SóProvas


ID
1196302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação às características e alterações patológicas da consciência, da atenção e da orientação, julgue os próximos itens.


O indivíduo que sofre de desorientação amnéstica não consegue fixar informações básicas e apresenta desorientação temporoespacial.

Alternativas
Comentários
  • Desde Kraepelin se consideram a multiplicidade de fatores na orientação da pessoa e se distinguem 3 tipos de desorientação, segundo a mesma estivessem na dependência de alterações da percepção, portanto, decorrente de alterações da vida instintivo-afetiva, alterações da memória, ligada ao bloqueio dos processos mnêmicos e, finalmente, conseqüente a alterações na formação dos juízos da realidade. A primeira pode ser chamada de desorientação apática, a segunda de desorientação mnêmica e a terceira de desorientação delirante ou amencial, conforme veremos adiante.

    Desorientação ApáticaComo vimos acima, a Desorientação Apática depende de alterações da percepção, ou seja, de alterações decorrentes da vida instintivo-afetiva. Embora o paciente esteja lúcido e perceba com clareza sensorial o que se passa no ambiente à sua volta, existe enorme falta de interesse, expressiva inibição psíquica e insuficiente energia psíquica para a elaboração da representação e do raciocínio. O paciente percebe todas as particularidades do ambiente mas não tem capacidade para integrar essas informação e formar um juízo sobre a própria situação. A Desorientação Apática ocorre nos estados de profunda e grave depressão.

    Desorientação AmnésticaAs perturbações da memória, que se acompanham de deficiência ou incapacidade de fixação resultam numa desorientação no tempo e no espaço denominada de Desorientação Amnéstica. Caracteriza-se pela incapacidade que o enfermo demonstra para fixar os acontecimentos e, conseqüentemente, para orientar-se no tempo, no espaço e em suas relações com as pessoas do ambiente.

    Desorientação Amencial e Desorientação DeliranteTanto os casos de obnubilação da consciência quanto os estados delirantes se acompanham de dificuldades da compreensão e, por conseqüência, de alterações da síntese perceptiva. As alucinações e a impressão das percepções, observadas nesses casos, influem também no aparecimento da Desorientação Amencial. Fala-se emDesorientação Amencial para aquela que se observa no delirium tremens e nas psicoses orgânicas, onde se verificam alucinações e transtornos da compreensão que dificultam a orientação.

    Nas psicoses esquizofrênicas falamos em Desorientação Delirante, onde, apesar da completa lucidez da consciência, observa-se um tipo de desorientação resultado da adulteração da situação no tempo e no espaço. Nesses casos, é muito freqüente observar também uma dupla orientação, a delirante ao lado da orientação normal, como dissemos acima. De sorte que os pacientes possam estar orientados no tempo e no espaço mas, por outro lado, podem acreditam que se encontram numa prisão ou no inferno.

    http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=203

  • Desorientação Apática depende de alterações da percepção, ou seja, de alterações decorrentes da vida instintivo-afetiva.  falta de interesse, expressiva inibição psíquica e insuficiente energia psíquica para a elaboração da representação e do raciocínio. não tem capacidade para integrar informação e formar um juízo sobre a própria situação. ocorre nos estados de profunda e grave depressão.

    Desorientação Amnéstica As perturbações da memória, que se acompanham de deficiência ou incapacidade de fixação resultam numa desorientação no tempo e no espaço denominada de Desorientação Amnéstica. Caracteriza-se pela incapacidade que o enfermo demonstra para fixar os acontecimentos e, conseqüentemente, para orientar-se no tempo, no espaço e em suas relações com as pessoas do ambiente.

    Desorientação Amencial e Desorientação Delirante Tanto os casos de obnubilação da consciência quanto os estados delirantes se acompanham de dificuldades da compreensão e, por conseqüência, de alterações da síntese perceptiva. As alucinações e a impressão das percepções, observadas nesses casos, influem também no aparecimento da Desorientação Amencial. Fala-se em Desorientação Amencial para aquela que se observa no delirium tremens e nas psicoses orgânicas, onde se verificam alucinações e transtornos da compreensão que dificultam a orientação.

     Desorientação Delirante  apesar da completa lucidez da consciência, observa-se um tipo de desorientação resultado da adulteração da situação no tempo e no espaço. Nesses casos, é muito freqüente observar também uma dupla orientação, a delirante ao lado da orientação normal, como dissemos acima. De sorte que os pacientes possam estar orientados no tempo e no espaço mas, por outro lado, podem acreditam que se encontram numa prisão ou no inferno. ocorre Nas psicoses esquizofrênicas