SóProvas


ID
1194394
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com relação às recentes iniciativas para melhoria na qualidade dos serviços públicos ofertados pelo Estado a seus cidadãos, julgue o  item  que se segue.

Tradicionalmente, o propósito dos gestores públicos resumia-se ao cumprimento dos processos formalizados nas organizações. No entanto, as recentes iniciativas de melhoria lançaram o desafio de administrar as organizações públicas com foco na eficiência.

Alternativas
Comentários
  • A burocracia apresenta as seguintes características principais:

    Rotinas e procedimentos padronizados: nas organizações burocráticas, o ocupante de cargo guia-se por regras e normas técnicas claras e exaustivas, com vistas ao alcance dos objetivos definidos pela organização.

    O Caderno Mare no 01 menciona as principais características da Administração Pública gerencial (também chamada de nova Administração Pública):


    • orientação da ação do Estado para o cidadão-usuário ou cidadão-cliente;
    • ênfase no controle dos resultados através dos contratos de gestão


    Fonte:  Compiladas de Weber (1966) ; Hall (1966) ; Weber (1973) ; Diggins (1999) ; Lorigados, Lima e Sachez, (2003) ; Weber
    (2005) , com diversas adaptações e PALUDO (2013)

  • Pensava que o foco era na efetividade...

    Cespe é %@¨%
  • Mas o foco na eficiência não seria na Administração Burocrática?

    Também pensei que seria efetividade ou eficácia na questão, não entendi :/


  • Tb errei pq tinha certeza que era foco na EFETIVIDADE.

  • Trata-se da Administração Gerencial. Foco na eficiência, no cidadão-cliente.

  • Enquanto a administração tradicional, burocrática, é mais voltada para si mesma, identificando, com frequência, o interesse público com os interesses do próprio Estado e direcionando os recursos públicos para o atendimento das necessidades da própria burocracia e do aparato estatal, a administração gerencial relaciona sua atuação ao interesse da coletividade, sob a ótica do cidadão-cliente, ou cidadãousuário. Nesse sentido, na administração gerencial o foco deixa de ser a própria administração pública para tornarse a satisfação do cidadão. Cabe ao Estado assegurar, no interesse desse cidadão-usuário, a maior eficiência e qualidade dos serviços públicos, e não apenas verificar o cumprimento da legislação em vigor.

    Além do mais, na reforma gerencial, houve a inserção da eficiência como príncipio constitucional da Administração Pública.

  • foco na eficiência eu tinha certeza que era adm. burocratica

  • Não seria eficacia e efetividade? É claro que essa não deixa de observar a eficiência.

  • -

    A maioria dessas questões de ADM do STF estavam bem pesadas hein!

     

    Essa questão em especial, ao meu ver, utilizou a palavra eficiência totalmente no sentido denotativo: conseguir o melhor rendimento com o mínimo de erros e/ou dispêndios. Não há outra explicação. 

     

    Questão que quem não estudou tinha mais chance de acertar.

  • GABARITO: CERTO.

     

    Já eu pensei que seria com foco no resultado. Mas errei também.

     

  • Caramba, mas a eficiência sequer é um tipo de inovação no cenário gerencial e pós burocrático...

  • Uma hora fala que o foco é na eficiência, outra hora fala que não... dificil

  • Tradicionalmente, o propósito dos gestores públicos resumia-se ao cumprimento dos processos formalizados nas organizações. No entanto, as recentes iniciativas de melhoria lançaram o desafio de administrar as organizações públicas com foco na eficiência. Resposta: Certo.

    Eu também errei a questão por achar que o foco seria na eficácia, mas relendo a questão percebi o seguinte:

    1. No enunciado quando há a afirmativa sobre "(...) resumia-se ao cumprimento dos processos formalizados..." eu entendi que ali estava se falando da administração burocrática.

    2. Logo após o enunciado afirma ser um desafio administrar as organizações e foi nesse ponto que percebi que o desafio está no sentido de administrar mais com menos (eficiência).