-
A amplitude de controle apropriada para uma organização depende de alguns fatores principais, por exemplo:• Similaridade das funções a serem supervisionadas pelos chefes: quanto mais parecidas forem as tarefas de cada integrante da equipe, maior pode ser a amplitude de controle, ou seja, mais pessoas podem ser chefiadas ao mesmo tempo.• Complexidade das funções: quanto mais complexas forem as tarefas executadas pelos funcionários, menor deve ser a amplitude de controle, para permitir o gerenciamento eficaz.• Direção e controle requeridos pelos funcionários: depende do grau de independência, autonomia e motivação das equipes. Equipes de funcionários “novatos”, por exemplo, exigem menor amplitude de controle.Por isso, a amplitude de controle é mais ampla e não mais estreita, pois nas estruturas mais achatadas há poucos chefes, mais liberdade para os funcionários, e por conseguinte a amplitude de controle é "larga" e não mais estreira com a questão diz.
-
SOBRE AMPLITUDE DE CONTROLE...
“Amplitude de controle, também denominada amplitude administrativa ou ainda amplitude de supervisão, refere-se ao número de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente, de maneira efetiva e adequada.
A medida que uma pessoa sobre numa estrutura organizacional, sua amplitude de controle torna-se menor. Ou seja, a amplitude é mais estreita nas organizações mais verticalizadas e mais ampla nas organizações mais horizontais, pois o número de subordinados por chefe tende a ser maior.
No mesmo nível hierárquico, haverá considerável variação na amplitude de controle, pois existe relação entre amplitude de controle e níveis hierárquicos, quanto maior o número de subordinados por chefe, menor será o número de níveis hierárquicos e vice-versa. "
-
A amplitude administrativa ou amplitude de controle significa o número de empregados que se devem reportar a um administrador. Determina o quanto um administrador deve monitorar estreitamente seus subordinados. Quanto maior a amplitude de controle, tanto maior é o número de subordinados, e vice-versa.
A amplitude administrativa estreita provoca custo adminstrativo maior, porque existem mais administradores para cuidar de um número menor de pessoas. Cada administrador tem poucos subordinados a supervisionar e, portanto, mais tempo e energia para os deveres gerenciais e para o trabalho não-adminstrativo. Com a supervisão mais estreita, as pessoas recebem maior atenção individual e suporte do chefe, mas tem menos autonomia e menos oportunidade para direção. A amplitude estreita tende a produzir estruturas organizacionais altas e alongadas, com mais níveis hierárquicos, comunicações mais lentas e mais dificuldade de coordenação entre os diferentes grupos.
Ao contrário, a amplitude de controle larga permite custos administrativos menores, porque existem menos administradores para cuidar de um número maior de pessoas. Como os subordinados são mais numerosos, a tarefa administrativa é mais difícil, pois o administrador deve dispersar seus esforços entre o maior número de subordinados. Isso significa que outros meios devem ser encontrados para garantir a coordenação, comunicação e outros trabalhos que o organização atribui aos aos administradores. As pessoas são encorajadas a desenvolver mais habilidades e mais iniciativa, pois têm maior oportunidade para exercitar seu próprio julgamento na tomadas de decisões a respeito do seu trabalho. Essa é a maior fonte de satisfação das pessoas. Uma maior amplitude de controle tende a produzir estruturas organizacionais mais baixas e achatadas, nos quais os níveis hierárquicos são menores, proporcionando comunicação direta entre as pessoas situadas nos níveis mais baixos e mais altos da organização. Na base inferior, as pessoas que necessitam de apoio direto e intensivo de seu chefe certamente não o receberão. Fonte: Administração Geral e Pública - Idalberto Chiavenato.
-
A medida que uma pessoa sobre numa estrutura organizacional, sua amplitude de controle torna-se menor. Ou seja, a amplitude é mais estreita nas organizações mais verticalizadas e mais ampla nas organizações mais horizontais, pois o número de subordinados por chefe tende a ser maior. GABARITO letra c)
-
AMPLITUDE ADMINISTRATIVA
A amplitude administrativa (amplitude
de comando ou amplitude de controle) significa o número de subordinados que um
administrador pode supervisionar
Muitos subordinados -> amplitude de comando grande e ampla
Na prática, a amplitude média adotada
por uma organização determina a configuração geral de sua estrutura
organizacional.
· amplitude estreita com maior número de níveis hierárquicos produz estrutura ALTA e ALONGADA
· amplitude larga com poucos níveis hierárquicos produz estrutura ACHATADA e dispersada
HORIZONTALMENTE
A tendência atual nas organizações é de
achatar e comprimir a estrutura organizacional no sentido de aproximar a base
da cúpula e melhorar as comunicações
-
É cada enciclopédia nas respostas.. seria bom se fossem mais objetivos.