderline descreve uma condição mental patológica, considerada limítrofe entre a neurose e a psicose.

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: B


ID
1480048
Banca
FCC
Órgão
MPE-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Psicossomática desenvolveu-se a partir do diálogo entre a psicanálise e a medicina e corresponde ao estudo das relações mente-corpo, com ênfase na explicação

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D,

     

  • Fiquei entre "C" e "D";

    Mas relendo a questão, se vê que é uma relação "mente-corpo" e não "corpo-mente"

    logo, a "D" fica evidente.


ID
1487728
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MAPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Dentro dos fatores sociais na anormalidade, o autor Cordioli (2008) menciona “um tipo de transtorno que é uma condição clínica primária, com uma prevalência geral na população de 68%, sendo considerado o quarto transtorno mental mais comum. A presença desse quadro é um fator de risco à manifestação de outros transtornos mentais, sobretudo transtornos de ansiedade, humor e abuso de substâncias." Os dados mencionados anteriormente referem‐se ao transtorno

Alternativas
Comentários
  • Na população geral, é possível estimar que em torno de 60% a 90% dos indivíduos são expostos a um evento estressor potencialmente traumático ao longo da vida (Breslau e colaboradores, 1998; Kessler, Sonnega, Bromet, Hughes & Nelson, 1995). Embora a taxa de exposição a eventos estressores seja elevada, o percentual de indivíduos na população geral que apresenta o TEPT ao longo da vida é mais baixo, podendo ser estimado entre 8% a 9% (Breslau e colaboradores; Kessler e colaboradores). Ainda que a grande maioria de indivíduos expostos a situações potencialmente traumáticas não desenvolva o transtorno (Yehuda & McFarlane, 1995), o TEPT tem sido considerado o quarto transtorno mental mais comum (Yehuda, 2002), resultando em conseqüências sociais e econômicas significativas (Ballenger e colaboradores, 2004). http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712006000100003

  • Prevalência geral na população de 6,8% (Cordioli, 2008, p.486), pelo amor de Deus. Não sei se o erro foi da banca ou do QC. 68% de prevalência é bizarro.

  • Segundo Cordioli (2008): "o transtorno de estresse pós traumático (TEPT) é uma condição clínica primária com uma prevalência geral na população de 6,8%. A presença desse quadro é um fator de risco à manifestação de outros transtornos mentais, sobretudo transtornos de ansiedade, humor e abuso de substâncias."

     

    O correto é: "na população de 6,8%."

    Mas a banca não invalidou a questão por conta desse erro, segue justificativa da banca: "Os dados afirmados pelo autor Cordioli, estão descritos corretamente no enunciado da questão e faz referência a características do transtorno mencionado no gabarito “Transtorno de estresse pós-traumático”, podendo assim se afirmar que não existe nenhuma informação que invalida a questão, pois o autor descreve claramente a colocação (o quarto transtorno mental mais comum) na bibliografia, Psicoterapias: abordagens atuais p. 486 citada em questão."

     

    GABARITO: D

  • Não sabia como realizar a resolução da questão porque não conseguia visualizar essa porcentagem em nenhum dos quadros. Complicado desse jeito...


ID
1530856
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a Classificação de Transtornos Mentais da CID-10, esse transtorno conta com os seguintes aspectos principais: sintomas físicos múltiplos, recorrentes e frequentemente mutáveis os quais em geral têm estado presentes por vários anos antes que o paciente seja encaminhado para um psiquiatra. A maioria dos pacientes tem uma longa e complicada estória de contato com serviços medidos tanto primários quanto especializados, durante a qual muitas investigações negativas ou operações infrutíferas podem ter sido realizadas. Trata-se do transtorno de

Alternativas
Comentários
  • Os sintomas sem explicação médica (SEM, conhecidos em inglês como medically unexplained symptoms, MUS) são frequentes e estão associados a sofrimento mental em vários contextos médicos, especialmente na Atenção Primária à Saúde e na população em geral1-5. As síndromes somatoformes crônicas são quadros mais estáveis e graves de sintomas SEM definidos pela psiquiatria ou outras especialidades médicas. Estes quadros incluem a maioria dos transtornos somatoformes. Um grupo conhecido como síndromes funcionais é também comumente encontrado na atenção secundária e terciária e está associado a altos custos e incapacitação6,7. Os transtornos mentais comuns (TMC) têm entre seus critérios diagnósticos alguns sintomas somáticos sem origem orgânica, e é comum, especialmente na atenção primária, que sintomas SEM acompanhem quadros de depressão e ansiedade.


  • Somatização
  • Atual classificação do DSM 5 removeu os diagnósticos de Transtorno de Somatização, Transtorno Somatoforme Indiferenciado e Transtorno Doloroso, absorvidos pelo Transtorno com Sintomas Somáticos. A Hipocondria também foi excluída do DSM-5, em parte pelo caráter pejorativo com o qual o diagnóstico era recebido. Os indivíduos que preenchiam critérios para esse transtorno e não se enquadram nos atuais critérios para Transtorno com Sintomas Somáticos passaram a receber o diagnóstico de Transtorno de Ansiedade de Doença.

     

    Transtorno de Somatização não existe mais, agora é chamado Transtorno com Sintomas Somáticos. Sendo que a nova nomeclatura abrange mais 2 transtornos:Transtorno Somatoforme Indiferenciado e Transtorno Doloroso. Agora todos esses três transtornos são identificados por apenas uma nomeclatura, por Transtorno com Sintomas Somático.

     

    "Levei vinte anos para fazer sucesso da noite para o dia."

    Eddie Cantor
     


ID
1562188
Banca
REIS & REIS
Órgão
Prefeitura de Santana do Jacaré - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre os distúrbios psicossomáticos, assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
1574422
Banca
AOCP
Órgão
INES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação aos Transtornos Somatoformes, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Conversão: transposição de um conflito psíquico em sintomas somáticos, presentes basicamente nos sistemas neuromuscular voluntário (paralisias) ou sensório-perceptivo (anestesias). Possuem um significado simbólico e denunciam falhas do mecanismo de defesa psíquica - RECALQUE

    Fonte: http://psiquiatriabh.com.br/wp/wp-content/uploads/2015/01/Aula-Transtornos-Dissociativos-e-Conversivos-Prof.-Alexandre-A.-Pereira.pdf

  • O transtorno conversivo consiste em sintomas ou déficits neurológicos que se desenvolvem inconscientemente e não volitivamente. Assim, envolve funções motoras e sensoriais.

  • "Nosso organismo é tão complexo que, quando não estamos bem mentalmente, essa emoção é refletida diretamente no corpo, causando uma série de doenças que originalmente não teriam razão de existir, pois não se trata de um problema orgânico, mas de algo que temos entranhado em nosso inconsciente e que está nos fazendo mal."

    "São vários sintomas físicos decorrentes de algum problema psicológico mal resolvido. (...) O transtorno conversivo é caracterizado pela presença de sintomas de função motora ou sensorial alterada, onde a pessoa sente esses sintomas no corpo mas não são encontradas evidências médicas em exames. (...) É a presença dos sintomas, sem a doença orgânica comprovada."

    FONTE:

  • Gabarito: D

    A - O TSS faz parte de um grupo de transtornos psiquiátricos que inclui:

    Transtorno de ansiedade de doença (anteriormente, hipocondria);

    Transtorno neurológico funcional sintoma (anteriormente, transtorno conversivo);

    Transtorno factício;

    Fatores psicológicos que afetam outras condições médicas;

    Outro sintoma somático especificado e desordens relacionadas;

    Sintoma somático não especificado e distúrbios relacionados.

    B - A assertiva se refere a definição de transtorno disfórmico corporal e não conversão;

    C- Aponta uma visão distorcida do que seria a hipocondria;

    D- O DMS-IV-TR define o transtorno conversivo como um transtorno caracterizado pela presença de um ou mais sintomas neurológicos (por exemplo, paralisia, cegueira e parestesias) que não podem ser explicados por um transtorno neurológico ou sistêmico conhecido. Correta!

    E - Como mencionado acima, também engloba a hipocondria.

    Fonte para a resolução da questão: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2795.pdf


ID
1580281
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a opção que corresponde à definição de indução iatrogênica, segundo Mello Filho (2005), em "Concepção Psicossomática - Visão Atual" .

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

    a) Método por meio do qual o paciente controla o seu médico e este passa a cumprir os desígnios mórbidos do paciente.


ID
1580335
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a opção que apresenta uma patologia enquadrada, segundo a CID-10, na categoria dos "Transtornos mentais orgânicos, incluindo sintomáticos".

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

     c) Demência na doença de Alzheimer.

  • Para conferência, conforme CID-10:

    F00-F09 Transtornos mentais orgânicos, inclusive os sintomáticos

    F00* Demência na doença de Alzheimer (GABARITO)

    F00.0* Demência na doença de Alzheimer de início precoce

    F00.1* Demência na doença de Alzheimer de início tardio

    F00.2* Demência na doença de Alzheimer, forma atípica ou mista

    F00.9* Demência não especificada na doença de Alzheimer

    F01 Demência vascular

    F01.0 Demência vascular de início agudo

    F01.1 Demência por infartos múltiplos

    F01.2 Demência vascular subcortical

    F01.3 Demência vascular mista, cortical e subcortical

    F01.8 Outra demência vascular

    F01.9 Demência vascular não especificada

    F02* Demência em outras doenças classificadas em outra parte

    F02.0* Demência da doença de Pick

    F02.1* Demência na doença de Creutzfeldt-Jakob

    F02.2* Demência na doença de Huntington

    F02.3* Demência na doença de Parkinson

    F02.4* Demência na doença pelo vírus da imunodeficiência humana [HIV]

    F02.8* Demência em outras doenças especificadas classificadas em outra parte

    F03 Demência não especificada

    F04 Síndrome amnésica orgânica não induzida pelo álcool ou por outras substâncias psicoativas

    F05 Delirium não induzido pelo álcool ou por outras substâncias psicoativas

    F05.0 Delirium não superposto a uma demência, assim descrito

    F05.1 Delirium superposto a uma demência

    F05.8 Outro delirium

    F05.9 Delirium não especificado

    F06 Outros transtornos mentais devidos a lesão e disfunção cerebral e a doença física

    Inclui diversas afecções superpostas a um transtorno cerebral devido a uma doença

    F06.0 Alucinose orgânica

    F06.1 Estado catatônico orgânico

    F06.2 Transtorno delirante orgânico [tipo esquizofrênico]

    F06.3 Transtornos do humor [afetivos] orgânicos

    F06.4 Transtornos da ansiedade orgânicos

    F06.5 Transtorno dissociativo orgânico

    F06.6 Transtorno de labilidade emocional [astênico] orgânico

    F06.7 Transtorno cognitivo leve

    F06.8 Outros transtornos mentais especificados devidos a uma lesão e disfunção cerebral e a uma doença física

    F06.9 Transtorno mental não especificado devido a uma lesão e disfunção cerebral e a uma doença física

    F07 Transtornos de personalidade e do comportamento devidos a doença, a lesão e a disfunção cerebral

    F07.0 Transtorno orgânico da personalidade

    F07.1 Síndrome pós-encefalítica

    F07.2 Síndrome pós-traumática

    F07.8 Outros transtornos orgânicos da personalidade e do comportamento devidos a doença cerebral, lesão e disfunção

    F07.9 Transtorno orgânico não especificado da personalidade e do comportamento devido a doença cerebral, lesão e disfunção

    F09 Transtorno mental orgânico ou sintomático não especificado


ID
1584694
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da atuação clínica do psicólogo em contextos institucionais, julgue o item a seguir.


A avaliação realizada no processo psicodiagnóstico é influenciada, entre outros fatores, pela compatibilidade entre queixas, sintomas e indicadores de sofrimento dos pacientes, especialmente, em casos de transtornos psicossomáticos.


Alternativas
Comentários
  • A compatibilidade entre queixas, sintomas e indicadores de sofrimento é importante para o fechamento do diagnóstico, indicação de tratamento e previsão de prognóstico, especialmente em transtornos psicossomáticos que apresentarão sintomas físicos que poderão ser confundidos com patologias orgânicas.

    GABARITO: CERTO


  • isso mesmo, questão correta!


ID
1584697
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o item que se segue, referentes a estruturas clínicas. 


Os transtornos psicossomáticos decorrentes de traumas revividos ocasionam o estresse pós-traumático.


Alternativas
Comentários
  • Alguém explica essa?

  • O EPT é ocasionado pelo próprios trauma e não decorrente de sintomas psicossomáticos.

  • Além da explicação do Antônio,

    Transtornos não é necessariamente causa - efeito.

  • O DSM-IV reconhece cinco transtornos somatoformes: transtorno de somatização, transtorno conversivo, hipocondria, transtorno dismórfico corporal e transtorno doloroso. O EPT está em outra categoria de transtorno, e nada tem a ver com a psicossomática, pois não diz de uma estrutura clínica, mas remete à vivências que podem atingir qualquer pessoa.

  • A afirmativa encontra-se na ordem inversa. É a partir do Transtorno do Estresse Pós-traumático que decorre de traumas revividos que sintomas psicossomáticos ou até mesmo transtornos desse caráter podem surgir.

    GABARITO: ERRADO



ID
1669348
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Pacientes com uma tendência a experimentar e comunicar sofrimento psicológico e interpessoal sob a forma de apresentação somática e de sintomas organicamente inexplicáveis vivem um processo de somatização. Diferentemente do histérico, nos fenômenos psicossomáticos, a sintomatologia somática não é mediatizada

Alternativas

ID
1754950
Banca
VUNESP
Órgão
HCFMUSP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Semer et al (In: Volich, 2008), o atendimento em psicoterapia psicanalítica a pacientes psicossomáticos pode contribuir para

Alternativas
Comentários
  • Constataram que, a partir da expansão do mundo mental das pacientes em psicoterapia, a doença e as dores deixam de ser o eixo de sustentação de suas identidades. Semer e colaboradadoras concluem que pacientes com queixas somáticas podem se beneficiar de uma intervenção psicanalítica, mesmo que, no trabalho ainda em curso, aspectos relativos a questões de identidade e da constituição do si mesmo ainda estejam por vir. Concluem ressaltando que a passagem de um modo de funcionamento pela descarga corporal para o desenvolvimento da capacidade de simbolização é um processo longo e construído de modo artesanal, mas que pode permitir caminhar da dor física à dor psíquica. p. 26


    Volich, Ferraz e Ranna (orgs). Psicossoma IV – Corpo, história e pensamento. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008


ID
1754953
Banca
VUNESP
Órgão
HCFMUSP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando o gesto na psicossomática psicanalítica (Volich, 2008), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Ao utilizar a expressão “gesto impulsivo”, Winnicott parece querer marcar a base corporal do gesto – assim como seu caráter de impulso ou ímpeto corporal -, afastando-o de qualquer abstração. O gesto como ação simbólica nasce de uma corporeidade irredutível e, por isso mesmo, dizemos gesto, e não mensagem, já que não se trata de uma comunicação em abstrato. A motricidade não é pensada, aqui, no entanto, como uma mecânica, e sim como a expressividade potencial de um Ser nascente: trata-se precisamente, do veículo do gesto espontâneo do psicossoma humano, uma vez que a condição de um vir-a-ser estejam garantidas.  p. 135


    Volich, Ferraz e Ranna (orgs). Psicossoma IV – Corpo, história e pensamento. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008

  • Gabarito E - Embora seja uma ação simbólica, não é considerada uma mensagem, já que não se trata de uma comunicação em abstrato.


ID
1754959
Banca
VUNESP
Órgão
HCFMUSP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Volich (2008), a psicossomática psicanalítica aponta que situações de luto, perdas narcísicas dos fracassos amorosos e decepções, frequentemente estão relacionados ao surgimento de manifestações psicossomáticas. A respeito dessas situações, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Um processo de luto pode gerar algumas reações emocionais ou psicossomáticas como:

    Crises ansiosas
    Crise de estresse
    Crise de choro
    Reações de depressão
    Excesso ou falta de apetite
    Melancolia
    Crises de raiva
    Insônia
    Desânimo intenso para estudar, trabalhar, sair, cozinhar, se cuidar ou cuidar de algo ou alguém.

  • Assertiva E com duas possibilidades de interpretação. O que causa os sintomas é o luto em si, e não o trabalho com o luto.
  • Concordo com o que foi dito pela Psicóloga Concurseira... redação mal elaborada.

  • Pelas estatísticas observei que a grande maioria marcou A e E. Eu marquei A, e por mais que entenda interpretação da E, eu não entendi o motivo do item A estar errado.

  • O item A estaria errado por qual motivo? Compreendo que possa ocorrer o erro devido a afirmar que os sintomas psicossomáticos são tentativas de elaboração da perda, já que ela pode também ocorrer devido a outros conflitos internos, contudo, ela também pode ocorrer devido a perdas/abandonos/desamparos, sendo decorrente de possíveis mecanismos de defesa inconscientes. O sintoma encontra no corpo espaço para fixar a pulsão quando o psiquismo não suporta/elabora o trauma.


ID
1755229
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a abordagem Psicossomática de orientação psicodinâmica, as manifestações somáticas decorrem de

Alternativas
Comentários
  • "Quando a dor psíquica e o conflito psíquico oriundos de uma fonte de estresse ultrapassam a capacidade habitual de tolerância, em vez de serem reconhecidos e elaborados, podem ser descarregados em manifestações somáticas, remetendo a uma falha na capacidade de simbolização e de elaboração mental. Desse modo, com certas dificuldades de enfrentar tensões, o adoecimento pode ser considerado uma tentativa de estabelecer um equilíbrio para o corpo, assim como o sintoma neurótico representa a saída para um conflito psíquico" (Capitão & Carvalho, 2006).

    Fonte: Barbosa et al (2012) Psicossomática, Gestação e Diabetes: Um Estudo de Caso. PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2012, 32 (2), 472-483. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pcp/v32n2/v32n2a14.pdf 


ID
1755253
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um dado importante para o diagnóstico de pacientes com somatização é que esses pacientes costumam

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    Mas não sei se concordo. Achei bem estranho.

  • Gabarito: C

    "As queixas do Transtorno de Somatização frequentemente levam o paciente a muitos exames médicos e mesmo cirurgias exploratórias desnecessárias, até porque essas queixas são formuladas em termos dramáticos, eloquentes e exageradas. Frequentemente as pessoas portadoras do Transtorno de Somatização têm um histórico de hospitalizações e extensa trajetória médica, muitas vezes buscando tratamento com vários médicos ao mesmo tempo."

    Fonte: http://psiqweb.net/index.php/psicossomatica/somatizacoes-e-quadros-dolorosos/


ID
1755271
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quando um paciente psiquiátrico apresenta melhoras, é comum que outro membro da família apresente problemas, como crises psicossomáticas ou de depressão. Essas ocorrências podem ser atribuídas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

  • Era esse o ponto. Que raiva!!!!


ID
1772056
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere aos transtornos psicossomáticos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O transtorno psicossomático é uma síndrome crônica caracterizada por múltiplas queixas somáticas (orgânicas) aparentemente inexplicadas. É diagnosticada com maior frequência em mulheres, mas tem crescido seu diagnóstico em homens.

    O diferencial mais importante para se considerar uma doença como psicossomática é entender que a causa principal desta descompensação física que aparece no corpo, está dentro do emocional da pessoa, ligada, portanto à sua mente, aos seus sentimentos, à sua afetividade. E esta variável emocional se torna importante tanto no desencadeamento de um episódio, de uma crise, quanto no aumento e/ou manutenção do sintoma, conforme cada pessoa.

  • (A) Correto!

    (B) Não há consciência, o indivíduo a credita ter uma doença física;

    (C) e (D) Ao contrário, a psique acarreta em sintomas físicos;

    (E) são inconscientes!


ID
1863712
Banca
BIO-RIO
Órgão
Fundação Saúde
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Júlio de Mello Filho, a psicossomática é uma ideologia sobre a saúde, o adoecer e sobre as práticas de saúde, assim como um campo de pesquisa e de prática relacionado à Medicina integral. A esse respeito é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letras D. A psicossomática passou por uma fase intermediária, em que houve grande estimulo aos estudos científicos sobre estresse.

  • De acordo com Julio Mello Filho “Psicossomática Hoje", edição de 2009, a Psicossomática evoluiu em três fases:

    a) inicial, ou psicanalítíca, com predomínio dos estudos sobre a gênese inconsciente das enfermidades, sobre as teorias da regressão e sobre os benefícios secundários do adoecer, entre outras;

    b) intermediária, ou behaviorista, caracterizada pelo estímulo à pesquisa em homens e animais, tentando enquadrar os achados à luz das ciências exatas e dando um grande estímulo aos estudos sobre estresse;

    c) atual ou multidisciplinar, em que vem emergindo a importância do social e da visão da Psicossomática como uma atividade essencialmente de interação, de interconexão entre vários profissionais de saúde.



    GABARITO: D
  • Resposta D

    A Psicossomática evoluiu em três fases:

    a) inicial, ou psicanalítíca, com predomínio dos estudos sobre a gênese inconsciente das enfermidades, sobre as teorias da regressão e sobre os benefícios secundários do adoecer, entre outras;

    b) intermediária, ou behaviorista, caracterizada pelo estímulo à pesquisa em homens e animais, tentando enquadrar os achados à luz das ciências exatas e dando um grande estímulo aos estudos sobre estresse;

    c) atual ou multidisciplinar, em que vem emergindo a importância do social e da visão da Psicossomática como uma atividade essencialmente de interação, de interconexão entre vários profissionais de saúde.

    (Mello Filho, 2011, p.29)


ID
1922938
Banca
Gestão Concurso
Órgão
Consurge - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise o caso a seguir.

O médico da urgência de um posto de saúde encaminhou ao psicólogo da equipe um paciente com a queixa de fortes dores abdominais, sem evidências de gravidade após exames específicos. Ao ser recebido pelo psicólogo, relatou suas dores, com um alto nível de ansiedade e preocupação.

Nesse contexto e considerando o processo psicodiagnóstico com o paciente, devem ser observados os seguintes fatores:

I. Psicológicos e comportamentais que podem afetar negativamente o estado de saúde por interferir em outras condições clínicas.

II. Presença de um distúrbio alimentar causado por não atendimento às necessidades nutricionais básicas.

III. A existência ou não de transtorno relacionado a uso de drogas, considerando álcool, cafeína, cannabis, inalantes, hipnóticos e ansiolíticos ou outras substâncias.

IV. A ocorrência de obnubilação da consciência, alterações da atenção e da cognição que se desenvolveram no decorrer de um curto período de tempo.

V. A existência de sintomas somáticos acompanhados por pensamentos e sentimentos excessivos relacionados a esses sintomas e / ou preocupações associadas com a saúde.

Assinale a alternativa que apresenta os fatores que devem ser observados nesse caso.

Alternativas
Comentários
  • I. Psicológicos e comportamentais que podem afetar negativamente o estado de saúde por interferir em outras condições clínicas.

    III. A existência ou não de transtorno relacionado a uso de drogas, considerando álcool, cafeína, cannabis, inalantes, hipnóticos e ansiolíticos ou outras substâncias.

    V. A existência de sintomas somáticos acompanhados por pensamentos e sentimentos excessivos relacionados a esses sintomas e / ou preocupações associadas com a saúde.

  • Gab. B

    Corrigindo o erro das demais assertivas:

    II - O psi. não possui propriedade para verificar a ocorrência de deficiências nutricionais, ele pode realizar esse encaminhamento ou fazer uma consulta conjunta com um nutricionista, por exemplo, para que este faça esse tipo de investigação;

    IV - Não há na descrição do quadro nada que mencione que o paciente teve ou tem alguma alteração de consciência, portanto não há o que ser considerado em relação a obnubilação.


ID
1944271
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Otelo Corrêa dos Santos Filho, no livro "Psicossomática Hoje" de Mello Filho (2010), cita Pierre Marty que descreve as possibilidades de organização do processo de somatização. Assinale a opção que NÃO apresenta uma destas possibilidades .

Alternativas

ID
1944286
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Mello Filho (2010), no livro Psicossomática Hoje, em relação à formação da Imagem Corporal, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

     a)no psicótico, encontra-se a noção mais primitiva da imagem corporal.

  • no psicótico, encontra-se a noção mais primitiva da imagem corporal.

    no neurótico, a imagem corporal permanece inalterada na passagem da pré-genitalidade para a genitalidade. A imagem corporal do neurótico modifica-se na passagem da pré-genitalidade para a genitalidade. Quando o nível genital amadurecido é alcançado, pode-se supor que experimentamos nosso corpo como unidade.

    a imagem corporal se estabelece, a priori, independente da percepção. A imagem do corpo se estabelece à custa da percepção, que vai registrando modelos de postura, que se modificam constantemente, a partir de manifestações emocionais, que por seu turno dependem da mobilização das zonas erógenas.

    a imagem corporal é estruturalizada no contato do indivíduo consigo mesmo. A imagem corporal seria estruturalizada com mudanças contínuas anatômicas, fisiológicas, etc., de que todos os sentidos participam, sob primado do aparelho psíquico.

    a imagem corporal permanece a mesma em situações de dor, doença e mutilação.

    A imagem corporal não se modifica apenas pela maturação, dor, doença e mutilação, mas também por toda insatisfação que está ligada ao distúrbio libidinal.


ID
1944430
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a opção que corresponde às doenças psicossomáticas que apresentam maior riqueza de aspectos psicológicos em relação às demais, segundo Julio de Mello Filho, no livro "Psicossomática hoje" (1992) .

Alternativas

ID
1951165
Banca
UEPA
Órgão
PM-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em Psicossomático, o sinal clinico de uma evolução favorável da Psicoterapia é a :

Alternativas

ID
1953883
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a classificação dos transtornos mentais e de comportamento da CID-10, os transtornos mentais que possuem, como aspecto principal, a apresentação repetida de sintomas físicos juntamente com solicitações persistentes de investigações médicas, apesar de achados negativos e de reasseguramentos pelos médicos de que os sintomas não têm base física são denominados transtornos

Alternativas
Comentários
  • Transtorno somatoforme é a classificação médica para doenças que persistem apesar dos transtornos físicos presentes não explicarem nem a natureza e extensão dos sintomas, nem o sofrimento e as preocupações do sujeito.

    A característica essencial diz respeito à presença repetida de sintomas físicos associados à busca persistente de assistência médica, apesar que os médicos nada encontram de anormal e afirmam que os sintomas não têm nenhuma base orgânica.

    gab: E


ID
1953895
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise o trecho a seguir.

Transtorno "crônico e até debilitante. Por definição, os sintomas devem ter se iniciado antes dos 30 anos de idade e estado presentes por vários anos. Pensa-se que episódios de aumento da gravidade dos sintomas e desenvolvimento de novos sintomas duram de 6 a 9 meses e podem ser separados por períodos menos sintomáticos durando de 9 a 12 meses. Raramente, contudo, um paciente com esse transtorno passa mais de um ano sem procurar assistência médica. Em geral, períodos de aumento do estresse se associam à exacerbação de queixas somáticas."

(Kaplan e Sadock, 2007)

O trecho acima se refere a que tipo de transtorno somatoforme?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: a) Transtorno de Somatização


ID
1958551
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Campos, in Mello Filho (2010), o paciente somático é aquele que descreve ou apresenta uma alteração de sua estrutura anatômica ou de funções fisiológicas. Para esse tipo de paciente, o autor propõe uma abordagem psicológica denominada psicoterapia do paciente somático quando: 

Alternativas
Comentários
  • Letra( B) indicaçao de uma abradagem que melhor coadune com a queixa inicial do cliente.

  • Concluímos que todo paciente somático tem, de alguma forma, um comprometimento psíquico de maior ou menor relevância, merecendo, pois, uma abordagem psicológica. E aqui cabe esclarecer o tipo de abordagem psicológica a que nos referimos. Se o componente psíquico é predominante e se o paciente tem consciência da influência dos fatores emocionais, talvez o mais indicado, ao lado do acompanhamento médico propriamente dito, seja encaminhá-lo a uma psicoterapia. Quando o componente orgânico prevalece e o emocional age como desencadeante ou agravante, o melhor será uma abordagem psicológica de apoio ou suporte, focada na queixa física. Poderíamos denominá-la psicoterapia do paciente somático. Este é o caso dos hipertensos.

    (Página 486). 


ID
1958668
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Apesar de serem características encontradas em outros pacientes que não somente os psicossomáticos, o pensamento operatório e a alextimia são hoje largamente empregados pelos estudiosos do tema. Assinale a opção que corresponde à definição utilizada no livro "Psicossomática Hoje" (2010), de Mello Filho, para esses conceitos. 

Alternativas

ID
2011420
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação à avaliação psicológica e ao psicodiagnóstico aplicados em instituições, como escolas, empresas e hospitais, é correto afirmar que a

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: (E) 

  • Que questão é essa??? Horrivel!

     

  • A psicanálise é apropriada para tratar TEPT, mas a psicanálise não é uma técnica e sim uma teoria, uma abordagem. Na avaliação de transtornos psicossomáticos, mas podemos descartar as questões biológicas, então o melhor é uma avaliação e tratamento multi.
  • Essa história de mais correta, menos errada, mais vaga tem viralizado em concursos. Pra mim isso é desculpa de examinador que não sabe elaborar questão complexa, mas diretiva e irrecorrível. Diante disso, ao acertar questões como esta, sentimos um misto de tristeza e fragilidade como concurseiro entregue ao Deus dará :/

  • Pelo que tenho ouvido, a banca IBRAE é a finada FUNIVERSA, o nível das questões é a mesma, elaboração péssima.

  • Questão totalmente mal elaborada...

  • gabarito E)

    avaliação prognóstica dos transtornos psicossomáticos é mais bem sucedida quando o tratamento é realizado por uma equipe multiprofissional.


ID
2011438
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Psicólogos devem tratar transtornos psicossomáticos em conjunto com médicos e outros profissionais de saúde, sendo os responsáveis pelos laudos psicológicos referentes à condução do tratamento e a encaminhamentos. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão aponta gabarito C, porém é totalmente questionável. Na avaliação psicológica, que é o que é subtentido na questão, o psicólogo pode utilizar os testes, mas não é obrigado, principalmente num ambiente hospitalar, na qual existe um dificuldade na aplicação de testes. Acredito que o gabarito seja D. 

  • Questão questionavel!

     

  • Guilherme, acredito que um sujeito em crise não tenha condições de realizar uma entrevista, además não convém usar o termo "deve" pra privilegiar um modo de tratamento em detrimento do outro...

  • Pra variar... Outra questão considerada, feita ao bel prazer do examinador. Só acertam aqueles que tem algum vinculo afetivo ou financeiro com examinar. Auditoria nas bancas já!!!!!

  • Se alguém souber em que livro tem essa resposta, por favor comente aqui.

  • Ahh...Funiversa!!!

  • Aquele tipo de questão que qualquer resposta serve.

  • Nunca ouvi falar que pra diagnosticar transtornos psicossomáticos deve utilizar testes projetivos e de personalidade. Não se leva em conta a duração e a intensidade dos sintomas?

  • Alguém sabe dizer se o gabarito foi alterado? Realmente ninguém pediu recurso contra uma questão dessa qualidade?


ID
2011444
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação ao papel da entrevista clínica, é correto afirmar que a

Alternativas
Comentários
  • A transferência é um fenômeno que ocorre na relação paciente/terapeuta, onde o desejo do paciente irá se apresentar atualizado, com uma repetição dos modelos infantis, as figuras parentais e seus substitutos serão transpostas para o analista, e assim sentimentos, desejos, impressões dos primeiros vínculos afetivos serão vivenciados e sentidos na atualidade.
    https://psicologado.com/abordagens/psicanalise/transferencia

  • Questão estranha, pois a transferência na teoria psicanalítica não se estabelece de maneira rápida como numa entrevista. 

  • Essa qualquer professor de psicanalise erraria, conforme antonio disse.

  • Transferência está ligada ao laço afetivo. Laço social pode ou não ter transferência.

  •  "Na perspectiva da psicanálise, os mecanismos da transferência

    são responsáveis pelos laços sociais estabelecidos entre

    psicólogo e paciente durante a EC".

    Igual questão cespe DEPEN 2015

  • No lugar de transferência o correto seria "vínculo". (Referências cap 5 - A Entrevista Clínica do livro Psicodiagnóstico V)

  • Na entrevista clínica já se estabelece a transferência.

  • Laços sociais... (?)

  • Laços sociais? Sério?


ID
2011459
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Nos processos de cuidado com a saúde, é fundamental considerar as relações humanas que envolvem as necessidades básicas e o comportamento dos indivíduos. A propósito desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gente... sobre a C as questões relacionadas à segurança não são as únicas geradoras de doenças psicossomáticas.

    resposta A

     

  • Eu não sou de reclamar das questões elaboradas pelas bancas, mas essa funiversa tá difícil de engolir. A maioria das questões é muito mal elaborada, dá até desânimo de estudar.


ID
2014219
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um psicólogo atende um paciente internado há 48 horas, devido a um quadro hepático grave. A equipe que pediu a intervenção do psicólogo não o informou das razões para o encaminhamento. A enfermagem comenta que o paciente está agitado e insone. Na entrevista com o psicólogo, o paciente apresenta sudorese e tremores intensos. Logo antes do diálogo iniciar, o paciente dirige o olhar para a parede, em um ponto à direita do psicólogo, faz um gesto negativo com a cabeça, fixa a atenção por um momento e, depois, começa a rir muito.

Com base nesses dados, qual é a hipótese diagnóstica mais provável que cabe ao psicólogo verificar?

Alternativas
Comentários
  • Transtorno induzido pela abstinência de álcool

  • Gabarito:  e)Transtorno induzido pela abstinência de álcool = A síndrome de abstinência é o conjunto de sinais e sintomas que ocorrem horas ou dias após o indivíduo cessar ou reduzir a ingestão da substância que vinha sendo consumida geralmente de foma pesada e contínua. Para cada substância ou grupo de substâncias, há diferentes sinais e sintomas de abstinência; no entanto, observa-se com certa frequencoa os seguintes sintoms gerais de abstinência: ansiedade, inquietação, naúseas, tremor, sudorese, podendo, nos casos muito graves, ocorrer convulsões, como e morte. 

    DALGALARRONDO, Paulo. p 345; 2008.

  • Iatrogenia refere-se a um estado de doença, efeitos adversos ou complicações causadas por ou resultantes do tratamento médico.

  • "quadro hepático grave" você associa ao álcool... questões com historinhas é melhor circular as palavras chaves, pois nos distraem muito.


ID
2029405
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando as manifestações somáticas ou conversivas, segundo o CID-10, preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

A _________________ é um mecanismo de defesa do ego caracterizada pela presença de queixas aparentemente orgânicas de ocorrência aguda, normalmente associadas no tempo e espaço a episódios conflitivos recentes na vida do indivíduo, onde as pesquisas clínicas e laboratoriais não indicam sinais lesionais ou outras constatações anatomo-morfológicas que possam justificar a sintomatologia referida. Por outro lado, a _________________ apresenta a presença de queixas (sintomas) do paciente vêm de longo período ou tempo, com remissões parciais, instalando-se de forma gradativa e mantendo-se, podendo ou não estar associadas a episódios conflitivos agudos recentes, evidenciando achados lesionais que justificam a sintomatologia referida.

Alternativas

ID
2055691
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Cobb, citado por Julio de Mello Filho, no livro Psicossomática Hoje, existe uma doença auto-imune que, com relação à personalidade do paciente, as mulheres queixam-se das mães como autoritárias e agressivas, mas comportam-se como elas. Não expressam contudo agressividade diretamente à mãe. Em situações difíceis, hã uma maior tendência a responderem com sintomas. No que se refere ao relacionamento conjugal observam-se com freqüência: conflitos, cônjuges de posição social inferior e ulcerosos. Considerando os exemplos apresentados, que doença auto-imune é essa?

Alternativas

ID
2055706
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à psicoterapia do paciente somático, Roberts, citado por Campos, no livro Psicossomática Hoje de Julio de Mello Filho e Colaboradores, relata as observações com dois grupos heterogêneos de pacientes psicossomáticos durante quatro anos. Constatava-se forte relação entre as situações de vida dos pacientes e seu estado físico. Essas pessoas mostravam muita dificuldade em transformar seus papéis de pacientes somáticos em pacientes psicológicos. Assinale a opção correta quanto ao que Roberts propõe, face aos resultados obtidos.

Alternativas

ID
2055709
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo.

Julio de Mello Filho, no livro Psicossomática Hoje, ao tratar o problema da dor, relata que assim como a _____________ é o afeto mobilizado na _____________, a _____________pode surgir como fenômeno ______________ na ___________.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

    e) ansiedade / dor aguda / depressão / secundário / dor crônica orgânica


ID
2055736
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, existentes na relação médico-paciente, de acordo com Julio de Mello Filho, no livro Concepção Psicossomática: Visão atual.

I - Indução iatrogênica é o método através do qual o médico controla o seu paciente, buscando restabelecer seu quadro por meio de prescrição medicamentosa.

II - Pode haver uma introjeção positiva ou negativa do paciente, levando à identificação positiva ou à identificação negativa. Obviamente, é a introjeção-identificação positiva que leva à possibilidade de uma compreensão ou empatia do médico.

III- Quando os fenômenos transferenciais do paciente não são muito intensos, ele consegue ver o médico mais ou menos como ele é, não deformando muito a imagem interna que tem deste.

IV - Quando os vínculos transferenciais são muito fortes e profundos, dois tipos de sentimentos surgem no médico em relação ao paciente: amor ou ódio, sendo o paciente visto, inconscientemente, como uma figura representativa do passado, capaz, portanto, de provocar tais reações .

V - Sentir-se enfermo provoca ansiedade - consciente ou inconscientemente - contra a qual se mobilizam as defesas psicológicas. No caso de sintomas somáticos, há sempre uma ameaça, potencial que seja, à nossa integridade física ou mesmo à nossa subsistência. As defesas mais usadas, portanto, são a racionalização e a negação.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • D - Apenas as afirmativas III e V são verdadeiras.


ID
2055772
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Julio de Mello Filho, no livro Concepção Psicossomática: Visão atual, assinale a opção INCORRETA em relação à doença e à família.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

     a) Fenômeno típico da patologia intra-familiar é a negação de uma dificuldade inconscientemente vivida num outro membro da família


ID
2055796
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julio de Mello Filho, no livro Psicossomática Hoje, relata que o paciente com câncer apresenta todo um conjunto de elementos psicossomáticos, que possui grande transcendência para ele e para sua vida de relação.

Com relação a essa doença, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Dâmocles é protagonista de uma anedota moral que figurou originalmente na história perdida da Sicília por Timeu de Tauromênio (c. 356 - 260 a.C.). Cícero pode tê-la lido em Diodoro Sículo. Ele fez uso dela em suas Tusculan Disputationes V.61 - 62.

    Dâmocles era um cortesão bastante bajulador na corte do tirano Dionísio, de Siracusa.[1][Nota 1] Ele dizia que, como um grande homem de poder e autoridade, Dionísio era verdadeiramente afortunado.[1]

    Dionísio ofereceu-se para trocar de lugar com ele por um dia, para que ele também pudesse sentir o gosto de toda esta sorte, sendo servido em ouro e prata, atendido por garotas de extraordinária beleza, e servido com as melhores comidas.[1] No meio de todo o luxo, Dionísio ordenou que uma espada fosse pendurada sobre o pescoço de Dâmocles, presa apenas por um fio de rabo de cavalo.[1] Ao ver a espada afiada suspensa diretamente sobre sua cabeça, Dâmocles perdeu o interesse pela excelente comida e pelas belas garotas e abdicou de seu posto, dizendo que não queria mais ser tão afortunado.[1]

    A espada de Dâmocles é uma alusão frequentemente usada para remeter a este conto, representando a insegurança daqueles com grande poder (devido à possibilidade deste poder lhes ser tomado de repente) ou, mais genericamente, a qualquer sentimento de danação iminente.

    Entalhes em madeira da espada de Dâmocles aparecem como símbolo em manuais europeus dos séculos XVI e XVII.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A2mocles


ID
2086324
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Psicossomática pode ser definida como a ciência cujo objeto de investigação são os mecanismos de interação entre as dimensões corporais e mentais de um indivíduo. De modo contextualizado e contemporâneo traduz-se no estudo de como o fato corporal está integrado ao fator psíquico que, por sua vez, integra-se aos fatores relacionais e ambientais. Uma doença consistirá, pois, na expressão desarmônica de diversos fatores que ameaçam o equilíbrio biopsicossocial de um indivíduo. Tendo isso em vista, o estresse consiste em um fator que contribui para a referida expressão de desequilíbrio e, inclusive, para o aparecimento de diversas doenças. A respeito do estresse assinale a opção correta.

Alternativas

ID
2107708
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com René Kaës, os grupos fornecem

Alternativas
Comentários
  • suporte psicológico para as pessoas e é nesse convívio que elas encontram apoio e alívio para lidar com as adversidades da vida moderna

  • Erro da B:

    apoio psicodramático para que consigam eleger os papéis que serão representados no cotidiano.  esse conceito é de MORENO.

     

     

  • Questão ficou óbvia por eliminação, mesmo que você não conheça Kaes, conhecendo outros autores é possível acertar.

     

    "Daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje" Karen Lamb

  • --> psicanálise de grupo francesa

    --> os grupos fornecem suporte teórico e psicanalítico para que os indivíduos consigam enfrentar, exclusivamente, as situações de luto cotidiano


ID
2109817
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“Assim, passei a considerar como ligado aos fenômenos psicossomáticos tudo”. Aquilo que atinge a saúde ou a integridade física quando os fatores psicológicos desempenham algum papel. Incluí aí, por exemplo, as predisposições aos acidentes corporais e a falhas do sistema imunológico de um indivíduo”. (McDougall, 1991: 21). A partir desta citação podemos entender que a autora refere:
I. a inexistência de uma linha tênue que liga a saúde psíquica à saúde corporal.
II. é expressiva a relação entre saúde psíquica e saúde corporal.
III. que a autora considera ineficaz aliar tratamento psicoterápico a pacientes portadores de outras patologias.
IV. que a autora não descarta a conjugação da terapêutica psicoterápico em qualquer processo de saúde-doença.
Estão corretos os itens.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : B ( Corretas: II e IV )

  • Por que o item I estaria errado? O texto diz que há um conjugação de fatores físicos e psicológicos para o desencadeamento de uma doença. Na psicossomática, não existe uma linha bem demarcada separando o psíquico do orgânico. Já o item IV estaria correto, se não geralizasse a tratamento psicoterapêutico para qualquer processo de saúde-doença.
  • É mais plausível ser marcado a alternativa A nessa questão.
  • Linha tênue = linha fina, como se o que está de um lado e do outro pudesse facilmente se misturar, digamos assim. Quando se diz que isso inexiste, como no item I, é como se negasse a conjugação de fatores físicos e psicológicos, e por isso o item está errado.

  • Gente, a I está errada por mencionar a inexistência de uma linha tênue entre a saúde física e a saúde psíquica, quando na verdade a linha é tênue sim!


ID
2120785
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na obra de Barlow & Col. “Manual Clínico dos Transtornos Psicológicos”, o autor enfatiza a entrevista estruturada (Anxiety disorders Intervien Schedule – fourth edition, ADIS – IV; Di Nardo, Brown e Barlow,1994) como um importante instrumento de avaliação para diversos transtornos.

A ADIS-IV, mencionada como método de avaliação, é um instrumento utilizado principalmente para os seguintes transtornos:

Alternativas
Comentários
  • Entrevista estruturada é um método de entrevista em que as perguntas já são pré-estabelecidas e aplicadas para todos os candidatos igualmente. O objetivo da entrevista estruturada é avaliar os entrevistados de forma criteriosa e justa.

    É um instrumento utilizado principalmente para os seguintes transtornos: ansiedade, humor e somatoformes.


ID
2212768
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Mello Filho (1992), o conceito de Medicina Psicossomática deve integrar as perspectivas abaixo, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B)


ID
2212807
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Zimerman (2000), quais pacientes, quando indicados para a grupoterapia, devera ser colocados em grupos homogêneos?

Alternativas

ID
2212852
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Mello Filho (2002), o ato de "atingir" a criança, projetando nela suas dificuldades, pode evoluir para formas mais claras de agressão presentes na relação mãe-filho, principalmente se aquela atribui seus problemas ao fato de ser mãe. A esse processo dá-se o nome de

Alternativas

ID
2225503
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ao explicar a dinâmica do surgimento das doenças psicossomáticas, representantes da Escola de Chicago defendem que

Alternativas

ID
2225584
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Movimento reformista dentro da medicina, com contribuições de Franz Alexander contrapondo-se ao modelo biomédico e que diz respeito ao diagnóstico e ao tratamento de doenças físicas supostamente causadas por processos deficientes na mente, denomina-se medicina

Alternativas

ID
2320741
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A indicação de terapia cognitiva está bem estabelecida:

Alternativas
Comentários
  • Evidências de eficácia e indicações (Psicoterapias: Abordagens Atuais)


    A eficácia da terapia cognitiva está sendo testada no tratamento de vários transtornos, geralmente em conjunto com outras estratégias de tratamento, e está bem estabelecida nos seguintes transtornos:


    • Depressão unipolar de intensidade leve ou moderada, não-psicótica
    • Transtornos de ansiedade (associados à terapia comportamental e a drogas)
    • Transtornos alimentares
    • Transtornos somatoformes (hipocondria,transtorno dismórfico corporal)
     


ID
2360863
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os transtornos somatoformes giram em torno de sintomas físicos para os quais não se conseguem encontrar causas físicas. Assinale a alternativa que apresenta exemplos de transtornos somatoformes.

Alternativas
Comentários
  • Transtorno dismórfico corporal (TDC) historicamente conhecido pelo termo dismorfofobia[1] é um diagnósticopsiquiátrico que caracteriza o indivíduo com uma intensa preocupação quanto a um defeito imaginário ou mínimo em sua aparência levando a significativo incômodo em seu dia-a-dia.[2] O transtorno requer a existência tanto de pensamentos obsessivos a respeito de suspostos defeitos quanto comportamentos compulsivos que se desenvolvem em resposta a esses pensamentos.[3]

    É um transtorno mental bastante comum, afetando cerca de 1,7% para 2,4% da população, o TDC geralmente começa na adolescência e afeta homens e mulheres de forma aproximadamente igual.[4] O subtipo muscular(Vigorexia), perceber o corpo como muito pequeno, afeta principalmente os homens.[5]

  • Atual classificação do DSM 5 removeu os diagnósticos de Transtorno de Somatização, Transtorno Somatoforme Indiferenciado e Transtorno Doloroso, absorvidos pelo Transtorno com Sintomas Somáticos.

    A Hipocondria também foi excluída do DSM-5, em parte pelo caráter pejorativo com o qual o diagnóstico era recebido. Os indivíduos que preenchiam critérios para esse transtorno e não se enquadram nos atuais critérios para Transtorno com Sintomas Somáticos passaram a receber o diagnóstico de Transtorno de Ansiedade de Doença

     

    "Daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje" Karen Lamb    

  •  A nova classificação define o diagnóstico principal, transtorno de sintomas somáticos, com base em sintomas positivos (sintomas somáticos perturbadores associados a pensamentos, sentimentos e comportamentos anormais em resposta a esses sintomas). Entretanto, sintomas clinicamente inexplicados continuam a ser um aspecto-chave no transtorno conversivo e na pseudociese (outro transtorno de sintomas somáticos e transtorno relacionado especificado) porque é possível demonstrar de maneira definitiva em tais transtornos que os sintomas não são compatíveis com uma fisiopatologia médica.

  • D) Transtorno dismórfico corporal e hipocondria.


ID
2360950
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na psicossomática, o termo que significa a “ausência de palavras para definir emoções” é

Alternativas
Comentários
  • Alexitimia é um termo que diz respeito à marcante dificuldade em descrever emoções, sentimentos e sensações corporais. ... Um dos principais sintomas é a confusão entre sensações e sentimentos. Outro principal sintoma reside na grande dificuldade em expressar os sentimentos através de palavras.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Alexitimia

  • ALEXITIMIA é um transtorno que consiste na incapacidade de identificar e expressar sentimentos e emoções, conduzindo a um isolamento por parte do indivíduo que não consegue ter empatia ou comunicar suas emoções em seu meio. 
    https://saude.umcomo.com.br/artigo/quais-sao-os-sintomas-da-alexitimia-14426.html 
    DISFORIA: A disforia de gênero consiste numa desconexão entre o sexo com que a pessoa nasce e a sua identidade de gênero, ou seja, a pessoa que nasce com sexo masculino, mas tem um sentimento interno como feminino e vice-versa. Além disso, a pessoa com disforia de gênero também pode sentir que não é do sexo masculino nem feminino, que é uma combinação dos dois, ou que a sua identidade de gênero muda.

    Assim, as pessoas com disforia de gênero, se sentem aprisionadas em um corpo que não consideram ser o seu, manifestando sentimentos de angústia, sofrimento, ansiedade, irritabilidade, ou mesmo depressão.

    O tratamento consiste na realização de psicoterapia, terapia hormonal, e em casos mais extremos, cirurgia para mudança de sexo.

    https://www.tuasaude.com/disforia-de-genero/
    NEURASTENIA é uma alteração das funções do sistema nervoso e da vida vegetativa ou simpática. Trata-se de uma doença que consiste em uma falta de fluído nervoso por escassez de nutrição de seus órgãos e esta debilidade dá lugar a uma grande irritação nervosa.A debilidade que encontramos na neurastenia pode ser causada por um trabalho mental excessivo, uma inatividade sexual forçada, especialmente nas mulheres, por insônia, pelo consumo de tabaco ou excitantes como o chá, o café ou as bebidas alcoólicas.O principal sintoma desta doença é a irritabilidade da pessoa, que se altera diante da menor contrariedade e inclusive sem ela. Outros sintomas são náuseas, arrotos sucessivos, fragilidade ocular, ruborizações, suor excessivo nas mãos e nos pés, suor frio na testa e mudança repentina de humor.
    https://www.infoescola.com/psicologia/neurastenia/
    DISLALIA é um dos transtornos mais frequentes apresentado nas crianças. Trata-se de um transtorno na articulação dos fonemas, que faz com que as crianças pronunciem incorretamente os fonemas ou grupos de fonemas. Quando as crianças começam a falar, é normal que não o façam corretamente. No entanto, depois de certa idade, a linguagem deveria ser aperfeiçoada e a criança deveria melhorar sua pronúncia. Mas isto nem sempre acontece, e são principalmente as instituições educativas que detectam este distúrbio. Com um tratamento adequado, a dislalia tende a melhorar, e as crianças têm um prognóstico muito positivo. 
    https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-identificar-a-dislalia-3058.html

     

  • PARAFRENIA designa determinadas psicoses crónicas de evolução disruptiva e desfavorável tais como a paranoia que implica o enfraquecimento intelectual de evolução para a demência. As parafrenias aproximam-se das esquizofrenias pelas suas construções delirantes com base essencialmente na paranoia. A conceção de parafrenia caiu em desuso, estando o seu significado estrito à psiquiatria clássica.

    http://knoow.net/ciencsociaishuman/psicologia/parafrenia/

     


ID
2364823
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Medicina Psicossomática é um estudo das relações mente-corpo com ênfase na explicação psicológica da patologia somática, uma proposta de assistência integral e uma transcrição para a linguagem

Alternativas
Comentários
  • B, psicológica dos sintomas corporais.

  • Nos anos 1930, com a expansão do regime nazista, muitos psicanalistas europeus radicaram-se nos Estados Unidos, entre eles Alexander, Felix Deutsch e Dunbar, fundando posteriormente a “Escola de Psicossomática de Chicago”/ Escola Psicossomática Americana.

    Os pesquisadores alinhados a essa escola tentavam distinguir ponto por ponto o mecanismo de conversão histérica e a patogênese psicossomática, além de procurarem definir para cada tipo de afecção perfis de personalidade específicos.

    Quando os médicos não conseguiam encontrar agentes infecciosos ou outras causas diretas para uma determinada doença, Alexander levantava a hipótese de que fatores psicológicos poderiam estar envolvidos. Segundo o seu modelo de conflito nuclear, a presença de determinados conflitos inconscientes podia levar à manifestação de queixas físicas, sendo que cada doença física poderia ser compreendida como o resultado de um conflito psicológico fundamental ou nuclear.

    Descreveu minuciosamente um grande número de transtornos físicos possivelmente causados por conflitos psicológicos, ajudando a estabelecer assim os pilares da medicina psicossomática.

    Por definição, a medicina psicossomática diz respeito ao diagnóstico e ao tratamento de doenças físicas que poderiam ser causadas por processos deficientes na mente.

    Para Alexander (1989), a abordagem psicossomática na medicina originou-se do estudo dos distúrbios vegetativos, recebendo também contribuições da psicologia gestáltica, da neurologia e da endocrinologia. O autor considera que as alterações que ocorrem no corpo como reações a emoções intensas são de natureza passiva e que quando a emoção desaparece o processo fisiológico correspondente, choro ou riso, palpitação cardíaca ou elevação da pressão sanguínea, também desaparece e o corpo volta ao estado de equilíbrio. 

    Existe tamb a Escola de Psicossomática de Paris, a qual é contrária a concepção dualista americana.


ID
2465614
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Mello Filho (2002) é correto afirmar sobre a psicossomática que

Alternativas
Comentários
  • O termo “psicossomático” é empregado para se referir às patologias que pertencem tanto ao físico quanto ao psíquico. Dessa forma, são doenças que afetam diretamente a saúde mental e fisiológica. Nesse contexto, os sintomas físicos acabam se tornando uma consequência dos sintomas emocionais e psicológicos. Assim sendo toda doença que acomente os humanos é psicossomática.


ID
2526199
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Consta na Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10 que no diagnóstico diferencial entre o transtorno de somatização e o transtorno hipocondríaco, no transtorno de somatização, a ênfase está nos sintomas em si, em seus efeitos individuais e o paciente pede tratamento para eliminar os sintomas, enquanto no transtorno hipocondríaco a atenção é dirigida mais à presença de um processo mórbido subjacente sério e progressivo e às suas consequências incapacitantes e o paciente tende a pedir investigações para determinar ou confirmar

Alternativas
Comentários
  • " A diferença entre ambos é que no transtorno de somatização, a ênfase está nos sintomas em si e em seus efeitos individuais, enquanto que no transtorno hipocondríaco a atenção é dirigida mais à presença de um processo mórbido subjacente sério e progressivo e às suas consequências incapacitantes. Neste último, o paciente tende a pedir investigações para determinar ou confirmar a natureza da doença subjacente, enquanto que no primeiro, o paciente pede tratamento para eliminar os sintomas."

     

    Em: Psiquiatria para estudantes de medicina - pg 454.

     

  • A própria questão já meio que te da a resposta.

    "...processo mórbido subjacente sério e progressivo..."

    Mas fiquei na dúvida..achei muito na cara...rsrs... acabei marcando outra.

  • Então, baseando-me no comentário da colega...

    * transtorno hipocondríaco: paciente pede investigações para determinar ou confirmar a natureza da doença subjacente.

    * transtorno de somatização: paciente pede tratamento para eliminar os sintomas.

  • De acordo com o CID-10, o Transtorno de somatização (F45.0) é caracterizado essencialmente pela presença de sintomas físicos, múltiplos, recorrentes e variáveis no tempo, persistindo ao menos por dois anos. A maioria dos pacientes teve uma longa e complicada história de contato tanto com a assistência médica primária quanto especializada durante as quais muitas investigações negativas ou cirurgias exploratórias sem resultado podem ter sido realizadas.

    Os sintomas podem estar referidos a qualquer parte ou sistema do corpo. O curso da doença é crônico e flutuante, e freqüentemente se associa a uma alteração do comportamento social, interpessoal e familiar. Quando o transtorno tem uma duração mais breve (menos de dois anos) ou quando ele se caracteriza por sintomas menos evidentes, deve-se fazer o diagnóstico de transtorno somatoforme indiferenciado (F45.1).


    Já no Transtorno hipocondríaco (F45.2) a característica essencial é uma preocupação persistente com a presença eventual de um ou de vários transtornos somáticos graves e progressivos. Os pacientes manifestam queixas somáticas persistentes ou uma preocupação duradoura com a sua aparência física. Sensações e sinais físicos normais ou triviais são frequentemente interpretados pelo sujeito como anormais ou perturbadores. A atenção do sujeito se concentra em geral em um ou dois órgãos ou sistemas. Existem frequentemente depressão e ansiedade importantes, e que podem justificar um diagnóstico suplementar.

    Dessa maneira a diferença entre os dois transtornos é a natureza subjacente da doença que existe no somatoforme.


    GABARITO: C


ID
2570161
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os transtornos de sintomas somáticos e transtornos relacionados envolvem aqueles nos quais a principal característica é a presença de sintomas fisiológicos proeminentes decorrentes, ou nos quais os somáticos apresentam-se como importante preocupação. Sobre tais transtornos, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a)

    O transtorno de sintomas somáticos deixa de exigir um número mínimo de sintomas para o diagnóstico, bem como a ausência de diagnóstico médico como critério essencial.

  • O diagnóstico do “Transtorno com sintomas somáticos” é aplicado a indivíduos que apresentam qualquer número de sintomas somáticos, desde que esses sintomas sejam acompanhados por pensamentos, sentimentos ou comportamentos excessivos relacionados aos sintomas somáticos ou preocupações associadas com a saúde.

     

  • O principal diagnóstico nessa classe diagnóstica, transtorno de sintomas somáticos, enfatiza o diagnóstico feito com base em sinais e sintomas positivos (sintomas somáticos perturbadores associados a pensamentos, sentimentos e comportamentos anormais em resposta a esses sintomas) em vez da ausência de uma explicação médica para sintomas somáticos. O que caracteriza indivíduos com transtorno de sintomas somáticos não são os sintomas somáticos em si, mas como eles se apresentam e como são interpretados. A integração de componentes afetivos, cognitivos e comportamentais aos critérios do transtorno de sintomas somáticos proporciona uma reflexão mais abrangente e precisa do verdadeiro quadro clínico do que seria possível avaliando-se apenas as queixas somáticas. 

  • qual o erro da C? o termo principalmente?
  • Não creio que a alternativa C esteja errada.

  • Erro da alternativa C: "Indivíduos com transtornos com sintomas somáticos proeminentes costumam ser encontrados em contextos de atendimento primário e em outros contextos médicos, porém menos comumente em contextos psiquiátricos e em outros de saúde mental" (DSM V, p.309)

  • "Indivíduos com transtornos com sintomas somáticos

    proeminentes costumam ser encontrados em contextos de atendimento primário e em outros

    contextos médicos, porém menos comumente em contextos psiquiátricos e em outros de saúde

    mental. Esses diagnósticos reconceitualizados, baseados em uma reorganização dos diagnósticos

    de transtorno somatoforme do DSM-IV, são mais úteis para profissionais de atendimento primário

    e outros médicos clínicos (não psiquiatras)."

    DSM-5 p. 309

    Banca comendo bola? Nem passou pela minha cabeça essa possibilidade


ID
2609869
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere ao Transtorno de Sintomas Somáticos,

Alternativas
Comentários
  • Queixas somáticas têm sido tratadas como quadros clínicos sem causas médicas aparentes, de tal forma que as dificuldades físicas e orgânicas  são atreladas a fatores psicossociais e fatores de stress (Bombana, 2006).

    No campo da psiquiatria as queixas somáticas podem se subdividir em sete diferentes tipos:

    1) transtorno de somatização caracterizado por uma longa história de múltiplos sintomas físicos afetando os sistemas orgânicos, mutáveis ao longo do tempo;

    2) transtorno somatoforme indiferenciado, marcado por sintomas físicos, porém ocorrendo em um período de tempo mais curto;

    3) transtorno hipocondríaco, que se caracteriza pela interpretação errônea de sensações corporais corriqueiras, sendo conotadas pelos pacientes como enfermidades anormais e/ou graves;

    4) disfunção autonômica somatoforme caracterizada por queixas objetivas do sistema nervoso autônomo (SNA) as quais ocorrem juntamente com sintomas inespecíficos;

    5) transtorno doloroso somatoforme persistente caracterizado por dores intensas e recorrentes não atribuídas a doenças conhecidas;

    6) transtorno conversivo o qual afeta os sistemas neurovasculares voluntários e/ou sensório-perceptivo de forma inespecífica;

    7) transtorno dismórfico corporal que se configura por uma preocupação demasiada com defeitos e aparência física (Bombana, 2006).

    A prevalência de queixas somáticas em crianças é relativamente grande, sobretudo nas fases da segunda infância à adolescência.

    Ademais, tais queixas têm grande repercussão em vários âmbitos da vida da criança, inclusive no escolar (Perquin, Hazebroek-Kampschreur, Hunfeld, Bohnen, van Suijlekom-Smit, Passchier e van der Wouden, 2000). Em um estudo realizado por Petersen, Bergström e Brulin (2003), foi observado que aproximadamente 25% das crianças tendem a sofrer, por um período de cerca de 3 meses, de queixas somáticas recorrentes ou contínuas, tais como dores de cabeça, dores abdominais e fadiga. Tais fatores podem comprometer negativamente as atividades da criança, tais como relações sociais com seus pares e até mesmo em hobbies diários (Petersen et al., 2003). 

  • Olha a FCC copiando e colando de novo...

    DSM-V - Em crianças, os sintomas mais comuns são dor abdominal recorrente, cefaleia, fadiga e náusea. A presença de um único sintoma proeminente é mais comum em crianças do que em adultos. Se, por um lado, crianças pequenas podem apresentar queixas somáticas, por outro, elas raramente se preocupam com uma “doença” em si antes da adolescência.

    Meu canal: https://www.youtube.com/channel/UCpGeLjPDDFZii0PVP84LU7w?view_as=subscriber

  • O transtorno de sintomas somáticos é caracterizado por um ou mais sintomas físicos crônicos acompanhados por níveis significativos e desproporcionais de angústia, preocupação e dificuldade em desempenhar funções diárias.

    O termo transtorno de sintomas somáticos substitui vários outros diagnósticos utilizados antigamente, como transtorno de somatização, hipocondria, transtorno doloroso, transtorno somatoforme indiferenciado e alguns transtornos relacionados. Todas essas doenças envolvem a somatização – a expressão de fatores mentais na forma de sintomas físicos (somáticos).

  • Acredito que a alternativa B esteja errada, de acordo com o DSM 5 página 357, porque o traço de personalidade afetividade está associado ao transtorno como fator de risco e não sintomas dissociativos.

  • DSM-V - Em crianças, os sintomas mais comuns são dor abdominal recorrente, cefaleia, fadiga e náusea. A presença de um único sintoma proeminente é mais comum em crianças do que em adultos. Se, por um lado, crianças pequenas podem apresentar queixas somáticas, por outro, elas raramente se preocupam com uma “doença” em si antes da adolescência.

    No que se refere ao Transtorno de Sintomas Somáticos, crianças pequenas podem manifestar queixas somáticas.


ID
2639926
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Pesquisadores de diversos campos, como a medicina, a saúde mental do trabalhador, a psicologia e a psicanálise, promovem uma discussão em torno do tema da psicossomática. Dentro desta ampla discussão, são abordadas questões como:

Alternativas
Comentários
  • gabarito - b. o enfoque multidisciplinar amplia a forma de visão e entendimento da somatização


ID
2685034
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o Transtorno de Somatização (F45.0, CID 10), considere as seguintes afirmativas.


I. Os sintomas devem estar referentes ao sistema nervoso do paciente.

II. O curso da doença é crônico e flutuante, não há relatos de alteração do comportamento social, interpessoal e familiar.

III. Transtorno caracterizado essencialmente pela presença de sintomas físicos, múltiplos, recorrentes e variáveis no tempo, persistindo ao menos por dois anos.

IV. A maioria dos pacientes teve uma longa e complicada história de contato tanto com a assistência médica primária quanto especializada durante as quais muitas investigações negativas ou cirurgias exploratórias sem resultado podem ter sido realizadas.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas

ID
2685100
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Psicossomática evoluiu nas seguintes fases.

I. Humanista, com o foco nos profissionais que atendem o paciente, independentemente se atuam de maneira integrada ou não.
II. Psicanalítica, com predomínio dos estudos sobre a gênese inconsciente das enfermidades, sobre as teorias da regressão e sobre os benefícios secundários do adoecer, entre outras.
III. Behaviorista, caracterizada pelo estímulo à pesquisa em homens e animais, tentando enquadrar os achados à luz das ciências exatas e dando um grande estímulo aos estudos sobre estresse.
IV. Multidisciplinar, em que vem emergindo a importância do social e da visão da psicossomática como uma atividade essencialmente de interação, de interconexão entre vários profissionais de saúde.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • A Psicossomática evoluiu em três fases:

    a) inicial, ou psicanalítica, com predomínio dos estudos sobre a gênese inconsciente das enfermidades, sobre as teorias da regressão e sobre os benefícios secundários do adoecer, entre outras;

    b) intermediária, ou behaviorista, caracterizada pelo estímulo à pesquisa em homens e animais, tentando enquadrar os achados à luz das ciências exatas e dando um grande estímulo aos estudos sobre estresse;

    c) atual ou multidisciplinar, em que vem emergindo a importância do social e da visão da Psicossomática como uma atividade essencialmente de interação, de interconexão entre vários profissionais de saúde.

    MELLO FILHO, J. Psicossomática Hoje. 2010: na literalidade.


ID
2700556
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Hisada (2011), a psicoterapia dos pacientes psicossomáticos possui algumas distinções em relação à psicoterapia de outros tipos de pacientes, pois os psicossomáticos

Alternativas
Comentários
  • Segundo Hisada (2003), a tarefa do analista é proporcionar holding e lidar com a integração da psique-soma. A técnica é reconhecer e clarificar a dissociação, pois há uma dificuldade de discriminar sentimentos e nomear estados emocionais durante o trabalho. Por exemplo, o paciente está com muita raiva, mas diz que está triste. São emoções diferentes que ele nomeia de forma inadequada. É importante ir clareando isso, para que possa permitir-se sentir e nomear afetos. Uma possibilidade seria trabalhar para que o objeto se transforme em representação psíquica, ou seja, que se crie um registro. Podemos pensar este trabalho como tentativa de redirecionar estas informações, significando algo que ficou sem representação. Algo ali ocorreu que impossibilitou a formação do registro psíquico, Lacan fala em congelamento, conforme Guir (1988), algo que ficou colado na relação mãe-bebê que não permitiu que se 
    criasse um espaço entre um e outro, onde se estabelece a falta - castração. Para ele, o pai desta relação é fraco de lei, que não marca, não realiza o interdito. É preciso desaparecer em um lugar para aparecer em outro como sujeito. Para Winnicott o conceito de saúde está relacionado com mudança, criatividade, a saúde existe quando o indivíduo adquire um senso de self, de ser ele mesmo. Mas para que isso ocorra, é necessário que haja a possibilidade de movimento, descongelamento (Outeiral e Hisada et al, 2001 e Hisada, 2002). O trabalho com estes pacientes requer muita tolerância e disponibilidade, pois em geral a compreensão a respeito da doença e de si próprio é muito intelectualizada. Auxiliá-lo a fazer ligações entre o racional e o emocional não é tarefa fácil, em especial pela dificuldade que tem em se vincular, a transferência torna-se uma barreira. Assim como é difícil para o sujeito descobrir vias para conectar-se com suas emoções, também não será fácil conectar-se com o analista.

    Gabarito D


ID
2700559
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A doença psicossomática é um sintoma de que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra: C- O princípio do desenvolvimento emocional do indivíduo foi comprometido pela ocorrência de algo.


ID
2700565
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As bases para uma nova apreciação e início da tendência contemporânea de ver a doença e a saúde como condição multifatorial foram a

Alternativas
Comentários
  • Questão muito arbitrária

  • Alguém pode me explicar essa questão de a psicanálise de Freud ser o início de uma tendência contemporânea de ver a saúde e a doença como multifatorial? Não entendi...

  • A explicação se assenta no fato de que à época de Freud, este grande estudioso, médico neurologista, atendia diversos casos de somatizacoes, classificadas como Histeria. Devido a esta iniciativa de Freud, foi se descortinando no âmbito dos estudos da mente humana que muitas manifestações de sintomas têm raiz no psiquismo ou melhor, em conteúdos recalcados fruto de algum conflito interior. Se Freud foi o pai da Psicanálise, podemos parafrasear tal afirmação dizendo também que este foi o pai da Psicossomática...
  • Freudinho <3

  • Gabarito B.

    Gente, é indiscutível que a perspectiva da abordagem psicanalítica mudou a forma como o adoecimento era percebido através do tratamento da histeria, já que esta problemática, até então, permanecia intocável pela medicina, que não conseguia elaborar meios de tratar ou compreender a ordem do adoecimento, isto porque estava centrada no corpo, apenas no biológico.

    Foi a partir de Freud que foi percebida a relação de doenças NO corpo, mas com origem DA mente, o que se fundamentou como doenças psicossomáticas, sendo a medicina psicossomática a área que se debruçou nos estudos da psicanálise para compreender esse processo de adoecimento.


ID
2724517
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Françoise Dolto adverte que a criança pode ter dificuldades de amar ambos os pais, porque acha que um deles é mais infeliz do que o outro e que foi esse outro que o tornou mais infeliz. A emoção de ver o genitor que não encontra habitualmente pode fazê-la vomitar, e essa reação pode ser compreendida como

Alternativas
Comentários
  • Françoise Dolto foi uma pediatra e psicanalista francês que foi especialista, uma das pioneiras, em psicanálise de criança, desenvolveu importante experiência clínica e foi reconhecida pela eficácia do seu trabalho, popularizando o conhecimento teórico, sobretudo por meio do rádio, acerca de vários temas dentre os quais a separação dos pais. Em seu livro Quando os pais se separam", edição de 1989 a autora afirma que crianças que vivenciam o processo de separação dos pais podem desenvolver grande sofrimento psicológico a ponto de tal ser transformado em sintomas físicos, ocorrendo reações psicossomáticas de vômitos, dores de cabeça, febres, diarréias, dores de barriga, nos dias que antecedem as visitas do outro genitor tais reações psicossomáticas são transferenciais, reações da criança frente à ausência prolongada do genitor. Nas palavras da própria autora:

    “A emoção de ver o genitor a quem não vê habitualmente pode fazê-la vomitar: é uma reação psicossomática. É uma linguagem, na criança, devolver o conteúdo de seu estômago, inconscientemente associado à 'mamãe', para ficar pronta para engolir 'papai', ou seja, um outro que não deve misturar-se nela com o outro genitor. Então, a criança expulsa o que tem em si".

     

    GABARITO: E

  • Gabarito: E - uma reação psicossomática que indica algo que ela não sabe verbalizar


ID
2727784
Banca
FUNRIO
Órgão
AL-RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na busca da qualidade de vida do trabalhador, a inter-relação das dimensões biológica, psicológica e social é inerente a cada ser humano.


Cada uma dessas dimensões contém aspectos que se diferenciam em termos funcionais e modos de reação, podendo configurar o que chamamos de abordagem

Alternativas
Comentários
  • Psicossomática, em síntese, é uma ideologia sobre a saúde, o adoecer e sobre as práticas de Saúde, é um campo de pesquisas sobre estes fatos e, ao mesmo tempo, uma prática – a prática de uma Medicina integral.


ID
2825290
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Pedro, 30 anos, constantemente se queixa aos seus familiares e amigos de que suspeita possuir uma doença grave. Tem o hábito de pesquisar na internet sobre características e sintomas das doenças, frequentemente comparece a consultas médicas para realização de check-ups. Todos os seus exames físicos e sanguíneos estão negativos para qualquer diagnóstico. De acordo com o DSM-V, a partir desse relato, a hipótese diagnóstica mais provável é que Pedro sofre de transtorno

Alternativas
Comentários
  • DSM-V

    a.preocupação com ter ou contrair uma doença grave

    b.sintomas somáticos não estão presentes ou,se estiverem,são de intensidade apenas leve.(...)

    c.há alto nível de ansiedade com relação à saúde (...)

    d.o indivíduo tem comportamentos excessivos relacionados à saúde ou exibe evitação mal-adaptativa

    e.preocupação relacionada a doença presente há pelo menos seis meses,mas a doença específica que é temida pode mudar nesse período

  • O transtorno de ansiedade de doença (anteriormente chamado hipocondria, um termo não mais utilizado por causa de sua conotação pejorativa) mais comumente começa no início da idade adulta e parece ocorrer igualmente em homens e mulheres. Os medos do paciente derivam da interpretação errônea de sintomas físicos não patológicos ou de funções corporais normais.

    O diagnóstico do transtorno de ansiedade de doença é clínico e baseia-se nos critérios do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5), incluindo o seguinte:

    O paciente está preocupado em ter ou adquirir uma doença grave.

    O paciente não apresenta ou tem sintomas somáticos mínimos.

    O paciente preocupa-se muito com a saúde e fica facilmente alarmado sobre questões pessoais de saúde.

    O paciente verifica repetidamente o estado de saúde ou evita de modo mal-adaptivo consultas médicas e hospitais.

    O paciente se preocupou com a doença por ≥ 6 meses, embora a doença específica temida possa mudar durante esse período de tempo.

    Os sintomas não são mais bem explicados por depressão ou outro transtorno mental.


    Pacientes com sintomas somáticos significativos e que se preocupam principalmente com os próprios sintomas são diagnosticados com transtorno de sintoma somático.


    OBS: O Transtorno Somatoforme indiferenciado agora é considerado um Transtorno de Sintoma Somático.


    https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/transtornos-psiqui%C3%A1tricos/sintoma-som%C3%A1tico-e-transtornos-relacionados/transtorno-de-ansiedade-de-doen%C3%A7a


    Gabarito: E.

  • de ansiedade de doença.

    letra E

  • Transtorno de ansiedade generalizada: Ansiedade intensa e permanente que interfere nas atividades diárias.

    Frotteurismo: excitação sexual resultante da fricção dos órgãos genitais, e ou do toque no corpo de uma pessoa desconhecida e geralmente vestida, no meio de outras pessoas geralmente em aglomerações, como nos: trens, ônibus, festas, shows musicais e elevadores.

    Transtorno de ansiedade de doença: preocupação com e o medo de ter ou adquirir uma doença grave.

    Transtorno somatoforme indiferenciado: Quando as queixas somatoformes são múltiplas, variáveis no tempo e persistentes, mas que não correspondem ao quadro clínico completo e típico de um transtorno de somatização, o diagnóstico de transtorno somatoforme indiferenciado deve ser considerado.

  • No transtorno hipocondríaco (transtorno de ansiedade de doença, CID-11 e

    DSM-5, nosofobia, CID-11):

    Predominam os temores e as preocupações intensas

    com a ideia de ter uma patologia grave. Essas ideias surgem geralmente a partir

    de sensações corporais ou sinais físicos mínimos ou insignificantes. (Dalgalarrondo,2018)

    Letra "E"

  • Transtornos de Sintomas Somáticos e Transtornos Relacionados

    transtorno de sintomas somáticos

    transtorno de ansiedade de doença

    transtorno conversivo (transtorno de sintomas neurológicos funcionais)

    fatores psicológicos que afetam outras condições médicas

    transtorno factício

    outro transtorno de sintomas somáticos

    transtorno relacionado especificado

    transtorno de sintomas somáticos e transtorno relacionado não especificados

    Transtorno de Ansiedade de Doença

    A maioria dos indivíduos hipocondríacos é hoje classificada como portadora de transtorno de sintomas somáticos; entretanto, em uma minoria de casos, o diagnóstico de transtorno de ansiedade de doença se aplica, o qual envolve uma preocupação com ter ou contrair uma doença médica grave não diagnosticada (Critério A). Sintomas somáticos não estão presentes ou, caso estejam, são de intensidade apenas leve (Critério B).

  • Obrigado pela ementa. Porém, não é art. 127, mas sim 128.


ID
2995564
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das Teorias Psicossomáticas podem ser feitas as seguintes afirmativas:

I. A Escola Psicossomática de Paris parte da Divisão Cartesiana entre psique e soma. A pulsão inicialmente verte da psique para o corpo, causando alterações neste último.

II. A teoria psicossomática utiliza o paradigma de Freud da Neurose Atual e Neurose de Angústia para pensar as chamadas afecções psicossomáticas. Mais tarde, Christophe Dejours traz a concepção da pulsão como mobilização que percorre o corpo e o anima.

III. Inicialmente, Pierre Marty propunha uma psicoterapia interpretativa e diretiva, devido à pobreza metafórica e fantasmática dos pacientes com pensamento operativo e depressão essencial.

IV. Segundo Juan-David Nasio, a psicossomática está no campo das formações do objeto “a”, a qual se dá a partir de uma chamada significante que não teve resposta significante, mas sim teve uma resposta-objeto.

Julgue as afirmativas anteriores e assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: E) As afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

  • Depressão essencial é forçar a barra...

  • Segundo Marty (1993) "A depressão essencial constitui a base mesma da depressão, com o rebaixamento de nível do tônus libidinal."

    Marty, P. (1993). A psicossomática do adulto. Porto Alegre: Artes Médicas.

  • Alguém que possa contribuir com a construção do gabarito?

    • Para Pierre Marty, "Devido à negatividade simbólica e a ausência de referências afetivas, resultantes do pensamento operatório, o papel do terapeuta seria de nomeação dos estados psíquicos e sobretudo afetivos, de forma a suprir a carência simbólica."


ID
3013192
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicossomática é definida como o estudo sistemático das relações existentes entre os processos

Alternativas
Comentários
  • Letra B. Sociais e psíquicos e os transtornos de funções orgânicas ou corporais.

  • Esta questão foi retirada de um artigo, que diz:

    "Neste texto, a concepção de psicossomática define-se como o estudo sistemático das relações existentes entre os processos sociais, psíquicos e transtornos de funções orgânicas ou corporais. Consiste em um ramo do conhecimento que estuda e trata de questões humanas, ou seja, promoções de saúde que pertencem, em um só tempo, ao orgânico, ao psíquico e ao social. Tem também como uma de suas principais motivações a recuperação de um diálogo entre os saberes pertencentes às Ciências Biomédicas e às Ciências Humanas e Sociais, muitas vezes prejudicado pelos excessos das especializações."

    fonte: artigo "Mecanismo de formação dos sintomas em psicossomática".

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.


ID
3013198
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a 5ª edição do manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), os critérios diagnósticos para transtorno de sintomas somáticos requerem que os pacientes estejam preocupados com a falsa crença de que têm uma doença gr ave, com base em sua falsa interpretação de sinais ou sensações físicas (Tab.13.2-1). Para isso, é necessário que

Alternativas
Comentários
  • Letra D. A crença dure, pelo menos, seis meses, apesar da ausência de achados patológicos em exames médicos e neurológicos.

  • Esses são os Transtornos de Sintoma Somático (Somatoformes) (na teoria freudiana são popularmente conhecidos como histeria), no qual o paciente somatiza sintomas mentais em físicos.

  • Oi!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.