- ID
- 1195036
- Banca
- FUNIVERSA
- Órgão
- IFB
- Ano
- 2012
- Provas
- Disciplina
- Psicologia
- Assuntos
O fracasso escolar, representado pelos altos índices de dificuldades de aprendizagem, reprovação e abandono, é motivo recorrente de preocupação dos diferentes profissionais que trabalham com a educação. Nesse contexto, as causas da não-aprendizagem têm sido objeto de estudo, avaliação e intervenção dos psicólogos escolares. A respeito dessa temática, julgue os itens a seguir.
I A complexidade das demandas dirigidas aos profissionais de psicologia no contexto educativo indica a necessidade de serem formulados modelos de atuação que compreendam a aprendizagem escolar tanto como expressão de aspectos relacionados ao aluno quanto de aspectos sociais, históricos e intersubjetivos.
II A principal estratégia do psicólogo escolar para lidar com as demandas emergenciais que lhe são direcionadas é o modelo clínico de intervenção orientado para o diagnóstico do problema individual apresentado pelo aluno.
III As intervenções psicológicas realizadas com alunos com dificuldades de aprendizagem devem sempre levar em conta que o problema individual do aluno, ou o do seu meio familiar, é o mais relevante para se entender e modificar o quadro de dificuldades.
IV O processo de avaliação e intervenção psicológica, diante de uma queixa de dificuldade de aprendizagem, deve privilegiar inicialmente a dinâmica escolar, as práticas pedagógicas e as relações interpessoais, reforçando a importância da escola como espaço privilegiado de aprendizagem e de desenvolvimento humano.
V No processo de avaliação das dificuldades de aprendizagem, ancorado em uma perspectiva crítica, preventiva e relacional de intervenção em psicologia, a escuta ao professor configura-se como uma ação eventual que pode ser desencadeada pelo psicólogo caso o atendimento ao aluno e à sua família não tenha sido suficiente para compreender ou modificar o quadro.
A quantidade de itens certos é igual a :