SóProvas


ID
1193749
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa do setor de construção civil está elaborando seu planejamento estratégico.

O planejamento estratégico é importante para a organização porque

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B

    O Planejamento Estratégico é amplo, global, estabelece objetivos a longo prazo, portanto é errado dizer que ele estabelece objetivos específicos. Além disso, leva em consideração aspectos tanto externos como internos. É flexível, mutável, analisa todos as instâncias administrativas.

    Fonte: Rodrigo Rennó

    Bons Estudos!

  • Fiquei em dúvida entre a b e a c, alguem saberia explicar o erro da letra c?
  • MCGYVER, "estabelecendo sua relação com o mercado. " NÃO TA ERRADA, MAS FICOU MAIS RESTRITA.

    PRA FRENTE E PRO ALTO!!

     

  • MacGyver Concurseiro, acho que quando ele fala em "CRIAR INTERAÇÕES " esta mais voltado para organização e não planejamento. E esta etapa vem após o planejamento. (creio eu). No aguardo também de mais informações.

  • Gabarito: B

     

    Para Chiavenato o Planejamento Estratégico interage com três parâmetros: a visão de futuro, o ambiente externo e os fatores internos da organização.

     

    CARACTERÍSTICAS:

     

    1 – Está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável;

    2 – É projetado para longo prazo (futuro);

    3 – Envolve a empresa como um todo;

    4 – É definido pela cúpula organizacional;

    5 – É voltado para a eficácia;

    6 – É voltado para o atendimento do cliente;

    7 – É um processo de construção de consenso, dada a diversidade dos interesses de todos os envolvidos;

    8– É uma forma de aprendizagem organizacional, que aprende através da adaptação ao contexto ambiental complexo, competitivo e mutável.

    9 - Realizado de cima para baixo na estrutura organizacional;

  • Tentando comentar cada alternativa:

     

    A) Está mais próximo do PLANEJAMENTO OPERACIONAL

    C) Conforme o concurseiro Wilson Amorim essa alternativa "MAS FICOU MAIS RESTRITA. "

    D) Está mais próximo do PLANEJAMENTO OPERACIONAL

    E) Está mais próximo do PLANEJAMENTO OPERACIONAL

  • Falou em planos, metas, objetivos, estratégias, etc. A questão está se referindo a função: Planejamento.
  • O planejamento ESTRATÉGICO tem na sua amplitude: ser MACRO-ORIENTADO aborda a organização COMO UM TODO.


    Gab. B

  • A letra A está errada, pois o planejamento estratégico é genérico, não específico (que seria mais o caso do planejamento operacional).

     

    Já a letra B está correta e é o nosso gabarito.

     

    A letra C tem uma redação confusa. Além disso, nem todo planejamento estratégico é feito visando o “mercado”.

     

    Já as letras D e E estão associadas aos processos de organização e controle, não ao planejamento.

     

    Gabarito: Letra B.
     

     

    FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.

  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - Processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com os fatores externos - não controláveis - e atuando de forma inovadora e diferenciada. De responsabilidade dos níveis mais altos da empresa, diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção de cursos de ação a serem seguidos para sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada. Também considera as premissas básicas que a empresa, como um todo, deve respeitar para que o processo estratégico tenha coerência e sustentação decisória. O resultado do processo é um plano que serve para guiar a ação organizacional por um prazo de três a cinco anos (longo prazo).

    PLANEJAMENTO TÁTICO - Enquanto o planejamento estratégico envolve toda a organização, o planejamento tático envolve uma determinada unidade organizacional: um departamento ou divisão. É a metodologia administrativa que tem por finalidade otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento estratégico. É desenvolvido pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para consecução dos objetivos previamente fixados, segundo uma estratégia predeterminada, bem como as políticas orientativas para o processo decisório da empresa.

    PLANEJAMENTO OPERACIONAL - É elaborado pelos níveis organizacionais inferiores para o curto prazo, com foco nas atividades do dia a dia da empresa. Preocupa-se com "o que fazer" e com o "como fazer" as atividades cotidianas da organização. Os planos operacionais cuidam da administração da rotina para assegurar que todos executem as tarefas de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização a fim de que esta possa alcançar os seus objetivos.

    Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol.03

  • GABARITO: LETRA B

    O planejamento estratégico é um processo organizacional compreensivo de adaptação através da aprovação, tomada de decisão e avaliação. Procura responder a questões básicas, como: “Por que a organização existe?”, “O que ela faz?” e “Como faz?”. O resultado do processo é um plano que serve para guiar a ação organizacional por um prazo de 3 a 5 anos. O planejamento estratégico está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável. Está voltado para as relações entre a organização e seu ambiente de tarefa. Portanto, está sujeito à incerteza a respeito dos eventos ambientais. Por se defrontar com a incerteza, tem suas decisões baseadas em julgamentos, e não em dados concretos.

    Reflete uma orientação externa que focaliza as respostas adequadas às forças e às pressões que estão situadas do lado de fora da organização.

    FONTE:  Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.