SóProvas


ID
1192663
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Terra é um sistema vivo, com sua dinâmica evolutiva própria. Montanhas e oceanos nascem, crescem e desaparecem, num processo dinâmico. Enquanto os vulcões e os processos orogênicos trazem novas rochas à superfície, os materiais são intemperizados e mobilizados pela ação dos ventos, das águas e das geleiras. Os rios mudam seus cursos, e fenômenos climáticos alteram periodicamente as condições de vida e o balanço entre as espécies.

A citação comenta a dinâmica interna e externa da Terra. São agentes dessa dinâmica:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B - boa questão.

  • GAB B

    O tectonismo - agente interno(endógeno)

    O vulcanismo - agente intento (endógeno)

    As erosões - agentes externos (exógenos) (os principais agentes externos de transformação do relevo são a água, o vento e o clima)

  • Agentes endógenos (internos)

    • Vulcanismo

    Processo em que ocorre o extravasamento do magma por uma abertura na litosfera, formando uma estrutura denominada vulcão, geralmente cônica e montanhosa. O magma, ao atingir a superfície, é denominado lava. A maioria dos vulcões surge nos limites entre placas tectônicas. A liberação do magma pode ocorrer em forma de derrame (extravasamento lento e gradual) ou erupção (extravasamento rápido e explosivo).

    O Círculo de Fogo do Pacífico (Anel de Fogo) corresponde à borda da Placa do Pacífico, uma enorme área de contato entre diferentes placas que registra o maior número de ocorrências vulcânicas e sísmicas.

    Os hotspots (pontos quentes) são uma exceção, pois correspondem a pontos de liberação de magma, no interior das placas tectônicas, formando um conjunto de ilhas vulcânicas.

    • Sismicidade»» Os abalos sísmicos são comumente chamados de terremotos (continente) ou maremotos (assoalho oceânico). São decorrentes do alívio de tensão de uma falha tectônica ou do choque de placas. É liberada uma enorme quantidade de energia em forma de ondas que, ao atingir a superfície, provoca grandes tremores. Nesse sentido, é importante diferenciar o epicentro, local na superfície terrestre em que a energia é liberada, do hipocentro, local no interior da litosfera onde ocorre a falha ou o choque e posterior liberação de energia.

    Esses abalos sísmicos podem ser medidos a partir de duas escalas. A escala Richter é uma medida quantitativa que mede a magnitude (quantidade de energia liberada) dos terremotos. A escala de Mercalli corresponde aos efeitos destrutivos gerados pelos terremotos, que se diferenciam de acordo com o desenvolvimento socioeconômico dos lugares. Dois terremotos igualmente altos na escala Richter podem ter valores diferentes na escala de Mercalli, decorrente do desenvolvimento de cada país.

    Agentes exógenos (externos)

    • Erosão»» A erosão consiste no desgaste, transporte e deposição dos sedimentos. São tipos de erosão e respectivas formas:

    • Pluvial: provocada pela precipitação, pode levar ao ravinamento do solo, evoluindo para uma voçoroca. É agravada pela remoção da cobertura vegetal para ocupação ou atividade agrícola. Nas encostas, essa erosão produz os movimentos de massa, podendo levar a grandes perdas materiais e humanas.

    • Fluvial: provocada pela ação dos rios, leva à formação de vales e cânions.

    • Eólica: provocada pela ação dos ventos, é comumente associada ao relevo em forma de taça.

    • Marinha: provocada pelo mar, principalmente pela ação das ondas. É denominada abrasão marinha, e produz formas características, como a falésia.

    • Glacial ou niveal: provocada pela ação de geleiras, que conseguem carregar grandes massas. Formam vales em forma de U, denominados fiordes, que são grandes vales rochosos com paredões. Também produzem as morainas e as estrias glaciais.