SóProvas


ID
1195942
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A crise financeira internacional também se fez sentir na economia brasileira, por meio do desaquecimento da atividade econômica, notadamente no 4º trimestre de 2008. Para tentar reverter essa tendência, o Banco Central do Brasil adotou a seguinte medida de política monetária expansionista:

Alternativas
Comentários
  • política Monetária Expansiva: é formada por medidas que tendem a acelerar a quantidade de moeda e a baratear os empréstimos (baixar as taxas de juros). Incidirá positivamente sobre a demanda agregada. Instrumentos:

     

    Diminuição do recolhimento compulsório: o Banco Central diminui os valores que toma em custódia dos bancos comerciais, possibilitando um aumento do efeito multiplicador, e da liquidez da economia como um todo.

     

    Assistência Financeira de Liquidez: o Banco Central, ao emprestar dinheiro aos bancos comerciais, aumenta o prazo do pagamento e diminui a taxa de juros. Essas medidas ajudam a diminuir a taxa de juros da economia, e a aumentar a liquidez.

     

    Compra de títulos públicos: quando o Banco Central compra títulos públicos há uma expansão dos meios de pagamento, que é a moeda dada em troca dos títulos. Com isso, ocorre uma redução na taxa de juros e um aumento da liquidez.

  • Eu acompanhava os rumos econômicos naquela época e quando vi essa questão, pensei na hora no aumento da SELIC por parte do governo naquele ano. Iniciamos o ano com 11,25% e fechamos a 13,75%. É óbvio que a crise financeira internacional afetou o câmbio aqui no mundo Tupiniquim e para se proteger dos ataques especulativos e com a fuga de capitais para Portos mais seguros, nosso governo aumentou a SELIC, neste ano em 2,5%.