SóProvas


ID
1194046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca dos poderes administrativos, julgue o próximo item.

Ainda que as sanções decorrentes do poder disciplinar tenham caráter administrativo, a administração pública deve assegurar ao servidor acusado, na apuração e aplicação de punições funcionais, o contraditório e a ampla defesa.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Toda e qualquer aplicação de sanção administrativa ( não só as sanções disciplinares) exige motivação, sobretudo porque, impreterivelmente, deve ser a todos assegurado o direito ao contraditório e à ampla defesa.

     

    FONTE: Direito Adm. Descomplicado.

  • CERTO.

    CF88: 

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;

  • Questão correta

    O poder disciplinar, consiste na faculdade de punir internamente as infrações funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas à disciplina dos órgãos e serviços da Administração. Outra característica do poder disciplinar é a de que é conferida certa discricionariedade ao administrador, que pode, dentre as penalidades previstas em lei, aplicar a sanção que se afigurar conveniente e oportuna. Assim, uma certa falta não implica numa sanção específica, mas em uma das sanções previstas. Para a aplicação da sanção administrativa, entretanto, é necessário que se assegure ao infrator o contraditório, a ampla defesa e o devido processo legal (“due process of law”). Também a motivação é imprescindível, mesmo porque, a falta deve ser demonstrada como o motivo da punição e a discricionariedade envolve somente escolha da sanção dentre as previstas em lei, jamais o livre arbítrio de se punir injustificadamente. 

    Fonte:http://www.revistajustitia.com.br/artigos/7b7d83.pdf

     

  • (C)

    Outra que ajudam a responder:

    Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: ANATEL Prova: Técnico Administrativo

    Constatada falta cometida por servidor de agência reguladora em procedimento disciplinar que lhe assegure a ampla defesa e o contraditório, terá a administração, no exercício do poder disciplinar, uma discricionariedade limitada quanto à escolha da pena a ser aplicada.(C)

  • QUERO SABER DE DESGRÁMA NENHUMA NÃO MERMÃO!!! BORA ESTUDAR!!!

  • CERTO

    Basta lembrar do PAD.

  • No âmbito do poder disciplinar, antes de qualquer julgamento deverá ser garantido um PAD (processo administrativo disciplinar) sendo assegurado o contraditório e a ampla defesa.

  • Não se admite, no âmbito administrativo a chamada "verdade sabida". Tem que haver, assim, contraditório e ampla defesa.

  • È permitido o contraditorio e ampla defesa na espera administrativa

  • Sim, é garantido. Contudo de acordo com a SV 5 não é necessário a presença de advogado. Somente para o caso de apuração disciplinar contra preso

    PARAMENTE-SE!

  • assertiva*

  • Quando falar em contraditório e ampla defesa lembre-se do videoclipe da música Misunderstood - Bon Jovi. Cê pode tá encurralado, mas dá pra explicar.

  • Acerca dos poderes administrativos, é correto afirmar que: Ainda que as sanções decorrentes do poder disciplinar tenham caráter administrativo, a administração pública deve assegurar ao servidor acusado, na apuração e aplicação de punições funcionais, o contraditório e a ampla defesa.