-
A Análise SWOT ou Análise FOFA ou FFOA (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) (em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário
A Matriz SWOT Se Dividem Em:
ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Integração dos Processos Padronização dos Processos Eliminação de redundância Foco na atividade principal
ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Fiabilidade e Confiança nos dados Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão estratégica Redução de erros
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_SWOT
-
Matriz SWOT analisa as forças e fraquezas no ambito interno da empresa, e as oportunidades e ameaças no plano externo da empresa.
Forças e fraquezas, além de ser variáveis internas são consideradas "controláveis"
Oportunidades e ameaças, além de ser variáveis externas são consideradas "não controláveis".
De acordo com o cruzamento dessas atribuiçoes podemos gerar estratégias, como de manutenção, sobrevivência, etc... Mas não vem ao caso agora.
-
ERRADO
A assertiva descreveu a Matriz BCG. Aquela que cruza essas duas informações propostas na assertiva e resulta em quatro nomes bizarros:
Estrela - Em questionamento - Vaca leiteira - Abacaxi
-
A Análise SWOT ou Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças)
(em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário
(ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e
planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo,
devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise
de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.
-
MATRIZ BCG
A matriz tem duas dimensões: taxa de crescimento do mercado e participação de mercado (que é a participação da empresa em relação à participação de seu maior concorrente). No eixo usualmente considerado como Y, representa-se a taxa de crescimento do mercado. Esta possui escala linear e o ponto intermédio, que delimita as diversas zonas, é a taxa de crescimento médio do mercado.
Os produtos devem ser posicionados na matriz e classificados de acordo com cada quadrante:
Ponto de interrogação (também conhecido como "criança-problema" ou "dilema" ou "oportunidade"): tem a pior característica quanto a fluxo de caixa, pois exige altos investimentos e apresenta baixo retorno sobre ativos e tem baixa participação de mercado. Se nada é feito para mudar a participação de mercado, pode absorver diversos investimentos e depois se tornar um "abacaxi". Por outro lado, por estar em um mercado de alto crescimento pode-se tornar um produto "estrela".
Estrela: exige grandes investimentos e é referência no mercado, gerando receitas e desfrutando de taxas de crescimento potencialmente elevadas. Fica frequentemente em equilíbrio quanto ao fluxo de caixa. Entretanto, a participação de mercado deve ser mantida, pois pode-se tornar numa "vaca leiteira" se não houver perda de mercado.
Vaca leiteira: os lucros e a geração de caixa são altos. Como o crescimento do mercado é baixo, não são necessários grandes investimentos. Pode ser a base de uma empresa, já que a empresa detém uma quota de mercado considerável.
Abacaxi (também conhecido como "cão" ou "vira-lata", expressões que não traduzem bem o conceito em português): os "abacaxis" devem ser evitados e minimizados numa empresa. Cuidado com os caros planos de recuperação. Invista se for possível na recuperação, senão desista do produto. A baixa participação de mercado gera poucos lucros, mas estes estão associados a um baixo investimento devido ao crescimento do mercado praticamente nulo. A avaliação destes produtos deve ser feita de maneira a conseguir posicioná-los de maneira mais atrativa e rentável para a empresa, ou mesmo abandoná-los, quando a rentabilidade não seja de todo possível.
Concordo com o kiko.. o cara que criou isso estava mucho loouco mano (olhando para as estrelas, em um pasto cheio de vacas, comendo um abacaxi e se perguntando pq a vida dele era uma bosta)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Matriz_BCG
-
A MATRIZ SWOT UTILIZA 4 DIMENSÕES POSSÍVEIS. A MATRIZ QUE UTILIZA 2 DIMENSÕES É A MATRIZ BCG.
Oportunidades + Fraquezas = CRESCIMENTO (Limitações).
Oportunidades + Forças = DESENVOLVIMENTO (Alavancagem).
Ameaças + Fraquezas = SOBREVIVIÊNCIA (Problemas).
Ameaças + Forças = MANUTENÇÃO (Vulnerabilidade).
GABARITO ERRADO
-
Matriz BCG.
-
GABARITO: ERRADO
Análise SWOT é uma ferramenta de gestão que serve para fazer o planejamento estratégico de empresas e novos projetos. A sigla SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) e também é conhecida como Análise FOFA ou Matriz SWOT.
Análise SWOT, ou FOFA, é uma ferramenta de planejamento estratégico na gestão de projetos, usada para analisar cenários e embasar a tomada de decisões. Ela costuma ser usada pelas empresas antes de implementar algum projeto de impacto para o negócio. A análise proporciona um diagnóstico completo da situação da própria empresa e dos ambientes que estão no seu entorno, de maneira que ajude a correr menos riscos e aproveitar as oportunidades.
As forças e as fraquezas se referem à análise interna, ou seja, os pontos positivos e negativos da empresa ou do projeto que se quer implementar.
São fatores que, em sua maioria, estão sob controle da empresa e podem ser modificados por ela, diferentemente do ambiente externo, que é analisado nas oportunidades e ameaças. Elas englobam a análise de mercado, concorrentes, fornecedores e até o macroambiente político, econômico, social e cultural.
FONTE: ROCKCONTENT.COM.BR