SóProvas



Questões de Psicologia da Educação


ID
45217
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma aprendizagem normal supõe uma modalidade de aprendizagem na qual se produza um equilíbrio entre os movimentos assimilativos e os acomodativos. Na hipoacomodação observa-se

Alternativas
Comentários
  • HipoacomodaçãoA hipoacomodação provoca uma dificuldade de internalizar imagens e acontece quando a criança teve pouca estimulação e ou foi abandonada.Na hipoacomodação o sujeito fica entediado e “esquece”que tem desejos de conhecer e que pode escolher os objetos que deseja conhecer.
  • Hiperassimilação:

    Sendo a assimilação o movimento do processo de adaptação pelo qual os elementos do meio são alterados para serem incorporados pelo sujeito, numa aprendizagem sintomatizada pode ocorrer uma exacerbação desse movimento, de modo que o aprendiz não resigna-se ao aprender. Há o predomínio dos aspectos subjetivos sobre os objetivos. Esta sintomatização vem acompanhada da hipoacomodação.

    Hipoacomodação:

    A acomodação consiste em adaptar-se para que ocorra a internalização. A sintomatização da acomodação pode dar-se pela resistência em acomodar, ou seja, numa dificuldade de internalizar os objetos (Fernández, 1991 p.110).

    Hiperacomodação:

    Se acomodar-se é abrir-se para a internalização, o exagero disto pode levar a uma pobreza de contato com a subjetividade, levando à submissão e à obediência acrítica. Essa sintomatização está associada a hipoassimilação.

    Hipoassimilação:

    Nesta sintomatização ocorre uma assimilação pobre, o que resulta na pobreza no contato com o objeto, de modo a não transformá-lo, não assimilá-lo de todo, apenas acomodá-lo. A aprendizagem normal pressupõe que os movimentos de assimilação e acomodação estão em equilíbrio. O que caracteriza a sintomatização no aprender é predomínio de um movimento sobre o outro. Quando há o predomínio da assimilação, as dificuldades de aprendizagem são da ordem da não resignação, o que leva o sujeito a interpretar os objetos de modo subjetivo, não internalizando as características próprias do objeto. Quando a acomodação predomina, o sujeito não empresta sentido subjetivo aos objetos, antes, resigna-se sem criticidade. O sistema educativo pode produzir sujeito muito acomodativos se a reprodução dos padrões for mais valorizada que o desenvolvimento da autonomia e da criatividade. Um sujeito que apresente uma sintomatização na modalidade hiperacomodativa/ hipoassimilativa pode não ser visto como tendo "problemas de aprendizagem", pois consegue reproduzir os modelos com precisão.

  • Gabarito letra C

     

  • Piaget e os conceitos de assimilação, acomodação e equilibração

    Processo de construção do conhecimento: inicia-se com o desequilíbrio entre o sujeito e o objeto.

    Origem do conhecimento por parte do sujeito: envolve dois processos de assimilação e de acomodação.

    Assimilação: Capacidade de o sujeito incorporar um novo objeto ou ideia a um esquema, ou seja, às estruturas já construídas ou já consolidadas. Movimento do processo de adaptação pelo qual os elementos do meio são alterados para serem incorporados pelo sujeito

    Acomodação: Tendência do organismo de ajustar-se a um novo objeto e assim, alterar os esquemas de ação adquiridos, a fim de se adequar ao novo objeto recém-assimilado.

    Equilibração (ponto de equilíbrio): após algum tempo, o sujeito passará a dominar o novo objeto assimilado e acomodado, chegando a um ponto de equilíbrio

    Modalidades de Aprendizagem

    Hipoassimilação: Pobreza de contato com o objeto, esquemas de objetos empobrecidos, déficit lúdico criativo e prejuízo da imaginação e criação.

    Hiperassimilação: Precocidade na internalização dos esquemas representativos, predomínio do lúdico, subjetivação excessiva, resistência aos limites e dificuldade para resignar-se.

    Hipoacomodação: Reduzido contato com o objeto, falta de ritmo, dificuldade na internalização de imagens, deficit na representação simbólica e não obediência à necessidade de repetição. Pobreza de contato com o objeto, dificuldade na internalização de imagens;a criança sofreu a falta de estimulação ou o abandono.

    Hiperacomodação: superestimação da imitação, reduzido contato com a subjetividade, falta de iniciativa, obediência cega as normas.

  • Questão:

    (A) hiperacomodação

    (B) hiperassimilação

    (C) hipoacomodação

    (D) hipoassimilação

    (E) assimilação


ID
69661
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A terapia comportamental utiliza uma variedade de técnicas. Entre elas está a terapia aversiva, que corresponde

Alternativas
Comentários
  • Tratamento que suprime um comportamento indesejável associando-o a uma experiência dolorosa ou desagradável. Este termo se refere a quaisquer das diversas formas de tratamento da dependência do álcool ou de outras drogas, direcionadas a estabelecer uma aversão condicionada à visão, cheiro, tato ou pensamento da substância indesejada. Geralmente o estímulo é uma droga nauseante, tal como a emetina ou a apomorfina, administrada logo antes de uma bebida alcoólica, de forma que ocorra vômito imediato, sendo, ao mesmo tempo, evitada a absorção do álcool ou outra substância.
  • a) correta.

    b) à estimulação de reforços negativos que podem levar ao enfraquecimento e ao desaparecimento de um comportamento INADEQUADO.
            Um reforço positivo aumenta a probabilidade de um comportamento pela presença (positividade) de uma recompensa. Um reforço negativo também  aumenta a probabilidade de um comportamento pela a ausência (retirada) de um estímulo aversivo.

    c) abstenção de realização de rituais - técnica da psicoterapia de exposição e prevenção de rituais(EPR), onde rituais são prevenção de respostas. Esta técnica consiste em uma abstenção, por parte do paciente, da realização de rituais, compulsões mentais ou de adotar comportamentos de esquiva, sejam eles manifestos ou encobertos.




  • A descrição da alternativa  D traz a noção do que seria o reforço negativo, na teoria.

     

     

    Thatina Braga,  acredito que sejam os estímulos aversivos que podem levar ao enfraquecimento ou desaparecimento de um comportamento INADEQUADO, pois quando falamos de reforço, seja ele negativo ou positivo, esse tende a aumentar as chance ou frequência do comportamento. Falando de estímulos aversivos é que falamos da redução da frequência de determinados comportamento. 

  • As técnicas aversivas não são, em geral, utilizadas em terapia, apenas em poucas situações, em que o paciente corre algum risco ou pode prejudicar os outros. Tais técnicas não são eficazes, e seu uso é questionável eticamente. O uso de punição produz uma diminuição temporária na frequência com que o comportamento ocorre, mas somente enquanto o agente punitivo está presente. Apenas uma técnica aversiva continua a ser utilizada: a sensibilização encoberta, que é útil para melhorar o autocontrolee de pacientes com parafilias. 

    Fonte: Livro Psicoterapias - Cordioli. 

  • Terapia Aversiva

    --> pareamento de um estímulo aversivo com um comportamento indesejável

    --> tratamento que suprime um comportamento indesejável associando-o a uma experiência dolorosa ou desagradável. -----> quaisquer das diversas formas de tratamento da dependência do álcool ou de outras drogas, direcionadas a estabelecer uma aversão condicionada à visão, cheiro, tato ou pensamento da substância indesejada.

    --> geralmente o estímulo é uma droga nauseante, tal como a emetina ou a apomorfina, administrada logo antes de uma bebida alcoólica, de forma que ocorra vômito imediato, sendo, ao mesmo tempo, evitada a absorção do álcool ou outra substância.


ID
100072
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Philippe Ariès, a aprendizagem social deixou de se realizar por meio do convívio direto com os adultos, sendo substituída, a partir do século XVII, pela educação

Alternativas
Comentários
  • A ESCOLA substituiu a aprendizagem como meio de educação. Isso quer dizer que a criança deixou de ser misturada aos adultos e de aprender a vida diretamente, através do contato com eles. A criança foi separada dos adultos e mantida à distância numa espécie de quarentena, antes de ser solta no mundo. Essa quarentena foi a escola, o colégio. Começou então um longo processo de enclausuramento das crianças (como dos loucos, dos pobres e das prostitutas) que se estenderia até nossos dias, e ao qual se dá o nome de escolarização.Fonte: http://www.scribd.com/doc/19716181/PHILIPPE-ARIES-Historia-social-da-crianca-e-da-familia

ID
119851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao papel do psicólogo na equipe de cuidados básicos à saúde.

O psicólogo educacional planeja programas de educação em prevenção e promoção de saúde da criança -, relativos à educação sexual - e da mulher - nos cuidados com a gravidez e com os filhos - e delega aos agentes a atuação junto à comunidade, organizando atividades de lazer, eventos contra estresse e atividades relativas à qualidade de vida na terceira idade.

Alternativas
Comentários
  • ErradoO erro da questão está em afirmar que o psicólogo educacional delega aos agentes a atuação junto à comunidade. Pois, faz parte do papel do psicólogo educacional atuar junto à comunidade."Psicólogo Educacional: Planejamento de Programas de educação com foco de prevenção e promoção de saúde à crianças (Higiene bucal, educação sexual, etc.), à mulheres (cuidados com a gravidez, cuidados com crianças, etc.) à adolescentes (Uso e abuso de drogas, violência, etc.) à comunidade em geral (Mutirões contra doenças infecto – contagiosas e degenerativas, contra estresse, promoção de lazer e qualidade de vida, etc.) à idosos (qualidade de vida na 3º idade, relação com a família, etc.), à famílias com membros excepcionais (Suas limitações, o mercado – de – trabalho, etc.), enfim, muitas possibilidades de atuação com práticas educacionais dentro do PSF que contribuiriam significativamente com o impacto positivo deste programa nas comunidades e suas famílias."Acessado em:http://www.redepsi.com.br/portal/modules/smartsection/item.php?itemid=314
  • po tava tao bonitinha a definição , só estargou com o delega hein

  • psicologo da saúde

  • Prevenção = doença

    Promoção = saúde


ID
165967
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação às diversas teorias da Aprendizagem, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A


ID
165970
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As teorias da aprendizagem podem ser enquadradas em mecanicistas ou orgânicas. Assinale a alternativa que apresenta as características relacionadas com o enfoque orgânico.

Alternativas
Comentários
  • Desenho/Estrutura Horizontal (Modelo Orgânico) - Mais achatadas e flexíveis, denotando a descentralização de decisões. Downsizing - estratégia administrativa para reduzir número de níveis e aspectos burocráticos da empresa. Adhocráticos, adaptativos, mais horizontais, poucas regras e procedimentos, pouca divisão de trabalho, amplitudes administrativas maiores e mais meios pessoais de coordenação.

    DESENHO/ESTRUTURA HORIZONTAL (MODELO ORGÂNICO) - Proporcionam autoridade descentralizada, poucas regras e procedimentos, pouca divisão de trabalho, amplitudes administrativas maiores e mais pessoas como meios de coordenação. As organizações orgânicas ou adaptativas operam com um mínimo possível de características burocráticas e com culturas que encorajam a participação das pessoas e o empoderamento (empowerment). Mais achatadas e flexíveis, downsizing – estratégia administrativa para reduzir número de níveis e aspectos burocráticos da empresa. Adhocráticos, adaptativos e mais horizontais.

    Fontes: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)

    Apostila Assistente em Administração UFC 2018 – Curso Prime


ID
165985
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Existem diversos tipos de modelos de técnicas de ensino/aprendizagem em Administração. Assinale a alternativa que contempla os mais comuns.

Alternativas

ID
166000
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que contempla os pressupostos filosóficos que tratam do processo de aprendizagem.

Alternativas
Comentários
  • ASSOSSIACIONISMO/AMBIENTALISMO/EMPIRISMO (BEHAVIORISMO OU COMPORTAMENTALISMO) - O sujeito é como uma tábula rasa e seu conhecimento adquirido não é mais do que uma cópia da realidade.

  • O termo associacionismo origina-se da concepção de que a aprendizagem se dá por um processo de associação de ideias - Das mais simples às mais complexas. Assim, para aprender um conteúdo complexo, a pessoa precisaria primeiro aprender as ideias mais simples, que estariam associadas àquele conteúdo.


ID
182293
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A aprendizagem é um complexo processo influenciado por inúmeras condições, entre as quais está a lei da intensidade, segundo a qual

Alternativas
Comentários
  • Condições que afetam a aprendizagem

    • Leido efeito =>            prega que a pessoa mantém um comportamento que lhe trazrecompensas (resultados e efeitos positivos) e tende a descontinuar umcomportamento que não lhe traz recompensas. A recompensa afeta a aprendizagem,reforçando-a positivamente;

    • Leido estímulo =>         prega que os estímulos, recompensas ou incentivos sãoimportantes na aprendizagem. Quanto maior for a recompensa, mais rápida eefetiva será a aprendizagem;

    Lei da intensidade =>       prega que quanto maior for aintensidade dos exercícios e da prática, mais rápida e efetiva também será aaprendizagem. Se a intensidade for pequena ou se o conteúdo for superficial e rápido,a pessoa não consegue reter o que precisa aprender;

    • Leida frequência => prega que algo que foi aprendido seja sempre exercitado oulembrado com frequência para que não ocorra o esquecimento;

    • Leida recentidade => prega que, para que haja recentidade entre o aprendido e oefetivo desempenho, o espaço de tempo entre a aprendizagem e o desempenho émuito importante. O novo comportamento aprendido deve ser mantido comexercícios constantes;

    • Leido descongelamento => prega que os antigos hábitos e experiências sejamdescongelados para que o novo comportamento seja aprendido. É precisodesaprender os velhos padrões de comportamento que serão substituídos e queconflitam com os novos padrões que precisam ser aprendidos;

    • Leida complexidade crescente => prega que o processo de aprendizagem em tarefasmais complexas deve começar pelos aspectos mais simples, imediatos e concretose avance, passo a passo, na direção dos aspectos mais complexos, mediatos eabstratos.



ID
187495
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a teoria da aprendizagem social, as pessoas desenvolvem expectativas quanto à sua capacidade para se comportar de determinada maneira e à probabilidade de que tal comportamento resulte em

Alternativas
Comentários
  • A teoria da aprendizagem social de Bandura, realça a importância da observação e da modelagem dos comportamentos, atitudes e respostas emocionais dos outros. Bandura considera que o indivíduo é capaz de aprender comportamentos através da observação do comportamento de outras pessoas e das suas consequências, o que se designa por aprendizagem vicariante.

    A teoria da aprendizagem social sustenta que a maioria das pessoas aprende comportamentos observando os outros e modelando os comportamentos
    percebidos como eficazes, também afirma que as pessoas podem reforçar ou punir seus próprios comportamentos, ou seja, podem engajar-se no auto-reforço. Eventos de auto-reforço acontecem quando recompensas palpáveis encontram-se disponíveis para uso imediato, as pessoas negam a si mesmas o acesso a essas recompensas, e apenas se permitem recebê-las depois de alcançar metas difíceis auto-impostas.

     item E


ID
229186
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sara Pain, em sua obra Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem, aponta a importância da entrevista dedicada à devolução do diagnóstico como uma experiência de aprendizagem, uma vez que se toma consciência da situação e se providencia sua transformação. A autora acredita que neste momento do processo, o que mais ajuda o especialista, é aquilo que foi expresso

Alternativas
Comentários
  •  recomendações sobre a entrevista de devolução:

    Após a interpretação dos dados, o entrevistador vai comunicar-lhe em que consiste o psicodiagnóstico, e indicar a terapêutica que julga mais adequada;
    - O entrevistador retoma os motivos da consulta, e a maneira como o processo de avaliação foi conduzido;

  • gabarito E


ID
231247
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O termo definido por Schein (1984) como uma "tendência de suposições fundamentais que determinado grupo tem desenvolvido na aprendizagem para resolver seus problemas de adaptação externa e integração interna, e que tem trabalhado suficientemente bem para ser ensinada para os outros membros como o caminho correto de perceber, pensar e sentir" é:

Alternativas
Comentários
  • Numa segunda perspectiva, Schein (1984) considera que:
    “Cultura organizacional é o padrão de pressupostos
    básicos que um dado grupo inventou, descobriu e
    desenvolveu, aprendendo a lidar com os problemas de
    adaptação externa e integração interna, e que têm
    funcionado suficientemente bem para serem considerados
    suficientemente válidos e serem ensinados aos novos
    membros como o modo correcto de compreender, pensar e
    sentir, em relação a esses problemas”.

  • De acordo com Schein, cultura é "um modelo de pressupostos básicos, que determinado grupo tem inventado, descoberto ou desenvolvido no processo de aprendizagem para lidar com problemas de adaptação externa e integração interna. Uma vez que os pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados aos demais membros como maneira correta para se proceder, se pensar e sentir-se em relação àqueles problemas."

     

    ------------------- 

    Gabarito: D


ID
234760
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O DSM-IV define e classifica os transtornos da aprendizagem em uma categorização que, apesar de polêmica, é amplamente utilizada em contextos educacionais e de saúde. Sobre esses transtornos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Concordo... inclusive seria o que tornaria a classificação polêmica como diz o enunciado da questão!
  • Não concordo com os colegas acima! Esta é uma realidade... a maiorias das pessoas com transtorno de aprendizagem (diagnosticadas ou não) possuem uma baixa autoestima e consequentemente uma dificuldade nas relações sociais. É só observar estas crianças nas escolas que facilmente constatamos esta realidade... infelizmente estas características chegam a ser quase que sintomas secundários dos transtornos de aprendizagem.
  • Características Diagnósticas
    Os transtornos da aprendizagem são diagnosticados quando os resultados do indivíduo em testes padronizados e individualmente administrados de leitura, matemática ou expressão escrita estão substancialmente abaixo do esperado para sua idade, escolarização e nível de inteligência. 

    Os problemas de aprendizagem interferem significativamente no rendimento escolar ou nas atividades da vida diária que exigem habilidades de leitura, matemática ou escrita. Variados enfoques estatísticos podem ser usados para estabelecer que uma discrepância é significativa. 

    Substancialmente abaixo da média em geral define uma discrepância de mais de 2 desvios-padrão entre rendimento e QI. 

    Uma discrepância menor entre rendimento e QI (isto é, entre 1 e 2 desvios-padrão) ocasionalmente é usada, especialmente em casos onde o desempenho de um indivíduo em um teste de QI foi comprometido por um transtorno associado no processamento cognitivo, por um transtorno mental comórbido ou condição médica geral, ou pela bagagem étnica ou cultural do indivíduo. 

    Em presença de um déficit sensorial, as dificuldades de aprendizagem podem exceder aquelas habitualmente associadas com o déficit. Os Transtornos da Aprendizagem podem persistir até a idade adulta.

    Características e Transtornos Associados
    Desmoralização, baixa auto-estima e déficits nas habilidades sociais podem estar associados com os transtornos da aprendizagem. A taxa de evasão escolar para crianças ou adolescentes com Transtornos da Aprendizagem é de aproximadamente 40% (cerca de 1,5 vezes a média). 

    Os adultos com Transtornos da Aprendizagem podem ter dificuldades significativas no emprego ou no ajustamento social. Muitos indivíduos (10-25%) com Transtorno da Conduta, Transtorno Desafiador Opositivo, Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade, Transtorno Depressivo Maior ou Transtorno Distímico também têm Transtornos da Aprendizagem. 

    Existem evidências de que atrasos no desenvolvimento da linguagem podem ocorrer em associação com os Transtornos da Aprendizagem (particularmente Transtorno da Leitura), embora esses atrasos possam não ser suficientemente severos para indicarem o diagnóstico adicional de Transtorno da Comunicação.

  • Acredito que a letra A, também caberia, pois muito acontece de professores, pais e alguns profissionais, de hipotetizar um possível retardo mental relacionado a dificuldade de aprendizagem.


  • Resposta correta:

    e) Baixa autoestima e dificuldades nas habilidades sociais são associadas aos transtornos de aprendizagem.


ID
234793
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Ministério da Educação busca assegurar às pessoas com deficiência física e sensorial condições básicas de acesso ao ensino superior. Desse modo, o psicólogo, enquanto parte de uma instituição de ensino superior, deve estar preparado para atender esse grupo de pessoas. Sobre esse atendimento, é correto afirmar:

Alternativas

ID
234796
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O conceito de pessoas com necessidades educativas especiais (PNEE) foi apenas recentemente incorporado no Brasil. O conceito de PNEE:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    No conceito de necessidades educativas especiais deve ser destacado o seu caráter relativo e contextual, ou seja, a avaliação dos problemas dos alunos não deve centrar-se unicamente neles mesmos, mas levar em conta o contexto no qual se produz a aprendizagem: o funcionamento da escola, os recursos disponíveis, a flexibilidade do ensino, a metodologia empregada e os critérios de avaliação utilizada. Os problemas de aprendizagem dos alunos são determinados, em grande medida, por seu ambiente familiar e social e pelas características da própria escola. O tipo de ensino que se desenvolve em uma escola pode originar ou intensificar as dificuldades dos alunos. Quanto maior for a rigidez nos objetivos educativos, maior a hegemonia nos conteúdos que os alunos devem aprender e menor a flexibilidade organizacional, havendo mais possibilidades de que um maior número de alunos se sinta desvinculado dos processos de aprendizagem e manifestem, por isso, mais dificuldades.

    Fonte:
    http://apev.com.br/AUTORES%202005/2005/REJANE%20GOTTARDO.htm

  • A. O conceito também serve para deficiências de um modo geral... grau leve, médio, severo...

    B. Necessidades educativas vão muito além de recomendações médicas.

    C. Todos os conceitos são relativos... aquilo que é pra um autor, pode não ser exatamente igual para outro.

    D. Alunos não são enfermidades ambulantes para serem redistribuídos de acordo com seus sintomas.

    E.Não há necessidade de uma igual avaliação para todos os alunos e ainda que houvesse, a mera introdução de um conceito não garante nada.


ID
317032
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na história da humanidade, o estudo da criança é bastante
recente. Até o século XVII, a criança era vista como um adulto em
miniatura e participava integralmente das atividades relativas à
vida da comunidade, inclusive orgias e execuções. Com o
aparecimento da infância como categoria, surgiu a psicologia do
desenvolvimento, trazendo importantes elementos para a
compreensão particularizada da infância e seus processos.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue
os itens a seguir, relativos à psicologia do desenvolvimento.

Os conhecimentos da psicologia do desenvolvimento podem auxiliar o educador a escolher metodologias e programas de ensino adequados a cada faixa etária.

Alternativas

ID
406630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando as especificidades da avaliação psicológica realizada
nos contextos escolares, julgue os itens a seguir.

Os psicólogos escolares, ao realizarem avaliação psicológica de alunos com queixas escolares, devem utilizar procedimentos que consideram a influência que as questões socioculturais, principalmente as ligadas ao contexto escolar, têm na produção e manutenção dessas queixas.

Alternativas

ID
406633
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando as especificidades da avaliação psicológica realizada
nos contextos escolares, julgue os itens a seguir.

O psicólogo escolar, ao realizar entrevista com o professor que lhe encaminhou o aluno, deve ter como objetivos principais acolher a demanda do professor, ampliar a problematização dos motivos do encaminhamento, inteirar-se do trabalho do professor e identificar as percepções do professor acerca do aluno.

Alternativas
Comentários
  • Entendi como errada. Na minha forma de interpretar, a questão foca muito no professor e na demanda que ele apresenta, mas isso não pode acabar limitando a atuação do psicólogo ou criando um esteriótipo a respeito da situação do aluno? Pelo que entendo os objetivos principais seriam acolher a queixa do professor, investigar os outros fatores envolvidos, realizando a escuta dos alunos e fazendo observações, para, a partir daí, identificar o real problema e tomar as medidas cabíveis.

  • Penso que a questão tem um aspecto de interdisciplinaridade, um tema muito discutido atualmente. Dessa forma, o psicólogo ao inserir-se na escola deve procurar compreender o professor e não apenas criticá-lo, levantando as causas dos problemas de aprendizagem do aluno e firmando uma boa relação com o professor, objetivando intervir efetivamente nos problemas escolares. 


ID
406636
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando as especificidades da avaliação psicológica realizada
nos contextos escolares, julgue os itens a seguir.

Ao finalizar a avaliação psicológica, é prioritário que o psicólogo escolar indique em qual categoria a dificuldade do aluno se enquadra.

Alternativas
Comentários
  • O objetivo da avaliação psicológica, segundo a resolução 009/2018 é prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas.

    Por isso, a assertiva erra em afirmar que a prioridade do psicólogo escolar é indicar em qual categoria a dificuldade do aluno se insere. A prioridade de irá variar de acordo com a demanda e com o motivo solicitado para a realização da avaliação psicológica.

  • Assertiva: Ao finalizar a avaliação psicológica, é prioritário que o psicólogo escolar indique em qual categoria a dificuldade do aluno se enquadra.

    Errada, e se o aluno não tiver nenhum dificuldade? e se estiver passando por problemas emocionais, não irei priorizar algo que não possui... Por isso, marquei errado.

    Cada avaliação é única, tem que levar em conta o objetivo e a finalidade da mesma...

    gab. errada!


ID
406639
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando as especificidades da avaliação psicológica realizada
nos contextos escolares, julgue os itens a seguir.

A compreensão da história escolar do aluno é importante para a avaliação psicológica porque permite ao psicólogo escolar utilizar procedimentos de atuação que podem ser compartilhados com os outros atores da escola.

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro?


  • Também não vi erro.

    Possibilidade de Intervenção:

    • Em entrevista com a família levantar dados acerca das seguintes questões: autonomia X dependência; limites; autoritarismo X autoridade; relacionamento cognitivo e emocional na família, com o objetivo de resignificar os relacionamentos intra-familiar (Papp, 1992; Minuchin, 1982).

    • Junto com a família, em encontros sistematizados, refletir sobre a função da dificuldade de aprendizagem neste momento do ciclo de vida familiar (Carter & Mcgoldrick, 1995), criando estratégias com pais e cuidadores que possibilitem o sucesso escolar da criança.

    • Confrontar família e professor quando necessário, criando um espaço de dialogo franco acerca das dificuldades de todos, não só do aluno, diluindo no s sistemas a “culpa” pelo fracasso escolar. Assim, outra armadilha é enfraquecida: “a culpa sempre é da família”.

    • Unir pais e professores no processo educacional das crianças em estratégias cognitivas que contem com a participação de ambas as partes.

    • O Psicólogo Escolar, questionador, curioso e acima de tudo assumindo uma posição investigativa, pode criar junto à equipe uma estratégia de intervenção colaborativa, na qual todos têm influência sobre o aluno, assim como sofrem influência mutuamente (Andrada, 2005; Curonici & McCulloch, 1999).

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000100019


  • "A compreensão da história escolar do aluno é importante para avaliação porque permite ao psicólogo escolar utilizar procedimentos de atuação que podem ser compartilhados  com os outros atores da escola."

     

    Quebra de sigilo? Também não entendi.

     

  • A compreensão da história escolar do aluno é importante para a avaliação psicológica porque permite ao psicólogo escolar utilizar procedimentos de atuação que podem ser compartilhados com os outros atores da escola. (E)

    Acredito que é importante porque permite que o psicólogo tenha uma visão socio histórica do aluno e assim colaborar para que a escola e a equipe pedagócia encontre meios que permitem o aprendizado efetivo desse aluno. Na avaliação são aplicados testes psicológicos de uso exclusivo do psicólogo e que não pdoem ser partilhados com outros profissionais.

    As estrategias de intervenções surgem após a avaliação pronta, e é feita com toda a equipe pedagógica.

    Se tiver algo errado, me corrijam por favor!

     

  • "A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos. A testagem psicológica, portanto, pode ser considerada uma etapa da avaliação psicológica, que implica a utilização de teste(s) psicológico(s) de diferentes tipos (...) Os problemas mais freqüentes são os referentes à inadequação do uso dos testes psicológicos, especialmente nas situações apontadas a seguir: (...) Sobre os protocolos respondidos – é necessário que sejam mantidos arquivados, bem como conservados sob sigilo." 
    Cartilha Avaliação Psicológica: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2013/05/Cartilha-Avalia%C3%A7%C3%A3o-Psicol%C3%B3gica.pdf

    Entendo que a questão faz alusão ao uso indevido das informações identificadas na Avaliação Psicológica. E, quando se afirma que tal informação pode ser "compartilhada com os outros atores da escola", não é especificado quem seriam esses atores. Portanto, realmente, parece errada. Os atores da escola pode ser a merendeira, o auxiliar de serviços gerais, a secretária... eles não podem ter acesso a certas informações. 

  • O problema foi considerar a avaliação psicológica como uso dos testes e como se fosse compartilhar informações específicas dos testes, e não como uma troca de informação, que faz parte da avaliação e pode ser feita sim. Eita ranço dessas questões da cespe que tem que ir pela lógica deles...
  • Outra questão que dança sobre a arbitrariedade do avaliador.


ID
406666
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a
educação se constituem em uma área de grande interesse para
a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir,
que expressam teorizações importantes e que têm influência na
educação e na compreensão de processos educacionais.

Para Vygotsky, o ensino escolar orienta e organiza os processos internos do desenvolvimento.

Alternativas
Comentários
  • A resposta está correta, pois partimos do princípio que a criança na escola, passa pelos fases: zona de desenvolvimento proximal e zona de desenvolvimento real, logo vivencia o processo de desenvolvimento.

  • Vygotsky salientava a relevância da educação, envolvendo o papel da escola e a importância do conhecimento sistematizado. Demonstra como ocorre o aprendizado ressaltando que a criança primeiro aprende para depois se desenvolver. Ela constrói seu desenvolvimento sendo um sujeito ativo em sua construção, apresenta a importância da imitação nas brincadeiras para o desenvolvimento de valores e como o professor deve agir perante tudo isso.

  • Essa questão é muito parecida com esta, de 2006, banca IPAD

    Q464612 - Considerando a teoria de Vygotsky, é correto afirmar que:

    E) A aprendizagem escolar orienta e estimula processos de desenvolvimento nos indivíduos.


ID
406672
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a
educação se constituem em uma área de grande interesse para
a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir,
que expressam teorizações importantes e que têm influência na
educação e na compreensão de processos educacionais.

Para a psicanálise, o indivíduo deve ser capaz de mobilizar seus recursos conscientes e inconscientes para compreender ou para resolver uma situação problema. Isso significa que o ato inteligente depende de todo o conjunto de aprendizagens do indivíduo, das suas experiências guardadas na memória inconsciente e, sobretudo, da capacidade de estabelecer laços e fazer escolhas.

Alternativas
Comentários
  • memória inconsciente ? achava que o material inconsciente não era acessado...

  • Questão truncada....aleguem teria um referencial compativel com a sustentação da questão?

     

  • Em “Recordar, Repetir e Elaborar (1914), Freud fala sobre as novas recomendações sobre a técnica da psicanálise. Aponta as diferenças das técnicas utilizadas quando iniciou seu trabalho com Breuer, por meio do método catártico em que se fazia o uso da hipnose para trazer à tona o momento em que os sintomas se formavam, e assim reproduzir os processos mentais com o objetivo de direcionar as descargas para a atividade consciente, recordar e ab-reagir com o auxílio do médico.

    Para o autor, é comum quando o paciente fala sobre as coisas esquecidas acrescentar que ele sabe das mesmas, só não estavam pensando nelas, ou seja, para ele não estavam conscientes. O “esquecer” torna-se restrito quando se avalia o verdadeiro valor das lembranças encobridoras que para Freud geralmente se acham presentes, cita a amnésia infantil que é contrabalanceada por essas lembranças encobridoras. Acrescenta que cabe ao analista extraí-las por meio da análise.

    Entretanto em alguns casos, Freud fala que o paciente ao invés de recordar o que esqueceu e foi reprimido ele expressa os fatos por meio da atuação (acting-out), explicitado pelo autor no caso Dora. O paciente repete não como lembrança e sim como atuação, porém ele repete esses fatos sem saber que está repetindo. E quanto maior a resistência maior ainda será a atuação. O paciente repete também todos os seus sintomas no decorrer do tratamento.

    Fonte:  © Psicologado.com.br

  • Resolver problema remete ao processo secundário. Estudem processo secundário x processo primário em psicanálise.

    No processo secundário se adia o prazer ligando-se as representações que não escoam livremente. É o que está em jogo em uma ação específica.

    O processo secundário é uma capacidade, ou um esforço atravessado pelo processo primário ( inconsciente).

  • "Em termos psicanalíticos, considera-se que o indivíduo deve ser capaz de mobilizar seus recursos conscientes e inconscientes para compreender ou para resolver uma situação-problema. Isso significa dizer que o ato inteligente depende, também, de todo o conjunto de aprendizagens do indivíduo, das suas experiências guardadas na memória inconsciente e, sobretudo, da capacidade de estabelecer laços e fazer escolhas."

    Ribeiro, Maviane Vieira Machado, & Neves, Marisa Maria Brito da Justa. (2006). A educação e a psicanálise: um encontro possível. Psicologia: teoria e prática8(2), 112-122. Recuperado em 02 de feveiro de 2021, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872006000200008&lng=pt&tlng=pt.


ID
406675
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a
educação se constituem em uma área de grande interesse para
a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir,
que expressam teorizações importantes e que têm influência na
educação e na compreensão de processos educacionais.

A emoção é o sistema de atividade que corresponde a situações reais e é entendida como uma reação postural na exteriorização da afetividade, sendo o elemento que estabelece o vínculo entre homem e meio.

Alternativas

ID
406678
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a
educação se constituem em uma área de grande interesse para
a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir,
que expressam teorizações importantes e que têm influência na
educação e na compreensão de processos educacionais.

Para a psicanálise a palavra vem no lugar da coisa e a aquisição da linguagem marca a passagem do imediatismo para as coisas mediatas e mediadas. A aquisição da linguagem assinala a passagem do biológico para o cultural.

Alternativas

ID
406681
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a
educação se constituem em uma área de grande interesse para
a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir,
que expressam teorizações importantes e que têm influência na
educação e na compreensão de processos educacionais.

Segundo Vygotsky, apenas a construção do eu não é mediada pelos processos sociais.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Para Vygostsky tudo está relacionado aos processos sociais e a interação entre os indivíduos. O Eu, principalmente, é contruído a partir dessas relações (homem+sociedade).

  • Para Vygostky os processos sociais auxiliam no desenvolvimento do sujeito e de sua aprendizagem.


ID
406684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a
educação se constituem em uma área de grande interesse para
a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir,
que expressam teorizações importantes e que têm influência na
educação e na compreensão de processos educacionais.

Ao entrar na escola, a criança deposita na figura do professor os sentimentos amorosos ou agressivos destinados às figuras parentais e sua relação com o conhecimento é marcada por essa condição.

Alternativas
Comentários
  • Psicanálise.


ID
406687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a
educação se constituem em uma área de grande interesse para
a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir,
que expressam teorizações importantes e que têm influência na
educação e na compreensão de processos educacionais.

Segundo a teoria de Wallon, os estágios de desenvolvimento se imbricam, interpenetram-se de maneira complexa, descontinuada, pontuada pelas crises, pelos conflitos e mutações. A passagem de um estágio a outro representa um remanejo, uma transformação brusca que implica conflitos entre o antigo e o novo tipo de atividade.

Alternativas
Comentários
  • gab: certo

    Assim como Piaget, Wallon divide o desenvolvimento em etapas, que para ele são cinco: impulsivo-emocional; sensório-motor e projetivo; personalismo; categorial; e puberdade e adolescência. Ao longo desse processo, a afetividade e a inteligência se alternam. No primeiro ano de vida, a função que predomina é a afetividade. O bebê a usa para se expressar e interagir com as pessoas, que reagem a essas manifestações e intermediam a relação dele com o ambiente. Depois, na etapa sensório-motora e projetiva, a inteligência prepondera. É o momento em que a criança começa a andar, falar e manipular objetos e está voltada para o exterior, ou seja, para o conhecimento. Essas mudanças não significam, no entanto, que uma das funções desaparece. Como explica Izabel Galvão no livro Henri Wallon: Uma Concepção Dialética do Desenvolvimento Infantil, "apesar de alternarem a dominância, afetividade e cognição não são funções exteriores uma à outra. Ao reaparecer como atividade predominante, uma incorpora as conquistas da anterior"

    fonte: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/conceito-afetividade-henri-wallon-645917.shtml

  • Para Wallon, o desenvolvimento é movido por conflitos e as etapas não são bem delimitadas, mas constantes e pode haver regressão. É natural, para o autor, que nesse processo ocorram rupturas, retrocessos e reviravoltas. Mesmo que resultem em retornos geram evolução. 

    Gabarito CERTO


ID
406690
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a
educação se constituem em uma área de grande interesse para
a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir,
que expressam teorizações importantes e que têm influência na
educação e na compreensão de processos educacionais.

Para Piaget, os quatro processos que caracterizam a revolução intelectual do período sensório-motor são: o esquema prático do objeto, a evolução do espaço prático, a causalidade e a objetivação das séries temporais.

Alternativas

ID
406705
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As práticas profissionais em psicologia escolar, nos últimos anos,
têm dado ênfase a atuações mais coletivas, institucionalizadas e
contextualizadas aos espaços educativos. Entende-se, a partir disso,
que a formação em psicologia escolar exige uma leitura ampla da
realidade escolar e social, com maiores aproximações às
especificidades dos contextos nos quais o psicólogo escolar está
inserido. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

Em sua atuação, é importante que o psicólogo escolar, ao assessorar o professor, considere sempre a especificidade da relação educativa de modo a não transformar o discurso pedagógico em um discurso psicológico ou psicanalítico.

Alternativas

ID
406708
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As práticas profissionais em psicologia escolar, nos últimos anos,
têm dado ênfase a atuações mais coletivas, institucionalizadas e
contextualizadas aos espaços educativos. Entende-se, a partir disso,
que a formação em psicologia escolar exige uma leitura ampla da
realidade escolar e social, com maiores aproximações às
especificidades dos contextos nos quais o psicólogo escolar está
inserido. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

A educação superior, enquanto contexto de pesquisa e de atuação, é pouco explorada pela psicologia escolar.

Alternativas

ID
406711
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As práticas profissionais em psicologia escolar, nos últimos anos,
têm dado ênfase a atuações mais coletivas, institucionalizadas e
contextualizadas aos espaços educativos. Entende-se, a partir disso,
que a formação em psicologia escolar exige uma leitura ampla da
realidade escolar e social, com maiores aproximações às
especificidades dos contextos nos quais o psicólogo escolar está
inserido. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

A atuação do psicólogo escolar na educação superior, por estar se consolidando contemporaneamente, não utiliza as formas de atuação tradicionais, que têm foco prioritário no acompanhamento e atendimento aos estudantes.

Alternativas
Comentários
  • A atuação da Psicologia Escolar na Educação Superior está se construindo sobre ações preventivas, institucionais e mais abrangentes do que historicamente caracterizou a intervenção neste nível educativo. 

    Foco de atuação:  atenção a dificuldades vivenciadas pelos alunos e na promoção do desenvolvimento acadêmico e humano; realizam atividades coletivas e individuais, tanto de natureza tradicional quanto emergente

    http://www.scielo.br/pdf/pe/v16n1/a13v16n1.pdf

    Corrigindo a questão:

    A atuação do psicólogo escolar na educação superior, por estar se consolidando contemporaneamente,  utiliza as formas de atuação tradicionais, que têm foco o indivíduo, aspectos relativos aos estudantes, quanto o acompanhamento e atendimento aos estudantes no universo universitário (variáveis institucionais, culturais, sociais, políticas e econômicas que permeiam a vivência dos estudantes e os processos de formação profissional).


ID
406714
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As práticas profissionais em psicologia escolar, nos últimos anos,
têm dado ênfase a atuações mais coletivas, institucionalizadas e
contextualizadas aos espaços educativos. Entende-se, a partir disso,
que a formação em psicologia escolar exige uma leitura ampla da
realidade escolar e social, com maiores aproximações às
especificidades dos contextos nos quais o psicólogo escolar está
inserido. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

A atenção aos processos de desenvolvimento adulto possibilitados pelo acesso à educação superior se constitui em um amplo campo de atuação do psicólogo escolar.

Alternativas

ID
406717
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As práticas profissionais em psicologia escolar, nos últimos anos,
têm dado ênfase a atuações mais coletivas, institucionalizadas e
contextualizadas aos espaços educativos. Entende-se, a partir disso,
que a formação em psicologia escolar exige uma leitura ampla da
realidade escolar e social, com maiores aproximações às
especificidades dos contextos nos quais o psicólogo escolar está
inserido. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

A trajetória formativa do psicólogo escolar deve continuar após a graduação, visando alternativas de formação continuada que respondam às necessidades específicas do cotidiano no qual o psicólogo está inserido.

Alternativas

ID
406720
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As práticas profissionais em psicologia escolar, nos últimos anos,
têm dado ênfase a atuações mais coletivas, institucionalizadas e
contextualizadas aos espaços educativos. Entende-se, a partir disso,
que a formação em psicologia escolar exige uma leitura ampla da
realidade escolar e social, com maiores aproximações às
especificidades dos contextos nos quais o psicólogo escolar está
inserido. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

O psicólogo escolar deve repensar sua imagem e, para tanto, precisa assumir uma escolha radical, deixando a posição de acomodação a um sistema social que beneficia poucos, colocando-se a favor da maioria.

Alternativas
Comentários
  • Não acho que assumir uma postura radical e ficar a favor da maioria seja do que for é legal para o psicólogo, mas enfim...


ID
406723
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Renata foi recentemente contratada para atuar como
psicóloga escolar em uma instituição de ensino superior. Nessa
instituição, ela deverá propor uma sistemática de atuação para
o setor, de conformidade com perspectivas que rompam com os
modelos de atuação tradicional.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se
seguem.

A atuação de Renata deve contemplar ações com foco no atendimento aos discentes, em relação a sua adaptação à vida universitária e a sua insatisfação com a escolha do curso ou da profissão.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    As ações descritas no item fazem parte do modelo de atuação tradicional.


ID
406726
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Renata foi recentemente contratada para atuar como
psicóloga escolar em uma instituição de ensino superior. Nessa
instituição, ela deverá propor uma sistemática de atuação para
o setor, de conformidade com perspectivas que rompam com os
modelos de atuação tradicional.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se
seguem.

Entre as atividades de Renata, terão prioridade os programas de formação continuada para docentes, coordenadores de cursos e funcionários técnico- administrativos, além dos programas de avaliação institucional.

Alternativas

ID
406729
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Renata foi recentemente contratada para atuar como
psicóloga escolar em uma instituição de ensino superior. Nessa
instituição, ela deverá propor uma sistemática de atuação para
o setor, de conformidade com perspectivas que rompam com os
modelos de atuação tradicional.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se
seguem.

Ações de acompanhamento da gestão institucional, de assessoria e de acompanhamento do currículo e de definição e reformulação dos perfis docente, discente e de egressos, constituem-se em novas possibilidades de atuação dos psicólogos escolares e devem ser contempladas no planejamento das ações de Renata.

Alternativas

ID
406732
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Renata foi recentemente contratada para atuar como
psicóloga escolar em uma instituição de ensino superior. Nessa
instituição, ela deverá propor uma sistemática de atuação para
o setor, de conformidade com perspectivas que rompam com os
modelos de atuação tradicional.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se
seguem.

Uma das prioridades de Renata deve ser a consolidação de um serviço de orientação ao universitário.

Alternativas
Comentários
  • Renata foi recentemente contratada para atuar como
    psicóloga escolar em uma instituição de ensino superior. Nessa
    instituição, ela deverá propor uma sistemática de atuação para
    o setor, de conformidade com perspectivas que rompam com os
    modelos de atuação tradicional. 


ID
406735
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O desenvolvimento adulto se constitui em uma área de grande
importância para a atuação do psicólogo escolar que atua na
educação superior. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

Segundo autores do desenvolvimento humano, as pequenas perdas que acontecem na idade adulta em relação à memória são facilmente compensadas pelo uso de outras estratégias cognitivas. De fato, a memória sensorial e a memória de curto prazo não sofrem mudanças significativas na idade adulta.

Alternativas
Comentários
  • Resumindo, a memória sensorial não sofre diferenças significativas associadas à idade. A informação armazenada na memória a curto prazo pode ser dividida por dois tipos de memória, a memória primária, que sofre diferenças modestas com a idade, e a memória de trabalho, esta sim, negativamente afectada pela idade.

    http://repositorio.ismt.pt/bitstream/123456789/261/7/G-%20Introdu%C3%A7%C3%A3o.pdf


ID
406738
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O desenvolvimento adulto se constitui em uma área de grande
importância para a atuação do psicólogo escolar que atua na
educação superior. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

A capacidade de armazenamento (um dos processos que intervém na memorização) pode ser tão boa nas pessoas de 80 anos de idade, como nos indivíduos jovens.

Alternativas
Comentários
  • Não é a quantidade de neurônios que determina a capacidade de memória, mas sim o número de conexões sinápticas e o tamanho das ramificações dendríticas dos neurônios, cujo o desenvolvimento depende diretamente dos estímulos que o cérebro recebe. Assim como o corpo precisa de exercícios para ficar mais forte e ágil, o cérebro também necessita de excercício, como, jogar xadrez, ler, fazer palavra cruzadada e etc. Dessa forma, conclui-se que não é a idade, mas a quantidade de estímulos que se dá ao cérebro.

     

    http://www.unesp.br/proex/informativo/edicao10jun2002/materias/memoria.htm

     

    Pouco a pouco...

  • Autores de referência?



ID
406741
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O desenvolvimento adulto se constitui em uma área de grande
importância para a atuação do psicólogo escolar que atua na
educação superior. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

Os psicólogos estão cada vez mais convencidos de que o mais importante na determinação do nível de competência cognitiva das pessoas mais velhas não é tanto a idade em si, mas uma série de fatores de natureza diversa como: estado de saúde, nível educativo e cultural, experiência profissional e tônus vital da pessoa.

Alternativas

ID
406744
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O desenvolvimento adulto se constitui em uma área de grande
importância para a atuação do psicólogo escolar que atua na
educação superior. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

Considerando-se a necessidade atual dos adultos em continuar aprendendo — tanto dentro como fora da escola e dentro e fora do local de trabalho —, a natureza particular da aprendizagem do adulto e seus atributos de desenvolvimento não podem ser ignorados.

Alternativas

ID
406747
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O desenvolvimento adulto se constitui em uma área de grande
importância para a atuação do psicólogo escolar que atua na
educação superior. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

Os processos de desenvolvimento adulto, possibilitados pelo acesso à educação superior, constituem-se em um amplo campo de atuação do psicólogo escolar.

Alternativas

ID
406750
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, com relação a problemas no cotidiano
escolar e à ética.

Segundo o reducionismo biológico, a situação e o destino de indivíduos e grupos podem ser explicados por características individuais. Nessa concepção, as características dos indivíduos são responsáveis por seu destino e sua condição de vida.

Alternativas

ID
406756
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O processo de ensino-aprendizagem, assim como o
conhecimento de outras questões pedagógicas, faz-se necessário
para os profissionais que atuam em interface com a educação.
A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Nas técnicas de ensino individualizado, a ênfase é no indivíduo e recai no aproveitamento das possibilidades de interação com o outro.

Alternativas
Comentários
  • Observei o erro desta questão pelo paradoxo entre a ênfase no indivíduo e o aproveitamento das possibilidades de interação com o  outro.


ID
406759
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O processo de ensino-aprendizagem, assim como o
conhecimento de outras questões pedagógicas, faz-se necessário
para os profissionais que atuam em interface com a educação.
A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Quando a avaliação do ensino-aprendizagem é diagnóstica, ela diz respeito a funções como informar o aluno e o professor acerca dos resultados que estão sendo alcançados durante o desenvolvimento da aprendizagem.

Alternativas
Comentários
  • A avaliação dignóstica é realizada no início do processo para direcionar o trabalho do professor.

  •  A avaliação durante o processo e a FORMATIVA .


ID
406762
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O processo de ensino-aprendizagem, assim como o
conhecimento de outras questões pedagógicas, faz-se necessário
para os profissionais que atuam em interface com a educação.
A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

A seleção dos conteúdos/bases tecnológicas está vinculada diretamente à determinação de quais desses conteúdos são considerados mais importantes e significativos, em função de um ou mais objetivos propostos.

Alternativas

ID
406765
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O processo de ensino-aprendizagem, assim como o
conhecimento de outras questões pedagógicas, faz-se necessário
para os profissionais que atuam em interface com a educação.
A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Cabe ao professor decidir acerca das bases tecnológicas/conteúdos, das habilidades e das competências que devem ser adquiridas/desenvolvidas pelo aluno, independentemente do prévio estabelecimento dos objetivos de ensino.

Alternativas
Comentários
  • dificil marcar certo em Independentemente hoje em dia, tudo depende de tudo kkk


ID
406768
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O processo de ensino-aprendizagem, assim como o
conhecimento de outras questões pedagógicas, faz-se necessário
para os profissionais que atuam em interface com a educação.
A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

A escola deve valorizar sobretudo as interações entre os diferentes; assim, a concepção de que salas de aulas heterogêneas são preocupantes se desfaz.

Alternativas

ID
406771
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O processo de ensino-aprendizagem, assim como o
conhecimento de outras questões pedagógicas, faz-se necessário
para os profissionais que atuam em interface com a educação.
A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Um modelo curricular aberto para adequação a diferentes realidades, garantindo, quando necessário, a inovação da organização inicial, é recomendável nos tempos atuais de globalização e de crise econômica.

Alternativas

ID
406774
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O processo de ensino-aprendizagem, assim como o
conhecimento de outras questões pedagógicas, faz-se necessário
para os profissionais que atuam em interface com a educação.
A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

O professor só deve utilizar multimeios se eles estiverem a serviço dos conteúdos/bases tecnológicas.

Alternativas
Comentários
  • Maioria errou, alguém poderia comentar?


ID
406777
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O processo de ensino-aprendizagem, assim como o
conhecimento de outras questões pedagógicas, faz-se necessário
para os profissionais que atuam em interface com a educação.
A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Ambientes escolares, com instalações adequadas ao pleno exercício de suas atividades curriculares não se constituem no pressuposto condicionante ao sucesso da aprendizagem.

Alternativas

ID
510682
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-TO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Após um ano do processo de separação, um casal buscou
uma terapia familiar, preocupado com as conseqüências do
rompimento sobre seus filhos, Pedro e Rui. A mãe, bastante
deprimida, concedeu ao pai a guarda dos filhos, que passaram a
morar com ele, a madrasta e o filho dela, que tem a mesma idade
de Rui. Os pais receberam da escola a informação de que Rui
estava com dificuldades de acompanhar as aulas e, caso seu
desempenho não melhorasse, ele não teria condição de passar
para a próxima fase do ensino fundamental.

Em cada um dos itens a seguir, são apresentadas considerações
acerca da atuação do terapeuta familiar frente à situação
hipotética apresentada acima, seguida de uma assertiva a ser
julgada.

O terapeuta realizou sessões com Rui e seu irmão, que configuram o subsistema fraterno, para trabalhar os aspectos de rivalidade e apego e para verificar o apoio que podem prestar um ao outro nessa fase de reorganização familiar após a separação dos pais. Nessa situação, é correto afirmar que, segundo o modelo sistêmico, Rui é o representante circunstancial da disfunção no sistema familiar, e, sendo ele o único a apresentar transtornos, a causa dos seus conflitos intra-psíquicos tem origem no próprio indivíduo, não sendo, portanto, decorrentes de sua nova situação familiar.

Alternativas

ID
510685
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-TO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Após um ano do processo de separação, um casal buscou
uma terapia familiar, preocupado com as conseqüências do
rompimento sobre seus filhos, Pedro e Rui. A mãe, bastante
deprimida, concedeu ao pai a guarda dos filhos, que passaram a
morar com ele, a madrasta e o filho dela, que tem a mesma idade
de Rui. Os pais receberam da escola a informação de que Rui
estava com dificuldades de acompanhar as aulas e, caso seu
desempenho não melhorasse, ele não teria condição de passar
para a próxima fase do ensino fundamental.

Em cada um dos itens a seguir, são apresentadas considerações
acerca da atuação do terapeuta familiar frente à situação
hipotética apresentada acima, seguida de uma assertiva a ser
julgada.

O terapeuta realizou sessões com a mãe, Rui e o irmão, com o intuito de verificar o vínculo entre Rui e sua mãe diante da concessão que fez para que os filhos fossem morar com o pai. Nessa situação, é correto afirmar que a terapia sistêmica adotada propõe que o paciente seja o especialista no que diz respeito ao conteúdo. Isso quer dizer que ele sabe sobre sua própria vida e sobre os motivos que o trouxeram para a terapia.

Alternativas

ID
510688
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-TO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Após um ano do processo de separação, um casal buscou
uma terapia familiar, preocupado com as conseqüências do
rompimento sobre seus filhos, Pedro e Rui. A mãe, bastante
deprimida, concedeu ao pai a guarda dos filhos, que passaram a
morar com ele, a madrasta e o filho dela, que tem a mesma idade
de Rui. Os pais receberam da escola a informação de que Rui
estava com dificuldades de acompanhar as aulas e, caso seu
desempenho não melhorasse, ele não teria condição de passar
para a próxima fase do ensino fundamental.

Em cada um dos itens a seguir, são apresentadas considerações
acerca da atuação do terapeuta familiar frente à situação
hipotética apresentada acima, seguida de uma assertiva a ser
julgada.

O terapeuta realizará sessões com os avós paternos de Rui e seu pai, nas quais será abordada a questão da relação entre pai e filho nas gerações ali reunidas, visando reconstruir o significado da relação com o filho. Nessa situação, é correto afirmar que o terapeuta, como um especialista no processo, deve criar um contexto propiciador para uma conversação que promova a reconstrução dos significados da história de vida de cada cliente concernido no processo.

Alternativas

ID
510691
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-TO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Após um ano do processo de separação, um casal buscou
uma terapia familiar, preocupado com as conseqüências do
rompimento sobre seus filhos, Pedro e Rui. A mãe, bastante
deprimida, concedeu ao pai a guarda dos filhos, que passaram a
morar com ele, a madrasta e o filho dela, que tem a mesma idade
de Rui. Os pais receberam da escola a informação de que Rui
estava com dificuldades de acompanhar as aulas e, caso seu
desempenho não melhorasse, ele não teria condição de passar
para a próxima fase do ensino fundamental.

Em cada um dos itens a seguir, são apresentadas considerações
acerca da atuação do terapeuta familiar frente à situação
hipotética apresentada acima, seguida de uma assertiva a ser
julgada.

O terapeuta realizará sessões com a família substituta de Rui, recebendo, individualmente, cada membro, irmão, pai, madrasta e seu filho. Nessa situação, o terapeuta deverá considerar relevante trabalhar as dificuldades de ordem intra- psíquica individuais, para, em seguida, efetivar o trabalho direto com as necessidades da família e do meio ambiente. Dessa maneira, verificará como ela se constrói e se há a necessidade de se redefinirem papéis e tarefas de cada membro da família.

Alternativas
Comentários
  • A sugestão é que o paciente sempre esteja presente em todas as entrevistas. Quando não, deve ser avisado sobre.

  • FAMILIA SUBSTITUTA???
  • Questão incorreta pois foi não mencionou o atendimento à mãe.

  • Podemos considerar os dois erros, tanto o atendimento individual quanto desconsiderar a dinâmica como um conjunto familiar (pai, mãe, madrasta, meio irmão)


ID
527515
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A teoria de Bandura explica, de forma convincente, sobre a aprendizagem social de:

Alternativas

ID
527557
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Freud, o temor de fazer exames ou a tensão por um trabalho difícil pode provocar nos escolares a:

Alternativas

ID
581845
Banca
NUCEPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Como método pedagógico, o Construcionismo parte do pressuposto de que o conhecimento humano se desenvolve a partir:

Alternativas

ID
661006
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O conceito de transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares é diretamente comparável ao dos transtornos específicos do desenvolvimento da

Alternativas
Comentários
  • D. fala e linguagem.

  • O conceito de transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares é diretamente comparável ao dos transtornos específicos do desenvolvimento da fala e linguagem


ID
693877
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
JUCEPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação ao processo de aprendizagem, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
724294
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Algumas perspectivas teóricas tentam demonstrar a for-te possibilidade da transmissão intergeracional da violência. Uma dessas teorias é denominada aprendizagem social (Albert Bandura) que, dentre outras coisas, explica que

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra d

    a) Incorreta. Ao contrário, Bandura sugere que uma das formas de aprendizagem se dá através da observação (aprendizagem vicariante).

    b) Incorreta. A resiliência seria determinada pela forma que os filhos enfrentariam tais situações estressoras, o que varia para cada indivíduo.

    c) Incorreta. É a autoeficácia que determinará os efeitos a tal exposição. Nas palavras de Bandura: "Não são as condições estressantes de vida per si, mas a incapacidade que se sente para lidar com elas que produz os efeitos biológicos nocivos" (1995, p.26).

    d) Correta. Durante a infância, a modelação limita-se à imitação direta, especialmente de seus pais e professores.

    e) Incorreta. As experiências iniciais de construção de eficácia são centradas nos progenitores, através da aprendizagem observacional.


ID
732358
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Edgar Morin, em Os sete saberes necessários para a educação do futuro, propõe que dois desses saberes devem ser

Alternativas
Comentários
  • Sete saberes que precisam ser ensinados:
    1) considerar erros e ilusões constantes nas concepções;
    2) construir o conhecimento pertinente;
    3) reaprender a nossa própria condição humana;
    4) reconhecer nossa identidade terrena;
    5) enfrentar as incertezas constantes no conhecimento científico;
    6) ensinar a compreensão por meio de diálogo e do entendimento;
    7) discutir e exercitar a ética.

    Fonte: http://www.slideshare.net/sandrasan10/os-sete-saberes-morin-sntese
  • http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EdgarMorin.pdf

    letra b


ID
735121
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma creche tomou uma série de medidas para auxiliar a adaptação das crianças numa faixa etária entre 12 a 36 meses. Entre essas medidas, permitiu que as crianças pudessem trazer objetos significativos de casa, tal como bichinhos de pelúcia, fraldinhas ou chupetas. A orientação era que as crianças deveriam entregar esses objetos na entrada, mas que poderiam buscá-los caso vivenciassem alguma situação de ansiedade ao longo do dia. O conceito winnicotiano que melhor serve de suporte teórico para essa orientação da creche é o de:

Alternativas

ID
751513
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Lygia OhlWeiler, no livro "Transtornos da Aprendizagem- Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar" (2006) , afirma que a base da aprendizagem se localiza nas modificações estruturais e funcionais do neurônio e suas conexões. As funções cerebrais são estruturadas por um conjunto de neurônios formando sistemas funcionais. Luria, em 1976, dividiu os sistemas funcionais em quantas unidades?

Alternativas
Comentários
  • "Luria descreve três principais unidades funcionais do cérebro, cuja participação é necessária para a atividade mental. Cada unidade tem uma estrutura hierárquica que consiste em pelo menos três zonas corticais: a área primária recebe ou envia impulsos para a periferia, na superfície secundária é onde a informação é processada ou programada, e a área superior envolve zonas de sobreposição."

     

    http://psicoativo.com/2016/07/as-3-principais-unidades-funcionais-do-cerebro-segundo-luria.html


ID
751522
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Heloísa Kaefer, no livro Transtornos da Aprendizagem - Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar (2006), a escala Wechsler de Inteligência para Crianças e Adolescentes (WISC- III) permite identificar o funcionamento intelectual do indivíduo como um todo, as habilidades cognitivas específicas e a potencialidade para formular raciocínios abstratos e planejar estratégias mentais de ação. As funções cognitivas avaliadas distribuem-se em 15 subtestes, divididos em duas áreas: área verbal e área de performance ou de execução. Qual das funções cognitivas abaixo é avaliada pelos subtestes verbais?

Alternativas

ID
751543
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

José Alexandre Bastos, no livro "Transtornos da Aprendizagem-Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar" (2006), descreve que sintomas do tipo erro na formação de números, inabilidade para efetuar somas simples, inabilidade para reconhecer sinais operacionais e para usar separações lineares, dificuldade para ler corretamente o valor dos números com multidígitos, e memória pobre para fatos numéricos são encontrados com maior frequencia na

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

     e) discalculia.


ID
773980
Banca
ASPERHS
Órgão
Prefeitura de Catende - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre as Teorias da transferência e a de disciplina formal é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Teorias da transferência

    As teorias da transferência da aprendizagem tiveram sua origem nas críticas à teoria

    da disciplina formal.

    A teoria da disciplina formal concebia a mente composta de faculdades, tais como:

    memória, raciocínio, vontade, atenção. Assim, bastava que estas “faculdades da mente”

    fossem, adequadamente, treinadas para que funcionassem igualmente bem em todas as

    situações, mesmo que a aprendizagem houvesse ocorrido em uma situação particular.(contrariando assim o que diz a alternativa b)

    O ensino de latim, por exemplo, treinava a capacidade de raciocínio lógico para qualquer tipo de situação.

    Na teoria da disciplna formal, a ênfase não se vinculava, de maneira específica, na

    matéria. Era mais importante para a educação a forma da atividade do que o conteúdo em si

    mesmo. A educação, seria então, em grande medida, uma questão de exercitar ou disciplinar

    a mente, de acordo com rigorosos exercícios mentais nos autores clássicos, em lógica,

    matemáti ca, etc.

    Contudo, William James(1890), em um trabalho experimental conclui que a

    melhora da memória consisti a, não em qualquer melhora na retenção, mas no

    aperfeiçoamento do método de memorizar. Este experimento foi o ponto de partida para

    experiências posteriores, cujos resultados vieram contrariar a doutrina da disciplina formal.


ID
828661
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

O racionalismo, o empirismo e o construtivismo são as principais bases epistemológicas dos estudos de aprendizagem humana.

Alternativas
Comentários
  • Por um instante pensei que a alteraniva seria a "Errado", pois senti falta do "INTERACIONISMO", então lembrei que este pensamento é decorrente do RACIONALISMO.


ID
828664
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

O processo de aprendizagem compreende as mudanças no comportamento do indivíduo e das organizações, que não são resultantes unicamente da maturação, mas principalmente de sua interação com o contexto.

Alternativas
Comentários
  • A aprendizagem é um processo contínuo, visto como essencial para a condição humana e refere-se às “mudanças que ocorrem no comportamento do indivíduo, não resultantes unicamente da maturação, mas de sua interação com o contexto” (ABBAD; BORGES-ANDRADE, 2004, p.238).

    Por que está errada? Porque o CESPE quis.
    Possivelmente em virtude da ênfase "principalmente", mas vai sabê!
  • errado. pelo termo principalmente. A aprednizagem ocorre da relação mútua entre a maturação do indíviduo e a sua relação com o meio. são importantes tanto a preparação fisica e psicológica do individuo para aprender, quanto os estímulos que seu ambiente oferece para que a aprendizagem ocorra. Uma criança por exemplo, por volta dos dois anos que já tem seu aparelho vocal preparado para a fala, com a relação com os adultos em seu amboente que a ajudam a nomear as coisas, que conversam com a criança e estimula a fala, faz com que essa criança adquira um vocabulário razoavelmente amplo e consiga se comunicar,


ID
828667
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

As teorias de aprendizagem buscam explicar como as mudanças no comportamento humano ocorrem.

Alternativas

ID
828670
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

As abordagens gerais sobre aprendizagem humana restringem- se ao comportamentalismo e ao cognitivismo.

Alternativas
Comentários
  • Não nos esqueçamos do construtivismo.


ID
828673
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

Ensino e aprendizagem são processos indissociáveis, pois não há como um indivíduo assimilar conhecimentos, habilidades e atitudes sem que haja o planejamento de atividades de aquisição e aplicação de conteúdos.

Alternativas
Comentários
  • A primeira parte está certa, mas a segunda parte não é justificativa pra primeira nem está certa. Pode haver assimilação sem planejamento


ID
828676
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

No contexto escolar, a aprendizagem organiza-se de acordo com projetos pedagógicos previamente definidos, tendo em vista conteúdos específicos.

Alternativas

ID
828679
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

O reflexo é um dos níveis da aprendizagem relacionado às sensações provocadas pela observação e percepção das coisas no ambiente.

Alternativas

ID
828682
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens
a seguir.

A atenção é um requisito para a aprendizagem humana, pois, por meio dela, o indivíduo seleciona e controla as características relevantes dos conteúdos que está aprendendo.

Alternativas

ID
828685
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens
a seguir.

A eficiência da aprendizagem implica o aproveitamento ótimo da capacidade da memória de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • "Embora  não  conheça  os  processos,  os  limites  da  memória  humana existem  severas  limitações  na  capacidade  de  memória  do  trabalho,  que  é bastante  reduzida,  o  que  restringe  muito  as  possibilidades  de  funcionamento cognitivo  humano.  A  aprendizagem  para  ser  eficiente,  implicará  um aproveitamento  ótimo  da  capacidade  nossa,  ela  dependerá  também  da organização dinâmica do nosso depósito permanente de informações"

    http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/posdistancia/51200.pdf


ID
828688
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens
a seguir.

A maior parte dos teóricos da aprendizagem considera que a memória humana tem uma organização hierárquica.

Alternativas
Comentários
  • Afirmativa Verdadeira!


ID
828691
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens
a seguir.

A motivação extrínseca para a aprendizagem evidencia o quanto o aprendizado pode ser valoroso para o indivíduo.

Alternativas
Comentários
  • Na teoria da expectativa, Vroom afirma que as pessoas são motivadas quando acreditam que podem realizar as tarefas e que as recompensas advindas valem o esforço em realizá-las
    Fonte: Gestão de Pessoas Para Concursos - Ribas e Salim


  • É necessário que os dirigentes organizacionais procurem de alguma forma descobrir os objetivos que tornam os indivíduos motivados através do desempenho dos seus papéis no universo do trabalho, ao executar suas tarefas. Desta maneira, pode-se descobrir uma gama de interesses individuais intrínsecos e extrínsecos que conduz o indivíduo a fazer determinado trabalho de uma forma mais motivada. Neste sentido, os colaboradores vivenciam uma grande satisfação ou realização individual gerada por aquilo que surge como fonte do seu trabalho. O trabalho neste caso passa a ser algo valoroso e realizador. O trabalho é visto como referencial de auto-estima e de valorização pessoal, conduzindo o indivíduo à realização de desejos intrínsecos no âmbito profissional.

     

    A motivação extrínseca é dirigida pelo desejo de atingir um objetivo que não está ligado a nenhum aspecto propriamente dito, como, por exemplo, alcançar uma recompensa prometida, cumprir um prazo ou vencer uma competição (AMABILE, 1996, p. 7)

     

    Ela provém do contexto do indivíduo. Uma pessoa é extrinsecamente motivada quando faz algo para ganhar uma recompensa que está pouco ou nada relacionada com a atividade na qual está engajada. Dessa forma, a atividade torna-se um meio para alcançar o fim: a recompensa (STENBERG; LUBART, 1995)

     

    Fontes: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/86133/197062.pdf?sequence=1

    https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/105018/000938435.pdf?sequence=1

     

    Resposta: Certo


ID
828694
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens
a seguir.

A aprendizagem motivada pela satisfação pessoal em compreender ou dominar algo denota que a aprendizagem em si é significativa para o indivíduo.

Alternativas

ID
828697
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens
a seguir.

De acordo com os estudos da aprendizagem humana, a noção de necessidades básicas deve ser utilizada como incentivo para a aprendizagem.

Alternativas

ID
828739
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere aos princípios básicos e às contribuições do
behaviorismo para a área educacional, julgue os itens seguintes.

A instrução programada aplica-se a situações educacionais para o ensino de disciplinas mais práticas do que conceituais.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO 

    ==============================================================================================

    A instrução programada visa à memorização de conceitos, essencialmente. Uma técnica de T & D para o ensino de práticas seriam os métodos de "DEMONSTRAÇÃO" ou "DRAMATIZAÇÃO (ROLE-PLAYING).


  • Instrução programada é a mais conhecida aplicação educacional dos conceitos desenvolvidos pelo psicólogo estadunidense Skinner. Consiste em dividir o material a ser ensinado em módulos, ou seja, pequenos segmentos logicamente encadeados. Na Instrução programada o aprendiz recebe uma instrução, é logo em seguida questionado sobre ela e, também imediatamente, recebe o retorno. Visa fundamentalmente a memorização de conceitos.

    Ou seja, é ao contrário do que a questão citou.

    A instrução programada aplica-se a situações educacionais para o ensino de disciplinas mais práticas do que conceituais.

    Instrução programada: foco em disciplinas conceituais.

    gab: ERRADO


ID
828742
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere aos princípios básicos e às contribuições do
behaviorismo para a área educacional, julgue os itens seguintes.

A contiguidade, a repetição e a contingência são mecanismos associativos empregados em situações de aquisição de novos repertórios comportamentais.

Alternativas

ID
828745
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere aos princípios básicos e às contribuições do
behaviorismo para a área educacional, julgue os itens seguintes.

De acordo com os princípios do behaviorismo, o processo de aprendizagem é universal entre pessoas e espécies.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito, alternativa esta correta.


ID
828748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere aos princípios básicos e às contribuições do
behaviorismo para a área educacional, julgue os itens seguintes.

O princípio da correspondência postula que tudo aquilo que se faz e que se conhece é um produto fiel da estrutura do ambiente e corresponde à realidade.

Alternativas
Comentários
  • Embora existam diversos modelos comportamentalistas, há dois princípios básicos que constituem o núcleo não só de todos os modelos comportamentalistas como, em geral, das teorias da aprendizagem por associação. O princípio dacorrespondência aceita que tudo o que fazemos e conhecemos é um fiel reflexo da estrutura do ambiente, e corresponde fielmente à realidade. Ou outro princípio é o de equipotencialidade, que afirma que os processos de aprendizagem são universais, são os mesmos em todas as tarefas, em todas as pessoas e inclusive em todas as espécies. - (a referência só sai se for assim)


ID
828751
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere aos princípios básicos e às contribuições do
behaviorismo para a área educacional, julgue os itens seguintes.

O behaviorismo fundamenta-se na explicação do comportamento e da aprendizagem como consequência dos estímulos ambientais, não se atendo a estruturas mentais.

Alternativas
Comentários
  • À grosso modo, segundo uma visão comportamental, os fenômenos mentais são entendidos como comportamentos privados ou comportamentos dentro da pele. Eles não consideram a mente como causa do comportamento e sim uma parte dele.

  • Gabarito, o pensamento esta correto.

  • CORRETO

    Para o Behaviorismo (Metodológico e Radical) os comportamentos são avaliados com base nos estímulos ambientais e nos processos de aprendizagem. É claro que entre as vertentes citadas há diferenças gritantes, contudo, o determinismo psíquico é deixado de lado em ambas as correntes.


ID
828754
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere aos princípios básicos e às contribuições do
behaviorismo para a área educacional, julgue os itens seguintes.

As respostas operantes em situações de aprendizagem denotam os comportamentos reflexos do indivíduo a estímulos ambientais.

Alternativas
Comentários
  • Penso que o gabarito dessa questão está errado, pois comportamento operante, sugundo o behaviorismo, difere de comportamento respondende. O comportamento operante produz efeito no mundo e é afetado pelas consequências destes, logo não é uma resposta ao ambiente, como o comportamento respondente. Isso segundo Skinner.

  • No operante, o comportamento é aprendido e não de caráter hereditário como um reflexo, segundo Watson. Ele é definido por interações passadas entre o indivíduo e o ambiente. Lembrar do exemplo do rato na câmara!!

  • ERRADO As respostas operantes em situações de aprendizagem denotam os comportamentos reflexos do indivíduo a estímulos ambientais.

    CORRETO As respostas do CONDICIONAMENTO RESPONDENTE OU CLÁSSICO operantes em situações de aprendizagem denotam os comportamentos reflexos do indivíduo a estímulos ambientais.

     

    Amigos, bons estudos!


ID
828757
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da epistemologia genética de Jean Piaget, julgue os itens
a seguir.

De acordo com a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, os estágios de desenvolvimento cognitivo são interdependentes e contribuem para a qualidade da aprendizagem humana.

Alternativas
Comentários
  • A aprendizagem se dá no desenvolvimento em estágios, não sendo eles apenas um dos pontos de contribuição.


    "Sobre o desenvolvimento intelectual da criança, Piaget¹ afirma que este provém de "uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menos equilíbrio para um estado de equilíbrio superior". Cada estágio de desenvolvimento constitui, portanto, uma forma particular de equilíbrio e a seqüência da evolução mental caracteriza uma equilibração sempre completa.

    Piaget e Grécco³ apresentam uma distinção entre aprendizagem no sentido estrito e aprendizagem no sentido amplo. No primeiro caso, aprendizagem compreende o conhecimento adquirido por meio da experiência, enquanto que, no sentido amplo, a aprendizagem é um processo adaptativo que vai se desenvolvendo no tempo e que se confunde com o próprio desenvolvimento. Ocorre pela ação da experiência do sujeito e do processo de equilibração.

    Nesta última concepção, a aprendizagem não parte do zero, mas de esquemas anteriores. Assim, o conhecimento adquirido por aprendizagem no sentido estrito é o resultado de uma organização dos esquemas que o sujeito adquiriu na aprendizagem no sentido amplo, ou seja, no seu desenvolvimento."

    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S0103-84862008000300009&script=sci_arttext

  • Ainda não entendi onde está o erro da questão.

  • De acordo com a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, os estágios de desenvolvimento cognitivo são dependentes e contribuem para a qualidade da aprendizagem humana.

    Bom estudos!


ID
828760
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da epistemologia genética de Jean Piaget, julgue os itens
a seguir.

Segundo Piaget, o processo da equilibração é essencial para a atividade cognitiva, visto que, por meio dele, o indivíduo assimila os conteúdos das experiências vividas.

Alternativas
Comentários
  •       Segundo a teoria espistemológica de Jean Piaget, de forma resumida, primeiro há a assimilação (incorporação aos esquemas mentais existentes), depois, acomodação (reestruturação cognitiva) e, conseguinte, a equilibração que remete à adaptação da acomodação. Logo, não é por meio do processo de equilibração que se assimila as experiências vividas, pois este é o primeiro estágio da teoria de Piaget.

    Keep on...

  • ERRADO

    Para Piaget o organismo humano é autorregulador, buscando sempre o equilíbrio entre os esquemas (estrutura básica) e o ambiente em que o indivíduo está inserido.


    O processo de assimilação é uma das fases da adaptação e busca a inserção de novas informações a estrutura cognitiva, enquanto, a acomodação é a mudança que o organismo faz para lidar com estímulos novos.

    Se o indivíduo só acomodasse teríamos muitos esquemas e poucas generalizações e se apenas assimilássemos teríamos poucas estruturas com muita variedade. É nesse ponto que o mecanismo tende a autorregular.


ID
828763
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da epistemologia genética de Jean Piaget, julgue os itens
a seguir.

Para Piaget, o pensamento constitui a base que sustenta a aprendizagem, visto que corresponde ao modo como a inteligência se manifesta.

Alternativas

ID
828766
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da epistemologia genética de Jean Piaget, julgue os itens
a seguir.

A inteligência corresponde ao conjunto de mecanismos que o indivíduo utiliza para mudar e se adaptar ao ambiente.

Alternativas
Comentários
  • No caso o erro está em "inteligência", o correto seria a "linguagem".

  • Além desse possível erro apontado pela Andressa, outro é que a inteligência não corresponde ao conjunto de mencanismo.

    Ela é apenas parte do conjunto de mecanismo que o indivíduo utiliza para mudar e se adaptar ao ambiente.

  • Segundo a teoria de Piaget, a inteligência constrói-se ao longo do tempo, por estágios. Partindo dos reflexos simples do bebê, herdados geneticamente, a criança vai criando progressivamente estruturas mentais até atingir o pensamento formal.
  • Penso que a questão aqui falava da adaptação. Assim como nas outras questões, trocaram os conceitos... A adaptação é a capacidade de adaptar as suas estruturas mentais ou comportamento para se adaptar às exigências do meio.

  • Isso memso, psi aprovada.

    "Em síntese, pode-se dizer que, para Piaget, o equilíbrio é o norte que o organismo almeja mas que paradoxalmente nunca alcança (La Taille, op.cit.), haja vista que no processo de interação podem ocorrer desajustes do meio ambiente que rompem com o estado de equilíbrio do organismo, eliciando esforços para que a adaptação se restabeleça. Essa busca do organismo por novas formas de adaptação envolvem dois mecanismos que apesar de distintos são indissociáveis e que se complementam: a assimilação e a acomodação."


ID
828769
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da epistemologia genética de Jean Piaget, julgue os itens
a seguir.

A assimilação e a acomodação equivalem a mecanismos ou ações que possibilitam ao indivíduo a aprendizagem de qualquer conteúdo, visto que formam a base da inteligência humana.

Alternativas
Comentários
  • Questão capciosa.... 

    acho que a questão ficaria correta da seguinte forma: A adaptação equivale a mecanismos ou ações que possibilitam o indivíduo a aprendizagem de qualquer conteúdo, visto que formam a base da inteligência humana.

    mecanismos de adaptação ao meio: assimilação, acomodação e equilibração.

    foconosucesso#

  • Uma questão anterior disse que a base da inteligência humana é o pensamento. Na visão deste autor
  • Nossa... errei pq pensei: acomodação e assimilação são os dois processos cognitivos da adaptação. Porém, pelo que percebendo a banca pediu a literalidade do conceito...

    Bom... vamos lá... pelo que entendo, na perspectiva piagetiana a inteligência é compreendida como resultado da adaptação do sujeito a situações novas. Assim, quanto mais complexa for a interação, mais inteligente será o sujeito.

    Se não for isso, por favor me informem...

    Até pq ainda não tô convencida com esse gabarito...

  • acho que não formam a inteligência, formam a aprendizagem, e ta faltando a equilibração
  • A assimilação e a acomodação equivalem a mecanismos ou ações que possibilitam ao indivíduo a ADAPTAÇÃO ao ambiente.

    "Em síntese, pode-se dizer que, para Piaget, o equilíbrio é o norte que o organismo almeja mas que paradoxalmente nunca alcança (La Taille, op.cit.), haja vista que no processo de interação podem ocorrer desajustes do meio ambiente que rompem com o estado de equilíbrio do organismo, eliciando esforços para que a adaptação se restabeleça. Essa busca do organismo por novas formas de adaptação envolvem dois mecanismos que apesar de distintos são indissociáveis e que se complementam: a assimilação e a acomodação."


ID
828772
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da epistemologia genética de Jean Piaget, julgue os itens
a seguir.

As dinâmicas de grupo constituem importante aliado do professor no processo de ensino, visto que o emprego desse tipo de metodologia propicia estimular a inteligência dos educandos em situações cooperativas entre alunos.

Alternativas

ID
828775
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, julgue
os itens seguintes.

A noção sociointeracionista de indivíduo está associada à ideia de uma personalidade com características estáveis ou uniformes.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    Contra: “É bom lembrar que o procedimento do art. 384 do Código de Processo Penal somente se aplica na hipótese de ação penal pública e ação penal subsidiária da pública, sendo inadmissível o juiz determinar abertura de vista para o Ministério Público aditar a queixa e ampliar a imputação, na ação penal exclusivamente privada [...]”

    CAPEZ, Fernando. Curso de Processo Penal. 21ª ed. São Paulo: Saraiva, 2014.


ID
828778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, julgue
os itens seguintes.

Assim como a linguagem atua como organizadora do pensamento e reorganizadora da mente, a interação social, para Vygotsky, também constitui ao mesmo tempo ponto de partida e mecanismo constante de renovação da aprendizagem humana.

Alternativas

ID
828781
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, julgue
os itens seguintes.

Na obra de Vygostky, adquire maior destaque o aspecto social, uma vez que, para esse autor, toda função psicológica é um acontecimento social, ao passo que a cultura figura em segundo plano.

Alternativas
Comentários
  • Vygotsky dava ênfase na cultura sim, pois criticou, em partes, o empirismo e a explicação da aprendizagem por leis físicas como as teorias comportamentais. As teorias empíricas tentam eliminar a influência da cultura para produzir conhecimento, enquanto essa (cultura) é fator central da teoria de Vygotsky.

    Keep on...


ID
828784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, julgue
os itens seguintes.

Para Vygotsky, o fenômeno da linguagem é a questão-chave da análise da natureza do social.

Alternativas
Comentários
  • "a questão da história é uma questão-chave na análise da natureza do social e do cultural na obra de Vigotski." Angel Pino Sirgado
  • A base dos preceitos de Vygostsky é o materialismo histórico, ou seja, as mudanças sociais que se passam no decorrer da história de uma sociedade são determinadas pela realidade material. 


ID
828787
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, julgue
os itens seguintes.

As ideias de Vygotsky acerca da construção social do conhecimento foram influenciadas pelo empirismo britânico, que se fundamenta nas noções de semelhança e ocorrência frequente.

Alternativas
Comentários
  • Sem pensamento foi influenciado pelo materialismo dialético de Marx.


ID
828829
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à atuação esperada do psicólogo em face de
problemas como evasão, repetência e fracasso escolar, julgue os
itens que se seguem.

Os casos de fracasso escolar em consequência de desigualdades sociais dispensam a elaboração, pelo psicólogo, de ações de intervenção nas escolas.

Alternativas
Comentários
  • Dispensam a elaboração? JAMAIS!

ID
828832
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à atuação esperada do psicólogo em face de
problemas como evasão, repetência e fracasso escolar, julgue os
itens que se seguem.

Alunos com deficit de atenção devem ser acompanhados por psicólogo apenas em situações de dificuldades de aprendizagem na escola.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Alunos com deficit de atenção devem ser acompanhados por psicólogo apenas em situações de dificuldades de aprendizagem na escola.