Na descrição Vygostkiana, não existem estágios evolutivos do mesmo sentido em que havia em Freud e Piaget: uma sequencia necessária e universal de mudanças que vão de um estágio inicial a um estágio final. É claro que se pode identificar algum momento que marca grandes transições, como ocorre com o entrecruzamento, um pouco antes dos dois anos de dois conteúdos fundamentais até esse momento separados (inteligência pré-verbal e fala pré-intelectual), mas fundamentalmente, o desenvolvimento não segue uma sequencia pre-determinada e internamente guiada, mas um curso sociogeneticamente mediado e dependente dos processos de aprendizagem que ocorrem no duplo e complementar plano da interação educativa e da participação em situações cultural e socialmente organizadas, entre as quais a escolarização tem papel-chave em diversas culturas.
Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva. César Coll...
A) INCORRETA. Para Vygostsky, não há sequência predeterminada ou fases de desenvolvimento.
B) INCORRETA. A escola tem função fundamental para a formação social do indivíduo
C) INCORRETA. "(...) o indivíduo não é mero produto do ambiente, nem resultado de suas disposições internas, mas uma construção própria, produzida dia a dia, como resultado da interação entre o ambiente e as disposições internas." (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672006000500019)
D) INCORRETA. O indivíduo apropria-se de símbolos e instrumentos culturais, linguagens e costumes sociais, não de elementos desenvolvidos pela ciência.
E) CORRETA. É através da interação social que o indivíduo aprende e, consequentemente se desenvolve.